Vous êtes sur la page 1sur 3

Diretoria dos Cursos de Informtica

Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Segurana da Informao e Tecnologia em Sistemas para Internet

Avaliao PRA 2013.1

Janeiro / 2013

Campus:

Memorial

Santo Amaro

Vergueiro

Vila Maria NOTA

Semestre:

3 ____________

Turma:

____________ Noturno

Sala:

Perodo:

Nome do Aluno:

RA:

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


1.

QUESTES 01 A 5

Analise as seguintes afirmaes relacionadas a sistemas de Tolerncia a Falhas:

NTFS Compartilhamento

Nome Grupo

Permisso

Em um espelhamento, os dois volumes envolvidos devem residir no mesmo disco rgido. Se um espelho se tornar indisponvel, devido falha do sistema operacional, pode-se usar o outro espelho para obter acesso aos dados. II. No RAID 5 as informaes de paridade so gravadas e distribudas dentro dos prprios discos envolvidos, isto , no existe a necessidade de um disco rgido extra para este fim. III. O RAID 0, alm de distribuir informaes de paridade entre seus discos, usa um disco extra para armazenamento em redundncia dessas informaes de paridade. IV. O RAID 4 funciona com trs ou mais discos iguais. Um dos discos guarda a paridade da informao contida nos demais discos. Se algum dos discos falhar, a paridade pode ser utilizada para recuperar o seu contedo. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. ) I e II ) II e III ) III e IV ) I e III ) II e IV
Maria Ins trabalha na empresa ERH Recursos Humanos e est querendo obter acesso a uma pasta chamada funcionrios_rh. Maria Ins membro do grupo Usurios_ERH e dos grupos Usurios_Folha. Nesta pasta existem as seguintes permisses:

I.

Compartilhamento Compartilhamento NTFS NTFS

Usurios_ERH Usurios_folha Usurios_ERH Usurios_folha

Leitura Leitura/Gra vao Controle total Leitura

Qual a permisso que Maria Ins ter caso ela acesse a pasta compartilhada chamada funcionrios_rh pela rede e localmente na mquina onde ela est armazenada? Justifique sua resposta. a ( ) Leitura e Controle total b( c( d( e( 3. )

Leitura e Leitura Leitura/Gravao e Controle total ) Leitura/Gravao e Leitura ) Nenhuma das anteriores
)

a( b( c( d( e( 2.

O usurio Andr esta tentando alterar um arquivo que esta dentro da pasta C:\Contratos, mas este arquivo s aparece como leitura, j verifiquei as permisses da pasta no que se refere a compartilhamento e este usurio pertence ao grupo Financeiro que tem permisso de controle total e a permisso NTFS para este usurio tambm controle total. O arquivo em questo no esta sendo utilizado por outro usurio ou aplicao. O que poderia estar acontecendo? a ( ) Permisso da pasta somente leitura para este

usurio. ) O arquivo est com permisso deny. c ( ) Arquivo est danificado. d ( ) O arquivo est com permisso de somente leitura. e ( ) Outro usurio est com este arquivo aberto.
b(

Diretoria dos Cursos de Informtica


Curso: Campus:

Avaliao PRA
Semestre: 3o Turno:

TBD, TSEG, TSI e TGTI Memorial Santo Amaro

Vergueiro

Vila Maria

Noturno 2013.1

8
4. Analise as seguintes afirmaes relacionadas s caractersticas do sistema de arquivo NTFS:

9 10 11 12 7. Defina samba. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 8. O Catlogo Global um repositrio de informaes


que contm um subconjunto de atributos de todos os objetos no Active Directory. Com base neste contexto cite quatro objetos que podem ser encontrados do catlogo global.

O sistema de arquivos NTFS, utilizado por algumas verses antigas do Windows e pelas primeiras verses do Linux, foi substitudo por outros sistemas de arquivos mais modernos por possuir um limite de armazenamento de 2 GBytes. II. O sistema de arquivo NTFS permite o uso de arrays RAID. III. Com o sistema de arquivos NTFS possvel ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usurios, incluindo suas permisses de acesso e escrita nesses arquivos. IV. O sistema de arquivos NTFS um sistema que funciona por meio de uma espcie de tabela que contm indicaes de onde esto as informaes de cada arquivo. No trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo chamado de cluster (ou unidade de alocao). Se, por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele ter 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o NTFS precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra.
Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a. ( ) I e II b. ( ) II e IV c. ( ) III e IV d. ( ) I e III e. ( ) II e III 5. Como seria a forma octal de permisso no Linux para o seguinte arquivo: Prova.txt, dono tem permisso de ler/executar/gravar o grupo tem permisso de gravao e os outros usurios possuem permisso de leitura. a. ( ) 764 b. ( ) 724 c. ( ) 751 d. ( ) Nenhuma das opes

I.

1 2 3 4 5 6 7 8 QUESTES DISCURSIVAS
6.

QUESTES 6 E 10

9 10 11 12

Cite trs elementos que formam a estrutura fsica e lgica do Active Directory.

1 2 3 4 5 6 7

9.

Quais informaes compem o arquivo System State quando se est realizando o backup?

1 2 3

Avaliao PRA

1 Semestre 2013

Boa Avaliao

2/3

Diretoria dos Cursos de Informtica


Curso: Campus:

Avaliao PRA
Semestre: 3o Turno:

TBD, TSEG, TSI e TGTI Memorial Santo Amaro

Vergueiro

Vila Maria

Noturno 2013.1

4 5 6 7 8 9 10 11 12 10. Para que serve o Logical Volume Manager (LVM) no


Linux?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Avaliao PRA

1 Semestre 2013

Boa Avaliao

3/3

Vous aimerez peut-être aussi