Vous êtes sur la page 1sur 9

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Interveno Humanitaria em Ruanda

Trabalho realizado por: Joana Matos de Ascenso subturma 14 n 22909

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Introduo
Ruanda, conhecido tambm como o Pais das mil colinas, por se tratar de um territrio bastante montanhoso, divide a sua populao em dois grupos tnicos predominantes: os Tutsis e os Hutos. Durante os sc. XIV e XV, os Tutsi migraram para Ruanda e ganharam domnio sobre os povos residentes. No final do seculo XVIII, o Ruanda era um reino centralizado e governado por reis Tutsi, em que os Hutos eram a parte dominada apesar de serem a maioria da populao. No seculo XIX, em 1899 os Alemes estabeleceram o seu protetorado, que rapidamente abalado pela derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. De seguida a Blgica que assume o controlo de Ruanda. Como fim da segunda guerra mundial, a organizao das naes Unidas ficou responsvel pela administrao do pais africano. Em 1959, o rei Mutara III faleceu e foi substitudo por Kegiri V. Contudo, os Hutos alegaram que o rei no tinha sido escolhido de forma licita o que desencadeou os confrontos entre os dois povos: Tutsi e Huto. Em 1961, foi declarado o fim da monarquia e Gregoire Kayibanda foi designado Presidente da nova repblica. Em 1962 Ruanda obteve autonomia a partir de um plebiscito que teve superviso da ONU, vindo ento a tornar-se independente. Nos anos que se seguiram Ruanda foi marcado por varias aes de violncia resultado das diferenas tnicas entre htus e tutsis e da difcil situao econmica da poca, mas a mais crtica foi na dcada de 90, com a perseguio da populao tutsi, que desencadeou a interveno do Conselho de Segurana das Naes Unidas, atravs da Resoluo 929, em22 de julho de 1994, determinando que os Estados vizinhos e Estados Partes contribussem para o estabelecimento de uma operao temporria com o fim de oferecer proteo e segurana aos refugiados e vitimas do conflito. Com este trabalho procuro fazer uma anlise sobre o acontecimento e a respetiva efetividade da ao do Conselho de Segurana.

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Contexto histrico
Nos anos 60, apos a independncia de Ruanda, deu-se o inicio dos confrontos entre Tustsi e Hutos, que acabaram por originar uma forte migrao para os pases vizinhos, Burundi, Tanznia, Uganda, Qunia e Congo. Os confrontos intensificaram-se em 1964 com a morte de vrios Tutsi em resposta a uma invaso vinda do Burundi, que era controlada por um aristocrata Tutsi. Em 1973, Juvenal Habyarimana, ministro da defesa do governo de Gregoire Kayibana, atravs de um golpe de estado chega ao poder assumindo o controlo do governo ruands. A sociedade passou a ser estratificada com a formalizao do sistema de quotas tnicas para empregos e oportunidades educacionais. O novo presidente passou a favorecer os Hutos do norte do pais, o que comeou a estimular ainda mais as diferenas entre as duas etnias. Na dcada de 80, diversos foram os ataques a populao ruandesa em Uganda, o que levou os exiliados a se juntarem no sentido de se unirem ao Movimento revolucionrio de Museveni. Em 1979 este grupo fundou a Aliana Ruandesa para a Unidade Nacional, que mais tarde se denominou de Frente Patriota Ruandesa ( RPF). Em 1990, o pais foi invadido pelas foras da RPF, dando inicio ao primeiro confronto que viria a ser uma guerra civil, com o objetivo de forar a liderana de Ruanda a aceitar a repatriao dos refugiados, na sua grande maioria composta por Ttutis. Este evento deu inicio a uma serie de guerrilhas e o governo foi autor de vrios massacres da populao civil tutsi.

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Interveno humanitria Em 1993 a Organizao das Naes Unidas decidiu enviar para Ruanda uma misso para tentar minimizar os conflitos que ocorriam na regio. A misso recebeu o nome de UN Assistance Mission for Ruanda ( UANAMIR) com o objetivo de promover a paz, tentar um cessar fogo, bem como acompanhar o processo de desmilitarizao. Contudo, os presidentes de Ruanda e de Burundi morreram num inexplicvel acidente de avio, quando retornavam das negociaes a respeito da tomada de providencias para a efetividade do Acordo de Arusha, que iria finalmente dividir o poder pelas duas etnias e meter fim ao conflito. A morte dos presidentes despertou uma onda de violncia maior, desencadeando assassinatos de motivao tnica, politica e indiretamente econmica, em que morreram mais de 800 mil pessoas e trs milhes de pessoas fugiram para pases vizinhos. De uma populao tutsi ruandesa de um milo, apenas sobreviveram menos de duzentos mil Tutsis. A situao ficou de tal modo descontrolada que ate o Primeiro ministro, o gabinete de ministros e a prpria UNIMAR, a misso enviada pela ONU, se tornaram alvos dos guerrilhas. Comearam ento as prticas de genocdio pela Interhamwei. Foram necessrios trs meses de constantes massacres, para que o Conselho de Segurana interviesse na situao. Embora bem ciente da situao, s em maio de 1994, que o Conselho de Segurana da ONU reconheceu que os problemas da regio constituam uma ameaa paz e a segurana internacionais. Somente Frana se props a implementar uma interveno com caracter humanitrio, apos a autorizao da ONU. Esta interveno humanitria foi considerada um fracasso, porque devido as caractersticas da situao, j to gravosa, as aes empreendidas para por fim ao massacre deveriam ter sido feitas a luz do capitulo VII da Carta das Naes Unidas. Segundo o art.42 da Carta das Naes unidas, se o conselho de segurana considerar as medidas no art.41 inadequadas, poder agir por foras areas, navais, ou terrestres. Utilizar a Aco que julgar mais adequada para manter ou restabelecer a paz e seguranas internacionais. Com a retirada das tropas belgas e da UNAMIR, tornou-se mais difcil a interveno por parte da ONU, dificultando qualquer reao. Nos primeiro massacres, o comandante militar da UNIMAR requisitou o aumento das tropas para cinco mil homens e um novo mandato para cessar-fogo. Kofi Annan, na poca ocupava o cargo de Secretario Geral das Naes Unidas e teria contado com representantes de mais de cem governos diferentes a fim de
4

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

conseguir tropas, porem sem qualquer sucesso. Para piorar a situao o Conselho de segurana decidiu reduzir o nmero de soldados para 270 e restringiu o seu mandato mediao e a ajuda humanitria na medida do possvel. Tal medida gerou crticas por parte dos pases africanos vizinhos de Ruanda e principalmente de agncias humanitrias. A palavra Genocdio era evitada durante as discusses, com o fim de evitar implicaes politicas e jurdicas do Estados-membros, diante da Conveno sobre a punio e preveno pelo crime de genocdio de 1948. As decises de interveno humanitria foram deficientes, uma vez que pases que poderiam ter participado mais ativamente ficaram de fora por no se sentirem responsabilizados pelo massacre. Os Estados Unidos da Amrica, so um exemplo, pois julgavam no haver nenhum dever moral ou legal de intervir. A diplomacia norte-americana observou que a interveno somente poderia ocorrer com o consentimento das faces em conflito. A Resoluo 929 foi a autorizao dada pelo Conselho de Segurana para a interveno humanitria de Frana, funcionou como fundamento legal para a interveno, exigindo que esta prosseguisse finalidades estritamente humanitrias e que se processasse de forma imparcial. A resoluo contou com dez votos favorveis, e um voto contra e cinco abstenes ( Brasil, China, Nova Zelndia, Nigria e Paquisto). A interveno no poderia exceder o perodo de dois meses.

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Concluso
O caso de Ruanda demonstra a falta de compromisso com o Direito Internacional. As intervenes humanitrias devem ser realizadas com o propsito de evitar danos as populaes e no abster-se do compromisso humanitrios, do qual todos os pases esto envolvidos quer sejam ou no estados membros das naes unidas, compromisso esse que o bem coletivo e cooperao para a promoo da paz e o bem estar social. Anos depois deste incidente, uma Comisso Independente, concluiu que a resposta da ONU foi tardia e fracassada, com falta de recursos e de vontade poltica por parte dos Estados-membros em assumir o compromisso necessrio para prevenir o genocdio, umas vez que j haviam sinais e tenes bastante evidentes, que indicavam a possibilidade de ocorrer um genocdio. No entanto por vezes perduram contingncias de interesses estratgicos e econmicos, o jogo de foras regionais e o peso dos membros permanentes do Conselho de Segurana exercendo ou no o direito de veto, tudo isto tem condicionado ou determinado as intervenes e por vezes as no- intervenes das Naes Unidas.

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Bibliografia http://jpn.c2com.up.pt/2004/04/06/ruanda_uma_historia_atribulada.html http://www.ihu.unisinos.br/vitimas-de-genocidios-e-massacres/510934genocidio-em-ruanda-entre-abril-e-julho-199 http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Breve-Hist%C3%B3rico-SobreRuanda/541830.html http://www.brasilescola.com/geografia/ruanda.htm n.c2com.up.pt/2004/04/06/ruanda_uma_historia_atribulada.html Miranda, Jorge, Curso de Direito Internacional Publico, 4 edio, 2009.

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA Direito Internacional Publico

Vous aimerez peut-être aussi