Vous êtes sur la page 1sur 2

Como tirar amostras de sangue de um co como um tcnico veterinrio

A coleta de amostras de sangue um aspectoimportante da medicina veterinria. Muitas doenas so diagnosticadas com base na bioqumica do soro. Como tcnico veterinrio, voc deve entender o processo de coleta de sangue, tambm conhecida como puno venosa. Em algumas situaes, a coleta de uma amostra de sangue deve ser feita rapidamente e o que pode por voc sob presso, como um tcnico, para fazer isso. Um mtodo til para a obteno de uma amostra de sangue, para algum que est iniciando a carreira veterinria, extra-lo a partir da veia ceflica.

Instrues
1.

1
Contenha o co, de modo que, obter a amostra de sangue no se torne uma luta. A pessoa que lhe ajudar deve posicionar um brao em volta das costas do co, enquanto o co est sentado, e o outro brao em uma posio de chave de brao em torno da cabea.

2.

Raspe a rea imediatamente abaixo do cotovelo na parte superior da pata traseira. Encontre o processo do olecrano e onde a pata traseira se curva na articulao do cotovelo, raspe os pelos onde a veia ceflica mais proeminente. Em alguns ces, a veia ceflica no to proeminente e poder ter que tirar da veia jugular. Ao extrair uma amostra a partir da veia jugular, normalmente no ser necessrio raspar os pelos, a menos que o co tenha uma pelagem excessiva.

3.

Oclua a veia ceflica com seu ajudante mantendo a veia exposta. Isto feito colocando a mo sob o cotovelo para que o co no possa mover a pata traseira para trs e mantendo o polegar aplicando presso sobre a parte superior da pata para que a veia ceflica encha de sangue e se torne mais visvel. Alguns ces entregaro a pata de boa vontade, permitindo que voc tire uma amostra de sangue sem muita restrio.

4.

4
Rosqueie a agulha de tamanho correto na seringa. A seleo do tamanho da agulha deve se basear no tamanho do co e no tamanho da veia. Normalmente, uma agulha de cerca de 30 a 40 x 7 mm (agulha azul) funciona para a maioria das coletas de sangue. Nos ces de raas grandes, uma agulha de 30 x 2 ou 40 x 12 mm ser melhor e a amostra de sangue ser obtida mais rapidamente.

5.

Borrife lcool na rea que ser puncionada pela agulha, isso esterilizar a rea impedindo a entrada de qualquer bactria com a agulha.

6.

6
Agarre a perna com a mo que no est segurando a agulha e coloque o polegar ao lado do aspecto lateral da veia ceflica, evitando que esta se mova.

7.

Insira a agulha da seringa diretamente sobre a veia ceflica levantada. Se tiver introduzido na veia ceflica corretamente, uma pequena quantidade de sangue ir entrar na ponta da seringa. Neste ponto, voc deve puxar o mbolo da seringa e o sangue comear a entrar.

8.

Agite a pata se o sangue no entrar na seringa muito rapidamente. O assistente pode fazer isso, deixando de exercer a presso de seu polegar sobre a veia ceflica rapidamente e, em seguida, reaplicar a presso, de modo que a veia se encha novamente de sangue.

9.

Remova a agulha, pedindo antes ao seu assistente para liberar a presso sobre a veia. Caso contrrio, o sangue comear a sair de onde voc acabou de inserir a agulha.

10.

10

Pressione o local da puno venosa durante 30 segundos e, em seguida, aplique uma bola de algodo e esparadrapo veterinrio em cima da rea para manter a presso sobre o local.

11.

11

Encha o tubo lils primeiro (geralmente metade) atravs da remoo da agulha e tambm do tampo de borracha no tubo. Esguiche uma amostra de sangue para dentro do tubo. Se no remover a agulha e esguichar o sangue atravs da agulha, as clulas vermelhas do sangue podem ser danificadas e os resultados do teste podem ser prejudicados. Volte a colocar a tampa e sacuda o tubo para a frente e para trs. Isso assegura que o sangue se misture bem com o anticoagulante que est dentro do tubo tampado. Este tipo para uma contagem sangunea completa e no deve coagular.

12.

12

Insira a agulha na rolha de borracha do tubo vermelho tampado. A parte superior no necessita de ser removida para este tubo uma vez que no importa se as clulas vermelhas do sangue so rompidas j que apenas o soro ser medido nesta amostra.

13.

13
Remover o esparadrapo e a bola de algodo aps cerca de 20 minutos. Assegure-se de que o local da puno foi fechado e no ir sangrar.

Vous aimerez peut-être aussi