Vous êtes sur la page 1sur 24

CAPTULO QUATRO:

Metais de engenharia: Ao

Materiais de construo mecnica I

114

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

115

Captulo 4:
4.1 INTRODUO
A maior parte dos recursos que a humanidade explora provm da crosta terrestre, que possui uma composio qumica aproximada conforme descrita no grfico da figura 4.1. Este grfico mostra a mdia de vrios resultados de determinao da composio qumica a partir da estimativa da quantidade relativa das rochas presentes na e da composio qumica mdia destas rochas. Pela figura (obtida na internet) pode-se notar que dois metais esto entre os cinco elementos mais abundantes disposio de nossa civilizao: o alumnio e o ferro.

Fe 5,1% Al 8,2%

Ca 3,9%

outros 8,0%

O 46,5%

Si 28,2%

Figura 4.1 Composio qumica aproximada da crosta terrestre (obtida na internet).

Porm no apenas a abundncia que faz com que um material seja largamente utilizado. As suas caractersticas fsicas, qumicas, mecnicas e mesmo econmicas so condies essenciais para tornar a utilizao deste material competitiva em comparao com os demais. No por acaso estas so as caractersticas do ferro, que, na forma de ao, o material mais produzido e utilizado pela humanidade. Nos seus primeiros artefatos, a humanidade comeou a utilizar materiais no metlicos, tais como: ossos, pedras, barro cozido, madeira, fibras, couros, etc. Neste estgio, a falta de conhecimento tecnolgico limitou a utilizao dos metais. Os primeiros metais a serem explorados e utilizados foram exatamente queles encontrados na natureza no seu estado puro, tais como o ouro, a prata e o cobre. Porm estes metais eram raros no possuam resistncia mecnica importante. Posteriormente, com o avano do conhecimento humano, aprendeu-se que instrumentos obtidos a partir de misturas de metais diferentes eram melhores dos que os produzidos a partir de metais puros, principalmente em termos de

Materiais de construo mecnica I

116

resistncia mecnica. Estas misturas so conhecidas como ligas metlicas, ou simplesmente ligas. O bronze foi a primeira liga de sucesso, em termos de utilizao e fabricao, apesar de suas limitadas propriedades mecnicas em relao aos materiais de hoje em dia. As pocas entre o "descobrimento" e utilizao destes materiais pelo homem deu nome a diferentes ciclos da civilizao humana: idade da pedra, do ouro, da prata, do cobre, do bronze e, finalmente, do ferro. A relativa abundncia de fontes naturais de ferro e a flexibilidade de obteno de propriedades mecnicas nas ligas ferrosas, incluindo resistncia mecnica e tenacidade, impulsionou o desenvolvimento tecnolgico de artefatos de ferro, mesmo em tempos relativamente remotos. Inicialmente encontrado em meteoritos ferrosos, posteriormente produzido por processos rudimentares, tais como os ilustrados na figura 4.2, tal como citado por Arajo (1997), e finalmente por processos semi-industriais. Desta forma, o ferro teve aumentado continuamente o seu grau de importncia na sociedade humana.

(a)

(b)

Figura 4.2 Ilustraes artsticas: (a) produo rudimentar de ferro pelos Assrios; (b) tratamento trmico do ferro na Roma antiga, Arajo (1997).

Mas a grande impulso no grau de importncia do ferro e dos metais em geral, ocorre somente na poca da revoluo industrial, no sculo 19, quando ocorre o desenvolvimento de novas formas de produo de ferro, desta vez em carter industrial, e o desenvolvimento do ao. O grfico da figura 4.3 ilustra resumidamente a evoluo no uso dos materiais ao longo da civilizao humana, sendo obtido a partir dos dados apresentados por Ashby (1993), em seu livro de seleo de materiais. At o incio do sculo passado o ao praticamente no possua nenhum rival em termos de material de engenharia: no existiam mtodos economicamente viveis para a produo de alumnio ou de outros metais estruturalmente

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

117

importantes. Por outro lado, os poucos materiais polimricos conhecidos eram de origem natural e os materiais cermicos existentes se limitavam aos obtidos a partir de argilas1, j fabricados a milhares de anos. Com o desenvolvimento do ao e de seus tipos, paralelamente com o desenvolvimento de um processo industrial economicamente vivel para a obteno do alumnio, incrementa-se rapidamente a importncia dos metais para a humanidade. O pice foi atingido logo aps o final da 2a grande guerra mundial (1939-1945), quando o desenvolvimento dos polmeros industriais e posteriormente das cermicas de engenharia comearam a tomar o espao em inmeras aplicaes, onde estes so mais eficientes do que os metais.

Figura 4.3 Evoluo da importncia relativa das diferentes classes de materiais: metais, cermicos, polmeros e compsitos2, baseado em Ashby (1993).

Apesar do volume percentual de uso dos metais estar lentamente diminuindo nos dias de hoje, tm-se desenvolvido novos tipos de ligas metlicas para aplicaes especiais e mesmo inexistentes anteriormente. Paralelamente, novos processos mais produtivos, baratos, eficientes e de menor impacto ambiental esto sendo disponibilizados. Por isso, o nvel de tecnologia existente hoje nos aos, tanto em termos de produto quanto em termo de produo, muito difere do nvel tecnolgico de meio sculo atrs. A tabela 4.1 detalha os materiais desenvolvidos ao longo das linhas de tempo de A a G.

Materiais cermicos obtidos a partir de uma mistura de minerais com gua (barro), moldados na sua geometria final e queimados (aquecidos) at manterem a sua forma final com certa resistncia mecnica e fragilidade. 2 Os materiais compsitos so materiais produzidos a partir da mistura ou associao de dois materiais distintos, como por exemplo: palha e barro (tijolos), fibra de vidro e resina polister (utilizados, por exemplo, na confecao das coberturas de telefones pblicos os orelhes).

Materiais de construo mecnica I

118

Tabela 4.1 Utilizao e desenvolvimentos de materiais ao longo das eras.

A Antes de Cristo

Compsitos 13%

Metais 8%

Cermicos 41%

Polmeros 38%

Metais: ouro, prata, cobre, bronze Polmeros: madeira, peles, fibras vegetais Cermicos: pedra, olaria, vidros Compsitos: tijos com fibras, papel

B De 0 a 1800

Compsitos 7%

Metais 22%

Cermicos 37% Polmeros 34%


Compsitos 6% Cermicos 24% Metais 36%

Metais: ferro, ferro fundido Polmeros: colas Cermicos: cimentos, refratrios Compsitos: nenhum desenvolvimento

C Sculo XIX

M e ta i s : a o s Polmeros: borracha Cermicos: cimento portland Compsitos: nenhum desenvolvimento

Polmeros 34%
Compsitos 3%

D 1a metade do sculo XX

Polmeros 13%

Cermicos 7%

Metais: aos ligados, ligas leves, super ligas Polmeros: baquelite, nylon, polietileno, policarbonato Cermicos: carbonitretos de metais Compsitos: nenhum desenvolvimento
Metais 77%

E De 1950 a 1980

Cermicos Compsitos 3% 8% Polmeros 18%

Metais 71%
Compsitos 13% Cermicos 11%

Metais: ligas de titnio e zircnio, aos bifsicos,aos microligados (HRBL), ligas Al-Li Polmeros: poliestireno, polipropileno, acrlicos, epxies, polisteres, etc. Cermicos: pirocermicas, fibras Compsitos: plstico reforado com fibras de vidro Metais: novos graus de ao, super ligas, metais resistentes a altas temperaturas Polmeros: polmeros de alta rigidez, fibras de alta resistncia e rigidez, plsticos resistentes temperatura (silicones) Cermicos: cermicas de engenharia, supercondutores, novas fibras cermicas Compsitos: plstico reforado com fibras, compsitos de matrizes metlicas e cermicas, compsitos de fibra de carbono

F ltimos 20 anos

Polmeros 19%

Metais 57%

Compsitos 16%

G Futuro prximo

Metais 33%

Cermicos 23% Polmeros 28%

Basicamente um incremento na qualidade e produtividade, alm de novas descobertas e desenvolvimentos. Tendncia de utilizao equilibrada das classes de materiais.

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

119

Apesar da grande diversidade e flexibilidade de propriedades dos materiais metlicos, os polmeros e cermicas de engenharia possuem propriedades diferentes e muitas vezes nicas em relao aos metais, que os tornam mais adequados para muitas aplicaes. A correta aplicao de materiais metlicos, polimricos ou cermicos poder tornar uma estrutura ou sistema vivel e competitivo, quando existir uma combinao tima de propriedades e custo. A diminuio na importncia da utilizao de materiais metlicos, inicialmente rpida, tende a ser cada vez menor e gradual at se atingir um nvel de estabilidade. Este nvel de estabilidade dever ocorrer quando as trs classes de materiais forem utilizadas harmoniosamente aproveitando-se de maneira adequada as suas diferentes propriedades. A reduo no nvel percentual na utilizao global dos metais no indica uma decadncia nesta indstria e especialmente na siderugia. Pelo contrrio, hoje em dia existe uma grande busca da melhora das propriedades dos materiais metlicos, especialmente no que diz respeito ao processo de produo dos mesmos. Esta melhora motivada por aspectos tcnicos e econmicos semelhantes aos que motivam a busca de novos materiais cermicos e polimricos. O grfico da figura 4.4, por exemplo, ilustra a evoluo da produo mundial de ao, com base em dados disponveis em diversas fontes, principalmente no IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia). Referenciando-se ao grfico da figura 4.3, podese notar que exatamente quando o percentual global de uso dos metais cai, em 1950, que a produo de ao tem a sua maior taxa de crescimento.

Figura 4.4 Evoluo da produo mundial de ao ao longo do sculo 20.

Materiais de construo mecnica I

120

Atualmente vemos um nvel de incremento na produo de aos somente na China e em outros pases fora da Europa, Amrica do Norte e Japo. Neste grupo esto inclusos alguns pases incluindo o Brasil, cuja produo anual para 2004 esperada ser da ordem de 32 milhes de toneladas, segundo o IBS. No caso do Brasil, existem diversos planos de expanso da capacidade de produo para at 45Milhes de toneladas nos prximos 5 anos. Em termos de consumo per capta, a situao seria aquela mostrada na tabela 4.2, onde o Brasil apresenta-se em posio relativamente modesta, em relao aos pases listados.
Tabela 4.2 Consumo per capta aparente de produtos siderrgicos em alguns pases ao longo do ano de 2000 (A Siderurgia em nmeros: pocket yearbook IBS3, 2002).

Pas Coria do Sul Japo Itlia Alemanha Estados Unidos Espanha Rssia Mxico Chile Argentina Ucrnia Brasil

Consumo kg / (habitanteano) 846 635 562 506 472 466 196 148 129 91 54 108

Os principais produtores brasileiros de ao esto listados na tabela 4.3, segundo dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia para o ano de 2001.
Tabela 4.3 Produo de ao bruto em 2001 por empresa (A Siderurgia em nmeros: pocket yearbook IBS, 2002).

Empresa
Acesita Aominas Aos Villares Siderrgica Barra Mansa Belgo Mineira

Produo em 2001 (103 ton)


786 2355 602 392 2688

Empresa
COSIPA CSN CST Gerdau Vallourec & Mannesman Tubes USIMINAS

Produo em 2001 (103 ton)


2460 4048 4784 3471 500 4620

Instituto Brasileiro de Siderurgia.

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

121

4.2 Conceito de ao
O ferro encontrado na natureza sob a forma de minerais, como a hematita. um dos elementos qumicos mais abundantes na crosta terrestre (5%) e um dos metais de mais fcil obteno, em termos da tecnologia atualmente existente. Este elemento apresenta, no estado puro, caractersticas, tais como: maleabilidade (maciez), boa condutividade trmica, baixa resistividade eltrica, brilho, propenso oxidao, densidade relativamente alta e ponto de fuso 1535oC. No estado puro, o ferro tem poucas aplicaes, na maior parte das vezes este elemento utilizado na forma de ao, que uma mistura do ferro com carbono e outros elementos qumicos. A definio do ao, segundo Chiaverini (Aos e Ferros Fundidos, ABM), no simples. Este autor oferece a seguinte definio para ao: Ao uma liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% at aproximadamente 2,11% de carbono, alm de certos elementos residuais, resultantes dos processos de fabricao. Por outro lado, a ABNT, por meio da norma NBR 6215 (Produtos Siderrgicos Terminologia), define o termo ao como sendo: Ao liga ferrosa passvel de deformao plstica que em geral apresenta teor de carbono entre 0,008 e 2% na sua forma combinada e/ou dissolvida e que pode conter elementos de liga adicionados ou residuais. Pode-se tentar conceituar ao como sendo um material constitudo em sua grande parte pelo elemento qumico ferro, mas que contm quantidades variveis de outros elementos qumicos, que podem ter duas origens bsicas: oriundos dos processos de fabricao (residuais) e que oferecem certas caractersticas benficas ou malficas ao ao, de acordo com a sua aplicao; adicionados intencionalmente (de liga) e que produzem um efeito desejado no ao, como por exemplo, aumento da dureza, aumento na resistncia mecnica, aumento na resistncia corroso, melhora da capacidade de corte, adequao tratamentos qumicos, etc. O ao pode apresentar uma grande variedade de propriedades, graas a sua composio qumica, a tratamentos mecnicos e trmicos. Devido a esta grande diversidade, comum subdividir, definir e reclassificar o ao em categorias de acordo com suas caractersticas de composio qumica e de comportamento mecnico. Existem diversas associaes normativas no mundo que se esforam para elaborarem um sistema de classificao compatvel com a aplicao de aos adaptado regio e campo de atuao destas normatizadoras, de acordo com o mostrado na tabela 4.4.

Materiais de construo mecnica I

122

Tabela 4.4 Alguns exemplos de entidade normatizadoras no mundo (Metals Reference Book, ASM, 3th edition, 1993).

Pas
Alemanha Amrica Argentina Brasil Canad Coria Estados Unidos Estados Unidos Europa Europa Frana Gr Bretanha Internacional Japo Mxico Rssia

Entidade
Deutsches Institut fur Normung e.V. Pan American Standards Commission Instituto Argentino de Racionalizacion de Materiales Associao Brasileira de Normas Tcnicas Canadina Standards Association Korean Bureau of Standards American National Standards Institue

Sigla
DIN COPANT IRAM ABNT CSA KBS ANSI

Exemplo
DIN 17100 COPANT 15901992

Afiliao/ migrao
EN

NBR 6650 CSA GH.1.7.3 KS D3452 ANSI H35.2

ISO e COPANT ISO e COPANT

American Society for Testing and ASTM ASTM A36 Materials European Committee for Iron and ECISS Steel Standardization EURONORM EN Comisin of the European CEC ou CCE 10025 Communities Association Francaise de NF A 35-550 AFNOR Normalization British Standards Institution BSI BS 1449 P1 International Organization for ISO ISO 3522 Standardization Japanese Industrial Standards JIS G3101 JIS Committee Dirreccin General de Normas DGN NOM C-189 Gosudarstvennyi Komitet Standartow GOST GOST 13819

EN

EN EN

Alm disso, existem vrias outras organizaes de carter especfico, tais como: SAE (automobilstica); ASME (vasos de presso); API (ind. do petrleo); ABS (ind. Naval); DNV (ind. Naval); AECMA(material aeroespacial); AMS(material aeroespacial);AWS(mat. para soldagem).

Graas versatilidade de suas caractersticas (propriedades), ao seu custo relativamente baixo4, existncia de fontes e fornecedores em todo o mundo e existncia de um enorme histrico tcnico-cientfico de projeto e utilizao, o ao encontra larga aplicao em diversos ramos industriais ou comerciais, tal como descrito a seguir. Aos estruturais: o construo civil (edifcios, pontes, etc.); o naval e para estruturas off-shore; o tubulaes;
4

Atualmente o preo base do ao cerca de 3 a 4 vezes menor do que o custo base do alumnio.

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

123

o trilhos; o etc. Aos para uso geral: o revestimento; o mveis e instalaes pblicas; o linha branca (foges, geladeiras, etc.); o serralheria; o etc. Aos para conformao: o automobilstica; o autopeas; o estamparias; o botijes. o etc. Aos para construo mecnica: o Mquinas; o arames e fios; o molas; o usinagem fcil; o etc. Aos para fundidos ou sinterizados: o peas; o utenslios e mveis; o ferramentas e matrizes; o etc. Aos especiais: o motores e transformadores; o resistentes a altas temperatura; o resistentes a baixas temperaturas; o etc.

Os itens a seguir apresentam os principais grupos de aos, de acordo com as suas aplicaes, dando-se destaque s aplicaes para construo civil e aplicaes arquitetnicas. Nestes itens pode-se notar a flexibilidade e adaptabilidade do ao aos mais diversos requisitos necessrios a estas aplicaes. As propriedades limite de escoamento e limite de resistncia, obtidas por meio de ensaios de trao, passaro a ser referenciadas nas descries a seguir. No anexo II est apresentada uma pequena reviso sobre estes ensaios, podendo ser utilizada como referncia para identificar os dados apresentados nos itens a seguir.

Materiais de construo mecnica I

124

4.2.1 Aos estruturais O termo aos estruturais designa uma larga variedade de aplicaes de aos, onde o ponto em comum a necessidade de uma certa resistncia mecnica mnima, trabalhabilidade5, disponibilidade (tanto em quantidade quanto em dimenses) e baixo custo. Estes aos podem ser utilizados para aplicaes das mais gerais, tais como: construo civil (edifcios, pontes, casas, coberturas, etc.), tubulaes, estruturas off-shore, indstria naval, uso geral/comercial, etc. Apesar da necessidade de resistncia mecnica a que a aplicao sugere, para grande parte destas aplicaes o nvel de resistncia normal de aos carbono-mangans suficiente para muitas das aplicaes estruturais. Em algumas aplicaes especficas, como por exemplo para a indstria naval ou tubulaes de presso, existem requisitos mais restritos sobre as caractersticas do material, especialmente no que diz respeito associao das propriedades resistncia, soldabilidade e tenacidade. Em geral, para esta classe de aos, a soldagem o processo de fabricao bsico utilizado na montagem das estruturas. Portanto, a capacidade de ser soldado facilmente6 a grande propriedade que os aos estruturais devem possuir. Aguns dos diferentes tipos de aos estruturais sero descritos a seguir.

4.2.1.1 Aos estruturais para construo civil


Para a maioria das aplicaes na construo civil, os aos-carbono comuns, simplesmente laminados, sem quaisquer tratamentos trmicos ou adies de elementos de liga, alm do carbono e do mangans, so plenamente satisfatrios e constituem porcentagem considervel dentro do grupo de aos estruturais para construo civil. Em alguns casos, o nvel de resistncia mecnica, aliada necessidade de apresentar uma boa soldabilidade, leva utilizao de aos microligados. Existem vrios aos normatizados para a construo de estruturas metlicas no mundo, estando os mesmos especificados em vrias normas tcnicas, tais como:

Figura 4.5 Edifcio Alfacon Alphaville SP, Catlogo Construo Metlica Cosipa.

O termo trabalhabilidade designa a facilidade geral de trabalho com o material e est normalmente associado capacidade do material ser conformado e/ou soldado para formar um componente ou estrutura. 6 A soldabilidade de um ao est associada tanto facilidade na execuo prtica da operao de solda quanto homogeneidade das caractersticas da regio soldada, em relao ao restante da estrutura.

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

125

ABNT - Brasil (por exemplo: NBR 5000, NBR 5004, NBR 5008, NBR 5920, NBR 5921, NBR 6649, NBR 6650); AFNOR - Frana; DIN - Alemanha (por exemplo: DIN 1623, DIN 17100); BS - Inglaterra (por exemplo: BS 4360); ISO EN - Internacional (por exemplo: EN 10025 S235, S275, S355); JIS - Japo (por exemplo: JIS G3101, JIS G3106, JIS G3125, JIS G3136); IRAN - Argentina (por exemplo: IRAM-IAS U500-42); ASTM - Estados Unidos (por exemplo: A36, A242, A572, A588 e A607). Os principais requisitos para os aos estruturais esto citados a seguir. ductilidade (capacidade de deformao plstica) aos com teores de carbono mais baixos e laminados a quente (chapas grossas ou bobinas) garantem a ductilidade necessria, alm de produzir uma boa homogeneidade ao longo das peas, esta mesma ductilidade garante a trabalhabilidade em operaes de corte, furao, dobramento e outras, a que podem ser submetidos os elementos estruturais; soldabilidade uma caracterstica muito importante para um ao estrutural, visto que costumeira a soldagem de componentes estruturais, deve-se buscar um nvel de carbono, ou de carbono-equivalente7 suficientemente baixo de modo que as operaes de solda ou corte a chama (oxiacetilnica) no produzam alteraes localizadas de propriedades mecnicas no material ou mesmo defeitos (trincas) no mesmo; resistncia mecnica aos-carbono com teores de carbono at 0,20% e com outros elementos (Mn, Si e Al) apresentam um nvel de resistncia mecnica compatvel com a maioria das necessidades de projeto de estruturas metlicas, maiores nveis de resistncia normalmente so obtidos sem acrscimos nos teores de carbono, seja por laminao controlada ou seja pela adio de elementos microligantes, ou ambos; resistncia corroso- muitas empresas siderrgicas desenvolveram, famlias de aos com resistncia corroso a longo prazo, tais aos recebem pequenas adies de elementos qumicos que favorecem a formao de uma capa de xido protetora que naturalmente inibe o processo de corroso dos aos, estes aos possuem uma resistncia corroso a longo prazo maior do que as dos aos comuns (vide item 1.2.1.2), e menor do que a dos aos inoxidveis, porm com um custo muito menor do que estes ltimos; resistncia chama ou a incndios - mais recentemente criou-se a necessidade de qualificar as estruturas metlicas para aplicaes onde exista a possibilidade de incndios, nestes casos deve-se garantir uma mnima estabilidade das propriedades mecnicas do ao para a estrutura no entre
7

Calculado, por exemplo, pela frmula: Ceq = %C + (%Mn/6) + (%Mo + %Cr + %V)/5 + (%Ni + %Cu)/15

Materiais de construo mecnica I

126

em colapso, isto feito pela adio de elementos de liga adequados que atuam no sentido de manter a resistncia mecnica do ao, mesmo mantido sob temperaturas elevadas durante um determinado perodo de tempo; A diferena prtica entre estes aos, que tm maior importncia entre os arquitetos/projetistas/engenheiros civis sua resistncia mecnica, expressa principalmente pelo seu limite de escoamento. Em termos metalrgicos as diferenas so mais profundas e mais sutis e que no cabem aqui, agora, fazer seu detalhamento. Os aos a seguir esto podem ser citados como exemplo das diferenas entre os diferentes tipos (qualidades) de material para aplicaes estruturais (LE = Limite de Escoamento em MPa; LR = Limite de Resistncia em MPa e Al = Alongamento percentual em uma das bases de medida 5 para 50mm ou 20 para 200mm).
Tabela 4.5 Propriedades mecnicas principais normatizadas para aos estruturais ASTM*.

Ao ASTM A36 A242 T2 A514 A570 A572 A588 607

Limite de Limite de Escoamento, MPa Resistncia, MPa 250 345 690 208 a 380 290 a 450 345 310 a 480 400 a 550 480* 760 a 895 340 a 480 415 a 550 435 410 a 590

Alongamento, % (base de medida, mm) 21(50) 19 (50) 16 (200) 10 (200) 12 (200) 19 (50) 14 (200)

* No caso de faixas de propriedades com espessura, est sendo informada as propriedades para a faixa de espessura menor.

Estes aos podem ser produzidos tanto na forma de aos planos quanto na forma de no planos. No caso dos aos planos, estes so transformados ou em um perfil estrutural (tipo I, H, U, etc.) ou em tubos com costura8. Estes elementos so utilizados, posteriormente para a fabricao de estruturas, normalmente sendo montados por soldagem ou ento unidos por parafusos. O centro empresarial do ao, localizado em So Paulo, um exemplo de uma construo onde foram utilizados tais elementos estruturais, conforme ilustrado na figura 4.6.

O termo tubo com costura designa a categoria de tubos obtidos por meio do dobramento de chapas de ao na forma cilndrica (tubular) e pela sua unio (costura) por meio de uma solda longitudinal. Os processos de soldagem mais utilizados a solda por resistncia eltrica (ERW) ou por arco submerso (SAW).

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

127

Figura 4.6 Centro Empresarial do ao: a esquerda vista externa e a direita detalhe interno. Foram empregadas formas estruturais (vigas e tubos) obtidos a partir de aos planos estruturais, Catlogo Construo Metlica.

Os elementos estruturais tambm podem ser produzidos diretamente nas siderrgicas, sob a forma de laminados no planos. Nestes casos o elemento estrutural apresenta caractersticas ligeiramente diferentes dos elementos produzidos de aos planos, sendo que a inexistncia de cordes de solda e faixas dimensionais mais restritas as principais diferenas. A geometria e dimenses destes perfis so similares s dimenses mais comuns dos perfis produzidos de aos no planos, assim como as suas aplicaes. Adicionalmente, tambm podem ser produzidos tubos estruturais sem costura9 obtidos diretamente por laminao. Atualmente no Brasil existe uma maior comercializao do ao ASTM A36, devido s prprias exigncias do mercado nacional. Porm esta tendncia est se revertendo, aos poucos, especialmente pelo aumento na demanda por aos com resistncia corroso atmosfrica e, secundariamente, por aos de maiores nveis de resistncia mecnica. Os aos resistentes corroso atmosfrica possuem uma durabilidade, sob condies normais de uso, de cerda do qudruplo dos aos estruturais comuns. O mecanismo pelo qual estes aos obtm sua resistncia corroso est descrito a frente, no momento importante saber que estes aos aliam a resistncia mecnica necessria aplicao a que se destinam e a capacidade de resistir corroso atmosfrica10. Duas aplicaes esto exemplificadas na figura 4.7: construo civil de estruturas e aplicaes como objetos de embelezamento, ambas as obras apresentam resistncia corroso atmosfrica a longo prazo.
9

Tubos sem costura so tubos que no possuem regies de unio ao longo do seu permetro, sendo obtidos diretamente pelas siderrgicas pelo processo de fundio ou, no caso dos tubos estruturais, por laminao (processo Manesmann). 10 Esta resistncia se deve sob ciclos de molhamento e secamento da estrutura e a uma atmosfera que no apresente substncias qumicas nocivas em demasia (por exemplo meios midos).

Materiais de construo mecnica I

128

Figura 4.7 esquerda estao ferroviria Largo 13 de maio em So Paulo e direita monumento no campus da USP, Catlogo COS AR COR Cosipa.

Outra forma de se obter aos com grande resistncia corroso a utilizao de chapas de ao com recobrimentos metlicos ou no metlicos. Destes, o mais comum o ao galvanizado, ou seja, com uma camada superficial de zinco. Esta camada d uma maior proteo corroso atmosfrica e a outros ambientes mais agressivos. Apesar desta vantagem em relao aos aos resistentes corroso atmosfrica, os aos galvanizados possuem um custo maior e esto limitados em faixas de espessura que no so utilizados como elementos estruturais importantes. Porm estes aos encontram enorme campo de aplicao em vigas e estruturas treliadas leves, alm de telhas e paredes metlicas. Tambm podem ser utilizadas misturas de zinco com outros metais para revestir o ao, destas a mais comum a mistura zinco-ferro, obtida aps tratamento das tiras de ao recobertas com zinco. Depois do prprio ferro, os metais que so misturados ao zinco mais comumente para recobrir os aos so o alumnio e o nquel. Alm disso, outros metais podem ser utilizados para fazer o recobrimento de aos, tais como o alumnio, o chumbo e o estanho. Mas estes recobrimentos so geralmente empregados em aos destinados a outras aplicaes: indstria automobilstica, qumica e alimentcia, respectivamente. Recentemente, porm, houve um aumento significativo da produo de tiras de ao pr-acabadas com revestimentos no metlicos. Estes revestimentos podem possuir uma grande variedade de cores e texturas, podendo ser utilizadas em aplicaes que requeiram resistncia corroso e um bom aspecto superficial. Tais revestimentos so aplicados sobre aos j galvanizados e formulados especialmente para vrios requisitos de manufatura ou uso final, LLEWELLYN, D.T (1992).

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

129

4.2.1.2 Aos estruturais para outras aplicaes


Como este curso se destina a apresentar as aplicaes estruturais do ao, no sero aprofundadas as demais aplicaes estruturais deste material que no para a construo civil ou como elemento arquitetnico, mas sim citadas sucintamente a seguir. Ao para construo naval Os aos destinados construo naval so os aos estruturais com as maiores faixas de espessuras produzidos pelas siderrgicas. Estes aos precisam possuir uma boa soldabilidade, boa tenacidade (resistncia fratura), boa ductilidade, inclusive ao longo da espessura, e uma resistncia mecnica mnima. Porm, os principais requisitos para estes aos recaem sobre a sua resistncia fratura, especialmente nas juntas soldadas. As principais especificaes para esta classe de aos, conhecidos como aos navais esto estabelecidas por organizaes, conhecidas como Sociedades Certificadoras, sendo as mais importantes: American Bureau of Shipping - ABS; Bureau Veritas - BV; Det Norske Veritas - DNV; Germanischer Lloyd; Lloyds Register of Shipping; Nippon Kaiji Kyokai NKK; Registro Italiano Navale. De uma forma geral, a ABS especifica os aos com base no mtodo de fabricao do ao: composio e tratamento trmico. Por outro lado, as certificadoras europias tendem a especificar as propriedades mecnicas do material. Atualmente os aos para construo naval foram separados em categorias, comuns a estas classificadoras e cada qual orientada para um subtipo de ao e uma filosofia de especificao (ou pelo processo ou pelas propriedades mecnicas). Estas organizaes definem, alm das caractersticas mecnicas dos aos, os mtodos de inspeo e liberao de materiais (no s aos) e estruturas utilizadas na indstria naval e offshore11.

Aos para tubulaes


O meio mais econmico e conveniente para o transporte de fludos atravs de um duto. No caso da indstria petroqumica, geralmente os campos de petrleo e gs se localizam muito distantes dos centros consumidores, tornando-se necessrio o transporte destes produtos a longas distncias, atravs de oleodutos e de gasodutos. Existem impressionantes exemplos de gasodutos na Amrica do Norte, na Europa e na Rssia, que se estendem por milhares de quilmetros. Atualmente existem dois grandes gasodutos na Amrica do Sul que se encontram
11

Todas as estruturas localizadas em alto mar ou, literalmente, fora da costa.

Materiais de construo mecnica I

130

em consolidao ou construo: o gasoduto Bolvia-Brasil e o gasoduto Cruz del Sur (tambm conhecido como Argentina-Brasil). A figura 4.8.a ilustra o grande potencial no uso de tudos. Para a construo deste tipo de dutos necessrio um ao que apresente caractersticas mecnicas muito fechadas no produto final (o tubo), segundo as normas da comisso 5 da American Petroleum Institute (API). Isto somente pode ser conseguido quando se projeta um ao sabendo as alteraes de propriedades mecnicas que o mesmo vai apresentar na sua conformao na forma de um tubo12, conforme ilustrado na figura 4.8.b. Adicionalmente, alm da boa soldabilidade, o comportamento do material sob soldagem deve ser semelhante em todos os tubos de um gasoduto13, da os requisitos sobre a composio qumica, da qual depende a soldagem, so bem fechados tambm.
600

500

400

Tenso, MPa

300

200

Sliter Tubo
100

0 0 0,05 0,1 0,15 Deformao, mm/mm 0,2 0,25 0,3

(a)

(b)

Figura 4.8 (a) Rede de gasodutos na Europa e (b) variao entre as propriedades mecncias de uma chapa de ao em bobina para um tubo de 65mm de dimetro, Morais et. al. (2004).

Quando o duto deve passar por regies com clima mais frio, tambm so feitas grandes exigncias sobre a tenacidade do material a baixas temperaturas, o que pode somente ser obtido com um controle de composio qumica e do processo de laminao do ao praticamente to difceis quanto para os materiais navais. Alm disso, em algumas aplicaes a presena de gases txicos e fragilizantes (H2S, principalmente) aumenta o grau de requisitos sobre a composio qumica e limpidez destes aos.

Aos para trilhos


Os trilhos so materiais sujeitos a condies de servio relativamente severas: alm dos choques e esforos de flexo variados, tambm ocorre o
A conformao mecnica (alterao da geometria) de um ao quando realizada a frio produz um aumento do seu limite de escoamento e perda de ductilidade: uma chapa plana transformada em tubo vai apresentar um aumento do seu limite de escoamento em dependncia da geometria final do tubo. Ver mais detalhes no item 1.2. 13 Um gasoduto pode ter milhares de km ou toneladas de tubos de ao que possuem, em ordem de grandeza, 10m de comprimento.
12

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

131

desgaste destes componentes. Para suportar os esforos descritos tanto o peso, quanto a composio qumica dos trilhos tem sido alterados de acordo com os seguintes pontos: a quantidade de desgaste causado pela frico entre a roda e o trilho geralmente determina a vida de servio do trilho, portanto desejvel uma maior resistncia ao desgaste possvel para o trilho; devido necessidade de confiabilidade da linha frrea, necessrio que o trilho apresente uma boa resistncia fratura, assim como resistncia fadiga devido aos esforos repetitivos a que os trilhos so submetidos; para evitar o choque contnuo das rodas com os trilhos, o nmero de juntas foi diminudo por meio da soldagem de trilhos (formando linhas retas de at 200m), assim o ao dos trilhos deve apresentar uma soldabilidade aceitvel; como as velocidades de viagem das composies tm aumentado, a linearidade dos trilhos tem se tornado cada vez mais importante como caracterstica destes produtos, assim um controle dimensional apurado cada vez mais exigido. Em geral, os aos para trilhos apresentam teores de mangans e carbono mais elevados para a obteno das propriedades mecnicas desejadas. 4.2.2 Aos para uso geral Os aos podem ser utilizados para as mais diversas finalidades: produo de utenslios domsticos, mveis, bens de consumo, automveis, peas, mquinas, etc. De acordo com o grau de exigncia da aplicao estes materiais podem possuir requisitos mais severos ou apresentarem caractersticas mais genricas que, aliadas ao seu baixo custo, permitem que estes sejam utilizados em diversas aplicaes. Destacam-se, nesta categoria, os aos SAE J403 10XX14, que possuem o menor custo dentre os aos, pois apenas so requisitados/garantidos o teor de alguns poucos elementos qumicos. Uma exceo neste item so os aos para uso como revestimento de edifcios: embora no sejam aos estruturais, estes apresentam caractersticas especiais (resistncia corroso) que os habilitam para esta finalidade.

4.2.2.1 Aos de uso geral para revestimento


Sem dvida alguma, a maior parte das aplicaes estruturais dos aos sem deve construo civil, principalmente como elemento estrutural. Mas existem tambm aplicaes do ao na construo civil apenas como elemento protetivo ou puramente esttico, sem funo estrutural. Exemplos destas aplicaes esto ilustradas na figura 4.9.

14

Onde XX um nmero que designa o contedo mdio em carbono deste ao, maiores detalhes no anexo III.

Materiais de construo mecnica I

132

Figura 4.9 Frente de dois edifcios utilizando ao inoxidvel como elemento protetivo e embelezador: esquerda edifcio com a frente formada por tubos de ao inoxidvel e direita outro edifcio onde foi utilizado chapas ao inoxidvel com a mesma funo, Catlogo Acesita.

4.2.3 Aos para conformao Estes aos no so utilizados como fornecidos pelas siderrgicas, sofrendo um processo de conformao em uma forma final que servir como produto final. Nestes casos, o ao deve apresentar uma capacidade de conformao to alta quanto for a necessidade de conformao para a obteno do produto final. Alguns exemplos esto mostrados na figura 4.10.

Figura 4.10 A esquerda vrios tipos de botijes de ao utilizados no armazenamento de gs liquefeito de petrleo (GLP) e a direita uma roda de ao destinada a automveis, catlogo CST.

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

133

Em alguns casos a resistncia mecnica destes aos um fator indesejvel em relao limitao que impe sobre a capacidade de conformao do material, como na fabricao de latinhas de bebidas, onde aos com limite de escoamento mximo de 170MPa so normalmente requisitados para viabilizar a operao. Outra grande aplicao deste tipo de material na indstria automobilstica, na fabricao de peas estampadas, especialmente a lataria externa dos automveis, tal como mostrado na figura 4.11.

Figura 4.11 Exemplos de peas de ao de alta conformabilidade, Catlogo Arcelor. 4.2.4 Aos para construo mecnica Estes so aos destinados fabricao de componentes, peas, moldes ou matrizes para a indstria mecnica. Em geral so necessrias uma alta dureza e resistncia mecnica para que as peas fabricadas com estes aos no se deformem em servio. Na fabricao das peas no normalmente utilizada operaes de soldagem, assim sendo, devido aos requisitos de propriedades mecnicas, os teores de carbono e de elementos de liga destes aos bem elevado. Existem subgrupos de aos para construo mecnica, sucintamente descritos a seguir.

Ao carbono ou ao ligado
Ao destinado fabricao de peas ou componentes mecnicos utilizado geralmente aps tratamento trmico. Dependendo da aplicao, fabricado com rigorosos controles quanto s qualidades superficiais, dimensionais e metalrgicas.

Materiais de construo mecnica I

134

Ao para beneficiamento
Ao para construo mecnica de composio qumica adequada tmpera e ao revenimento, que so operaes para aumentar ainda mais a resistncia mecnica e dureza do material (ver item 1.2.3). Ao para cementao - Ao de baixo teor de carbono, ligado ou no, destinado ao processo de carbonetao superficial.

Aos de usinagem fcil


Ao que contm adies propositais de enxofre, chumbo, fsforo e outros que assegurem melhoria na sua usinabilidade15 e conseqentemente na sua produtividade. Nestes casos a resistncia mecnica e a tenacidade no so caractersticas primordiais do material.

Ao ferramenta
Ao adequado confeco de ferramentas de corte ou conformao. Aos para trabalho a frio - Ao destinado fabricao de ferramentas para trabalho a frio. Aos para trabalho a quente - Ao destinado fabricao de ferramentas para trabalho a quente. Ao-rpido - Ao para ferramentas capaz de suportar elevadas temperaturas resultantes de usinagem em altas velocidades de corte, sem perder a dureza.

Ao para mola
Ao dotado de propriedades adequadas fabricao de molas, caracterizado por elevado limite elstico e grande resistncia fadiga, o que assegura uma grande capacidade de absorver deformaes elsticas sem apresentar trincas pelo uso. 4.2.5 Outros aos Existem vrios outros tipos de aos especiais, para aplicaes mais especficas e cujos requisitos so especficos para estas aplicaes. No objetivo deste curso abordar estes aos. Recomenda-se ao leitor interessado consultar a bibliografia disponvel sobre estes materiais.

Capacidade do metal ser trabalhado em equipamentos mecnicos - tais como: torno, fresa, furadeiras, etc. sem se fraturar e apresentando um corte estvel e com bom acabamento superficial.

15

Cap. 4 Metais de engenharia: Ao ____________________________________________

135

4.3 Viso geral do processo de obteno do ao


Neste item est descrito, de uma forma geral, o processo de fabricao do ao, em uma Usina Integrada16. A figura 4.12 mostra um fluxo de produo de ao17.

Figura 4.12 Fluxos de produo para a obteno de produtos finais de ao a partir de suas matrias-primas, 21st Century Fundation / Kawasaki Steel.

4.3.1 Extrao mineral e beneficiamento: a preparao das matriasprimas Minrio de ferro Os principais tipos de minrio de ferro so: a hematita, a magnetita, a limonita e a siderita. Entre estes, a hematita, que constitui a maioria dos minrios brasileiros, o mais importante devido a relativa abundncia e alto teor de ferro. No Brasil, a hematita ocorre em grandes massas compactas ou friveis de elevado teor de ferro (at 69%Fe), ou como uma rocha metamrfica conhecida com Itabirito, constituda de camadas de hematita e slica (SiO2). A extrao mineral ou lavra o ponto de partida para a produo do ao. Aps a avaliao dos bens minerais contidos no solo, de uma determinada regio, inicia-se o processo de explorao, caso exista viabilidade tcnica e econmica
Usinas Integradas operam as trs principais etapas do processo siderrgico: reduo, refino e laminao. Podem ser integradas a coque, quando dispem de alto-forno a coque ou integradas a carvo vegetal, quando utilizam o carvo vegetal como agente redutor (uma das matrias-primas). Exemplos de Usinas integradas: Cosipa (SP), Usiminas (MG), CST (ES), CSN (RJ), Aominas (MG) e Belgo Mineira (MG). 17 Segundo contido no curso Iron and Steel Processing da 21st Century Fundation / Kawasaki Steel, disponvel no endereo: http://www.kawasaki-steel-21st-cf.or.jp/index2.html.
16

Materiais de construo mecnica I

136

para tal. A explorao feita atravs de detonaes e escavaes que realizam o desmonte do estrio e minrio. Uma vez reduzidos a blocos menores, o estrio e o minrio manuseados atravs ps carregadeiras e caminhes: o que estrio vai para os depsitos de rejeito e o que minrio vai para pilhas de alimentao das instalaes de beneficiamento. O beneficiamento a fase de preparao do minrio para a classificao qumica e granulomtrica exigida pelo processo siderrgico. No beneficiamento o minrio passar pelos britadores, que quebram as rochas em partes menores, e pelas peneiras, que classificam (separam) o material em partes de acordo com o seu tamanho. Os produtos resultantes deste processo so os granulados e os finos de minrio. O minrio mais fino passa por uma fase de concentrao, que diminui as impurezas e aumenta o teor de ferro, atingindo caractersticas ideais para o processo de aglomerao. A gua utilizada em todos as fases de concentrao, por isso existem procedimentos de limpeza e reaproveitamento desta gua, para no agredir o meio-ambiente. O excedente bombeado para barragens de decantao, depois de limpa, a gua retorna aos rios. Aps o beneficiamento, uma parte do material o produto final: o minrio bitolado, que vai direto para os altos-fornos das siderrgicas. A parte mais fina do minrio dever passar pela fase de concentrao para alcanar as especificaes exigidas. Aps o beneficiamento o minrio dever seguir para ptios de estocagem e homogeneizao, onde aguardaro at serem transportados para as Siderrgicas ou at portos para serem embarcados para o mercado externo.

4.3.2 Aglomerao de minrios: preparando as matrias-primas


4.3.2.1 Sinterizao A sinterizao tem como objetivo o aproveitamento de materiais finos que no podem ser utilizados no processo siderrgico, aglomerando-os em partculas grandes e adequadas ao carregamento e operao nos equipamentos de reduo, principalmente altos-fornos. Conforme ilustrado pela figura 4.13, o processo consiste em misturar e homogeneizar um conjunto de matrias-primas de fina granulametria (tamanho): minrios de ferro, fundentes e adies com um certo teor de combustvel. O material armazenado em silos e descarregado em uma esteira, constituda por grelhas mveis e uma pequena camada de material mais grosso. Ao final depositada uma fina camada superficial de carvo, adicionada para auxiliar no incio do processo. A queima do coque, na parte superior da camada, iniciada atravs de maaricos. Por baixo das grelhas feita suco de ar que faz com que a zona de fuso progrida, aos poucos, em direo grelha consumindo o combustvel da mistura, elevando localmente a sua temperatura (para algo entre 1.000 e 1.300C) e provocando uma fuso incipiente da mistura. A combusto segue atravs do interior do leito at chegar ao fundo deste, nas grelhas, onde termina a queima. A

Vous aimerez peut-être aussi