Vous êtes sur la page 1sur 3

Cincia antiga e medieval

Cincia medieval se refere s descobertas no campo da filosofia natural que ocorreram no perodo da Idade Mdia - o perodo intermdio, numa diviso esquemtica da Histria da Europa. A Europa Ocidental entrou na Idade Mdia em grandes dificuldades que minaram a produo intelectual do continente. Os tempos eram confusos e havia-se perdido o acesso aos tratados cientficos da antiguidade clssica (em grego), ficando apenas as compilaes resumidas e at deturpadas que os romanos tinham traduzido para o latim. Entretanto, com o incio do chamado Renascimento do Sculo XII, renovou-se o interesse pela investigao da natureza. A cincia que se desenvolveu nesse perodo ureo da filosofia escolstica dava nfase lgica e advogava o empirismo, entendendo a natureza como um sistema coerente de leis que poderiam ser explicadas pela razo.1 Foi com essa viso que sbios medievais se lanaram em busca de explicaes para os fenmenos do universo e conseguiram avanos importantes em reas como a metodologia cientfica e a fsica. Esses avanos foram repentinamente interrompidos pela Peste negra e so virtualmente desconhecidos pelo pblico contemporneo, que muitas vezes ainda est preso ao rtulo do perodo medieval como uma suposta "Idade das Trevas".

A Filosofia surgiu na Grcia, por volta dos sculos VII e VI a.C., nas colnias da Jnia e da Magna Grcia, conhecida como pr-socrtica. Esta Filosofia representava o esforo pela racionalizao e o desvinculamento pelo pensamento mtico, e caracterizada por especular o princpio de todas as coisas. Assim, nasce o pensamento cientfico.

Matemtica e Medicina

Antes do surgimento desta filosofia, alguns povos j conheciam as aplicaes prticas de alguns conceitos matemticos, como a geometria, mas so os gregos pr-socrticos que se dedicam racionalizao e transformao do conhecimento emprico em cincia, por meio de demonstraes No sculo V a.C., a medicina, com a atuao de Hipcrates de Cs, conhecido como o pai da medicina, desvincula-se da magia e das supersties Plato

Em sua teoria das ideias, estabelece a hierarquia entra a razo e os sentidos: a razo tem dificuldade em atingir os verdadeiros sentidos por causa da deformao que os sentidos inevitavelmente provocam. Por isso, cabe razo depurar esses enganos, para que o esprito possa atingir a verdadeira contemplao das ideias; se o indivduo permanece dominado pelos sentidos, fica restrito a um conhecimento imperfeito do mundo dos fenmenos.

Aristteles

Discpulo de Plato, foi suficientemente crtico para ir alm do mestre. Recusa o idealismo do mundo das idias e admite que apenas o indivduo concreto existe, criticando o mundo separado, as idias platnicas. Desenvolveu estudos de Fsica, Astronomia e Biologia. Seu grande trunfo foi ter utilizado a Lgica, que ele prprio desenvolvera em sua obra Analticos.

A Fsica

Aristteles elabora uma srie de noes metafsicas quanto natureza dos corpos e do movimento. Para ele, o movimento explicado pelas noes de matria/forma e ato/potncia, sendo definido como a passagem da potncia para o ato.

Astronomia

Os povos antigos j manifestavam interesse pela observao dos astros. Porm, foram os gregos que tentaram explicar racionalmente, pela primeira vez, o movimento dos astros, procurando entender a natureza do cosmo.

Biologia

Criado em uma famlia de mdicos, herdou o gosto pelo assunto e em suas viagens observa uma infinidade de animais, sendo a zoologia o centro de suas pesquisas. Aristteles estava muito adiantado para sua poca, devido ao seu poder de observao.

A cincia em Alexandria

Aps serem conquistadas pelos macednios, as cidades gregas perdem sua autonomia poltica, e a cultura gera se espalha por vrias regies. Assim, na cidade de Alexandria, no Egito, inicia-se o desenvolvimento de um grande centro de estudos formado por diferentes escolas de diversas cincias, um museu e a famosa bibloteca.

O Perodo Medieval

Com a queda do Imprio Romano, no sc. V, a religio cristo se impe unindo os reinos brbaros, e, aos poucos, os chefes destes reinos vo se convertendo ao cristianismo. A Igreja toma soberania absoluta da vida espiritual ocidental. A cultura Greco-Romana quase desaparece durante a implantao do modelo feudal de produo, mas permanece guardada nos mosteiros pelos monges, que so quase somente os nicos letrados da poca.

O perodo medieval se estendeu por mil anos, porm nem todo este perodo foi de obscuridade intelectual total. Em vrios momentos houve manifestaes culturais importantes e produo cultural.

A Cincia rabe

Na antiguidade, o ltimo grande centro de estudos foi a Alexandria, que sofreu inevitvel estagnao aps os sucessivos saques biblioteca e ao museu, e tambm aos incndios que levaram sua destruio total no sculo V. Posteriormente, no sculo VII, na Arbia o movimento religioso islmico, iniciado por Maom, e que se expande por vrias regies de povos rabes e por todo o norte da frica, alcanando Portugal e Espanha. Houve uma ocupao por parte deste movimento por cerca de oito sculos, e por cinco sculos os reis cristos pressionaram at conseguir expuls-los. A longa influncia rabe no continente europeu explica a fecunda herana cultural deixada na regio.

Vous aimerez peut-être aussi