Vous êtes sur la page 1sur 6

iM intermuseus

Comunicar
Divulgao dos museus aorianos

Dezembro 2006 n 7

PRESIDNCIA DO GOVERNO REGIONAL DOS AORES

Direco Regional da Cultura

Editorial
Nesta edio, o Espao Museu dedicado ao Museu da Horta, repositrio de um conjunto heterogneo de coleces, datadas do sculo XVI at actualidade. Este nmero dedica, tambm, especial ateno cultura imaterial, neste caso o cerimonial Popor-Deus, um peditrio ritual executado por crianas no dia 1 de Novembro (incio da poca dedicada ao Culto dos Mortos). Destacamos, igualmente, nesta edio a Antropologia Visual como disciplina que recorre a tecnologias e mtodos de comunicao visual, que poder promover a animao dos objectos disponveis nos espaos museolgicos, enquadrando-os nas respectivas vivncias, ou ento documentando os sistemas de valores, crenas e folclore que presidiram sua poca. Esta nova disciplina, atravs da comunicao por imagens, permite reproduzir uma imagem viva da cultura e enriquece o processo de musealizao dos museus. Esperamos que, de alguma forma, esta informao possa contribuir para o enriquecimento dos trabalhos de inventariao e documentao em curso nos museus.

Destaques

O Culto dos Mortos base 05 das religies indo-europeias


Pg.

Festival de Moscovo 04 Mediating Camera


Pg.

Museu da Horta

Maria Manuel Velasquez,


Chefe de Diviso do Patrimnio Mvel e Imaterial

Editor:

Presidncia do Governo Regional dos Aores Direco Regional da Cultura

Coordenao geral: Coordenao editorial:

Maria Manuel Velasquez Joo Paulo Constncia Rosa Veloso Carlos Sousa
Lus Meneses, Director do Museu

Design: Paginao: Colaboradores nesta edio:

Rui Marques Antonieta Costa Isabel Feijo Lus Meneses Mercs Meneses museus.info@azores.gov.pt

E-mail:

Denominado com o nome da cidade aoriana que o alberga, o museu foi criado em 1977 (Decreto Regulamentar Regional n 21 de 18 Julho), sendo constitudo pelo ncleo sede e pelo Ncleo Museolgico dos Capelinhos, afecto ao mesmo no ano de 1997.

Antonieta Costa

Antonieta Costa

Espao Museu Espao Museu Espao Museu Espao Museu

No acto da fundao do Museu da Horta, foi-lhe atribudo para a sua instalao o antigo Colgio dos Jesutas, que em conjunto com a Igreja Matriz, o mais amplo e rico edifcio que a Companhia de Jesus construiu nos Aores, estando classificado como Monumento Regional (Resoluo n 41/80 de 11 de Junho).

2
Espao Museu Espao Museu Espao Museu Espao Museu

iM intermuseus
Comunicar

Dezembro 2006 n 7

Museu da Horta

No museu, encontramos duas pequenas exposies de longa durao e, trs espaos destinados a exposies temporrias: -Memria de um Espao, que identifica o imvel onde o visitante se encontra, sendo ilustrada com documentao grfica, fotogrfica, epigrfica, imaginria sacra e mobilirio, organizada de forma evolutiva. -Miolo de Figueira, que constitui uma coleco de um s autor, que constituda por peas feitas a partir da extraco da seiva dos ramos adultos da figueira brava, e que

O Colgio dos Jesutas, um edifcio do sculo XVIII, que aps o terramoto de 1926, que destruiu grande parte da cidade da Horta, foi reconstrudo com a finalidade de albergar servios administrativos. Mantendo-se ainda hoje com a mesma configurao espacial, o museu apenas ocupa uma parte do que lhe fora destinado, vivendo paredes meias com reparties na dependncia do Ministrio das Finanas. Quanto ao Ncleo Museolgico dos Capelinhos Capelinhos, est albergado num edifcio de construo de pedra basltica, tpico de arquitectura popular rural das ilhas, na freguesia do Capelo, concelho da Horta. Institudo o Museu da Horta com a misso genrica de preservar o patrimnio de uma comunidade, foi em substncia o esprito coleccionista que o foi recheando, tendo-se posteriori, determinado a sua vocao de mbito regional, em matria de poltica de aquisies, conservao e investigao. O Museu da Horta, espelha hoje aquela necessidade inicial de uma poltica de incorporao de acervo de natureza diversa, que corria o risco de se perder, quando partida, j era herdeiro de um esplio de carcter etnogrfico e de histria natural, de um anterior museu do municpio faialense, que funcionara entre 1943 e finais da dcada de 60. J o Ncleo Museolgico dos Capelinhos, foi de raiz projectado para a instalao de uma exposio documental sobre a erupo do Vulco dos Capelinhos, ocorrida no ano de 1957. O museu como uma organizao cultural, procura no mbito da sua vocao histrica pr-definida, sem uma especialidade objectiva dentro daquela linha, dar resposta sua misso: a incorporao, a investigao, a conservao, a exposio e o relacionamento com outras instituies. No beneficiando ainda de instalaes adaptadas sua vocao, o que leva a que com frequncia muitas exposies temporrias se organizem em espaos exteriores ao museu, procura desempenhar um papel de plo aglutinador e difusor de preservao da memria colectiva da comunidade insular, cujo trabalho museogrfico se pauta por ser didctico e objectivo, perante a diversidade dos seus pblicos.

Exposio permanente Miolo de Figueira

Espao Museu Espao Museu Espao Museu

Museu da Horta Exposies


ainda hoje uma das poucas produes artesanais e tradicionais, que se mantm com alguma regularidade na ilha do Faial. No Ncleo Museolgico dos Capelinhos, plo agregado ao Museu da Horta, contm uma exposio permanente relativa ao fenmeno vulcnico ocorrido em 1957, composta por documentao grfica, fotogrfica e fragmentos de rochas e escrias, dispondo ainda de uma apresentao de fotografias por meio informtico e de um documentrio multimdia.

Cutty Sark Euclides Rosa (1910 - 1979) Miolo de Figueira 41, 5 cm X 13, 5 cm

iM intermuseus
Comunicar

Dezembro 2006 n 7

3
Divulgao

Espao Museu Espao Museu Espao Museu

Museu da Horta Coleces

Notcias Notcias Notcias

Exposio temporria: Expresses e objectos cultuais

O Museu da Horta formado por um conjunto heterogneo de coleces, abrangendo um vasto campo disciplinar. Resultante de depsitos pblicos e privados, doaes e aquisies, e compreendo um perodo cronolgico que vai do sculo XVI actualidade, o acervo distribui-se pelas seguintes coleces, de forma genrica: etnografia, objectos e engenhos ligados a antigos ofcios e s tecnologias tradicionais agrcola, do linho, da l e cermica; objectos tecnolgicos, relacionados com a histria do Porto da Horta e a cabo-telegrafia; artes plsticas; documentos fotogrficos; documentos impressos e manuscritos; exemplares de histria natural, mineralogia e geologia. Do ncleo de arte, destacam-se as pinturas do sc.XVII e XVIII da escola

portuguesa, de Bento Coelho da Silveira e Vieira Lusitano, e de arte contempornea, de Sousa Pinto, Domingos Rebelo, Manuel Lapa, Antnio Dacosta, Mrio Cesariny, Guilherme Parente, Graa Coutinho, Carlos Carreiro, Jos Nuno da Cmara Pereira, Jos Frana Machado e Lus Frana Machado. parte do esplio descrito, de realar a coleco de manufactura executada em miolo de figueira, que o integra desde 1980, e que, sendo nica, est instalada como exposio de longa durao. Por ltimo, registe- se que desde a fundao do museu, tem-se vindo a incorporar documentao de apoio ao estudo das coleces e, uma biblioteca especializada em histria local e regional e, histria de arte.

Nos ltimos anos, a Diviso do Patrimnio Mvel e Imaterial (DPMI) da Direco Regional da Cultura dos Aores (DRaC) tem vindo a desenvolver projectos que visam a divulgao do patrimnio mvel existente nos museus, utilizando os meios promocionais tradicionais e/ou recorrendo s novas tecnologias de informao e de comunicao. Atendendo s necessidades de formao nesta rea, e no mbito do protocolo firmado entre o IPM/ RPM e a DRaC, entidade que tutela os museus da Rede Regional de Museus dos Aores, realizou-se na ilha Terceira o curso Concepo de stios de Internet em museus. A formao decorreu no Palacete Silveira e Paulo, situado na cidade de Angra do Herosmo, de 6 a 8 de Novembro. O coordenador deste curso foi o Dr. Adolfo Silveira, tcnico superior do Museu Nacional de Arqueologia, responsvel pelo site internacionalmente premiado do citado museu. Participaram nesta formao tcnicos de vrios museus da Regio Autnoma dos Aores bem como tcnicos da DPMI.

Exposio permanente do Ncleo Museolgico dos Capelinhos Participantes

Concepo de stios de Internet em museus

Adolfo Silveira, coordenador do curso

4
Divulgao Notcia

iM intermuseus
Comunicar

Dezembro 2006 n 7

Notcias Notcias Notcias


Inventariao do esplio do Palcio dos Capites - Generais Capites-

Festival de Moscovo Mediating Camera


Antonieta Costa

Prato raso do servio de mesa da Vista Alegre. Porcelana branca decorada com esmaltes policromos e ouro. D. 25,8 cm PCG 25

A Diviso do Patrimnio Mvel e Imaterial (DPMI) da Direco Regional da Cultura em parceria com a Coordenao dos Palcios da Presidncia do Governo Regional, deu incio ao trabalho de inventariao, no passado ms de Outubro, do esplio do patrimnio mvel do Palcio dos Capites-Generais em Angra do Herosmo. Este trabalho encontra-se a ser executado utilizando a aplicao Docbase, tal como todos os museus da Rede Regional. Desta forma, estes elementos tambm ficaro disponveis na base de dados em construo. O esplio comporta uma grande quantidade e variedade de peas, tendo-se optado por comear pela inventariao do material cermico, devido grande quantidade existente. Por exemplo, o servio de mesa da Vista Alegre e o conjunto de copos em cristal do sculo XVIII, que ostentam a inscrio do braso da Regio Autnoma dos Aores, possuem aproximadamente 620 e 370 peas. Existem outros exemplares de grande interesse, como so o caso do grande nmero de porcelanas chinesas de exportao (algumas brasonadas) e faiana inglesa. Levado a efeito pela tcnica superior Isabel Feijo, da DPMI, o trabalho de inventrio decorrer durante o ano de 2007.

Sob este ttulo aconteceu entre 8 e 14 de Outubro de 2006, na Universidade Lomonosov de Moscovo, um importante Congresso com mostra de documentrios de Antropologia Visual. Cerca de 107 trabalhos foram visionados fornecendo uma vasta panormica da morfologia da nova disciplina (sub disciplina da Antropologia Social), agora denominada Antropologia Visual. Aparentemente, e segundo a perspectiva ali apresentada, a produo do documentrio antropolgico (neste conceito incluindo o etnogrfico e o etnolgico) contm um potencial que, devidamente utilizado, poder fazer deslocar uma parte do foco de interesses do grande pblico, dos factos (na sua maior parte relatados em reportagens de notcias) para as pessoas. Esta prevista viragem, a ter lugar no que constitui a base do discurso dos media visuais, poder (segundo as concluses do Congresso), passar a focar mais o acto cultural e seus sentidos (que assim passaro a ganhar uma maior visibilidade), contrapondo-se aos aspectos exteriores, actualmente abordados apenas como notcia. Esta faceta ilustra resumidamente a capacidade pragmtica contida no novo instrumento disponibilizado pela disciplina, que ao recorrer a tecnologias e mtodos da comunicao visual, registando em filmes, fotografia, vdeos e outras representaes pictricas ou imagticas os seus contedos, consegue apresentar um diferente atractivo informao pblica. O segredo estar em saber utilizar o que na Antropologia Visual pode abrir um novo domnio prtico, patenteando, atravs do produto final e da sua posterior anlise, os modos como as pessoas estruturam a realidade. Os resultados so a criao de uma plataforma de comunicao sobre cultura e sua percepo pictrica/imagtica, que agora despertam interesse numa grande variedade de pblicos, os quais mesmo que apenas focados na superfcie do contedo (como anteriormente), passam a absorver a natureza mais profunda da mensagem, graas utilizao de um meio comum aos dois processos. Este instrumento ganhou portanto, presentemente (2006), como abordagem antropolgica, possibilidades de uma grande expanso, quer em Escolas, para documentar qualquer domnio da investigao/recolha, quer em Museus, onde o efeito pedaggico dos contedos pode ser potenciado, quer ainda na sociedade

de consumo. Conjugando investigao e construo flmica da realidade remete as questes da teoria antropolgica para um segundo plano, fixando-se no nvel da comunicao prtica, de campo, embora as formas de simbologia pictrica a que recorre exijam um enquadramento histrico e cultural. Tendo em considerao que as teorias referentes comunicao por imagens (pictrica) dependem tambm das tecnologias e dos mtodos de gravao disponveis, a disciplina facilita a possibilidade de recorrer a frmulas prticas para o seu ensino e futura utilizao, por exemplo, nos espaos museolgicos, onde pode promover a animao dos objectos ali disponveis, enquadrando-os nas respectivas vivncias, ou ento documentando os sistemas de valores, crenas e folclore que presidiram sua poca, etc. Todas essas e muitas outras abordagens cultura imaterial, que subjaz ao contexto museolgico, podem usufruir da Antropologia Visual como forma de conjugar esforos no sentido de reproduzir uma imagem viva da cultura, enriquecendo todo o seu processo de musealizao. Mas este uso implica investir seriamente na representao (filmes, vdeos, fotos, etc.) do modo como esto estruturadas as inter relaes que compem cada sistema social, nomeadamente nas suas bases e escalas de valores, matria que ir emergir atravs da Antropologia Visual, como suporte aos objectos da cultura material que compem os contedos museolgicos. O que, em ltima anlise, resulta num acrscimo de conhecimento sobre o ser humano, aparece nos documentrios produzidos sob a gide da Antropologia Visual numa mais valia que, subitamente, se v atirada para primeiro plano. O confronto com a variedade de modos de pensar, de comportamentos e de sistemas sociais, submetidos apreciao pblica, alerta para os princpios que gerem o multiculturalismo e a diversidade cultural, podendo dizer-se deste modo que, mesmo documentando situaes de ordem prtica, a utilizao da Antropologia Visual conduz sempre ao conhecimento do homem (natureza humana) atravs da Cultura (material e imaterial) e das suas formas de comunicao.

iM intermuseus
Comunicar

Dezembro 2006 n 7

Divulgao

O Culto dos Mortos, base das religies Indo-Europeias


Antonieta Costa

Muito anteriormente era Crist (ou mesmo Hebraica), o culto dos antepassados ter sido a forma religiosa utilizada pelo homem no seu contacto com o sobrenatural. Monumentos megalticos, como Menires, Dlmenes, Cromelechs, etc. tornaram-se recintos privilegiados, onde os mortos (muitas vezes a sepultados) eram invocados, para proteco dos vivos. Embora caractersticas de um passado muito distante, as marcas dessa cultura megaltica (como ficou conhecida), esto ainda presentes entre os habitantes actuais. Nomeadamente nos Aores, cujas populaes nunca vivenciaram tais situaes, comum o confronto com os seus vestgios, expressos em formas de pensar e em comportamentos, seus indicadores. Est neste caso o cerimonial do Po-porDeus, um peditrio ritual (dos vrios distribudos pelo ano agrrio), executado por crianas, no dia 1 de Novembro (incio da poca dedicada ao Culto dos Mortos). Aparentemente uma simples brincadeira, sem outras implicaes, na realidade assenta no pressuposto de que as ddivas (doces, rebuados, caspiadas, castanhas, laranjas, etc.), seriam apreciados pelos mortos (em nome de quem so oferecidos) ao serem saboreados pelas crianas. As caspiadas1 tm ainda a nfase colocada na configurao (que deveria lembrar o topo de um caveira), sendo claramente um manjar ritual. A sua forma invertida simboliza a calote tntrica, taa indispensvel aos rituais dos mortos Tibetanos. No Mxico (talvez resduos de algum hbito Espanhol

Peditrio Ritual executado

Saquetas para o peditrio

para l levado) esses bolinhos dos Mortos, tm mesmo a forma de pequenas caveiras, sendo comercializados apenas nesse dia (1. de Novembro, dia dos Mortos), com grande procura. Uma outra ddiva ritual deste dia a de pequenas moedas, de cntimos, que vo sendo guardadas com essa finalidade. Embora parea estranha a oferta de dinheiro a crianas, o seu significado porm justifica-o: simbolizava o dinheiro necessrio ao pagamento do barqueiro na travessia do rio da morte (o Styx Grego). Caso no fosse cumprida esta ddiva, dizia-se que o morto ficaria impossibilitado de passar o rio, permanecendo assim no mundo dos vivos, incomodando-os e inquietando-os. Era ento hbito meter moedas nos bolsos dos mortos antes do seu enterro. Por essa razo muito comum encontrar moedas nas sepulturas antigas. O peditrio ganhou colorido local com o uso de pequenas saquetas de retalhos (patchwork), com as quais so criadas verdadeiras mostras de artesanato. Por outro lado, um hbito mais usual em Portugal continental2, embora se manifeste tambm em algumas Ilhas, o de caspor crianas no dia 1 de Novembro

tigar quem se recusa s ddivas, com cantigas ofensivas. Em alguns locais (i.e. Biscoitos, Terceira), as cantigas servem as duas situaes: para agradecer e para penalizar.

1 Receita Caspiadas (ou Escaldadas) 8Kg. de farinha de milho amarela (a amarela mais macia e mais doce do que a branca), coada, ou passada em peneira fina. 2kg. de farinha de trigo 2 dzias de ovos 2 kg. de acar 2 litros de leite 500grs. de manteiga Canela em casca Erva doce Folhas de laranjeira azeda Erva de Nossa Senhora Fervem-se os ingredientes no leite e escalda-se a mistura das duas farinhas, noite, ficando de um dia para o outro em repouso. Na manh seguinte amassa-se a mistura com os ovos, acar e manteiga. Deixa-se levedar. Fazem-se bolinhos do tamanho de uma mo fechada, que vo ao forno de lenha. So mais apreciados os que ficam com a superfcie rugosa, arreganhada. Na Blgica diz-se que assim deixam ver as costuras dos ossos da caveira 2 Oliveira, Ernesto Veiga de, Festividades Cclicas em Portugal, D. Quixote, Lisboa, 1984

Caspiadas (ou Escaldadas)

Direco Regional da Cultura

iM intermuseus
Comunicar

Dezembro 2006 n 7

Web Links

Espao Museu Espao Museu Espao Museu Espao Museu

Museu da Horta Exposies temporrias

Comentrio: Fundado em 1870, a coleco do Metropolitan Museum of Art, localizado em New York, possui hoje mais de 2 milhes de obras de arte de todas as partes do mundo, desde a pr-histria at actualidade. Recomendamos uma visita ao site deste museu no s pelo interesse da informao que disponibiliza on-line como tambm por ser um bom exemplo de construo de um stio de Internet de um museu.

http://www .museumwnf .org http://www.museumwnf .museumwnf.org

Comentrio Comentrio: Museu sem Fronteiras a entidade responsvel pela criao e implementao de um museu virtual. Ainda em construo j se encontra disponvel o site dedicado Arte Islmica: http://www.discoverislamicart.org Em preparao encontra-se o site dedicado Arte Barroca Museu Virtual Descoberta da Arte Barroca. Este museu tem como objectivo, atravs de prestigiadas coleces existentes em museus europeus, funcionar como porta de entrada de um verdadeiro museu sem fronteiras. Portugal um dos pases envolvidos neste projecto.

Pode ser vista no Museu da Horta, at 10 de Dezembro, uma exposio temporria de pintura e escultura contempornea, do acervo guarda do Museu da Horta, em que constam os seguintes autores: Dimas Simas Lopes, Eduardo Carqueijeiro, Jos Frana Machado, Lus Frana Machado, Jos Nuno da Cmara Pereira e Toms Vieira. Entre 12 de Dezembro de 2006 e 31 de Janeiro de 2007, ser instalada uma nova exposio sob o ttulo, Joo Jos da Graa o introdutor da imprensa escrita no Faial O aparecimento da imprensa na Horta coincide com o aparecimento do primeiro

Sendo um dos problemas estruturais do Museu da Horta, com maior urgncia de resoluo, a infiltrao de gua das chuvas, procede-se neste momento reparao de toda a cobertura, com uma rea de 1 180.00

Comentrio: Este site d acesso a 5 dos mais famosos museus de Arte Moderna e Contempornea, localizados nos Estados Unidos da Amrica (New York e Las Vegas); em Espanha (Bilbao), na Alemanha (Berlin) e em Itlia (Venezia).

http://www .metmuseum.org http://www.metmuseum.org

http://www .guggenheim.org http://www.guggenheim.org

Exposio temporria Expresses contemporneas

jornal entre os faialenses, dado estampa com o nome de O Incentivo, a 10 de Janeiro de 1857. O seu introdutor, Joo Jos da Graa, nasceu na cidade da Horta a 15 de Abril de 1836, e era professor do Liceu Nacional da Horta, leccionando as disciplinas de Ingls e Francs. A introduo de um peridico noticioso e literrio na Horta, foi a seu tempo um acto ousado a que os influentes locais no deixaram de hostilizar, habituados frmula manuscrita e, inexistncia de opinio pblica crtica.

Espao Museu Espao Museu Espao Museu Espao Museu

Museu da Horta Notcia


m2, cujo valor de adjudicao da empreitada foi de 107.580,32 euros (cento e sete mil quinhentos e oito euros e trinta e dois cntimos), com prazo de execuo de trs meses.

Vous aimerez peut-être aussi