Vous êtes sur la page 1sur 5

A Dieta da Seiva

A Cura do Sumo de Limo Existem dois modos de efetuar a cura: No primeiro, na verso original do Dr. Beyer, a bebida de seiva ingerida durante 5 a 7 dias, atingindo-se um nvel de desintoxicao mais profundo. No segundo, a cura mais prolongada, de 7 a 10 dias, e permite a ingesto de uma refeio ligeira por dia*. Em ambas as verses o nvel de perda de peso idntico. Esta ltima aconselhada a quem faz a cura pela primeira vez. * Idealmente a refeio deve ser base de legumes de folha verde (brcolos, feijo verde, espinafres, alho francs, etc.) e pode ser preparada sob a forma de caldo ou com os legumes cozidos ao vapor. Em alternativa a refeio pode consistir numa salada. ainda aconselhvel, como preparao para a cura, ir reduzindo a ingesto de carne, de gorduras e de acares, nos dias que antecedem o incio da cura. Um bom indicador do progresso da purificao a lngua, que por vezes fica coberta de uma camada branca ou amarelada durante a desintoxicao. Quando a lngua fica de novo limpa e cor-de-rosa o processo de purificao pode dar-se por concludo.

A funo eliminao essencial


Como a cura com sumo de limo um processo de desintoxicao, convm ajudar a natureza na funo de eliminao. A eficcia desta cura falha quando a eliminao insuficiente; o resultado ser tanto melhor quanto mais se eliminar. Em caso de necessidade, para a maior parte das pessoas, ser suficiente tomar uma infuso laxante base de plantas. Tome uma chvena logo de manh e outra noite antes de se deitar. Outro mtodo (a utilizar como ltimo recurso) consiste em tomar gua com sal. Prepara-se um litro de gua com duas colheres de ch de sal marinho (no utilizar sal normal de cozinha). Tome a quantidade total de manh com o estmago vazio. Em meia hora este sal limpa o trato digestivo. Pode repetir este processo at ao final da cura se necessrio. Esta modalidade de modo algum deve ser utilizada em caso de hipertenso arterial. Se, no incio, a gua com sal no produzir o efeito desejado necessrio aumentar ou diminuir a quantidade de sal, at encontrar a concentrao adequada. Limpar o intestino no prejudicial, porm necessrio faz-lo de forma natural. bom tomar noite uma infuso laxante e de manh a gua com sal para eliminar. Se, por alguma razo, no quer ou no pode tomar a gua com sal (para muitas pessoas bastante desagradvel) pode tomar a infuso laxante de manh e noite, a purgao um ponto importante nesta cura.

Nem alimentos adicionais, nem comprimidos


Algumas pessoas pretendem tomar suplementos vitamnicos ou outros complementos dietticos durante a cura, mas isto pode justamente ser a causa do seu fracasso. No decorrer do processo de desintoxicao as clulas libertam-se das suas impurezas, que comeam por se acumular nos gnglios linfticos.

Assim, a ingesto de alimentos e suplementos adicionais no aconselhvel e pode pr em causa o xito da cura. No entanto, excetuam-se as situaes especiais dos que, por motivo de sade, esto a tomar medicamentos prescritos pelo seu mdico. Nestes casos a cura s deve ser feita com acompanhamento mdico, no sentido de no comprometer a eficcia da medicao instituda. Em princpio, os medicamentos prejudicam a purificao e no se recomendam durante a cura. Porm, sempre importante consultar o mdico sobre a possibilidade de interromper uma medicao. Procure, de preferncia, um mdico que compreenda os mtodos curativos naturais. Por ltimo, referimos que particularmente desaconselhada a ingesto de caf, por prejudicar o processo depurativo. A maioria das pessoas fica surpreendida com a sensao de bem-estar que sente depois da cura. A maioria dos indivduos pode prosseguir o seu trabalho normalmente durante a cura. Muitos notam que o seu nimo melhora e que o seu dinamismo aumenta no final da cura

Sensaes de debilidade durante a cura


Durante a cura algumas pessoas podem sentir-se alteradas. A causa no est na cura de limo, em si mesma, mas no que ela interfere e traz superfcie. possvel que sinta mal-estar indefinido, tonturas ligeiras, dores de cabea ou ainda que se sinta dbil e com sono. Estes acessos de debilidade resultam da presena de toxinas na corrente sangunea e no indicam carncia de alimentos ou vitaminas. Se necessrio descanse e torne a sua vida um pouco mais cmoda. A maioria das pessoas consegue executar a sua atividade normal. Persevere durante o tempo prescrito, no se d por vencido e no se engane a si mesmo comendo guloseimas, j que isto vai colocar em perigo o sucesso desta dieta! No entanto, se algum dos sintomas se prolongar ou se tornar muito forte ou intolervel, aconselhvel procurar o conselho do seu terapeuta, mdico ou nutricionista. Os sintomas podem acentuar-se: Se est presente uma situao crnica, como por exemplo uma erupo de pele, poder verificar-se um agravamento dos sintomas. No tenha medo! Isso apenas significa que o organismo quer libertar-se de todas as toxinas (a pele precisamente um bom rgo de eliminao). Assim que as toxinas so eliminadas pelo corpo, restabelece-se o equilbrio. A cura com sumo de limo para alcolicos e fumadores Esta cura um bom processo para aqueles que querem deixar de fumar ou de beber. As alteraes qumicas e a purificao que resultam desta cura so capazes de eliminar a sensao de carncia e os mltiplos sintomas de carncia que costumam surgir. As dificuldades que surgem normalmente quando algum quer libertar-se do lcool, do tabaco ou de outras drogas so consideravelmente atenuadas por meio desta cura. Se deseja deixar de fumar, mas um grande fumador, no o faa repentinamente. prefervel reduzir gradualmente a quantidade diria de

tabaco antes de comear a cura, de modo a poder deixar completamente de fumar ao chegar ao quarto ou quinto dia da mesma. O corpo tem ainda tempo para eliminar as toxinas acumuladas, de modo que muitas vezes o desejo de fumar de origem fsica desaparece por si s aps concluir a cura. Se o seu desejo de fumar tambm (ou apenas) de origem psicolgica, uma cura com sumo de limo no ir necessariamente ajudar. Neste caso dever recorrer a mtodos psicolgicos ou meditao, que consolidam a segurana interior. Isto muito importante, porque muitas vezes fumar no passa de um gesto que se repete para encobrir insegurana e timidez. Como terminar a cura A transio da cura com sumo de limo para a alimentao normal muito importante. Tal como aps um jejum prolongado, a tentao de comer imediatamente aps a cura e em quantidade excessiva bastante forte. Depois de termos dado ao aparelho digestivo alguns dias de descanso, devemos dar-lhe tempo para se acostumar, de novo, ao seu regime habitual. Isto demora dois ou trs dias adicionais, s depois o organismo estar apto a assimilar de novo uma alimentao normal. Quem opta pela segunda modalidade, no primeiro dia toma vrios copos de sumo de laranja natural durante a manh. Continua a beber seiva mas, neste caso, com menos sumo de limo. Come a sua refeio ligeira (almoo ou jantar) e eventualmente introduz uma refeio suplementar (uma salada). No segundo dia j poder comer uma pea de fruta ao pequeno-almoo, continuando a beber sumo de laranja durante a manh, at hora do almoo. Ao almoo pode comer uma refeio de legumes mais consistente e tambm um pouco de po torrado ou uma tosta. noite poder comer uma salada e uma pea de fruta (ma de preferncia). Ao terceiro dia j pode introduzir, por exemplo, cereais integrais. No comer carne, peixe ou ovos, nem po fresco, pastis, caf ou leite, durante os trs primeiros dias aps a cura. A partir do quarto dia pode comer de novo normalmente. Quem opta pela primeira modalidade, em que no ingere qualquer outro tipo de alimentos, no primeiro dia toma apenas vrios copos de sumo de laranja natural. Beba devagar! Nos dias seguintes pode continuar com o programa que acabou de ser descrito.

Como Preparar
Para preparar 1,5 L de bebida adicione: . 8 a 10 colheres de sopa (cerca de 120 ml) de sumo de limo fresco, . Igual quantidade de Xarope de Seiva Natural, . 1/2 colher de caf rasa de pimenta de caiena. Colocar os ingredientes na garrafa, completar o volume com gua e agitar. Pode preparar uma garrafa de manh para beber ao longo do dia. prefervel no preparar bebida para mais de um dia.

Durante o dia, para alm da bebida preparada, pode beber mais lquidos, incluindo infuses ou gua pura. Se sentir fome basta tomar outro copo de bebida. O ideal ir bebendo ao longo do dia, sendo uma regra importante no deixar passar mais de 30/40 minutos sem tomar um pouco da bebida. De vez em quando pode tomar uma infuso de menta, pois esta favorece o processo de purificao e contribui para neutralizar maus hlitos ou odores corporais que podem surgir no perodo de desintoxicao. Esta cura no se dirige a uma situao particular de doena, mas d ao corpo a possibilidade de se purificar e regenerar, de aumentar as suas defesas e recuperar a forma. Assim, trata-se de uma cura depurativa de usos diversos que pode tambm ser utilizada como medida preventiva, por exemplo em caso de uma epidemia de gripe. Deve utilizar limes frescos, de preferncia cultivados biologicamente. No utilize sumo concentrado, congelado ou limonadas de preparao qumica. Como o limo e o Xarope de Seiva contm todos os oligoelementos necessrios no deve recear a sensao de fome. Para uma utilizao pontual, utiliza-se em geral dois copos grandes da bebida (33 cl) em substituio de uma refeio. Para a preparao de um copo (33 cl) necessita de: . 2 colheres de sopa (2x 10 ml) de sumo de limo fresco (aprox. 1/2 limo), . Igual quantidade de Xarope de Seiva Natural, . Uma pitada de pimenta de caiena em p (aprox. 1/10 colher de caf rasa), Colocar o sumo de limo, o Xarope de Seiva Natural e a pimenta de caiena no copo, completar o volume com gua tpida (ou fria se preferir) e agitar. O Xarope de Seiva Natural pode ser adquirido em qualquer diettica ou ervanria e em algumas farmcias e parafarmcias.

Existem dois modos de efetuar a cura: No primeiro, na verso original do Dr. Beyer, a bebida de seiva ingerida durante 5 a 7 dias, atingindo-se um nvel de desintoxicao mais profundo. No segundo, a cura mais prolongada, de 7 a 10 dias, e permite a ingesto de uma refeio ligeira por dia*. Em ambas as verses o nvel de perda de peso idntico. Esta ltima aconselhada a quem faz a cura pela primeira vez. * Idealmente a refeio deve ser base de legumes de folha verde (brcolos, feijo verde, espinafres, alho francs, etc.) e pode ser preparada sob a forma de caldo ou com os legumes cozidos ao vapor. Em alternativa a refeio pode consistir numa salada. ainda aconselhvel, como preparao para a cura, ir reduzindo a ingesto de carne, de gorduras e de acares, nos dias que antecedem o incio da cura.

Existe ainda a possibilidade de substituir pontualmente uma refeio por 2 copos grandes da bebida. A bebida contm todos os nutrientes vitais necessrios ao organismo ao longo da durao do regime. Efetuar a cura de desintoxicao e depurao duas a trs vezes por ano tem um efeito muito positivo sobre a sade. Um bom indicador do progresso da purificao a lngua, que por vezes fica coberta de uma camada branca ou amarelada durante a desintoxicao. Quando a lngua fica de novo limpa e cor-de-rosa o processo de purificao pode dar-se por concludo.

Ler mais
A Seiva no dia a dia

Em complemento do seu regime Embora apenas se consiga um efeito depurativo e de desintoxicao com a dieta tal como explicada no Livro da Seiva, h outras maneiras de utilizar a Seiva para obter uma diminuio de peso. Substituio de refeies: possvel substituir uma refeio por 2 copos grandes da bebida de Seiva. Se optar por substituir o jantar ficar sem tomar alimentos slidos por um longo perodo de tempo. Nesse sentido, pode ainda substituir o jantar e o pequeno-almoo. Pode no entanto substituir qualquer refeio e faz-lo quer ocasionalmente quer por um determinado perodo de tempo. Numa utilizao mais prolongada deste regime, tendo em conta que continua a alimentar-se, pode prosseguir com este tipo de dieta pelo tempo que achar conveniente. Dieta de manuteno: Caso tenha feito a Dieta da Seiva completa h algum tempo e desejar apenas uma dieta de manuteno, a substituio de refeies tambm uma boa opo. Contudo deve aguardar pelo menos 2 meses aps a Dieta da Seiva antes de iniciar uma dieta de manuteno. Em qualquer dos casos deve reduzir a ingesto excessiva de calorias nas outras refeies.

Vous aimerez peut-être aussi