Vous êtes sur la page 1sur 73

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Aula 2: Das provas. Da sentena e da coisa julgada. Da liquidao e do cumprimento da sentena. Dos Recursos. Do processo de execuo. Da execuo de aes coletivas. Do processo cautelar. Dos procedimentos especiais.

Pessoal, com esta aula chegamos ao fim do nosso Resumo, em que estudamos os tpicos de Direito Processual Civil indicados para a prova do Ministrio Pblico da Unio.

No deixem de ler o comunicado da ltima pgina.

DAS PROVAS O direito prova tem origem nos princpios do contraditrio e de acesso justia. Por meio desse direito, busca-se garantir adequada participao do cidado no processo. Produzida a prova, ela se desprende de quem a apresentou e integrada aos autos. Torna-se irrelevante saber quem a produziu, inclusive, podendo ser utilizada contra quem a encaminhou ao processo. O juiz ir valorar e considerar as provas sem preocupar-se com a sua origem, a menos que ilcita. Ademais, elas tm efeito extensivo aos litisconsortes. Assim, os fatos provados podem alcanar as partes e litisconsrcios, ainda que para prejudicar. Ora, obviamente um fato no pode ser entendido de uma forma para um sujeito e de outra para outro, seno no se estaria privilegiando a
1 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

verdade dos fatos. O fato verdadeiro ou falso para todos os sujeitos do processo. No estamos, contudo, afirmando que uma prova surtir os mesmos efeitos a todos os sujeitos. Isso nem sempre ocorrer e depender de como o fato que est sendo provado, ou no, atinge, especificamente, cada pessoa.

1. Classificao Quanto ao fato: Diretas busca demonstrar a veracidade da alegao de ocorrncia de determinado fato, Indiretas destina-se a comprovar a veracidade dos fatos secundrios (indcios). A partir dos indcios o juiz poder deduzir o fato principal. Quanto ao Sujeito: Pessoal produzida por uma declarao consciente de algum. Real constituda por meio de objetos (coisas) que revelam fatos. No h, portanto, declarao da verdade. Quanto preparao: Causal formada dentro do prprio processo. Exemplo: percia e depoimento processual. Pr-constituda produzida fora do processo. Exemplo: prova documental. Quanto ao objeto:
2 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Testemunhais formadas de modo oral. No a prova testemunhal somente, mas tambm o depoimento pessoal, o depoimento do perito, o interrogatrio etc. Documentais consistem nas afirmaes sobre o fato, na forma escrita ou gravada (ex: fotografia). Materiais so as demais materiais, que no se classifiquem como documentais nem como testemunhais.

2. Admissibilidade So admitidos todos os meios legais e os moralmente legtimos, ainda que no especificados no CPC, para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa (art. 332). O objeto de prova dever ser pertinente causa em discusso. Se a prova que se quer produzir nada ir acrescentar ao convencimento do juiz; por motivo de economia processual, deve ser evitada. tambm impertinente a produo de prova sobre fato impossvel. No tero que ser provados os fatos (art. 334): 1- notrios: aqueles de conhecimento geral. Para que assim seja entendido, no h necessidade que seja de conhecimento do juiz; mas o sendo, no pode ser declarado de ofcio. A parte tem o nus de alegar. 2- afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria. 3- admitidos, no processo, como incontroversos.

3 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

4- cuja existncia ou veracidade a lei j faa presumir. No se confunde com o fato provado. A presuno, nesse caso, resultado do fato confirmado que, a partir da aplicao da lei, se pode concluir.

3. nus da Prova Em regra, o nus da prova caber ao autor quando se tratar de fato constitutivo de seu direito. Deve o autor, portanto, provar os fatos que alega na petio inicial. O ru pode (no dever) provar a inverdade do que alegou o autor. Se no o fizer no ficar em situao de desvantagem. Ficar, sim, em desvantagem se o autor provar o que alegou. Exceo ocorre quando o ru alegar em defesa de mrito indireta fato novo, que possa extinguir, modificar ou impedir direito do autor. Nesse caso, h inverso do nus. Exemplo: o ru alega compensao de dvida, numa ao de cobrana. (Na compensao, duas pessoas so ao mesmo tempo credoras e devedoras uma da outra). A regra do nus da prova ter importncia para o juiz quando, no momento da deciso, a prova for insuficiente ou inexistente. De modo que ele ter que dizer a quem recai a prova dos fatos e julgar com desvantagem para aquela parte. A inverso do nus da prova se d de trs modos: I- Conveno entre as partes, salvo quando recair sobre direito indisponvel da parte ou tornar excessivamente difcil parte o exerccio do direito (pargrafo nico, art. 333) II- Legal. Aquela prevista expressamente em lei. Temos esse exemplo no Cdigo de Defesa do Consumidor, por exemplo, no 3 do art. 14: O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: I - que,
4 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

tendo prestado o servio, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. III- Judicial. O juiz dever analisar a viabilidade de seu cabimento mediante verificao dos requisitos legais. Ocorre tambm no CDC, inciso VII do art. 6: a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias.

4. Espcies de Prova O CPC prev espcies tpicas de provas testemunhal, pericial, documental, depoimento pessoal, confisso e inspeo judicial. Mas, no restringe a ocorrncia de outras espcies: as atpicas, que devem cumprir a regra, j mencionada, do art. 332: a prova deve ser legal e moralmente legtima.

4.1. Depoimento pessoal Quando a parte contrria requer testemunho das partes em juzo, origina-se o depoimento pessoal. uma espcie de prova oral. No podemos confundi-la com prova testemunhal, pois os sujeitos que prestam depoimento pessoal devem estar na relao jurdica processual como partes da demanda. Tambm no se confunde depoimento pessoal com prova pericial, pois enquanto o depoimento pessoal deve ser prestado por sujeitos interessados, diretamente, no processo, a prova pericial deve ser dirigida por um terceiro que no tenha interesse na soluo processual.
5 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

O pedido para depoimento pessoal dos sujeitos envolvidos deve ser feito expressamente pela parte contrria do processo (autor ou ru). Admite-se pedido de depoimento pessoal feito por terceiros intervenientes dos sujeitos que se encontram em posio oposta no processo. No entanto, no se admite o pedido de ofcio feito pelo juiz, pois, nesse caso estaria ocorrendo o interrogatrio da parte e no depoimento pessoal. O Ministrio Pblico quando atua como parte poder requerer depoimento pessoal da parte contrria. Quando atua como fiscal da lei no se pode falar em parte contrria, mas o MP poder requerer o depoimento pessoal das partes. Devemos lembrar que figura como sujeito no depoimento pessoal, sempre, a pessoa fsica. Essa regra aplica-se a pessoa jurdica que parte no processo. O depoimento pessoal da pessoa jurdica ser realizado por representante legal ou preposto com poderes de confessar. Por fim, regem o depoimento pessoal o princpio da pessoalidade e indelegabilidade.

4.1.1. Consequncias do depoimento pessoal O depoimento pessoal ter seus efeitos definidos em razo de fatores diversos, como presena da parte na audincia de instruo, da postura adotada, dos conhecimentos dos fatos. A parte que prestar o depoimento pessoal dever ser intimada pessoalmente, no sendo suficiente a intimao do seu patrono. Tambm devemos ter em mente que a ausncia no dever processual, e sendo assim, no admitida a aplicao de nenhuma sano ao ausente. Entretanto, h um efeito processual originado da ausncia da parte: a confisso tcita, ou seja, os fatos apresentados pela parte contrria sero considerados verdadeiros.
6 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Alm disso, acarretar o mesmo efeito supracitado quando a parte comparecer, mas ficar em silncio no respondendo s perguntas do juiz, do defensor da parte contrria ou s respondendo de modo evasivo. Obs1: Se a parte permanecer em silncio nos casos previstos nos arts. 345 e 347 c/c o art. 299, CPC, no sofrer sano de serem imputados como verdadeiros os fatos no contestados. Obs2: Mesmo nas excees acima citadas, no se admite o silncio quando as aes forem de carter de filiao, divrcio ou anulao de casamento. Antes de falarmos do procedimento, devemos comentar que a confisso expressa poder ocorrer na audincia. Para que isso acontea, basta a parte, no depoimento pessoal, responder positivamente s perguntas que contm como objeto fatos contrrios a seu interesse.

4.1.2. Procedimento O depoimento pessoal composto por quatro etapas: propositura, admissibilidade, produo e valorao. 1) Propositura: para o autor ocorre com a petio inicial e para o ru com a contestao. 2) Admissibilidade: ocorre no saneamento do processo devendo ser feita oralmente, na audincia preliminar, ou por escrito por meio da deciso saneadora. Em qualquer das formas trata-se de uma deciso interlocutria, recorrvel por agravo. 3) Produo: divide-se em duas fases: preparao e realizao. A preparao ocorre antes da audincia de instruo, constitui a intimao. Essa tem carter pessoal e poder ser feita por meio dos correios ou pelo oficial de justia. A realizao, por sua vez, ocorre na audincia de instruo e julgamento.
7 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

4) Valorao: ocorrer no momento em que o magistrado proferir a sentena.

4.2. Confisso A confisso ocorre quando a parte admite como verdadeiros os fatos alegados contra si. Assim a confisso engloba trs elementos: I) Reconhecimento de fato alegado II) Voluntariedade III) Prejuzo parte que confessou Alm disso, para que a confisso seja eficaz necessrio preencher alguns requisitos: I) O confitente deve ter capacidade plena II) Inexigibilidade de forma especial para a validade do ato III) Disponibilidade do direito relacionado ao fato confessado Vamos falar das espcies de confisso. A confisso poder ser judicial ou extrajudicial. A confisso judicial realizada nos autos por meio de atos do processo e pode ser feita tanto pela parte como por representante com poderes para confessar. Alm disso, pode ser provocada ou espontnea. a) Provocada: resultado do depoimento pessoal, podendo ser real quando a parte responde as perguntas e ficta, quando a parte no comparece na audincia ou nega-se a responder as perguntas

injustificadamente. b) Espontnea: realiza-se fora do depoimento pessoal, podendo


8 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

ser oral ou escrita. A confisso extrajudicial feita fora do processo, oralmente ou de modo escrito. Quando escrita e feita pela parte ou por representante ter mesma eficcia probatria da judicial. Quando feita por terceiros ou contida em testamento ser apreciada livremente pelo magistrado. Devemos lembrar que nenhuma das formas de confisso prova plena. Ademais, a confisso indivisvel, no sendo permitido parte aceit-la no tpico que a beneficiar e rejeit-la no que lhe for desfavorvel.

4.3. Prova documental Amplamente, qualquer coisa capaz de representar um fato; estritamente, documento o papel escrito. I) O documento pblico faz prova da sua formao e dos fatos que forem declarados como presenciados por oficial pblico. Assim quando o documento for produzido por agente pblico e na presena de oficial de justia sero considerados como verdadeiros quanto formao e quanto aos fatos alegados. Essa presuno relativa, uma vez que poder ser contestada por meio de outras provas produzidas no processo. Quando a lei exigir instrumento pblico, prova diversa no poder suprir a ausncia do documento pblico. II) O documento particular aquele elaborado sem a interveno de oficial pblico. considerado documento particular aquele escrito e assinado pelos sujeitos; escrito por terceiros e assinado pelo declarante; escrito pela parte e no assinado e aquele que no foi nem escrito nem assinado pela parte. Nos dois primeiros casos, sero considerados verdadeiros os fatos em relao ao signatrio presuno de veracidade relativa.

9 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Ser autor do documento: aquele que o fez e o assinou, aquele que por conta de quem foi feito e estando assinado e aquele que mandado comp-lo, no o assinou porque, costumeiramente, no se assina. Dicas: Qualquer reproduo mecnica faz prova quando a parte contrria a confirma. Em caso de impugnao, o magistrado determinar que se produza prova pericial. Reprodues fotogrficas ou obtidas por meio de outros processos de reproduo tero validade de certido sempre que o escrivo der f a sua conformidade. Quando o documento tiver emenda, borro ou cancelamento em parte substancial do processo, caber ao juiz apreciar a f do documento. A f do documento termina quando: declarada judicialmente sua falsidade, contestada a assinatura, at que se comprove a veracidade, e quando for assinado em branco e de modo abusivo for preenchido.

4.3.1. Incidente de falsidade documental A falsidade documental pode ser objeto de uma ao autnoma. No entanto, para a necessidade de alegar a falsidade documental durante o processo, caber espcie de ao declaratria incidental. Tanto os documentos pblicos como os privados podero ser objeto do incidente de falsidade documental. O incidente de falsidade documental poder ser arguido a qualquer tempo e grau de jurisdio. O prazo preclusivo para arguio na petio inicial o prazo de contestao. Nos demais casos, o prazo de dez dias contados da intimao da juntada aos autos. Ter legitimidade para arguir o incidente a parte no responsvel por produzir a prova e o Ministrio Pblico quando atuar como fiscal da lei.
10 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

bom lembrarmos que a interposio de incidente de falsidade suspende determinados atos do processo suspenso imprpria.

4.3.2. Produo da prova documental Como j mencionamos, a produo da prova documental deve ser realizada pelo autor na petio inicial e pelo ru na contestao. Apesar da natureza preclusiva do art. 396, do CPC movimentos iniciais das partes no processo, no se admite a produo de prova documental h duas excees: fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados e fazer provas para contrapor prova documental produzida pela parte contrria.

4.4. Prova testemunhal prova baseada na declarao em juzo de um terceiro que presenciou os fatos discutidos no processo. Existem trs tipos de testemunhas: 1) Presenciais: aquela que presenciou o fato. 2) Referncia, aquela que no presenciou o fato, mas teve conhecimento por meio de quem supostamente o cometeu. Nesse caso, o testemunho ser mero indcio. 3) Referida: aquela que sabe do fato por meio do depoimento de outra testemunha.

4.4.1. Cabimento Caso no haja disposio em contrrio, a prova testemunhal admissvel. Em regra todo terceiro pode testemunhar. Dissemos, em regra, porque o art. 405 do CPC prev excees, por meio de impedimento,
11 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

incapacidade e suspeio. Esto impedidos de testemunhar em relao s partes na demanda: o cnjuge, ascendentes e descendentes em qualquer grau, ou colateral at o terceiro grau das partes, seja por consanguinidade ou afinidade. Tambm ficam impedidos as partes e o sujeito que intervm no processo. Caso o magistrado seja arrolado como testemunha, caber a ele decidir se testemunhar ou no. Se optar por testemunhar, declarar-se- impedido, devendo remeter o processo para o substituto legal. Nesse caso, a parte que o arrolou no poder desistir da oitiva, pois estaria ferindo o princpio do juiz natural. Caso o juiz decida por no ser testemunha dever indeferir o pedido por meio de deciso interlocutria recorrvel por agravo. Devemos lembrar que se encerra o impedimento em aes em que haja interesse pblico ou nas aes de estado da pessoa, quando a prova no puder ser produzida de outra maneira e tiver carter definitivo. Sero suspeitos para testemunhar: I) Condenado definitivo por crime de falso testemunho. II) Aquele que no for digno de f - devido a seus costumes. III) Inimigo capital ou amigo ntimo da parte, e no do juiz ou do advogado. IV) Quem tiver interesse no litgio o interesse deve ser jurdico. Dos deveres e direitos das testemunhas. O primeiro dever das testemunhas o comparecimento em juzo. O segundo dever a obrigao de depor, ou seja, no poder permanecer em silncio, salvo quando lhe acarretar prejuzos ou a parentes (I, art. 406, CPC). Alm disso, deve a testemunha dizer a verdade.
12 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

As testemunhas tm o direito de no depor a respeito dos fatos que por estado ou profisso devam guardar sigilo. Tm o direito ao tratamento respeitoso e a no arcar com eventuais despesas para o comparecimento audincia ou em razo da ausncia no trabalho.

4.4.2. Produo da prova testemunhal Realiza-se na audincia de instruo e julgamento (salvo produo antecipada de provas). Testemunhas que residem em outra comarca ou sesso judiciria sero ouvidas por carta precatria e que residam em outro pas por carta rogatria; testemunhas que por doena ou outro motivo relevante estejam impossibilitadas de comparecer em juzo e demais autoridades previstas no art. 411, do CPC. De acordo com o CPC, as partes podero oferecer at dez testemunhas e caso sejam oferecidas mais de trs para fato idntico, o magistrado poder dispensar o testemunho. As testemunhas devem ser arroladas previamente para que seja preservado o princpio do contraditrio. Cabe ao juiz fixar o prazo para a apresentao das testemunhas e s em razo do seu silncio que se aplicar o prazo de dez dias antes da audincia. A petio deve conter: nome, profisso, residncia e local de trabalho da testemunha. A omisso de um ou mais desses elementos causar a nulidade relativa. Uma vez listadas as testemunhas, a parte poder substituir testemunha em trs casos: falecimento, em razo de enfermidade e nos casos em que a testemunha mudou de residncia e no tenha sido encontrada pelo oficial de justia ou pelos correios. Outra observao a ser feita a inveno de testemunha. Caso o magistrado perceba esse ato malicioso por parte do advogado dever proibir a substituio e aplicar a multa de litigncia de m-f. Alm disso, o juiz determinar Ordem dos Advogados a instaurao do processo administrativo.
13 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Por fim, caso a testemunha negue os fatos imputados a ela, a parte que lhe imputou tais fatos dever provar o que alegou (por meio de documentos ou testemunhas). Se novamente necessria a produo de prova testemunhal o juiz poder adotar uma das seguintes decises: I) Indefere ou acolhe o depoimento da testemunha, II) Defere e no houve a testemunha, III) Acolhe, desqualifica a qualidade de testemunha do terceiro e colhe o seu depoimento como mero informante do juzo.

4.5. Prova Pericial Acontece quando h a necessidade de tornar claros os fatos que exijam um conhecimento tcnico especfico para a compreenso completa. O CPC classifica percia como exame, vistoria ou avaliao. a) Exame: percia que tem como objeto bens mveis, pessoas, coisas e semoventes. b) Vistoria: percia que tem como objetivo bens imveis. c) Avaliao: percia que tem como objetivo de verificar o valor de determinado bem, direito ou obrigao.

4.5.1. Cabimento Por ser um meio de prova complexo, caro e demorado, a prova pericial no ser produzida quando no for necessria a prova do que envolver o conhecimento especializado. Tambm ser dispensada prova pericial nos casos em que se
14 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

demonstrarem desnecessrias em razo de outras provas produzidas, como a prova documental. Alm disso, h duas outras formas de dispensa de prova pericial, a saber: primeiro, quando as partes tanto na inicial como na contestao, apresentarem pareceres ou documentos tcnicos que o magistrado reconhecer elucidativos s questes de fato. O segundo diz respeito verificao impraticvel do fato. Ateno! A prova pericial no admitida no procedimento sumarssimo. Nesse rito apenas se admite a inspeo judicial que se classifica como prova pericial simplificada, no tendo a necessidade de elaborar um laudo tcnico. As concluses so externalizadas pelo perito na audincia. J nos casos de rito sumrio, a prova pericial permitida, contudo no poder ser complexa, pois caso isso ocorra, o rito passa a ser ordinrio. Passamos ao procedimento da prova pericial. A indicao do perito ser feita pelo prprio magistrado, at mesmo nos casos de percia complexa. O juiz dever, contudo, seguir dois requisitos: I) O perito deve ser profissional de nvel universitrio,

devidamente inscrito no rgo de classe competente. II) O perito deve comprovar a sua especialidade na matria por meio de certido de rgo profissional em que tiver escrito. A atuao do perito representa prestao de servio pblico de carter eventual. Ter ele o dever de prest-lo, garantida a devida remunerao. O perito poder escusar-se da atividade, por motivo legtimo, no prazo de cinco dias da intimao ou do impedimento superveniente. A substituio do perito poder ocorrer em duas hipteses:
15 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

I) O perito no tem o conhecimento tcnico ou cientfico necessrio, a ponto de impedir que o trabalho pericial seja realizado a contento. Trata-se de hiptese de rara ocorrncia em razo de ser o prprio juiz o responsvel pela indicao do perito, presumindo-se ter cincia prvia de sua capacidade. II) O descumprimento do prazo para a entrega do laudo pericial sem motivo legtimo, devendo-se a todo custo evitar essa hiptese de substituio, considerando-se todo o tempo, energia e dinheiro j gastos. Alm dessas duas hipteses de substituio, o perito tambm poder ser substitudo se for suspeito ou impedido.

4.6. Inspeo Judicial a prova produzida diretamente pelo magistrado, na inspeo das pessoas, coisas ou lugares. A inspeo judicial poder ocorrer de ofcio ou a pedido das partes. A essas permitido o acompanhamento da inspeo, esclarecendo ou fazendo observaes pertinentes. O magistrado, quando necessitar de conhecimento tcnico especializado, poder requerer auxilio pericial. Finda a inspeo, o juiz mandar lavrar auto circunstanciado com todas as informaes importantes ao julgamento. Devemos lembrar que a inspeo ocorrer na sede do juzo e na audincia de instruo e julgamento. A inspeo fora da sede do juzo dar-se- como medida de verificao, interpretao ou reconstituio dos fatos.

DA SENTENA E DA COISA JULGADA

16 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Sentena amplamente conhecida como sinnimo de deciso judicial que d fim ao processo. A despeito de que havendo apelao outro ser o pronunciamento que encerrar o processo. O conceito mencionado acima o da antiga redao do pargrafo primeiro do artigo 162, que em 2005 foi alterado. Agora: Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei ( 1, art. 162). Ela pode ser terminativa, quando encerra o processo (por isso, no se confundindo com a deciso interlocutria) sem julgamento do mrito (art. 267). E pode ser de mrito (definitiva), nos casos do art. 269. 1. Classificao 1.1. Sentena declaratria Declara a existncia ou no de uma relao jurdica de direito material. Para que haja uma sentena meramente declaratria necessria uma crise de incerteza objetiva e real, que caso no seja solucionada acarretar danos ao autor. Produz efeitos ex tunc (retroativos), pois a sentena declaratria no inova, somente confirma a certeza jurdica da relao processual.

1.2. Sentena constitutiva a criao, extino ou modificao da relao jurdica. So chamadas de sentena constitutiva positiva, negativa ou modificativa, respectivamente. A sentena constitutiva causar o efeito de alterao da situao jurdica pr-existente. Assim, os efeitos so ex nunc (no retroagem).

17 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

So classificadas em necessrias e facultativas. Ser necessria quando somente por interveno judicial puder obter alterao jurdica, como a anulao de casamento. Por sua vez, sero facultativas quando houver litgio, pois no havendo lide no h necessidade de interveno jurdica.

1.3. Sentena condenatria A um s tempo declara a existncia do direito do autor e forma as condies necessrias para o adimplemento da obrigao do ru. Cria ttulo executivo.

1.4. Sentena mandamental Nela h ordem do juiz para que faa ou deixe de fazer algo, impondo sanes. De modo que no se limita condenao do vencido. No h fase de execuo. A sentena mandamental se satisfaz pelo cumprimento da ordem, sem o uso de medias de apoio (sem atos materiais de execuo). Alcana a vontade do vencido. Distinguindo-se da executiva lato senso, que alcana o patrimnio.

1.5. Sentena executiva lato senso Comum nas aes possessrias e de despejo. Ela dispensa o processo de execuo em momento posterior para ser satisfeita, uma vez que se autoexecuta. H instrumentos de apoio execuo.

18 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Enquanto na condenatria o direito de crdito, na executiva, o direito real. A condenatria retoma bem que estava de modo indevido com a outra parte, e, na executiva, o bem estava de modo legtimo com a outra parte.

2. Requisitos da sentena So requisitos da sentena o relatrio, a fundamentao e o dispositivo. Vejamos o conceito e objetivo de cada um dos requisitos.

2.1. Relatrio o resumo da demanda em que ser indicado pelo magistrado: as partes, suma do pedido, suma da defesa e descrio dos atos centrais praticados no processo. O objetivo demonstrar o pleno conhecimento da demanda por parte do magistrado. A ausncia do relatrio causar a nulidade da sentena. No entanto, a presuno de nulidade relativa. Temos vrios casos em que a ausncia do relatrio no gera nulidade da sentena como, sentenas dos Juizados Especiais Cveis, relatrio per relationem magistrado reporta-se a relatrio realizado em outra demanda.

2.2. Fundamentao um elemento essencial a deciso em que o juiz encontrar todas as questes de fato e de direito que o capacitaro para justificar a concluso no dispositivo. Em busca da verdade possvel torna-se necessria a fundamentao da convico do magistrado para a tomada de deciso.
19 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A Carta Magna determina que toda deciso judicial deve ser motivada (IX, art. 93 da CF).

2.3. Dispositivo O dispositivo elemento central presente nos pronunciamentos judiciais com contedo decisrio. a concluso decisria da sentena, decorrente da fundamentao, em que sero criados os efeitos prticos da sentena. O juiz poder elaborar o dispositivo direto e indireto. No direto o magistrado indicar o direito obtido pelo autor; j no indireto ser acolhido o pedido do autor, mas o magistrado no indicar o direito obtido. Limitando-se a julgar procedente o pedido. Obs: O dispositivo tem natureza obrigatria e a ausncia acarretar em grave vcio gera inexistncia jurdica do ato. 3. Princpio da congruncia O princpio da congruncia trata de uma proibio ao magistrado. No poder o juiz conceder nada a mais (ultra petita) ou diferente do que foi pedido (extra petita). Assim, como no poder fundamentar-se em causa de pedir diferente da narrada pelo autor; caso no seja observado esse princpio a sentena ser considerada nula. Existem excees, previstas em Lei, ao princpio da congruncia. 1) Pedidos implcitos: o magistrado poder conceder o que

no foi demando pelo autor. 2) tela Fungibilidade: o magistrado poder conceder tu-

diferente da requerida nas aes possessrias e cautelares.


20 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

3)

Demandas cujo objetivo uma obrigao de fazer ou no

fazer: o magistrado poder conceder tutela diversa. 4) O STF tambm admite o afastamento do princpio da

congruncia quando declarar inconstitucionalidade de uma norma, pedida pelo autor, possa declarar outra norma inconstitucional. Quanto ao atendimento do pedido pelo juiz, portanto, a sentena poder ser: Extra petita: Concede tutela jurisdicional diversa da que o

autor pleiteou. Tambm se refere ao bem ou ao direito concedido de modo diverso ao pleiteado pelo autor. Citra petita (infra petita): A tutela jurisdicional concedida

fica aqum da pretendida. Ultra petita: O juiz concede alm do que foi requerido. No

h nulidade da deciso, cabendo ao tribunal retirar o excesso, com a reduo da condenao.

4. Coisa Julgada a sentena que se torna imutvel e indiscutvel. Ocorre quando h o esgotamento das vias recursais a sentena transita em julgado. As sentenas podem produzir coisa julgada formal ou material. A coisa julgada formal o impedimento de modificao dos elementos da demanda no processo findado. tambm chamada de precluso mxima, pois trata de efeito endoprocessual. Quando a sentena proferida sem a resoluo de mrito, produzir a coisa julgada formal. Assim, na sentena sem anlise de mrito, no se pode discutir os fundamentos da deciso no mbito do processo encerrado, mas se admite a reviso da questo em outra ao judicial. Essa

21 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

possibilidade poder ocorrer at mesmo quando se apresentam elementos idnticos da ao encerrada. Na sentena material, ocorre o fortalecimento do atributo da imutabilidade, nesse caso no poder haver outra demanda judicial e nem rediscusso do processo.

4.1. Limites objetivos da coisa julgada A coisa julgada somente alcana o dispositivo da sentena. Os fundamentos da deciso podero ser discutidos em outro processo, pois no se submetem a coisa julgada, j que se trata de uma atividade de carter pessoal do juiz. Igualmente, no incide a coisa julgada ao relatrio, pois o magistrado nada julga nessa fase. Assim, a coisa julgada alcana o pedido e a causa de pedir, no havendo renovao desses elementos em eventual ao instaurada. O CPC afirma que s o dispositivo sofrer o fenmeno da imutabilidade em razo da coisa julgada material. No fazem coisa julgada: 1) Os motivos, ainda que importantes para determinar o

alcance da parte dispositiva da sentena; 2) sentena; 3) no processo. Apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente Verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da

4.2. Limites subjetivos da coisa julgada

22 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A coisa julgada vincular somente as partes do processo. Assim, no produzir efeitos, nem para beneficiar nem para prejudicar, sobre terceiros. Nesse caso, a coisa julgada produzir efeitos inter partes. No entanto, existem duas excees em que os efeitos da coisa julgada incidiro sobre terceiros. So elas: sucessores das partes e substitudos processuais. Podemos, ainda, citar as aes de demanda coletivas, os interesses coletivos e os individuais homogneos como excees produo de coisa julgada em relao a terceiros.

LIQUIDAO E CUMPRIMENTO DE SENTEA 1. Liquidao a determinao do objeto da condenao. Devemos saber que todos os ttulos executivos judiciais, inclusive a homologao de sentena estrangeira, que no constitui propriamente uma sentena, e a sentena arbitral, podero ser objeto de liquidao. Apesar da expresso liquidao de sentena, importante saber que no se liquidam sentenas e, sim, obrigaes ilquidas contidas nas sentenas. Alm disso, devemos ter em mente que as sentenas ilquidas so excees no direito brasileiro, sendo cabvel em pedidos genricos. Sendo o pedido certo, vedado ao juiz proferir sentena ilquida (pargrafo nico, art. 459, CPC). A vedao acima tambm aplicada nos casos em que o autor apresentar o pedido sem o cumprimento do requisito da determinao. O cdigo prev, ainda, (art. 475-A, 3) que em sentenas de rito sumrio no ser permitida a sentena ilquida, devendo o magistrado fixar de plano, a seu prudente arbtrio, o valor devido. permitida a liquidao da sentena mesmo que haja no processo recurso no efeito suspensivo pendente de julgamento. Nesse caso,
23 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

ser o demandante responsvel pelos riscos de ingressar com a liquidao enquanto no for proferida a deciso definitiva.

1.1.

Liquidao por mero clculo aritmtico do credor O CPC dispe sobre o procedimento a ser adotado quando for

necessrio clculo aritmtico para determinao do valor exato. Vejamos: Art. 475-B. Quando a determinao do valor da condenao depender apenas de clculo aritmtico, o credor requerer o cumprimento da sentena, na forma do art. 475-J desta Lei, instruindo o pedido com a memria discriminada e atualizada do clculo. Assim, o demandante quando apresentar o requerimento inicial para que ocorra o cumprimento da sentena, incluir o demonstrativo de clculos.

1.1.1. Dados necessrios elaborao dos clculos em poder do executado ou de terceiros Se houver dados em poder do executado ou de terceiros necessrios ao clculo, o juiz poder requisit-los, tendo o terceiro ou o executado, o prazo de 30 dias para o cumprimento da diligncia. A requisio pelo magistrado ser feita mediante o pedido do autor.

1.1.2. Consequncia da ausncia de exibio de dados Aps a comunicao ao executado ou do terceiro para apresentao dos dados, haver um prazo de 5 dias para que ele apresente defesa.

24 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Caso os dados no sejam apresentados, sero tidos como corretos os clculos oferecidos pelo exequente. No entanto, devemos lembrar que o autor no apresentou nenhum clculo. Assim, ser aplicado o mesmo procedimento adotado no caso de terceiros: o juiz determinar a busca e apreenso dos dados, com auxlio da fora policial, se for necessrio. Podendo ainda, aplicar astreintes (multas dirias) e tipificar o ato como crime de desobedincia.

1.1.3. Remessa dos autos ao contador Circunstncia de carter excepcional que apresenta duas hipteses de ocorrncia. A primeira ocorre quando h aparncia de que os clculos excederam os limites da deciso exequenda, ou seja, relaciona-se com a regularidade dos clculos apresentados. A segunda prerrogativa facultada ao exequente, que, sendo beneficirio da assistncia jurdica, poder valer-se do contador judicial para determinao do valor da execuo.

1.2. Liquidao por arbitramento Ocorrero em trs hipteses: 1) Acordo entre as partes. 2) Quando a natureza do objeto da liquidao exigir. 3) Determinao na sentena. A liquidao por arbitramento somente ocorrer quando o magistrado entender que para a obteno do quantum debeatur (quanto se deve) seja necessrio a realizao de percia.
25 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Alm disso, para que haja a liquidao por arbitramento no poder ter ocorrido alegao e prova de fato novo. Somente ser possvel a realizao de percia dos fatos j estabelecidos na sentena ilquida.

1.3. Liquidao por artigos Ser demandada quando necessria for a alegao de fatos novos. Essa modalidade de liquidao tem natureza complexa e demorada, por isso s ser utilizada quando no se puder aplicar as outras duas, liquidao por mero clculo aritmtico e liquidao por arbitramento. Devido a sua complexidade possvel que o demandado, aps a citao e em presena do seu advogado, apresente resposta ampla com defesas processuais dilatrias e peremptrias e defesas de mrito diretas e indiretas. Tambm poder responder a citao com a interveno de terceiros ou reconveno, desde que preenchidos os requisitos legais. Por fim, a liquidao por artigos uma fase de conhecimento de cognio limitada. Dessa maneira, segue o procedimento de rito sumrio e ordinrio, ou seja, o que for aplicvel ao procedimento comum se aplicar tambm liquidao por artigos, inclusive quanto revelia.

2. Cumprimento de sentena 2.1. Cumprimento de sentena de obrigao de entregar coisa As regras dispostas no art. 461, 1 a 6 do CPC sero aplicadas ao cumprimento de sentena de obrigao de entregar coisa. O legislador no determinou procedimento especfico para a fase de cumprimento da sentena, cabendo ao magistrado adotar o procedimento mais adequado ao caso concreto, para que satisfaa o direito do credor.
26 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Devemos lembrar que na execuo de sentena que condena o ru entrega de coisa, o cdigo somente dispe sobre a necessidade do procedimento inicial para a hiptese de entrega da coisa incerta.

Aspectos Procedimentais O magistrado, ao proferir a sentena que condena o ru entrega da coisa, dever determinar o prazo para a satisfao da obrigao. Quando o bem incerto, determinado pelo gnero e quantidade, e couber a escolha ao credor, esse a individualizar na pea inicial; caso a escolha seja do devedor, esse ter que entregar o bem individualizado. A lei determina que individualizao feita pelo credor deve constar na petio inicial, mas devemos interpretar o disposto da seguinte maneira: a individualizao constar do requerimento inicial no cumprimento de sentena. Caso a obrigao no seja cumprida no prazo determinado pelo juiz, esse expedir um mandado de busca e apreenso ou imisso na posse. O juiz tambm poder aplicar multa coercitiva na hiptese de no satisfao da obrigao.

2.2. Cumprimento de sentena obrigao de pagar quantia certa Vamos analisar o cumprimento da sentena que tenha como objeto uma obrigao de pagar quantia certa. O art. 475-J, caput, do CPC, prev uma multa no percentual de 10 por cento, caso o pagamento no se satisfaa no prazo de 15 dias. Esse prazo comea a ser contado a partir do momento em que se torna definitiva a deciso trnsito em julgado. Quando a sentena transita em julgado no h necessidade de intimao do ru, pois o prazo de 15 dias iniciase automaticamente.
www.pontodosconcursos.com.br 27

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A multa s no ser aplicada se o pagamento for realizado. Lembramos que o oferecimento de bens penhora no satisfaz o pagamento, devendo ser computada a multa de 10 por cento. Quando o devedor efetua o pagamento parcial, a multa incidir sobre o montante restante. Por fim, vale lembrar, em relao aplicao da multa que, se o devedor no tem como pag-la em espcie ou no conseguir vender o seu bem, no prazo de 15 dias, poder oferecer outro bem para satisfazer a obrigao. Agora que j sabemos o prazo para a satisfao do pagamento, vamos falar dos procedimentos para o cumprimento da sentena de obrigao de pagar quantia certa. Para que se inicie o cumprimento da sentena, o demandante dever manifestar sua vontade de maneira expressa. Assim, como forma de provocao, ser necessrio o requerimento. Bem, j sabemos que por meio do requerimento se inicia a fase de cumprimento. Ento, no h petio inicial? Resposta: No. E o que ocorre aps o requerimento inicial? Bem, aps o requerimento, ocorrer a expedio do mandado de penhora e avaliao. Ser necessria, por parte do exequente, a apresentao do demonstrativo do dbito atualizado at a data da propositura da ao. Essa exigncia aplicada para os casos que versam sobre a execuo por quantia certa. Do auto de penhora e de avaliao ser de imediato intimado o executado, na pessoa de seu advogado, ou, na falta deste, o seu representante legal, ou pessoalmente, por mandado ou pelo correio, podendo oferecer impugnao, querendo, no prazo de quinze dias (art. 475-J, 1. CPC).

Alguns comentrios relevantes acerca do artigo supracitado.


28 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Apesar do entendimento de que o ingresso da impugnao est condicionado existncia da garantia em juzo, admissvel a impugnao sem a necessidade de tal garantia. Aps a penhora, ocorrer a intimao e, a partir de ento, o demandado ter o prazo de 15 dias para apresentar a impugnao. O demandado poder, apesar do exposto acima, ingressar com a impugnao a qualquer tempo, inclusive antes da constrio judicial.

Remessa dos autos ao arquivo e os honorrios advocatcios Na hiptese de omisso do demandante em iniciar a fase de cumprimento de sentena e transcorridos seis meses, o magistrado mandar os autos ao arquivo. Poder o demandante reabri-lo em fase posterior. Esse prazo para o arquivamento dos autos no interfere no da prescrio intercorrente que dever ser computado desde o trnsito em julgado. Em relao aos honorrios advocatcios, o STJ decidiu, em 2008, que se for necessrio ao exequente promover o cumprimento da sentena, caber ao executado os custos dos honorrios, dos quais, somente, se isentar caso cumpra de modo voluntrio a obrigao.

2.3. Cumprimento de sentena da obrigao de fazer e no fazer Em relao aos aspectos procedimentais, devemos lembrar quando h sentena condenatria de obrigao de fazer e no fazer: 1) ainda no transitada em julgado: a execuo provisria depender de requerimento do demandante.

29 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

2) transitada em julgado: o magistrado poder iniciar de ofcio o cumprimento da sentena.

Tutela

especfica:

so

formas

executivas

de

instrumentalizao da tutela especfica: a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial. No entanto, nem sempre possvel obter a tutela especfica no caso concreto, o que torna vivel a converso da obrigao de fazer e no fazer em prestao pecuniria, quando o exequente assim desejar. Multa coercitiva: o magistrado poder, de plano, aplicar

multa ao demandado com o intuito de satisfazer a obrigao de fazer ou no fazer. O valor da multa no estipulado na lei, devendo ser valorada de acordo com a obrigao levando em considerao os princpios da razoabilidade e proporcionalidade. Esse valor poder ser modificado pelo juiz, uma vez que entenda que o valor fixado anteriormente no mais pressiona o devedor a cumprir a obrigao. Fazenda Pblica: o STJ entende que possvel a

aplicao de astreintes contra a Fazenda Pblica quando essa for devedora da obrigao de fazer e no fazer.

DOS RECURSOS O recurso o meio utilizado para reexaminar uma deciso judicial, no curso ou no desfecho do processo, que tenha causado prejuzo a
30 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

uma das partes, a terceiros ou ao Ministrio Pblico. o remdio voluntrio de uso endoprocessual e, por isso, no se confunde com os sucedneos recursais mandado de segurana, reclamao. Ele se destina a provocar o reexame das decises judiciais, por um grau de jurisdio superior. Pretende-se, assim, evitar erros judicirios, ao submet-lo a uma nova anlise. Todavia, o mecanismo recursal , em muitos casos,

excessivamente oneroso; sem contar que as partes podem submeter-se a um longo perodo de espera para receber a prestao jurisdicional. Requisitos de admissibilidade: Requisitos extrnsecos (Vinculados ao recurso): Tempestividade; Preparo; Regularidade formal; Adequao. Requisitos intrnsecos (Alusivos ao recorrente): Legitimidade; Interesse

Algumas observaes importantes a respeito dos requisitos de admissibilidade dos recursos: Tempestividade: os prazos de interposio gerais esto

nos arts. 508 e 522 do CPC. As normas especficas para ampliao ou reduo dos prazos so disciplinadas em legislaes esparsas e no prprio CPC. Em relao ampliao de prazo, enfatizamos a importncia do art.188, CPC, que dispe sobre o Ministrio Pblico e a Fazenda Pblica deterem prazo em dobro para interposio de qualquer espcie recursal: Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

Preparo:

As

custas

so

indispensveis

para

reconhecimento do recurso, sendo exigido o seu recolhimento no ato da interposio art. 511, CPC. Entretanto, existem algumas ressalvas: agravo
31 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

retido, agravo regimental, embargos de declarao e o agravo de instrumento interposto, que tenha como objetivo liberar o recurso especial e o extraordinrio, no exigem o recolhimento das custas. So classificados como hipteses de isenes objetivas, ou seja, a iseno determinada pela espcie recursal e no pela condio do recorrente.

O recolhimento das custas tambm no exigido quando o

recurso for interposto pelo Ministrio Pblico, Fazenda Pblica ou pobre na forma da lei. Essas hipteses so classificadas com isenes subjetivas, em que a regra de iseno determina-se pela pessoa e no pelo tipo de recurso.

Legitimidade: O Ministrio Pblico ao atuar como fiscal da

lei pode interpor recursos, no como parte, independente da apresentao do recurso pela parte principal. Interesse: Esse requisito no se aplica ao Ministrio

Pblico devido ao princpio da independncia funcional.

Regularidade Formal: Em regra a interposio dos

recursos ocorre por meio da petio, salvo o agravo retido que admite a espcie oral e escrita. A interposio de recurso no pode ser feita por meio da cota lanada nos autos.

Efeitos dos Recursos Os efeitos devolutivos e suspensivos so consagrados pela doutrina, contudo h outros efeitos que so cada vez mais analisados pelos estudiosos. Efeito devolutivo: seu nome contraria a prtica. Na verdade,

o que ocorre simples transferncia de um rgo jurisdicional a outro. Efeito suspensivo: enquanto o recurso est em julgamento,

a deciso impugnada no causa efeitos.

32 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A doutrina tambm menciona os seguintes efeitos: o obstativo, o translativo, o expansivo, o substitutivo, o regressivo, o diferido.

Embargos de declarao Os embargos de declarao so uma das espcies de recurso elencadas no art. 496 do CPC, utilizados para impugnao de deciso judicial. Para serem aplicados necessrio indicar as espcies de pronunciamentos impugnveis (sentena ou acrdo) e quais os vcios legitimam a interposio. 1. So cabveis contra sentena e acrdo. 2. Aplicados para a correo de trs vcios: obscuridade, contradio, omisso.

Sobre essa modalidade de recurso devemos lembrar tambm: O prazo para interposio de cinco dias aps a intimao da sentena. A interposio de embargos de declarao interrompe (na interrupo, a contagem do prazo reiniciada), para todos os sujeitos processuais, o prazo para a apresentao dos demais recursos, salvo a hiptese de intempestividade (de estar fora do prazo). importante lembrar que os embargos de declarao, no mbito dos Juizados Especiais, acarretam a suspenso do prazo para a interposio do recurso inominado (recurso que equivale apelao, s que no mbito do Juizado Especial). Quando apresentado o recurso principal, ser descontado o prazo utilizado no embargo de declarao, espcie intermediria. Caractersticas:

33 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

admissibilidade,

Natureza jurdica de recurso, Sujeitos a teoria geral dos recursos e aos requisitos de

Espcies:

Embargos

de

declarao

com

efeitos

modificativos e com efeitos infringentes. Outro ponto que merece ser mencionado diz respeito aos recursos considerados protelatrios. Caso ocorram, o magistrado dever aplicar multa contra o recorrente. A multa ser fixada em 1% do valor atribudo causa, podendo, nos casos de reiterao, chegar at 10% do valor da causa, mas somente se admitido. A multa deve ser, igualmente, aplicada para os sujeitos que esto isentos do recolhimento das custas processuais Ministrio Pblico, Fazenda Pblica e aos pobres na forma da lei. Apelao Recurso aplicado sentena terminativa (mrito) ou contenciosa, dirigida ao juiz responsvel pelo julgamento da causa, no prazo de 15 dias a contar da intimao da deciso art. 184, CPC. Isso a regra, a exceo diz respeito ao Ministrio Pblico, Fazenda Pblica, aos pobres, na forma da lei, representados nos autos por defensor dativo e litisconsortes com diferentes procuradores, que tero o dobro do prazo para apresentao do recurso. So requisitos a serem preenchidos pela apelao: 1) 2) 3) Agravo O recurso de agravo apresenta como espcies: o agravo de instrumento e o agravo retido. usado ao ataque de decises interlocutrias, ou seja, que resolve questes pendentes no processo. O
34 www.pontodosconcursos.com.br

Os nomes e a qualificao das partes; Fundamentos de fato e de direito; Pedido de nova deciso.

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Agravo pode ser apresentado no prazo de 10 dias a contar da intimao o Ministrio e a Fazenda Pblica gozam, tambm nesse caso, de prazo em dobro. Vejamos alguns aspectos sobre o agravo. Agravo de instrumento: Para o combate de decises

interlocutrias passveis de causar parte leso grave e de difcil reparao; de deciso interlocutria que nega seguimento ao recurso de apelao e da que delibera sobre os efeitos em que o apelo recebido. Deve ser dirigido ao Tribunal e com translado de peas. Agravo retido: Para o combate de decises interlocutrias

em geral, no inseridas nas hipteses que justificam a apresentao do agravo de instrumento. Dever ser dirigido ao prprio juiz da causa e no h necessidade de translado de peas.

Recursos especiais e extraordinrios Essas espcies de recursos so exploradas com grande frequncia em concurso e, por isso merecem um pouco mais da nossa ateno. Vamos comear falando do Recurso Especial. Igualmente aos demais recursos, o especial est sujeito aos pressupostos gerais de admissibilidade. No entanto, ele tambm est condicionado a pressupostos especficos, previstos no art. 105, III, caput, da CF os chamados pressupostos cumulativos. So eles: 1. O recurso especial, assim como o extraordinrio, s

cabvel quando a deciso proferida em nica ou ltima instncia.

35 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

2.

A deciso deve ser proferida pelos Tribunais Regionais

Federais ou pelos Tribunais Estaduais, do Distrito Federal e Territrios. Esse pressuposto impede que decises proferidas pelos Juizados Especiais sofram interposio de recurso especial. Assim, a reviso ficou a cargo do Colgio Recursal. 3. 4. Prequestionamento Alm dessas, o recorrente deve preencher um dos

pressupostos previstos nas trs alneas do art.105. III, da CF.

Passemos a analisar algumas caractersticas do Recurso Extraordinrio! Assim como o especial, o recurso extraordinrio requer pressupostos gerais e cumulativos art. 102, da CF. Estes so: 1. Deciso em nica ou ltima instncia. A diferena entre o

especial e o extraordinrio, nesse pressuposto, que o rgo prolator da deciso no precisa ser um tribunal. 2. 3. Prequestionamento Repercusso geral (acrescentado ao art. 102, da CF pela

EC. 45/2004). Esse pressuposto de admissibilidade foi criado para que o STF somente julgasse causas de extrema relevncia. Possui duas particularidades: no pode ser analisado pelo rgo prolator da deciso impugnada, e sempre o ltimo requisito a ser analisado, ou seja, a sua analise s ocorre aps todos os demais requisitos, gerais e especficos, terem sidos preenchidos. 4. Os demais requisitos esto listados no art. 102, da CF.

Por fim, abordamos o recurso de ofcio. Esse tipo de recurso tem sido cobrado com frequncia nas ltimas provas de concursos pblicos, isso porque foi reformado recentemente. Previsto no art. 475, do CPC, o recurso de ofcio submete-se ao duplo grau obrigatrio de jurisdio. Essa obrigatoriedade decorre do interesse pblico e divide-se em duas hipteses: 1. Sentena houver sido proferida contra a Unio, os Estados,

o Distrito Federal, os Municpios, Territrios, autarquias ou fundaes de direito pblico.


36 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

2.

A sentena tenha julgado procedente, no todo ou em parte,

os embargos execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica. O recurso de ofcio interposto pelo prprio juiz que prolatou a sentena judicial. Existem excees ao duplo grau de jurisdio: 1. Condenao imposta contra ente pblico no exceder ao

valor correspondente a 60 salrios-mnimos 2. A sentena ter sido prolatada de acordo com jurisprudncia

do plenrio do STF ou smula deste ou do Tribunal Superior competente.

PROCESSO DE EXECUO No processo de execuo o titular do direito conhecido cabendo ao Estado intervir para obrigar o devedor a cumprir o comando do ato judicial que resolveu o conflito. A execuo deve ser orientada por dois princpios,

aparentemente, opostos a efetividade da execuo e menor onerosidade possvel ao executado. Pelo princpio da efetividade da execuo, deve-se atribuir ao credor exatamente o que lhe confere o ttulo, no menor tempo possvel. Por princpio da menor onerosidade ao devedor, o devedor, tendo possibilidade de adimplir sua dvida por mais de um meio, ser beneficiado pela imposio do menos gravoso (art. 620).

1. Classificao da Execuo 1.1. Quanto ao procedimento Quando falamos da ao temos que lembrar que sua atividade jurisdicional substitutiva, ou seja, apenas busca satisfazer o direito requerido.

37 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Por meio da autorizao legal ao Judicirio permitido adentrar a esfera patrimonial do devedor, retirando bens, para satisfazer o direito do credor. importante saber que na ao de execuo o contraditrio no ser observado. O que isso quer dizer? Quer dizer o devedor no apresentar defesa nos prprios autos da ao. Dever realiz-la de maneira incidental, por meio da oposio de embargos execuo (ao incidental autnoma) ou da ao pr-executiva. Na execuo, busca-se a satisfao da obrigao especfica dar, fazer ou no fazer sendo, apenas, transformada em genrica obrigao de pagar a quantia certa quando a satisfao da obrigao especfica for impossvel de cumprir ou o credor requerer. Ateno! A execuo equivaler ao processo judicial autnomo, quando: a) Fundada em ttulo executivo extrajudicial. b) Fundada em sentena penal condenatria. c) Fundada em sentena arbitral. d) Dirigida pela e contra a Fazenda Pblica. e) Reclamar o adimplimento da obrigao de prestar alimentos. Quando o ttulo for executivo judicial, o cumprimento da obrigao poder ser perseguido: a) Por efetivao: usando-se as medidas de apoio do art. 461, do CPC, quando a sentena determina a entrega do bem ou a satisfao da obrigao de fazer ou no fazer:

2. Espcies
38 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Vamos tratar da execuo para a entrega da coisa e a execuo de fazer e de no fazer, previstas no edital.

2.1. Processo de execuo para a entrega da coisa Uma vez juntada aos autos do mandado de citao, correro dois prazos: 1) Dez dias para o executado cumprir a obrigao, o que

impede nesse prazo a adoo de qualquer medida executiva, direta ou indireta. 2) Quinze dias para a apresentao de embargos execuo,

independente do depsito da coisa.

2.2. Execuo das obrigaes de fazer e no fazer Nesse tipo de execuo h certa dificuldade de cumprimento do dever pelo demandado. Nas obrigaes de fazer fungveis, em que terceiros podem satisfazer a obrigao, h maior probabilidade de satisfao do direito, pois o magistrado poder: a) Aplicar as astreintes (multa por dia de atraso ou outra unidade de tempo). b) Determinar a realizao da obrigao por terceiro c) Determinar a realizao pelo prprio exequente ou sob a sua superviso J no caso de obrigao infungvel, em que a satisfao da obrigao s depende da vontade do devedor, haver duas formas procedimentais cabveis: a) Aplicar as astreintes
39 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

b) Medidas de presso psicolgicas

2.2.1. Execuo das obrigaes de fazer A petio inicial deve apresentar os requisitos elencados no art. 282, do CPC. Alm disso, deve ser instruda com o ttulo executivo, sendo sempre extrajudicial. A ausncia do ttulo executivo acarretar vcio sanvel, devendo o juiz determinar emenda pea inicial em at 10 dias. No ttulo executivo estar determinado o prazo para que o executado satisfaa a obrigao. Caso no haja prazo no ttulo, caber ao magistrado indic-lo levando em considerao a complexidade da obrigao. No satisfeita a obrigao, o magistrado poder aplicar multa e fixar a data para o incio da cobrana ao despachar a inicial. O no pronunciamento do juiz faz com que a multa passe a gerar efeitos imediatos. Vale lembrar que o juiz goza de ampla liberdade para reduzir, aumentar ou modificar o prazo da multa.

2.2.2. Execuo das obrigaes de no fazer Espcie de execuo que visa uma tutela jurisdicional reparatria. O dever de absteno e caso no tenha respeitado a obrigao de no fazer, haver a inexecuo da obrigao. O que se busca a realizao do ato proibido. A obrigao de no fazer pode ser classificada em permanente ou contnua e em instantnea. A permanente permite que se retorne ao estado anterior. Nesse tipo de obrigao de no fazer, h formas de desfazimento do fato. Quando o devedor recusa-se a desfazer o ato proibido, ou seja, ato que no deveria ter sido praticado, o credor poder requerer ao magistrado o desfazimento do ato custa do devedor.
40 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Alm disso, o executado ser responsabilizado por futuros danos e perdas, caso em que ocorrer a converso do processo executivo em execuo de pagar quantia certa. J a instantnea o contrrio, no h permisso para que se retorne ao status quo ante. Aqui no h possibilidade de desfazimento do ato praticado. Nessa modalidade, a obrigao de no fazer poder ser convertida em perdas e danos.

Importante lembrar Cabe mencionar o importante rol que o cdigo traz de ttulos executivos judiciais e extrajudiciais. Executivos judiciais, aps a reforma introduzida pela Lei n 11.232/05, deixaram de compor o Livro de execuo e passaram ao Livro de conhecimento. Veja quadro abaixo: So ttulos executivos judiciais (Art. 475-N): So ttulos executivos extrajudiciais (Art. 585):

I a sentena proferida no processo I - a letra de cmbio, a nota promissria, civil que reconhea a existncia de a duplicata, a debnture e o cheque; obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia; II - a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo II a sentena penal condenatria devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas transitada em julgado; testemunhas; o instrumento de III a sentena homologatria de transao referendado pelo Ministrio conciliao ou de transao, ainda que Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; inclua matria no posta em juzo; III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, V o acordo extrajudicial, de qualquer bem como os de seguro de vida; natureza, homologado judicialmente; IV - o crdito decorrente de foro e VI a sentena estrangeira, laudmio; homologada pelo Superior Tribunal de V - o crdito, documentalmente Justia; comprovado, decorrente de aluguel de IV a sentena arbitral;
41 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

VII o formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal.

imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio; VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial; VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; VIII - todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva.

EXECUO DAS AES COLETIVAS As regras a serem aplicadas a direitos coletivos, difusos e individuais homogneos devem ser aquelas dirigidas a eles. Em casos especficos e em carter subsidirio, porm, o Cdigo de Processo Civil ser fonte. Em relao ao processo de execuo, a estrutura do CPC voltada, em primeiro lugar, para satisfazer os interesses e direitos individuais, privilegiando a execuo por quantia certa. No h, portanto, adequada previso do CPC para a execuo de aes coletivas, nem o Cdigo de Defesa do Consumidor junto Lei da Ao Civil Pblica trazem dispositivos que tratem do tema de modo completo.

42 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Acaba sendo o CPC muito utilizado para suprir a ausncia de previso de uma e outra lei. Desse modo, a execuo seguir: 1) Quanto sentena de fazer e de no fazer, as disposies do art. 461, do CPC. 2) Quanto deciso de entrega da coisa, o que determina o art. 461-A do cdigo. 3) Quanto s sentenas pecunirias, as disposies dos arts. 475I a 475-R.

1. Indivisibilidade dos direitos difusos A sentena coletiva ser executada de modo coletivo para efetivar o direito coletivo afirmado e de modo individual para efetivar o direito individual. Dessa forma, quando a sentena tutelar interesses particulares, ser possvel sua individuao. O indivduo poder utilizar a sentena de processo de direitos difusos como ttulo de execuo individual. No precisamos mencionar que, antes disso, o sujeito dever proceder liquidao de seu ttulo. Assim, a sentena coletiva ser efetivada de acordo com o direito coletivo a ser garantido, sendo possvel o concurso de crditos individuais e coletivos derivados da mesma sentena. Nesse caso, os crditos individuais tero preferncia no pagamento.

2. Legitimidade para propor


43 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Pode ser promovida por qualquer legitimado proposio de ao coletiva, at mesmo por quem no tenha sido autor da ao coletiva no processo de conhecimento. Observando que: decorridos sessenta dias do trnsito em julgado da sentena condenatria, sem que a associao autora lhe promova a execuo, dever faz-lo o Ministrio Pblico, facultada igual iniciativa aos demais legitimados (art. 15, LACP n 7.347/85).

3. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos Havendo condenao em dinheiro, a indenizao pelo dano causado reverter a um fundo (FDD) gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais (art. 13, LACP). O FDD tambm receber recursos de multas por descumprimento de decises judiciais e doaes de pessoas fsicas ou jurdicas; indenizao fluida (fluid recovery), em caso de deciso que determine indenizao de direitos individuais homogneos (art. 100, CDC). O Conselho federal e os estaduais devero ser compostos por membros do Ministrio Pblico e representantes da comunidade. O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) rgo colegiado que integra a estrutura do Ministrio da Justia, composto por (Decreto n 1.306/94): I - um representante da Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia, que o presidir; II - um representante do Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal; III - um representante do Ministrio da Cultura;
44 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

IV - um representante do Ministrio da Sade vinculado rea de vigilncia sanitria; V - um representante do Ministrio da Fazenda; VI - um representante do Conselho Administrativo de Defesa Econmica - CADE; VII - um representante do Ministrio Pblico Federal; VIII - trs representantes de entidades civis. Seus recursos sero destinados reconstituio dos bens lesados. Tem por finalidade a reparao dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico, paisagstico, por infrao ordem econmica e a outros interesses difusos e coletivos ( 1, art.1 da Lei 9008/95). O CFDD dever ser informado de toda ACP proposta, sobre existncia de depsito judicial, de sua natureza e do trnsito em julgado da deciso, mediante entendimento a ser mantido com o Poder Judicirio e os Ministrios Pblicos Federal e Estaduais (art. 11, Decreto n 1306/94).

4. Execuo a partir de sentena penal coletiva Quando se viola direito coletivo, o sujeito comete ato ilcito com possveis efeitos cveis e penais. Ocorrida a tutela jurisdicional por meio de aes penais, poder haver demanda cvel com base naquela tutela. Teremos o caso de uma sentena penal condenatria que gerar efeitos no processo civil,

determinando o cumprimento de obrigaes de fazer, no fazer, entrega de coisa ou, mesmo, de pagamento de quantia.

45 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

5. Execuo coletiva de ttulo extrajudicial A execuo coletiva funda-se tambm em ttulo executivo extrajudicial. Exemplos: 1) execuo do compromisso de ajustamento de conduta; 2) execuo das decises do conselho administrativo de defesa econmica (CADE). Ateno! As decises do CADE so ttulos extrajudiciais, cuja execuo pode ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal (a requerimento do CADE) ou pelo prprio CADE.

6. Execuo de sentena genrica na ao sobre direitos individuais homogneos Pode ser promovida, tal execuo, pelas vtimas, seus sucessores ou pelos que a lei legitime substitutos processuais. Liquidada a sentena condenatria genrica, o prejudicado ou sucessor poder, individualmente, promover sua execuo. Na verdade, ao contrrio do disposto no art. 98, CDC, a execuo ser necessariamente individualizada, uma vez que o direito tutelado individual somente. Aqui, a execuo chamada coletiva pelo nico fato de ser proposta por legitimado coletivo. Com preciso o jurista Marcelo Abelha Rodrigues: Nesse caso, tem se a uma ao pseudocoletiva, formada pela soma de parcelas identificadas de direitos individuais. Art. 100, CDC: Decorrido o prazo de um ano sem habilitao de interessados em nmero compatvel com a gravidade do dano, podero os legitimados do art. 82 promover a liquidao e execuo da indenizao devida.
46 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Como vimos h pouco, esse artigo prev o fluid recovery, que fundado em sentena proferida em processo de direito individual homogneo constitui execuo de fato coletiva. Falamos, nesse caso, de execuo que buscar indenizao residual.

7. Competncia competente para a execuo o juzo ( 2, art. 98, CDC): I - da liquidao da sentena ou da ao condenatria, no caso de execuo individual; II - da ao condenatria, quando coletiva a execuo. Observem que, nesse ponto, o CDC est em sintonia com a regra de competncia para execuo de sentena competente para a execuo o juzo que proferiu a deciso. Mas, no caso do inciso I, a liquidao e a sentena podem ser realizadas no domicilio do autor, considerando a regra do art. 101, I, CDC: I - a ao pode ser proposta no domiclio do autor. Quis o legislador tornar a tutela coletiva mais acessvel ao individuo, que poderia ter dificuldade de deslocar-se para o lugar da sentena.

PROCESSO CAUTELAR

O processo cautelar surge como um instrumento pronto e eficaz de segurana e preveno para a realizao dos direitos subjetivos dos litigantes.
47 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A ao cautelar tem carter acessrio, pois dependente da relao principal. Sua natureza acessria originar duas consequncias: a) A competncia para a propositura da ao cautelar

definida em face da fixao da competncia da demanda principal. b) A extino do processo cautelar, diante da extino da

demanda principal, tornar ineficaz a medida liminar deferida no incio da ao cautelar. Ter competncia para o processo cautelar o juzo competente para julgar a ao principal. Alm disso, o princpio da fungibilidade autoriza que o juiz processe medida equivocada. Assim, a regra nomen juris no tem importncia para o julgamento da relao jurdica, sendo necessrio somente a causar de pedir e o pedido.

Ateno a essa diferenciao!

Ao cautelar tem como finalidade assegurar o resultado til e efetivo do processo principal. A resposta que se busca com a ao cautelar tem natureza conservativa. Antecipao de tutela tem como finalidade de permitir ao autor a possibilidade de conviver com os efeitos da sentena antes da deciso. Nesse caso, a resposta ter natureza satisfativa.

1. Caractersticas: 1) Provisoriedade: Significa que a tutela cautelar tem um

tempo de durao predeterminado. As medidas cautelares podero ser revogadas ou modificadas a qualquer tempo. Ter durao enquanto as condies de sua concesso no foram modificadas e a situao de perigo continuar.
48 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

2)

Instrumentalidade: O processo cautelar ser ligado ao

processo principal. Assim, o processo cautelar um instrumento para garantir o resultado til e eficaz do processo principal. Devemos lembrar que a instrumentalidade hipottica, pois no se pode ter certeza que a tutela cautelar ser apta a garantir o resultado efetivo do processo final. 3) Revogabilidade: Prevista no art. 807, do CPC: as medidas

cautelares conservam a sua eficcia no prazo do artigo antecedente e na pendncia do processo principal; mas podem, a qualquer tempo, ser revogadas ou modificadas. Pargrafo nico. Salvo deciso judicial em contrrio, a medida cautelar conservar a eficcia durante o perodo de suspenso do processo.

2. Procedimento O processo cautelar inicia-se, assim como os demais, por meio da petio inicial. Devem ser preenchidos: as exigncias do pedido da citao do requerente, a indicao do valor da causa e a elaborao do pedido. Esses elementos esto arrolados no art. 282, CPC que aplicado na ao cautelar de maneira subsidiria, pois o art. 801 do cdigo prev os requisitos formais do processo cautelar. So eles: 1) 2) Autoridade judiciria, a que for dirigido; Nome, o estado civil, a profisso e a residncia do

requerente e do requerido; 3) A lide e seu fundamento (no se exigir esse requisito

seno quando a medida cautelar for requerida em procedimento preparatrio); 4) Exposio sumria do direito ameaado (fumus boni iuris) e

o receio da leso (periculum in mora); 5) As provas que sero produzidas.

Na petio inicial cautelar, deve, ainda, o requerente, apesar da omisso legal e independente da possibilidade da aplicao do princpio da
49 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

fungibilidade, elaborar o pedido de proteo jurisdicional. Devemos lembrar que o pedido certo e determinado requisito formal da petio inicial do processo cautelar.

3. Liminar Como vimos, o processo cautelar uma tutela de urgncia que tem como finalidade proteger interesses ameaados de extinguir. Porm, h uma demanda de tempo para que ocorra o regular trmite da ao cautelar, e exatamente esse lapso temporal que poder fazer com que o interesse do requerente no seja devidamente protegido. Para solucionar essa ameaa, surge a liminar. A liminar cautelar uma tutela de extrema urgncia. Assim, podemos concluir que devido ao perigo de perecer o interesse do requerente durante o lapso temporal do processo cautelar, a liminar surge para suprir essa ameaa e assegurar a preservao dos direitos subjetivos pleiteados no litgio.

4. Prazos de eficcia da medida cautelar Cabe parte propor a ao principal, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da efetivao da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatrio (art. 806). A medida cautelar obtida em sede de processo antecedente, a parte deve propor a ao principal em um prazo de 30 dias. Alm disso, a contagem inicial dar assim que ocorrer a efetivao da medida cautelar. Devido ausncia do interesse de agir, aps os 30 dias no mais ser permitida a propositura da ao principal. Todavia, nos casos em que a ao cautelar no gerar prejuzo ao requerido, o prazo de 30 dias no precisar ser rigorosamente obedecido.
50 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Uma vez produzida prova em produo antecipada, exibio ou justificao, a propositura da ao principal poder ocorrer aps o prazo de 30 dias. Porm: No correta a flexibilizao do prazo em medidas

provisionais do Direito de Famlia, como a separao de corpos. STJ entende que a natureza do prazo decadencial.

Assim, descumprindo o prazo legal a medida cautelar perde sua eficcia automaticamente. Entende a referida Corte que a omisso de propor a ao principal no prazo legal, gera a extino do processo cautelar sem a resoluo do mrito.

5. Cessao de Eficcia Prevista no CPC, a cessao de eficcia poder ocorrer em trs situaes. 1) No propositura da ao principal em 30 dias:

Essa hiptese aplicvel somente nas aes cautelares antecedentes. A cessao da eficcia no significa a extino do processo cautelar, pois o que se atinge so os efeitos da tutela j concedida, sendo possvel a tutela ser novamente concedida, por meio de outra deciso, caso a demanda cautelar prossiga-se. Em caso de medida cautelar em sede de liminar, o processo s extinguir caso o objeto do processo seja perdido em razo dos efeitos cessados da medida cautelar. Para o STJ essa hiptese configura-se na extino do processo cautelar sem resoluo de mrito. 2) dias:
51 www.pontodosconcursos.com.br

Ausncia de execuo da tutela cautelar no prazo de 30

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Essa ausncia de execuo da tutela cautelar impede a gerao de efeitos, assim a cessao recai sobre a eficcia da deciso que concedeu a tutela cautelar. A perda da eficcia poder ocorrer em razo da renncia tcita do requerente ou da ausncia de urgncia. 3) do mrito: Ambos os processos com ou sem resoluo de mrito acarretam a derrota do autor no processo, ou seja, a perda da eficcia da tutela cautelar. Extino do processo principal com ou sem resoluo

6. Procedimentos Cautelares Especficos 6.1. Arresto Tem como objetivo garantir a execuo de pagar quantia certa. Consiste na apreenso de bens do patrimnio do devedor, de modo que mais tarde seja realizada a penhora desses bens. Qualquer bem penhorvel, imvel ou mvel, do devedor poder ser objeto de arresto, limitando-se a bens cujo valor seja suficiente para o cumprimento integral do direito incluindo o principal, juros e verbas de sucumbncia. O arresto cautelar ocorre quando presentes no caso concreto o fumus boni iuris e o periculum in mora. No arresto cautelar, o devedor perder o poder da disponibilidade material e jurdica.

6.1.1 Pressupostos para a concesso de arresto Como j mencionamos, o arresto depender da presena do fumus boni iuris e do periculum in mora. Caso no seja possvel a indicao
52 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

legal desses pressupostos, o magistrado dever analisar a existncia ou no do direito e do perigo de dano no caso em concreto. Para a concesso do arresto necessrio a prova literal de dvida lquida e certa, podendo, assim, demonstrar o fumus boni iuris. Devemos lembrar que o requerente do arresto no precisa j possuir um ttulo executivo judicial. Basta que seja preenchido o requisito legal da existncia de prova documental. Alm disso, o arresto pode ser usado, mesmo quando h condies para ingressar com a execuo. Nesses casos, o arresto poder ser requerido na petio inicial. O arresto limita-se ao pagamento certo do valor, isso porque h necessidade de a prova literal ser dvida lquida e certa. O CPC prev expressamente o arresto baseando-se em obrigao ilquida, pois equipara prova literal de dvida lquida e certa sentena lquida ou ilquida. Ainda que o recurso pendente de julgamento seja recebido no efeito suspensivo ser admitida a medida cautelar, o que faz com que o arresto cautelar seja um dos efeitos secundrios da sentena. O periculum in mora est previsto no art. 813, do CPC, vejamos: O arresto tem lugar: I - quando o devedor sem domiclio certo intenta ausentar-se ou alienar os bens que possui, ou deixa de pagar a obrigao no prazo estipulado; II - quando o devedor, que tem domiclio: a) se ausenta ou tenta ausentar-se furtivamente; b) caindo em insolvncia, aliena ou tenta alienar bens que possui; contrai ou tenta contrair dvidas extraordinrias; pe ou tenta pr os seus bens

53 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

em nome de terceiros; ou comete outro qualquer artifcio fraudulento, a fim de frustrar a execuo ou lesar credores; III - quando o devedor, que possui bens de raiz, intenta alien-los, hipotec-los ou d-los em anticrese, sem ficar com algum ou alguns, livres e desembargados, equivalentes s dvidas; IV - nos demais casos expressos em lei. Mesmo comprovada um dos fatos citados acima, o magistrado poder indeferir a tutela cautelar se entender no haver, no caso concreto, o periculum in mora.

Dicas dos aspectos procedimentais: cautelar comum. a) Quando a Fazenda Pblica requerer o arresto, o O arresto segue fundamentalmente o procedimento

magistrado ir conced-lo, independentemente, de prvia justificao. Quando o autor da cautelar prestar cauo poder haver

dispensa de audincia de justificao. So causas de suspenso de aresto: Pagamento ou depsito em juzo da importncia da dvida,

acrescido o valor final das custas processuais e dos honorrios advocatcios. b) Ser fiador idneo ou prestar cauo para garantir a dvida,

acrescido o valor final das custas processuais e dos honorrios advocatcios. Por fim, o arresto cautelar ser extinto com o pagamento da dvida, novao ou transao. Essas formas de extino do arresto contemplam um rol meramente exemplificativo do art. 820, do CPC.

6.2. Sequestro
54 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Enquanto o arresto busca assegurar a futura execuo de pagar o valor correto, o sequestro busca garantir a execuo para a entrega de coisa. A execuo, garantida pelo sequestro, no precisa resolver-se por meio de um processo autnomo. Poder, tambm, desenvolver-se por meio de fase procedimental. Em geral o sequestro patrimonial gera uma situao material que impede a depreciao do bem, garantindo, assim, a conservao do bem. O CPC prev a possibilidade de proteo integridade fsica das partes do litgio. (art. 822, II, CPC) Admite-se, no direito brasileiro, o objeto da cautelar de sequestro s coisas. Assim, no pode o sequestro valer-se de dinheiro ou crdito. Admitese sequestrar moedas raras que se tornaram fungveis. Ao requerente incumbe a obrigao de determinar, j na petio inicial, os bens em que recair a constrio judicial. De maneira eventual, o sequestro poder apresentar como objeto a integridade do bem. Bem, j vimos o conceito e as caractersticas do sequestro e do arresto. Agora faremos um paralelo entre as duas medidas cautelares. a) O arresto garante a eficcia de futura execuo de pagar

quantia certa. O sequestro garante a eficcia de futura execuo de entrega da coisa. b) O arresto tem como objeto bens indeterminados do

patrimnio do devedor. O sequestro, por sua vez, tem como objeto bens determinados. c) O arresto no h dvida a quem pertena o bem constrito.

No sequestro existe uma incerteza subjetiva a quem pertena a coisa objeto de constrio. d) O bem arrestado passa a ser, em determinado momento

executivo, objeto de penhora. J no sequestro passar a ser objeto de depsito.

55 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

As diferenas entre as modalidades, arresto e sequestro, no constitui barreiras para um tratamento procedimental homogneo das duas espcies.

6.2.1. Causas para a aplicao do sequestro O juiz, a requerimento da parte, pode decretar o sequestro (art. 822): 1) de bens mveis, semoventes ou imveis, quando Ihes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificaes; 2) dos frutos e rendimentos do imvel reivindicando, se o ru, depois de condenado por sentena ainda sujeita a recurso, os dissipar; 3) dos bens do casal, nas aes de separao judicial e de anulao de casamento, se o cnjuge os estiver dilapidando; 4) nos casos expressos em lei. No sequestro tambm devem estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora.

6.3. Busca e Apreenso a procura e a apropriao do bem ou da pessoa. Formam uma unidade indivisvel, resultante de dois atos sucessivos: investiga-se (localizar o bem ou a pessoa) e, continuamente, realiza-se a constrio judicial (apreenso). Uma das caractersticas que confirma ser a busca e apreenso um ato contnuo a dependncia da apreenso ao sucesso do ato de
56 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

investigar, pois caso no se encontre o bem ou a pessoa, a fase de apreenso no se realizar. A busca e apreenso divide-se em trs espcies: a) Busca e apreenso incidental: tem como objetivo realizar

outra medida cautelar, como o arresto. b) Busca e apreenso para estabelecer um ato de constrio

judicial j realizado por meio de outra medida cautelar. c) Busca e apreenso de pessoas e coisas que se desenvolve

por meio de processo autnomo. No que tange ao procedimento da busca e apreenso, o CPC estabelece que a petio inicial, nessa modalidade cautelar, dever apresentar as justificativas da medida e da cincia de estar a pessoa ou o bem no lugar apontado. Dever o requerente apresentar provas das alegaes, no bastando ao requerente a mera indicao do local. Assim como nas demais medidas cautelares, caso o magistrado tenha dvidas a respeito do pedido da liminar e essas possam ser sanadas com a oitiva das testemunhas, admite-se a audincia de justificao prvia. Quando a busca e apreenso tiver como objetivo coisas espalhadas em diversos locais, a exigncia de indicao da casa ou do lugar em que deve efetuar-se a diligncia ser afastada.

6.4. Exibio Nada mais do que colocar vista. Ou seja, essa modalidade cautelar tem como objetivo o conhecimento da forma e do contedo do documento ou do bem. Devemos saber que h uma diferena entre a prova produzida por bem ou documento e a prova documental. No caso de prova do bem ou documento, a exibio justifica-se quando no h em poder da parte o objeto
57 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

da exibio. J na prova documental indispensvel que a parte tenha em seu poder o documento. Alm disso, no primeiro caso, o bem ou o documento no permanecem no processo at sua extino, ou seja, a permanncia do objeto da prova temporria. Na prova documental, por sua vez, os documentos sero incorporados at a concluso do processo. Principais caractersticas da exibio: A) Exibio como meio de prova durante a fase instrutria (arts. 355 a 363): Requerida como instrumento de prova durante a instruo probatria do processo de conhecimento. Nesse caso o direito da parte exibio decorre da natureza probatria do bem ou do documento. No se discute quais os requisitos tpicos da cautelar, nem o direito material da parte sobre o bem ou o documento. Excepcionalmente, a exibio, nesse caso, poder assumir um carter cautelar, bastando estar presente o periculum in mora. B) Exibio preparatria para cabimento de dados a instruir a ao principal: Tem como finalidade a apropriao de informaes necessrias para eventual propositura da demanda judicial. uma espcie de exibio satisfativa, satisfao do direito do autor, que dispensa os requisitos tradicionais da tutela cautelar: fumus boni iuris e periculum in mora. C) Exibio fundada em direito material sobre a coisa ou sobre o documento:

58 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

um tipo de exibio satisfativa. A parte tem direito material sobre a coisa ou documento o que garante a sua exibio, em demanda de exibio satisfativa. Tambm no h necessidade de apresentar o fumus boni iuris e periculum in mora. D) Exibio cautelar de coisa ou documento: Antecede ao principal, sendo exigidos os requisitos clssicos da tutela cautelar: fumus boni iuris e periculum in mora. O perigo de que o bem ou o documento no possa ser exigido futuramente permite determinante para o carter cautelar da exibio. 6.5. Produo antecipada de provas O objetivo a produo de prova antes do momento adequado, em razo do temor de que a demora cause eventual impossibilidade de realizao da prova. Legitimidade ativa: em regra o autor da medida cautelar

ser o mesmo da ao principal. No entanto, essa regra excepciona quando a cautelar tiver carter probatrio. Em determinadas situaes permitido, desde haja interesse, que o sujeito que no seja nem autor nem ru do processo principal, ingresse com a cautelar de produo da prova antecipada. exigido que haja entre o terceiro e alguma das partes haja uma relao jurdica de direito material. Legitimidade passiva: no polo passivo figura-se o sujeito

da relao jurdica com o requerente. Esse ter contra ele a prova produzida antecipadamente, no processo principal. Vamos falar dos procedimentos da produo de prova antecipada. 1) Petio Inicial: Haver a citao do ru; dever ser

indicado o valor da causa. Nos casos de no ser possvel apontar o valor


www.pontodosconcursos.com.br 59

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

econmico da causa, o requerente do processo cautelar dever indicar um valor meramente estimativo. necessrio estar presentes o fumus bonis iuris e o periculum in mora. 2) Liminar: Ser concedida liminar caso seja demonstrado

situao de excepcional urgncia que a justifique. 3) Respostas do requerido: As excees rituais, j

estudadas, incompetncia relativa, impedimento e suspeio so cabveis no processo cautelar de produo antecipada de provas. 4) 5) Preparao e realizao da prova Sentena: A produo de prova antecipada um processo

de jurisdio contenciosa e, por isso dever ocorrer prolao da sentena aps todos os atos processuais. uma sentena meramente homologatria, em que o magistrado no poder manifestar-se sobre a prova produzida ou sua valorizao. A parte que se sentir prejudicada poder ingressar com recurso de apelao.

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS 1. Mandado de Segurana ao mandamental que tutela direito lquido e certo violado ou em vias de s-lo por abuso de poder ou ilegalidade. O mandado de segurana preventivo tem natureza jurdica de ao civil de rito sumrio especial. Sua natureza prevalece mesmo quando o mandado de segurana for impetrado contra ato de autoridade criminal, eleitoral ou trabalhista.

1.1. Competncia A competncia fixada em razo da categoria funcional da autoridade coatora.

60 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

A ao mandamental poder ser iniciada perante os seguintes rgos: a) Supremo Tribunal Federal: quando o ato abusivo ou ilegal originar-se de: Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal. b) Superior Tribunal de Justia: quando o ato origina-se de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, e do prprio Superior Tribunal de Justia. c) Tribunais Federais Regionais: quando o ato originar-se do prprio Tribunal ou Juiz Federal d) Juzes Federais: quando o ato originar-se de autoridade federal, exceto os casos de competncia dos Tribunais Federais. e) Tribunais de Estado: ser determinada pelas respectivas Constituies Estaduais, sendo comum a competncia dos Tribunais para processar e julgar mandado de segurana contra atos de: Governadores de Estado, Secretrios de Estado, Prefeitos, do prprio Tribunais, dos Tribunais de Contas, das Mesas da Assembleia Legislativa e da Cmara dos Vereadores, do Conselho da Magistratura, do Conselho do Ministrio Pblico, do Comandante-Geral da Polcia Militar, do Corpo de Bombeiros, de Juzes de Direito. f) Juzes de Direito: das Varas Privativas dos feitos da Fazenda Pblica, quando o ato originar-se de autoridade estadual, salvo quando a competncia for do Tribunal Estadual. Se o mandado de segurana for dirigido autoridade

incompetente dever ser encaminhado ao juzo competente e os atos decisrios devero tambm ser invalidados. Dicas:
61 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Impetrao de mandado de segurana contra mais de uma

autoridade, a competncia maior atrai as menores. As competncias no podero ser modificadas pela

vontade das partes, por apresentarem natureza absoluta.

1.2. Direito Lquido e Certo o direito cuja existncia comprovada de plano, ou seja, por meio da produo de provas junto petio inicial. Devemos lembrar que a ao mandamental no prev a fase de instruo probatria, ou seja, no h possibilidade de coletar depoimentos, realizar percias. Assim, uma das caractersticas do direito lquido e certo a restrio fase de instruo probatria, o que obriga o demandante apresentar as provas que comprovam a veracidade da ilegalidade ou do abuso de poder na pea inicial.

1.3. Legitimao Passiva Cabe mandado de segurana contra a autoridade que tenha praticado o ato ou da qual emane a ordem para a sua prtica. Poder impetrar MS contra atos: a) dos representantes ou rgos de partidos polticos b) dos administradores das autarquias c) de pessoas jurdicas ou naturais no exerccio de atribuies do poder pblico d) de autoridade que esteja exercendo competncia delegada No caber mandado de segurana contra os atos comerciais praticados por administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico.
62 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

1.4. Prazo Decadencial Para a impetrao de mandado de segurana, contados da cincia do fato, ter o impetrante 120 dias para faz-lo. Esse prazo decadencial, ou seja, no se admite a suspenso nem interrupo do prazo. Caso o ltimo dia do prazo seja final de semana, feriado ou no tenha expediente forense, no haver prorrogao do prazo. Nesse caso, o impetrante dever ingressar no ltimo dia do prazo, independente das impossibilidades citadas, perante o planto judicirio. Na hiptese de apresentao do chamado pedido de

reconsiderao tanto na via administrativa como judicial, no interrompe o prazo do mandado de segurana. Por fim, sobre o prazo decadencial devemos lembrar que a cada nova ilegalidade, o prazo decadencial voltar a fluir e que a no impetrao do mandado de segurana no prazo legal no compromete o direito material, que poder ser tutelado mediante outro rito.

1.5. Recursos Primeiro, devemos saber que para definir quais as regras processuais de matria recursal sero aplicadas, devemos analisar a competncia para processar e julgar as aes mandamentais. a) No 1 grau de jurisdio: a deciso poder ser impugnada por meio de apelao. Caso o coator seja vencido, a sentena estar sujeita ao duplo grau de jurisdio. b) No 2 grau de jurisdio: a deciso ter natureza de acrdo. Da deciso que denegue a segurana ou extingui o processo, o prejudicado poder interpor recurso ordinrio. O recurso ser dirigido ao STF quando a deciso originar-se de Tribunal Superior e ao STJ quando originar-se de
63 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Tribunal Regional Federal, Estadual ou do Distrito Federal e Territrios. Ainda no 2 grau de jurisdio, deciso concessiva da ordem ser cabvel a interposio de recurso especial e/ou extraordinrio. Alm do recurso de apelao, do recurso especial e do extraordinrio, caber o pedido de suspenso da segurana, demonstrando que a deciso pode causar prejuzo coletividade. Dicas: O pedido de suspenso de segurana. um incidente processual que no se confunde com recurso ou ao autnoma e, por isso poder ser impetrado concomitantemente ao recurso. vedado interposio do recurso de embargos infringentes em MS. Execuo da Liminar: Por se tratar de medida de urgncia, as normas do mandado de segurana determinam que aps o deferimento da liminar, o recurso apresentado pelo vencido recebido apenas no efeito devolutivo, no impedindo a imediata execuo do pronunciamento judicial. Mandado de Segurana Coletivo: As mesmas regras do mandado de segurana individual so aplicadas ao coletivo. A diferena entre as duas refere-se legitimao ativa. A legitimidade conferida aos partidos polticos com representao no Congresso Nacional, organizao sindical, entidade de classe, ou associaes legalmente constitudas e em

funcionamento h pelo menos um ano. Outra diferena entre as aes mandamentais que no mandado de segurana coletiva o deferimento da liminar s admitido aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico.

2. Ao Civil Pblica A Lei 7.347/85 da Ao Civil Pblica (ACP) inseriu verdadeira expanso da tutela coletiva. A partir dela, a defesa dos interesses jurdicos

64 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

ganhou novo contorno, com grande ampliao dos direitos coletivos sob seu guarda-chuva. A ACP o instrumento jurdico que tem como objetivo a tutela coletiva para garantir a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, histrico, ou qualquer outro interesse difuso e coletivo. A ao civil pblica um instrumento residual, que tutela um campo amplo de leses supra-individuais, ou seja, tem como objetivo a proteo dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogneos. Como mencionamos, so matrias defesas pela ao civil pblica: Devemos lembrar que permitida a cumulao de pedidos em sede de ao civil pblica - poder o autor coletivo requerer do ru a condenao em dinheiro ou o cumprimento de fazer ou no fazer. Observem que o STJ tem entendimento de que a conjuno 'ou' deve ser interpretada como 'e', ou seja, conjuno aditiva.

3. Ao Popular Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia (art. 5, LXXXIII, da CF). A Ao Popular d ao cidado o poder de defesa do interesse difuso para garantia da probidade e moralidade na gesto da coisa pblica, bem como preservao do meio ambiente e do patrimnio pblico em sentido amplo. Tambm possvel, por meio dela, a tutela de interesses difusos dos consumidores (art. 81, pargrafo nico e incisos).

65 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Assim, por entendermos ser a ao popular uma modalidade de ao coletiva e que, portanto, deve com um regime integrado de mutua complementaridade entre a jurisdio coletiva.

3.1. Natureza da ao popular Podemos visualizar a ao popular constitucional sob trs enfoques: 1) um remdio constitucional; instrumento de garantia. 2) Instrumento de controle de atos lesivos ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural; instrumento de defesa dos interesses da coletividade, atribudo a qualquer cidado; uma forma de controle jurisdicional. 3) Sob o aspecto processual, configura-se em uma ao civil. Desse modo, em uma primeira anlise, podemos dizer que a ao popular uma demanda judicial que se destina ao controle da Administrao Pblica por meio do poder judicirio. Da, poder inseri-la como uma forma de controle externo. Alm dessa anlise, a ao popular, devido amplitude do objeto tutelado, apresenta caractersticas tpicas de um modelo processual coletivo quando protege o patrimnio histrico-cultural. Outro ponto que merece destaque a classificao da ao popular como meio de participao ativa do cidado na vida pblica, dentro de uma democracia no apenas representativa, mas tambm participativa.

3.2. Legitimidade Apesar de alguns doutrinadores posicionarem no sentido de que o cidado age como legitimado ordinrio, medida que titular da soberania

66 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

popular, detentor do poder democrtico "o poder emana do povo" e faz a defesa de interesse prprio. Faz sentido parte da doutrina tem esse posicionamento; no entanto, o que prevalece o entendimento de que o cidado, autor da ao popular, atue como substituto processual, sendo, pois extraordinria a legitimidade do cidado. Devemos lembrar que cidado a pessoa fsica detentora de cidadania ativa e a prova para ajuizar a ao popular o ttulo eleitoral ou documento correspondente. A falta de comprovao da qualidade de cidado conduz extino do processo. Ateno! Cidadania apresenta-se como um status relacionado ao regime poltico. Cidado: o brasileiro nato ou naturalizado e o portugus que tenha direitos polticos. Poder o cidado propor ao popular em qualquer parte do territrio nacional. No h vinculao com a sede eleitoral do eleitor. Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular. A pessoa jurdica, de direito pblico ou privado, cujo ato est sendo impugnado poder: a) contestar a demanda. b) permanecer inerte. c) atuar, ao lado do autor da ao popular, em defesa do patrimnio pblico, desde que seja til ao interesse pblico, a juzo do interessado. O autor da ao popular no poder transigir sobre o contedo
67 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

do pedido, uma vez que age como substituto processual.

3.3. Pedido O pedido caracteriza-se por possuir natureza bifronte: a) Imediato: o pedido constitui-se na providncia jurisdicional pleiteada ao Poder Judicirio. b) Mediato: o pedido constitui-se no bem ou coisa pleiteada na lide. Com a Lei da Ao Popular no art. 11 o pedido imediato da ao popular poder indicar todas as espcies de tutelas previstas no CPC. Ok! Isso quer dizer que os pedidos no se restringem natureza condenatria e desconstitutiva. Para que os bens sejam tutelados pela ao popular h a necessidade que por meio dele difundam-se tutelas inibitrias, declaratrias, mandamentais ou executivas lato sensu - espcies de tutela condenatria.

Ao Civil Pblica X Ao Popular


A ao civil pblica difere-se da popular principalmente em razo da legitimidade ativa. A ao popular s poder ser ajuizada por cidado, enquanto a ao civil pblica s pode ser proposta por: 1- o Ministrio Pblico; 2- a Defensoria Pblica; 3- a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; 4- a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; 5- a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.

68 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

4. Ao de improbidade administrativa A improbidade administrativa caracteriza-se por ser uma ao popular com objetivo mais restrito. Enquanto a ao popular tutela patrimnio pblico em sentido amplo e a moralidade administrativa, a ao de improbidade administrativa tutela somente o errio e a probidade administrativa. Tambm existe diferena quando ao pedido. Na ao de improbidade administrativa a tutela restringe-se a medidas pecunirias e restritivas de direitos. uma ao de carter civil, salvo as hipteses declaradas como crime. A Lei de Improbidade Administrativa basicamente de carter repressivo, tendo o seu rito desenvolvido no juzo civil, e, portanto, caracterizase por ser uma ao de natureza civil. (Lei n 8429/92) Vamos ver as sanes as quais esto submetidos os agentes que cometem atos de improbidade administrativa: Devido ao carter repressivo da ao de improbidade

administrativa requer justa causa para a propositura. Assim, o agente pblico somente poder estar no polo passivo na ao de improbidade administrativa quando presentes indcios suficientes de ato mprobo. Mas o que seria um ato mprobo? Resposta: qualquer ao ou omisso, culposa ou dolosa, que gera perda patrimonial, desvio, apropriao, ou dilapidao dos bens ou haveres por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual.
69 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

LISTA DE QUESTES 1. (AGU Cespe 2010) O nus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Todavia, ainda que se trate de direito indisponvel, as partes podero convencionar a distribuio do nus probatrio de maneira diversa. 2. (DPE-ES Cespe 2009) No que concerne ao direito processual civil, julgue o item seguinte: Quando a matria controvertida for unicamente de direito, e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida a sentena, reproduzindo-se o teor da sentena anteriormente prolatada. Essa regra ser aplicvel apenas quando o juiz prolator da sentena for tambm o autor da sentena que ser reproduzida, visando manter uniforme o entendimento para os casos repetitivos.
3. (AGU Procurador Cespe 2010) Acerca da liquidao da sentena e do

cumprimento da sentena, julgue o item subsequente. Apesar de haver limitao expressa possibilidade de expedio de precatrio antes do trnsito em julgado, pode ser admitida a liquidao imediata da sentena condenatria contra a fazenda pblica, apesar de pendente recurso contra essa deciso. 4. Com relao aos recursos em geral, julgue os itens seguintes: (Advogado BRB Cespe 2010) correto dizer que os recursos so um prolongamento do direito de ao capaz de provocar o reexame da
70 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

deciso impugnada, de modo que o pedido de reconsiderao uma espcie recursal, pois permite a quem prolatou a deciso o reexame do tema. 5. (Advogado da Unio Cespe 2009) Em regra, no existe contraditrio nos embargos de declarao, uma vez que recurso destinado a suprir omisso, obscuridade ou contradio da deciso recorrida. Parte majoritria da doutrina e da jurisprudncia, entretanto, entende pela necessidade de intimao da outra parte para apresentao de contrarrazes, caso os embargos tenham sido interpostos visando a efeitos modificativos, tambm chamados infringentes.

6. (AGU Procurador 2007) Consoante dispe o CPC, impenhorvel a

pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia.
7. (AGU Procurador Cespe 2007) Enquanto o sequestro se caracteriza

por garantir futura execuo por quantia certa, sequestrando-se o suficiente para a satisfao de dado crdito, o arresto tem por fito conservar determinada coisa, recaindo, assim, sobre coisa certa.
8. (AGU Advogado Cespe 2009) Quanto ao civil pblica, julgue

o seguinte item. O Ministrio Pblico tem legitimidade para propor ao civil pblica em defesa do patrimnio pblico, cabendo, nessa hiptese, ao poder pblico, a legitimidade para atuar como litisconsorte apenas no polo ativo da lide, j que no lhe dado ir de encontro ao interesse cuja defesa se almeja na ao.
9. (AGU Procurador Cespe 2010) Acerca da liquidao da sentena, do

cumprimento da sentena e da execuo, julgue o item subsequente. Ao impugnar o valor da execuo por excesso, o executado deve indicar o valor que entende devido, o que revela a aplicao do

71 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

princpio da menor onerosidade da execuo, mas no do princpio da cooperao.


10. (TRE-BA Cespe 2010) O Ministrio Pblico tem legitimidade para

propor, no regime de substituio processual, ao civil pblica para a defesa dos consumidores apenas no que se refere aos direitos de natureza difusa, excluindo-se da sua legitimao extraordinria os direitos individuais homogneos.

GABARITO 1. Errado 2. Errado 3. Certo 4. Errado 5. Certo 6. Certo 7. Errado 8. Errado 9. Errado 10. Errado SIMULADO!

COMUNICADO O Professor Gabriel Borges e a Coordenao do Ponto se reuniram e, motivados pela tima aceitao do curso de Resumo para o MPU, decidiram oferecer um simulado, que ser disponibilizado no dia 6 de setembro (segunda-feira) e contar com questes de provas antigas e questes inditas, elaboradas pelo professor. Todas com breves comentrios.

72 www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO MPU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: GABRIEL BORGES

Foi um grande prazer realizar esse curso com vocs. At o simulado, na prxima segunda-feira!

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BRASIL. CPC (1973). Cdigo de Processo Civil, Braslia, DF, Senado, 1973. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, Senado, 1988. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 8 ed. Salvador: Edies JUS PODIVM, 2007. v.1. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 8 ed. Salvador: Edies JUS PODIVM, 2007. v.2. MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito Processual Civil, volume 1: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2007. MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito Processual Civil, volume 2: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2007. MONTENEGRO FILHO, Misael. Processo Civil. 7 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. NEVES, Daniel Amorim Assumpo. Manual de Direito Processual Civil. 2 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 18. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999, v1. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 18. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999, v2.

73 www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi