Vous êtes sur la page 1sur 5

Universidade de Braslia UnB Faculdade de Educao Departamento de Teoria e Fundamentos Disciplina: Pscicologia da Educao Docentes: Ingrid Lilian Fuhr

r Raad Discente: Hevilin de Assuno Sena 0996335

Resenha: Abolindo Mocinhos e Bandidos: o professor, o ensinar e o aprender. Elzamir Gonzaga Silva e Elizabeth Tunes Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1999.

O presente trabalho analisa as relaes entre alunos, professores e o ensino, em busca de desmistificar os papis de mocinhos e bandidos dessa relao. No primeiro captulo, o estudo parte de entrevistas com estudantes, exame de obras escritas sobre as questes do ensino e da aprendizagem na situao pedaggica, a fim de se demonstrar os caminhos que levam a dissociao entre o ensinar e o aprender na perspectiva desses atores do ensino. O segundo captulo demonstra como a funo pela qual se perpetua a relao de ensino dentro da sala de aula fator determinante no processo de aprendizagem; focalizando-se as relaes de influncia do professor sobre os alunos, desmistificando o papel de domnio do conhecimento por parte e professor, e acentuando a relao de autonomia deste em relao ao ensino do contedo. Elaborar o embasamento terico das concepes que esto envolvidas nos relatos individuais foi o caminho que se seguiu no terceiro captulo. A anlise das verbalizaes dos professores, que se constituiu segmento da obra de Tunes e Silva, possibilitou o reconhecimento dos contedos comportamentais da ao do professor, da

retrospectiva histrico-cultural e da palavra destes, reconstituindo a conscincia humana de sua atividade. A anlise sobre as concepes no processo de ensino, focando as concepes idealizadas das situaes vividas na perspectiva de atuao do professor e do aluno, na perspectiva de produo do conhecimento, sob o olhar do professor, compe a anlise das falas dos 4 professores entrevistados aparecem no quarto captulo; cada professor, no entanto, com suas diferenas de atuao no campo profissional de ensino e docncia, enriquecendo a anlise. Tunes e Silva, ento, destacaram as principais temticas que seus entrevistados apontaram ao refletirem sobre suas concepes na aprendizagem. Concepes variando no campo da idealizao e no campo real sobre o professor, o aluno, a escola e instituio, e a concepo ideal do processo de ensino-aprendizagem. O ltimo captulo est reservado para se atribuir os papeis sociais de cada um dentro do processo do ensino, privilegiando a ao real e ideal de professores e alunos; analisando as atribuies dos papis sociais dentro da perspectiva do processo ensino-aprendizagem, visualizando-se nos discursos dos professores entrevistados suas reflexes sobre condies em que se opera o conhecimento, atitudes e aes no ensino, relacionamento professor-estudante, e condies de aprender e trabalhar.

Passamos a analisar, portanto, que a escola no foi formada com a perspectiva de que fosse um ambiente democrtico, reproduzindo a diviso de classes sociais existente. A partir da sua constituio como produto, na Idade Mdia, a escola vista e analisada como um componente, a pea da mquina do sistema educacional (Harper, Ceccon, Oliveira & Oliveira, 1985). Na anlise da escola como reprodutora das desigualdades sociais, destacamos tambm o que afirmaram Silva e Tunes (1999, p. 46), nesse sentido, refletindo sobre a relao professor-aluno, dizendo que: Na situao de ensino-aprendizagem, vemos um exemplo de como os papis so constitudos nas prprias relaes. As interpretaes e as trocas, baseadas na condio social de cada um dos envolvidos, que vo forjar sua funo e, por conseguinte, as suas caractersticas e atitudes na mesma.

Silva e Tunes (1999), nesse ponto, trabalham com a ideia de que os papis sociais mudam conforme as perspectivas culturais evoluem, superando estatutos e modelos. Baseiam-se na noo de que todas as caractersticas e atividades humanas evoluem (Vygotsky, 1984) e, portanto, com os papis sociais no poderia ser diferente. Desse modo, entendemos que a escola uma instituio potencialmente de transformao e que as mudanas so a ela inerentes. Refora-se a ideia de que a escola um espao de troca de conhecimentos, e isso reafirma a ideia de que preciso que se haja mais interao entre os pais, os professores, os alunos e a comunidade para que se articule a produo do conhecimento. As autoras apresentam que nos relatos dos professores sobre a relao com o ensino, esses se referem s dificuldades e aos problemas enfrentados quanto elaborao da ao pedaggica, diante das exigncias da instituio, com isso se veem em certa imobilidade para tomarem posio no papel decisivo da relao com os meios dentro do processo de aprendizagem que se desenvolve na escola. Cabe ressaltar aqui que essa instituio espao de silncio e, ironicamente, pouca reflexo sobre os caminhos que tomam refletindo sobre a prpria aprendizagem, por isso verifica-se no relato dos professores muitas vezes o predomnio da reflexo sobre a situao ideal, como objetivo a ser alcanado. A dinmica escolar, ressaltamos, est focada na homogeneizao do conhecimento, parafusando no s o aluno na carteira, como tambm suas ideias. Esta precisa ser contemplada com uma disposio diferente de ensino: no com tcnicas e metodologias prprias, mas uma reflexo sobre as constituies individuais que esto envolvidas no processo pedaggico. Quando as autoras analisam sobre a falta de envolvimento entre professor e aluno, olhando para a pouca reflexo das aes na situao pedaggica e os problemas dos entraves institucionais, afirmam que o desinteresse de ambos se acabaria quando houvesse a proximidade e o vnculo entre professor e aluno, facilitando o processo ensino-aprendizagem. Acredita-se que, quando as autoras se referem a facilitao do processo ensino-aprendizagem, devem focar uma educao que no privilegie o processo atual que hierarquiza a aprendizagem: onde o professor quem ensina e o aluno apenas absorve o contedo. Mas o sentido de facilitar que as autoras propem deve estar

relacionado uma disposio aprendizagem de ambos os lados. Poderamos sugerir, no mximo, o que seria um ambiente facilitado. A aptido para adquirir conhecimentos s ocorre no processo do trabalho e da conquista do saber, e nesse sentido, o professor no facilita. Em relao a essa facilitao apresentada pelas autoras, poderamos sugerir que ela se daria como destacou Vygotski (2003: 296):

o professor tem um novo e importante papel. Ele tem de se transformar em organizador do ambiente social, que o nico fator educativo. E, mais a frente:

Portanto, a tarefa consiste em provocar no aluno sua prpria inspirao e no em prescrever ao professor. (VIGOTSKI, 2003: 299). Quando tratam das concepes dos professores em seus relatos verbais, as autoras tambm concluem que as aes do professor exercem grande influncia sobre os alunos, demonstrando que h um vnculo de dependncia destes em relao queles, e que o objetivo da relao pedaggica e que se rompa, na medida em que se promova a autonomia do aluno em relao ao conhecimento. Essa anlise das autoras , portanto, libertadora para se entender os caminhos que a educao deve tomar. O rompimento das contradies impostas pelo sistema educacional, com a emancipao da relao pedaggica, estreitamento do dilogo entre professor e aluno, uma das alternativas apresentadas pelas autoras. Portanto, com essa perspectiva refletimos que a escola no o nico ambiente de aprendizagem, mas aquele que institudo e por vezes tido como nico fator com esse papel social. Entretanto, apesar dos desafios e das contradies do sistema educacional apresentados pelos professores, a alternativa de se fazer do vnculo entre professores e alunos a arma determinante no processo de aprendizagem uma luz para o entendimento da questo. A hiptese desafiadora proposta acima no se refere a uma mudana de metodologias, como uma perspectiva de uma viso organizacional da educao. No. A mudana da educao se desafia a ser quanto inteno de educar o outro. Qual o

sentido? Por qu e para qu devem ser as perguntas que devem ecoar entre os organismos que se propem na funo de educar. Dessa forma, entendemos que o caminho para se sustentar a estrutura que o sistema educacional engendra necessita de uma nova disposio, de todas as partes que compem o sistema educacional, para se propor a educao de pessoas numa sociedade.

Bibliografias HAPER, CECCON, OLIVEIRA & OLIVEIRA. (1980). Cuidado, escola!. So Paulo: 24 ed. Brasiliense, 1987. (Ttulo original francs: Attention, Ecole! Documento IDAC n 16/17 equipe de Paulo Freire). SILVA, Ezalmir Gonzaga; TUNES, Elizabeth. (1999). Abolindo mocinhos e bandidos: o professor, o ensinar e o aprender. Braslia: Editora Universidade de Braslia. VYGOTSKI, L.S. Psicologia Pedaggica. Traduo: Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003. VYGOTSKY, L.S. (1984). A formao social da mente. So Paulo. Martins Fontes, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi