Vous êtes sur la page 1sur 18

Instalao e Manuteno de Computadores

Sandra Silva

2010 Unicenter. Todos os direitos reservados

Hardware vs software

Hardware

a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsveis pelo processamento das informaes.

Ex: teclado, impressora, rato, placa grfica, etc.

Software

So programas (conjunto de instrues) necessrios para que o computador possa realizar tarefas, auxiliando e tornando gil o trabalho do utilizador.

Ex: Windows, Word, Excel, Power Point, Corel Draw, etc.

Computador

O computador uma mquina que processa informaes electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.

As fases do processamento so:

Entrada de Dados (Informaes iniciais) Processamento (Instrues) Sada de Dados (Resultados)

Vamos supor que se solicita ao computador somar 2 + 2. Os dados entram no computador atravs do Teclado, a Unidade Central processaos e envia o resultado para o Monitor.

Representao da Informao

Os computadores trabalham com as informaes em forma de cdigos, os quais so constitudos por apenas dois elementos identificados CDIGOS BINRIOS ( 0 e 1 );

8 bits > 1 byte 1 KiloByte (KB) > 1024 Bytes 1 MegaByte (MB) > 1024 KB 1 GigaByte (GB) > 1024 MB 1 TeraByte (TB) > 1024 GB 1 PetaByte (PB) > 1024 TB 1 ExaByte (EX) 1 ZettaByte (ZB)

Unidade Central de Processamento

O microprocessador, ou CPU (Central Processing Unit) como mais conhecido, o crebro do computador e ele que executa todos os clculos e processamentos necessrios.

Em alguns casos especiais de clculo matemtico intensivo, so executados com o apoio de um circuito especial, o coprocessador matemtico.

CPU

Porque se chama Unidade Central de Processamento?


um processador, porque processa (move e calcula) dados; central, porque o centro de processamento de um computador; uma unidade, porque um s circuito integrado.

Os microprocessadores so componentes essenciais para muitos produtos presentes no nosso dia-a-dia, sejam eles electrodomsticos, televisores, rdios, mquinas industriais, automveis, etc.

Esquema do processador

A estrutura de um processador algo bastante complexo e varivel consoante a marca ou verso; no entanto podem destacar-se as seguintes seces e componentes fundamentais:
7

Esquema do processador

Seco de Aquisio e Descodificao de Instrues:

Unidade Lgico-Aritmtica ULA

Seco do processador que efectua as operaes aritmticas e comparaes matemticas.

Esquema do processador

Seco de Aquisio e Descodificao de Instrues:

Unidade de Controlo UC

Responsvel por ler e interpretar as instrues lidas da memria de instrues, dar ordens Unidade de Dados para executar operaes, coordenar as leituras e escritas na memria de dados, coordenar a comunicao com o mundo exterior atravs dos perifricos, etc.

Esquema do processador

Seco de Aquisio e Descodificao de Instrues:

Registos ou Registers

So componentes capazes de armazenar temporariamente dados intermdios com que a ULA vai efectuar as operaes que lhe so indicadas.

10

Processador
A vida de um processador resume-se a isto: l instruo, l dados, executa instrues, armazena dados e volta ao mesmo na instruo seguinte. E consegue fazer este ciclo vrios milhares de milhes de vezes por segundo!!!

11

Chipset

O chipset um dos principais componentes lgicos de uma motherboard, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA.

12

BIOS

BIOS (Basic Input Output System)

. Sua funo primria O BIOS o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado preparar a mquina para que o sistema operativo, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos (discos rgidos, CDs, etc) possa ser executado. O BIOS armazenado num chip ROM (Read-Only Memory, Memria de Somente Leitura) localizado na placa-me. Contm informaes que foram gravadas pelo fabricante do micro, esto permanentemente gravadas e no podem ser alteradas.

13

BIOS

A BIOS armazenada numa ROM (Read Only Memory); Na memria ROM existem mais dois programas:

Setup - usado para configurar alguns parmetros da BIOS; POST (Power On Self Test) uma sequncia de testes ao hardware do computador para verificar se o sistema se encontra em estado operacional.

14

CMOS

CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor)

Trata-se de uma pequena memria RAM que mantm informao sobre a configurao do computador, alm da data e hora do sistema. Embora seja uma memria do tipo RAM, o seu contedo mantm-se, mesmo quando se desliga o computador porque permanentemente alimentado por uma bateria includa na motherboard.

15

Perifricos

So dispositivos ou placas que enviam ou recebem informaes do computador. Na informtica, o termo "perifrico" aplica-se a qualquer equipamento que seja ligado ao computador.

Tipos de perifricos:

De Entrada (teclado, rato, joystick, digitalizador, etc.); De Sada (monitor, impressora, colunas, etc.); De Entrada/Sada (monitor touchscreen, modem, leitor de CD,); De armazenamento (pen drive, disco rgido, carto de memria,); Externos (Disco Externos, etc.).

16

Software de base e Software aplicacional

Software de Base: Conjunto de programas


fundamentais para o funcionamento do computador Sistema Operativo MS-DOS, Windows, Linux, MAC OS X, etc.;

Software Aplicacional: Programas de mbito especifico usados pelos utilizadores para a realizao de algumas tarefas. Processadores de texto, editores, jogos, etc.

17

Os Packages

Um pacote de software o software empacotado num formato de arquivo para ser instalado por um sistema gestor de pacotes ou por um instalador autnomo.

18

Vous aimerez peut-être aussi