Vous êtes sur la page 1sur 5

Virtualizao de Sistemas Operacionais

Felipe Antonio de Sousa1, Jlio Csar Pereira1


1

Universidade Paranaense (Unipar) Paranava PR Brasil

felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br

Resumo. Este artigo constitui uma descrio da virtualizao de sistemas operacionais, apresentando os conceitos sobre custo total de propriedade, a composio do sistema operacional, e viso geral de Andrews S. Tanenbaum e opinio distinta de Machado e Maia, com o foco central sobre a virtualizao de sistemas operacionais, agregando as vantagens de uso dessa tcnica, que proporciona a flexibilidade e agilidade em infraestrutura de tecnologia de informao.

1. Introduo
Atualmente, as grandes empresas buscam uma reduo em TCO, Custo Total de propriedade, ou seja, diminuir custos com Datacenters, computadores, impressoras, notebooks e aplicaes, atravs de uma tcnica que faz o uso de um sistema operacional virtual e, portanto melhorar a flexibilidade e desempenho na produtividade das aplicaes em servidores com a utilizao da virtualizao de sistemas operacionais. Com isso, a virtualizao rene os sistemas operacionais e servidores em um nico, ou seja, centraliza os sistemas operacionais e aplicaes em um hardware fsico e possibilita a instalao de diversos sistemas operacionais distintos, trabalhando juntamente e isolados atravs de um servidor virtual instalado no hardware como se fosse um sistema operacional convencional. A diferena que aps a instalao, h possibilidade e funcionalidades para a introduo de diversos sistemas operacionais virtuais e aplicaes. O objetivo do artigo a virtualizao de sistemas operacionais e, apresentar um projeto que faz o uso dessa tcnica atravs de simulao de mquinas virtuais para a obteno de resultado, exibido na figura 3.

2. Composio do Sistema Operacional


O Sistema Operacional (SO) composto por rotinas para a execuo de tarefas a cada servio executado pelos usurios e aplicao. Existem sistemas operacionais que so executados atravs de linhas de comando e utilitrios, porm no fazem parte do ncleo do sistema ou kernel. (MACHADO and MAIA. 2007). Portanto, um sistema complexo que possui todos os recursos e gerenciamento para controlar todos os dispositivos do hardware, rotinas do SO, linguagem de comandos, utilitrios e aplicaes de maneira eficiente, isso o que entendem (MACHADO and MAIA. 2007 ). H trs maneiras distintas de os usurios se comunicarem com o kernel do SO. Uma delas so por intermdio das chamadas rotinas do sistema, realizadas por aplicaes. Alm disso, os usurios podem interagir com o ncleo mais amigavelmente

por meio de utilitrios ou linguagem de comandos. Cada sistema operacional oferece seus prprios utilitrios, como compiladores e editores de texto. A linguagem de comandos tambm particular de cada sistema, com estruturas e sintaxe prpria. (MACHADO and MAIA. 2007). A figura 1 exibe a estrutura de SO.

Figura 1. Sistemas Operacionais. (Machado, Francis Berenger, e Maia, Luiz Paulo. 2007. p.51).

3. Viso geral de Andrews S. Tanenbaum


Na concepo de (TANENBAUM. 2003), o relevante analisar a interface, o momento de visualizar a estrutura interna e no externa. Existem diferentes estruturas, porm o importante o conceito. Segundo (TANENBAUM. 2003), so gerenciadores de recursos os trabalhos dos sistemas operacionais e gerenciar eficientemente as diferentes partes do sistema. So como mquinas estendidas, sua tarefa oferecer aos usurios uma mquina virtual conveniente ao uso. Comparando-se as ideias de (TANENBAUM. 2003), e (MACHADO and MAIA. 2007), o conceito no muda, pois so apenas as tcnicas estruturadas de linguagem de programao em SO que diferenciam um do outro.

4. Mquina Virtual
De acordo (MACHADO and MAIA. 2007), um SO formado por nveis, sendo que camada de nvel mais baixo o hardware. Acima desta camada, encontramos o sistema operacional, que oferece suporte para as aplicaes. O modelo de mquina virtual ou virtual machine (VM) cria um nvel intermedirio entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerncia de mquinas virtuais. Os nveis so exibidos na figura 2.

Figura 2. Mquina Virtual. (Machado, Francis Berenger, e Maia, Luiz Paulo. 2007. p.60).

4. 1. Virtualizao A virtualizao de sistemas operacionais tornou-se uma tcnica. Pesquisas afirmam que h utilizao em diversas empresas ao redor do Brasil e do mundo. Assim, a virtualizao agregou um novo conceito que diz a respeito de um sistema operacional virtual. (VERAS, MANOEL. 2011). 4.2. Representao O cenrio aborda uma mquina virtual central, trabalhando com um timo desempenho forando as demais mquinas virtuais, por exemplo, um servidor de e-mail, impresso, domnio, banco de dados, trabalhando juntamente, porm isolados e com todo o desempenho de hardware fsico (VERAS, MANOEL. 2011). A figura 3, demonstra o cenrio de uma mquina virtual e servidores.

Figura 3. Mquina Virtual Central.

5. Ferramentas
O uso dessa tcnica de virtualizao necessita de ferramentas de virtualizao de principais fornecedores como a Vmware, com a sua linha de produtos VMware ESXi, ESX e VMware vSphere; Microsoft, com a linha de produtos Hyper-V e Microsoft Windows Server com Hyper-V e, por ltimo, a Citrix, com uma linha de produtos como Xen Server, Citrix Essentials for Hyper-V e Citrix Essentials for Xen Server. (VERAS, MANOEL. 2011).

6. Vantagens
Com o advento da virtualizao em departamento de T.I e reduo de gerenciamento de energia e refrigerao, os principais aspectos sobre a virtualizao so agilidade e flexibilidade. De acordo (VERAS, MANOEL. 2011), vale ressaltar os benefcios alcanados com a virtualizao, no contexto: Reduo do TCO: O TCO pode ser reduzido com o uso da tcnica de VIRTUALIZAO. Os fabricantes disponibilizam ferramentas que permitem o clculo do TCO considerando a comparao de uma infraestrutura de T.I com e sem VIRTUALIZAO. Em geral, simples justificar um projeto de VIRTUALIZAO utilizando a abordagem de TCO, tanto para a atualizao da infraestrutura fsica j existente, como tambm para a construo de uma nova infraestrutura. A reduo do TCO tem a ver com os seguintes aspectos: Reduo do uso do espao fsico: a utilizao da VIRTUALIZAO permite a reduo do espao fsico, na medida em que considera a utilizao de menos servidores como soluo. Tambm a consolidao das estruturas de storage e backup, quase sempre contempladas num projeto de VIRTUALIZAO de servidores, acabam reduzindo a utilizao do espao como um todo. Reduo do consumo de energia: quase sempre junto com a consolidao fsica vem a reduo do consumo de energia. Servidores so os responsveis pelo maior consumo de energia entre os equipamentos de T.I e a consolidao acaba por reduzir o consumo de energia. Isolamento dos ambientes de testes, desenvolvimento e produo: em muitas instalaes, construir ambientes fsicos diferentes para os ambientes de teste desenvolvimento e produo pode ser muito caro. A utilizao da VIRTUALIZAO permite otimizar o uso dos recursos, pois permite que estes ambientes existam de maneira completamente isolada, mesmo estando em poucos servidores fsicos. Flexibilidade na criao de novas mquinas virtuais: as mquinas virtuais podem ser criadas de forma automtica em servidores j existentes. Na prtica, a demanda por um novo servidor fsico que dependeria de aprovao, compra, entrega, etc. pode ser atendida por uma mquina virtual pronta para rodar. Padronizao das plataformas: na medida em que o HYPERVISOR passa a ser o elemento central do servidor virtualizado, todo o esforo de padronizao de plataforma fica simplificado, pois a relao com o hardware se d atravs dele. Diferentes sistemas operacionais podem coexistir sobre a arbitrao do HYPERVISOR.

Gerenciamento centralizado: o gerenciamento das mquinas virtuais fica centralizado em uma nica ferramenta, com nica interface, reduzindo os custos operacionais de gerenciamento e promovendo a simplificao do ambiente. Simplifica a implantao de tcnicas de alta disponibilidade e recuperao de desastres: a implantao de tcnicas de alta disponibilidade, como clusters de servidores e o uso de tecnologia de replicao para suportar a recuperao a desastres pode ser simplificada com o uso da VIRTUALIZAO. A VIRTUALIZAO permite a utilizao do recurso de alta disponibilidade independentemente da tcnica de cluster e facilita a criao do site secundrio, otimizando os recursos alocados para o segundo site. Alm disso, permite automatizar os processos de recuperao de desastres com a fcil integrao promovida com tcnicas de replicao do storage. Viabiliza a CLOUD COMPUTING e o DATACENTER DINMICO: a VIRTUALIZAO o componente central do DATACENTER DINMICO, que, por sua vez, viabiliza a CLOUD COMPUTING. A CLOUD COMPUTING e o DATACENTER DINMICO se viabilizam na medida em que as solues de VIRTUALIZAO avanam nos aspectos referentes a balanceamento de carga dinmica, recuperao de falhas, segurana e interoperabilidade de sistemas diferentes. Portanto, a virtualizao proporciona aspectos relevantes para uma infraestrutura alinhada com as tendncias atuais referentes tecnologia de informao (T.I) (VERAS, MANOEL. 2011).

6. Concluso
A virtualizao de sistemas tem contribudo significativamente para a agilidade e flexibilidade em infraestrutura de tecnologia da informao com possibilidade de centralizao de todos os recursos, manipulao e manuteno de servidores virtuais, contribuindo na centralizao, reduo de recursos fsicos, custo total de propriedade e economia de energia. O objetivo viabilizar o processo de negcio e aumentar a produtividade de empresas que necessitam a existncia e utilizao de uma infraestrutura tecnolgica de informao.

7. Referncias
Machado, Francis Berenger. and Maia, Luis Paulo. (2007) Arquitetura de Sistemas Operacionais, 4 th edition, Editora LTC: Rio de Janeiro, Brasil. Tanenbaum, Andrews, S. (2003) Sistemas Operacionais Modernos, Traduo Ronaldo A. L. Gonalves, Luis A. Consulano. Reviso Tcnica Regina Borges de Araujo. 2 th edition, Editora Person Prentice Hall: So Paulo, Brasil. Veras, Manoel. (2011) Virtualizao: Componente Central do Datacenter, Prefcio Marco Amrico D. Antonio, Editora Brasport: Rio de Janeiro, Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi