Vous êtes sur la page 1sur 4

FORMAO E APOIO EM E-LEARNING!

http://elearning.fct.unl.pt

v.1 Outubro de 2008

elearning@fct.unl.pt

LIES VDEO COM O CAMTASIA STUDIO


Objectivos:
Produzir lies em vdeo para apoio s aulas. Aprender a utilizar algumas funcionalidades do Camtasia Studio.

guio de apoio | Nvel C

O TechSmith Camtasia Studio uma suite para produo vdeo que permite criar lies e tutoriais vdeo com elementos interactivos e em vrios formatos.
http://www.techsmith.com/camtasia.asp

Pr-requisitos:
Ter o Camtasia Studio 5 instalado no seu computador (na sesso de formao sero disponibilizados computadores) Alguma prtica na utilizao de ficheiros vdeo.

Nesta sesso iremos demonstrar as vrias etapas para criar um vdeo atravs da captura de ecr, utilizando uma apresentao PowerPoint j criada.

Exerccio proposto: Captura de Ecr


1. Antes de iniciar a gravao do seu vdeo essencial que tenha planeado, sob a forma de guio, a sequncia de material que quer apresentar e a sua narrao. 2. Inicie Camtasia Studio 5 e seleccione a opo New PowerPoint recording disponvel na janela de Boas-vindas do programa. (Fig.1) Nota: Poder escolher outras opes como Open recent projects para abrir um projecto vdeo j em curso, Tutorial Vdeos para consultar tutoriais de apoio ou escolher outro tipo de captura. 3. Abra a sua apresentao no PowerPoint e prepare as configuraes da sua gravao clicando na opo Camtasia Studio recording options, disponvel na Camtasia Toolbar. (Fig.2) Surgir a janela Camtasia Studio Add-In Options (Fig.3) 4. Nas opes Program, active Start recording paused e Edit in Camtasia Studio when finished. Se quiser gravar os movimentos do seu cursor ao longo da lio, active tambm as opes Record mouse cursor e Highlight cursor. (Fig.3)
Fig.3 Fig.1

Fig.2

5. Active a opo Record audio, seleccione a entrada de udio Microphone only e regule o volume da entrada udio. Evite que a sua voz atinja volumes excessivos representados a vermelho na barra horizontal. (Fig.3) 6. Escolha os seus botes de atalho na opo Record Hotkey. Sugerimos que utilize o F1 para Record/ Pause e F2 para Stop. Estes atalhos so fundamentais para gravar o ecr sem a utilizao do rato. (Fig.3) 7. Clique em Ok e est pronto para comear a gravar a sua lio. Respire fundo e coloque o seu guio numa posio favorvel leitura. 8. Clique em F1 para abrir a sua apresentao em Fullscreen pronta a gravar. Clique de novo em F1 para iniciar a gravao. (Fig.4) 9. Ao longo da sua gravao faa pausas, clicando em F1, para que possa rever o guio. Quando acabar a apresentao clique em F2 para finalizar a gravao.
Fig.5 Fig.4

10. Assim que finalizar a gravao, ter que atribuir um nome ao ficheiro e escolher onde a quer gravar no computador. 11. Seleccione, de seguida, a opo Edit my recording para que possa editar o seu vdeo no Camtasia Studio. (Fig.5)
A B D

Edio de vdeo
12. Atravs do Camtasia Studio pode editar o vdeo, cortar partes, adicionar ttulos e melhorar o udio. 13. A interface do Camtasia Studio integra: a Task List (A) onde poder escolher vrias opes de produo para o seu vdeo; o Clip Bin (B) onde esto localizados os seus ficheiros multimdia (vdeo, imagem e udio); a Timeline (C) onde edita o vdeo, udio e outros elementos visuais o Preview Screen (D) onde poder observar em tempo real o resultado da sua edio. (Fig.6) 14. Para cortar o seu vdeo num dado frame, utilize a ferramenta Split. (Fig.7) 15. Para apagar uma rea especfica do vdeo seleccione a ferramenta Cut Selection. (Fig.8)
Fig.8 Fig.7 C Fig.6

15. Para encurtar uma das extremidades no vdeo, arraste o cursor de edio. (Fig.9) 16. Insira uma introduo ao seu vdeo, clicando em Title Clips disponvel na Task List. (Fig.10) 17. Atribua um ttulo introduo e insira texto no campo Text. A edio da introduo ser apresentada no Preview Screen. Clique em Ok. (Fig.11)
Fig.9

Exportao vdeo
18. Finalizada a edio, exporte o vdeo, clicando em Produce Video As. (Fig.12) 19. Na janela Production Wizard so apresentadas vrias opes para exportar o seu vdeo. Seleccione a opo Web disponvel nos Production Presets e depois clique em Seguinte. (Fig.13)

Fig.10

Fig.11

20. Atribua um nome ao seu vdeo e seleccione onde pretende guard-lo no seu computador. Clique em Seguinte. 21. Por fim, so apresentadas todas as caractersticas do seu vdeo, que correspondem ao Preset Web seleccionado anteriormente. Clique em Concluir e o Camtasia Studio inicia o processo de rendering do seu vdeo. 22. Aps concludo o processo de rendering, apresentada a mensagem Production is Complete. Clique em Concluir para que possa ver o seu vdeo, numa janela do seu browser. (Fig.14) 23. Salve o seu projecto no Camtasia Studio.
Fig.12

Fig.13

Fig.14

http://elearning.fct.unl.pt

elearning@fct.unl.pt

FEEDBACK AO GUIO DE APOIO


Para melhorar a qualidade dos guies de formao produzidos pelo Laboratrio e.Learning, importante conhecer a opinio dos nossos utilizadores. Preencha, por favor, os seguintes campos: 1. Compreendeu os contedos deste guio? . . . Sim e vou aplicar o que aprendi. Sim, mas preciso de mais apoio sobre este tema. No compreendi.

2. A informao do guio est: . . . Bem estruturada. Razoavelmente estruturada. Confusa.

3. Comentrios: .

Nome: Data

. .

Muito obrigado. A Equipa do Laboratrio de e-Learning FCTUNL


Enviar por email

Esta pgina dedicada exclusivamente para efeitos de avaliao dos guies de formao. No necessita de imprimi-la.

Vous aimerez peut-être aussi