Vous êtes sur la page 1sur 4

Interpretao da Bblia

INTRODUO: A necessidade de interpretao - Entendes o que l? -Ningum l nada s por ler. Automaticamente voc procura interpretar o que est lendo. -Significados claros? J observamos que hoje os "significados claros" no so iguais para todos. -Alguns consideram o "claro" a partir do ponto de vista social, ou a partir de alguma idia humana de "compaixo". -Na prtica, o que a pessoa busca ela pode extrair das escrituras. Se quer viver em pecado, vai procurar e achar textos que fundamentem seu modo de vida. -Praticamente todas as religies no mundo tm fundamento em alguma doutrina "claramente" revelada.

1) A NATUREZA DA ESCRITURA -Lado divino: Porque a Palavra de Deus, devemos escutar e obedecer a) Muitos acham que a Bblia s histrica e buscam fundamentos para interpret-la na histria humana. b) Outros acham que deve ser interpretada literalmente como "voz de Deus" c) Mas, devemos entender que a Bblia como Cristo, humana e ao mesmo tempo divina. Por isso, precisamos saber como interpret-la corretamente e no a nosso modo. -Lado humano: O fato de que a Bblia tem um lado humano nosso encorajamento; tambm o nosso desafio, e a razo porque precisamos interpretar. a) Devemos considerar que a Palavra de Deus foi expressada no vocabulrio e nos padres de pensamento daquelas pessoas, e condicionada pela cultura daqueles tempos e circunstncias. Ou seja: a Palavra de Deus para ns foi primeiramente a Sua Palavra a elas. Se iriam ouvi-la, somente poderia ser atravs de eventos e linguagem que elas poderiam ter entendido. Nosso problema que estamos muito longe delas no tempo, e s vezes no pensamento. Esta a razo principal porque precisamos aprender a interpretar a Bblia. Se a Palavra de Deus acerca das mulheres usando roupas de homens, ou das pessoas que devem ter parapeitos ao redor das casas pode falar conosco, precisamos saber primeiro o que dizia aos seus ouvintes originais e por que. Logo, a tarefa de interpretar envolve o estudante/leitor em dois nveis. Primeiramente, necessrio escutar a Palavra que eles ouviram; devem procurar compreender o que foi dito a

eles l e ento. Em segundo lugar, devemos aprender a ouvir essa mesma Palavra no aqui e agora.

COMPARE: I Sm 12:2 e I Reis 8.8 (at o dia de hoje) b) Devemos atentar para o fato de que Deus escolheu fazer uso de quase todo tipo de comunicaes disponvel: a histria em narrativa, as genealogias, as crnicas, leis de todos os tipos, poesia de todos os tipos, provrbios, orculos profticos, enigmas, drama, esboos biogrficos, parbolas, cartas, sermes e apocalipses. (exemplo: Vidente de Saul)

2 EXEGESE (NO ISOLAR VERSCULOS OU TRECHOS MAS, ANALISAR O CONTEXTO) a) A primeira tarefa do intrprete chama-se exegese. A exegese o estudo cuidadoso e sistemtico da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. A exegese basicamente uma tarefa histrica. a tentativa de escutar a Palavra conforme os destinatrios originais devem t-la ouvido; descobrir qual era a inteno original das palavras da Bblia. b) Na realidade, todos so exegetas dalgum tipo. A nica questo real se voc vai ser um bom exegeta. Quantas vezes, por exemplo, voc ouviu ou disse: "O que Jesus queria dizer com aquilo foi..." "L naqueles tempos, tinham o costume de .. ."? So expresses exegticas. c) Algumas vezes necessrio recorrer a peritos na traduo da Bblia (grego e hebraico), para verificar o sentido das palavras. Conforme logo notaremos, no se comea consultando os "peritos." Mas quando for necessrio faz-lo, devemos procurar usar as melhores fontes. Por exemplo, em Marcos 10.23 (Mt. 19.23; Lc 18.24), no trmino da histria do jovem rico (v27), Jesus diz: "Quo dificilmente entraro no reino de Deus os que tm riquezas!" Passa a acrescentar: " mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." Freqentemente se diz que havia uma porta em Jerusalm chamada o "Fundo da Agulha," pela qual os camelos somente poderiam atravessar de joelhos, e com grande dificuldade. A lio desta "interpretao" que um camelo poderia realmente passar pelo "Fundo da Agulha." O problema desta "exegese," no entanto, que simplesmente no verdadeira. Nunca houve semelhante porta em Jerusalm, em qualquer perodo da sua histria. Afinal das contas, impossvel para um camelo passar pelo fundo de uma agulha, e era exatamente o que Jesus queria ensinar. impossvel para algum que confia nas riquezas entrar no Reino. necessrio um milagre para uma pessoa rica receber a salvao, o que certamente a lio das palavras que se seguem: "Para Deus tudo possvel."

3 OBSERVAR AS NARRAES A pergunta hermenutica crucial aqui se as narrativas bblicas que descrevem aquilo que aconteceu na igreja primitiva, tambm funcionam como normas que pretendem delinear o que deve acontecer na vida contnua da igreja. H exemplos em Atos acerca dos quais podemos dizer apropriadamente: "Devemos fazer isto," ou devemos meramente dizer: "Podemos fazer isto"?

Nossa suposio, juntamente com muitas outras, que a no ser que a Escritura explicitamente nos mande fazer alguma coisa, aquilo que meramente narrado ou descrito nunca pode funcionar de modo normativo.
De modo geral, declaraes doutrinrias derivadas da Escritura dividem-se em trs categorias: (1) a teologia crist (aquilo que os cristos acreditam), (2) a tica crist (como os cristos devem comportar-se), (3) a experincia ou a prtica crist (aquilo que os cristos fazem). Por exemplo, em Joo 9:7 narra a cura de um cego, no uma doutrina, nem tica e nem prtica cristo era apenas uma narrativa. por isso que algumas igrejas hoje acreditam que certos lugares podem realizar milagres. Assim, ns verificamos, por exemplo, que os discpulos se reuniam no primeiro dia da semana (Atos 20:7), mas no h ensino/mandamento sobre isso. No entanto, muitas narrativas so auxiliares as coisas primrias, por exemplo em Atos 6.1-7, o assunto ali no como escolher lderes na igreja mas, sim que possvel resolver conflitos pacificamente.

4 INTENO DO AUTOR No livro de Atos, por exemplo, qual era a inteno do ator? Registrar os eventos ocorridos com os apstolos aps a asceno de Jesus. Alguma vezes necessrio ver sobre o que o livro est falando, chamamos isso de contexto do livro.

5 - NO ISOLAR FATOS HISTRICOS DO VELHO OU NOVO TESTAMENTO (EX. GIDEO E O TANQUE DE SILO) Provavelmente nunca vlido usar uma analogia baseada em precedentes bblicos para dar autoridade bblica para as aes dos dias atuais. Por exemplo, a poro de l de Gideo tem sido usada repetidas vezes como uma analogia para descobrir a vontade de Deus. Visto que Deus graciosamente condescendeu com a falta de confiana da parte de Gideo, Ele pode fazer o mesmo com a dos outros, mas no h autoridade ou encorajamento bblico para tais aes. De modo semelhante, h aqueles que argumentam em prol do batismo no Esprito Santo como sendo subseqente salvao, com base na analogia de Jesus, que nasceu do Esprito e, no Seu batismo, foi revestido do poder do Esprito. Semelhante analogia, porm, por interessante que seja, realmente irrelevante, visto que a experincia cristo uma coisa radicalmente diferente do nascimento de Jesus pelo Esprito. Se tudo na vida de Jesus fosse normativo para ns, seria esperado de todos ns que morrssemos crucificados e fssemos ressuscitados trs dias mais tarde.
6 - NO TEMOS AUTORIDADE PARA USAR ILUSTRAES PARA BASEAR ATOS NOS DIAS ATUAIS. No Novo Testamento, Jesus mencionou Davi (Marcos 2.23-28) para falar do sbado e Paulo mencionou o VT (1 Co 10.1-13) para ensinar a igreja a no cobiar coisas ms.

Uma advertncia est em ordem aqui. Para um precedente bblico justificar uma ao atual, o princpio da ao deve ser ensinado em outro texto, onde a inteno primria ensinar assim. Por exemplo, usar a purificao do templo feita por Jesus para justificar a assimchamada indignao justa dalgum usual-mente um eufemismo para a ira egosta abusar deste princpio *Ou seja, se Jesus, depois os discpulos sassem por a purificando o templo e houvesse algum ensino sobre isso, a poderamos praticar. 7 PADRES REPETVEIS NO DITAM NORMAS, MAS O COMO DAS COISAS. os precedentes bblicos podem s vezes ser considerados padres repetveis ainda que no devam ser considerados normativos. especialmente o caso quando a prtica obrigatria mas seu modo no o (ser batizado, no como, embora possamos observar que vrios textos apontam para a imerso esse apenas o modo mas, se uma pessoa enferma no pode ser imersa o importante ser batizada em nome de Jesus). a) Primeiramente, o argumento mais forte possvel pode ser feito quando um s padro achado e repetido dentro do prprio Novo Testamento. b) No normatizar aquilo que culturalmente condicionado, ou no repetvel de modo algum. Conseqentemente, luz destes princpios, podemos formar um argumento muito forte em prol da imerso como sendo o modo do batismo, um argumento mais fraco em prol da observncia da Ceia do Senhor todos os domingos, mas quase nenhum argumento a favor do batismo das crianas No imaginamos com isto que solucionamos todos os problemas, mas pensamos que so sugestes funcionais, e esperamos que levem voc a pensar exegeticamente e com maior preciso hermenutica enquanto ler as narrativas bblicas.

8 NOVO TESTAMENTO TEM MAIOR PESO QUE O VELHO TESTAMENTO Se tiver em dvida sobre alguma histria que leu no VT, corra para o NT e veja se l voc encontrar instrues ou mandamentos, se no, extraia o que a histria do VT ensina mas, no tome para si e nem ensine como doutrina.

Vous aimerez peut-être aussi