Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO UNICAP CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CCJ CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO CIVIL IV (CDIGO JUR1843)

3) Professor: VINICIUS DE NEGREIROS CALADO

Roteiro de Aula Aula 1

Compra e Venda (Teoria Geral) Leitura obrigatria: LBO, Paulo. Direito civil: contratos. So Paulo: Saraiva, 2011. p. 212-243. Leitura complementar: TARTUCE, Flvio. Direito civil, v. 3: teoria geral dos contratos e contratos em espcie. So Paulo: Mtodo, 2013. p. 251-277. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. V.3. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 171-199.

1 Compra e venda 1.1 Introduo Neste tpico nos ocuparemos das disposies gerais do contrato de compra e venda, devendo as referncias a artigos ao longo do texto que no possuam qualquer indicao expressa de Lei ser entendidas como sendo do Cdigo Civil de 2002.

O contrato de compra e venda est disciplinado entre os artigos 481 a 532 do Cdigo Civil de 2002, sendo as disposies gerais tratadas entre os artigos 481 a 504 e as clusulas especiais nos artigos 505 a 532. Compra e venda Disposies gerais Clusulas especiais Cdigo Civil de 2002 Artigos 481 a 504 Artigos 505 a 532

O Cdigo Civil de 2002 realizou a unificao da compra e venda civil e mercantil (art. 2.045) ao revogar parcialmente o antigo Cdigo Comercial (do art. 1 ao art. 456), modificando o modelo reinante, pois a tutela legal que favorecia o vendedor transferiu-se para o comprador, coexistindo neste cenrio os contratos de compra e venda com carter empresarial e de consumo, estando a compra e venda no centro dos negcios jurdicos, assegurando a circulao de mercadorias e dos bens (LBO, 2011, p. 214-215), sendo certo que nas relaes caracterizados como de consumo1 deve-se aplicar o Cdigo de Defesa do Consumidor CDC (Lei n 8.8078/90). Ao tratar da origem e evoluo da compra e venda Paulo Lbo afirma que teria surgido da organizao das sociedades e do advento da moeda ou do dinheiro (2011, p. 215), ao tempo que a troca perdera sua importncia, em face maior facilidade do uso do dinheiro, afirmando Caio Mrio que na origem era um contrato translativo imediato da propriedade por operao instantnea, s depois passando a ser um contrato consensual, como nos dias atuais (2004, p. 171). 1.2. Definio e efeitos Paulo Lbo assim define a compra e venda:
A compra e venda contrato bilateral, oneroso e consensual mediante o qual o vendedor assume a obrigao de transferir bem ou coisa alienvel e de valor econmico ao comprador, que por sua vez assume a obrigao de pagar o preo determinado ou determinvel em dinheiro. (2011, p. 212)

O Cdigo Civil de 2002 no seu art. 481 disciplina: Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preo em dinheiro.

Sobre o tema, de nossa autoria: CALADO, Vinicius de Negreiros. Manual bsico de direito do consumidor. Recife: IPEDIC, 2005.

Para Caio Mrio o contrato por si s inbil a gerar a translao da propriedade, embora seja dela causa determinante (2004, p. 173), no que concorda Flvio Tartuce ao afirmar que se trata de um contrato translativo, mas que por si s no gera a transmisso da propriedade (TARTUCE, 2013, p. 251), disciplinando o Cdigo as nuances da tradio de bens mveis (arts. 1.267 e 1.268) e imveis (arts. 1.245 a 1.247). Ou seja, no contrato de compra e venda existe a obrigao do vendedor de transferir a coisa que fora objeto do negcio para o comprador. No caso de bens mveis atravs da efetiva entrega do bem, e no caso de imveis com o registro no Cartrio de Registro de Imveis da escritura pblica de compra e venda do imvel, salvo exceo (art. 1.227). Corroborando o antes afirmado, Paulo Lbo observa que o objeto da obrigao do vendedor a prestao de dar a coisa, enquanto que o do comprador de dar o preo, sendo o contrato consensual e dependendo a transmisso da propriedade da tradio ou transcrio do ttulo (2011, p.216). 1.3. Formas de execuo A execuo do contrato de compra e venda pode ser: instantnea ou duradoura (LBO, 2011, p. 212-213). Como exemplos de execuo instantnea temos a compra de um refrigerante numa lanchonete onde o comprador paga o preo e recebe o bem. A execuo duradoura pode ser continuada ou diferida, a depender da forma como o comprador ir adimplir ao preo. Ser continuada quando houver fornecimento contnuo do bem, como, por exemplo, uma empresa que distribui bebidas no varejo e a empresa compradora pagar exatamente pela quantidade solicitada e recebida de bebidas a cada perodo (semana, ms, etc.). E ser diferida se o pagamento do preo se protrair no tempo, como acontece quando h o parcelamento em prestaes mensais e sucessivas ou quando o pagamento dilatado para momento futuro. 1.4. Elementos essenciais So elementos essenciais do contrato de compra e venda: a coisa, o preo e consentimento, faltando qualquer um desses elementos no existir compra e venda (LBO, 2011, p. 213). No elemento consentimento est inserido o de parte interessada no negcio, pois o consentimento das partes envolvidas, as quais, por bvio devem

possuir capacidade para celebrar o negcio, externando-o de modo livre e consciente, sem qualquer vcio em sua vontade sobre o objeto e o preo. Alm da capacidade geral como requisito para a celebrao dos negcios jurdicos em geral (art. 104, I), deve a parte ter legitimao para determinadas situaes, como assinala Flvio Tartuce citando o exemplo da compra e venda de bem imvel de um casal quando o regime de bens assim o exige, a chamada outorga marital ou uxria (TARTUCE, 2013, p. 252). A coisa objeto de compra e venda deve ser lcita, possvel, determinada ou determinvel (art. 104, II), e ainda alienvel (TARTUCE, 2013, p. 253), no podendo ser objeto aquelas que se encontrem fora de comrcio ou se deixaram de existir antes da concluso do negcio, sob pena de nulidade (LBO, 2011, p. 213), ressalvada a hiptese da compra e venda aleatria de coisa existente exposta a risco (art. 461). Segundo o art. 483 a compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura, podendo, inclusive, ser o contrato celebrado de modo aleatrio (arts. 458 a 461). Caio Mrio (2004, p. 175) e Paulo Lbo (2011, p. 218) entendem que podem ser objeto de compra e venda coisas corpreas e incorpreas (bens imateriais, intangveis), destacando o primeiro quanto as coisas incorpreas que embora os contratos que visem sua transmisso se d o nome mais frequentes de cesso, a esta se aplicam os princpios da compra e venda . O preo deve ser certo e determinado e em moeda nacional corrente, pelo valor nominal (TARTUCE, 2013, p. 253), salvo excees conforme previso contida nos art. 486 a 489. Assim, regra geral o preo deve ser fixado em moeda do nosso pas, o REAL (R$), podendo ser o mesmo fixado a taxa de mercado ou bolsa de valores (art. 486), em funo de ndices ou parmetros objetivamente determinveis (art. 487), tabelamento oficial ou preo corrente (art. 488), sendo nulo acaso se deixe a fixao ao arbtrio de uma das partes (art. 489). Adverte ainda Paulo Lbo que o preo no pode ser flagrantemente irrisrio, para que no esconda uma doao simulada (2011, p. 224). Sobre coisa futura e preo flutuante, colhe-se a seguinte deciso do Superior Tribunal de Justia STJ:
... o produto vendido, cuja entrega foi diferida a um curto espao de tempo, possui cotao em bolsa de valores e a flutuao diria do preo inerente ao negcio entabulado. (Excerto do REsp

849.228/GO, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 03/08/2010, DJe 12/08/2010)

No julgado foi admitida a compra e venda de safra futura de soja cujo preo no fora nominalmente fixado no instrumento de compra, mas sim atrelado a cotao do bem na bolsa de valores, a qual sofre flutuao constante que faz parte do tipo do negcio. 1.5 Deveres das partes O dever primordial do comprador pagar o preo e do vendedor de entregar a coisa objeto do contrato (art. 481), devendo o vendedor entregar a coisa aps o recebimento do preo, exceto se a venda for a crdito (art. 491). Assim, cabe ao vendedor honrar todas as despesas necessrias a efetiva entrega do bem, sendo possvel, e at muito comum, a transferncia de tal obrigao para o comprador, quando, por exemplo, o comprador se responsabiliza pela contrao de transportadora, remessa pelos Correios, etc. Paulo Lbo chama ateno para o correto adimplemento da obrigao por parte do vendedor, posto que o adimplemento deve ser satisfatrio, observadas as especificaes constantes do contrato (2011, p. 227). A entrega da coisa objeto do contrato de compra e venda deve ser feita no local onde a mesma se encontrava no momento da celebrao do negcio, podendo as partes pactuarem livremente de modo diverso (art. 493). As despesas de escritura e registro do bem adquirido so deveres do comprador, sendo do vendedor as despesas relativas a tradio, podendo as partes livremente pactuar de modo diverso (art. 490). 1.6 Riscos Os riscos decorrentes da celebrao de um contrato de compra e venda so diferentes para o comprador e para o vendedor, pois o primeiro suporta os riscos incidentes sobre a coisa, enquanto o segundo suporte os riscos do preo, sendo certo que a fluncia desses riscos se encerra no momento da tradio (art. 492). Em certas circunstncias o risco da coisa transferido para o comprador. So elas: casos fortuitos aps a coisa ser colocada disposio do comprador (art. 492, 1); mora do comprador no recebimento da coisa (art. 492, 2) e no caso de expedio da coisa para local diverso (art. 494).

Outrossim, caso o comprador venha a cair em insolvncia antes de receber a coisa nos contratos a prazo, o vendedor pode se negar a cumprir o pactuado, pois existe claro risco de entregar a coisa e no receber o preo, suspendendo assim a entrega do bem at que o comprador preste cauo de pagar no tempo ajustado ou realize efetivamente o pagamento (art. 495). Referncias LBO, Paulo. Direito civil: contratos. So Paulo: Saraiva, 2011. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. V.3. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, 2004. TARTUCE, Flvio. Direito civil, v. 3: teoria geral dos contratos e contratos em espcie. So Paulo: Mtodo, 2013.

Vous aimerez peut-être aussi