Vous êtes sur la page 1sur 11

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO MT

CADERNO DE PROVA OBJETIVA

NVEL SUPERIOR
CARGO

PROFESSOR DE BIOLOGIA

Nome do (a) Candidato (a)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COORDENADORIA DE CONCURSOS E VESTIBULARES

RGO EXECUTOR:

www.unemat.br/concursos

INSTRUES
I. Este Caderno contm 40 questes. Caso apresente defeito de impresso ou falta de questo, solicite ao fiscal outro caderno. II. As questes das Provas possuem 05 (cinco) itens (elencados de a a e), de mltipla escolha. Em cada prova, o candidato dever assinalar apenas uma alternativa como resposta.
III. Verifique se os dados do Carto de Respostas esto corretos e se este corresponde ao Caderno do Cargo pleiteado.

IV. O Carto de Respostas apresenta uma coluna para cada questo, o candidato dever pintar completamente o crculo correspondente alternativa analisada como resposta. V. O tempo de durao das provas de 3 (TRS) horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento do Carto de Respostas. VI. O candidato s poder deixar a sala aps 1h e 30 min do incio das provas. VII. Ao trmino da prova, entregue ao fiscal o Carto de Respostas e este Caderno. VIII. O candidato s poder levar este Caderno depois de transcorridas 2h e 30 min do incio das provas.

CRONOGRAMA A partir de 17 de Divulgao dos gabaritos preliminares das provas objetivas, na internet no site www.unemat.br/concursos ,www.prefpeixoto.com.br e ainda nos quadros de aviso dezembro da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo-MT. 2007 48 horas aps a Os recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas dos Cadernos devero ser protocolados no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura publicao Municipal de Peixoto de Azevedo-MT, e na COVEST/UNEMAT. A partir de 20 de Publicao do gabarito oficial. dezembro de 2007 A partir de 04 de Divulgao do desempenho do candidato. fevereiro de 2008 48 horas aps a Prazo para recurso contra desempenho do candidato. publicao A partir de 11 de Divulgao do resultado final do concurso. fevereiro de 2008

Lngua Portuguesa
Texto I A aliana Esta uma histria exemplar, s no est muito claro qual o exemplo. De qualquer jeito, mantenha-a longe das crianas. Tambm no tem nada a ver com a crise brasileira [...] Situa-se no terreno mais baixo das pequenas aflies da classe mdia. Enfim. Aconteceu com um amigo meu. Fictcio, claro. Ele estava voltando para casa como fazia, com fidelidade rotineira, todos os dias mesma hora. [...] Furou-lhe um pneu. Com dificuldade ele encostou o carro no meio fio e preparou-se para a batalha contra o macaco, no um dos grandes macacos que o desafiavam no jngal dos seus sonhos de infncia. Mas o macaco do seu carro tamanho mdio, que provavelmente no funcionaria, resignao e reticncias... Conseguiu fazer o macaco funcionar, ergueu o carro, trocou o pneu e j estava fechando o porta-malas quando a sua aliana escorregou pelo dedo sujo de leo e caiu no cho. Ele deu um passo para pegar a aliana do asfalto, mas sem querer a chutou. A aliana bateu na roda de um carro que passava e voou para um bueiro. Onde desapareceu diante dos seus olhos, nos quais ele custou a acreditar. Limpou as mos o melhor que pode, entrou no carro e seguiu para casa. Comeou a pensar no que diria para a mulher. Imaginou a cena. Ele entrando em casa e respondendo s perguntas da mulher antes de ela faz-las. Voc no sabe o que aconteceu! O qu? [...] Voc no nota nada de diferente em mim? No est faltando nada? No. Olhe E ele mostraria o dedo da aliana, sem aliana. O que aconteceu? E ele contaria. Tudo, exatamente como acontecera. O macaco. O leo. A aliana no asfalto. O chute involuntrio. E a aliana voando no bueiro e desaparecendo. [...] Est me achando com cara de boba? De palhaa? Eu sei o que aconteceu com essa aliana. Voc tirou do dedo para namorar. ou no ? Para fazer um programa. Chega em casa a esta hora e ainda tem a cara-de-pau de inventar uma histria em que s um imbecil acreditaria. Mas, meu bem...

Eu sei onde est essa aliana. Perdida no tapete felpudo de algum motel. Dentro do ralo de alguma banheira redonda. Seu sem-vergonha! E ela sairia de casa, com as crianas, sem querer ouvir explicaes. Ele chegou em casa sem dizer nada. Por que o atraso? Muito trnsito. Por que essa cara? Nada, nada. E, finalmente: Que fim levou a sua aliana? E ele disse: Tirei para namorar. Para fazer um programa. E perdi no motel. Pronto. No tenho desculpas. Se voc quiser encerrar nosso casamento agora, eu compreenderei. Ela fez cara de choro. Depois correu para o quarto e bateu com a porta. Dez minutos depois reapareceu. Disse que aquilo significava uma crise no casamento deles, mas que eles, com bomsenso, a venceriam. O mais importante que voc no mentiu pra mim. E foi tratar do jantar.
Luis Fernando Verssimo, As mentiras que os homens contam.

QUESTO 01 Assinale a alternativa que no estabelece relao com o texto. a. Discute o cotidiano do casamento. b. A aliana tida como smbolo e garantia da fidelidade. c. Evidencia um imaginrio de mulher possessiva e controladora. d. Discute a relao fidelidade x traio. e. Questiona a dicotomia verdade x mentira. QUESTO 02 Em Eu sei o que aconteceu com essa aliana, o termo essa um pronome demonstrativo e foi usado segundo regras da gramtica. Assinale a alternativa em que no se respeita a norma culta. a. Essa carta, que est em minhas mos, um adeus, cansei de mentiras. b. O marido chegou em casa e contou tudo mulher; esta ficou furiosa. c. A questo esta: como acreditar em maridos? d. Casamento um problema, mas sobre isso no h o que fazer. e. H dois tipos de maridos: os sinceros e os dissimulados; estes se encontram com mais facilidade e aqueles esto em extino.

QUESTO 03 Leia os enunciados. I. Situa-se no terreno mais baixo das pequenas aflies da classe mdia. II. ... no um dos grandes macacos que o desafiavam no jngal dos seus sonhos de infantis. Mas o macaco do seu carro tamanho mdio.... Com relao ao uso do mas e do mais, assinale a alternativa correta. a. O marido chegou em casa atrasado, mais a esposa no se chateou. b. Quando se briga com o marido, mas confuso se arruma. c. O casamento tem momentos difceis, mas vale a pena tentar. d. Quantas vezes eu quis ir embora, mais voc no deixou. e. O excesso de cime estraga qualquer relao, mas que isso, est destruindo lares. QUESTO 04 No enunciado Tambm no tem nada a ver com a crise brasileira, o operador tambm d uma direo argumentativa de: a. adio b. causalidade c. concluso d. mediao e. oposio QUESTO 05 Leia os enunciados. A ... e j estava fechando o porta-malas quando a sua aliana escorregou pelo dedo sujo de leo e caiu no cho. B S aceito suas desculpas se voc prometer no me trair novamente. Os operadores argumentativos quando e se estabelecem relao de: a. causalidade e temporalidade. b. temporalidade e condicionalidade. c. justificao e condicionalidade. d. comparao e mediao. e. causalidade e modo. QUESTO 06 O enunciado E foi tratar do jantar apresenta algumas informaes subentendidas, exceto. a. A mulher retornou a sua rotina. b. Mesmo magoada, preferiu acreditar que o marido estava arrependido. c. A mulher perdoou o marido. d. Colocou uma pedra em cima do assunto. e. Mais tarde retornar discusso.

QUESTO 07 Analise as afirmativas abaixo. I. A mulher vivia em casa com as crianas um pressuposto de E ela sairia de casa, com as crianas, sem querer ouvir explicaes. II. A mulher acreditou no marido um pressuposto de O mais importante que voc no mentiu pra mim. III. A mulher no estava no quarto um pressuposto de Ela fez cara de choro. Depois correu para o quarto e bateu com a porta. IV. A mulher no queria se separar do marido um pressuposto de Ele chegou em casa sem dizer nada. Assinale a alternativa incorreta. a. Apenas I est correta. b. Apenas II est correta. c. Somente II e III esto corretas. d. As alternativas I, II e III esto corretas. e. Todas as afirmativas esto corretas. Texto II Leia com ateno um trecho de reportagem sobre a reunio da Cpula Ibero-Americana, em Santiago do Chile. Cada vez que os mandatrios latino-americanos se renem, Hugo Chvez rouba a cena. Como alternativa ao tdio das reunies de cpula, o presidente venezuelano oferece aos jornalistas momentos histrinicos e destempero verbal. Dessa forma, seja qual for o tema da reunio, ele acaba por levar as manchetes. Na cpula IberoAmericana em Santiago do Chile, encerrada no sbado 10, a estratgia falhou: O rei Juan Carlos, da Espanha, perdeu a pacincia e mandou Chvez calar a boca diante das cmeras de televiso. O rei reagia provocao. O petroditador atacou Jos Maria Aznar, ex-presidente do governo espanhol, ausente ao encontro. Chvez no deixava o atual chefe de governo da Espanha, Jos Luiz Rodrguez Zapatero, terminar sua rplica ao insulto. O rei tomou ento atitude esperada h tempos em encontros desse tipo e disparou Por que no se cala?. Diz o cientista poltico venezuelano Ricardo Sucre Hereda: Essa foi a primeira vez que Chvez ouviu uma resposta to contundente a seus insultos habituais, em um encontro dessa importncia.
(Veja, 21/11/2007)

Com base no texto II, responda as questes de 08 a 10. QUESTO 08 A conotao pode ser definida como uma implicao de sentido por associao. Assinale a alternativa que contm elemento(s) conotativo(s). a. Cada vez que os mandatrios latinoamericanos se renem, Hugo Chvez rouba a cena. b. O rei reagia provocao. c. O rei tomou ento atitude esperada h tempos em encontros desse tipo. d. Por que no se cala? e. Essa foi a primeira vez que Chvez ouviu uma resposta (...) a seus insultos habituais. QUESTO 09 A leitura do texto permite inferir que o autor/redator tem um posicionamento ideolgico em relao atitude do rei da Espanha. Assinale a alternativa que no expressa esse posicionamento. a. Simpatia b. Aprovao c. Repulsa d. Anuncia e. Solidariedade QUESTO 10 Assinale a nica alternativa incorreta. a. destempero verbal funciona como antnimo de temperana verbal. b. Dessa forma um elemento coesivo e introduz uma concluso no texto. c. Petroditador um arcasmo e significa ditador de pedra. d. O texto enquadra-se no gnero jornalstico. e. Reunio da cpula Ibero-Americana compreende reunio dos mandatrios da Pennsula Ibrica e os latino-americanos. Texto III A ao da loratadina tem incio pouco depois de sua administrao. O produto conserva-se bem em condies normais de armazenamento, devendo ser guardado em ambiente seco, ao abrigo da luz e do calor excessivo. Deve ser conservado em suas embalagens originais mesmo depois de abertas. [...] Como norma geral, no devem ser usados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuzos sade. Informe ao seu mdico a ocorrncia de gravidez na vigncia do tratamento ou aps o seu trmino [...].
(Bula do medicamento Loralerg Farmasa)

QUESTO 11 Com relao ao texto, incorreto afirmar. a. Orientao, preveno e advertncia so palavras cujos sentidos esto associados ao texto. b. Loralerg o nome do princpio ativo do medicamento. c. Est implcito no texto que o produto no deve ser vendido a granel. d. O pronome seu, na ltima orao do texto, produz uma ambigidade que se resolveria assim: Informe ao seu mdico a ocorrncia de gravidez durante ou aps o tratamento. e. A expresso Como norma geral introduz a idia de que todo e qualquer medicamento deve ser consumido dentro de seu prazo de validade.

QUESTO 12 Ainda sobre o texto da bula, assinale a substituio inadequada, ou seja, aquela que pode prejudicar o sentido do excerto: a. tem incio inicia-se b. condies normais de armazenamento condies prprias de armazenamento. c. ao abrigo (...) do calor excessivo em lugar fresco. d. embalagens originais embalagens novas. e. trazer prejuzos sade causar danos sade. QUESTO 13 Assinale a alternativa em que a pontuao est mal-empregada. a. Hoje, como se sabe, o mercado de trabalho est bem mais exigente. b. No seria melhor, em vez de usar tantas sacolas plsticas para as compras, voltar ao tempo de nossos avs e ressuscitar as cestas de vime? c. Fala srio meu amigo. Escndalos polticos como: corrupo e fraude, j andam me deprimindo. d. Que pena! Por alguns minutos deixei de me encontrar com ele no aeroporto... e. Ligo a TV no noticirio e s vejo desastres: ciclones, terremotos, enchentes, etc. Puxa vida!...

QUESTO 14 H muito que a Educao brasileira reclama por profissionais mais bem preparados no campo da linguagem. Sobre o enunciado acima incorreto dizer. a. H muito uma locuo adverbial que poderia ser substituda por faz tempo, sem prejuzo do sentido. b. O verbo reclamar tem aqui o sentido de exigir, reivindicar, clamar. c. A expresso mais bem preparados no faz jus formalidade da lngua, que exigiria a construo: melhor preparados. d. O sentido do enunciado manter-se-ia inalterado com a substituio da expresso no campo por na rea ou no terreno. e. A forma infinitiva do particpio preparados preparar. QUESTO 15 Observando a formalidade da lngua, assinale a alternativa em que h erro de concordncia verbal. a. L se vai o tempo em que podamos dormir sossegados enquanto nossos filhos estivessem na rua. b. Nosso papel de cidado fiscalizar as contas pblicas. c. preciso que nos preocupemos com a educao das crianas. d. A professora de Biologia, com os alunos do Ensino Mdio, foi escolher um local para a Feira de Cincias. e. Os alunos retiveram bem as informaes que lhes passaram, sobre a dengue, o agente de sade.

Conhecimentos Gerais
QUESTO 16 Este ano, ao discursar nas Naes Unidas (ONU), Hugo Chvez ironizou George Bush dizendo que ainda sentia o cheiro de enxofre na tribuna. Esse discurso criou um mal-estar entre alguns representantes da Amrica Latina, principalmente em dois pases que so totalmente contrrios poltica externa da Venezuela. Esses pases so: a. Mxico e Colmbia b. Equador e Bolvia c. Bolvia e Argentina d. Mxico e Brasil e. Equador e Peru QUESTO 17 Considerando-se a conjuntura poltica europia contempornea, um profissional com curso superior no pode se esquecer que ainda existe uma diviso poltico-partidria em termos de esquerda e direita que so utilizados pela imprensa. Sobre essa conjuntura, assinale a alternativa incorreta. a. O Partido Trabalhista do Reino Unido, que era liderado por Tony Blair, ainda pode ser considerado como esquerda europia. b. O Partido Unio Democrata da Alemanha de ngela Merkel ainda pode ser considerado como direita europia. c. O Partido Unio da Democracia Francesa de Nicolas Sarkosy foi rotulado nos jornais como de esquerda. d. O Partido Socialista Trabalhista Espanhol de Jos Maria Aznar foi rotulado nos jornais como de esquerda. e. O Partido Conservador do Reino Unido, que foi liderado muito tempo por Margareth Tatcher, ainda considerado pelos europeus como de direita. QUESTO 18 No acordo de intenes realizado entre George Bush e o presidente Lula sobre os biocombustveis, existe uma questo de ordem comercial que est longe de ser resolvida. Que questo esta? Assinale a alternativa correta. a. O Brasil no aceita transferir tecnologia para que os americanos e outras naes produzam lcool da cana-de-acar. b. O Brasil no aceita que empresas americanas controlem o lcool, apenas a Petrobrs.

c. Os EUA desejam trocar biocombustvel por produtos industrializados, e o Brasil no aceita essa proposta. d. Os EUA no aceitam cortar os subsdios, que mantm a indstria americana, do etanol retirado do milho. e. Os EUA s aceitam a entrada do lcool brasileiro no seu mercado, se o Brasil entrar para a ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas). QUESTO 19 Nos ltimos Jogos Parapan-americanos, realizados na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil ocupou pela primeira vez o lugar mais alto no quadro de medalhas. Entre os maiores feitos, pode-se destacar as vitrias de um nadador j consagrado na ltima para olimpadas. Qual o nome desse atleta? a. Diego Hiplito b. Jardel Gregrio c. Clodoaldo dos Santos d. Tiago Pereira e. Gustavo Borges QUESTO 20 O Brasil signatrio do protocolo de Kioto de controle e reduo das emisses de gases que provocam o efeito estufa. Por que, ento, o Brasil muito questionado pelos pases que assinaram este acordo? a. A crtica concentra-se no fato de o Brasil estar deixando de plantar alimentos para produzir combustveis (lcool). b. A crtica concentra-se no fato de o Brasil estar derrubando a Floresta Amaznica para explorar petrleo. c. A crtica concentra-se no fato de o Brasil ainda ser um dos maiores poluidores do mundo por causa das queimadas. d. A crtica concentra-se no fato de o Brasil estar querendo lucrar com a crise do petrleo para vender mais biocombustvel. e. A crtica concentra-se no fato de o Brasil no aceitar repassar e democratizar a tecnologia dos biocombustveis com os demais pases. QUESTO 21 A diviso em Eixos Nacionais de Integrao e Desenvolvimento talvez no possa ser encarada como uma nova diviso regional, mas como uma nova definio espacial do territrio brasileiro, feita pelo Ministrio do Planejamento. Essa diviso leva em conta as potencialidades socioeconmicas e de infra-estrutura de cada rea

delimitada, visando maior integrao de nosso pas, reduo dos desequilbrios regionais e sociais atravs da criao de renda e empregos em todas as reas do pas. No contexto apresentado, o estado de Mato Grosso encontra-se no(s) eixo(s): a. Madeira-Amazonas b. Oeste e Araguaia-Tocantins c. Sudoeste e Oeste d. Oeste e. Araguaia-Tocantins e Sudoeste QUESTO 22 O neoliberalismo uma doutrina polticoeconmica que busca adaptar os princpios do liberalismo economia atual, mas defende a atuao do Estado como disciplinador em relao aos monoplios e oligoplios que diminuem a livre concorrncia. A respeito do assunto, analise as afirmativas. I. O neoliberalismo defende a estatizao das empresas e a criao de normas que regulam o mercado, justificando que o Estado o responsvel pelo bem-estar da sociedade. II. Os neoliberais defendem as privatizaes, a abertura das economias internas concorrncia internacional e ao capital estrangeiro. III. O neoliberalismo baseia-se na retirada das normas que regulam o mercado de trabalho, bens e servios. IV. Os neoliberais defendem a criao de benefcios que protejam os trabalhadores e as pequenas empresas. V. Para os economistas neoliberais, o mercado, por si s, pode regular a vida poltica e econmica de um pas, desde que os empresrios tenham total liberdade de ao, que exclui a no interferncia do Estado. Assinale a alternativa correta. a. Apenas II, III e V esto corretas. b. Apenas III, IV e V esto corretas. c. Apenas I, II e III esto corretas. d. Apenas IV e V esto corretas. e. Apenas V, IV e II esto corretas.

QUESTO 23 Os blocos econmicos so formados por diversos pases que, associados economicamente, tm como objetivo garantir mercados e fortalecer-se nas negociaes internacionais. Analise as modalidades de integrao apresentadas.

I. Os pases participantes firmam acordos para reduzir gradativamente as tarifas alfandegrias ou aduaneiras. II. No so cobrados impostos no comrcio entre os pases membros, h uma tarifa externa comum. III. Ocorre livre circulao de mercadorias e implantao de uma tarifa externa comum, h livre circulao de capitais, servios e pessoas. IV. Alm de incorporar todas as caractersticas apresentadas pelos outros tipos de blocos, introduz uma moeda nica e padroniza polticas macroeconmicas. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta das modalidades. a. Mercado comum, zona de livre comrcio, unio aduaneira, e unio econmica e monetria. b. Unio aduaneira, mercado comum, zona de livre comrcio e unio econmica e monetria. c. Zona de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum e unio econmica e monetria. d. Zona de livre comrcio, unio aduaneira, unio econmica e monetria e mercado comum. e. Unio econmica e monetria, zona de livre comrcio, unio aduaneira e mercado comum. QUESTO 24 As caractersticas que definem cidade global o seu poder econmico, sua infra-estrutura e sua capacidade de polarizar os fluxos de redes mundiais. Nesta, o tamanho da populao secundrio. No Brasil existe apenas uma cidade que se enquadra na categoria apresentada. Assinale a alternativa correta. a. Rio de Janeiro b. Curitiba c. So Paulo d. Recife e. Porto Alegre QUESTO 25 O avano ocupacional em Mato Grosso, a partir dos anos 1970, caracterizado, sobretudo pela presena de projetos de colonizao, grandes empresas agropecurias e forte urbanizao, desencadeou um intenso processo de desmatamento e queimadas que, em poucos anos, alterou significativamente os domnios

biogeogrficos de Mato Grosso, principalmente o Cerrado. Sobre o impacto no Cerrado em decorrncia do processo ocupacional, incorreto afirmar. a. H desequilbrios ecolgicos causados tanto pelo desmatamento e queimadas como pela monocultura extensiva, provocando doenas no cultivo e pragas. b. H proliferao dos insetos que causam prejuzos tanto para a agricultura como para a sade do homem. c. H invaso de reservas indgenas, com a ameaa de descaracterizao da vegetao natural e a extino e afastamento da fauna silvestre. d. No h compactao do solo. e. Ocorre assoreamento dos rios. QUESTO 26 Nas safras de 2002/2003, os municpios que se destacaram como maiores produtores de soja no estado de Mato Grosso foram: a. Sorriso, Nova Mutum, Tapurah e Lucas do Rio Verde. b. Alta Floresta, Sinop e Colider. c. Jaciara, Pedra Petra e Juscimeire. d. Nova Xavantina e Barrra do Garas. e. Cuiab e Vrzea Grande. QUESTO 27 O relevo de Mato Grosso apresenta 3 unidades geomorfolgicas. Nesse sentido, assinale a alternativa que no corresponde s formas de relevo de Mato Grosso. a. Plancie do Rio Araguaia b. Depresso Interplanltica de Paranatinga. c. Depresso do Araguaia. d. Planalto So Vicente. e. Planalto da Mantiqueira. QUESTO 28 O aqfero Guarani constitui-se em uma importncia reserva estratgica para o abastecimento da populao e para o desenvolvimento das atividades econmicas e do lazer. A sua maior ocorrncia se d em territrio brasileiro especificamente nos seguintes Estados. a. Rio de Janeiro, Bahia, e Alagoas. b. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Minas Gerais, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. c. Amazonas, Tocantins e Par. d. Maranho, Piau e Cear. e. Sergipe, Pernambuco e Macei.

QUESTO 29 As rodovias brasileiras so classificadas de acordo com a jurisdio a que esto submetidas e podem ser federais, estaduais ou municipais. Assinale a alternativa correta. a. Rodovias Radiais: so as que partem da capital federal em direo aos extremos do pas. b. Rodovias Longitudinais: so as que cortam o pas na direo Leste-Oeste. c. Rodovias Transversais: so as que cortam o pas na direo Norte-Sul. d. Rodovias Diagonais: so as que cortam o pas na direo Norte-Sul. e. Rodovias Radiais: so as que cortam o pas na direo Nordeste-Sudoeste.

Conhecimentos Especficos de Professor de Biologia


QUESTO 31 Quais as estratgias um professor de biologia da primeira srie do ensino mdio deve utilizar para melhor compreenso do assunto Interao entre seres vivos? I. Experimentao e estudo do meio. II. Desenvolvimento de projetos e jogos. III. Seminrios e debates. Assinale a alternativa correta. a. I, II e III esto corretas. b. I e II esto corretas. c. III e III esto corretas. d. Apenas I est correta. e. Apenas II est correta. QUESTO 32 Os Celenterados realizam reproduo sexuada e assexuada. Em medusas, por exemplo, ocorre a metagnese que se caracteriza por uma alternncia de geraes obrigatrias. Assinale a alternativa que representa a seqncia correta desse desenvolvimento: a. fecundao, larva ciliada, plipo jovem, medusa adulta sexuada (firas), plipo em estrobilizao. b. medusa adulta sexuada, fecundao, larva ciliada, plipo jovem, plipo em estrobilizao assexuada e medusas jovens (firas). c. plipo em estrobilao sexuada, medusa adulta sexuada, larva ciliada, medusas jovens. d. medusas jovens (firas), fecundao, plipo em estrobilizao sexuada, medusas adultas. e. nenhuma das alternativas. QUESTO 33 A poluio pode ser definida como o acrscimo de materiais ou energia no ambiente, em quantidades que causem uma alterao indesejvel. Com base nesta afirmao, pode-se afirmar que a chuva cida causada pela liberao, na atmosfera, de: a. xido de nitrognio e de enxofre. b. dixido de carbono. c. oznio. d. monxido de carbono. e. cido clordrico.

QUESTO 30 Analise as informaes apresentadas no quadro: Organizao social grupos humanos com diferenciao social, sedentrios fechada ou de Economia trocas em Organizao do dispersos reas contnuas espao Impacto sobre o desmatamentos, campos, ambiente pastagens, natural caminhos e vilas casas de Habitaes madeiras, barro e pedra
Fonte: Lacombe (1976 apud Pitte, 1998).

A que etapa (estgios) da conquista do ambiente natural pelos grupos humanos referem-se as informaes acima? a. Coleta b. Caa e pesca c. Agricultura tradicional d. Estgio ps-industrial e. Agricultura e pecurias modernas e indstrias

QUESTO 34 Nos animais, o sistema nervoso possui centros coordenadores ligados aos rgos por nervos, o que permite maior rapidez de percepes e respostas. Analise as afirmaes. I. A grande superfcie externa do crebro, a matria cinzenta, constitui o crtex, onde ficam as camadas de neurnios. II. O cerebelo regula o ritmo cardiorespiratrio e alguns atos reflexos (deglutio, suco, mastigao, vmito, tosse). III. O sistema nervoso autnomo (SNA) simptico libera nos rgos viscerais a acetilcolina, enquanto que o parassimptico libera a adrenalina . Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. I, II e III esto corretas. II e III esto corretas. I e III esto corretas. Apenas I est correta. Apenas III est correta.

QUESTO 37 Na coluna da direita esto descritos alguns componentes da estrutura celular e na coluna da esquerda, as funes dessas estruturas. 1.Retculo endoplasmtico liso I. Sntese de polissa cardeos; produo de acrossomo e produo de lisossomo. II. Transporte de substncias no interior das clulas, destas para o meio e vice- versa. Armazenar substncias produzidas . Sntese de lipdios. Participa no metabolismo de carboidratos e participa da neutralizao de substncias txicos, como drogas e venenos. III. Responsvel pela sustentao e manuteno da forma. Fixa certos orgnulos celulares em certa posio. Os movimentos da clula em relao ao ambiente.

2. Complexo de Golgi

3. Citoesqueleto

QUESTO 35 ...Os primeiros seres surgiram a partir de molculas orgnicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substncias inorgnicas... O texto refere-se origem dos seres vivos, segundo: a. Oparim e Haldane; b. Oparim e Miller. c. Oparim Needham d. Needham e Redi e. Needham e Haldane

Assinale a alternativa que apresenta a correta correlao. a. b. c. d. e. 1 - I, 2 - II, 3 III 1- III, 2 I, 3 III 1 II, 2 I, 3 III 1 III, 2 I, 3 II 2 I, 1 - II, 3 III

QUESTO 36 A Solanum tuberosum, uma espcie tetraplide, possui 2n=48. Nos gros de plen, nos vulos e nas clulas epidrmicas dessa espcie sero encontrados, respectivamente: a. 24, 48 e 24 cromossomos. b. 24, 24 e 24 cromossomos. c. 24, 24 e 48 cromossomos d. 48, 24 e 24 cromossomos. e. 48, 48 e 24 cromossomos.

QUESTO 38 Uma espcie de camundongo marrom possui gentipo AaBb, produz gametas nas seguintes propores: 25% AB, 25% Ab, 25% aB e 25% ab. Enquanto os cinzas possuem o gentipo CcDd e produzem gametas nas seguintes propores: 50% CD e 50% cd, pode-se, ento, concluir que: a. os genes A e B esto ligados, no havendo permuta gentica entre eles. b. os genes A e B segregam-se independentemente, no esto ligados, porm no ocorre permuta entre eles.

c. os genes C e D esto ligados, ocorrendo permuta gentica entre eles. d. os genes C e D segregam-se independentemente, e no esto ligados, porm no ocorre permuta entre eles. e. os genes C e D esto ligados, no havendo permuta gentica entre eles. QUESTO 39 Leia as afirmaes, a respeito do hormmio vegetal auxina (AIA). I. O AIA transportado de clula a clula, sendo seu transporte unidirecional (polar). II. Dominncia apical. III. Diferenciao dos tecidos vasculares. IV. Induo das razes adventcias em estacas. Est correta a alternativa: a. Todas esto corretas b. Apenas I, II e IV c. Apenas I, e III d. Apenas I e II e. Apenas II, III e IV QUESTO 40 Considerando-se que a biologia o estudo dos seres vivos, um professor, recm-formado na rea de Cincias Biolgicas, preocupado com os contedos e os objetivos a serem atingidos, buscou auxlio no Plano Curricular Nacional e observou que os contedos de biologia devem proporcionar: a. que o educando compreenda a vida como manifestao de sistemas organizados e integrados, em constante interao com o ambiente fsico-qumico. b. que o educador compreenda a vida como manifestao de sistemas estveis e compartimentalizados, em constante interao com o ambiente fsico-qumico. c. que o educador compreenda a vida como manifestao de sistemas organizados e integrados, em constante mutao com o ambiente fsico-qumico. d. que o educando compreenda a vida como manifestao de sistemas no organizados e integrados, em constante interao com o ambiente fsico-qumico. e. que o educando compreenda a vida como manifestao de sistemas organizados e integrados, em constante mutao com o ambiente fsico-qumico.

RASCUNHO

Vous aimerez peut-être aussi