Vous êtes sur la page 1sur 4

LIDERANA MILITAR

Gen Ex AMRICO SALVADOR DE OLIVEIRA Antigo Comandante de Operaes Terrestres

No h pelotes fracos, apenas lderes fracos.


Identifiquei essa assertiva, pela primeira vez, ao ler uma obra de J.C. Hunter. Ele atribua a autoria ao Brigadeiro William Creech, mas j li uma entrevista dele mesmo creditando a frase ao General Patton. Pouco importa a autoria, mas entendo como uma verdade. Basta recordarmos do exemplo da guarda do quartel. Um mesmo efetivo de sentinelas, sob comando de distintos oficiais de dia, apresentam posturas completamente diferentes. Por isso, a eficincia operacional jamais ser alcanada sem homens capacitados e estimulados a agir com iniciativa altura de sua competncia e de seu nvel hierrquico. A capacidade de liderana do comandante um dos fatores da operacionalidade. Inmeras vezes fomos estimulados a instruir, discutir e discorrer sobre liderana. Acredito que o velho Manual de Campanha Princpios de Chefia, edio de 1953, enumera fundamentos que se adequam a todos os escales: PRINCPIOS DE LIDERANA 1. Servir de exemplo a seus subordinados. 2. Conhecer sua profisso. 3. Conhecer-se e procurar o auto-aperfeioamento. 4. Assumir as responsabilidades por seus atos. 5. Decidir com acerto e oportunidade. 6. Desenvolver o senso de responsabilidade em seus subordinados. 7. Conhecer e cuidar do bem-estar dos seus comandados. 8. Manter seus comandados bem informados. 9. Assegurar-se de que as ordens so compreendidas, fiscalizadas e executadas. 10. Treinar seus subordinados como uma equipe. 11. Atribuir misses a seus comandados de acordo com as possibilidades destes. Ao longo de nossa carreira, tambm detectamos indicadores de falta de liderana. Estes foram sendo listados aos poucos e percebemos que trabalho no acabou, pois, ainda este ano, acrescentei um em um item em uma lista que se mantinha intacta por alguns anos. INDICADORES DE FALTA DE LIDERANA 1. Revelar falta de tica, no dignificando a autoridade da investidura do seu cargo 2. Exigir pouco de si e muito do comandado. 3. Ser centralizador e dono da verdade. 4. Decidir sem presteza, ou no decidir. 5. Administrar mal o tempo. 6. Ser pessimista. 7. No ter comprometimento com a Instituio. 8. No ter viso de futuro.

9. No ter empatia. 10. No ser proativo. Por mais que a tica seja um assunto recorrente, presente no Estatuto dos Militares, que exista um Vade-Mcum que aborda com profundidade o tema, que fosse matria da Escola Militar desde o Imprio (quando era apresentada como Moral), devo creditar a insero do primeiro item supra citado a Mensagem de Comando do General Enzo, Comandante do Exrcito, expedida no ano de 2009, que diz em um trecho: Todas as profisses estabelecidas possuem um cdigo de tica, documento formal que contm suas normas de conduta. A maioria desses cdigos adota como princpios a honestidade, a lealdade, o respeito dignidade da pessoa, o acatamento da hierarquia e a fiel observncia do segredo profissional e das normas administrativas da organizao. No que diz respeito aos militares, tradicionalmente esses padres tm sido muito rgidos, em funo da prpria natureza da profisso e das servides que ela impe aos seres humanos que lhe devotam a existncia. uma grande verdade. Basta acompanharmos a mdia que rapidamente estaremos diante do assunto: Comisso de tica do Senado, Cdigo de tica da Petrobrs, Cdigo de tica do Funcionalismo Pblico, Cdigo de tica Mdica, e assim por diante. Da mesma forma, o povo entende que tica se confunde com os conceitos de carter e de educao moral. O Jornal Extra, de 6 de julho de 2011, apresentou as seguintes ideias de transeuntes do Rio de Janeiro: "Em churrasco de pobre, ningum vai de jatinho. Paga o nibus com dinheiro do salrio e ainda racha carne de segunda. Sempre ensinei meus filhos a no aceitar nada de ningum. Se pobre pega uma manteiga preso. Rico s muda de cargo". "Sou servidor e me ofereceram uma latinha de refrigerante para furar uma fila. No aceitei. No precisa de decreto para ser srio". "No Norte, honestidade que nem dar bno: passa de pai para filho". "tica a gente aprende desde criana: viver sempre na linha para morrer em paz". "Estou educando meus filhos para que eles no precisem de cdigo de tica". Mais recentemente, o Jornal O Globo, de 8 de abril de 2012, publicou uma matria intitulada Lder por natureza e paixo. Nessa matria, apresentou o resultado de uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half sobre as dez principais caractersticas de um bom lder. Observamos a tica com 42% de votos dentre cerca de 300 presidentes, superintendentes, diretores e gerentes de empresas em todo o pas. 10 PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DE UM BOM LDER
1- inspiram outras pessoas 2- tica (carter e integridade) 3- capacidade de tomar decises 4- Cpcd de Idt e desenvolver talentos 5- capacidade de influenciar os outros 6- enxergar o todo/viso macro 7- comunicao 8- capacidade de Plj/antecipao 9- saber ouvir 10- dinamismo 0 10 20 30 40 50

Identificamos que o Cdigo de tica Militar no est consolidado em um nico documento. Conforme j citamos, ele se apresenta no Estatuto dos Militares, no Vade-Mcum e no juramento de incorporao de qualquer militar. Para recordarmos: Incorporando-me ao Exrcito Brasileiro, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierrquicos, tratar com afeio os irmos de armas e com bondade os subordinados e dedicar-me inteiramente ao servio da Ptria, cuja honra, integridade e instituies defenderei com o sacrifcio da prpria vida. Observamos que est redigido em um portugus clssico e em universo de tempo diferente do atual. Em uma linguagem contempornea, acreditamos que as palavras afeio e bondade seriam substitudas pelo vocbulo respeito. John C. Maxwell escreveu certa vez que os lderes que falham moralmente no conduzem ningum a um lugar melhor. Quanto mais alto o lder subir, mais profundo dever ser o desenvolvimento de seu carter. O carter representa a vida interior de um lder. Tal assertiva nos conduz para uma pauta mais profunda quando comparamos cargo e autoridade:

O cargo formalizado por uma publicao. A autoridade conquistada com competncia, carter e dedicao, e esses atributos so, tambm, qualidades essenciais do Lder, conforme nos mostra o Caderno de Instruo Comandante Chefe e Lder em sua edio de 1986. Certas pessoas tm o cargo, mas no a autoridade e vice-versa. O Marechal Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por exemplo, no exerce cargo h muito tempo e uma autoridade, sinnimo de procedimento impecvel. No vale a pena citar exemplo reverso, pois vemos no nosso dia a dia diversos casos negativos no cenrio nacional. Em meio a uma crise poltica, Clio Borja, jurista e antigo Ministro da Justia, apresentou o seguinte depoimento no Jornal O Globo em agosto de 2011: Mesmo que a opinio pblica fracasse, o governo tem a obrigao de combater a corrupo. No podemos depender s da opinio pblica, ainda que toda manifestao que cobre mudanas seja benfica. Ns temos leis. No mais, se Dilma continuar a faxina, ter sua ao facilitada. Vai ganhar respeito e autoridade.

Apresentamos a ideia-fora CARGO e AUTORIDADE como ponto forte dessa mensagem. Devemos alcanar a autoridade com todos os atributos apresentados na figura acima. Lyandro, j apontava que no o posto que honra o homem, mas o homem que honra o posto. A Chefia e Liderana permeiam toda a carreira militar, com princpios perenes e maduros. H vasta literatura a respeito, porm no posso dizer que uma obra seja melhor que a outra. Leia tudo que puder para finalmente exercer sua liderana com PROFISSIONALISMO E ENTUSIASMO. Braslia, DF, dezembro de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi