Vous êtes sur la page 1sur 3

1

ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO III – outubro de 2012

TEMA DO ANO: UM NOVO TEMPO PARA AS NOVAS GERAÇÕES

TERCEIRA ESTAÇÃO: CELEBRAÇÃO. Outubro: Mês da Multiplicação.

A SEMENTE, O SEMEADOR, A SEMEADURA E O SOLO

TEXTOS-BASE: Lc 8.4-15

VERSÍCULOS-CHAVE: “Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança” (Lc 8.15). "Aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7b).

PALAVRAS-CHAVES DA EDIFICAÇÃO E DO COMPARTILHAMENTO

Semente, Semeador, Semeadura, Solo, Ceifa

OBJETIVO DE EDIFICAÇÃO E COMUNHÃO ESPIRITUAL Compartilhar com os irmãos sobre a lei da semeadura e da ceifa.

DEVOCIONAL

Para ilustrar os seus ensinos e o Reino de Deus, Jesus se utilizou de parábolas, cujas histórias foram retiradas da vida campesina. Elas são feitas de verdades naturais que ilustram verdades espirituais. Para mostrar o crescimento do Reino de Deus e da Igreja, agência deste Reino, Jesus propôs esta parábola, a Parábola do Semeador. Nesta parábola, Jesus fala do crescimento do Reino de Deus, as quatro dimensões do crescimento que precisam ser consideradas: A SEMENTE, O SEMEADOR, A SEMEADURA E O SOLO. Se não prestarmos atenção nessas quatro dimensões, nem observarmos o que Ele e os apóstolos dizem sobre elas, não experimentaremos os efeitos da multiplicação na vida de nossa Igreja.

I – A SEMENTE “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus” (Lc 14.11), disse Jesus explicando a parábola. Ela precisa ser lançada em todos os solos. O seu poder de germinação é espantoso, porque ela nasce em todos os solos. Nada existe no mundo com tal poder. Agora, para que a planta possa vingar é necessário três concursos importantes: o do semeador, o do solo e o de Deus. O seu poder de crescimento não depende dela e sim do semeador, do solo e de Deus. A Bíblia diz é Deus quem dá o crescimento. Deus não falta com sua graça para fazer a obra crescer. Voltemos, pois à semente. Diz Pedro discípulo de Jesus, ouvinte dessa Parábola do Semeador e, certamente, um daqueles que pediu ao Mestre a explicação, diz ele que a semente é incorruptível e regeneradora: “Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (1 Pe 1.23).

11

2

E diz o escritor Aos Hebreus: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que

qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Diz a Bíblia que a Palavra de Deus não volta vazia, antes cumprirá o propósito para o qual ela foi pronunciada. Tal é sua força.

II – O SEMEADOR

O semeador saiu a semear” (Lc 8.5). O semeador é aquele que sai a semear a boa semente. O semeador é o pregador, você e eu. Não somente somos semeadores, mas também aqueles que cuida da semente e da planta que nasceu. Anteriormente dissemos acerca do poder germinador da semente. Dissemos que seu poder de crescimento não depende apenas dela. Depende também do semeador, do solo e de Deus. Paulo diz: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer” (1 Co 3.6). Que é Paulo e Apolo? Semeadores. Ele mesmo diz: “Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um” (1 Co 3.5). Então, Paulo Apolo, são semeadores. E o que fazem como

semeadores, apenas lançam a semente no solo? Não. Plantam e regam. Plantam e cuidam. Deus dá o crescimento se houver cuidado. Se quisermos que haja multiplicação, se quisermos presenciar o crescimento da obra de Deus, precisa haver cuidado. Esta palavra

é dirigida a mim e a você.

III- A SEMEADURA “Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita” (Jo 4.35). A semeadura deve ser feita em todo o tempo, porque a colheita também acontece em todo o tempo. Precisamos entender que onde estivermos precisamos semear a boa semente, porque como semeadores somos testemunhas de Jesus, e isso é nosso estilo de vida. Se a semeadura não for o nosso estilo de vida, ocorrendo, pois, em todo o tempo não presenciaremos o crescimento no trabalho do Senhor. Precisamos entender que os solos clamam pela boa semente, qualquer que seja ele.

IV – O SOLO Disse Jesus que a semente foi lançada em quatro tipo de solo: à beira do caminho, sobre as pedras, entre os espinhos e em boa terra. Disse anteriormente que: para a semente crescer

é necessário três concorrências. A do semeador, a do solo e a de Deus. É necessário que o

terreno seja propício para que a semente possa germinar, crescer e se tornar uma árvore

frondosa, forte. Mas, precisamos semear em todos eles. Estamos, pois, falando do solo do seu coração, onde será semeada a Palavra.

À beira do caminho, é o solo das pessoas volúveis, que cedem ao trabalho do Diabo que

lhes arranca a planta, tirando a palavra do seu coração (conf.12). Sobre as pedras, é o solo dos crentes sem raiz, crentes superficiais. Se você está oferecendo esse solo à Palavra você está correndo um sério risco, o de não permanecer nos caminhos do Senhor (conf. 13).

22

3

Entre os espinhos é o solo dos crentes ambiciosos. Que são os espinhos? Quero lhes advertir a respeito de um espinho muito comum: o espinho da crítica à Palavra (conf. 14). Na boa terra, a semente germina e frutifica (conf. 15).

PARA PENSAR E COMPARTILHAR

Quando você ouve a Palavra de Deus que solo você tem oferecido à semente que está sendo lançada:

A boa semente, a Palavra de Deus, tem muitas facetas. Ela, por exemplo pode ser semeada no solo dos corações dos cônjuges, em suas relações conjugais. Veja abaixo:

Buscando o conselho de um psicólogo, uma mulher lhe disse o quanto odiava seu marido e que queria divorciar- se dele. "Eu quero machucá-lo o mais que puder," disse ela. "Nesse caso," completou o psicólogo, "eu a aconselho a inundá-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, então, ele pensar que você o ama desesperadamente, comece a ação de divórcio. “Esse é o melhor caminho para feri-lo”. Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psicólogo para contar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de você começar com a papelada do divórcio". "Divórcio?" Exclamou a mulher com indignação, "jamais! Eu me apaixonei por ele".

"Aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7b).

E não há semente que produza uma colheita mais agradável do que a semente do amor.

1.

ASSUNTO DE ORAÇÃO Oremos a Deus por nossa Igreja, a fim de que seja multiplicadora de pessoas e das virtudes cristãs, para que todos nós sejamos crentes maduros na fé.

PÚLPITO: Este estudo bíblico foi inspirado nos textos, no tema e na pregação do Pr. Walmir Vargas apresentada no culto das 11h00, domingo passado, dia 07 de outubro de 2012. TRATAMENTO DEVOCIONAL: Pr Walmir Vargas – Ministro de Educação Cristã da Líber. ALGO IMPORTANTE: Veja em nosso boletim, na segunda página, as devocionais do Culto Doméstico do Ministério Sacerdotal do Homem no lar. Seja um sacerdote de seu lar, faça regularmente com seus familiares o Culto Doméstico, e habitue-se a tratar os assuntos de sua família sempre à luz das Escrituras e faça o Senhor conhecedor das necessidades de cada membro de sua família através de suas orações.

33