Vous êtes sur la page 1sur 11

Segurana do Trabalho

Introduo

O QUE ...

Segurana do Trabalho?
o conjunto de cincias e tecnologias destinadas ao combate e preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Visa, portanto, melhorias nas condies de trabalho, para viabilizar a proteo da sade e integridade psicofisiolgicas dos trabalhadores no exerccio de suas funes, e tem como reflexo progressos no rendimento e qualidade da produo.
Enciclopdia BARSA Definio de Segurana e Sade do Trabalho

Histria da ST
Um dos primeiros registros histricos referentes segurana do trabalho est no papiro egpcio Anastacius V, cujo contedo refere-se preservao da sade e da vida do trabalhador. O mesmo papiro ainda descreve as condies de trabalho de um pedreiro;

Desde o sculo IV a.C. , quando Hipcrates descobriu as enfermidades dos trabalhadores nas minas;

Histria da ST
Em 1713 atribudo ao mdico italiano Bernardino Ramazzini (1633 1714), o ttulo de Pai da Medicina Ocupacional, como fruto de seus estudos cientficos e sistematizao de todos os conhecimentos sobre Segurana e Sade laboral de sua poca.

Sua obra De Morbis Artificum Diatriba (Sobre as Doenas dos Trabalhadores). Esta obra tida como um verdadeiro monumento da sade ocupacional. Nela esto descritas cerca de 100 profisses diversas e respectivos riscos e molstias mais comuns

Histria da ST
A Segurana do trabalho comeou a se desenvolver a partir da Revoluo Industrial que ocorreu na Inglaterra (sc. XVIII), devido a vrios acontecimentos, tais como:
A inveno das mquinas; O aumento do ndice de ocorrncia de acidentes. Baixa na produo devido a inadaptao do homem ao trabalho. xodo Rural. Necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestes para a correo de possveis riscos de acidentes.

Histria da ST
Em 1802, na Inglaterra, foi aprovada a primeira lei de proteo aos trabalhadores, a Lei de Sade e Moral dos Aprendizes;

Histria da ST
1921 OIT - ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO: Pesquisou entre os pases filiados, questes sobre Segurana e Higiene do Trabalho e logo aps expediu uma instruo para a criao de comits para indstrias com mais de 25 empregados. 1944 - O BRASIL ADOTOU A RECOMENDAO ATRAVS DO DECRETO - LEI 7036 DE 10 DE NOVEMBRO, ARTIGO 82: As Empresas com mais de 100 empregados tinham o dever de organizar comisses de empregados, com o propsito de estimular o interesse para a segurana, atravs de sugestes, orientaes, palestras, concursos e prmios.

Histria da ST no Brasil
Em 1944, o Brasil adotou a recomendao atravs do Decreto-Lei 7036 de 10 de Novembro, Artigo 82; Em 1978, revogao atravs da Portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978.

Histria da ST no Brasil
Construo da Ferrovia Madeira-Mamor (1912):
Os 366 km da ferrovia Madeira Mamor (Porto Velho - RO cidade de Guajar-Mirim), no meio da floresta amaznica o cenrio da construo que detm e recorde mundial de acidentes de trabalho no mundo: 6 mil operrios foram mortos.

Histria da ST

VDEO Histria da Segurana (Tempos Modernos)

Histria da ST
Depois de assistir ao filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin: Escreva uma redao de no mnimo 20 linhas relacionando o filme assistido com: - Conceito de Segurana do Trabalho; - Histria da Segurana do trabalho; - Revoluo Industrial e problemas sociais/econmicos;

Vous aimerez peut-être aussi