Vous êtes sur la page 1sur 4

LAMEESP LIGA ACADMICA DE MEDICINA DO EXERCCIO E DO ESPORTE DO PAR

EXERCCIOS FSICOS PARA LOMBALGIA A lombalgia condio comum em quem no pratica exerccios fsicos com regularidade ou at mesmo em atletas, muitos desencadeiam esse processo, aps o incio do treinamento. Entretanto, nem sempre possvel determinar sua exata etiologia, segundo Polito et. al (2003) uma das causas, o acometimento degenerativo ou traumtico no disco intervertebral ou no corpo vertebral, ou elevada sobrecarga nas atividades laborais, tpico de trabalhadores braais. Outro fator que desencadeia a lombalgia a movimentao excessiva dos mecanismos flexor e rotator da coluna, podemos citar tambm, ms posturas, fatores psicolgicos, sedentarismo, obesidade e fumo, alm de leses que geram desequilbrios entre comprimento, fora, resistncia e coordenao muscular. De acordo com Verbeek (2002), as patologias que frequentemente desencadeiam a lombalgia, so: hrnia de disco, osteoartrose, sndrome miofascial, espondilolistese, espondilite anquilosante, artrite reumatoide, fibrose, aracnoidite, tumor e infeco. Mas Lizier et. al (2012) destaca que o tipo de lombalgia mais comum a inespecfica, os exerccios fsicos so indicados no tratamento, muito embora, em certos casos, sua eficcia seja reduzida. comum em todas as faixas etrias. Ademais, acrescenta que h uma classificao para a lombalgia de acordo com a durao, se for de incio sbito e durao menor do que seis semanas, lombalgia aguda, com durao de seis semanas, lombalgia subaguda, e por fim, com durao maior que do que 12 semanas, lombalgia crnica. Alm disso, h uma diviso em categorias: Viscerognica (ex. doenas abdominais); Vascular (ex. aneurisma de aorta abdominal); Psicognica (fator psicolgico induzindo dor); Neurognica (leso em sistema nervoso); Espondilognica (ex. hrnia de disco e osteoartrose).

O exerccio fsico para lombalgia varia de acordo com o quadro do paciente, em intensidade, durao e frequncia. Ele reduz a intensidade da dor e da incapacidade por um longo perodo. A terapia pode ser realizada individualmente ou por um grupo de pacientes, sob a superviso de um profissional habilitado. Para auxiliar na execuo dos movimentos, podem ser usados aparelhos, ou piscina. Os exerccios so bem heterogneos, podem ser: aerbicos, de flexo ou extenso, estabilizao, alongamento, balano, coordenao. No caso de fortalecimento muscular, ele pode ser direcionado a um grupo de msculos, como os do tronco ou abdmen ou a msculo especfico. (LIZIER, 2012) Segundo Palhares et. al (2005), metade do peso corporal encontra-se em equilbrio estvel sobre a coluna lombar. Mantendo a estabilidade da coluna esto a musculatura abdominal e a dorsal. Essa musculatura reveste as paredes laterais, anterior e posterior do abdome, agindo como uma cinta que contm as vsceras, mantm o equilbrio e postura da coluna, auxilia o diafragma na respirao e faz parte da coordenao da dinmica da pelve. Os exerccios devem trabalhar fora, resistncia, flexibilidade e coordenao muscular, buscando a resposta fisiolgica da hipertrofia, mas sem serem fatores de mais sobrecarga e leso. Atuam na gnese da lombalgia crnica, ao propiciarem o fortalecimento e coordenao muscular. Exerccios aerbicos tambm mostraram efeito razovel na melhora na melhora de lombalgias, seja por fortalecimento e estmulo musculatura corporal como um todo, seja por adaptaes fisiolgicas ao exerccio. Como Middelkoop (2010) ressalta, os exerccios fsicos reduzem a intensidade da dor lombar, otimizam o processo de recuperao, entretanto, no previnem a reincidncia. Exerccios de alongamento e fortalecimento foram mais eficazes em relao aos outros tipos de terapias. Estudos recentes demonstram que os exerccios fsicos especficos para o transverso do abdmen, apresentam maior eficcia em comparao com exerccios gerais e a terapia de manipulao espinal em pacientes com lombalgia, visto que, esse msculo importante na estabilidade da coluna lombar. Os exerccios especficos que promovem a contrao independente dos msculos profundos do tronco, com contrao do transverso do abdmen e multfido, promovem efeitos benficos na reduo da dor e da incapacidade em pacientes com lombalgia crnica e na diminuio de recorrncia aps um episdio de dor aguda. (LIZIER, 2012)

LAMEESP LIGA ACADMICA DE MEDICINA DO EXERCCIO E DO ESPORTE DO PAR Exerccios teraputicos so definidos como conjunto de movimentos especficos com o objetivo de desenvolver e treinar a musculatura e a articulao, com o uso de uma rotina de prtica ou por treinamento fsico com a finalidade de promover a sade fsica do indivduo. Outra alternativa utilizada a Escola de Coluna, programa criado em 2003, coordenado pela Disciplina de Fisiatria no Centro de Reabilitao do Lar Escola So Francisco UNIFESP, como um recurso no tratamento das algias vertebrais. Definida como programa educacional postural usado na preveno e no tratamento de pacientes com lombalgia que incluem exerccios teraputicos, com aulas tericas e prticas ministradas a um grupo de pacientes e supervisionadas por um fisioterapeuta ou mdico especialista. (CARAVIELLO, 2005)

EXERCCIO FSICO PARA OSTEOPOROSE A osteoporose pode ser definida como um distrbio osteometablico caracterizado pela diminuio da densidade mineral ssea (DMO), com deteriorao da microarquitetura ssea, levando a um aumento da fragilidade esqueltica e do risco de fraturas. As principais manifestaes clnicas da osteoporose so as fraturas, sendo as mais frequentes as de vrtebras, fmur e antebrao. Atinge homens e mulheres com predominncia no sexo feminino com deficincia estrognica. A principal forma de prevenir e tratar a osteoporose manter a atividade fsica regular, importante ressaltar, que apenas o exerccio fsico isoladamente, no afasta os efeitos negativos do hipoestrogenismo, uma vez que, as mulheres na terceira idade, so as mais acometidas pelos efeitos deletrios da osteoporose. Com a contrao muscular, na atividade fsica, h uma deformao e osso interpreta esta deformao como um estmulo formao. Uma das maneiras de evitar a osteoporose aumentando a massa ssea na infncia e na adolescncia. No idoso, o maior objetivo da preveno minimizar as perdas de massa ssea e evitar as quedas. Os exerccios, nesta idade, tm como objetivo tambm a melhora do equilbrio, do padro da marcha, das reaes de defesa e da propriocepo de uma maneira geral. Isto melhora a independncia e contribui para melhor qualidade de vida. Atividades com carga, como a marcha, tm mais efeito sobre os ossos do que as que no recebem carga, como bicicleta e natao. Por outro lado, o treino intenso em mulheres pode levar oligomenorria. A deficincia do hormnio estrgeno pode levar a menor formao da massa ssea na adolescncia e predomnio da reabsoro. Mais recentemente, tem-se verificado a vantagem da atividade fsica com carga sobre a atividade aerbica em indivduos idosos. Nesta faixa etria, grande parte da populao j apresenta osteoporose associada, o que contra-indica ou limita exerccios. A atividade fsica com carga promove mais bem-estar, melhora a qualidade de vida, aumenta a massa muscular e, consequentemente, massa ssea. A atividade fsica deve ser feita por pelo menos trs vezes por semana, em dias alternados, durante no mnimo 30 minutos. Exerccios mais leves podem ser realizados diariamente (caminhadas), enquanto que exerccios mais pesados (exerccios repetidos por at 15 vezes, com dificuldade mdia), devem ser realizados entre 24 horas e 48 horas de intervalo. (NETO, 2002)

EXERCCIO FSICO PARA HIPERTENSO ARTERIAL Uma dos grandes benefcios do exerccio fsico a reduo da presso arterial, alm disso, h contribuies extras, como a diminuio do peso corporal, reduz a resistncia insulina, contribui no tratamento das dislipidemias e controle do estresse. Alm disso, o exerccio fsico pode reduzir o risco de doena arterial coronria, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade geral. Exerccios fsicos, tais como caminhada, ciclismo, natao e corrida, realizados numa intensidade entre 50% e 70% da frequncia cardaca de reserva, ou entre 50% e 70% do consumo mximo de oxignio, com durao de 30 a 45 minutos, trs a cinco vezes por semana, reduzem a presso arterial de indivduos hipertensos. Em contrapartida, exerccios fsicos muito intensos, realizados acima de 80% da frequncia cardaca de reserva, ou 80% acima do consumo mximo de oxignio, tm pouco efeito na presso arterial de hipertensos. Vale ressaltar que, exerccios isomtricos, como levantamento de peso, no so recomendveis para indivduos hipertensos. Com ateno aos pacientes em uso de medicamentos anti-hipertensivos que interferem na frequncia cardaca (como, por exemplo, betabloqueadores) devem ser previamente submetidos a avaliao mdica. (KOHLMANN, 1999) Etnia, idade e gnero so importantes diferenas individuais que devem ser consideradas na avaliao do efeito hipotensor do exerccio. Indivduos de etnia negra apresentam redues na presso arterial sistlica significativamente maiores (-11 mmHg), enquanto indivduos de etnia asitica apresentam redues na presso arterial diastlica

LAMEESP LIGA ACADMICA DE MEDICINA DO EXERCCIO E DO ESPORTE DO PAR significativamente maiores (-6,6 mmHg), quando comparados queles indivduos de etnia branca (presso sistlica -3,4 mmHg e presso diastlica - 2,6 mmHg). J indivduos hipertensos de meia-idade parecem ser os que mais se beneficiam do efeito do exerccio fsico, enquanto parece no haver diferenas expressivas relacionadas ao gnero e reduo na presso arterial promovida pelo exerccio. (RONDON, 2003) Um dos mecanismos possveis para explicar a diminuio na presso arterial com o treinamento fsico a diminuio da resistncia vascular perifrica, a qual est relacionada diminuio na atividade nervosa simptica. Essa menor ativao simptica com o treinamento fsico tem sido evidenciada pela reduo nos nveis de noradrenalina plasmtica, pela reduo na atividade nervosa simptica perifrica ou mesmo pelo aumento na liberao de prostaglandina E17. (RONDON, 2003) Adicionalmente, o aumento na sensibilidade barorreflexa com o treinamento fsico pode estar associado diminuio na atividade nervosa simptica. Para outros investigadores, no entanto, o treinamento fsico provoca diminuio no volume plasmtico e no volume sistlico, que pode levar diminuio do dbito cardaco. (RONDON, 2003)

EXERCCIO FSICO PARA OBESIDADE De acordo com Francischi (2000) as tendncias de transio nutricional ocorridas neste sculo direcionam para uma dieta mais ocidentalizada, a qual, aliada diminuio progressiva da atividade fsica, converge para o aumento no nmero de casos de obesidade em todo o mundo. Isso representa aumento na morbidade e na mortalidade associadas obesidade, j que esta fator de risco para vrias doenas como diabetes tipo II, hipertenso, doenas cardiovasculares e clculo na vescula biliar. Sabe-se que o excesso de gordura corporal alm de ser fator de risco para diversas doenas prejudica o desempenho fsico, pois limita os movimentos e induz fadiga precoce devido sobrecarga que impe ao organismo. A obesidade deve ser considerada como um objetivo para interveno independente, pois seus efeitos so exercidos atravs de outros fatores de risco como a hipertenso, a hiperlipidemias e o diabetes. (ACSM, 2000) A estratgia para a prescrio de exerccios fsicos requer o conhecimento dos efeitos da durao, intensidade, massa muscular envolvida, alm da composio corporal e do gasto energtico provocado pelos exerccios que esto sendo propostos. Ainda muito importante a associao de exerccios com dieta adequadamente orientada. O gasto calrico durante as atividades fsicas varia com a dosagem (intensidade e durao) do esforo e do peso do indivduo, entre outros fatores. Pessoas mais pesadas gastam mais calorias do que as pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal. A recomendao atual para o controle do peso corporal de trs sesses por semana que represente pelo menos 1000 Kcal/semana com atividades moderadas. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com 6 ou 7 caminhadas de 30 minutos durante a semana. O ideal que um adulto jovem acumule um gasto semanal em atividades fsicas de moderada intensidade da ordem de 2000 Kcal/semana, podendo chegar at 3500 kcal/semana. A partir deste ponto os ricos de leso so maiores do que os benefcios. (ACSM, 2000) O exerccio importante para conseguir o balano calrico negativo apropriado. Contudo, indivduos sedentrios no so capazes de realizar exerccios em altos nveis de gasto energtico, e por isso necessitam acumular um grande perodo de atividade durante a semana para efetivamente perder gordura corporal. (ACSM, 2000) Especificamente para a perda de peso, o exerccio importante medida teraputica na obesidade atravs da criao de balano energtico negativo. Contudo, atingir altos gastos energticos durante a atividade fsica requer a capacidade do indivduo em se exercitar por longos perodos em intensidades prximas ao limiar metablico, o que somente possvel para pessoas treinadas. O limiar metablico pode ser entendido como a intensidade de exerccio que ocorre predomnio das vias anaerbias para manuteno da demanda energtica Assim sendo, a dieta isolada mais eficiente em produzir dficit energtico do que o exerccio fsico isolado. (FRANCISCHI, 2000)

REFERNCIAS

LAMEESP LIGA ACADMICA DE MEDICINA DO EXERCCIO E DO ESPORTE DO PAR POLITO, M.D. et al. Componentes da aptido fsica e sua influncia sobre a prevalncia de lombalgia. Rev. Bras. Cincia e Mov., Braslia, v. 11, n. 2, p. 35-40, jun.2003. LIZIER, Daniele Tatiane; PEREZ, Marcelo Vaz; SAKATA, Rioko Kimiko. Exerccios para tratamento de lombalgia inespecfica. Rev. Bras. Anestesiol., Campinas , v. 62, n. 6, Dec. 2012 . VERBEEK JH, van der Weide WE, van Dijk FJ - Early occupational health management of patients with back pain: a randomized controlled trial. Spine (Phila Pa 1976), 2002;27(17):1844-1851 VAN MIDDELKOOP M, Rubinstein SM, Verhagen AP et al. - Exercise therapy for chronic nonspecific low-back pain. Best Practice Res Clin Rheumatol, 2010;24:193-204. CARAVIELLO, Eliana Zeraib et al. Avaliao da dor e funo de pacientes com lombalgia tratados com um programa de Escola de Coluna Evaluation of pain level and function on low back pain patients treated with Back School program. Acta fisitrica, v. 12, n. 1, p. 11-14, 2005. PALHARES, Dario; RODRIGUES, Jos Antnio; RODRIGUES, Luciano Magno. Descrio de exerccios teraputicos para a coluna lombar. Revista de Cincias Mdicas, v. 11, n. 3, 2012. DE ARAUJO SILVA, Tatiana Alves et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento: aspectos etiolgicos e opes teraputicas. Rev Bras Reumatol, v. 46, n. 6, p. 391-397, 2006. NETO, AM Pinto et al. Consenso brasileiro de osteoporose 2002. Rev Bras Reumatol, v. 42, n. 6, p. 343-54, 2002. KOHLMANN JR, Osvaldo et al. III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 43, n. 4, p. 257-286, 1999. RONDON, M. U. P. B.; BRUM, Patricia Chakur. Exerccio fsico como tratamento no farmacolgico da hipertenso arterial. Rev Bras Hipertens, v. 10, n. 2, p. 134-9, 2003. ACSM. (2000). Manual do ACSM para teste de esforo e prescrio de exerccio. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter. FRANCISCHI, Rachel Pamfilio Prado de et al. Obesidade: atualizao sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr, v. 13, n. 1, p. 17-28, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi