Vous êtes sur la page 1sur 20

EDITORIAL

Mais uma edio da revista Aurora Obreira se disponibiliza. Avancemos em nossa organizao buscando a emancipao de todxs. Sejamos rebeldes e canalizemos nossas energias para a construo de uma nova sociedade das ruinas dessa que est moribunda. Lembremos que qualquer um(x) pode enviar suas contribuies, as quais aguardamos visando ampliar e aprofundar nossos conhecimentos em prol da emancipao de nossa gente! Sejamos unidxs e lutemos sempre pelo fim das desigualdades sociais.

2 Aurora Obreira Fevereiro 2014

Aurora Obreira Fevereiro 2014 3

A Relevncia do anarco-sindicalismo
Noam Chomsky, entrevistado por Peter Jay A entrevista de Jay, 25 de julho de 1976 (Continuao)
PERGUNTA: claro que a ideia fundamental do anarquismo est centrada no indivduo no necessariamente de forma isolada, mas com outros indivduos e a realizao de sua liberdade. Isso de certa forma se parece muito com as ideia de fundao dos Estados Unidos da Amrica. Em que a experincia estadunidense traz liberdade como utilizado e em que essa tradio se torna suspeita ao pensamento libertrio?

CHOMSKY: Deixe-me apenas dizer que eu realmente no me considero um pensador anarquista. Eu sou um viajante com o interesse nesse ponto [do anarquismo], digamos. Os pensadores anarquistas referem-se constantemente a experincia americana e com o ideal de democracia jeffersoniano muito favoravelmente. Voc sabe, o conceito de Jefferson de que o melhor governo o governo que menos governa, ou adio de Thoreau para isso, que o melhor governo aquele que no governa em tudo, muitas vezes repetida pelos pensadores anarquistas at os tempos modernos. No entanto, o ideal da democracia jeffersoniana - pondo de lado o fato de que era uma sociedade escravocrata - desenvolvido em um sistema essencialmente pr-capitalista, ou seja, em uma sociedade na qual no houve controle monopolista, no houve significativos centros de poder privado. De fato, impressionante a voltar a ler hoje, alguns dos textos clssicos libertrios. Se algum l, por exemplo, a crtica de Wilhelm von Humboldt do Estado de 1792 [verso em Ingls: Os Limites da Ao do Estado (Cambridge University Press, 1969)], um texto clssico significativa libertrio que certamente inspirou John Stuart Mill, verifica-se que ele no fala a todos da necessidade de resistir concentrao do poder privado, ao contrrio, ele fala da necessidade de resistir invaso do poder coercitivo do Estado. E isso que se encontra tambm no
4 Aurora Obreira Fevereiro 2014

incio da tradio americana. Mas o motivo que esse foi o nico tipo de poder que havia. Quero dizer, Humboldt parte do princpio de que os indivduos so aproximadamente equivalentes em seu poder privado, e que o nico desequilbrio de poder real reside no Estado centralizado, autoritrio, e a liberdade individual tem que ser defendida contra essa intruso - o Estado ou a Igreja. Isso o que ele sente que preciso resistir. Agora, quando ele fala, por exemplo, da necessidade de controle de sua vida criativa, quando ele denuncia a alienao do trabalho que produz a coero ou a instruo ou a orientao em seu trabalho, ele est dando uma ideologia anti-estatista e antiteocrtico. Mas os mesmos princpios se aplicam muito bem sociedade industrial capitalista que emergiu mais tarde. E neste contexto que Humboldt, sendo coerente, acabou sendo um socialista libertrio, em meu entendimento.
PERGUNTA: Em face desses precedentes no levariam sugerir que h algo inerentemente pr-industrial sobre a aplicabilidade das idias libertrias - que pressupe necessariamente uma sociedade bastante rural em que a tecnologia e a produo sejam bastante simples, e em que a organizao econmica tende a ser de pequena escala e localizada?

Chomsky: Bem, deixe-me separar isso em duas questes: uma, como os anarquistas se sentem sobre isso? e dois , o que eu penso sobre isso? Existem dentro do movimento anarquista duas formas distintas de ver isso. H uma tradio anarquista - e pode-se pensar, por exemplo, de Kropotkin como representante - que teve muito da carateristica que voc descreve. Por outro lado, h uma outra tradio anarquista que se desenvolve no anarco-sindicalismo, que considerada simplesmente que as idias anarquistas como um modo adequado de organizao para uma sociedade industrial avanada altamente complexa. E essa tendncia do anarquismo se aproxima, ou ao menos, se interrelaciona muito de perto com uma variante do marxismo de esquerda, do tipo que se encontra em,

Aurora Obreira Fevereiro 2014 5

digamos, nos Conselhos Comunistas que cresceram na tradio luxemburguesa e que mais tarde desenvolvidos por marxistas tericos como Anton Pannekoek, que desenvolveu toda uma teoria de conselhos de trabalhadores na indstria e que ele prprio um cientista e astrnomo, uma parte muito significativa no mundo industrial. Ento, qual dessas duas vises est correta? Quero dizer, necessrio que os conceitos anarquistas pertencentes fase pr- industrial da sociedade humana ou o anarquismo o modo racional de organizao para uma sociedade industrial altamente avanada? Bem, eu mesmo entendo que o ltimo, ou seja, a minha compreenso que a industrializao e o avano da tecnologia levantam as possibilidades de autogesto em larga escala que simplesmente no existiam em um perodo anterior. E isso, de fato, precisamente o modo racional para uma sociedade industrial avanada e complexa, em que xs trabalhadorxs podem muito bem se tornar donxs de seus prprios negcios imediatos e diretos, isto , na direo e controle da firma, mas tambm pode estar em um posio para fazer as grandes decises importantes, sobre a estrutura economica, relativas s instituies sociais, relativas ao planejamento, e muita coisa alm. No momento, as instituies no permitem que eles tenham controle sobre as informaes necessrias, bem como a formao relevante para entender essas questes. Um bom negcio pode ser automatizado. Grande parte do trabalho necessrio para manter um nvel decente de vida social foi expedido para mquinas e continua acontecendo -pelo menos em princpio- o que significa que os seres humanos estariam livres para empreender o tipo de trabalho criativo que no foi possvel, objetivamente, nos estgios iniciais da revoluo industrial.
PERGUNTA: Eu gostaria de prosseguir por um momento na questo da economia de uma sociedade anarquista, mas voc poderia esboar um pouco mais detalhadamente a constituio poltica de uma sociedade anarquista, como seria v-la em condies modernas? Haveria partidos polticos, por exemplo? Quais as formas residuais de
6 Aurora Obreira Fevereiro 2014

governo de fato permaneceriam?

CHOMSKY : Deixe-me esboar o que eu entendo como seria um consenso aspero, e um que eu compreendo que seja essencialmente correto. Comeando com os dois modos de organizao e controle , ou seja, organizao e controle no trabalho e na comunidade , podese imaginar uma rede de conselhos de trabalhadores, e em um nvel superior, a representao atravs das fbricas, ou em ramos da indstria, ou atravs de ofcios, e para as assemblias gerais de conselhos de trabalhadores que podem ser regional, nacional e internacional, em geral. E a partir de outro ponto de vista , pode-se projetar um sistema de governo que envolve assemblias locais -mais uma vez, federados regionalmente, lidando com questes regionais, cruzando artesanato, indstria, comrcio, e assim por diante, e, novamente, no nvel de uma nao ou alm. Agora, exatamente o modo como eles se desenvolvem e como eles se interrelacionam e se voc precisa de ambos ou apenas um, bem, essas so questes sobre as quais os tericos anarquistas tm debatido e existem muitas propostas, e eu no me sinto confiante para aceitar um padro. Estas so questes que tero de ser trabalhadas.
PERGUNTA : Mas, no haveria , por exemplo, as eleies nacionais diretas e partidos polticos organizados de costa a costa, como existe? Por que, se houvesse que, presumivelmente, criar uma espcie de autoridade central que seria hostil idia de anarquismo?

Chomsky: No, a idia de anarquismo que a delegao de autoridade bastante mnima e que os seus participantes, em qualquer um desses nveis de governo devem estar diretamente sensvel comunidade orgnica em que vivem. Na verdade, a situao ideal seria a de que a participao em um desses nveis de governo deve ser temporria, e mesmo durante o perodo em que ela est ocorrendo deve ser apenas curto, ou seja, os membros de um conselho de trabalhadores que esto possuem algum tempo para

Aurora Obreira Fevereiro 2014 7

tomar decises que outras pessoas no o tenham, e tambm que devam continuar em parte, de fazer o seu trabalho no local de trabalho ou comunidade do bairro em que pertenam. Quanto aos partidos polticos, a minha sensao de que uma sociedade anarquista no teria que foradamente impedir os partidos polticos existam. Na verdade, o anarquismo sempre foi baseada na idia como no tipo de leito de Procusto, qualquer sistema de normas que se impe sobre a vida social vai restringir e muito subestimar a sua energia e vitalidade e que todos os tipos de novas possibilidades de organizao voluntria pode desenvolver em que o nvel mais elevado de cultura material e intelectual. Mas eu acho que justo dizer que na medida em que os partidos polticos sejam considerados necessrios, a organizao anarquista da sociedade ter falhado. Eu penso, que onde h participao direta em autogesto, nos assuntos econmicos e sociais, onde ocorra conflitos, faces e diferenas de interesse, de idias e opinies, seja necessrio cultivar a comunicao e respeito em todos os niveis. Mas diante disso, eles devam cair em dois, trs ou n partidos polticos, eu no vejo assim. Eu acredito que a complexidade do interesse humano e da vida no levariam a essa moda. Partidos representam basicamente interesses de classe, e as classes teriam sido eliminadas ou superadas em uma sociedade anarquista.
PERGUNTA: Uma ltima pergunta sobre a organizao poltica. No perigoso neste tipo de montagem estrutural e quase-governamental hierarquizada, sem eleies diretas, que o corpo central, ou do corpo que est, em certo sentido, na parte superior da pirmide, ficar muito distante do povo em sua base? E uma vez que possvel ter alguns poderes, em caso de lidar com assuntos internacionais, por exemplo, e poderia at ter o controle sobre as foras armadas ou algo equivalente, no seria menos democraticamente gil do que o regime existente?

Chomsky: uma possibilidade que qualquer sociedade libertria corre em seu desenvolvimento, de tender como descreveu, a qual as instituies devam ser projetadas para evitar. E eu acho
8 Aurora Obreira Fevereiro 2014

que isso perfeitamente possvel. Eu mesmo sou totalmente persuadidos de que a participao na governana um trabalho em tempo integral, como por exemplo, em uma sociedade irracional, onde surgem todos os tipos de problemas por causa da natureza irracional das instituies. Mas em uma sociedade industrial avanada funcionando adequadamente e organizada ao longo de linhas libertrias, eu acho que a execuo de decises tomadas pelos rgos de representao um trabalho em tempo parcial, tendo um rodzio dentro da comunidade e, alm disso, deve ser realizada por pessoas que permaneam trabalhando. Pensemos na administrao como, digamos, uma produo de ao. Se isso pode ser verdade - e eu acho que uma questo de fato emprico que tem que ser determinada, no pode ser projetada apenas mentalmente - mas se vier a sair para ser verdade, ento parece-me que a sugesto natural seria que a administrao deva ser organizada industrialmente, como simplesmente um dos ramos da indstria, com os conselhos de seus prprios trabalhadores e sua prprio autogoverno e sua prpria participao em assemblias mais amplas. Eu poderia dizer que em conselhos de trabalhadores que espontaneamente desenvolvidos aqui e ali - por exemplo, na revoluo hngara de 1956 isso foi o que aconteceu e foi muito bonito. Havia, pelo que me lembro, conselho de funcionrios pblicos que foram simplesmente organizados ao longo das linhas industriais como ramo da indstria dos trabalhadores. Isso perfeitamente possvel, e que deveria ser ou poderia ser uma barreira contra a criao do tipo de burocracia coercitiva remota que os anarquistas tm medo.

Aurora Obreira Fevereiro 2014 9

A filosofia poltica do anarquismo espanhol


Jos lvarez Junco Universidade Complutense de Madrid

Uma das perguntas com as quais se poderia iniciar uma reflexo sobre o anarquismo como filosofia poltica consistiria em questionar se ela se inscreve logicamente, como se deu, por suposto, tantas vezes no caso espanhol, dentro do movimento obreiro ou se no , melhor, uma tomada de posio independente do obreirismo. certo que, de maneira formal, surgiu na vida pblica em 1872, como ciso da Associao Internacional dos Trabalhadores, no qual enfrentou o setor marxista, dominante na organizao desde sua fundao, oito anos antes. Chamou-se, ento, ramo antipoltico ou anti-autoritrio, estava encabeada por Bakunin e James Guilhaume, e se nutria, sobretudo, dos chamados proudhonianos. Pierre Joseph Proudhon, o pai remoto daquelas ideias, ,viveu entre 1809 e 1865, e poderia definir-se como trabalhador toneleiro e terico do socialismo utpico, mas em ambos os aspectos foi muito peculiar: como socialista, porque no era partidrio de coletivizar a propriedade, seno que legitima-la, fundando-a no trabalho; como trabalhador, porque abandonou desde jovem o ofcio artesanal familiar e viveu durante o resto da vida como periodista e autor de livros e folhetos polticos. Ainda que, sem dvida, se considerava um filsofo poltico, destacou-se sobretudo por sua capacidade, como publicista, de provocar, de criar escndalo:
10 Aurora Obreira Fevereiro 2014

declarou-se anarquista, disse que a propriedade era um roubo e denunciou a burguesia como opressora do povo; mas, no momento de descrever seu ideal de sociedade igualitria e livre, a assentou sobre um princpio etreo como a justia (definida como a retribuio a partir da frmula, quase tomista, a cada qual segundo seu trabalho); essa sociedade deveria, alm disso, reger-se pela atuao espontnea das foras sociais, sem governo nem coao de nenhum tipo. Entre os muitos seguidores que Proudhon teve na Frana estavam os trabalhadores e artesos que se integraram na Internacional. Mas seu ideal no consistia em superar o capitalismo a partir do rgido princpio marxista da coletivizao ou estatizao dos meios de produo, seno que em frmulas prximas ao cooperativismo autogestionrio. E poderia assegurar-se que tampouco era isto o que atraa queles que se declaravam discpulos de Proudhon, seno que sua idealizao das virtudes morais do povo frente s depravadas classes dirigentes, ou sua f na capacidade liberadora do avano cientfico. Somente estas premissas tornavam possvel a proposta de uma sociedade sem nenhum tipo de explorao nem de coao. A introduo das doutrinas proudhonianas na Espanha foi obra, em boa medida, de Fernando Garrido y Francesc Pi i Margall, dois escritores democratas republicanos que, de nenhum modo, poderiam qualificar-se de dirigentes obreiros. Na verdade, a meados do sculo XIX o movimento obreiro espanhol era muito dbil, se se compara com o que recebia este mesmo nome nos pases mais avanados da Europa. Basta pensar na quantidade de assinaturas que foram enviadas ao general ODonnel nos anos de 1850, reclamando a legalizao do direito de associao, avalizados por 30.000 nomes. Pouco antes, os cartistas ingleses haviam sido capazes de enviar ao parlamento, em favor deste mesmo direito, trs milhes de assinaturas quer dizer, cem vezes mais. Ainda em termos de comparao, recordem-se tambm dos 5.000 votos que alcanaria o PSOE quando se apresentou s eleies gerais sob sufrgio universal masculino, na ltima dcada do sculo, frente ao milho e meio que conseguiu o PSD alemo naqueles mesmos anos; neste caso, a comparao ainda mais ampla, no 1/100 como o

Aurora Obreira Fevereiro 2014 11

exemplo anterior, seno 1/300. Poderia-se explicar estes dados fazendo referncia menor populao espanhola, ou mais dbil e tardia industrializao do pas. Mas no seria suficiente. Alm do menor desenvolvimento econmico, havia que mencionar o contexto poltico e cultural no qual se produziam estas reivindicaes trabalhistas. Sobre isso voltaremos mais tarde. Pese as diferenas com os pases do entorno, os movimentos obreiros espanhis, como os polticos de signo radical, viram-se muito dependentes de modelos e acontecimentos europeus, e especialmente franceses. Novamente, uma anedota pode ser reveladora: Pablo Iglesias no se limitou a tomar emprestado o ttulo de Le socialiste para o rgo de seu partido, seno que esperou vrios meses para iniciar a publicao de seu peridico porque no lhe chegavam uns tipos de letra exatamente iguais aos do peridico francs. Este fenmeno afetou tambm as publicaes libertrias (La Revista Blanca/La Revue Blanche, El Rebelde/ Le Revolt...). Mas no somente tipos de letra nem ttulos das publicaes. O terrorismo tambm comeou na Espanha alguns meses, ou um par de anos, depois de que se produzira na Frana e na Itlia, que o haviam importado, por sua vez, da Rssia. O sindicalismo revolucionrio inspirou-se nas tticas, consignas e modelos da CGT francesa. Pode-se perguntar, tendo em vista estes fatos, se a interpretao baseada em dados sociais prprios do pas no limitada; quer dizer, se a necessidade da revoluo e a emergncia de dirigentes e idelogos que interpretaram a luta em termos de burguesia-proletariado no foi gerada mais pela imitao, consciente ou inconscientemente, dos acontecimentos europeus que pela dinmica autnoma da sociedade espanhola. Que o obreirismo militante fora tardio e minoritrio na Espanha, no quer dizer que no fora muito radical. O triunfo das posies proudhoniano-bakuninistas na ciso de 1872, assim como a persistncia do anarquismo ao longo dos dois teros de sculo seguintes em certas zonas, como Catalunha e Andaluzia, assim o indicam. Mas tambm neste aspecto convm retificar alguns tpicos herdados. O anarquismo espanhol no foi, em primeiro lugar, to constante, to poderoso nem to excepcional como se tende a crer. A Primeira Internacional entrou na Espanha em 1868, mais tarde que
12 Aurora Obreira Fevereiro 2014

na maioria dos pases europeus e aproveitando o ciclo de revolucionrio iniciado aquele ano. A tomada de posio massiva dos espanhis em favor de Bakunin frente a Marx em 1870-1872 no teve nada de extraordinrio no contexto cultural e poltico em que se desenvolviam os acontecimentos, pois o mesmo que na Espanha aconteceu em toda a rea latina, ampliada a seus vizinhos belgas e suos. Aquela Internacional desapareceu depois da ciso de fins de 1872, e o mesmo ocorreu na Espanha, ainda que um ano mais tarde, devido a que a dinmica do movimento revolucionrio iniciado em 1868 no se extinguiu at comeos de 1874. Mais estranha foi a reapario da Federao de Trabalhadores em 1881, realmente espetacular nos dois anos seguintes, at sua no menos espetacular decadncia ao terminar este perodo. No o tema deste artigo tratar com detalhe estas etapas, que sero objeto de outras pginas deste livro. Mas sigamos com a comparao com o resto do mundo ocidental. O terrorismo anarquista dos noventa foi completamente normal, em relao com esse contexto. No existem argumentos comparativos nem qualitativos que avaliem a ideia de que este fenmeno adquiriu maior virulncia na Espanha que em outros pases. Poderia, inclusive, dizer-se que ocorreu o contrrio: nenhum chefe de Estado espanhol perdeu sua vida em consequncia de um atentado anarquista, e tal coisa ocorreu em meia dezena de pases europeus e nos Estados Unidos. Em redor de 18956, Rssia, Frana ou Itlia, e no Espanha, eram os paradigmas mundiais do terrorismo anarquista. As fichas da polcia francesa sobre anarquistas estrangeiros esto cheias de nomes italianos, salpicados de espanhis. Comeando j o sculo XX, o anarquismo se reorientou para o sindicalismo revolucionrio, e j observamos que tanto suas datas como suas inspiraes doutrinrias so similares s francesas. Somente em 1910, com a converso de Solidariedad Obrera em CNT, pode comear a falar-se de excepcionalismo espanhol. Para estes tempos, no resto do mundo, salvo Argentina, o sindicalismo antirreformista e antipoltico pertencia ao passado. Na Espanha, pelo contrrio, ainda todavia estava por chegar seus melhores dias. Mas inclusive nestes trinta anos escassos de vida que tinha o anarquismo espanhol, sua histria consistiu em rpidos estalidos ou

Aurora Obreira Fevereiro 2014 13

chamuscadas, sem continuidade cronolgica nem geogrfica, e sem afiliao estvel. Entre 1910, ano de sua fundao, e 1916, a CNT, pode dizer-se, apenas existiu. Nos quatro anos seguintes, pelo contrrio, e ainda que limitada rea industrial de Barcelona, viveu um momento dourado, sob a influncia de Salvador Segu. Tornou a declinar, a partir de fins de 1920, depois do novo perodo de pistoleirismo, e foi apagada da vida legal pelo golpe de Primo de Rivera, o que torna impossvel afirmar que persistira nas mesmas zonas e com os mesmos nveis de apoio popular ao largo do resto dos anos vinte. Reapareceu em 1930-1931, com enorme impulso, e comeou ento outro sexnio de excepcionalismo, no qual se consagrou a imagem do anarquismo como trao inapagvel da cultura poltica espanhola. Mas, precisamente neste momento, em que se estendeu pelo resto da Pennsula, sofreu um retrocesso na Catalunha, seu baluarte tradicional. Por outra parte, este perodo foi breve. A partir de 1937, suas cifras caram e nos meses finais da Repblica, o ativismo anarquista no passava de residual. Quando, quarenta anos depois, terminou a ditadura de Franco e se levantaram certas expectativas sobre a possvel reapario do movimento libertrio como grande fora poltica no pas, tal reapario no se produziu. No fcil, resumidamente, defender a tese de que uma poderosa presena anarquista foi um trao estvel nem muito menos permanente na vida poltica da Espanha contempornea, diferentemente de outros pases do entorno.
Traduzido por A.M. (Paran) Vero 2014

14 Aurora Obreira Fevereiro 2014

Aurora Obreira Fevereiro 2014 15

Anarquismo Bsico

(2 Parte, fragmento traduzido por Danas das Idias)

Diversidade de Opes Econmicas Libertrias


Dentro do anarquismo existem diferentes correntes que defendem formas distintas de organizar a produo: mutualismo, coletivismo, comunismo, cooperativismo, individualismo..., e falaremos de todas. Mas essa diversidade no um problema quando todas as decises so tomadas em assembleia e h liberdade. Ocorre o contrrio: quanto mais opes melhor para que todos possam escolher, por meio da experimentao, podemos ver qual o mais eficaz e satisfatrio para o nosso prprio ponto de vista, pois ningum mais decide por ns. Seguindo essas ideias os anarquista reunidos em seu congresso de Carrara em 30 de Agosto a 8 de Setembro de 1968, lucidamente em sua mono sobre A organizao da economia em uma sociedade anarquista, ou durante a etapa de transio revolucionria at a anarquia: Pelas mesmas razes nossa concepo de socialismo integral, do socialismo acrata ampla e no exaustiva, nem unilateral nem uniforme em suas possibilidades e modalidades de aplicao prtica. E se nossas preferncias so pelo comunismo libertrio, como regime econmico aberto e perfectvel no rechaamos sistematicamente, menos as burguesas e autoritrias, outras modalidades de organizao social, j sejam de tipo mutualista, coletivista, cooperativista, etc, sempre que delas caiam excluda toda raiz de explorao do homem pelo homem. A liberdade de experimentao de modalidade econmicas justas e adequadas para dar satisfao as necessidades humanas e assegurar ao homem o mximo de liberdade e o maior bem-estar, devero ter a via aberta na sociedade anarquista, tratando, naturalmente , de que marchem de comum acordo com a convivncia do conjunto e do sistema geral cimentado na associao
16 Aurora Obreira Fevereiro 2014

federativa dos produtores livres e de consumidores solidrios. A experimentao e coexistncia de modalidades de tipo socializador, mutualistas, coletivistas, comunistas libertrias, cooperativistas (no comerciais), etc, em escala local, municipal, regional ou nacional, pode ser possvel, dentro do sistema libertrio, salvaguardado o princpios anrquico essencialmente antiautoritrio, fundamentalmente autonomo e federalista. E o mximo se entende, como lgico libertariamente, que a evoluo humana e a das formas sociais no se estanca e que nenhuma estrutura econmica poderia considerar-se definitiva e imutvel. Criar sempre mais liberdade, mais bem-estar, mais abundncia de tudo, maior perfeio, e as melhores condies para o pleno desenvolvimento do indivduo, do grupo social, do conjunto humano, tal deve ser a orientao e o fim da sociedade anarquista, da organizao social e econmica libertria.
Economia da ddiva

Podes pensar que isto um conto de fadas, podes perguntar-se se para no haver um clculo entre o que d e o que se recebe, no haver abusos ou desequilbrios e explodir a escassez. E desde j digo que no. Pensa que boa parte da economia mundial (e de tua prpria vida) descansa no princpio de dar sem esperar imediatamente nada em troca, ou sem garantias de cobrar algo pelo o entregue, por exemplo nas relaes que se do entre pais e filhos, os presentes, favores a amigos, o amor entre pessoas... Pensa nas doaes de sangue e de rgos, na hospitalidade com desconhecidos, na ajuda voluntria a famlias menos favorecidas, nos trabalhos comunitrios no remunerados, nas tarefas domsticas das mulheres que se fazem sem cobrar um salrio... Muitas manifestaes da economia no monetria na atualidade esto recesso devido a forte influncia do capitalismo. Mas eliminado este e o incentivo do lucro e a ganncia, a confiana e a ajuda mutua se convertem na norma geral. Os antroplogos descrevem este circuito econmico em termos de Economia da Ddiva: dar, receber e devolver. Isso cria vnculos fortes entre indivduos e comunidades, muito mais que pela imposio de uma lei ou uma fora militar.
Possibilidade da organizao econmica autogestionria

Tens que ter em mente que o que agora se chama mercado no mais que

Aurora Obreira Fevereiro 2014 17

um sistema regulado em que entram uns estmulos (demanda de objetos, recursos, servios .) que produzem uma resposta (produo, distribuio, intercambio, consumo) e assim sucessivamente. Este fluxo de energia uma atividade real que existe em qualquer modo de produo, seja silvcola, campesino, escravista, feudal, capitalista de Estado ou de empresa privada, e seguir existindo na sociedade libertria com regras diferentes as atuais. Podes chama-lo de intercmbio libertrio, economia anarquista ou de outra forma que queira, mas se reduz em produzir coisas que a gente necessita e a distribui-las. Na atualidade desse fluxo se chama Mercado e est sob a interveno do Estado e dos diversos monoplios que o faz funcionar de uma maneira determinada. Porque h de ter em conta que dependendo das condies que imponhas a esses intercmbios, funcionaram de um modo ou de outro. Se impe valores como o lucro e o enriquecimento privado, conseguirs competitividade, luta, depredao, runa de muitos e enriquecimento de uns poucos poderosos. Se defende como objetivo a satisfao coletiva e bem-estar para todos ters cooperao, intercambio e interesses comuns. Por isso as leis econmicas no so mais do que tendncias de atuao que ocorrem em momentos concretos da histria. Se recordas, quando falamos do capitalismo e que necessitava (em resumo) de trabalhadores assalariados, os quais eram tratados como mercadorias. Necessitava de desempregados para manter os baixos salrios (tendo deste modo uma fora de trabalho inutilizada). Necessitava escassez para que os preos estivessem altos, no exitando em destruir mercadorias se for o caso. Necessitava que os trabalhadores no tivessem meios de produzir e trocar. Na atualidade, o capitalismo emprega para determinar os preos, dinheiro sem lastro material (ouro, mercadorias) que possa ser emitido pelo Estado e satisfaa a convenincia dos capitalistas. No capitalismo privado, as empresas para competir formam monoplios, carteis, trusts, holdings e multinacionais que impe a ditadura econmica sobre os trabalhadores e sobre os consumidores, o colonialismo econmico sobre os pases mais pobres. O consumidor atravs da propaganda impulsionado a trabalhar mais e mais para adquirir aqueles produtos que convm ao empresrio. O consumo se converte na dominao do homem pelo interesse do monoplio: s se produz aquilo que proporciona dinheiro aos ricos, e as vezes a mercadoria pode responder as necessidades reais dos pobres, sempre te do o mais caro do que realmente vale, pois o objetivo o lucro e tu tens que pagar para o empresrio, que sempre tem tendncia a encarecer o
18 Aurora Obreira Fevereiro 2014

preo. Em outros casos a indstria de criao de necessidades, te procura convencer para que adquiras objetos que sem a publicidade no compraria. Assim que o capitalismo te reduz a condio de consumidor, e afirma que tua atividade eletiva fundamental a compra de mercadorias... isto satisfatrio para ti? Pensa que quando uma pessoa manifesta que algum diante das demais pela possesso de um carro, um telefone caro ou de uma roupa de marca, de certo modo converte-se no carro, no telefone, na marca: foi alienado economicamente, tanto como pode ser um incauto nas mos de uma seita religiosa para qual se v obrigado trabalhar. Sendo eles despossudos, explorados, reduzidos a condio de trabalhador produtor de valor a mais (mais valia) entregue ao patro e ao Estado no capitalismo de gesto privada, ou ao burocrata no capitalismo de Estado comunista. Sempre no capitalismo uma minoritria casta de possuidores improdutivos e avarentos, se apropriam da riqueza social e a dilapidam em alguns casos, as armazena em outros, e as destroem mediante sua competncia. Isso leva o sistema ao endividamento, as crises peridicas, ao processo de inflao e deflao, e a uma corrida em prol do crescimento sem limites que mais cedo ou mais tarde levar a uma monumental e terrvel bancarrota mundial.

Aurora Obreira Fevereiro 2014 19

Vous aimerez peut-être aussi