Vous êtes sur la page 1sur 13

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19a REGIO

Janeiro/2014

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova I09, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da Prova Discursiva - Redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta ou azul. No ser permitido o uso de lpis, lapiseira, marca-texto ou borracha durante a realizao das provas. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova Discursiva - Redao ser corrigido. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova I09, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 9, considere os textos I e II. Texto I Tudo grandioso na Amaznia, o maior bloco remanescente de floresta tropical do planeta. Com pouco mais de 6,8 milhes de quilmetros quadrados, espalha-se por nove pases da Amrica do Sul a maior parte est no Brasil, que detm 69% da rea coberta pela floresta. Estima-se ainda que ela abrigue quase 25% de todas as espcies de seres vivos da Terra, alm de 35 milhes de pessoas (20 milhes somente no Brasil). A Amaznia tem tambm a maior bacia fluvial do mundo, fundamental para a drenagem de vrios pases e para a gerao de chuvas. o maior reservatrio de gua doce do planeta, com cerca de 20% de toda a gua doce disponvel. Por isso, um dos reguladores do clima e do equilbrio hdrico da Terra. Apesar de tanta grandiosidade, so as alteraes em pequena escala, como a abertura de clareiras para a extrao seletiva de madeira, que podem representar uma das principais ameaas conservao do ecossistema, destaca o bilogo Helder Queiroz, diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau. De modo geral, explica Queiroz, as principais ameaas Amaznia esto hoje associadas s prticas que levam direta ou indiretamente perda de hbitats e reduo de populaes de plantas e de animais. "Muitas rvores com madeira de grande valor comercial so fundamentais para a alimentao de diversos animais", diz Queiroz. Hoje, a perda de ambientes naturais maior numa regio conhecida como Arco do Desmatamento, que se estende do sul ao leste da Amaznia Legal uma rea de 5 milhes de km que engloba oito estados. O Arco do Desmatamento, definido pela fronteira da expanso agropecuria que converte grandes extenses de floresta em pastagens , concentra cerca de 56% da populao indgena do pas. As regies de vrzea, em terrenos mais baixos, no interior da floresta amaznica, tambm tm atrado a ateno do poder pblico durante a elaborao de estratgias de conservao do ecossistema. Boa parte dessa regio inundada pelas chamadas guas brancas, de origem andina, ricas em sedimentos e nutrientes. Nesses trechos, a vegetao tende a ser mais abundante. Devido a essa riqueza em recursos naturais, as florestas de vrzea sofrem mais com a constante ocupao humana. Todas as grandes cidades amaznicas, e boa parte das pequenas, esto localizadas nessas reas.
(Adaptado de: ANDRADE, Rodrigo de Oliveira, Pesquisa Fapesp, outubro de 2013. p. 58-60)
2

Texto II Em 1985, depois de examinar com ateno a intensa urbanizao da Amaznia, que nas ltimas dcadas do sculo XX acusou as maiores taxas do Brasil, a gegrafa poltica Bertha Koiffmann Becker (que morreu em julho de 2013) lanou a expresso "floresta urbanizada" para definir a regio, valorizada at ento apenas pelas matas. Ela preferia usar a expresso Arco do Povoamento Consolidado em vez da mais comum, Arco do Desmatamento, para designar as reas de ocupao humana nas bordas da floresta, pela simples razo de que essa rea est ocupada por muitas cidades grandes, estradas e plantaes de soja, alm de pecuria e minerao. Bertha Becker argumentava que era preciso pensar o desenvolvimento da floresta, no apenas sua preservao. Suas conferncias, os debates com colegas acadmicos e com homens do governo e os 19 livros que publicou ajudaram a enriquecer a viso sobre a Amaznia, hoje vista como um espao complexo, resultante da interao de foras polticas e econmicas. Seu trabalho influenciou a elaborao de novas estratgias para a organizao desse territrio.
(Adaptado de: Pesquisa Fapesp, agosto de 2013. p. 56)

1.

A preocupao comum aos especialistas citados nos Textos I e II est (A) (B) (C) (D) nos benefcios resultantes para seus moradores da extrao de madeira de alto valor comercial. no desenvolvimento responsvel da regio amaznica, com o objetivo de preservar a biodiversidade. no aproveitamento mais adequado da gua doce, disponvel nos estados que compem a Amaznia. na ocupao da rea de floresta, que deve acontecer de maneira seletiva de forma a controlar o desmatamento. no maior aproveitamento dos recursos naturais, especialmente os que se encontram na regio de vrzeas.

(E)

_________________________________________________________

2.

Conclui-se corretamente do Texto I: (A) O controle do desmatamento, admitido apenas nas reas de ocupao humana, fundamental para a sobrevivncia dos moradores. A floresta, pela variedade de plantas e de animais que se encontram nessa rea, fonte ilimitada de benefcios para o mundo todo. A cobertura vegetal deve ser criteriosamente explorada, segundo uma viso presa a antigos conceitos relativos floresta. Medidas de proteo floresta amaznica so necessrias devido aos benefcios que ela proporciona a todo o planeta. A oferta diversificada de recursos encontrados na floresta permite sua comercializao em benefcio da populao local, especialmente a indgena.
TRT19-Conhecimentos Gerais3

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova I09, Tipo 001


3. "Muitas rvores com madeira de grande valor comercial so fundamentais para a alimentao de diversos anio mais", diz Queiroz. (Texto I, 2 pargrafo) A afirmativa transcrita acima deve ser entendida como (A) incentivo poltica de explorao sustentvel da Amaznia, admitida atualmente como soluo para os problemas oriundos do desmatamento. confirmao das possibilidades de restaurao das condies da floresta, a partir do replantio de algumas espcies mais valorizadas. justificativa para a preocupao atual, referente reduo de populaes de plantas e de animais na regio amaznica, em razo da perda de hbitats. proposio de medidas voltadas para a preservao do ambiente, que impedem, dessa maneira, a reduo da biodiversidade de toda a vasta regio amaznica. orientao no sentido de direcionar a explorao comercial para algumas espcies mais valorizadas, sem prejuzo da alimentao necessria a algumas espcies animais. 7.

que converte grandes extenses de floresta em paso tagens (Texto I, 3 pargrafo)


Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal passar a ser: (A) (B) (C) (D) (E) tinham convertido. foi convertida. so convertidas. deveria converter. foram convertidos.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

8.

... pela simples razo de que essa rea est ocupada por muitas cidades grandes, estradas e plantaes de soja, o alm de pecuria e minerao. (Texto II, 1 pargrafo) A afirmativa acima deve ser considerada como (A) argumento utilizado para alterar o nome de determinada rea, em que se identifica a causa da proposta de mudana. referncia impossibilidade de preservao da Amaznia, como consequncia do excessivo contingente humano estabelecido na regio. concluso advinda da impossibilidade de impedir a intensa atividade humana na regio amaznica, por se tratar da garantia nica de seu desenvolvimento. condio indispensvel para que haja um real desenvolvimento da regio amaznica, com base nas atividades agropecurias e na urbanizao. restrio decorrente da verificao das altas taxas de ocupao humana na Amaznia, fato que conduz deteriorao inevitvel do ambiente.

(E)

_________________________________________________________

(B)

4.

Constata-se relao de causa e consequncia, respectivamente, entre os seguintes fatos apontados no Texto I: (A) (B) (C) (D) (E) florestas de vrzea ricas em recursos naturais // intensificao da ocupao humana vasta extenso da regio amaznica // maior reservatrio de gua doce do planeta maior bacia fluvial do planeta // reservas de 20% de gua potvel disponvel no mundo floresta tropical remanescente em nove pases // regio que engloba oito estados brasileiros perda de ambientes naturais // converso de reas de floresta em pastagens (E) (C)

(D)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

9.

5.

A Amaznia tem tambm a maior bacia fluvial do mundo... o (1 pargrafo) Nas frases transcritas do Texto I, o verbo que exige o mesmo tipo de complemento do grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... a perda de ambientes naturais maior numa regio... ... a maior parte est no Brasil... ... as florestas de vrzea sofrem mais com a ocupao humana. ... que levam direta ou indiretamente perda de hbitats... ... que detm 69% da rea coberta pela floresta.

... ajudaram a enriquecer a viso sobre a Amaznia, hoje vista como um espao complexo, resultante da interao de o foras polticas e econmicas. (Texto II, 2 pargrafo) Conclui-se corretamente da observao grifada acima: (A) A viso atual, que reconhece a necessria preservao da Amaznia, esbarra em posicionamentos divergentes que consideram o verdadeiro valor de seus produtos, nos pases abrangidos por ela. A extenso e a complexidade da regio amaznica comprometem o desenvolvimento de polticas que visam proteg-la, em vista dos interesses difusos que cercam a explorao econmica de seus recursos naturais. Ao abranger diferentes pases, a regio amaznica se transforma em rea de constantes tenses diplomticas, devido ao necessrio controle no uso de recursos naturais, principalmente os hdricos. A extenso e a importncia da regio amaznica despertam interesses de vrias origens, com opinies divergentes sobre explorao econmica da floresta e necessidade de preservao de sua riqueza natural. Os interesses econmicos e polticos que envolvem a Amaznia devem ser ajustados s normas existentes em cada um dos pases que a abrigam, sob pena de surgimento de conflitos em torno da explorao de seus recursos. 3

(B)

_________________________________________________________

(C)

6.

... que podem representar uma das principais ameaas o conservao do ecossistema ... (Texto I, 2 pargrafo) O sinal indicativo de crase dever permanecer, como no exemplo acima, caso o segmento grifado seja substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) cada componente da biodiversidade. alguma das espcies ameaadas. qualquer ser vivo da floresta. respeito das condies do ambiente. recente pesquisa de medicamentos. (E) (D)

TRT19-Conhecimentos Gerais3

Caderno de Prova I09, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 10 a 15, considere os textos III e IV. Texto III Este caderno de Jorge de Lima bem que se poderia chamar "as impresses dum homem que esteve no crcere". E so estes poemas mesmo um canto comovido terra de que ele esteve segregado. E h neles qualquer coisa das surpresas e dos espantos que sofre um homem que tudo via em nvoa, ao sair de uma operao de catarata. As cores como que vivem com outra intensidade. Tudo isso nos versos de Jorge de Lima est contado com muita fora e comoo. Da boa e legtima comoo que a que vem da simplicidade, que a que sai das fontes mais preciosas do corao. [...] vinda de dentro da terra, da vida sentimental do Nordeste, a maior parte dos poemas desse caderno. Quem os escreveu fez como um desterrado que a saudade conduziu ao retorno. E que voltasse com todos os sentidos atacados de fome. E se encontra o Nordeste por toda a parte em seus poemas. [...] ainda no carter puramente regionalista de sua poesia que se distingue o Sr. Jorge de Lima. Porque o seu regionalismo no um limite sua emoo e no tem por outra parte o carter de partido poltico daquele que rapazes de S. Paulo oferecem ao pas com as insistncias de anncios de remdio. O regionalismo do jovem poeta nordestino a sua emoo mais que a sua ideologia. O Nordeste no vem em sua poesia como um tema ou uma imposio doutrinria, vem como a expresso lrica de um nordestino evocar a sua terra.
(Nota preliminar a Poemas escolhidos. REGO, Jos Lins do. in: LIMA, Jorge de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1974, vol. I, p. 140-142)

necessitados apenas dos novos estmulos vindos do Sul e do estrangeiro para se integrarem no conjunto de riqueza circulante e viva constituda por elementos genuinamente brasileiros, essenciais ao desenvolvimento da nossa cultura em expresso honesta do nosso ethos, da nossa histria e da nossa paisagem e em instrumento de nossas aspiraes e tendncias sociais como povo tanto quanto possvel autnomo e criador. [...] Experincia brasileira no falta a Jorge de Lima: ele bem do Nordeste. No lhe falta o contato com a realidade afronordestina. E h poemas seus em que os nossos olhos, os nossos ouvidos, o nosso olfato, o nosso paladar se juntam para saborear gostos e cheiros de carne de mulata, de massap, de resina, de muqueca, de maresia, de sargao; para sentir cores e formas regionais que do presena e vida, e no apenas encanto literrio, s sugestes das palavras: que parecem lhes dar outras condies de vida alm da tecnicamente literria. [...] Jorge de Lima, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, [...] pe o estrangeiro que se aproxima da poesia brasileira em contato com uma das nossas maiores riquezas: a interpretao de culturas, entre ns to livre, ao lado do cruzamento de raas. Dois processos atravs dos quais o Brasil vai-se adoando numa das comunidades mais genuinamente democrticas e crists do nosso tempo.
(Nota preliminar a Poemas negros. FREYRE, Gilberto in: LIMA, Jorge de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1974, v. I, p. 157 e 158)

10.

Nos Textos III e IV, os autores (A) se opem na apresentao de justificativas para a avaliao da obra de um poeta conterrneo, ao apontar tendncias que se diferenciam na composio dessa mesma obra. se propem a analisar algumas tendncias de um poeta alagoano voltado para sua terra, cujas tradies so abordadas liricamente, com emoo e sensibilidade. discutem aspectos importantes da obra de Jorge de Lima, voltado bem mais para a tcnica da composio, com versos criados com percia, segundo as normas da arte potica. apresentam algumas ressalvas escolha de temas abordados na obra de um poeta alagoano, embora reconheam sua percia na construo dos versos de rigor mtrico. aceitam a interferncia de influncias estrangeiras na obra de alguns poetas nordestinos, por sua importncia no desenvolvimento de uma poesia de carter regional.
TRT19-Conhecimentos Gerais3

Texto IV J uma vez me afoitei a sugerir esta ideia: a necessidade de reconhecer-se um movimento distintamente nordestino de renovao das letras, das artes, da cultura brasileira movimento dos nossos dias que, tendo se confundido com a expanso do muito mais opulento "modernismo" paulista-carioca, teve, entretanto, condies prprias "ecolgicas", poderia dizer-se com algum pedantismo de formao, aparecimento e vida. Desse "movimento do Nordeste" pode-se acrescentar que foi uma espcie de parente pobre, capaz de dar ao rico valores j quase despercebidos de outras partes do Brasil e 4

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova I09, Tipo 001


11. Fica evidente, nos Textos III e IV, (A) (B) (C) (D) (E) a aceitao de que o regionalismo, seja do Sul, seja do Nordeste, deve ser visto como a verdadeira expresso dos valores brasileiros, especialmente se transmitido em forma de poesia. a crtica ao modo de composio potica de correntes literrias do Sul em comparao com a obra de autores nordestinos, que valorizam a simplicidade e a ligao com elementos regionais. a contestao a certas influncias recebidas por alguns poetas nordestinos, vindas de outras regies do pas, por desconsiderarem as tradies regionais e os costumes populares. o respeito contribuio de poetas de outras regies, especialmente os do Sul, no sentido de que a poesia seja o espelho da realidade brasileira, com suas particularidades regionais. a orientao a novos autores, especialmente aos nordestinos, na defesa de temas regionais a serem abordados em sua obra, a partir de consideraes sobre um poeta alagoano.
o

12.

O Nordeste no vem em sua poesia como um tema ou uma imposio doutrinria... (Texto III, 3 pargrafo) Nos segmentos transcritos do Texto III, o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... fez como um desterrado... ... "as impresses dum homem que esteve no crcere". ... que tudo via em nvoa... ... a que sai das fontes mais preciosas do corao. E que voltasse com todos os sentidos atacados de fome.
o

13.

E so estes poemas mesmo um canto comovido terra de que ele esteve segregado. (Texto III, 1 pargrafo) A expresso grifada acima dever preencher corretamente a lacuna existente em: (A) (B) (C) (D) (E) Na poca ...... o poeta esteve preso a regras, seus versos perderam muito em emoo lrica. O artificialismo ...... se prendem alguns poetas compromete a sincera expresso de seus sentimentos. A obra ...... se fala contm versos que demonstram o verdadeiro lirismo de seu autor. Os estmulos ...... um poeta compe sua obra se originam na realidade vivida e transformada por ele. Despertam emoo aqueles versos ...... traduzem a sensibilidade de um reconhecido poeta.

14.

... em contato com uma das nossas maiores riquezas: a interpretao de culturas, entre ns to livre... O segmento introduzido pelos dois-pontos, no final do Texto IV, tem sentido (A) (B) (C) (D) (E) opinativo, ao introduzir citao de interlocutor especialista no assunto desenvolvido. conclusivo, por condensar a ideia defendida no desenvolvimento textual. restritivo, pois impe um limite expresso que surge anteriormente a ele. explicativo, ao especificar o sentido da expresso que o antecede. enumerativo, porque h nele exposio de alguns itens transcritos da obra sob anlise.

15.

Nas frases transcritas do Texto IV, o verbo que dever permanecer no singular, mesmo com a substituio do segmento grifado pela proposta entre parnteses, est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... o estrangeiro que se aproxima da poesia brasileira... (os sentidos do estrangeiro) No lhe falta o contato com a realidade afro-nordestina... (os valores da vivncia) ... movimento dos nossos dias que (...) teve, entretanto, condies prprias... (tendncias de composio potica) ... que foi uma espcie de parente pobre... (manifestaes de parente pobre) Experincia brasileira no falta a Jorge de Lima ... (Vivncias da realidade brasileira) 5

TRT19-Conhecimentos Gerais3

Caderno de Prova I09, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 16 a 20, considere o poema abaixo. As questes 16 e 17 se baseiam tambm nos textos III e IV. Bangu Cad voc meu pas do Nordeste que eu no vi nessa Usina Leo de minha terra? Ah, Usina, voc engoliu os banguezinhos do pas das Alagoas! Voc grande, Usina Leo! Voc forte, Usina Leo! .................. Onde que est a alegria das bagaceiras? O cheiro bom do mel borbulhando nas tachas? A tropa dos pes de acar atraindo arapus? Onde que mugem os meus bois trabalhadores? Onde que cantam meus caboclos lambanceiros? Onde que dormem de papos para o ar os bebedores de resto de alambique? E os senhores de espora? E as sinhs-donas de coc? ........................ O meu banguezinho era to diferente, vestidinho de branco, o chapeuzinho do telhado sobre os olhos, fumando o cigarro do boeiro pra namorar a mata virgem. Nos domingos tinha missa na capela e depois da missa uma feira danada: a zabumba tirando esmola para as almas; e os cabras de faca de ponta na cintura, a camisa por fora das calas: "Mo de milho a pataca!" "Carretel marca Alexandre a doistes!" Cad voc meu pas de bangus com as cantigas da boca da moenda: "Tomba cana Joo que eu j tombei!" E o eixo de maaranduba chorando talvez os estragos que a cachaa ia fazer! ....................... Cad a sua casa-grande, bangu, ............... com as suas Donanas alcoviteiras? Com seus Tots e seus Pipius corredores de cavalhadas? E as suas molecas catadoras de piolho, e as suas negras Calus, que sabiam fazer munguzs, manus, cuscuz, e suas sinhs dengosas amantes dos banhos de rio e de redes de franja larga! Cad os nomes de voc, bangu? ........................................... Ah, Usina Leo, voc engoliu os banguezinhos do pas das Alagoas! ...............................
Glossrio bangu: engenho de acar primitivo, movido a fora animal. (LIMA, Jorge de. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1974, v. I, p. 161-163)

16.

Retomando as observaes constantes dos Textos III e IV, a afirmativa correta sobre Jorge de Lima, a exemplo do poema transcrito, : (A) Os recursos tcnicos de que esse poeta se vale na composio de seus versos o aproximam, na escolha de temas, de autores de outras regies brasileiras. (B) Sua poesia demonstrao de um regionalismo genuno, vivenciado pelo poeta em contato com a realidade nordestina, sua histria e tradies. (C) A percia literria desse poeta na arte de fazer versos , por si s, suficiente para comprovar o valor de sua obra, direcionada para temas que abarcam a realidade brasileira. (D) Sua vivncia nos engenhos de acar do Nordeste lhe permite uma identificao com os trabalhadores que produziam o acar na poca colonial. (E) A linguagem familiar e cotidiana empregada pelo poeta diminui o valor literrio de seus poemas, apesar da descrio de amplos painis de costumes nordestinos.

_________________________________________________________

17.

Da boa e legtima comoo que a que vem da simplicidade, que a que sai das fontes mais preciosas do corao. O poema comprova a afirmativa acima, transcrita do Texto III, com (A) (B) (C) (D) (E) a associao entre o esforo do trabalho manual e a doura do acar produzido. as referncias a algumas pessoas que constituem a convivncia familiar do poeta. a diversificada atividade dos engenhos, que exige especializao do trabalhador. o reconhecimento das crenas populares que permeiam a rotina de trabalho. o uso de linguagem familiar marcada por diminutivos que indicam afetividade.

_________________________________________________________

18.

A afirmativa correta, considerando-se o assunto do poema, : (A) Apesar da importncia econmica do acar na poca colonial, os pequenos engenhos acabaram abandonados por falta de mo de obra qualificada. (B) A narrativa dinmica das atividades econmicas de um tempo passado busca retomar tradies e costumes esquecidos pela populao. (C) A referncia a costumes da poca colonial constitui uma celebrao das tradies do povo brasileiro, mantidas pela prtica religiosa. (D) A retomada de fatos histricos do Brasil aponta para as dificuldades enfrentadas pela populao em sua rotina de trabalho. (E) A descrio do bangu tem efeito lrico, valorizando a imagem saudosista de um passado j distante, absorvido pelo progresso.

_________________________________________________________

19.

Ficam implcitas no poema as (A) atitudes de desprezo dos senhores de engenho pelas miserveis condies de vida dos trabalhadores, sujeitos a uma rotina desumana. (B) razes da miscigenao, como resultado inevitvel da convivncia diria entre senhores brancos e escravos, na poca colonial. (C) bases dos constantes conflitos entre senhores brancos poderosos e trabalhadores em regime de escravido nos engenhos do pas. (D) normas sociais e econmicas que se estabeleceram com base no trabalho desenvolvido nos engenhos de acar nordestinos. (E) condies miserveis em que vive, ainda hoje, boa parte da populao brasileira, principalmente em regies mais afastadas e pobres do pas.
TRT19-Conhecimentos Gerais3

Caderno de Prova I09, Tipo 001


20. O poema alude (A) a elementos de cultura popular e de tradies nordestinas, misturados aos hbitos cotidianos dos pequenos engenhos de acar da poca colonial. aos pequenos comerciantes brasileiros, na poca dos engenhos de acar, que vo desaparecendo em razo da interferncia de um poder econmico maior. presena de valores econmicos estrangeiros na regio nordeste, restando apenas sua populao, carente de recursos, apegar-se a manifestaes religiosas. ao progresso resultante das transformaes econmicas e sociais ocorridas em determinada poca, a partir de certas influncias estrangeiras no Nordeste. ao desenvolvimento regional propiciado pela produo de acar no Nordeste, desde o surgimento de pequenos engenhos at sua substituio por grandes usinas. Raciocnio Lgico-Matemtico 23. Gabriel descobriu pastas antigas arquivadas cronologicamente, organizadas e etiquetadas na seguinte sequncia: 07_55A; 07_55B; 08_55A; 09_55A; 09_55B; 09_55C; 09_55D; 09_55E; 10_55A; 10_55B; 11_55A; 12_55A; 12_55B; 12_55C; 01_56A; 01_56B; 02_56A; 02_56B; 03_56A; xx_xxx; yy_yyy; zz_zzz; 04_56B. Sabendo-se que as etiquetas xx_xxx; yy_yyy; zz_zzz representam que o cdigo foi encoberto, a etiqueta com as letras yy_yyy deveria, para manter o mesmo padro das demais, conter o cdigo (A) (B) (C) (D) 03_56C. 04_57C. 04_56C. 03_56B.

(B)

(C)

(D)

(E)

(E) 04_56A. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 24. Considere a seguinte afirmao: Se Jos estuda com persistncia, ento ele faz uma boa prova e fica satisfeito. Uma afirmao que a negao da afirmao acima (A) (B) (C) (D) (E) Jos estuda com persistncia e ele no faz uma boa prova e ele no fica satisfeito. Jos no estuda com persistncia e ele no faz uma boa prova ou fica satisfeito. Jos estuda com persistncia ou ele faz uma boa prova ou ele no fica satisfeito. Jos estuda com persistncia e ele no faz uma boa prova ou ele no fica satisfeito. Se Jos fica satisfeito ento ele fez uma boa prova e estudou com persistncia. 21. Considere verdadeiras as afirmaes:

I. Se Ana for nomeada para um novo cargo, ento


Marina permanecer em seu posto.

II. Marina no permanecer em seu posto ou Juliana


ser promovida.

III. Se Juliana for promovida ento Beatriz far o concurso.

IV. Beatriz no fez o concurso.


A partir dessas informaes, pode-se concluir corretamente que (A) (B) (C) (D) (E) 22. Beatriz foi nomeada para um novo cargo. Marina permanecer em seu posto. Beatriz no ser promovida. Ana no foi nomeada para um novo cargo. Juliana foi promovida. 25.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Dos 46 tcnicos que esto aptos para arquivar documentos 15 deles tambm esto aptos para classificar processos e os demais esto aptos para atender ao pblico. H outros 11 tcnicos que esto aptos para atender ao pblico, mas no so capazes de arquivar documentos. Dentre esses ltimos tcnicos mencionados, 4 deles tambm so capazes de classificar processos. Sabe-se que aqueles que classificam processos so, ao todo, 27 tcnicos. Considerando que todos os tcnicos que executam essas trs tarefas foram citados anteriormente, eles somam um total de (A) (B) (C) (D) (E) 58. 65. 76. 53. 95.

Em uma sala um grupo de 21 pessoas criou um jogo no qual, aps um apito, uma das pessoas da sala coloca um chapu e conta um segredo para outras duas pessoas e sai da sala. Aps o segundo apito, cada um daqueles que ouviram o segredo coloca um chapu e conta o segredo para duas pessoas que esto sem chapu, e saem da sala. O terceiro apito soa e cada um daqueles que ouviram o segredo coloca um chapu, conta para duas pessoas e sai da sala. Aps o quarto apito o mesmo procedimento acontece. Aps o quinto e ltimo apito, o mesmo procedimento acontece e todos haviam ouvido o segredo pelo menos uma vez e, no mximo, duas vezes, exceto a primeira pessoa. O nmero daqueles que ouviram o segredo duas vezes igual a (A) (B) (C) (D) (E) 8. 10. 11. 12. 9. 7

TRT19-Conhecimentos Gerais3

Caderno de Prova I09, Tipo 001


28. Noes de Gesto Pblica 26. O grau de maturidade na gesto de processos define a maturidade a partir de nveis, que medem a evoluo da instituio quanto s prticas de gesto/gerenciamento de processos. O Guia de Gesto de Processos do Governo do Gespblica (2011) descreve a maturidade do processo segundo nveis, utilizando, como um dos modelos a viso da Society for Design and Process Science SDPS, sendo o Nvel 2 Processos Padronizados: os processos so executados de maneira ad hoc, o gerenciamento no consistente e difcil prever os resultados. Nvel 5 Processos Gerenciados: o desempenho dos processos gerenciado estatisticamente durante a execuo de todo o workflow, prevendo seus resultados. Nvel 1 Processos Modelados: os processos so identificados a partir de seus valores, de seus impactos/motivaes/caractersticas, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais. Nvel 3 Processos Simulados: os processos so realizados conforme os modelos desenhados, e a observao das novas condies exigidas induz a constantes adequaes. Nvel 4 Processos Interoperados: os padres consolidados com base nas melhores prticas propiciam uma economia de escala e base medida estatisticamente. O modelo de excelncia em gesto da Fundao Nacional da Qualidade FNQ, aplicvel, com adaptaes, Administrao pblica, consiste na representao de um sistema gerencial constitudo por diversos fundamentos e critrios, entre os quais se inclui (A) (B) (C) (D) (E) liderana, gerao de valor e viso de futuro. aprendizado organizacional, cultura da inovao e flexibilidade de propsitos. alocao otimizada de pessoal, reduo de custos e gerenciamento de riscos. mapeamento de competncias, remunerao por resultados. meritocracia e

(A)

enxugamento de custos, adoo de benchmarking do setor privado e mobilidade funcional.

(B)

_________________________________________________________

29.

Acerca do conceito de Gesto por Competncias, considere:

I. Contempla, como sua etapa final, o mapeamento


das competncias necessrias instituio. (C)

II. Adota um sistema de promoo dos empregados


de acordo com as competncias identificadas em sistema de avaliao de desempenho.

III. Busca a reduo das lacunas identificadas entre as


competncias requeridas pela organizao e aquelas j disponveis na organizao. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

III. I e III. II e III. I. II.

27.

No Brasil, o modelo de Administrao Pblica Gerencial, conceituado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, (A) prope a transferncia iniciativa privada, por meio da privatizao, das atividades no exclusivas de Estado e retomada, pela publicizao, das atividades de interesse pblico. adota, no plano da estrutura organizacional, ampla verticalizao com ampliao dos nveis hierrquicos e competncias claramente definidas. busca a eficincia da atuao pblica, com reduo de custos, aumento de qualidade, coibindo a competio administrada no interior do Estado. introduz o conceito de monitoramento de resultados, a partir do estabelecimento de indicadores, utilizados para promover a ascenso dos servidores, a exemplo das prticas adotadas pela iniciativa privada.

30.

O Conselho Nacional de Justia CNJ, exercendo sua atribuio de coordenar o planejamento e a gesto estrao tgica do Poder Judicirio, editou a Resoluo n 70, de 18 de maro de 2009, que (A) cria o Ncleo de Estatstica e Gesto Estratgica, rgo responsvel pela gesto dos indicadores, metas e projetos nacionais. institui o Ncleo de Boas Prticas de Gesto do Poder Judicirio, que dever aprovar os indicadores constantes dos planejamentos estratgicos dos Tribunais Estaduais e Federais. aprova os indicadores, metas e projetos de mbito nacional, comuns a todos os tribunais e que substituem, automaticamente, aqueles anteriormente fixados nos respectivos planejamentos estratgicos. estabelece a misso, viso, atributos de valor judicirio para a sociedade e os objetivos estratgicos do Poder Judicirio, aos quais devero estar alinhados os planejamentos estratgicos dos Tribunais mencionados nos incisos II a VII do artigo 92 da Constituio Federal. determina que os Tribunais mencionados nos incisos II a VII do artigo 92 da Constituio Federal estabeleam, no prazo mximo de 12 meses, indicadores especficos a serem incorporados no Planejamento Estratgico Nacional aprovado pelo CNJ, repetindo, anualmente, tal procedimento.
TRT19-Conhecimentos Gerais3

(B) (B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E) (E) propugna a alterao da forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados, com foco na satisfao do usuriocidado.

Caderno de Prova I09, Tipo 001


36. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito do Trabalho 31. O contrato de trabalho pode ser celebrado (A) (B) (C) (D) (E) apenas por escrito e expressamente. apenas por escrito e verbalmente. expressamente, de forma escrita ou verbal, ou tacitamente. apenas com a assistncia do sindicato da categoria profissional. por escrito e deve ser registrado no rgo competente. O afastamento do empregado do servio por quinze dias, em consequncia de doena, configura (A) (B) (C) (D) (E) 37. suspenso do contrato de trabalho. interrupo do contrato de trabalho. ausncia injustificada. resciso do contrato de trabalho. alterao do contrato de trabalho.

_________________________________________________________

Contrato de experincia celebrado por 29 dias, que foi prorrogado por mais 29 dias, (A) (B) (C) (D) (E) pode ser prorrogado por at mais 32 dias, para completar 90 dias. pode ser prorrogado por mais 31 dias, para completar 3 meses. nulo, pois o sistema legal no ampara a prorrogao do contrato de experincia. no pode mais ser prorrogado. pode ser prorrogado, desde que no ultrapasse o limite mximo de durao de dois anos.

_________________________________________________________

32.

A remunerao do trabalho noturno superior em 20% do diurno, em decorrncia (A) (B) (C) (D) de Conveno Coletiva de Trabalho. de Sentena Normativa. de previso legal. do plano de cargos e salrios da empresa.

(E) de negociao direta entre empregado e empregador. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 33. O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho, e para seu retorno, (A) (B) deve ser considerado como tempo efetivamente trabalhado, limitado a 1 hora diria. computado como tempo efetivamente trabalhado, se o local de trabalho for de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, e o empregador fornecer a conduo. computado como tempo efetivamente trabalhado, se a conduo for do empregador, independentemente do local onde fica a empresa. computado como tempo efetivamente trabalhado, somente quando o empregado utiliza transporte pblico para chegar ao local de trabalho. no computado como tempo de jornada de trabalho. 38. Sobre frias: (A) (B)

Podero ser gozadas em at 3 perodos, desde que nenhum deles seja inferior a uma semana. O empregado estudante tem direito a fazer coincidir suas frias com as escolares, independentemente da sua idade. O empregado pode troc-la, integralmente, por dinheiro. A concesso deve ser avisada pelo empregador ao Ministrio do Trabalho e aos empregados envolvidos. do empregador o direito de escolher o perodo de concesso, desde que o faa no perodo concessivo correto, sob pena de ter que remuner-las em dobro.

(C) (D)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

39.

Com relao s regras de proteo ao trabalho da mulher: (A) (B) Em caso de parto antecipado, a mulher ter direito aos 60 (sessenta) dias de licena. Para amamentar o prprio filho, at que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher ter direito, durante a jornada de trabalho, de um descanso especial de meia hora. empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana ser concedida licena-maternidade, com durao varivel de acordo com a idade da criana adotada. garantido empregada, durante a gravidez, sem prejuzo do salrio e demais direitos, dispensa do horrio de trabalho pelo tempo necessrio para a realizao de, no mnimo, quatro consultas mdicas e demais exames complementares. A confirmao do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prvio trabalhado ou indenizado, garante empregada gestante a estabilidade provisria. 9

34.

Se a atividade do empregado , simultaneamente, insalubre e perigosa, o adicional devido ser o (A) (B) (C) (D) (E) de maior valor. escolhido pelo empregado. escolhido pelo empregador. da atividade preponderante. de periculosidade, sempre.
o

(C)

_________________________________________________________

35.

A segunda parcela do 13 salrio (gratificao de Natal) ser efetuada at o dia (A) (B) (C) (D) (E) 15 de dezembro de cada ano. 10 de janeiro do ano subsequente. 20 de dezembro de cada ano. 30 de novembro. que for mais conveniente para o empregador, pois ele quem assume os riscos da atividade.

(D)

(E)

TRT19-Tc.Jud.-Administrativa-I09

Caderno de Prova I09, Tipo 001


44. Noes de Direito Processual do Trabalho 40. O artigo 39 da Consolidao das Leis do Trabalho permite que a Delegacia Regional do Trabalho DRT encaminhe processo administrativo Justia do Trabalho, onde conste reclamao de trabalhador no tocante a recusa de anotao da CTPS pela empresa. Este um exemplo de exceo ao princpio (A) (B) (C) (D) (E) 41. da eventualidade. inquisitivo. da imediao. dispositivo. da extrapetio. (C) (D) (E) Marta ajuizou reclamao trabalhista em face de sua empregadora domstica Tatiana. A referida reclamao foi distribuda para a primeira Vara Trabalhista de Macei. Marta descobriu que, Mnica, esposa do Magistrado da referida Vara, credora de Tatiana, j que esta deve valores locatcios de imvel de propriedade de Mnica. Neste caso, (A) (B) no h suspeio e nem impedimento do Magistrado. h impedimento do Magistrado, podendo ser arguida mediante exceo. h suspeio e impedimento do Magistrado, podendo ser arguida mediante exceo. h suspeio do Magistrado, podendo ser arguida mediante exceo. h incompetncia funcional absoluta, que deve ser arguida em preliminar de contestao.

_________________________________________________________

Constitui pressuposto intrnseco do recurso de revista (A) (B) (C) (D) (E) a tempestividade. a sucumbncia. a divergncia jurisprudencial. a regularidade de representao. o preparo. 45.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

42.

Considere as seguintes hipteses:

Viviane compareceu ao distribuidor da Justia Trabalhista objetivando a propositura de uma reclamao trabalhista verbal. Aps a sua distribuio, Viviane foi advertida de que deveria comparecer na secretaria da Vara competente no prazo de cinco dias para que a reclamao trabalhista fosse reduzida a termo. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, se Viviane no comparecer na referida secretaria, sem justo motivo, dentro do respectivo prazo, (A) incorrer na pena de perda, pelo prazo de 6 (seis) meses, do direito de reclamar perante a Justia do Trabalho. incorrer na pena de perda, pelo prazo de 12 (doze) meses, do direito de reclamar perante a Justia do Trabalho. no ocorrer a reduo a termo da reclamao verbal e Viviane somente poder ajuizar ao escrita atravs de advogado ou do sindicato da categoria. no ocorrer a reduo a termo da reclamao verbal e Viviane poder ajuizar novamente reclamao verbal aps dez dias do arquivamento da distribuio anterior. no ocorrer a reduo a termo da reclamao verbal e Viviane poder ajuizar novamente reclamao verbal aps trinta dias do arquivamento da distribuio anterior.

I. Sentena homologatria de clculo. II. Despacho que autoriza o levantamento dos depsitos recursais.

III. Sentena que julga os embargos execuo. IV. Sentena proferida em embargos arrematao.
cabvel agravo de petio nas hipteses (A) (B) (C) (D) (E) 43.

(B)

(C)

I, II, III e IV. II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, apenas. I e III, apenas.
(E) (D)

_________________________________________________________

Considere hipoteticamente as seguintes reclamaes trabalhistas:

_________________________________________________________

I. Reclamao trabalhista A: partes: Maria das Graas e


Empresa Casa Ltda.; valor da causa: R$ 26.000,00.

46.

No tocante aos prazos processuais, considere:

I. Quanto origem da fixao, o prazo estabelecido


na Consolidao das Leis do Trabalho para o executado pagar ou garantir a execuo em 48 horas classifica-se como um prazo judicial.

II. Reclamao trabalhista B: partes: Simone Silva e


Empresa Flores Ltda.; valor da causa: R$ 13.560,00.

III. Reclamao trabalhista C: partes: Gabriela Sousa e


Fundao Pblica S; valor da causa: R$ 11.000,00.

II. Os prazos dilatrios no admitem a prorrogao


pelo juiz, inclusive quando solicitado pela parte.

IV. Reclamao trabalhista D: partes: Felcia Campos e


Autarquia Estadual Z; valor da causa: R$ 19.000,00. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, obedecero o procedimento sumarssimo, as demandas que constam em (A) (B) (C) (D) (E) 10

III. Os prazos fixados pelo ordenamento jurdico e destinados aos juzes e servidores do Poder Judicirio, no sujeitos a precluso, classificam-se, quanto aos destinatrios, em imprprios. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, II, III e IV. III e IV, apenas. II e IV, apenas. I e III, apenas.

I e III. I. I e II. II e III. III.


TRT19-Tc.Jud.-Administrativa-I09

Caderno de Prova I09, Tipo 001


47. Ricardo foi contratado pela empresa Fazenda Ltda., para exercer a funo de montador de estande em feiras agropecurias. Considerando que Ricardo reside em Marechal Deodoro e que a sede da empresa em Macei, local da celebrao do contrato, bem como que as feiras agropecurias no ocorrem na referida capital e sim em diversas cidades interioranas, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, eventual reclamao trabalhista, no tocante competncia territorial dever ser ajuizada (A) (B) (C) obrigatoriamente em Marechal Deodoro. obrigatoriamente em Macei. obrigatoriamente no local em que prestou servios em ltimo lugar. em Macei ou Marechal Deodoro. em Macei ou no local da prestao dos respectivos servios. 50. Sobre a disciplina constitucional da associao sindical, considere:

I. A independncia e a autonomia dos sindicatos so


asseguradas mediante autorizao do Estado para sua fundao e manuteno, aferidas pelo registro no rgo competente.

II. Os sindicatos podem se auto-organizar, sendo vedada, porm, a participao dos aposentados filiados nas decises a serem tomadas.

III. Os sindicatos podem promover a defesa dos direitos e


interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas.

IV. No h obrigatoriedade de filiao sindical, mas


apenas da participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 51.

(D) (E)

I e II. I e IV. II e III. III e IV. II, III e IV.

_________________________________________________________

48.

Dispe a legislao competente que no caso de indeferimento da petio inicial, o autor poder recorrer, sendo facultado ao juiz, no prazo legal, reformar a deciso. Nesse caso, no tocante aos efeitos dos recursos, esta possibilidade de reforma da deciso pelo Magistrado trata-se, especificamente, do efeito (A) (B) (C) (D) (E) regressivo. substitutivo. translativo. devolutivo. do processamento subjetivo. Noes de Direito Constitucional

_________________________________________________________

Isaura Beatriz de las Nieves, juza do trabalho do primeiro grau h 15 anos, nos termos do estatuto constitucional da magistratura, (A) (B) no pode exercer qualquer outro cargo ou funo. deve proferir suas decises de modo pblico e fundamentado, no podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados. no ser promovida se retiver, injustificadamente, autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao cartrio sem o devido despacho ou deciso. no poder ser promovida por merecimento, em razo de sua antiguidade. pode dedicar-se atividade poltico-partidria no mbito estadual.

_________________________________________________________

(C)

49.

Ygor Marcello, 18 anos, nascido em So Paulo, reside em Belo Horizonte, onde famoso como cantor de pagode, alm de admirado, por seu dinamismo, entre os colegas do quartel em que presta o servio militar obrigatrio. Pretende se candidatar a vereador na capital mineira. Conforme determina a Constituio federal, Ygor (A) (B) no tem a idade mnima para ser eleito vereador. deve confirmar, junto ao Ministrio da Justia, sua opo pela nacionalidade brasileira antes da candidatura. no elegvel por se encontrar conscrito. dever cumprir prestao alternativa para substituir eventuais faltas que venha a ter no servio militar em decorrncia de sua campanha eleitoral. prescinde de filiao partidria para se candidatar.

(D) (E)

_________________________________________________________

52.

No sistema de separao de poderes adotado pelo Brasil, a regra a indelegabilidade das atribuies de cada poder. Todavia, h casos em que a Constituio federal atenua essa regra. Assim, o Presidente da Repblica pode delegar a atribuio de (A) (B) (C) (D) (E) vetar parcialmente projetos de lei. dispor, mediante decreto, sobre extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. conferir condecoraes e distines honorficas. decretar e executar a interveno federal. promover os oficiais-generais da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. 11

(C) (D)

(E)

TRT19-Tc.Jud.-Administrativa-I09

Caderno de Prova I09, Tipo 001


53. Sobre os servidores pblicos, conforme determina a Constituio federal, considere: 57. Em procedimento licitatrio promovido pelo Estado de Alagoas, no acudiram interessados no certame. Se o mencionado procedimento licitatrio, justificadamente, no puder ser repetido sem prejuzo para o Estado, e desde que mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas, (A) (B) (C) (D) (E) 58. deve, obrigatoriamente, ser realizado outro certame licitatrio com modalidade idntica do anterior. deve, obrigatoriamente, ser realizado outro certame licitatrio com modalidade diversa do anterior. dispensvel a licitao. deve, necessariamente, ser prorrogado o certame. inexigvel a licitao.

I. estvel o servidor pblico nomeado para cargo de


provimento derivado ou efetivo, em virtude de concurso pblico, aps dois anos de efetivo exerccio.

II. O servidor pblico estvel poder perder o cargo


mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

III. Se for invalidada, por sentena judicial, a demisso


de um servidor estvel, ele ser reintegrado. Nesse caso, o eventual ocupante da vaga, se tambm estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, ou ser aproveitado em outro cargo ou ser posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Lcio, servidor pblico federal, praticou ato administrativo desrespeitando a forma do mesmo, essencial sua validade. O ato em questo (A) (B) (C) (D) (E) admite convalidao. no comporta anulao. necessariamente legal. comporta revogao. ilegal.

Noes de Direito Administrativo 54. O Governo Federal, ao instituir a Poltica Nacional de Resduos Slidos, incluiu, entre seus objetivos, a prioridade nas aquisies e contrataes governamentais, para: (a) produtos reciclados e reciclveis; (b) bens, servios e obras que considerem critrios compatveis com padres de consumo social e ambientalmente sustentveis. O tema em questo est associado ao seguinte princpio relativo s licitaes pblicas: (A) (B) (C) (D) (E) adjudicao compulsria. licitao sustentvel. julgamento objetivo. ampla defesa. vinculao ao instrumento convocatrio.

_________________________________________________________

59.

_________________________________________________________

55.

Carlos Eduardo, servidor pblico estadual e chefe de determinada repartio pblica, adoeceu e, em razo de tal fato, ficou impossibilitado de comparecer ao servio pblico. No entanto, justamente no dia em que o mencionado servidor faltou ao servio, fazia-se necessria a prtica de importante ato administrativo. Em razo do episdio, Joaquim, servidor pblico subordinado de Carlos Eduardo, praticou o ato, vez que a lei autorizava a delegao. O fato narrado corresponde a tpico exemplo do poder (A) (B) (C) (D) (E) disciplinar. de polcia. regulamentar. hierrquico. normativo-disjuntivo.

Alice, servidora pblica do Tribunal Regional do Trabalho a da 19 Regio, encontrava-se em seu local de trabalho, exercendo normalmente suas atribuies, quando foi surpreendida por um particular que lhe dirigiu graves xingamentos, ofensivos sua moral. Alice, abalada emocionalmente, ofendeu fisicamente o particular. Nos termos da o Lei n 8.112/1990, Alice (A) (B) (C) (D) (E) est sujeita pena de repreenso. no sofrer punio, haja vista ter agido em legtima defesa. cometeu ato de improbidade e pode sofrer a suspenso dos seus direitos polticos por 8 (oito) anos. est sujeita pena de demisso. no sofrer punio, mas ter o episdio registrado em seu pronturio, para fins de antecedentes funcionais.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

56.

Roberto, empresrio, ingressou com representao dirigida ao rgo competente da Administrao pblica, requerendo a apurao e posterior adoo de providncias cabveis, tendo em vista ilicitudes praticadas por determinado servidor pblico, causadoras de graves danos no s ao errio como ao prprio autor da representao. A Administrao pblica recebeu a representao, instaurou o respectivo processo administrativo, porm, impediu que Roberto tivesse acesso aos autos, privando-o de ter cincia das medidas adotadas, sendo que o caso no se enquadra em nenhuma das hipteses de sigilo previstas em lei. O princpio da Administrao pblica afrontado a (A) (B) (C) (D) (E) publicidade. eficincia. isonomia. razoabilidade. improbidade.

60.

Mateus, agente pblico, recebeu vantagem econmica, diretamente de Bruno, para tolerar a explorao de jogo de o azar por parte deste ltimo. Nos termos da Lei n 8.429/92, a conduta de Mateus (A) (B) (C) (D) (E) constitui ato mprobo causador de prejuzo ao errio. constitui ato mprobo que importa enriquecimento ilcito. no constitui ato mprobo, embora seja conduta criminosa. constitui ato mprobo, na modalidade atentatria aos princpios da Administrao pblica. no constitui ato mprobo, mas caracteriza falta funcional passvel de punio na seara administrativa.
TRT19-Tc.Jud.-Administrativa-I09

12

Caderno de Prova I09, Tipo 001


DISCURSIVA-REDAO
Ateno: Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 linhas e mximo de 30 linhas. Conforme Edital do Concurso, ser atribuda nota ZERO Prova Discursiva-Redao que for assinada, na folha de respostas definitiva, fora do campo de assinatura do candidato, ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato. NO necessria a colocao de Ttulo na Prova Discursiva-Redao. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da Prova Discursiva-Redao. A Prova Discursiva-Redao ter carter eliminatrio e classificatrio e ser avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta).

Texto I Uma coisa o trabalho da pesquisa na medicina, outra coisa a apropriao da medicina e da pesquisa para fins de mercado. No obstante, mesmo na apropriao do mercado preciso distinguir aqueles que o fazem dentro de limites ticos e os que no tm esses limites.
(Adaptado de: ROMANO, Roberto. Jovem para Sempre, em Polmicas Contemporneas, So Paulo, Sesc/Lazuli, 2004, p. 38)

Texto II Gastrite, laringite, otite, diabete, artrose so termos bastante conhecidos. Os sufixos ose e (vogal)te so utilizados no jargo tcnico das cincias mdicas para designar patologias ou morbidades, infeces e inflamaes, doenas e desordens. No entanto, como ocorre com o termo celulite, esses mesmos sufixos tm sido usados para nomear condies normais do corpo humano.
(Adaptado de: COUTINHO, Marlia. Srie Aougue, disponvel em: http://blogueirasfeministas.com)

Com base nos textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: tica e mercado na prtica cientfica

TRT19-Tc.Jud.-Administrativa-I09

13

Vous aimerez peut-être aussi