Vous êtes sur la page 1sur 26

MANUAL ABLETON LIVE - INTRODUO Salve Salve todos.

Estou aqui para dividir com vocs toda minha experiencia com o programa chamado Ableton Live. Esse programa foi criado para todos que curtem musica eletrnica e querer fazer a suas prprias. Mas ele hoje pode ser utilizado tambm para fazer rap, vinhetas, trilhas de filmes e etc. E o mais legal que o Live uma interface que no se limita dentro dela, ele tem uma programao que aceita outros programas que funcionam dentro dele perfeitamente, programas que na verdade se chamam PLUGINS. Esses plugins trazem milhares de sons, que contem deis de sons eletrnicos ate do mais puro som de um violino ou qualquer outro que existe em uma orquestra. Sendo assim voc tem uma variedade incrvel para produzir seus prprios sons. Mas j digo aqui, quem tem preguia j desencane, porque para aprender a mexer fcil, mas tem que ter muita dedicao pois achar plguins com o crack para o programar uma coisa que voc vai ter que dedicar um tempo, porque realmente no fcil. Mas vamos l Quero aqui falar que esse tutorial totalmente dedicado para iniciantes, principalmente para as pessoas que nunca tiveram contato nenhum com programa de audio. Mas com o tempo vou fazendo tambm tutorial das coisas mais especificas que eu conheo. Quem j souber mexer no programa e tem dicas pfv entra em contato, seria positivo para todos. Espero realmente que vocs aproveitem bem, porque esse programa o usado pelos melhores grupos eletrnicos criarem suas musicas e tocarem ao vivo (prodigy , Justicy entre muitos outros). E no existe tutorial em portugus ate onde eu sei, ento aproveitem. Primeiramente voc tem que baixar o ablaton Live 7. (tem que ser do 7 pra cima). Baixou? A legal ! Ento agora instale no seu computador. Que j vamos comear a falar sobre ele, mas primeiro eu vou ter que ensinar a vocs uma coisa importante, que como instalar um Plugin.

INSTALANDO UM PLUGIN

Primeiramente voc tem que pesquisar o plugin que voc quer, existe uma variedade deles, mas eles tem que ser VST, se no for VST no vai funcionar no live (voc vai entender mais pra frente). Mas procure um que te agrade, algum que simule um piano, ou um violino, existe milhares, procure pesquise que voc vai amar quando comear a dominar. Mas eu deixo minha dica aqui para vocs, baixem um chamado KONTAKT e outro chamado MASSIVE. O Kontakt tem muitas bibliotecas de som de instrumentos de uma orquestra e variados, o massive j mais eletrnico, ele tem uma interface fcil de aprender, sem contar que na minha opinio o melhor VST de criar sons que existe. Bom mas vamos ao que interessa. Eu como exemplo de instalao peguei um programa que chama L3 da fabricante WAVES, esse programa no de criar som e sim de masterizao. Provavelmente todos os programas VST tem esse mesmo tipo de instalao (claro que em janelas diferentes). Bom ento agora abra o arquivo de instalao do programa que voc baixou e clique para instalalo. Sempre vai abrir uma janela de instalao do programa

Clica em I Agree e sigamos em frente. Logo quase todos vai aparecer essa prxima janela com essas opes:

Deixe sempre a opo VST selecionada , isso que criara o arquivo para funcionar dentro do programa Ableton LIVE (vocs vai entender mais para frente). O boto browse.. onde o programa sera instalado, voc escolhe onde melhor deseja e clica em next. Agora vai aparecer uma janela de grande importncia, que essa:

Essa janela vai pedir para voc destinar onde ela vai colocar o arquivo VST (.dll) no seu computador, aqui voc vai ter que criar uma pasta para jogar ele e todos os VST de todos os plugins que voc instalar, pois quando voc comear a mexer no live, voc vai ter que destinar uma pasta nica onde ele lera todos os VST que esto nessa pasta, ento instale isso sempre em 1 pasta nica todos os VST . Como exemplo eu crio uma pasta chamada eletrnicos, la que eu mando jogar o arquivo VST (.dll) de todos os programa que instalo para o LIVE. (clique no Browse...)

Feito isso, clique next e j era ! Simples n. Bom agora podemos passar a parte um pouco mais pesada, a de como mexer dentro do LIVE

APRENDA A MEXER NO ABLETON LIVE

Eu coloquei em ordem que achei menos confusa para quem esta mexendo pela primeira vez no programa, ento tem alguns assuntos que eu falo e volto a falar durante esse tutorial para facilitar na memoria e tambm pela pratica de estar acompanhando e mexendo no live ao mesmo tempo que l esse tutorial. Ento para quem j conhece talvez parea meio confuso. Bom antes do mais nada, pela logica, voc vai ter que baixar e instalar o live. Ou compre o original que vale muito a pena para quem quer trabalhar com musica ou trilha original. Mas se voc no tiver dinheiro claro, baixe o pirata. Depois de instalado Primeiramente voc abre ele, tem essa cara o arquivo:

Loco n! , clica nele , nesse arquivo e vai abrir a janela do programa , que essa :

Essa a janela do live, parece complicado mas no , eu vou ensinar o bsico. Bom primeiramente uma rpida apresentao pela interface do programa (interface o que voc ta vendo na foto, e tipo a cara, o estilo do programa)

Agora voc olhando na foto abaixo vera que eu circulei e ampliei uma uma parte da interface do programa, essa parte que ta ampliada so as linhas de udio. Que em ingls leva o nome de TRACK. Uma tem o nome AUDIO em cima , e a outra o nome MIDI . A linha AUDIO para colocar sons j prontos, a linha MIDI onde voc joga usa para fazer um som (claro que voc vai precisar de outro programa para fazer som na linha MIDI). simples a diferena entre as duas linhas, voc com o tempo vai conseguindo se entender e digerir melhor essas diferenas. Bom mas vamos para foto: OBS: dentro do live existe ferramentas midi, explicarei melhor depois sobre

Sacou ? Se a resposta for no fica tranqilo, como disse e repito voc vai entender com o tempo. Bom para voc comear a produzir um som primeiramente voc vai ter que deitar essas linhas, e para voc fazer isso v no canto superior direito da tela. Aqui:

Se voc reparar tem 2 botoes, um com linhas deitadas e outro com linhas em p, esses botoes que vo mudar a interface das tracks (linhas de udio). Clique nas linhas deitadas, o programa vai ficar com essa interface agora:

Viu que as Tracks (linhas) deitaram ??? Se voc no viu ento pare tudo e procure um oculista, eu pago se for o caso! Acredito que voc vai ter que selecionar esses dois botoes para sua interface ficar parecida com a que esta nas fotos! aqui os botoes :

Se voc no achou isso fica em baixo da barra de descer e subir das Traks (linhas) no canto inferior direito. Se voc chegou ate aqui parabns!! Podemos continuar? Bom agora vamos para o prximo passo. Para voc comear a construir suas musicas voc primeiro tem que saber usar esse espao que esta na foto em baixo :

Esse espao do programa importante que da que voc vai pegar os sons e os programas de fazer som (midi) que queira. Voc percebeu que mais no canto dessa janela que recortei e aumentei tem 7 botoes redondos, cada uma tem uma figura dentro, vou te explicar um por um, simples . Relaxe !! Vamos l : (em ordem de cima para baixo)

Bom esse primeiro boto serve para voc esconder essa caixa que mostrei na foto ou deixar aparecendo, clica nela para voc entender, mais fcil!

Esse segundo boto onde fica os efeitos de udio que vem junto com o prprio programa (live) Clica nele que voc vai ver mudar as coisas que tem dentro da caixa

Esse Boto onde fica os programas que funcionam dentro do Live , Esse so os programas que voc vai usar na Track (linha) MIDI. Mas para frente voc vai entender obs: ele s ta amarelo porque ele que ta selecionado.

Esses botoes funcionam dentro do HD do seu computador, ele da acesso direto as pastas e arquivos que seu computador tem. Voc usara bastante eles para pegar sons prontos (batidas, efeitos, kiks e etc)

esse boto ele um browser onde voc acha a fonte (pasta, localizao) dos sumple (som pronto) que voc est usando. (clicando com boto direito em cima do sumple procure show in browser, clicando nisso o live abre direto nesse boto em cima com a localizao exata do local onde esta o sampler) Bom apresentado os botoes agora falta pouco para voc soltar seu primeiro som, mas calma , tamos chegando la. Antes de mais nada, vou voltar a falar sobre os programas que funcionam dentro do LIVE , eles so programas de fazer sons tanto eletrnicos, como bateria de verdade, guitarra, piano, violino e um monte de sons que voc possa imaginar, basta procurar os programas. Esses programas so chamados de VST. Ento os programas que funcionam dentro do live so os VSTs. Como instala los esta no capitulo anterior. Mas s para deixar voc informado, todos os programas VST que voc instala no seu computador eles perguntam onde voc quer jogar o arquivo VST. Voce sempre tem que jogar na mesma pasta todos os VST Os programas podem ser em lugares diferenciados, mas os arquivos VST deles no (.dll)

Agora ento voc tem que pedir para o LIVE ler os programas VST que voc instalou. Vai na barra de ferramentas do programa, se voc no sabe que isso aqui a foto : (no canto esquerdo superior da interface)

Agora voc clica no Options e depois em Preferences... Vai aparecer essa janela

No canto esquerdo dessa janela voc seleciona onde esta selecionado na foto FILE FOLDER Dentro mais em baixo tem uma linha escrito USE VST PLUG-IN CUSTOM FOLDER, clica em ON e depois em baixo tem VST PLUG-IN CUSTOM FOLDER e um boto do lado escrito BROWSE, clica nesse boto vai aparecer essa janela :

Aqui voc coloca na pasta onde esta os arquivos VST (dll) e aperta ok Pronto, agora voc clica no boto de ferramentas dos programas VST

Depois voc clica no programa VST que voc vai usar e arrasta ele at a Track (linha) MIDI, se voc levar ate Track udio voc vai perceber que aparece um sinal impossibilitando essa ao (sinal de proibido). A menos que no seja um VST de efeito (compresso, delay, reverb e etc) ele no vai abrir na linha udio Bom o programa VST que usarei de exemplo o massive. Clica nele e segure e arrasta ate a linha MIDI, e solte o dedo. Quase sempre o Live abre a interface do VST logo que voc faz isso, da voc vai ate onde tem o boto para fechar a interface do VST e fecha ele (no vamos mexer nele agora)

Pronto! Agora no sei se voc percebeu, mas em baixo ai no programa apareceu uma nova janelinha . Para entender melhor observe a ampliao na prxima foto:

Isso ai e como se fosse um atalho para voc poder modificar o som do VST, salvar o som que voc crio do VST , abrir suas propriedades, desliga lo e etc. Vou explicar Boto por Boto.

Da direita pra esquerda, o boto que esta em amarelo voc liga e desliga o VST. O boto com a seta, pra baixo tem a mesma funo com o primeiro boto la da caixa das listas dos VST que falei la em cima, ele esconde as propriedades dentro do VST, se voc clicar vai aparecer todos os botoes em forma de linhas do programa VST , assim :

Legal n ?!! Mas volte como tava antes, voc no vai mexer nisso agora. E a ultimo boto que a chave de fenda, quando voc clica aparece a interface do VST que tem na quarta figura acima.

Esses ai da esquerda para direita, um para voc dar LOAD (carregar) em algum arquivo de som do VST , e o outro do lado para salvar o som do VST Bom se voc reparar tem mais coisa, mas o bsico isso, depois mexa voc sozinho que mais desafiador. Agora esquea essa janelinha dos VST por enquanto Voltando a Track MIDI clica nesse boto da imagem abaixo:

Ele quando fica em vermelho, ta liberando o teclado(do seu PC) para quando voc clicar sair som do programa VST (como se fosse um teclado de musica normal) Voc vai saber se deu certo clicando em qualquer desses botoes do teclado : A,S,D,F,G,H,J,K,L,W,E,R,T,Y,U,O Vai aparecer do lado na barra de som a sada do udio:

As teclas Z e X aumenta e diminui a escala da musica, voc vai saber que escala ta sempre que apertar um desses botoes, pois em baixo no programa aparece escrito :

Sempre deixa nessa escala para ouvir o som (C2 to D3 ou C1 to D2) , porque tem escalas que so muito graves ou agudas que alguns presets de som do VST no saem som. Legal, a esse ponto deve estar saindo algum som ai, mas provavelmente surgi-o um problema, voc clica e o som ta saindo bem depois que voc apertou o boto. Bom se tiver acontecendo isso mesmo voc resolve o problema la na caixa la do exemplo de cima que voc pedio para o Live ler a lista do seus VSTs. Options e depois em Preferences... vai aparecer a mesma caixa la de cima, mas voc agora no canto esquerdo dessa caixa clica em AUDIO , assim o :

Agora para voc resolver o atraso do som voc vai ter que mexer no INPUT BUFFER SIZE e no OUTPUT BUFFER SIZE. No tem um numero ideal, voc vai ter que mexer ate achar a configurao ideal.

Feito isso meus parabns, feche essa janela e voc j pode tocar seus sons. Como voc iniciante aproveite os presets de som que vem junto com seu VST, no caso do massive para voc mudar voc vai ter que entrar nele Clique na chave de fenda la novamente para aparecer a interface do VST , aparecendo procure onde ta as propriedades do som, no caso do Massive fica em cima , aqui :

Onde eu circulei as cetas onde voc troca o preset do som, clique la e v tocando e achando o som que te agrade mais. O nome do preset aparece do lado, ai ta como yaek Todos os VST que criam sons vem com presets, impossvel eu falar de todos e ensinar a voc mexer em todos. A logica ta dada, tem uns que voc tem que procurar os presets dentro do programa VST. Alguns so fceis de mexer, outros nem tanto, mas tai um desafio, como disse, se tiver preguia desista que isso no serve para voc. Pronto! Gostou?! A que bom mas o que ? Voc quer gravar esse som ? A simples Antes de tudo voc tem que aprender o significado de LOOP e de SUMPLER. Eu j citei a cima as vezes a palavra sampler, eu no acho outro significado mais simples do que sons prontos. Ou seja, sampler so sons prontos, sons de um arranjo de guitarra, violino, ou de uma bateria pronta, ou s o bumbo (kicks), caixa (snares) e etc. Existe vrios sites onde voc baixa milhes de sampler. s procurar o que te agrada mais e baixar. O significado de loop voc repetir o som novamente do comeo ao fim O motivo de eu estar falando sobre esses dois assuntos juntos porque quando voc usa um sampler provavelmente voc tambm que usar o Loop

A seguir vou mostrar um exemplo que voc vai entender melhor na pratica o significado de Loop Clique no boto que funciona dentro do seu HD no live novamente

Agora pegue qualquer sampler que voc tiver e arrasta ate a TRACK Audio (o sampler vai tar na pasta que voc salvou ele dentro do seu PC). Feito isso voc vai ver na interface algo assim:

1 o boto de funcionamento dentro de seu HD. 2 o sampler que voc deseja utilizar voc pode tambm ouvir o sampler antes de colocar no programa apenas clicando em cima dele, mas o fone de ouvido que se encontra em cima dessa janela tem que estar selecionado (azul)

3 o sampler fica com o desenho das ondas na Track Audio voc pode aumentar a visualizao desse desenho do sampler usando a lupa do live que aparece quando voc passa o mouse por essa aria

(infelizmente eu no consigo capturar o desenho da lupa que aparece quando voc coloca o mouse em cima dessa aria, mas coloque que voc vai ver o desenho da lupa aparecer, clique e segure movendo o mouse para cima (menor) ou para baixo (maior) ). 4 em baixo aparece o sampler com mais detale e opes para voc mexer nele.

Eu agora no vou ensinar todas as opes e alternativas que existe dentro dessa caixa, mas no posso deixar passar umas coisas importantes. A sempre que voc joga um sampler dentro do live clique em Warp, assim ele vai respeitar e ajeitar automaticamente o tempo do sampler (pesquisar sobre tempo musical, eu ainda farei um tutorial explicando) B essa boto de correr que chama Transpose serve para voc aumentar ou diminuir o tom do sampler, ou seja, deixar ele mais grave e mais agudo. O interessante e que mesmo fazendo isso o live no perde o tempo real do som. (existe ferramentas do live que muito bom para voc manipular esses sons prontos, mas no falarei agora nesse tutorial) C o DB a altura do som, nos sotwares (programas) de udio sempre o controlador de volume vai estar para voc em DB, uma dica que dou no deixa o som passar de 0.00 DB, vai te facilitar quando voc comear aprender a mixar (futuramente farei um tutorial explicando sobre altura e volume dentro do live, mas como voc esta engatinhando, ainda no necessrio)

Pronto , agora aperte o Play no Live

voc via ouvir o som do sampler que voc escolheu mas encontrara um problema, porque na verdade voc que que esse som se repita (exemplo uma batida de bateria). Para voc entender melhor que estou falando, clique com o boto direito em cima do sampler na Track de udio na barra colorida que tem em cima do desenho da onda, e clique em LOOP SELECTION.

No sei se voc percebeu, mas aconteceu 2 coisas diferentes automaticamente, que so essas:

Em logo acima ao desenho do sampler aparecera essa barra cinza abraando a posio exata onde ta o sampler. E em cima vai parecer aquele sinal que tem em todo mp3 ou som que voc coloca para repetir uma musica. Pronto aperte Play no live agora, voc vai ver que o som fica repetindo, isso o Loop, nada mais que repetir o som que

voc escolheu. Quando voc no quiser mais isso s clicar no desenho de repetir que cabei de citar. Mas como voc esta produzindo voc quer aumentar seu tempo de durao s que na Track de udio mesmo. Existe dois modos de fazer isso, o primeiro s clicar com o boto direito do mouse em cima da barra verde que tem em cima do desenho da onda do sampler novamente, e la clicar em DUPLICATE (control + D) ate o tempo que voc achar necessrio que dure essa batida. O segundo modo um pouco mais chato, v ate a janela em baixo novamente, la tem um boto escrito LOOP, clique nele. Depois v com o mouse no final da barrinha verde em cima do sampler ate aparecer um desenho mais ou menos assim ], clique e segure e arraste para frente

Bem loco fala ae! Tem algumas coisas que seria legal voc aprender primeiro, como o tempo musical, ou tambm sobre os Tons, as escalas, mas muita coisa sabemos pelo instinto, e como eu no quero deixar to carregado esse tutorial, ento to passando (como j disse) o bsico para voc comear a mexer no programa. Pronto, acredito eu que posso passar para o prxima etapa agora. Existe 2 formas que eu conheo de gravar o som dentro do LIVE, uma assim:

1 - primeiro voc deixa o boto ligado da sada do som para o teclado (boto que esta em vermelho) 2 - depois em cima voc seleciona o boto de gravao, que esta circulado na ampliao, e clica no boto do Play que esta em amarela na mesma caixa 3 - essa a linha onde o som MIDI esta sendo produzido e gravado Fcil n ?!! Obs: O processo de LOOP o mesmo do modo mostrado anteriormente com o sumpler Agora o segundo mtodo e mais usado por mim para produo musica mais braal. E voc vai ter que usar uma outra ferramenta que tem dentro do live e qualquer programa de fazer musica pelo computador que o PIAN ROLL (acho que assim que escreve). Bom primeiramente para voc usar ele voc tem que selecionar uma aria da Track midi, assim :

s voc clicar com o boto esquerdo do mouse, segurar e arrastar ate um certo ponto. Agora voc vai clicar dentro dessa seleo com o boto direito do mouse . Vai aparecer essa janela :

Clica agora no INSERT MIDI CLIP. Logo depois que voc clicar, em baixo na janela onde fica o VST aparece o PIAN ROLL:

1- Bom primeiro voc clica no Boto(1) que tem o fone de ouvido (para ficar azul), que ai quando voc clicar com o mouse nas teclas que voc esta vendo vai sair SOM, se voc no clicar no boto do Fone no sai som 2- para voc voltar para a janela do VST e s clicar ali onde esta circulado 3- aqui voc controla a fora da nota Para voc pintar dentro do pian roll voc vai ter que clicar no lpis que tem em cima no programa.

1 clica la no lpis para ficar amarelo 2- aqui voc desce com mouse e clica dentro dos quadrados, voc vai ver que onde voc clica fica esses quadradinhos vermelhos (que so as notas e sua largura o tempo das notas) 3- voc vai perceber que onde voc criou o midi clip vai ficando igual ao que voc esta fazendo em baixo Pronto. Agora s voc apertar play que vai ouvir que voc esta fazendo Para voc mudar o tempo do pian roll s voc clicar e mudar o tamanho de corte das grades. Clica la com o boto direito dentro do PIAN Roll vai aparecer uma janela assim:

FIXE GRID tem vrios nmeros , de 8 bars ate 1/32 e OFF , eles vo mudar os tamanhos do espao das grades em baixo, onde ta circulado em vermelho (2) obs: Isso serve tambm para as grades dentro das Tracks

Tambm existe onde voc aumentar ou diminuir o tempo da musica no geral dentro do live, fica no canto superior esquerdo do programa:

O live sempre abre com a essa velocidade (120,00) para voc modificala e s clicar e segurar com o mouse e mover pra cima e para baixo. Se voc necessitar a criar mais uma Track (ou udio ou midi) fcil tambm, v ate a barra de ferramentas la em cima e clique INSERT e depois tem as opes INSERT AUDIO TRACK e INSERT MIDI TRACK, assim:

SO conferir que voc vai ver que criou mais uma track. Fcil n?! Legal agora eu sei que muitos que se interessaram em fazer suas trilhar provavelmente j mexeram com algum programa de edio de vdeo, e devem estar querendo saber como faz a automao das Tracks (linhas) Para quem no sabe automao e voc fazer o Fade in Fade out dos sons, no s isso como milhares de outras coisas (jogar o som para uma especifico lado das caixas de som (r-l), mexer em algum efeito que voc possa estar utilizando e etc) Bom isso muito fcil, voltamos la nas tracks novamente. Vocs entender como elas funcionam direito. Eu vou pegar exemplo da Track de AUDIO, mas tem a mesma coisa que tem a track MIDI

1 esse boto para voc ligar ou desligar a Track obs: s que ele no desliga o vst que voc tiver usando, ento ele continua consumindo o processador do seu computador, se voc no for mais usar aconselho a voc desligar tambm o vst dessa linha. 2 esse boto de voc deixar a track s ela tocando (saindo som nas caixas), voc deixa ela em solo obs: se voc quiser deixar mais de uma linha em solo, s segurar o CTRL do teclado e clicar no S das outras tracks. 3 o mesmo boto na track de udio serve para voc liberar o udio para gravar voz por microfone 4 esse boto se voc clicar e segurar o boto do mouse descendo para baixo e para cima, ele muda o lado que joga o som nas caixas (l-r). O C significa que o som ta saindo no meio. 5 esse boto de volume da track, clicando e segurando com o mouse voc consegue aumentar ou diminuir o volume da track. Ele calculado em DB. 6 esse boto none que tem a funo de fazer a automao na prpria track. Olhe a prxima foto que voc vai entender melhor seu funcionamento. Clicando em cima dele ele abra uma barra com as opes none e mixer (se voc tiver usando algum programa MIDI vai aparecer o nome do programa tambm nessa barra)

Clica em mixer! Logo que voc fazer isso vai perceber que em baixo na barra que estava tudo branco vai aparecer outra barra para voc clicar e escolher entre outras opes. Isso em baixo da barra none que agora no mais none e sim mixer.

Escolha tambm track volume como exemplo, repare que do lado na linha onde ta as ondas do arquivo de som apareceu um risco vermelho. ai que voc vai fazer sua automao usando o lpis ou sem ele apenas clicando 2 vezes em cima para criar um Ponto. Exemplo:

Com o lpis.

Sem o lpis. Se voc no quiser fazer a automao em cima da onda, ou quer deixar mais do que 1 automao em sua visualizao s clicar no sinal de +.

Assim a automao vai aparecer em baixo da track, podendo assim tambm, a colocar a visualizao mais que 1 automao, como no exemplo a seguir:

Simples no?! E antes que eu me esquea, se voc quiser cortar as linhas de udio s apertar Contro+E

Bom agora provavelmente voc chega para mim e diz: Po que bem loco em Sylvio, baguio firmeza mesmo, mas ai, e o VIDEO mano? Ate agora voc no falou nada! exatamente essa parte que vou falar agora! E provavelmente uma das partes mais fceis de todo esse processo. Primeiro voc vai ter que ir na barra ali dos plugins no canto superior esquerdo e clicar nesse boto :

Lembra dele ? A .. que bom! Agora vai aparecer todas as patas que voc tem no seu computador, v ate a pasta que esta onde esta o vdeo (eu no sei todos os formatos que o live suporta, mas em .AVI e .MOV certeza) Clica no arquivo de vdeo e arrasta para a track de AUDIO, exemplo:

Bem loco fala aii Simples e j esta rolando, se voc precisar fechar a janela de vdeo e s fechar, depois clica com o boto direito do mouse em cima da linha na parte azul (colorida)dela e coloca SHOW VIDEO WINDOW. Pronto! A ultima coisa que vou falar nesse tutorial sobre o processamento do seu PC, se seu computador no tiver uma configurao legal, capaz que o som do programa fique com uns clique durante o play. Voc verifica como ta o processamento no live no canto superior direito dele:

Provavelmente vai surgir uma pa de duvidas sobre o funcionamento do programa, deixe aqui nos comentrios do blog o assunto que deseja saber. O massive que instalei ai tem milhares de sons, alguns mais eletrnicos que outros, mas da para utilizar em rap, rock, musica eletronica, trilha de filme e etc. Mas os sons dele voltado mais para o eletrnico Abrao a todos, espero que vocs apreciem o tutorial, porque acho que no existe na internet em portugus sobre o Ableton Live.

Vous aimerez peut-être aussi