Vous êtes sur la page 1sur 23

Polcia Militar da Paraba (PMPB)

As Origens
Criada ainda no tempo do Imprio, a Polcia Militar , atualmente, o mais antigo rgo pblico em atividade no Estado da Paraba. Para que se possa avaliar a importncia dessa instituio no contexto histrico estadual e nacional, vamos apresentar uma sntese.

A Guarda Municipal Permanente no Brasil

Durante o Governo de D. Pedro I, os Presidentes das Provncias no dispunham de um organismo capaz de auxili-los na manuteno da ordem pblica. As organizaes militares existentes nas Provncias, em carter permanente, eram as Tropas de Linhas, subordinadas diretamente ao Ministro da Guerra. Em 1830, em conseqncia da abdicao de D. Pedro I e da menoridade de D. Pedro II, o Imprio passou a ser dirigido por Regentes, que, na concepo popular, no gozavam de legitimidade para governar. Por esse motivo, teve incio, em todo pas, uma srie de movimentos revolucionrios, como a Balaiada, (Maranho) a Sabinada, (Bahia) e a Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul), entre outros. Alm de representar perigo para a manuteno do Imprio e para a integridade territorial brasileira, esses movimentos tambm comprometiam a ordem pblica, o que ocorria com mais intensidade no Rio do Janeiro, Capital do Imprio. Por conta dessa situao, o Ministro da Justia, Padre Antnio Diogo Feij, props Regncia que fosse criado, no Rio de Janeiro, um Corpo de Guardas Municipais Permanentes, destinado a manter a ordem pblica naquela Provncia. A proposta de Feij foi acolhida, e no dia 10 de outubro de 1831, atravs de Decreto Regencial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes do Rio de Janeiro. No mesmo documento, os respectivos Presidentes das demais Provncias foram autorizados a tambm criarem suas Guardas.

A Guarda Municipal Permanente da Paraba

A Paraba no teve condies ou interesse de criar sua Guarda de imediato. No ano seguinte, assumiu a Presidncia da Paraba o Padre Galdino da Costa Vilar, que sentindo a premente necessidade de manuteno da ordem pblica, de imediato tratou de criar um rgo com esse fim. Como nessa poca as Provncias no tinham

autonomia, por no ter em Assemblia Legislativa, a criao da Guarda Municipal foi discutida no Conselho Provincial, que tinha suas decises formalizadas atravs da Consignao de Resolues nos livros de atas. Dessa forma, o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraba foi criada no dia 3 de fevereiro de 1832. Sob o Comando de Francisco Xavier de Albuquerque, que foi nomeado Capito pelo Presidente da Provncia, e com um efetivo de 50 homens, sendo 15 a Cavalo e 35 a p, a nova organizao foi efetivamente posta em funcionamento no dia 23 de outubro de 1832. O primeiro Quartel ocupado foi o prdio onde antes funcionava um convento e hoje est instalado o Palcio do Arcebispado, na Praa Dom Adauto, no centro da capital paraibana. Suas primeiras misses foram a Guarda da Cadeia e a execuo de Rondas no centro da cidade.

A Polcia Militar

Em 1834, com o advento de uma emenda Constituio do Imprio, as Provncias ganharam autonomia, sendo criado o poder Legislativo Provincial. Na primeira reunio da Assemblia Legislativa da Provncia da Cel PM Elsio Sobreira, patrono da PMPB Paraba, no dia 2 de junho de 1835, atravs da Lei n 09, o Corpo de Guardas Municipais Permanentes recebeu a denominao de Fora Policial. Essa mesma lei ampliava o efetivo da Corporao e destinava frao de tropa para compor os primeiros Destacamentos do interior da Provncia, que foram Areia e Pombal. Assim denominada, a Corporao permaneceu at 1892, quando passou a denominar-se de Corpo Policial. Ao longo da sua histria a Corporao foi denominada ainda de Corpo de Segurana, Batalho de Segurana, Batalho Policial, Regimento Policial, Fora Policial, por trs vezes, e Fora Pblica duas vezes. Finalmente, em 1947, por fora de dispositivo Constitucional, a Corporao recebeu a denominao de Polcia Militar da Paraba.

As Lutas no Brasil Imperial

Ao longo dos seus atuais 170 anos de existncia, a Polcia Militar da Paraba, teve marcante participao nos mais importantes momentos histricos do Brasil e da Paraba. Foram situaes em que a Corporao foi empregada para aes tpicas de tropa de Exrcito. Uma parte desses acontecimentos foi registrada durante o perodo Imperial. Vejamos os mais importantes.

Combate Revoluo Praieira

Em janeiro de 1849 ocorreu em Recife um movimento armado que ficou conhecido como a Revoluo Praieira, e que objetivava depor o Presidente daquela Provncia. Em maio do ano anterior, quando o movimento ainda estava se organizando, um grupo de rebeldes, baseados em Goiana/PE, tencionava invadir a Vila de Pedra de Fogo, na Paraba. Informado dessa ameaa, o Dr. Joo Antnio, Presidente da Paraba enviou para aquela localidade um efetivo de 40 Homens da Fora Policial, comandados pelo Capito Genuno Antnio Athayde de Albuquerque e um contingente da Guarda Nacional, alm de Tropas de Primeira Linha, que era a denominao do Exrcito na poca. Todos os deslocamentos de tropa nessa poca, eram feitos a p. Depois de mais de seis meses de espera, a invaso ocorreu no dia 13 de dezembro, quando se deu uma violenta luta, com registros de mortes e feridos, saindo a tropa legalista derrotada. Foi a batismo de fogo da Fora Policial. No ano seguinte, os revolucionrios, depois de derrotados em Recife, invadiram a Paraba, se alojando em Areia, de onde foram expulsos por Tropas de Primeira Linha.

O Ronco da Abelha

Em 1850, o Brasil passou a adotar o registro de nascimento e de bito, atravs da lei 586 de 6 de setembro daquele ano. A populao interiorana no foi bem informada dessas exigncias e passou a interpretar que o governo estava levantando dados para escravizar o povo. Por conta disso, no interior da Paraba, ocorreu em 1852, comeando pela Vila de Ing, uma revolta que ficou conhecida como O Ronco da Abelha. Centenas de pessoas invadiam os cartrios, queimavam todos os papis, quebravam os mveis e ameaavam os moradores. A revolta se espalhou por vrias outras Vilas no brejo paraibano. Todo efetivo da Fora Policial sediado na Capital foi deslocado para o interior a fim de serenar os nimos. Depois de cerca de trs meses de intensa atividade, a Fora Policial pacificou o movimento.

A Guerra do Paraguai

Outro acontecimento histrico de grande repercusso nacional que a Fora Policial da Paraba participou foi a Guerra do Paraguai. Depois de declarada a guerra, o Imprio convocou toda a Tropas de Primeira Linha existentes nas Provncias. Da Paraba seguiram tambm para o Rio de Janeiro, onde se incorporaram s foras imperiais, contingentes da Guarda Nacional e Corpos de Voluntrios. Todo efetivo da Fora Policial, totalizando 210 homens, sob o Comando do Maj Jos Vicente Monteiro da

Franca, embarcou para a Capital do Imprio, no dia 23 de junho de 1865, saindo de Cabedelo no Vapor Paran. Enquanto aguardava o embarque, a Fora Policial ficou aquartelada na Fortaleza da Santa Catarina. Faziam parte do efetivo da Fora Policial, os Capites Jos Francisco de Atayde Melo, Frederico do Carmo Cabral e Jos Silva Neves, alm dos Tenentes Francisco Gomes Monteiro , Pedro Csar Paes Barreto e Joaquim Ferreira Soares. Depois das batalhas, o Capito Frederico foi condecorado com medalha de honra, o que revela que o contingente da Fora Policial teve papel destacado na guerra, de onde s retornou aps sua concluso. Para substituir a Fora Policial durante esse perodo foi criada uma Fora Policial Provisria, que foi extinta em 1870, quando a tropa retornou do Paraguai.

A Revolta do Quebra-Quilo

Em 1874, a Fora Policial da Paraba teve outra importante participao em acontecimento histrico. Foi a pacificao do movimento que ficou conhecido como a Revolta de Quebra Quilo. Nesse perodo havia no seio da populao interiorana da Paraba, um sentimento de revolta com recentes acontecimentos religiosos envolvendo o Estado, a igreja e seguimentos manicos, que resultaram na priso de um Bispo em Pernambuco. Ainda nessa poca, o Brasil passou a adotar o sistema mtrico decimal, o alistamento militar e, na Paraba, comeava-se a cobrar o imposto de Cho, para permitir a prtica de comrcio nas feiras-livres. Essas medidas no eram bem explicadas populao. A soma desses fatos provocou o movimento que ficou conhecido como a revoluo de quebra-quilo. Centenas de pessoas, como na revolta do Ronco da Abelha, invadiam as Vilas, quebravam os pesos e outras medidas, queimavam arquivos, soltavam presos, e gritavam "morte aos maons". Esses fatos ocorreram em Ing, Fagundes, Areia, Campina Grande, Guarabira e outras cidades do brejo paraibano. Todo efetivo da Fora Policial, sob o Comando do Tenente Coronel Francisco Antnio Aranha Chacon, foi deslocado no dia 18 de novembro de 1874 para pacificar o movimento. Depois de muitos confrontos, que duraram cerca de dois meses, sem registros de mortes, a revolta foi pacificada e o contingente Policial retornou a Capital.

As Lutas no Sculo XX

Durante as trs primeiras dcadas deste Sculo, a Polcia Militar teve tambm destacada e positiva participao em acontecimentos de elevado valor histrico nos contextos estadual e nacional. Ainda empregada como pequeno Exrcito, essa Corporao travou lutas no territrio paraibano e em outros Estados como Pernambuco, Rio do Grande do norte e So Paulo.

Lutas no Cariri

A primeira luta contra grupo armado que a Polcia Militar, na poca denominada de Fora Policial, enfrentou nesse sculo, foi em 1912, na regio do cariri paraibano. Um grupo de homens armados, na regio polarizada por Monteiro, sob as lideranas de Joo Santa Cruz, Promotor de Justia, e Franklin Dantas, proprietrio rural e grande lder da regio de Teixeira, por razes polticas, pretendia provocar um clima de desordem no interior do Estado que justificasse uma interveno Federal, e a conseqente deposio do Presidente do Estado, Dr. Joo Machado. Para combater esse movimento, a Fora Pblica deslocou um grande efetivo, que ficou inicialmente destacado em Campina Grande, de onde partiu para os combates. Ocorreram lutas em Sum, Monteiro, Tapero, Patos e So Joo do Cariri. Ainda foi invadida, pelo bando armado, a cidade de Santa Luzia e ameaadas de invaso as cidades de Soledade e Teixeira. Nessas lutas a Polcia obteve muitas vitrias, e sofreu alguns revezes, mas impediu que os objetivos dos rebelados fossem alcanados. Pela forma corajosa como se comportaram, destacaram-se nesses confrontos o ento Alferes Elsio Sobreira, que veio depois a se tornar o patrono da Polcia Militar, o Ten Rangel Farias e o Sargento Pedro Medeiros, alm de Luiz Risco, um Aspenada, graduao entre Soldado e Cabo.

Combates Coluna Prestes

Ainda com a denominao de Fora Pblica, a corporao enfrentou, em 1926, a Coluna Prestes, quando de sua passagem pelo nordeste. Ciente de que a Coluna se dirigia Paraba, o Presidente do Estado, Dr. Joo Suassuna, determinou que lhe fosse dado combate ainda no serto. Com essa finalidade, um grande efetivo da Fora Policial foi deslocado para as cidades de Sousa, So Joo do Rio do Peixe e Belm. Ainda foram reforados os efetivos dos Destacamentos de toda regio sertaneja, e em particular, o do Batalho sediado em Patos. O Ten Cel Elsio Sobreira, Comandante Geral da Corporao, dirigiu pessoalmente a luta, instalando-se em So Joo do Rio do Peixe. A tropa deslocada para Belm foi comandada pelo Major Manuel Viegas, um homem conhecido por sua coragem pessoal. A Coluna foi perseguida, sem trgua, de Sousa, por onde penetrou no Estado, at Princesa Isabel. Houve ainda lutas nas proximidades de Patos. Desses confrontos, resultaram muitas mortes de ambos os lados. A passagem da Coluna ficou marcada por uma chacina por ela cometida em Pianc, onde foram assassinados, depois de presos, 2 soldados e 23 civis, inclusive o Padre Aristides, proco e lder poltico local. Destacaram-se nesses combates , alm do Ten Cel Sobreira e do Maj Viegas, o Cap Irineu Rangel, os Tens Bencio e Manuel Marinho e o Sargento Arruda, entre outros.

O Movimento de Princesa

Em 1930, um grupo armado, sediado na cidade de Princesa, no alto serto paraibano, chefiado pelo Deputado Estadual Jos Pereira, tentou conturbar a ordem pblica no interior do Estado. Os objetivos do movimento, como os dos rebeldes de Monteiro em 1912, era provocar uma interveno federal na Paraba. A conseqncia imediata seria a deposio do Presidente Joo Pessoa, que havia rompido relaes polticas com Washington Luiz, depois dos acontecimentos que resultaram no famoso "NEGO". Mas uma vez a Fora Pblica foi acionada, e um grande efetivo foi mobilizado para enfrentar os rebeldes sertanejos, que recebiam ajuda do Governo Federal. Foram mais de quatro meses de violentos combates, em que foram registradas muitas mortes de ambos os lados. Foi criado um Batalho Provisrio, na Fora Pblica, s para reforar o contingente empregado na luta. Os acontecimentos mais marcantes desses confrontos foram; O desastre da gua Branca, em que cerca de duzentos policiais foram mortos em uma emboscada; a tomada, pela Polcia, das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares, que haviam sido ocupadas pelos grupos liderados por Jos Pereira e o cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polcia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias. Princesa foi cercada e a interveno pretendida por Jos Pereira no foi alcanada. Muito foram os Policiais que se destacaram nessas lutas. Entre eles podemos citar; Ten Cel Elsio Sobreira, Comandante Geral na poca, Capito Irineu Rangel, Comandante do contingente empregado na luta, Capito Joo Costa, Ten Jos Maurcio, Ten Elias Fernandes, Ten Manuel Bencio, Aspirante Ademar Naziazene, Sgt Severino Bernardo e Sgt Manuel Ramalho.

A Revoluo Paulista

Em busca da redemocratizao do pas, ou objetivando reconquistar espaos polticos perdidos desde a revoluo de 1930, liderana polticas e militares de So Paulo, inclusive integrantes da Fora Pblica daquele Estado, articularam um movimento armado em 1932, tentando depor o Governo Federal. A Histria registrou esses acontecimentos como a Revoluo Constitucionalista Para debelar esse movimento, Getlio Vargas, que governava o pas, convocou tropas federais, e efetivos das Polcias Militares de todo Brasil. Da Paraba, seguiram, de imediato, para participar das lutas, duas Companhias do 1 Batalho, e um Batalho Provisrio. Posteriormente, foram enviados mais trs Batalhes Provisrios, que no chegaram a participar dos confrontos. Esses Batalhes eram formados por voluntrios e os Oficiais eram civis comissionados, escolhidos entre integrantes de famlias tradicionais do Estado. O 2 Batalho Provisrio foi

recrutado em Campina Grande. O efetivo do 1 Batalho, que participou dessa luta, foi comandado pelo Capito do Exrcito Aristteles da Souza Dantas, e, partindo do Estado de Minas Gerais, combateu na chamada frente norte de So Paulo integrando uma Coluna formada por Batalhes de outras Polcias e do Exrcito, sob o Comando do ento Coronel Eurico Gaspar Dutra. O 1 Batalho Provisrio, sob o Comando do Maj Guilerme Falcone, participou de combates na frente sul daquele Estado, entrando atravs do Paran, compondo outra Coluna, comandada pelo General Walddomiro Lima. O contingente da Paraba teve destacadas participaes em combates ocorridos na cidade de Capo Bonito, Buri, e Itapetinga, na frente sul e em Lindia, Monte Sio, Campinas e Itapira, na frente norte. Em diversas oportunidades, os combates foram decididos em lutas de corpo a corpo, e com uso de arma branca, onde prevaleceram a destreza e a coragem pessoal dos paraibanos.

Combates Intentona Comunista

Em novembro de 1935 ocorreu, em Natal, Recife e Rio de Janeiro, uma tentativa de implantao de um Governo Comunista. Grupos orientados por Carlos Prestes e com a participao de simpatizantes militares, tomaram o Quartel do Exrcito em Natal e pretendiam depor o Governo do Rio Grande do Norte, instituindo uma Junta Governativa. Houve luta entre os rebelados e a Polcia daquele Estado. Informado da situao, o Governador da Paraba, Argemiro de Figueredo, enviou a Natal, para auxiliar as foras legalistas, um Batalho Policial, sob o Comando do Ten Cel Elias Fernandes. Ainda no percurso de Joo Pessoa a Natal, a Polcia paraibana prendeu vrios integrantes da Junta Governativa e apreendeu farto material que eles haviam saqueado em diversas cidades. Em vrias cidades, onde as autoridades constitudas haviam fugido, temendo o movimento, Elias Fernandes restaurou a ordem , garantiu a posse de Prefeitos, e o funcionamento da justia. Serenados os nimos, os comandados de Cel Elias Fernandes permaneceram em Natal at o final daquele ano, sendo alvo de muitas homenagens do povo potiguar em sinal de gratido pela honrosa forma como auxiliaram a debelar aquele movimento.

A Briosa

A Polcia Militar da Paraba participou de importantes acontecimentos da histria do pas, como a revoluo de 1930; o combate a um movimento armado ocorrido em um Quartel do Exrcito no Recife, em 1931, e a vigilncia do litoral paraibano, durante a 2 guerra mundial. No campo de ordem pblica a Corporao mantm desde 1835, Destacamentos Policiais em todo territrio paraibano. O Cangaceirismo, fenmeno que

aterrorizou o serto nordestino de 1878 a 1938, foi firmemente combatido pela Polcia Militar, atravs das famosas patrulhas Volantes, compostas por homens valentes e destemidos. Hoje, a Polcia Militar procura, atravs das diversas modalidades de policiamento que executa, e por meio de vrias outras formas de prestao de servio de alcance social, continuar sua gloriosa marcha histrica, na permanente busca de bem servir a sociedade Esses esforos so permanentemente reciclados pela adoo de uma poltica de renovao dos recursos humanos, materiais, modernizao de mtodos de atuao e de valorizao dos recursos humanos materializados por uma formao humanista e profissional contextualizada com a ordem social vigente. Seus heris de hoje so os Soldados da Rdio Patrulha, do Choque, da Guarda, do Trnsito, dos Destacamentos, do Canil, da Ciclo patrulha, da Cavalaria, da Manzu, do policiamento a P ou de Motos, das atividades de apoio, em fim dos que compem a Polcia de hoje, honrando sua histria e concorrendo para o fortalecimento do seu futuro, e fazendo-a merecedora da carinhosa cognominao de Briosa Policia Militar da Paraba, conferida, ao longo da histria, pela sociedade paraibana.

O autor: O coronel PM reformado Joo BATISTA de Lima foi formado pela Academia de Polcia Militar de Pernambuco. Na PM paraibana, exerceu, entre outras funes, os seguintes comandos: e Centro de Ensino da PMPB, 5 BPM, Companhia de Trnsito, Companhia de Choque e Centro de Operaes da PM. No interior, foi comandante da Companhia de Polcia de Cajazeiras e do 2 BPM, em Campina Grande. Foi chefe de gabinete da Secretaria da Justia, subcomandante-geral da PM, e presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidado. Foi o responsvel pelo planejamento e implantao da Operao Manzu. instrutor habilitado pelo Comit Internacional da Cruz Vermelha para ministrar treinamentos de direitos humanos. Publicou o livro A Briosa: A Histria da Polcia Militar da Paraba, do qual o texto acima faz parte. Fonte: PMPB

Localizao e rea Territorial da Paraba


Com uma populao estimada em 3.769.977 habitantes, o estado da Paraba ocupa 56.584.6 km de rea territorial brasileira englobando 223 municpios. At 1994, a Paraba possua 171 municpios. Em 1994/1995 foram criados mais 52, perfazendo um total de 223, com suas cidades-sede, vrios distritos, vilas, e inmeros povoados. Grande parte do seu territrio est includa na regio semi-rida do Nordeste, identificada pela SUDENE como zona do Polgono das Secas. Est situado no extremo leste da regio Nordeste do Brasil. Tem 98% de seu territrio inserido no Polgono da Seca. Faz limites: Norte: Rio Grande do Norte Sul: Pernambuco Leste: Oceano Atlntico Oeste: Cear Cidades mais populosas - Joo Pessoa (capital), Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux e Souza. Na Paraba se encontra o ponto mais oriental das Amricas, conhecido como a Ponta do Seixas, em Joo Pessoa, devido a sua localizao geogrfica privilegiada (extremo oriental das Amricas), Joo Pessoa conhecida turisticamente como "a cidade onde o sol nasce primeiro".

Pontos extremos: Ao norte (Serra do vale Belm do Brejo do Cruz) Ao sul (Serra Pau Darco So Joo do Tigre) O leste (Ponta do Seixas Joo Pessoa) O oeste (Serra da Areia Cachoeira dos ndios)

Nmero de municpios: 223

Extenso territorial: 56.439 quilmetros quadrados ou 0,66% da rea total do Brasil. o 20 estado brasileiro e o 6 do nordeste. O IBGE dividiu a Paraba em 4 mesorregies: Mata Paraibana, Agreste Paraibano, Borborema e Serto.

Cada mesorregio divide-se em microrregies, no estado existem 23 microrregies.

Regionalizao da Paraba: Meso e Microrregies

No tocante aos aspectos econmico, social e poltico, a Paraba est dividida em 4 mesorregies, assim denominadas, de acordo com a classificao estabelecida pelo IBGE. Tal diviso levou em considerao as caractersticas e as formas de organizao scio-econmica e poltica. O mapa a seguir, mostra as Mesorregies do Estado da Paraba: Mata Paraibana, Agreste Paraibano, Borborema e Serto Paraibano.

Mesorregies da Paraba:

Mata Paraibana Faixa de clima mido que acompanha o litoral. A mata que existia foi substituda pela cana-de-acar. a parte mais povoada e mais urbanizada do estado. Agreste Paraibano Regio de transio entre a zona da mata e a tradicional regio do serto. O clima e semi-rido, embora chova mais do que na Borborema e no serto. Economia: cana-de-acar, algodo, sisal, pecuria. Borborema - Localiza-se no planalto da Borborema, entre o serto e o agreste a regio onde as chuvas so mais escassas. Economia: Extrao mineral, sisal, algodo, pecuria de caprinos. principalmente na Borborema que ocorre o fenmeno das secas.

Serto a regio da vegetao da caatinga, de clima menos seco que a Borborema, dos rios temporrios, da pecuria extensiva de corte e do cultivo do algodo, principal produto cultivado na regio. Essas mesorregies esto, por sua vez, desagregadas em 23 microrregies geogrficas.

1- Brejo Paraibano uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 114.418 habitantes e est dividida em oito municpios. Possui uma rea total de 1.174,168 km.
Municpios:

- Alagoa Grande - Alagoa Nova - Areia - Bananeiras - Borborema - Matinhas - Piles Serraria 2- Cajazeiras uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 161.485 habitantes e est dividida em quinze municpios. Possui uma rea total de 3.423,125 km.
Municpios:

- Bernardino Batista - Bom Jesus - Bonito de Santa F - Cachoeira dos ndios Cajazeiras - Carrapateira - Monte Horebe - Poo Dantas - Poo de Jos de Moura Santa Helena - Santarm - So Joo do Rio do Peixe - So Jos de Piranhas - Triunfo Uirana

3- Campina Grande uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 492.019 habitantes e est dividida em oito municpios. Possui uma rea total de 2.113,326 km.
Municpios:

- Boa Vista - Campina Grande - Fagundes - Lagoa Seca - Massaranduba - Puxinan Queimadas - Serra Redonda 4- Cariri Ocidental uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Borborema. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 114.164 habitantes e est dividida em dezessete municpios. Possui uma rea total de 6.983,601 km.
Municpios:

- Amparo - Assuno - Camala - Congo - Coxixola - Livramento - Monteiro - Ouro Velho - Parari - Prata - So Joo do Tigre - So Jos dos Cordeiros - So Sebastio do Umbuzeiro - Serra Branca - Sum - Tapero - Zabel 5- Cariri Oriental uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Borborema. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 61.388 habitantes e est dividida em doze municpios. Possui uma rea total de 4.242,135 km.
Municpios

- Alcantil - Barra de Santana - Barra de So Miguel - Boqueiro - Cabaceiras - Carabas - Caturit - Gurjo - Riacho de Santo Antnio - Santo Andr - So Domingos do Cariri So Joo do Cariri 6- Catol do Rocha uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 108.186 habitantes e est dividida em onze municpios. Possui uma rea total de 3.037,976 km. Municpios: - Belm do Brejo do Cruz - Bom Sucesso - Brejo do Cruz - Brejo dos Santos - Catol do Rocha - Jeric - Lagoa - Mato Grosso - Riacho dos Cavalos - So Bento - So Jos do Brejo do Cruz 7- Curimata Ocidental

uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 110.457 habitantes e est dividida em onze municpios. Possui uma rea total de 3.878,476 km.
Municpios:

- Algodo de Jandara - Arara - Barra de Santa Rosa - Cuit - Damio - Nova Floresta Olivedos - Pocinhos - Remgio - Soledade - Sossgo 8- Curimata Oriental uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 96.388 habitantes e est dividida em sete municpios. Possui uma rea total de 1.363,492 km.
Municpios:

- Araruna - Cacimba de Dentro - Campo de Santana - Casserengue - Dona Ins Riacho - Solnea 9- Esperana uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 49.605 habitantes e est dividida em quatro municpios. Possui uma rea total de 274,930 km.
Municpios:

- Areial - Esperana - Montadas - So Sebastio de Lagoa de Roa 10-Guarabira uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2007 pelo IBGE em 163.264 habitantes e est dividida em quatorze municpios. Possui uma rea total de 1.289,506 km.
Municpios:

- Alagoinha - Araagi - Belm - Caiara - Cuitegi - Duas Estradas - Guarabira - Lagoa de Dentro - Logradouro - Mulungu - Pilezinhos - Pirpirituba - Serra da Raiz Sertozinho 11- Itabaiana uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 105.567 habitantes e est dividida em nove municpios. Possui uma rea total de 1.652,197 km.

Municpios:

- Caldas Brando - Gurinhm - Ing - Itabaiana - Itatuba - Juarez Tvora - Mogeiro Riacho do Bacamarte - Salgado de So Flix 12- Itaporanga uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 82.841 habitantes e est dividida em onze municpios. Possui uma rea total de 3.053,916 km.
Municpios:

- Boa Ventura - Conceio - Curral Velho - Diamante - Ibiara - Itaporanga - Pedra Branca - Santa Ins - Santana de Mangueira - So Jos de Caiana - Serra Grande 13- Joo Pessoa e uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Zona da Mata Paraibana. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 983.925 habitantes e est dividida em seis municpios. Possui uma rea total de 1.262,316 km.
Municpios:

- Bayeux - Cabedelo - Conde - Joo Pessoa - Lucena - Santa Rita 14- Litoral Norte uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Zona da Mata Paraibana. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 135.467 habitantes e est dividida em onze municpios. Possui uma rea total de 1.960,503 km.
Municpios:

- Baa da Traio - Capim - Cuit de Mamanguape - Curral de Cima - Itapororoca Jacara - Mamanguape - Marcao - Mataraca - Pedro Rgis - Rio Tinto 15- Litoral Sul uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Zona da Mata Paraibana. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 102.988 habitantes e est dividida em quatro municpios. Possui uma rea total de 1.042,989 km.
Municpios:

- Alhandra - Caapor - Pedras de Fogo - Pitimbu 16- Patos

uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 124.018 habitantes e est dividida em nove municpios. Possui uma rea total de 2.483,972 km.
Municpios:

- Areia de Baranas - Cacimba de Areia - Me d'gua - Passagem - Patos - Quixab Santa Teresinha - So Jos de Espinharas - So Jos do Bonfim 17- Pianc uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 69.538 habitantes e est dividida em nove municpios. Possui uma rea total de 3.285,713 km.
Municpios:

- Aguiar - Catingueira - Coremas - Emas - Igaracy - Nova Olinda - Olho d'gua Pianc - Santana dos Garrotes 18- Sap uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Zona da Mata Paraibana. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 126.115 habitantes e est dividida em nove municpios. Possui uma rea total de 1.139,588 km.
Municpios:

- Cruz do Esprito Santo - Juripiranga - Mari - Pilar - Riacho do Poo - So Jos dos Ramos - So Miguel de Taipu - Sap - Sobrado 19- Serid Ocidental uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Borborema. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 37.163 habitantes e est dividida em seis municpios. Possui uma rea total de 1.738,436 km.
Municpios:

- Junco do Serid - Salgadinho - Santa Luzia - So Jos do Sabugi - So Mamede Vrzea 20- Serid Oriental uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Borborema. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 70.892 habitantes e est dividida em nove municpios. Possui uma rea total de 2.608,719 km.
Municpios:

- Barana - Cubati - Frei Martinho - Juazeirinho - Nova Palmeira - Pedra Lavrada Picu - Serid - Tenrio 21- Serra do Teixeira uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 109.759 habitantes e est dividida em onze municpios. Possui uma rea total de 2.651,051 km.
Municpios:

- gua Branca - Cacimbas - Desterro - Imaculada - Juru - Manara - Maturia - Princesa Isabel - So Jos de Princesa - Tavares - Teixeira 22- Sousa uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Serto Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 175.204 habitantes e est dividida em dezessete municpios. Possui uma rea total de 4.784,729 km.
Municpios:

- Aparecida - Cajazeirinhas - Condado - Lastro - Malta - Marizpolis - Nazarezinho Paulista - Pombal - Santa Cruz - So Bentinho - So Domingos de Pombal - So Francisco - So Jos da Lagoa Tapada - Sousa - Vieirpolis - Vista Serrana 23- Umbuzeiro uma das microrregies do estado brasileiro da Paraba pertencente mesorregio Agreste Paraibano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 52.345 habitantes e est dividida em cinco municpios. Possui uma rea total de 1.167,974 km.
Municpios:

- Aroeiras - Gado Bravo - Natuba - Santa Ceclia - Umbuzeiro

Fontes: Wikipdia e IBGE

Mesorregio Paraibana

Mesorregio Zona da Mata Paraibana

Compreendendo o litoral, a parte leste do Estado, onde predominam as plancies litorneas e os tabuleiros, como principais formas de relevo. Possui um regime de chuvas abundantes, especialmente nos meses de maro a julho, quando o inverno regular. As terras so frteis e prprias para o cultivo da cana-de-acar. Extenso do litoral: 133 quilmetros com 56 praias.

O Litoral da Paraba se estende por cerca de 133 quilmetros. Sua extenso vai da desembocadura do rio Goiana - ao sul, onde se limita com o estado de Pernambuco at o esturio do rio Guaju - ao norte, na divisa com o Rio Grande do Norte. O litoral paraibano divide-se em Litoral Norte e Litoral Sul. O limite entre esses dois seguimentos representado pelo esturio do rio Paraba. Os municpios que compem o Litoral Norte so: Lucena, Rio Tinto, marcao, Mamanguape, Baia da Traio e Mataraca. O Litoral Sul abrange os territrios municipais de Joo Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra e Pitimbu. O relevo representado por trs unidades morfolgicas espacialmente desiguais: os baixos planaltos sedimentares ou tabuleiros, com falsias na fachada ocenica; a baixada litornea, com suas dunas, restingas, lagoas e as plancies aluviais, fluviomarinhas e estuarinas dos rios que desguam no Atlntico. Toda a regio do litoral caracteriza-se por uma relativa diversidade econmica responsvel pela organizao do seu espao: Agroindstria sucro-alcooleira; Extrao mineral (ilmenita, titanita, zirconita, cianita, ao norte de Barra de Camaratuba, calcrio, na grande Joo Pessoa; granito, em Mamanguape; Pesca da lagosta, em Pitimbu; Agricultura e pecuria; granjas e stios; Loteamentos para residncias secundrias.

Mesorregio do Agreste Paraibano

Situada na parte intermediria do Estado, a mesorregio do Agreste que sucede ao litoral, na direo oeste, corresponde inicialmente a uma depresso, com 130m de altitude, formada por rochas cristalinas, e que logo d lugar s escarpas abruptas da Borborema, cujas altitudes ultrapassam os 600m. No agreste, permanece o binmio gado-policultura e ainda continua como regio fornecedora de alimento. Possui solo muito rico e, pela umidade que apresenta, prprio para a policultura, ou seja, cultivo de vrias espcies: feijo, milho, abacaxi, fumo, inhame, mandioca, frutas e legumes diversos, prestando-se tambm a criao de gado. A diversificao de produo dessa rea acontece, em razo da forte diferena das condies naturais. Nas reas mais secas predominam as pastagens naturais que favorecem a presena da pecuria extensiva. Os rios, nesta zona, j so quase sempre temporrios, pois reduzem suas guas ou secam completamente nos perodos de grande estiagem. Um fator marcante que determina esta condio so as chuvas que comeam a diminuir tornando mais seco, o clima. H uma transio no aspecto da vegetao desta mesorregio, vez que, ora ela apresenta caractersticas de uma mata mida, parecida com a mata Atlntica, ora da caatinga que vai predominar nas outras reas: Borborema e Serto. Na medida que nos afastamos do Litoral em direo ao interior, serras e vales frteis apresentam roteiros que unem histria, natureza e diverso. Em Campina Grande, no Alto da Serra da Borborema, o Maior So Joo do Mundo atrai milhares de turistas para 30 dias de forr. Em Fagundes a famosa pedra de Santo Antonio, palco de

peregrinaes religiosas em homenagens ao santo casamenteiro, hoje uma das mais procuradas reas para a prtica de Treking. Em Ing encontraremos as Itacoatiara (pedras riscadas, em Tupi), a mais enigmtica presena indgena no Nordeste.

Mesorregio da Borborema

rea de domnio do Planalto da Borborema, que se constitui num conjunto de terras elevadas, estendendo-se desde o norte do Estado de Alagoas at o sul do Estado do Rio Grande do Norte, na direo SW-NE. Apresenta algumas serras, cujas altitudes variam de 500 a 600m. Entre elas, destaca-se a Serra do Teixeira, onde fica o Pico do Jabre, no Municpio de Maturia, considerado o ponto mais elevado da Paraba, com mais de 1000m de altitude. A parte leste da Borborema recebe chuvas vindas do litoral, o que vai influenciar no seu clima e vegetao so os brejos midos. O restante da Borborema est sob o domnio do clima quente e seco. O planalto um importante divisor de guas porque os rios que ali nascem correm em direo leste e desguam no oceano Atlntico, enquanto os, enquanto os rios da poro oeste, no conseguindo ultrapassar a Borborema correm em direo ao Estado do Rio Grande do Norte e de l que alcanam o Oceano. Na Borborema, vo dominar pastagens plantadas (palma forrageira e capim) que permitiro e facilitaro a prtica de uma pecuria extensiva, principalmente a de mdio

porte, e, em reas de exceo, pontuais, ocorre a presena de outras culturas. Por exemplo, o tomate nas proximidades de Boqueiro. Em cidades como Prata, Sum, Serra Branca, Boqueiro e Cabaceiras, a vida desafia a cinza vegetao da Caatinga e revela roteiros de extrema importncia cientifica. No Lajedo de Pai Mateus, municpio de Cabaceiras, os turistas podem apreciar de perto todo o capricho da natureza. O lugar hoje visitado por gente do mundo inteiro, todos curiosos em decifrar os enigmas escondidos nas rochas. O Lajedo ficou famoso ao servir de cenrio para o filme o Auto da Compadecida, Pai Mateus na verdade foi o nome de um antigo ermito que durante muitos anos residiu sobre as pedras. Muitos sculos antes, no entanto, ndios j haviam deixado suas marcas por ali.

Mesorregio do Serto Paraibano

A mais extensa do Estado, conforme pode ser observado no mapa, o Serto compreende uma extensa rea formada de terras baixas (250 a 300m) em relao s elevaes da Borborema e das serras situadas nas fronteiras com os Estados vizinhos, onde se faz presente um clima quente e semi-mido. As chuvas so muito escassas, a vegetao pobre, no sendo o solo prprio para a agricultura, porm mais favorvel pecuria. A maioria das culturas agrcolas precisam ser irrigadas. No Serto, a presena das pastagens permanecem e constituem um forte indicativo da atividade pecuarista. Registrando-se ainda algodo, cana-de-acar, arroz, feijo, milho, cultivados em parte para subsistncia em reas onde solo e clima so favorveis ocorrendo ou no irrigao. Quando h inverno regular, possvel colher muito algodo, cultura que se desenvolve bem nas terras do Serto.

um prato cheio para quem procura aventura e mistrio. Religiosidade cultura e cincia se misturam em roteiros de grande beleza plstica. Achados paleontolgicos de mais de 130 milhes de anos fazem do Vale dos Dinossauros, em Sousa, um lugar nico no mundo. Ali, em meio ao solo rachado e transformado em pedra pelo tempo, centenas de pegadas registram a poca em que os gigantes disputavam territrios. Em Vierpolis, cidadezinha a apenas 20 quilmetros de Sousa, stios arqueolgicos e trilhas pela Caatinga so boas dicas para quem busca um pouco mais de aventura. Outras opes interessantes na regio so as guas termais de Brejo Das Freiras, as rochas que compe a Serra de Teixeira incluindo a o ponto culminante do Estado e o belo artesanato local, a exemplo das famosas redes de So Bento.

Referncias: Paraba: Desenvolvimento econmico e a questo ambiental / Antonio Srgio Tavares de Melo, Janete Lins Rodriguez Joo Pessoa , Grafset, 2003 Atlas Escolar da Paraba / Coordenadora : Janete Lins Rodrigues Joo Pessoa, Grafset, 2002 Outras : Wikipdia e IBGE

Vous aimerez peut-être aussi