Vous êtes sur la page 1sur 2

RESUMO E FUNO PEDAGCIA

Os professores, assim como a maioria das pessoas, j perceberam as transformaes que ocorrem na sociedade e isso se reflete em suas aes pedaggicas. Estamos inseridos num mundo globalizado onde as

transformaes tecnolgicas, sociais e culturais so presenciadas diariamente. Percebe-se que as formas de aquisio e troca de conhecimentos no se restringem mais exclusivamente na figura do professor ou dos livros tradicionais. Sons, imagens, interatividade, animaes fazem parte da vida cotidiana dos nossos alunos e o ritmo acelerado de introduo dessas novas ferramentas na sociedade no podem em hiptese nenhuma serem ignoradas pela escola. Apesar de toda a tecnologia disponvel e mesmo presenciando as transformaes da sociedade, muito pouco tem sido feito para modernizar as tradicionais aulas expositivas, nas quais o professor transcreve um contedo para o quadro negro e os alunos copiam para seus cadernos. Faz-se necessrio uma nova postura do professor para que ele caminhe de encontro aos anseios do educando,utilizando-se das ferramentas tecnolgicas que ora nos propomos a evidenciar visualizando a fora da utilizao das

mdias,especialmente o vdeo como meio didtico, e suas conseqncias positivas na aprendizagem e na formao da conscincia crtica e histrica do aluno, que vive inserido em uma sociedade da informao e do conhecimento e que anseia por uma nova viso de educao. Notoriamente podemos perceber que as informaes visuais podem auxiliar nos processos educacionais, e hoje, a maioria dos jovens passam muito tempo em frente ao computador, visitando vrios sites da internet, em casa, na escola ou em locais pblicos. De acordo com JUNQUEIRA & CARNEIRO (2005):

O estudo da Biologia Celular aborda temticas relacionadas s clulas tais como organelas, membranas, transporte de molculas, diviso celular, tcnicas de microscopia entre outrasNo estudo tradicional da disciplina de Biologia Celular, o professor utiliza o quadro-negro e o giz para fazer os alunos visualizarem os contedos. (LEPIENSKI &PINHO, 2010).

Para OLIVEIRA & RAZERA (2009):


Mesmo pelo fato de no ter materiais suficientes disponveis na escola, a falta de preparo dos professores que lecionam durante tantos anos sem fazer o uso de tecnologias, acabam contribuindo para o agravamento dessa situao.

Com a chegada da internet, os vdeos e as animaes on line fizeram com que o aluno adquirisse um novo modelo a respeito das organelas como as mitocndrias, os cloroplastos e do metabolismo celular. MORAN(2002,P.28) explica que o vdeo explora o ver,o visualizar,o ter diante de ns as situaes,as pessoas,os cenrios,as cores,as relaes espaciais. O autor diz ainda que o vdeo:
Desenvolve um ver entrecortado com mltiplos recortes da realidade atravs dos planos- e muitos ritmos visuais: imagens estticas , cmera fixaou em movimento, uma ou vrias cmeras, quietos ou movendo-se, imagens ao vivo, gravadas ou criadas no computador. Um ver que est situado no presente, mas que o interliga no linearmente com o passado e com o futuro. O ver est, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histrias. A fala aproxima o vdeo do cotidiano, de como as pessoas se comunicam habitualmente. Os dilogos expressam a fala coloquial, enquanto o narrador (normalmente em off) "costura" as cenas, as outras falas, dentro da norma culta, orientando a significao do conjunto. A narrao falada ancora todo o processo de significao (MORAN, 2002, p. 29).

JUSTIFICATIVA
O acesso dos alunos aos vdeos com animaes de transporte de molculas, Permite lhes um melhor entendimento de como a membrana

plasmtica pode ser fluda. O uso de vdeos d significado a conceitos e permite a percepo de que eles realmente so reais, deixando de ser apenas mais um contedo do livro idtico.

OBJETIVO DO VIDEO

Vous aimerez peut-être aussi