Vous êtes sur la page 1sur 23

O Lar: a chave para a educao crist

TRS INSTITUIES DIVIN S: *ivi$+

!a"#$ia%

I&re'a e o (over)o

Na medida em que se estuda a Palavra de Deus, pode-se observar que Deus estabelece diferentes "instituies" ou veculos bsicos, para manifestar sua Palavra. Cada institui o tem suas responsabilidades especficas de servio, e cada uma ! c"amada a reali#-las em respeito a Deus e $ %ua Palavra. Na propor o que cada institui o se desvia de seu prop&sito e responsabilidade ori'inais, "aver o mesmo 'rau de desequilbrio e, subseq(entemente, press o e)cessiva sobre as outras instituies desi'nadas a funcionar em "armonia uma com a outra. *stas instituies, como veculo do 'overno de Deus, s o desi'nadas para e)pressar o +eino de Deus sobre a terra numa certa localidade, para que o mundo possa ver como ser quando ,esus reinar nos coraes dos "omens. *ssas instituies s oa, o Lar .que foi o primeiro a ser estabelecido e desi'nado a fim de manifestar, em primeiro lu'ar, o 'overno de Deus, /n 0-01-0234 -, a I&re'a .comunidade redimida da aliana mencionada nas *scrituras como a Noiva de Cristo, ou o Corpo de Cristo, *f. 1-000534 c, o (over)o *ivi$ .institui o desi'nada para e)ecutar a 6ustia e as leis de Deus. +m. 15-1-23. No "7&rum do Professor", publicado pela 8ssocia o Crist da 9ei, temos uma discuss o feita por :allis ;etts, na <= edi o, concernente $s >nstituies Divinas. Professores crist os, por e)emplo, deve-se lembrar de que na "*scola" n o ! descrita na ?blia, em nen"um lu'ar, como uma institui o. %e6a qual for a fun o do professor na sala de aula, ele deve estar de acordo com os padres divinamente ordenados para outras instituies. @ma ve# que as *scrituras ne'am ao /overno, por silenciosa miss o, a prtica da educa o das crianas, os professores devem entender que est o atuando dentro dos pap!is do 9ar e da >'re6a. >sso a6udar imensamente na restaura o da estrutura bblica pertinente $ educa o.

*mbora o 9ar se6a o "ei)o" das trAs instituies, ! evidente que, $s ve#es, a famlia espiritual .a i're6a3 ou simplesmente a devo o a Cristo devem preceder a entre'a de al'u!m .compromisso3 $ famlia natural .especialmente quando a famlia natural pode impedir o camin"ar da pessoa com o %en"or4 ve6a ;t. 10-2B-<C4 1D-0D4 9c. 12-0B-553. E tamb!m evidente que o /overno Civil, embora ordenado a 'uardar as leis de Deus, pode tamb!m ser um impedimento quando o "omem comea a pensar que ele ! soberano, no lu'ar de Deus. No decorrer da Fist&ria e das pr&prias *scrituras, isso prova ser um "espin"o", impedindo o "omem de andar em obediAncia ao %en"or, praticando as leis dos "omens, e n o as de Deus. *m tais casos, deve-se obedecer a Deus e a'rad-lo, ao inv!s das leis "umanas, contrrias $ nature#a divina. .ve6a 8t. <-0D e ;t. 00-1G-003.

H 9ar, entretanto, ! o lu'ar onde Deus estabeleceu o papel do pai, da m e e tamb!m dos fil"os, para que pudessem aprender as lies bsicas necessrias e tomarem lu'ar na divul'a o de %eu +eino sobre a terra. H 9ar tamb!m ! a produtora c"ave da e)istAncia das outras duas instituies. Ianto a >'re6a .atrav!s dos d#imos e das ofertas voluntrias do povo de Deus3, quanto o /overno Civil .atrav!s dos impostos3 dependem da produ o do 9ar. %e uma dessas instituies assume um papel causativo ou domina a vida individual do lar, compromete, ent o, a produtividade e o papel que Deus estabeleceu, e, portanto, terminar em tirania de uma institui o sobre a outra, ao inv!s de as trAs operarem em tripla "armonia. %e, por outro lado, o lar tenta e)istir fora das outras duas instituies ordenadas por Deus para a6udar a reali#ar o trabal"o de e)pans o do *van'el"o ou na prote o da divul'a o do *van'el"o, ent o o lar est em peri'o, esquivando-se do mundo, o que o %en"or disse que n o fi#esse .> Co. <-1C3. H lar deve sempre manter o equilbrio e estar separado das maneiras e filosofias do mundo, ainda que deva alcanar o mundo, transformar outros pela 'raa de Deus e e)pandir a influAncia do *van'el"o de Cristo de todos os meios possveis, se6am quais forem. H quadro, a se'uir, ilustra as principais responsabilidades dessas trAs instituies. Deve ficar bem claro, entretanto, que o lar e a i're6a, muitas ve#es, c"ocam-se em suas responsabilidades, sendo a i're6a a e)tens o espiritual da famlia. 8 "separa o" entre >'re6a e *stado ou a separa o de responsabilidades, n o de presta o de contas .pois ,esus ! o +ei %upremo sobre todas as coisas3 d-se na rea da ,ustia e Prote o. Por todo o J.I., era de se esperar que "ouvesse separa o entre o +ei e o %acerdote, entretanto, quando o %en"or voltar, esse aspecto de ,ustia e /overno ser o dados tamb!m $ >'re6a, e n o mais "aver separa o como a que foi mencionada. *ntretanto cabe aos crist os 'overnar "o6e e a'ora, se'uindo a Palavra de Cristo, para que a "'raa" se6a estendida a todas as naes quando *le voltar. .ve6a > Co. 2-24 B-0-54 8p. 1-<-G4 0C-1-23. .ESUS *RISTO %89J8DH+, %*NFH+ * +*>K OL R "Desde criana con"ece as sa'radas escrituras..." .>> Im. 5-1<3 Ireinar e *ducar os 7il"os4 .*f. B-1-23. Cuidar das Necessidades da 7amlia4

.> Im. <-5-1B3 %uprir as Necessidades da %ociedade. .;t. <-51-2B4 e /l. B-D-1C3 I(RE. "* para ser o cabea sobre todas as coisas H deu $ >'re6a..." .*f.1-003 Discipular as Naes4 *van'eli#ar o perdido *dificar o salvo .;t. 0L-1D-0C34 9evar o Corpo e a Noiva de Cristo $ maturidade. .*f. 2-11-1B3 O (OVERNO *IVIL "... ,esus outro rei" .8t. 1G-G3 Prote'er o ,usto4 .+m. 15-5C<3 Punir o Perverso .+m. 15-1-0,2-<34 ;anter a Pa# para que o *van'el"o possa ser *spal"ado. .> Im. 0-1-<3.

EDU* /O *RIST/ *O0 *ONVI*/O 8 defini o de educa o, se'undo :ebster, !- Cristo deve ser o %en"or de todos os se'mentos da instru o da disciplina com que se pretende iluminar o entendimento, corri'ir o temperamento, formar as maneiras e "bitos da 6uventude e capacit-la a ser Mtil no futuro. *ssa defini o paralela $ de Deut. B-G, de ensinar $s nossas crianas todo o tempo, o dia todo, parece indicar que educa o crist ! um treinamento para toda a vida, e inclui muito mais do que a "escola". %eria apropriado di#er que o movimento de escolas crist s ! uma restaura o de um aspecto da educa o crist 4 sendo essa a disciplina formal da mente. Ireinamento sempre est acontecendo, mas a per'unta c"ave !- *st acontecendo uma educa o crist consistente ou n o no que se refere a nossas crianasN %e n o, nossas crianas crescer o vivendo em dois "mundos", um crist o e outro, n o crist o. *sse duplo padr o, quando muito, produ#ir crist os dMbios .I'. 1-L3. 8 convic o de que precisamos ! a de que nossos fil"os est o recebendo treinamento consistente, em todas as reas, sob a orienta o de professores crist os, para que possam enfrentar, quando crescerem, uma 'era o corrompida e perversa, bril"ando como lu#eiros. .7p. 0-1<-1B3. Ouando nos referimos $ convic o e ao que realmente si'nifica com rela o $ educa o crist , precisamos considerar tamb!m o que os tribunais tAm c"amado de preferAncia. Confrontando os dois tipos de "crenas", pode-se entender mel"ores as profundas e)i'Ancias de convic o, e o que um "omem ter que sacrificar se quiser obedecer a Deus. *m poucas palavras, convic o ! uma crena que se assume t o fortemente e se est t o convencido de que ! isso o que a Palavra de Deus ensina, tendo o *sprito %anto confirmado no cora o, que a pessoa n o a mudar, a preo al'um- Para um crist o, cada mandamento relacionado ao tipo de vida e de conduta diante de Deus e dos "omens deveria ser uma convic o. *ntretanto, estamos todos em diferentes 'raus de crescimento, e, por isso, o nMmero e a qualidade de nossas convices crescer o na medida em que andarmos com o %en"or. *ntretanto, pode-se prontamente observar que uma convic o n o ! um "impulso" ou "arrepio". Precisamos saber se isso foi e)i'ido pela Palavra de Deus e se foi dito pelo *sprito %anto.

@ma preferAncia, por outro lado, ! uma crena fortemente assumida, assim como uma convic o4 todavia a pessoa a mudar quando se defrontar com determinada press o ou inconveniAncia. 8 crena oscila e muda com as circunstPncias, ao inv!s de permanecer absoluta, uma ve# ditada pela Palavra de Deus. Para uma mel"or compreens o da diferena entre preferAncia e convic o, dei)e-me citar um arti'o publicado numa revista crist sobre educa o- I"e Capsule, .8 Cpsula, de#QL13. David /ibbs, da 8ssocia o da 9ei Crist .advo'ado3, teve suas id!ias resumidas num arti'o sobre o t&pico de convic o e preferAncia, e o material que vem a se'uir foi tirado das p'inas L e D- "Hs tribunais recon"ecem a preferAncia como uma forte crena. Ial crena pode motivar uma pessoa a trabal"ar em tempo inte'ral em nome de sua f!. Pode levar uma outra a ser um ativoR 'an"ador de almas S. *nquanto ainda outras podem das 'randes somas de din"eiro em lealdade $ crena que professam. ;as, $ medida que essas pessoas se reservam o direito de al'um dia, mudar sua atitude, ent o ser classificada como uma preferAncia, n o uma convic o. %e de fato crAem que Deus e)i'e um determinado padr o para certa atitude e ousam n o se modificarem em face das circunstPncias adversas, ent o isso se torna uma convic o. 8 maioria dos crist os tenta manter uma certa porcenta'em bsica com rela o $ Palavra de Deus, mas a obediAncia $s *scrituras nunca ! al'o opcional. Hu obedecemos $s *scrituras ou as abandonamos. F cinco circunstPncias que uma sentena do tribunal levar um "omem a mudar seu padr o se sua crena foi uma preferAncia em lu'ar de ter sido uma convic o. >ncluem as presses feitas por ami'os, a famlia, uma a o 6udicial, ir para a cadeia e o medo de morrer.RDavid /ibbs continua-R um pai crist o que d a seu fil"o uma educa o n o crist est en'anando-o".

Precisamos entender que, do outro lado da moeda, o simples fato de mandar seu fil"o a uma *scola Crist n o est provando, de modo nen"um, que vocA, como pai, tem uma convic o .est convencido de que Deus requer um treinamento piedoso, consistente3. * se a escola se mudar para mais lon'e, ficar mais cara, ou outra inconveniAncia qualquer, vocA far sacrifcios necessrios para manter sua convic o, inclusive ensinar seus fil"os, caso isso ven"a a ser necessrioN 9embre-se que- se seu fil"o ou al'uns de seus fil"os estiverem recebendo uma educa o n o crist , vocA ainda n o tem uma convic o, pois seus atos ne'am suas palavras. @ma convic o requereria 'randes sacrifcios de modo a n o ser impedido por qualquer obstculo a n o dei)ar nen"uma situa o sem ser contornada, at! que as e)i'Ancias de Deus se6am atendidas. Deus disse que para aquilo que *le nos c"ama para fa#er *le providenciar os meios para que o reali#emos. .ve6a > Is. <-02, 7p. 2-15-1D etc.3. H movimento de *scolas Crist s est crescendo em 'rande velocidade. *ntretanto, muitos pais crist os mandam seus fil"os a essas escolas por ra#es erradas. Porque simplesmente ! conveniente fa#A-lo ou ! uma boa op o e alternativa para o tipo de educa o que estavam recebendo, ao inv!s ! uma obediAncia a um mandamento das *scrituras. Iodos precisamos tomar consciAncia de que 'rande parte de nosso cristianismo tem-se resumido a uma quest o de conveniAncia e n o de convic oK *stamos en'anando-nos a maior parte do tempo, levando a cabo muitas aes que s o fruto de uma reli'i o de conveniAncia, ao inv!s de um relacionamento de obediAncia e convic oK Por que vocA est fa#endo o que vocA est fa#endoN %e n o "ouver um ensino na rea da escola crist , vocA poder vir a se defrontar com o teste mais difcil da sua e)istAncia, quando as convenientes ra#es ne'ativas de mandar seus fil"os $ escola particular forem eliminadas. %e as escolas do 'overno "fi#erem uma limpe#a em seus padres", devido a presses do setor privado .isto !, se tiverem poder para isso3, isso propor um poderoso A)odo das escolas particulares, 6 que mudou o ambienteN %e n o tivermos cuidado, podemos mudar nossas atitudes por causa do ambiente, em ve# de a ra# o ser a Palavra. *staramos de fato vivendo por "!tica situacional" ao inv!s de se'uirmos os padres e e)i'Ancias imutveis da Palavra de Deus. Das muitas "ra#es ne'ativas", por assim di#er, de mandar as crianas $s escolas crist s, trAs se destacam.

1. 8mbiente ;au- Hs pais n o querem que seus fil"os se e)pon"am a palavras torpes, dro'a, se)o e al'umas ve#es $ violAncia nos ptios e ban"eiros, etc. *ntretanto, se for essa a "ra# o" para a educa o crist , ! possvel que vocA n o este6a treinando seus fil"os de maneira apropriada, em casa, para suportar as presses na escola, e uma educa o crist particular ! simplesmente um fiscal para aqueles que n o s o espiritualmente firmes o bastante para se posicionarem por Cristo. 0. ?ai)o Padr o de *nsino- Devido ao decadente aproveitamento escolar por toda a na o, os pais tAm ficado alarmados com o bai)o rendimento e aproveitamento de seus fil"osK 7ormandos do >> 'rau n o podem ler, escrever, como fa#iam anos atrs4 al'uma coisa est erradaK %e essa ! a "ra# o" para se mudar para outra escola, ent o os pais est o se voltando para uma mel"or op o acadAmica para seu fil"o e a educa o s& ! vista como a obten o dos mel"ores fatos e potencialidades e n o por causa de Cristo ou da Palavra de Deus. 5. *nsino de Fumanismo %ecular- *m muitas escolas n o " apenas uma ausAncia de moral e de base crist -6udaica para a educa o, mas tamb!m est acontecendo uma substitui o ou ensinamento "o6e de uma outra reli'i o- o "umanismo. *ssa reli'i o, ensinando a supremacia do "omem com seu pr&prio "Deus", n o apresenta absolutos em moral, valores ou decAncia. "H que ! certo para vocA" permeia o ensino dos livros-te)tos, dos trabal"os e dos professores. ;ais uma ve# a "ra# o" para uma educa o crist n o ! uma ra# o ne'ativa, tirando seu fil"o de um ambiente que vocA sente que ser pre6udicial para ele.

*mbora as ra#es citadas possam parecer bem l&'icas, ainda s o ra#es ne'ativas ao inv!s de positivas. Certamente ! verdade que qualquer educa o com os atributos mencionados acima seriam bem indese6veis. Iamb!m ! verdade que vocA n o seria um bom pai se n o estivesse preocupado com essas condies citadas acima na educa o de seu fil"o, pois acima de tudo vocA quer que ele aprenda e, n o, que ele se6a pervertido em seu esprito. *ntretanto se os atributos acima n o fossem uma realidade, seria a educa o aceitvel diante de Deus e de %ua PalavraN %e as escolas do 'overno tirassem quando fosse possvel o que mencionamos anteriormente .as ra#es ne'ativas antes citadas3, isso tornaria a sua educa o .a educa o por elas oferecidas3 mais crist N %eria Cristo o ponto central de todo ensinamento e vidaN H temor do %en"or teria o primeiro lu'ar na escolaN 8s respostas a essas questes e a muitas outras revelam que o simples fato de remover o ne'ativo n o si'nifica que a coisa se torne aceitvel diante de Deus. 8 quest o de fato !- "H que Deus quer na educa o de meu fil"oR.@ma ve# que temos uma ordenana na Palavra, ent o positivamente tentamos satisfa#A-la pelo poder do *sprito %anto, sabendo, naturalmente, que n o encontraremos uma escola "perfeita", entretanto, teremos uma escola que procurar manter os princpios mais importantes num treinamento piedoso. 8 Palavra de Deus nos oferece al'uns princpios ou ordenanas pertinentes ao treinamento de nossos fil"os que afetam diretamente o processo educacional. 8o discutir al'uns, observamos que o que torna essas ra#es positivas ! que estamos vendo o que Deus di# que devemos fa#er, e estamos nos movendo em obediAncia a *le, em ve# de apenas nos movermos ne'ativamente para lon'e daquilo que ! mali'no. T medida que nos movemos em dire o a Deus, automaticamente nos afastamos das influAncias ne'ativas, que nos impedem de obedecer a nosso %en"or ,esus. O 1UE S ES*RITUR S DI2E03 4+ Lei de Deus de se"eadura e co$heita "*nsina a criana no camin"o em que deve andar, e ainda quando for vel"o n o se desviar dele". "N o vos en'aneis- de Deus n o se #omba4 pois aquilo que o "omem semear, isso tamb!m ceifar. Porque o que semeia para a sua pr&pria carne, da

Pv. 00-B /l. B-GL

Dt. 00-D %l. 122-11 -10

carne col"era corrup o4 mas o que semeia para o *sprito, do *sprito col"er vida eterna". "N o semears a tua vin"a com duas esp!cies de semente, para que n o de'enere o fruto da semente que semeaste e a messe da vin"a". "9ivra-me e salve-me do poder de estran"os, cu6a boca profere mentiras, e cu6a direita ! direita e falsidade. Oue nossos fil"os se6am, na sua mocidade, como plantas viosas, e nossas fil"as como pedras an'ulares, lavradas como colunas de palcio".

E tolice "reivindicar" a promessa de Pr. 00-B simplesmente porque levamos nossos fil"os $ *scola Dominical e $ >'re6a, e l"es damos boa instru o em casa, mas permitimos que o mundo treine suas mentes e padres de pensamentos durante B "oras por dia, cinco dias por semanaK H padr o de pensamento de uma criana ! formado nas disciplinas das mat!rias escolares, e a menos que essas disciplinas este6am rodeadas de pensamento e prtica crist os, a criana ter uma mente carnal, pecaminosa que a acompan"ar pelo resto de sua vida. Certamente a 'raa de Deus cobre nossos erros ce'os, entretanto, col"emos o que semeamosK 8quilo que ! semeado na mente, em forma de pensamentos, torna-se em aes e em estilo de vida nos anos futuros. Devemos ser firmes no processo de treinamento em toda essa planta o, para que possamos esperar uma col"eita sem mistura. ;uitos ar'umentam que se "saram muito bem" fa#endo seus cursos em escolas n o crist s. 8 aparente "semente misturada" n o os pre6udicou, di#em. *ntretanto, a per'unta !- o que querem di#er com "se saram muito bemNR %omos realmente como devem ser os crist os em nossos padres de pensamento quando pensamosN ;uitos de n&s professamos a Cristo e, todavia praticam o "umanismoK %implesmente estamos en'anados demais para estarmos conscientes dissoK H pensamento real demonstrado aqui ! uma manifesta o de como nossas mentes s o "umanistas. De fato a quest o !- quanto poderia ter sido evitado se nossos padres de pensamento e os de nossos fil"os pudessem ser estabelecidos de forma correta desde o princpioN

Uombamos de Deus se permitimos que sementes diversas se6am semeadas em nossos fil"os. 8inda por cima, se as ervas danin"as crescem por si mesma sem uma planta o consciente de nossa parte, ent o cresceria muito mais se plantadasK %e semearmos sementes de vida e permitimos depois que sementes de morte tamb!m se6am semeadas e ainda esperamos um resultado de vida, #ombamos de uma das leis de Deus no mundo natural e no espiritual. H carter de uma 'era o s& pode ser medido corretamente atrav!s do carter da 'era o se'uinte, e este fala por si mesmoK %omente o treinamento consistente na Palavra de Deus a partir do lar, da i're6a e da escola, encai)a-se no conte)to e cultura de Pr. 00-B. *sse tipo de treinamento e instru o piedosa podem nos livrar de criar e educar crianas "estran"as". H modo como somos, com todas as nossas inclinaes, ! o modo como fomos treinados para ser, pois ou fomos treinados para matar a vel"a nature#a ou para aliment-la. N o cometamos o erro de outra 'era o, e n o ne'li'enciemos o plantio de uma 'era o que pode e)perimentar mais da 'l&ria de Deus do que a nossaK 5+ 0a)te)do u" 'u&o i&ua$ e)tre pais e pro6essor "8ndar o dois 6untos, se n o "ouver entre eles acordoN". "N o vos pon"ais em 6u'o desi'ual com os incr!dulos4 porquanto, que sociedade pode "aver entre a 6ustia e a iniq(idadeNR "PropVs-l"e tamb!m uma parbola- Pode porventura um ce'o 'uiar a outro ce'oN N o cair o ambos num barrancoN H discpulo n o est acima de seu mestre4 todo aquele, por!m, que for bem instrudo ser como seu mestre".

8m. 5-5 >> Co. B-12 9c. B-5D2C

Ialve# n o ten"amos, at! a'ora, visto nosso relacionamento como pais em rela o ao professor que ensina nossos fil"os como um 6u'o ou pacto, entretanto isso !, na verdade, o que acontece. 8os pais, e n o $ *scola ou ao *stado, foi dada a responsabilidade de cuidar da educa o dos fil"os .*f. B-234 de modo que ser o considerados responsveis por aqueles a quem permitirem ocupar seu lu'ar e a6ud-los a educar os fil"os.

E evidente que duas pessoas n o poder o andar 6untas de modo adequado, a n o ser que este6am de acordo. *m que devem os pais e professores estar de acordoN *m primeiro lu'ar, deve ser no %en"orio de CristoK H professor deve passar um e)emplo que os pais aprovam como sendo uma boa influAncia para seu fil"o. >sso n o si'nifica que o professor deva ser e)atamente como os pais, mas cada um deve estar de acordo em ter em alta estima o %en"orio de ,esus Cristo, .Cl. 1-1B-1L3. Caso contrrio, os pais estar o num 6u'o desi'ual com o professor, e estar o desobedecendo $s *scrituras. ,esus ensinou claramente, em 9c. B-5D-2C, que o discpulo .ou aluno3 n o est acima de seu mestre. >sso si'nifica que ! tolice esperar que uma criana se eleve acima do professor em espiritualidade ou moralidade, pois ter maturidade ou reali#ar uma tarefa .tradu#indo aqui como perfei o3 ! tornam como seu professorK Cada pai deve esperar que al'umas de suas caractersticas pessoais e maneirismos .tanto bons como maus3 se6am vistos nos fil"os, e o mesmo ! verdade com rela o aos professores deles. 8 menos que "a6a um 6u'o i'ual entre pais e professor, ! impossvel um treinamento coerente, pois a criana ter de escol"er qual modelo tomar para si, e, com a a6uda constante de sua vel"a nature#a, pode vir a escol"er aquele que se6a mais parecido com a manifesta o desta, em ve# de dar lu'ar $ nova nature#a. 7+ Os pais so respo)s8veis pe$o 9ue : e)si)ado a seus 6i$hos Pr. 1D-0G ;t. 1L-B I'. 5-1-0 "7il"o meu, se dei)as de ouvir a instru o, desviarte-s das palavras do con"ecimento". "Oualquer, por!m, que fi#er tropear a um destes pequeninos que crAem em mim. ;el"or l"e fora que se l"e pendurasse ao pescoo uma 'rande pedra de moin"o, e fosse afo'ado na profunde#a do mar". ";eus irm os, n o vos torneis, muito de v&s, mestres, sabendo que "aveis de receber maior 6u#o. Porque todos tropeamos em muitas cousas. %e al'u!m n o tropea no falar ! perfeito var o, capa# de refrear tamb!m todo o seu corpo".

*sse terceiro princpio ou ordem vem lo'o atrs do se'undo. 8s palavras de ,esus, em ;t. 1L-B, s o muito fortes com rela o a tropeos .fa#er com que tropece3 para as crianas. Cabe aos pais supervisionar a educa o do fil"o, e se eles conscientemente permitem que os professores tomem seu lu'ar para ensinar coisas que poder o lev-los a tropear, estes pais e tamb!m o professor poder o vir a ser culpados da ira do %en"or. H c"amado do professor .tradu#ido por mestre em Iia'o3 n o ! al'o leve. %abemos que um professor receber maior 6ul'amento, pois est constantemente falando e ensinando. 8quilo que um professor ensina, em conteMdo ou palavras, pode fa#er tropear ou levar vida, pois a morte e a vida est o no poder da ln'ua, .Pr. 1L-013 Hs pais, diante de Deus, devem saber o que est sendo ensinado a seus fil"os, e, 6 que s o responsveis pelo processo de treinamento, podem tamb!m vir a ter que prestar contas pelo que permitiram que suas crianas ouvissem ou que l"es fosse ensinado. ;+ U"a 6i$oso6ia de vida peca"i)osa aprisio)ar8 a "e)te de u"a cria)a ,r. 1C-0 Cl. 0-L "8ssim di# o %en"or- N o aprendais o camin"o dos 'entiosR... "Cuidado que nin'u!m vos ven"a a enredar com sua filosofia e v s sutile#as, conforme a tradi o dos "omens, conforme os rudimentos do mundo, e n o se'undo CristoR. "Ouero que se6ais sbios para o bem e smplices para o mal". "Portanto o %en"or mesmo vos dar sinal- *is que a vir'em conceber e dar $ lu# um fil"o e l"e c"amar o *manuel. *le comer mantei'a e mel quando souber despre#ar o mal e escol"er o bem". "* desceu com eles para Na#ar!4 e era-l"es submissos. %ua m e, por!m, 'uardava todas estas coisas no cora o. * Deus crescia ,esus em sabedoria, estatura e 'raa, diante de Deus e dos "omens".

+m. 1B-1D >s. G-121< 9c. 0-<1<0

;uitos crist os se en'anaram pensando que uma educa o "neutra" com rela o $ reli'i o fosse um posicionamento saudvel para seus fil"os. Nada poderia estar mais lon'e da Jerdade. De fato, educa o "neutra" n o e)iste, pois outro sistema de valores sempre ! o ponto de apoio e a base das disciplinas acadAmicas. H que as *scrituras di#em ! que Deus n o quer que se6amos ensinados com misturas, pois isso seria como uma "armadil"a" para a nossa mente .tradu#ido por enredar. Cl. 0-L3. %atans sempre tenta nos embaraar e capturar-nos atrav!s da corrup o da mente .>> Co. 11-53. N o ! esperado que aprendamos tanto o bem .em casa3 como o mal .na escola3 para que possamos discerni-los. ;as devemos aprender o que ! o bem para recon"ecer o que ! o mal. E evidente que na vida de 7il"o modelo, ,esus recebeu esse tipo de instru o. 9emos em >saas que *le comeu mantei'a e mel .smbolo daquilo que ! puro e que ilumina os ol"os da verdade3 para que l"e fosse dada a sabedoria para escol"er o bem. Do livro de 9ucas, aprendemos que esse ensinamento deve ter sua ori'em no lar. *ntretanto, "o6e, ! comum pensarmos que podemos permitir que todo tipo de semente misturada se6a semeado no lar e na escola, pois nossos fil"os ficar o muito atentos a respeito do mal, violAncia, ocultismo, etc4 entretanto precisamos nos tornar conscientes de que eles ser o apan"ados em armadil"as se aprenderem o camin"o dos mpios. Nossos fil"os precisam ser separados do mundo antes de estarem preparados para ministrar ao mundo. <+ s cria)as deve" ser e)si)adas so-re o "u)do rea$ "H temor do %en"or ! o princpio do saber, mas os loucos despre#am a sabedoria e o ensino". "Porque dele e por meio dele e para ele s o todas as coisas. 8 ele, pois, a 'l&ria eternamente. 8m!m". "N o atentando n&s nas coisas que se vAem, mas nas que se n o vAem4 porque as coisas que vAem s o temporais, e as que se n o vAem s o eternasR. "*le ! antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste". "*u sou o camin"o, e a verdade e a vida".

Pr. 1-G +m. 11-5B >> Co. 2-1L Cl. 1-1G ,o. 12-B

H mundo real, a verdade sobre a vida ! ac"ada em ,esus, uma pessoa. *le criou todas as coisas e todas as coisas que *le criou tra#em a marca da divindade .+m. 1-0C3. H temor .ou respeito3 a Deus ! a base para o con"ecimento, pois ,esus Cristo ! o Mnico fundamento di'no de qualquer investimento de constru o .> CH. 5-113. Ouando Deus ! tirado, o que fica ! s& mentira, e o resultado uma tolice .ve6a +m. 1-01-003. Pertence a Cristo o primeiro lu'ar em todas as coisas, pois *le ! quem sustenta os mundos .Fb. 1-153. 8s coisas eternas, invisveis e pertencentes $ esfera espiritual devem ter prioridade sobre as coisas temporais, visveis e pertencentes $ esfera natural. N o ! nosso prop&sito 6untar tesouros na terra .temporais34 ao contrrio, ! nosso prop&sito investir nas coisas de valor eterno, .como, por e)emplo, nossos fil"os3, .;t. B-1D-0C >> Co. 2-G4 10-123. Ouando uma criana ! educada por um sistema educacional que ne'a a alto e bom som, ou por omiss o, que Deus ! a realidade Mltima de todas as coisas, ou que o eterno n o e)iste ou deve se curvar ao temporal, essa criana crescer com prioridades erradas. Ouando atividades intelectuais, atletismo, sucesso secular e din"eiro s o continuamente colocados diante da criana como o mundo SrealR, nada pode fa#er a n o ser col"er comportamento, padres de pensamentos e prioridades errados. O L R *RIST/O RESISTIR= OS TESTES DOS DI S !UTUROS3 H 9ar Crist o est sofrendo ataques. >sso n o ! novidade para a maioria das pessoas. *ntretanto, quando o lar ! atacado, tamb!m s o atacadas as responsabilidades a ele confiadas, o que inclui educa o e treinamento. Iemos enfati#ado que a escola precisa ver verdadeiramente Crist , n o Crist nominal apenas4 a mesma verdade di# respeito ao lar. Jamos concentrar nossa aten o a'ora no fortalecimento do lar e na prepara o para o que pode vir a acontecer. Jamos focali#ar trAs reas- 1. 8'indo de acordo com a convic o da *difica o Crist 4 0. +emovendo inconsistAncias da vida familiar4 5. +estaurando aos pais o papel de principais educadores. 4+ &i)do de acordo co" a co)vico da Educao *rist

Ialve# "a6a muitos pais que se contorcem sob a convic o da Palavra de Deus, quando esta vem a eles referente a um treinamento piedoso, consistente dos fil"os. ;uitos c"amam a aten o para o fato de que n o e)istem, por perto, escolas boas e verdadeiramente crist s que possam ministrar a seus fil"os, e, portanto n o tAm escol"a a n o ser mand-los para escolas n ocrist s. *mbora n o dei)e de ser verdade que al'umas famlias s o mais pressionadas, tanto pelas circunstPncias como por problemas financeiros, a Palavra de Deus continua sendo a Palavra de Deus. %e a Palavra fala claramente sobre o assunto e se Deus requer .n o pede3 que os pais este6am atentos para que seus fil"os recebam uma instru o orientada por Deus, ent o a escola est feita. H que continua sendo um minist!rio ! o m!todo para obtA-la. 8l'u!m pode per'untar- "8 educa o e treinamento de meus fil"os, de uma perspectiva piedosa de Deus, ou parte da min"a f!, s o ordenados na Palavra de DeusNR %e a resposta a essa per'unta for afirmativa, ent o uma outra se se'uir- "Oue tipo de sacrifcio estarei pronto a fa#er de modo a tornar isso uma realidadeN" %e a mel"or escola n o estiver disponvel para que se 6unte a ela, vocA deve estar preparado para se 6untar $ escola que estiver mais perto da Palavra em prioridades e valores, ou se preparar para ensinar aos fil"os em casa. Deve-se per'untar "onestamente- "%e Deus vier a requerer esse tipo de treinamento para meus fil"os, e eu vou me tornar responsvel, que opes *le me d em %ua PalavraNR Certamente que a desobediAncia n o ! uma op oK Deus promete bAn os para todos os que l"e obedecem, e essas bAn os vAm atrav!s da vida de seus fil"os .Pr. 0D-1<-1L3. Hs que desobedecem recebem maldi o, e esta vAm atrav!s da vida dos fil"os .Pr. 5C-11-123

8 medita o na Palavra de Deus e a a o diri'ida pela ora o feita por cada famlia, "onestamente diante de Deus, determinar o se esses aspectos de nossas vidas .t o cruciais e necessrios3 tornar-se- o em convic o ou se continuar o sendo apenas preferAncias. 8 Palavra de Deus ! uma quest o real, n o as circunstPncias ou o ambiente em que nos encontramos. Deus abrir um camin"o para que cada mandamento se6a cumprido. Oue o %en"or nos a6ude a restaurar lares, a'indo por convic o, obedecendo firmemente ao %en"or. Oue possamos se'uir o e)emplo de 8bra o e ;ois!s- "Disse o %en"or- Hcultarei a 8bra o o que estou para fa#erN Jisto que 8bra o certamente vir a ser uma 'rande e poderosa na o, e nele ser o benditas todas as famlias da terraN Porque eu o escol"i para que ordene a seus fil"os e a sua casa depois dele, a fim de que 'uardem o camin"o do %en"or e pratiquem a 6ustia e o 6u#o4 para que o %en"or faa vir sobre 8bra o o que tem falado a seu respeitoR./n. 1L-1G-1D. "Por!m, se vos parece mal servir ao %en"or, escol"ei "o6e a quem sirvais- se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam al!m do *ufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cu6a terra "abitais. *u e a min"a casa serviremos ao %en"orR.,s. 02-1<. Certamente as conseq(Ancias de n o a'irmos de acordo com o que sabemos que ! certo devem c"amar a nossa aten o"Portanto, aquele que sabe que deve fa#er o bem e n o o fa#, nisso est pecando". I'. 2-1G. 5+ Re"ove)do as i)co)sist>)cias )a vida 6a"i$iar

8o entrevistarmos pais que dese6am matricular seus fil"os em nossas escolas, freq(entemente l"es e)plicamos o que c"amamos de "pacto duplo". *)plicamos que eles devem verificar se somos a escola que realmente vem refletir a filosofia e os padres crist os se'uidos pela famlia. Devemos, como escola, ser de fato uma e)tens o do lar, e pode o lar andar 6unto com a escola em plena concordPncia com as *scriturasN 8ssim essa decis o feita pelos pais ! somente metade do pacto. Do lado da escola devemos per'untar a n&s mesmos se o lar ! o tipo de lar diante de Deus do qual possamos vir a ser um refle)o ou e)tens o. Ianto o lar como a escola deve ser e)aminada para ver se est o andando de acordo com a orienta o da Palavra. Certamente, isso n o si'nifica que o lar deva procurar a escola "perfeita", e que a escola s& deva matricular famlias que se6am "perfeitas". *ntretanto, a atitude e o esforo em se mover o cora o nessa dire o devem estar corretos diante de Deus. *mbora os alvos do lar e da escola possam parecer estar, $ primeira vista, em acordo, nossas aes muitas ve#es ne'am nossas palavras. 8s maiorias dos pais querem que seus fil"os se6am treinados numa atmosfera pr&pria, com valores apropriados e estilo de vida que possam ser ol"ados com respeito. *ntretanto somos muitas ve#es en'anados, tanto em casa como na escola .embora se6a mais fcil fec"ar os ol"os para as coisas em casa3, e permitimos que essas mesmas coisas continuem sendo feitas bem debai)o de nossos ol"osK 8 se'uir, temos uma lista de "impedimentos" para a educa o crist que comumente aparecem em muitos lares. E compreensvel que, tanto na escola como na i're6a, devamos ser purificados e devemos lidar com as inconsistAncias de ambos $ lu# da Palavra de Deus, todavia ! o lar o ei)o, o ponto central, e a rea mais importante a ser considerada. a. @m ambiente n o-crist o no 9ar - 8s se'uintes prticas continuamente apresentam um mundo de e)emplos e id!ias que entram em conflito com os princpios e prticas de Palavra de Deus, e por fim v o afetar profundamente o que ! ensinado numa escola crist .

8 IJ ! o inimi'o nMmero um da educa o crist - tanto no seu conteMdo quanto no m!todo de instru o. @ma seq(Ancia de ima'ens de um mundo sem Deus ! mostrada com solues para os problemas vindos atrav!s da sabedoria, da fora, da violAncia e do en'ano "umano em ve# de lev-los a Cristo. @m mundo onde a autoridade da policia, dos pais, da i're6a ! #ombada e ridiculari#ada, e os que #ombam s o os "astros dos espetculos", aparentando serem "pessoas de sucesso, famosas". 8 nature#a passiva da IJ tamb!m pre6udica as atividades da mente e pode, com seu embalo, levar $ passividade. *mbora possa "aver pro'ramas aproveitveis, isso pode facilmente transformarse num vcio, onde nossos padres e princpios de moral ven"am a ser arruinados. Naturalmente, filmes e outros espetculos de cinema podem ser acrescentados a essa discuss o sobre a IJ. H video'ame ! um outro camin"o pelo qual o inimi'o est apresentando $s crianas um "mundo" sobrenatural, e o "6o'o" ! sempre destrutivo e violento. >ma'inaes v s e um mundo c&smico sado do oculto parecem ocupar o 1W lu'ar nas mentes das crianas "o6e, e de tal modo que um livro ou mesmo a ?blia, num tranq(ilo fim de tarde, simplesmente n o podem competir com esse tipo de entretenimento. Jideo'ames e suas influAncias viciosas est o atemori#ando at! mesmo educadores seculares quanto aos seus efeitos danosos sobre o pensamento e a atividade mental.

b. ;Msica +ocX - H "compasso da rebeli o", "a batida da rebeli o" podem ser ouvidos em muitos lares que professam Cristo. *mbora muitas ve#es 'rupos de rocX ten"am feito pacto pMblico com o diabo, ainda s o ouvidos nesses lares4 est acontecendo a'ora um outro tipo de a o mais sutil. ;uitos crist os est o usando, com mais freq(Ancia, esse estilo de "mMsica" para "adorar ao %en"or". >sso ! uma infelicidade, pois a mMsica afeta tanto o fsico como a mente. 8 mMsica "rocX" .n o importa o que di#em as palavras3 est fora de quest o de acordo com as *scrituras .colocando o ritmo como a coisa mais importante, o corpo acima da alma e do esprito4 ! uma mMsica sensual34 n o ! mMsica de fato .mMsica vem de uma palavra que si'nifica pensar, meditar, e o "rocX" ! "ipn&tico, aprisiona a mente3 e ! biolo'icamente viciante .cientificamente pode provocar neuroses no sistema nervoso3. ;uitos tAm sido en'anados com o "rocX" crist o, e o peri'o real ! que passar para nossas crianas a id!ia de que o cristianismo ! um "alto" sint!tico criado pela batida do "rocX", em ve# daquela "vo#in"a" interior. Na adora o, nossas crianas devem aprender a cantar uma can o, n o danar uma can oK c. Iempo Desestruturado - Na educa o crist , tentamos ensinar $s crianas que o mundo n o l"es deve uma vida, mas que eles s o responsveis perante Deus e os outros por suas aes. *ntretanto esta ! uma tarefa cada ve# mais dura- a de ensinar, quando al'umas crianas, em casa, tAm muito pouca responsabilidade ou pequenos servios e n o s o levadas de modo nen"um a manter este tipo de comportamento em casa. 8tividades de recrea o e brincadeiras em e)cesso, se mal orientadas, permeiam a vida da criana4 mas pequenas tarefas, responsabilidades e servios da casa raramente s o feitos. %e n o "ouver na casa um tempo tranq(ilo para o estudo .quando os deveres de casa s o feitos3 para a "ora devocional, etc. ent o o que ! ensinado na escola ! desfeito em casa. 8 re'ra n o deve ser que somente o tempo passado na escola deve ser bem estruturado, bem disciplinado na vida de uma crianaK

d. Padres da *scola que superam o 9ar e a >'re6a - Na escola, os alunos est o em contato com altos padres de vestimenta, comportamento e respeito a todas as autoridades. *ntretanto, em casa e na i're6a tAm permiss o de se vestirem sem modera o, sem capric"o, respondem aos pais e somente l"es obedecem depois da 2= ordem. 8ssim, a criana ainda vive em dois "mundos". E necessrio um contnuo crescimento na escola, no lar e na i're6a para que nossos padres n o se conflituem. e. *nsinando o desrespeito atrav!s da maledicAncia e fofoca ;uitos professores tAm sido criticados, $ mesa de refei o, na frente de alunosK Hs pais que discutem suas diferenas com os padres da escola ou dos professores na frente de seus fil"os est o-l"es ensinando a desrespeitar a autoridade. 8s crianas devem sempre ver que seus pais e professores est o unidos, tendo o mesmo ponto de vista. 8s diferenas devem ser tratadas em particular e de acordo com os princpios de ;t. 1L-1<-1L, para que as crianas tamb!m aprendam a a'ir desse modo. %e os pais n o respeitam, n o procuram, em particular, aqueles com quem tAm al'uma diferena, dificilmente poder o esperar que as crianas aprendam nosso mau e)emplo, comportem-se de maneira apropriada no recreio ou em classe. f. +estaurando aos Pais o papel de principais educadores - %e ! nossa responsabilidade treinar a pr&)ima 'era o, devemos primeiro treinar a n&s mesmos. Hs pais devem se ver a si mesmos como os educadores mais importantes no lar. *ncora6amos os pais a um tipo de aprendi#a'em pr!-escolar fora de casa. %entimos que os pais devem ser os primeiros e os mais importantes educadores entre 0 a < anos. Iemos, a se'uir, uma lista de avalia o que pode a6udar os pais a orientarem a vida familiar nesta dire o.

*ntendam quais s o os ob6etivos do ,ardim de >nfPncia na *scola Crist onde pretende matricular seu fil"o. Comece ent o a trein-lo metodicamente em casa quando tiver 5 anos, .ou mais cedo, dependendo da criana3. *sse perodo deve incluir uma li o bsica- HbediAncia. De maneira correta- levantar a m o, colorir nas lin"as, se'urar o lpis, se'uindo as instrues da m e, e n o fa#endo as coisas $ sua maneira, etc., podem ser e)periAncias de aprendi#a'em muito interessantes para os 5 ou 2 anos de idade.

9eia bons livros para se preparar para, vocA mesma, ensinar seu fil"o a ler, escrever e fa#er contin"as, usando a ?blia. N o ! t o difcil como pode parecer. ;anten"a a ""ora de estudo", em casa, de formas consistentes, re'ulares, mesmo depois de a criana ir para o ,ardim. Dessa maneira, ser percebido que a m e e o pai n o dei)aram de ser os seus instrutores mais importantes. 8 conferAncia dos cadernos em casa, ocasi o quando o pai e a m e relAem as anotaes do caderno com os fil"os, ol"am o dever de casa .n o o fa#em para a eles3. E bom lembrar que esta ! uma boa maneira de manter o padr o da escola. Hs cadernos servem como um e)celente m!todo de manter a m e e o pai como os educadores. E desnecessrio di#er que se a m e e o pai c"ecarem o dever de casa e mandaram as crianas refa#erem os e)erccios antes que o professor o faa, o resultado ser muito mel"or e em mais curto pra#o. Discusses familiares, via'ens, etc. onde assuntos s o discutidos e levados em ora o s o de e)trema a6uda para uma criana em desenvolvimento. %e formos "ocupados" demais para tirarmos tempo para atividades como essas, ent o estamos ocupados demaisK

Portanto, como pais, vamos aceitar o desafio de comear e continuar o processo de treinamento o mais cedo possvel, para que a necessidade de um professor fora de casa ven"a no tempo certo como uma e)tens o e n o como uma substitui o dos pais. Jamos ensinar independAncia a nossos fil"os, para pensar, raciocinar, e relacionar princpios bblicos em todas as reas. %omente $ medida que a semente da Palavra for plantada em cada um em todo lar, cultivada na atmosfera do lar e re'ada atrav!s de outros que podem atuar como e)tenses, que col"eremos o desenvolvimento que vir do %en"or dos *)!rcitos. Oue possamos sempre estar lembrando que a restaura o comear, continuar e florescer no lar. *nt o nossa >'re6a, a Noiva de Cristo, o Corpo de Nosso %en"or, tamb!m c"e'ar $ maturidade e estatura de Cristo. Na medida em que a >'re6a comear a ser restaurada, atrav!s do lar, ent o o /overno Civil, e)tens o do 'overno do %en"or na sociedade, tamb!m ser restaurado. Ouem sabe quanto tempo ainda teremosN ;uitos ac"am que 6 ! tardeK Hutros nem mesmo sabem que estamos numa 'uerraK @ma 'uerra de pensamentos, a "batal"a da mente".

Jamos restaurar a i're6a, o lar e a escola, um cord o de trAs dobras, porque ! certo fa#A-loK %e Deus permitir restaurar o /overno Civil no mundo, que assim se6aK Continuaremos a plantar, re'ar, cultivar e col"erK Oue o %en"or abenoe a todos que dese6am a restaura o nos coraes, nos lares, i're6as e por toda a terra. ?i-$io&ra6ia- I"e Fome- YeZ to /odlZ Irainin' 8pendi) 8. "/o Ze I"erefore ... and Ieac""

Vous aimerez peut-être aussi