Vous êtes sur la page 1sur 11

CENTRO UNIVERSITRIO BELAS ARTES DE SO PAULO INICIAO CIENTFICA GRADUAO EM ARQUITETURA E URBANISMO

RODRIGO DE MOURA BARBOSA

MOVIMENTO PARA UM DESIGN INCLUSIVO


FORMAO, PERCURSO E LEGADO

SO PAULO 2013

RODRIGO DE MOURA BARBOSA

MOVIMENTO PARA UM DESIGN INCLUSIVO


FORMAO, PERCURSO E LEGADO

Artigo Cientfico apresentado Coordenao de Iniciao Cientfica como requisito obteno do certificado de concluso da pesquisa desenvolvida no curso de

Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo.

Orientador(a): Prof. Ma. Denise Xavier de Mendona

SO PAULO 2013

RESUMO Este trabalho analisa a experincia produtiva do grupo Movimento para um Design inclusivo ao longo de um ano. apresentado o processo criativo e reflexo acerca das referencias presentes nas peas desenhadas pelos alunos. Num segundo momento, descrito o desenvolvimento e execuo das peas dentro do sistema carcerrio paulista, ressaltando suas dificuldades e ganhos para ambos os grupos, sentenciados e alunos. Posteriormente, a evoluo do design do mobilirio at o desenho autoral praticado nos ltimos momentos. Analisando-se a produo nota-se o grau de inovao da proposta. As prticas desenvolvidas geram um legado que tambm discutido, onde o principal ganho e a incluso do fator humano no processo de desenvolvimento de produtos para pessoas. Palavras-chave: Mobilirio popular. Reciclagem. Design Social. Ecodesign.

ABSTRACT The present study analysis the production of the group Movimento para um Design Inclusivo along one year. In this work are presented some reflection and details about the creative students process. Secondly, it describes the development of furnitures construction in the So Paulo prison system. And it highlighting the difficulties and gains for the two groups, students and prisoners. Subsequently, the evolution of furniture design by the group and the identity creation process. We can note a high level of innovation in the proposal in the design practiced in the last times of the analysis. The practices developed by the group generates a good legacy also are discussed along of the article. The main contribution of this process is the inclusion of the human factor in the production of products made by people for people and the sustainable manufacture of furniture. Keywords: Low Cost Furniture. Recycling. Social Design. Ecodesign.

INTRODUO

Desenvolvimento sustentvel pode ser definido como aquele que utiliza dos recursos disponveis para satisfazer as demandas atuais, sem comprometer as necessidades das geraes futuras (ONU apud CALDERONI,2003). Um dos pontos determinantes deste modelo de desenvolvimento o trato com os recursos utilizados e os resduos gerados pelos processos produtivos. Grandes quantidades de lixo so geradas e descartadas pela sociedade de consumo contempornea todos os dias A utilizao inadequada destes recursos e seu consequente descarte ameaam a manuteno da vida no planeta tal qual a conhecemos hoje. Como maneira de reverter o quadro atual de desenvolvimento onde progresso sinnimo de crescimento e expanso sem limites da cadeia produtiva, como se todos os recursos naturais fossem inesgotveis, para um modelo onde o progresso significa o aprimoramento econmico, entendido como aquele que prioriza o desenvolvimento de prticas a fim de melhorar a qualidade de processos e a reduo de desperdcios, garantindo maior eficincia na produo e qualidade de vida das pessoas. Mesmo com uma quantidade produzida mesma grandeza ou at maior, com a reduo de impactos ambientais, extrao de recursos e emisso de resduos, o ganho positivo em relao ao modelo atual. Neste trabalho descrita a experincia do grupo movBA, projeto de extenso do Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo formado inicialmente por alunos e professores do curso de arquitetura e urbanismo tendo como preocupao central o desenvolvimento e pesquisa de mobilirio feito a partir de matrias primas tidas como resduos, e como essa iniciativa contribui para a formulao de uma alternativa sustentvel na produo de mobilirios de baixo custo e ecologicamente positivos. Procura-se, com base numa anlise crtica do processo de desenvolvimento do grupo, descrever as intenes, resultados, impacto na mdia e possveis extenses da produo do movBA. Com isso, criar um documento conceitual que indique a contribuio das aes durante o processo desenvolvido ao longo de um ano. Pretendeu-se atingir tal compreenso por meio de relatos das experincias de envolvidos, observao e anotaes pessoais do processo, anlise documental (desenhos e fotos) e reportagens, apoiada por bibliografia ligada ao tema de sustentabilidade, ecodesign e experincias de realizao projetos na escala 1:1.

Origens do movimento
O primeiro contato com a ideia do que seria o Movimento para um design inclusivo (movBA) se d a partir do convite por parte de professores do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo (Belas Artes). A proposta inicial consistia no projeto e execuo de mobilirio modelo de baixo custo como suporte para outra experincia da Coordenao de Atividades do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CACCAU): habitaes de interesse social a serem construdas com tcnicas de baixo impacto ambiental e participao voluntaria de alunos visando a criao de um modelo construtivo que pudesse ser replicado por comunidades. S a partir da parceria com a Fundao Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), rgo vinculado Secretaria da Administrao Penitenciria de So Paulo, com foco na educao e trabalho dos detentos no sistema carcerrio paulista, foi possvel elucidar modos de materializao do projeto. Atravs da FUNAP, desenvolvido o projeto Escola de Marcenaria: atravs deste so reformadas a moblia de escritrios pblicos e carteiras escolares. Em seu tempo livre, os sentenciados exploravam materiais residuais ou considerados lixo tais como tacos removidos de construo, fitas de amarrao de contineres, aparas de madeira e pallets1, para a confeco de peas artesanais e mveis simples sob a orientao do coordenador da marcenaria. O projeto descrito anteriormente visto como uma grande oportunidade de viabilizao da proposta do movBA. Deste modo o grupo, ento composto por alunos de diferentes semestres do curso de arquitetura e urbanismo coordenados pela Professora Ma. Denise Xavier de Mendona, com vasta experincia no desenvolvimento e pesquisa a cerca do desenho de mobilirio, adota o pallet 1 de madeira como matria prima principal das futuras peas, ganhando adies de outros materiais e acabamentos.

O percurso criativo
O projeto dos moveis se desenvolve distante de seu futuro cenrio de execuo, a escola de marcenaria da FUNAP em Hortolndia SP. um processo individual cada projetista desenvolve uma pea, mesmo mantendo contato entre si, no h um processo colaborativo real.

Pallet: suporte em formato de estrado utilizado como apoio para movimentao de cargas. Pode ser de madeira, plstico ou metal.
1

A anlise dos primeiros projetos desenvolvidos pelo grupo nos revela a tendncia de reproduo de certo contedo formal presente em mobilirios encontrados no mercado de consumo, principalmente aquele apresentado em lojas de decorao de alto padro, at ento a experincia mais direta que os alunos possuem. As peas projetadas nesta etapa possuem geometria simples, o que contrape a rica gama de ornatos presente no mobilirio popular, onde notvel a utilizao destes como modo de conferir valor e identidade s peas vendidas. Neste mercado, onde o preo mais importante do que a qualidade, a pea possui uma forma simples, fabricada com matrias primas de baixa qualidade e posteriormente ganha adereos a fim de atrair o consumidor. Atravs do desenho despido de adereos nos primeiros prottipos desenvolvidos no projeto - a ideia de valor transmitida atravs das qualidades plsticas de sua geometria e verdade de seus materiais. Talvez, de modo inconsciente, pretendem-se uma aproximao do mobilirio popular e o Alto Design contemporneo, at ento inalcanvel para o consumidor de baixo poder aquisitivo. O custo reduzido atravs da matria prima, reutilizada, porm de boa qualidade, e da mudana do processo produtivo, neste caso utiliza a mo de obra de detentos. Os projetistas procuram adaptar as referncias citadas anteriormente aos materiais e processos utilizados na Escola de Marcenaria da FUNAP. Naquele momento a falta de experincia dos alunos no desenho de mobilirio contribui para a construo de objetos de com referncias claras a produtos do mercado de alta decorao e, devido a esse vocabulrio esttico emprestado daquilo com que se est habituado, muito do processo de experimentao se perde nessa primeira etapa do trabalho. importante frisar que a experincia do grupo consiste em algo inovador j que a explorao de modo mais refinado do reuso de materiais descartados, se diferencia da frequente abordagem na reciclagem de materiais; mesmo que num primeiro momento exista grande proximidade entre o desenho comercial de Alto design e o desenvolvido pelo movBA. Fica implcita a inteno de criar um novo conceito de mobilirio.

Materializao das ideias


Aps algum tempo de desenvolvimento dos projetos realizada uma visita ao presdio de Hortolndia para conhecer a Escola de Marcenaria. Atravs da observao, vivencia e relatos possvel descrever a experincia em uma palavra: choque.

Realidades muito distintas se chocam de maneira abrupta. Os sentenciados tem seu espao invadido por estranhos e os estudantes penetram em um mundo contrastante ao de sua rotina. H pouca interao entre os grupos, porem possvel notar curiosidade em ambos os lados. Apesar de diferentes, os dois grupos esto envolvidos numa mesma experincia. O medo presente, assim como a tenso, entretanto, possvel afirmar que s neste momento o elemento de realidade incorporado ao processo. O envolvimento de pessoas em prol da criao de algo atua como um fator de aproximao. Na mesma visita tem-se contato direto com a produo espontnea desenvolvida em Hortolndia. Os alunos voltam com uma carga de potenciais no imaginadas at ento. A experincia direta demonstra a importncia da vivncia no processo criativo. Em outro momento, fora da carceragem, o grupo tem contado com as primeiras peas executadas. Nota-se a simplicidade em seu desenho e um apelo esttico que utiliza da forma bruta dos pallets. Isto se da devido a seus projetos terem sido enviados a execuo antes da visita ao presdio. um importante momento de reflexo acerca de todo o processo. Em outra visita de acompanhamento com desenhos que incorporam algumas praticas conhecidas no primeiro contato j materializadas parcialmente, toda a experincia ganha nova dimenso. O choque se desfaz por alguns instantes. A dicotomia projetista que concebe o objeto e executor que o materializa se dilui ao longo do dialogo de construo dos prottipos. A pea se torna um elemento de ligao breve entre aquelas pessoas que ignoram suas diferenas em detrimento de seus interesses comuns. O processo construtivo prioriza o mundo objetivo, coisa em si mesma, atravs de meios subjetivos, compartilhamento de ideias diversas acerca de um mesmo ente. o primeiro momento em que o grupo de alunos se dispersa e o dilogo com os sentenciados ocorre de maneira aberta. Neste perodo que o grupo recebe um convite para expor seu trabalho no evento TEDx Jardins 2 no Museu da Imagem e do Som de So Paulo (MIS). Esse fato acelera a produo dos prottipos e, consequentemente, desencadeia o que pode ser considerado o momento mais importante de todo o percurso do movBA: ao se definir as peas que iro

TEDx Jardins: Conferncia realizada em So Paulo no ano de 2012 baseada no TEDx americano que visa a divulgao e ideias inovadoras. Pessoas de diversas reas debatem acerca de experincias pessoais a fim de divulgar suas prticas e sua contribuio para a melhoria de vida das pessoas.
2

para a exposio, todos as envolvidas no processo presente na marcenaria comeam a discutir a respeito dos prottipos e seus acabamentos. Aqui se v um s corpo em torno de uma causa. O senso coletivo se consolida, tal qual descrito por MENDONA:
A reproduo desse processo de ideia/ao faz com que os pensamentos se concretizem no mundo fsico. Passando de uma esfera individual de criao para uma experincia sensvel passvel de ser compartilhada. Assim o ato objetivado retorna a aderir seu emissor, trazendo-lhe a indicao de novas possibilidades de caminhos bem como a construo de novos significados. (MENDONA, 2009:6)

Fica evidente que s na experincia da escala 1:1, na presena do o objeto construdo e dos envolvidos no processo, o trabalho do grupo ganha uma dimenso criativa que potencializa os conceitos buscados atravs do trao. possvel afirmar, com base na anlise do percurso at ento, que o movBA encontra sua identidade a partir deste evento.

Frutos do trabalho
A experincia de produo dos prottipos rende ao grupo de exposio no MIS o que traz repercusso na mdia. O grupo ganha uma projeo nunca imaginada no incio do desenvolvimento do mobilirio de interesse social. Nesta linha h uma segunda exposio, agora individual, no Museu de Belas Artes (MuBA). Por mais relevantes que sejam os eventos supracitados no so eles constituintes do principal legado deixado por essa experincia. Todo o percurso em si a construo de uma ideia de transformao em algo novo, bonito e de qualidade. Como citado por Roslia Andrade, ento integrante da diretoria da FUNAP, os detentos conseguiam vislumbrar uma nova realidade, mais esperanosa para suas vidas. Sentiam-se valorizados como pessoas e no como resduos sociais. Nota-se a grande importncia do papel do arquiteto ao definir o sistema de construo de um projeto e seu impacto na sociedade. Por outro lado, os alunos e professores envolvidos assimilam uma nova experincia de vida. um processo enriquecedor que permite ver alm da pessoa em si. Trabalhar com potenciais e ideias sem com isso reduzir uma pessoa a preconceitos. O saldo muito positivo para ambos os lados. A cooperao entre grupos heterognios mostrou-se capaz de potencializar o processo criativo e ao invs de fragment-lo. A sustentabilidade ganha sua real dimenso ao observarmos os ltimos prottipos, desenhados na poca da exposio realizada no MIS. Assimila-se completamente o

material e o contato humano resultando em peas com identidades prprias. possvel atribuir um valor econmico essa produo e sua possvel viabilizao utilizando-se de resduos que seriam descartados em ambiente natural e questo da integrao social Durante seu desenvolvimento ao longo de um ano o movBA tem trs momentos claros de expresso: a expresso individual - onde os designers trabalhavam sozinhos; a expresso compartilhada - onde a troca de experincias contribuiu para o desenvolvimento dos prottipos; e o terceiro momento pode ser descrito como expresso identitria O grupo se autorreferencia e busca experimentar novas prticas. O desenho ganha uma nova dimenso onde a investigao e descoberta fazem parte do desenvolvimento das peas.

Legado
Uma vez consolidado resta ao grupo tratar de sua evoluo. A partir deste estudo foram documentados certos pontos que no devem ser ignorados pelo movBA em suas prximas atividade, caso queira-se manter a coerncia e objetivos propostos inicialmente. O movBA consegue atender a matriz da sustentabilidade de seus pilares fundamentais econmico, ambiental e social por meio da possvel viabilizao econmica, reduo de matrias primas extradas de ambiente natural e envolvimento de diversos integrantes de diferentes seguimentos sociais. Ao longo desta experincia de um ano, so empregados materiais alternativos e residuais associados a acabamentos de baixo impacto ambiental, tintas base de gua por exemplo. Os conceitos de sustentabilidade ficam implcitos atravs do modo de atuao e no por medidas ditas ecologicamente corretas com carter mais publicitrio do que efetivo. Pelos bons resultados apresentados, nos convites para exposies, na ampla divulgao na mdia, e boa recepo por parte do pblico, afirma-se a necessidade de manuteno do recurso alternativo na produo do grupo. Os produtos desenvolvidos a partir matrias primas j utilizadas mostraram-se como um grande trunfo na produo de baixo para o mercado popular. Como expresso por CALDERONI, a reciclagem no s ambientalmente necessria como economicamente vivel, podendo apresentar-se bastante lucrativa se abordada como um mercado de reciclagem. O senso de coletivo mostra-se muito eficiente na produo dos mveis. A comunidade envolvida, ento detentos do Presdio de Hortolndia, contribui muito para o desenvolvimento das peas. Muitas vezes o projetista encontra-se cego em meio a

questes conceituais e no consegue enxergar certas simplicidades. uma cegueira pelo excesso de viso. O envolvimento de toda a cadeia produtiva desde a concepo aprimora o processo criativo. Caminha-se para um desenho participativo. O processo de construo do movBA caminha em direo a um coletivo de criao e pesquisa, mais do que um conjunto de pesquisadores e designers. A diviso do trabalho torna-se mais malevel e a contribuio do outro, necessria. Talvez o senso coletivo seja um indicativo de como manter o foco na causa, a pesquisa e desenvolvimento de mobilirio popular, ao invs do produto em si e sua divulgao para benefcio pessoal.

Futuro e metas
Resta ainda o desafio da produo de um mobilirio condizente com a atual realidade das habitaes populares. O trabalho do grupo pautou-se na condio dos projetos de residncias feitos pelo CACCAU que adota medidas um pouco maiores do que as que encontramos em Habitaes de Interesse Social (HIS). Cabe ao grupo discutir o que deve ser priorizado: a condio existente das habitaes populares ou discutir esse modelo valendo-se dos conceitos de desenho universal. Alm da prpria dimenso fsica dos prottipos, novas frentes de explorao podem vir a ser interessantes para o desenvolvimento do grupo. Novos materiais e prticas abririam caminhos para a criao de peas nunca antes imaginadas. Talvez em uma aproximao junto ao seu pblico revele quais caminhos possam ser seguidos e investigados.

Consideraes Finais
A reflexo acerca dos conceitos explorados por este trabalho orienta-se pelo enriquecimento emocional e intelectual dos envolvidos. Antes mesmo de falar em crescimento econmico ou desenvolvimento de produtos fsicos este artigo procura investigar o ganho humano que se obtm atravs da experincia prtica. Durante o estudo fica evidente que o mobilirio poderia ter sido produzido de outra maneira, mas que a dimenso alcanada se deve ao coletivo de pessoas envolvidas ali. Isso demonstra o poder transformador que um bom design pode possuir. O projetista tem

em suas mos uma possibilidade nica de mudar paradigmas atravs de decises simples desde a concepo da pea. Cabe a ele coordenar o projeto, nunca se esquecendo da contribuio enriquecedora e necessria de toda a sua equipe. O processo de construo conceitual, aqui registrado, tem importncia igual a materializao do mobilirio. Sendo uma via de mo dupla, o processo criativo necessita de reflexo. Os registros fotogrfico e textual so de grande valia para toda a experincia. Muitas vezes necessrio parar a produo, encar-la e refletir acerca das intenes propostas e atingidas. Esse artigo se prope a ser um primeiro momento de reflexo da produo do movBA. A experincia vivida ao longo desse processo ficar gravada na mente de seus participantes devido dimenso humana em que foi inserida. A produo feita por pessoas e para pessoas. A tecnologia pode adaptar-se e deve ser utilizada quando necessrio, porm no deve ser estruturadora da produo. Pensar o mobilirio segundo princpios puramente estticos ou de ferramental pode nos levar a enganos terrveis. O Movimento para um Design Inclusivo evidencia atravs de sua produo que a incluso das pessoas na criao de objetos para pessoas um fator que s traz benefcios a todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Bibliografia
CALDERONI, Sabetai. Bilhes perdidos no lixo, Os. 4. ed. So Paulo: FFLCH / USP, 2003. FUAD-LUKE, Alastair. ECODESIGN The Sourcebook. 3. ed. San Francisco: Chronicle Books. 2010 KAZAZIAN, Thierry (Org.). Haver a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentvel. Traduo de Eric Roland Ren Heneault. So Paulo: SENAC, 2005. MENDONA, Denise Xavier de. REAL e REALizao Em favor da experincia da em escala 1:1. So Paulo: FAU-UPM. 2009

Vous aimerez peut-être aussi