Vous êtes sur la page 1sur 3

AGENTE LEGISLATIVO CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal.

. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocao e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuao. Sintaxe da orao e do perodo. Redao. Compreenso e interpretao de textos. REGIMENTO INTERNO Da Assembleia Legislativa, do mandato parlamentar e da posse, das bancadas, blocos parlamentares e lideranas, da Mesa Diretora, das Comisses Parlamentares, do Plenrio, das proposies e da tramitao, dos debates e deliberaes, das tramitaes especiais; das matrias especiais; das disposies finais e transitrias. NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Os poderes do Estado e as respectivas funes. Teoria geral da Constituio: conceito, origens, contedo, estrutura e classificao. Supremacia da Constituio. Tipos de Constituio. Poder constituinte. Princpios constitucionais. Interpretao da Constituio e Controle de Constitucionalidade. Normas constitucionais e inconstitucionais. Emenda, reforma e reviso constitucional. Anlise do princpio hierrquico das normas.

Princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988. Direitos e garantias fundamentais. Tutela constitucional das Liberdades. Constituio do Estado de Pernambuco: princpios fundamentais; organizao do Estado e seus Poderes; competncia do Estado; do Poder Legislativo; do Poder Executivo; do Poder Judicirio; das funes essenciais justia; NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito de administrao pblica sob os aspectos orgnico, formal e material. Regime Jurdico Administrativo. Administrao pblica direta e indireta. rgos e entidades. Centralizao e descentralizao da atividade administrativa do Estado. Empresas pblicas e sociedades de economia mista. Autarquias e fundaes pblicas. Servidores Pblicos. Improbidade administrativa. Atos administrativos. Fatos administrativos. O processo administrativo. Poderes administrativos. Licitaes pblicas: conceito, princpios, modalidades e procedimentos. Contratos administrativos. NOES DE DIREITO FINANCEIRO Direito Financeiro: conceito e objeto. Oramento Pblico: natureza jurdica; princpios; vedaes. Leis Oramentrias: Lei Oramentria Anual; Lei de Diretrizes Oramentrias e Plano Plurianual. Crditos Adicionais. Receita Pblica: Classificaes. Receitas originrias e derivadas; estgios; dvida ativa. Despesa Pblica: classificao; estgios da despesa. Programao financeira.

Regime contbil da despesa. Restos a pagar e despesas de exerccios anteriores. Lei complementar 101/2000. NOES DE INFORMTICA Ambiente MS-Windows uso do ambiente grfico; execuo de aplicativos; manuseio do ambiente multitarefa; manipulao de arquivos e pastas; uso da lixeira; identificao de tipos de arquivos; configurao e atualizao do MS-Windows; leitura e gravao de CDs e DVDs; uso de pen drives e leitores de carto de memria; manuseio de filas de impresso; compartilhamento e uso de impressoras e pastas; digitalizao de documentos; MS-Word utilizao e personalizao das barras de ferramentas e ribbons; digitao e formatao de textos; marcadores e numeradores; formatao de pargrafos; bordas e sombreamento; configurao de pgina; tamanho e orientao do papel; margens; cabealhos e rodaps; estilos; numerao de pginas; tabelas; mala direta; insero de imagens, caixas de texto e formas; impresso; MS-Excel utilizao e personalizao das barras de ferramentas e ribbons; navegao, digitao e formatao de textos e nmeros em planilhas; frmulas; funes; bordas e sombreamento; formatao condicional; classificao; filtros; grficos; impresso; Internet acesso e navegao em sites com os navegadores. MS-Internet Explorer. Google Chrome e Mozilla Firefox; Favoritos (uso e organizao); histrico; download de arquivos; instalao, uso e remoo de suplementos; controle de privacidade; correio eletrnico (webmail) para envio e recebimento de mensagens com anexos; segurana; vrus, worms e malwares; RACIOCNIO LGICO Compreenso de estruturas lgicas de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzindo novas informaes das relaes fornecidas e avaliando as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. Diagramas lgicos. Princpios de contagem e probabilidade.

Vous aimerez peut-être aussi