Vous êtes sur la page 1sur 54

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO REGINA HELENA DINIZ BOMENY

SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA DE EDUCAO ELISABETE GOMES BARBOSA ALVES MARIA DE FTIMA CUNHA COORDENADORIA TCNICA ILMAR ROHLOFF DE MATTOS CONSULTORIA JAIME PACHECO DOS SANTOS ROBERTO ANUNCIAO ANTUNES ORGANIZAO
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014
www.petma.ufsc.br

LCIO CARVALHO IGNCIO ROBERTO ANUNCIAO ANTUNES ELABORAO CARLA DA ROCHA FARIA INGRID LOUISE GAUDIERO RIBEIRO LEILA CUNHA DE OLIVEIRA REVISO DALVA MARIA MOREIRA PINTO FBIO DA SILVA MARCELO ALVES COELHO JNIOR DESIGN GRFICO
Acervo SME

EDIOURO GRFICA E EDITORA LTDA. EDITORAO E IMPRESSO

Ol, Querido Aluno, Querida Aluna, muito bom estar com vocs, estudando e aprendendo. Temos vrios assuntos interessantes nesse ano em Histria! E para que estudar Histria? A Histria nos ajuda a conhecer melhor o mundo em que vivemos. Ela nos possibilita compreender as diferenas entre povos e naes, embora a espcie humana seja uma s. A Histria o relato das experincias vividas por homens e mulheres, em diferentes lugares e em diferentes momentos as experincias histricas. Que tal acompanhar a grande aventura vivida por homens e mulheres em diferentes tempos e lugares? Que tal conhecer por que as experincias histricas foram diferentes umas das outras? Que tal procurar compreender por que, em um mundo cada vez mais globalizado, devemos respeitar e valorizar, positivamente, as diferenas que caracterizam povos e culturas diversos? Proposta aceita?
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Voc conhece a Educopdia? Neste site voc pode complementar seu aprendizado: http://www.educopedia.com.br Vale a pena conhec-lo!

MULTIRIO

EXPERINCIAS HUMANAS: MORADIAS DE NOSSA CIDADE


Que tal comear por algumas diferenas existentes na cidade onde vivemos? A casa sempre foi um espao muito importante para os seres humanos. Ela nos d proteo e segurana. Ao longo dos tempos, muitos tipos de casa ou moradias foram sendo construdos pelas pessoas. Vejamos alguns exemplos.

www.radioprogresso640.com.br

www.extra.globo.com

skyscrapercity.com

COMUNIDADE DA ROCINHA

EDIFCIOS DA AVENIDA VIEIRA SOUTO - IPANEMA

CONDOMNIO POPULAR NA ZONA NORTE. Foto de Fabio Guimares / 22.06.2012.

1- Todas as moradias so iguais? SIM ( ) NO (

CASARIO DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. RUA DO LAVRADIO Foto de Jaime Silva.

2- Descreva o que torna diferente cada um dos exemplos de residncias que vemos nas quatro imagens acima: _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Observe as imagens, leia as legendas e responda.


noticiasrio.rio.rj.gov.br

MORADIAS DE NOSSA CIDADE


Voc percebeu que todas as moradias da pgina anterior esto localizadas AQUI, na cidade do Rio de Janeiro. Sabemos que nelas vivem pessoas AGORA, nos dias de hoje.

Existem diferentes tipos de moradias. Temos moradias construdas de acordo com os saberes prprios de cada sociedade e de acordo com o seu tempo. Mas no importa onde a nossa moradia est localizada ou como ela . Ela nosso lar e um espao muito importante em nossas vidas. Nela estamos com nossa famlia.

A famlia o primeiro grupo social a que pertencemos, com quem aprendemos as primeiras noes de deveres, direitos e atravs da qual fortalecemos nossos vnculos afetivos. Um grupo social representa uma unio de pessoas que buscam os mesmos objetivos e possuem afinidades entre si.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Toda e qualquer experincia vivida momento (tempo).

por homens e mulheres ocorre em um lugar (espao) e em um

ESPAO CRIAO

Agora que j conversamos a respeito da importncia de nossas moradias, cole, aqui, moradias de outros lugares e momentos.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

A ORGANIZAO DO ESPAO
Os homens sempre organizam os lugares (espaos) em que vivem e convivem: os espaos de moradia, de trabalho, de lazer e de estudo. Cada um desses lugares (espaos) tem caractersticas bem diferentes e regras prprias para seu uso: cada parte da casa ou da escola tem uma funo prpria, de acordo com a atividade que nela ser realizada. H sempre necessidade do estabelecimento de regras de convivncia entre aqueles que a utilizam. Numa escola, por exemplo, temos as salas de aula, em que estudamos; a cozinha, onde so preparadas as refeies que saboreamos no refeitrio. Temos a quadra para a prtica de esportes e para as comemoraes da escola. E tambm outros espaos, como a Sala dos Professores, a Sala de Leitura, a Secretaria. Cada um desses espaos tem organizao e caractersticas bem diferentes dos demais. Como est organizada sua sala de aula?

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

A QUADRA DE ESPORTES UM ESPAO MUITO IMPORTANTE NAS ESCOLAS

Acervo SME

LOCALIZAO E ORGANIZAO DO ESPAO


O Brasil est dividido em estados. O estado onde vivemos o estado do Rio de Janeiro. Cada estado tem diversas cidades e uma delas a sua capital. A capital de nosso estado a cidade do Rio de Janeiro. Vamos localizar nosso estado no mapa do Brasil?
uff.br

Pinte de azul o estado do Rio de Janeiro. Para ajud-lo, veja a localizao do Rio de Janeiro no mapa abaixo.

Legenda: Rio de Janeiro Esprito Santo Com a ajuda de seu Professor, identifique tambm os estados vizinhos ao Rio de Janeiro, que fazem parte da regio Sudeste. Pinte-os, criando uma legenda para cada um. Minas Gerais So Paulo

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

mochileiro.tur.br

Voc sabe o que um continente? So as seis grandes extenses de terra emersas, limitadas pelas guas de
mares e oceanos: frica, Amrica, Antrtida, sia, Europa e Oceania. No mundo, os pases esto localizados em continentes. Com a ajuda de seu Professor, localize os continentes no mapa abaixo, colorindo-os da seguinte forma: - Europa: vermelho - Oceania: marrom - Antrtida: lils - Amrica: verde - frica: amarelo - sia: azul

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Voc saberia em que continente fica o nosso pas? _________________________

LOCALIZAO E ORGANIZAO NO TEMPO


Alm de nos localizarmos no espao, tambm nos localizamos no tempo em que vivemos. Para tanto, nos utilizamos de palavras como antes, agora, depois; hoje, ontem, amanh; presente, passado, futuro. A sucesso organiza os acontecimentos em uma ordem que pode ser linear ou cclica. Na ordem cclica, os acontecimentos ou fatos se repetem aps determinado perodo. Na ordem linear isso no acontece. Uma forma que temos de localizar e organizar a sucesso dos acontecimentos atravs de uma linha do tempo. Veja o exemplo abaixo:

LINHA DO TEMPO DE UM ANO

JANEIRO FEVEREIRO

MARO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

I
Dia 1. - Dia do trabalhador.

I
Dia 22 - Dia do folclore.

I
Dia 20 - Dia da conscincia negra.

A ordem dos meses do ano linear ou cclica? _____________________


blog.educacional.com.br

Visite a Educopdia: http://www.educopedia.com.br

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

ESPAO CRIAO

Podemos fazer linhas do tempo sobre vrios assuntos. At da nossa vida! Que tal aproveitar a linha abaixo, para localizar acontecimentos do seu dia? Escreva algo que fez antes de vir para as aulas de hoje e algo que pretende fazer depois que sair da escola. Capriche! Afinal, voc o personagem mais importante de sua prpria histria! Seu Professor poder ajud-lo.

Entrada na escola

Sada da escola

Antes:_____________________________________________________________________________
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Antes:_____________________________________________________________________________

Depois:____________________________________________________________________________ Depois:____________________________________________________________________________

Repare que, numa linha do tempo (ou sucesso), podem aparecer dois tipos de acontecimentos:
os ordinrios - aqueles que acontecem comumente, no dia a dia, no cotidiano;

10

os extraordinrios - aqueles que no ocorrem todos os dias, como os feriados ou o seu aniversrio, por exemplo.

AINDA SOBRE O TEMPO...


Todos os acontecimentos vividos pelos homens tm uma durao. Qual a durao de uma partida de futebol? ________________________ . Costumamos dar nomes s diferentes duraes do tempo. Dia o nome que damos a um perodo (durao) de 24 horas. Que nome damos a um perodo de 7 dias? ____________ .

Os anos tm a durao de 365 dias. De 4 em 4 anos, temos um dia a mais o dia 29 de fevereiro. So os anos bissextos que possuem 366 dias. O movimento de translao da Terra em torno do Sol, leva 365 dias e 6 horas. A cada 4 anos essas 6 horas, no consideradas, somam 24 horas, isto , um dia. Por isso, de 4 em 4 anos se inclui um dia a mais no calendrio e temos um ano bissexto (366 dias). Os anos agrupados em perodos de 10 anos so chamados de dcadas. Quando falamos de perodos de 100 anos, usamos o termo sculo.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Uma dica interessante para saber se determinado ano foi ou ser bissexto saber que o ano de Olimpadas, sempre um ano bissexto. Assim, sabemos que 2012 foi ano bissexto pois, neste ano, tivemos Jogos Olmpicos, em Londres, na Inglaterra. E o prximo ano bissexto ser 2016, ano das Olimpadas do Rio de Janeiro.

11

AINDA SOBRE O TEMPO...


Vamos conhecer, agora, outra dimenso do tempo.
Enquanto voc e sua turma esto tendo uma aula de Histria, na sala ao lado est acontecendo uma aula de Portugus. Ao mesmo tempo que, no Brasil, dia, no Japo noite. E quando aqui noite, l dia. Quando acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo, em um mesmo lugar ou em lugares diferentes, dizemos que ocorrem simultaneamente. Para demonstrar a simultaneidade dos acontecimentos, utilizamos palavras ou expresses como enquanto e ao mesmo tempo. Faa uma frase utilizando a expresso enquanto (ou ao mesmo tempo), para apresentar a simultaneidade de dois ou mais acontecimentos ou aes. _______________________________________________________________________________________________

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

www.petma.ufsc.br

12

ORGANIZANDO UMA LINHA DO TEMPO...

J sabemos que a linha do tempo uma representao que localiza acontecimentos em uma sucesso. Os acontecimentos que nela aparecem so escolhidos por quem a organiza. Veja o exemplo abaixo. Que acontecimento se encontra no ano 1 da linha do tempo, ordenando os demais eventos? ________________________________ .
MULTIRIO

Ano 100 a.C.

Ano 10 a.C.

Ano 1

Ano 10

Anos antes de Cristo

Anos depois de Cristo

I
Ano 100 a.C. Nascimento de Julio Csar, lder poltico e militar romano.

I
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

I
Ano 14 Morte de Otvio Augusto, o 1. imperador romano.

I
Ano 79 Destruio da cidade de Pompeia, pela erupo do vulco Vesvio, na pennsula itlica.

FIQUE LIGADO!!!

Temos como referncia inicial o nascimento de Cristo, os anos que antecedem (vm antes) a esse evento, usamos a sigla a.C. colocada aps o ano. Essa sigla significa antes de Cristo. Vamos ver um exemplo: ano 400 a.C. ano 400 antes do nascimento de Jesus Cristo. Quando tratamos de anos posteriores (que vm depois) do nascimento de Cristo, no necessrio colocar nenhuma sigla, bastando apenas o prprio ano. Exemplo: estamos no ano de 2014, ou seja, 2014 anos depois do nascimento de Jesus Cristo.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Ano 100

13

OS CALENDRIOS E A ORGANIZAO DO TEMPO


Voc sabe o que um calendrio? Para que serve um calendrio? O calendrio uma forma de organizao do tempo. Mas nem todos os povos e culturas do mundo seguem o mesmo calendrio. Afinal, o calendrio uma construo cultural, que tem a ver com acontecimentos que diferenciam nossa sociedade de outras, que possuem referncias diferentes. O nosso calendrio foi organizado tendo como referncia o nascimento de Jesus Cristo. Como esse calendrio foi corrigido pelo Papa Gregrio XIII, ele chamado de calendrio gregoriano. Em outras culturas, outros eventos determinam seus calendrios. O calendrio judaico, por exemplo, se inicia com a criao do mundo. Por isso, em 26 de setembro de 2014 (no nosso calendrio), os judeus iniciaro o ano 5775. J os muulmanos, esto no ano 1436, pois seu calendrio se inicia com a hgira, a migrao do profeta Maom, da cidade de Meca para a cidade de Iatreb, que depois passou a ser chamada de Medina. Isso aconteceu no ano de 622 (pelo calendrio gregoriano).

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Visite a Educopdia: http://www.educopedia.com.br

14

Recapitulando...
Verifique seus conhecimentos, preenchendo a cruzadinha.

1- Aqueles que estudam, como voc, so ...

2- Nome pelo qual tambm so conhecidos os grupos humanos que vivem sob as mesmas regras, leis e normas.

3- Conjuntos de doze meses...

4- Tipo de moradia humana.


Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

super.abril.com.br

15

A VIDA EM SOCIEDADE: A FAMLIA E AS RELAES SOCIAIS

ESPELHO (Joo Nogueira)

Nascido no subrbio nos melhores dias Com votos da famlia de vida feliz Andar e pilotar um pssaro de ao Sonhava ao fim do dia ao me descer cansao Com as fardas mais bonitas desse meu pas O pai de anel no dedo e dedo na viola Sorria e parecia mesmo ser feliz
vida boa, quanto tempo faz Que felicidade E que vontade de tocar viola de verdade E de fazer canes como as que fez meu pai

Assim crescendo eu fui me criando sozinho Aprendendo na rua, na escola e no lar Um dia eu me tornei o bambambam da esquina Em toda brincadeira, em briga, em namorar At que um dia eu tive que largar o estudo E trabalhar na rua sustentando tudo Assim sem perceber eu era adulto j vida boa, vai no tempo, vai Ah, mas que saudade Mas eu sei que l no cu o velho tem vaidade E orgulho de seu filho ser igual seu pai Pois me beijaram a boca e me tornei poeta Mas to habituado com o adverso Eu temo se um dia me machuca o verso E o meu medo maior o espelho se quebrar

tvbrasil.org.br

Joo e Diogo Nogueira Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Um dia de tristeza me faltou o velho E falta lhe confesso que ainda hoje faz Me abracei na bola e pensei ser um dia Um craque da pelota ao me tornar rapaz Um dia chutei mal e machuquei o dedo E sem ter mais o velho pra tirar o medo Foi mais uma vontade que ficou pra trs
vida boa, vai no tempo, vai Eu sem ter maldade Na inocncia de criana de to pouca idade Troquei de mal com Deus por me levar meu pai

toque-musicall.com

Joo Nogueira

16

A VIDA EM SOCIEDADE: A FAMLIA E AS RELAES SOCIAIS


Os versos da cano Espelho, de Joo Nogueira, apresentados na pgina anterior, falam de uma relao familiar. Ser que todas as pessoas tm essa relao to bonita com as pessoas de sua famlia? Voc j aprendeu que a famlia o primeiro grupo social do qual participamos. Os membros de uma famlia mantm entre si relaes de parentesco. As relaes de parentesco so um tipo de relao social, isto , um tipo de relao que as pessoas mantm entre si, em sua vida em sociedade. Existem famlias formadas tambm por pessoas adotadas crianas e jovens cujos pais biolgicos no puderam cri-los. As moradias abrigam famlias bem diversas. Em algumas delas moram apenas o pai, a me e os filhos. Em outras, os avs tambm residem com os seus filhos e netos. So cada vez mais comuns as casas nas quais s residem a me e os filhos, devido ausncia do pai.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Voc sabia que, em tempos muito antigos, as famlias eram compostas por muitos indivduos? Eles formavam o que chamamos de cls. De um cl participavam todos aqueles que acreditavam ser descendentes de um mesmo ancestral (antepassado).

A FAMLIA OBRA DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL (1886-1973).

escolakids.uol.com.br

17

clauderioaugusto.com.br

A VIDA EM SOCIEDADE: OUTROS TIPOS DE FAMLIA

As famlias de hoje so bem diferentes daquelas que existiam na poca de nossos bisavs. Hoje, em sua maioria, homens e mulheres trabalham para prover suas famlias das necessidades bsicas para a sua existncia. E mais que isso: em muitos lares, so as mulheres que chefiam as famlias, coisa muito rara de ser vista h 100 anos, por exemplo, como voc pode ver na notcia de jornal abaixo. E h tambm aquelas famlias que comportam outras formas de relacionamento, diferentes das formas de casamento tradicional, mas que existem e no devem ser alvo de nosso preconceito. A famlia, formada por um grupo de pessoas que possuem laos de parentesco. Devemos entender por sociedade um grupo de indivduos, que vive num territrio, sob as mesmas regras, normas e leis, compartilhando valores e crenas. E tendo cada individuo o direito igualdade e tambm a ser diferente do outro.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

leccofranca.blogspot.com

Mulheres j so chefes de famlia em 37% dos lares brasileiros.


O Globo: 07/11/12

18

Gabriel de Paiva / O Globo

oglobo.globo.com

oglobo.globo.com

FIQUE LIGADO!!!
Voc j sabe que, vivendo em sociedade, os homens se relacionam uns com os outros. Os homens criam relaes sociais em todas as atividades que realizam: no trabalho, na vida poltica, na religio, na escola, nas atividades culturais. Quando se vive em sociedade muito importante respeitar as regras, normas e leis que regem os grupos ao qual pertencemos. So elas que possibilitam a convivncia social. J pensou se cada pessoa fizesse apenas o que ela quisesse, sem se importar com os demais? O convvio seria muito difcil, pois no haveria respeito pelas outras pessoas. Voc saberia dizer uma regra de uma das brincadeiras de seu grupo? E da sua escola?

SOCIEDADE E CULTURA
Nas pginas iniciais, voc pde observar alguns tipos de moradias. Elas so exemplos de como as experincias humanas contribuem para o surgimento de individuos, objetos e ideias que formam o que chamamos de CULTURA. Vivendo em sociedade, os homens produzem cultura e a cultura vai formando os homens. Os homens transmitem a cultura a seus descendentes. A transmisso cultural um dos elementos que nos diferencia dos outros animais. Qualquer objeto, ferramenta, artefato, monumento, ideia, forma de pensamento produzidos pelos homens, assim
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

como os diferentes tipos de famlia, as manifestaes religiosas e as formas de diverso so manifestaes culturais.

Visite a Educopdia: http://www.educopedia.com.br

19

SOCIEDADE E CULTURA
importante lembrar que todos os povos so produtores de cultura. Por isso, devemos respeitar as diferentes manifestaes culturais. O Brasil um pas com uma grande diversidade cultural. Voc saberia dar exemplos dessa diversidade?

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

20

Imagens: CLIPART

CAA-CONHECIMENTO
Preencha as lacunas corretamente e encontre cada uma das palavras no quadro abaixo.

Primeiro grupo social do qual fazemos parte: Produzido pela ao humana: Uma forma de organizao do tempo: Nossa cidade: Estado vizinho ao Rio de Janeiro:

C A L E N D A R I O

I N P F J C C Z O J

J I I J A V S

N R O Z I K I

R F A M I L I A

B P Z

G C O B

C X K E

D C S J I K

E K

U A R I S L R A I S

L N L

T I P

U R T

R E V

A W H
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

E W S V I T T L

O M

T D L A

S C U L L

E N I Q F P A O Q

A W C A D I I T P D N R E T

G R Y S Z N S C

O D

R O Q N D E M N

E W R

C O M A P C P

O O G X I R B Z R T

R M P M O Y W R A T D T O L S R

A W Q H D S F A T V J

O M S E C S I

U O K T L

M X A A

O R A N A

O W U I I Y

E W R

E M N

21

ESPAO CRIAO

Releia a definio de cultura que apresentamos na pgina 20 e realize um trabalho de pesquisa e colagem. Procure em revistas ou em encartes de jornal, imagens que representem a cultura acumulada pela humanidade. Caso no encontre essas imagens, vale desenh-las. Seu Professor ir ajud-lo. Depois, mostre o resultado para os seus colegas.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

22

A CAPACIDADE HUMANA DE CONTAR HISTRIAS


Quem no gosta de ouvir histrias? Voc gosta de contar histrias? As histrias, em geral, so criadas pela imaginao humana e podem ser, muitas vezes, baseadas nas tradies da cultura popular.

As histrias podem nos divertir e nos ensinam vrias coisas.

Como podemos contar ou narrar uma histria? De diversas maneiras: por escrito, falando (oralmente), por meio de uma msica, de um filme... Aquele que narra uma histria chamado de NARRADOR.

Imagem digitalizada

FIQUE LIGADO!!!
Em seu Caderno de Lngua Portuguesa, voc vai encontrar mais informaes sobre a estrutura da narrativa.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Vamos exemplificar uma narrativa, com um conto da Nigria (um pas africano) que voc ler na pgina seguinte. Ele foi retirado do livro Os Grandes Contos Populares do Mundo, organizado por Flvio Moreira da Costa. Voc pode encontr-lo na Sala de Leitura e se deliciar com outros contos de diversos pases. Boa leitura!

23

Texto 1

UM CONTO NIGERIANO
POR QUE O SOL E A LUA VIVEM NO CU

H muitos e muitos anos, o sol e a gua eram grandes amigos e viviam juntos na Terra. O sol costumava visitar, com frequncia, a gua, mas a gua nunca retribua suas visitas.

Um dia o sol perguntou gua por que ela nunca o visitava. A gua respondeu que a casa do sol no era suficientemente grande e que, se ela o visitasse com todo o seu povo, o prprio sol ficaria fora de casa. A gua ento disse: Se voc fizer questo da minha visita, vai ter de construir uma casa bem grande. Mas aviso logo que ela vai precisar ser muito grande mesmo, pois meu povo numeroso e ocupa muito espao.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

O sol prometeu construir uma casa enorme e logo em seguida retornou para junto de sua esposa, a lua, que o saudou com um belo sorriso.

O sol contou lua o que havia prometido gua e, no dia seguinte, comearam os dois a construir uma imensa casa para receber a gua e o seu povo.

Com a casa pronta e acabada, o sol avisou gua que agora ela podia ir visit-lo.

24

Continua

culturamix.com

Quando a gua chegou, aps se certificar se seria segura a sua entrada, comeou a se derramar pela casa do sol, seguida pelos peixes e outros animais. E muitos outros habitantes da gua foram entrando e inundando a casa do sol. Ento, novamente, a gua perguntou ao sol, se ela poderia continuar entrando. Sem saber o que responder e para no parecer indelicado, o sol disse que sim. Mais e mais habitantes da gua foram entrando, at que o sol e a lua tiveram de se sentar em cima do teto. A gua, mais uma vez, perguntou ao sol se estaria tudo bem se continuasse entrando. O sol e a lua responderam que sim, e ento mais e mais habitantes da gua foram entrando.

A gua logo chegou altura do telhado e, para lhe dar espao, o sol e a lua se viram forados a subir para o cu.
... E l que eles moram at hoje.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

1- O que narrado no conto?


culturamix.com

________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 2- Voc sabe o que um conto? Converse com seu Professor.

25

AGORA, COM VOC

!!!

Nas sociedades sem escrita ou naquelas em que somente umas poucas pessoas sabem ler e escrever, a tradio oral (aquela que passada de boca em boca pelas pessoas) fundamental. A tradio oral est presente em algumas regies africanas e em algumas reas ou regies do Brasil. As narrativas so fundamentais para a transmisso do conhecimento e a perpetuao da memria nesses lugares. Os narradores so, geralmente, as pessoas mais velhas, que conhecem bem as histrias da regio e as transmitem, oralmente, aos mais jovens. Hampat B um historiador africano. Ele afirmou:

Na frica, um velho que morre uma biblioteca que se queima.


O que voc acha que Hampat B quis dizer ? _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Nas sociedades que conhecem a escrita, a transmisso do conhecimento e a perpetuao da memria ocorrem, principalmente, por meio de textos escritos. Os livros cumprem essa funo e as bibliotecas escondem verdadeiros tesouros que nos encantam e nos fazem ter mais conhecimentos.

FIQUE LIGADO!!!
secretariacult.blogspot.com

Voc sabia que, em nossa cidade, se encontra uma das mais importantes bibliotecas do mundo? a Biblioteca Nacional, que rene inmeros livros, revistas e outras publicaes de importncia mundial. Voc j a visitou? Ela fica no centro da cidade, na Cinelndia. Quem sabe sua turma e voc, com o auxlio de seu Professor, tm a chance de conhec-la um dia!

26

BIBLIOTECA NACIONAL

Texto 2 Agora, que tal uma narrativa brasileira? Uma fbula que voc talvez conhea. A FESTA NO CU
paracolorirdesenho.s-pl.us

Correu na floresta a notcia de que noite haveria uma festa no cu, mas que somente as aves seriam convidadas. Todo o povo de pena ficou feliz com aquele convite e, orgulhosos, comearam a caoar dos peixes e dos animais terrestres. Pousando perto da lagoa um urubu ps-se a tagarelar com o sapo, seu velho conhecido. Papo vai, papo vem, o urubu se orgulhava de ser o convidado de honra para a festa. O sapo, coitado, ficava ali beira do lago, tendo que ouvir e aguentar a fala do fanfarro. O urubu estava mesmo feliz, tocava viola, cantava sua alegria, e ria. Nisso aproximou-se, devagar, uma tartaruga, emergindo do fundo da lagoa para ouvir a conversa, e perguntou: Mas, compadre urubu, ser que eu e o sapo, meu amigo, no poderamos ir? Por que motivo seramos impedidos de ir na festa? Sempre fomos bons animais... Sei no, comadre tartaruga, o fato que ns, aves, vivemos nas alturas, olhamos o mundo de cima para baixo, somos superiores; quem sabe um dia chegue a vez de vocs... disse o urubu em tom de zombaria. O sapo e a tartaruga ficaram tristes com o urubu, mas nada podiam fazer, afinal como chegariam numa festa no cu, sem asas para voar. Mas a o sapo teve uma ideia e logo contou para a tartaruga: Comadre, tive uma ideia! Sei que antes de ir para a festa, o urubu vai descansar um pouco. Nesta hora, vamos nos esconder na viola dele e assim chegaremos na festa. A tartaruga adorou a ideia e assim fizeram. Logo depois, o urubu chegou, descansou, pegou a viola, colocou-a s costas e rumou ao cu. L chegando, arfando de cansao e com a lngua de fora, parecendo uma gravata, disse ao seu colega gavio: Caramba, que dureza, pensei que no chegaria tal o peso da viola. Acho que de to cansado nem poderei mostrar meus dotes de violeiro. Vou apenas cantar, pois tenho uma voz muito linda! Ao perceberem que a festa tinha comeado, o sapo e a tartaruga saram do esconderijo e foram aproveitar a festa. As aves ao verem o sapo e a tartaruga ficaram muito surpresas, mas por mais que perguntassem como eles tinham chegado no cu, eles nada diziam. E assim, aproveitaram a festa, danando e se divertindo.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

educacao-ale.blogspot.com

27

E o baile durou a noite toda. Os dois amigos se divertiram muito. Acabado o baile, ao raiar do sol rumaram para a viola do urubu e ali se aninharam felizes da vida. Aps a despedir-se de amigos, o urubu pegou a sua viola, meteu-a s costas, e retornou terra. Nem bem voara um bom trecho ouviu um barulho estranho dentro da viola. Olhou l dentro e viu o sapo roncando; olhando melhor, avistou a tartaruga. Ah seus espertalhes, ento foi desse modo que conseguiram ir ao baile? - disse o urubu. Assim dizendo, chacoalhou a viola e os dois amigos despencaram cu abaixo, rumo terra. O sapo deu sorte e veio a cair em uma lagoa, no sofrendo dano algum. Mas a tartaruga, coitada, essa no teve sorte, e caiu estatelada em uma rocha. Ficou com o casco em pedaos. Penalizados com a sua situao, vieram em seu socorro todos os animais da floresta. Eles juntaram todos os pedaos de seu casco que se espatifara e foram juntos, montando o quebra-cabeas em que se transformara seu

casco. O porco-espinho contribuiu com um espinho, como se fosse uma agulha; a aranha forneceu seu fio mais forte,
para juntos, costurarem as costas da comadre tartaruga. E foi assim que, com a unio dos amigos, a tartaruga voltou a viver e at hoje em qualquer lugar do mundo tem o casco todo remendado.
Adaptado de Lus da Cmara Cascudo. Contos Populares do Brasil.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

1- O que narrado na fbula? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

28

doisgatinhos.blogspot.com

2- Voc percebeu alguma semelhana entre os dois contos? Converse com seu Professor.

Texto 3

UM OUTRO TIPO DE NARRATIVA: A NARRATIVA HISTRICA


A NOITE DAS GARRAFADAS

Ao amanhecer do dia 13 de maro de 1831 a cidade do Rio de Janeiro parecia uma panela de presso prestes a explodir. Populares, em grupos, andavam pelas ruas do centro da cidade dando vivas independncia e soberania do Brasil.
No quarteiro portugus (ruas do Rosrio, dos Ourives, da Quitanda e Direita), o silncio era total e o movimento nenhum. Os portugueses estavam recolhidos e quietos, como se estivessem preparando alguma surpresa. Mas, nem bem havia terminado a tarde, o quarteiro inteiro despertou: fogueiras, luminrias, gente, muita gente gritando contra os brasileiros, contra os cabras e os moleques. Algumas horas depois, dezoito seminaristas desceram a Rua Direita e foram encontrar um outro grupo frente do qual estava Antonio Borges da Fonseca. No precisavam falar nada, apenas seguir. Vamos em frente! comandou Borges da Fonseca.

Era uma cilada. Os portugueses deixaram que os cabras se aproximassem o mais possvel e, quando os sentiram bem perto, inesperadamente fizeram chover sobre eles, de todas as varandas, de todas as janelas e telhados, milhares de garrafas e cacos de vidro. Os conflitos entre brasileiros e portugueses atingiam seu momento mximo. Essa noite entraria para a histria como a noite das garrafadas.
Adaptado de Luis Henrique Dias Tavares. O fracasso do imperador: a abdicao de D. Pedro I

Glossrio: luminria- objeto que ilumina; soberania- poder ou autoridade suprema.

Imagem digitalizada.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

29

AGORA, COM VOC

!!!

Gostou do texto? Ele narra um acontecimento. a) Onde ele ocorreu? ________________________________________________________________ b) Quando ele ocorreu? _______________________________________________________________ c) Como ele ficou conhecido? __________________________________________________________

O texto A Noite das Garrafadas narra um acontecimento que no acontecia todos os dias, em nossa cidade. Ele narra um acontecimento extraordinrio. O texto uma narrativa histrica.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

O autor da narrativa um historiador. Qual o nome deste historiador? _____________________________________________________________________________________________

O autor da narrativa histrica pde narrar uma histria aps pesquisa em documentos, livros e outros vestgios escritos, que o ajudaram a resgatar esse acontecimento do passado. Tudo o que ele consultou para descrever a Noite das Garrafadas chamado de FONTE HISTRICA. As fontes histricas so as pistas, os vestgios do passado, deixados por indivduos e sociedades. Elas nos permitem conhecer hbitos, costumes e formas de organizao de indivduos e sociedades.

30

AS FONTES HISTRICAS
Chamamos de fontes histricas os vestgios deixados pelos homens, de maneira proposital ou no, das experincias que viveram em diferentes momentos e lugares. Muitos desses vestgios so textos escritos, que podem ser oficiais (como leis e decretos de governos, discursos de autoridades, registros de nascimentos e bitos ou as escrituras de compra e venda de propriedades, entre outros) ou no oficiais (como romances, contos, poesias, dirios, cartas, jornais, revistas etc.). Nem s textos escritos so vestgios das experincias vividas por ns ou por outros povos, no presente ou no passado. Outras fontes nos permitem conhecer como viveram homens e mulheres em outros tempos, como voc pode ver no quadro abaixo.

Fontes escritas: representadas por textos, sinais e smbolos que contm informaes sobre o modo de vida das populaes humanas. Exemplos: revistas, jornais, livros, documentos etc.

Fontes materiais: so artefatos, construes e objetos em geral que indicam a maneira pela qual os povos viveram e se relacionaram socialmente. Exemplos: esculturas, pinturas, joias, vestimentas, moradias etc.

www.adm.ufca.edu.br

A Lei urea, de 13 de maio de 1888.

Fotografia de uma criana e de sua ama de leite. A fotografia foi feita no Recife por volta de 1860.

Uma escultura do Aleijadinho.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

portaldoprofessor.mec.gov.br

infoescola.com

brasilcultura.com.br

31

tambm possvel conhecer as experincias do passado por meio de relatos orais (as fontes orais): relatos ou depoimentos de pessoas que vivenciaram uma poca ou participaram de um acontecimento. H povos que, ainda hoje, no possuem sistema de escrita e preservam a sua cultura, transmitindo-a oralmente, de gerao em gerao.

labhoi.uff.br

A importncia de um depoimento. Voc ainda se lembra do que disse Hampat B?


Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Na frica, um velho que morre uma biblioteca que se queima. Hampat B

FIQUE LIGADO!!!
Muitos dos documentos que possibilitam ao historiador narrar uma histria esto conservados em instituies como arquivos, bibliotecas, museus ou colees particulares. Voc sabia que, aqui mesmo, no Rio de Janeiro, temos vrias instituies como essas? Confira: Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Museu Histrico Nacional, Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro e muitos outros! Mas somente nesses lugares so encontradas fontes pelos historiadores? Pense sobre isso com seus colegas e com seu Professor.
www.arquivonacional.gov.br

32

Arquivo Nacional

AS PRIMEIRAS COMUNIDADES HUMANAS


Vamos escrever um nmero que tem muitos zeros: 7.000.000.000. Este nmero sete bilhes. Voc j tinha escrito um numeral to grande assim?

Esta a quantidade de pessoas que vivem no planeta Terra. Pouco antes da meia-noite do dia 30 de outubro de 2011, nasceu Danica, a beb filipina que representa a chegada da populao mundial casa dos sete bilhes. Segundo informaes da revista National Geographic, uma pessoa levaria 200 anos, apenas para contar todos estes nmeros em voz alta.

A Terra um planeta com vrios continentes, pases e povos diferentes, com culturas e lnguas prprias: brasileiros, nigerianos, egpcios, lbios, chineses, portugueses, australianos, filipinos, suecos, indianos, espanhis,
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

franceses, japoneses, russos, argentinos.

As expresses culturais variam de um povo para outro. Para os japoneses, o branco a cor do luto, mas, para ns, o preto. Para os indianos, a vaca um animal sagrado, que no deve ser sacrificado. J no Brasil, um de nossos

pratos favoritos, o churrasco. Um indiano, que visitasse nossa terra, ficaria ofendido se fosse convidado a ir a
uma churrascaria.

Voc sabe qual a lngua falada no Brasil? Certamente sua resposta ser o portugus. Voc est certo, porque o portugus a lngua oficial do Brasil. Mas outras lnguas tambm so faladas aqui. Confira na prxima pgina.

33

Voc sabia que, quando os portugueses chegaram em nosso pas, havia perto de 1.200 lnguas indgenas? E que, hoje, mais de 500 anos depois, s restaram cerca de 200 lnguas indgenas ainda faladas no Brasil?

O quadro abaixo apresenta algumas dessas lnguas. Elas so ensinadas em escolas indgenas bilngues, onde os pequenos ndios aprendem o portugus e a sua lngua nativa. Essa uma forma de preservar a sua cultura, preservando a lngua de seu povo.

As 10 lnguas indgenas mais faladas do Brasil Lngua 1. Tikuna 2. Guarani Kaiow 3. Guajajara (Tenetehra) 4. Makux Nmero de estudantes 18.591 11.102 9.261 7.511

5. Nhengat (Lngua Geral Amaznica)


bioindigena.blogspot.com

5.990
5.011 4.689 4.641 3.455 3.170

6. Terena 7. Akwn Xavante 8. Kaingang do Paran 9. Munduruk 10. Wapixna Fonte: Censo Escolar do MEC 2005

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

34

Mesmo o portugus falado no Brasil diferente do que falado em Portugal. Palavras de origem indgena fazem parte de nosso vocabulrio e nem sempre nos damos conta disso.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

H muitas dessas expresses. Veja s:

ficar com nhenhenhm - falar, falar e falar, pois nheeng falar em tupi; cair um tor toror jorro dgua em tupi. Tor est associado a uma forte chuva; ir para a cucuia - significa entrar em decadncia, pois cucuia decadncia em tupi.

Alm destas, podemos incluir nomes de lugares, tais como Jacarepagu, Parati, Ipanema, Icara, Tijuca, entre tantos outros. Isso sem falar da contribuio africana para nosso vocabulrio.

35

Voc conhece alguma palavra de origem africana, na lngua portuguesa falada no Brasil?

pessoas.hsw.uol.com.br

CAA-CONHECIMENTO
Preencha as lacunas corretamente e encontre cada uma das palavras no quadro abaixo. A lngua indgena mais falada no Brasil a: Bairro cujo nome tem origem indgena: Lngua oficial do Brasil: Fonte histrica escrita:

S Y L J O R N A L

I N P F J C C Z O

J I I J A V S

B P D

G C O

C X R X U

D C S F N

E K T M A H I T K

G A R Z S L R A S

Z N L

T I P

H R T

T E V

A W P
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

R G Q D Z I K I

E W S I U I S E K

O M O C T R E G X I T O B Z

T D L A

S C U L L

O R T U G

R O K S B T

M R P L T Y S Z

O H O N D R Y A T T K N T A M N

C W O C W K A W Q I D J A U J P C P O M A G C S

P M O R L Z R

U O U K P E S

M X W T A O W U

O R A R

U W

36

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE
Isto voc j sabe, mas no custa repetir: a Humanidade caracterizada por sua diversidade social e cultural. E isto muito importante voc saber. Quanto mais os povos e culturas conhecerem uns aos outros, conversarem a respeito de suas semelhanas e diferenas, reconhecerem e aceitarem as diferenas

entre si, mais fcil se tornar o convvio na diferena.


Mas voc sabia que essa diversidade scio-cultural tem uma mesma e nica origem. A espcie humana uma s biologicamente. E tudo comeou na frica!

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

jornallivre.com.br

Visite a Educopdia: http://www.educopedia.com.br

37

A IMAGEM REPRESENTA A FIGURA DO HOMO SAPIENS. AO FUNDO, O MAPA DA FRICA.

DA FRICA PARA OS OUTROS CONTINENTES

frica, bero da humanidade

Sabe-se, hoje, que a frica foi o bero (local de nascimento) da humanidade. Atravs de estudos, diversos cientistas como arquelogos, bilogos, paleontlogos e outros especialistas tm contribudo para o conhecimento dos homindeos, os primeiros seres da espcie humana surgidos na Terra. frica

possvel resgatar informaes desse passado distante atravs da anlise de fsseis. Com a ajuda de programas de computao, so reconstitudas as caractersticas fsicas dos primeiros seres humanos e possvel saber tambm em que poca eles viveram. Os cientistas j concluram que todos os homens, em qualquer ponto de nosso planeta, tm uma mesma e nica origem biolgica. Do continente africano, em tempos muito longnquos, seguindo por diferentes caminhos, os primeiros grupos humanos migraram para outros continentes.
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

Glossrio: arqueologia- cincia que estuda a vida e a cultura dos povos, atravs de escavaes, ou por meio de documentos ou monumentos deixados por esses povos; fsseis- vestgios ou restos petrificados de animais ou vegetais que habitaram a Terra em pocas muito remotas; homindeos- primeiros ancestrais da espcie humana; paleontologia- cincia que estuda animais e vegetais fsseis.

www.guiageografico.com

38

DA FRICA PARA OS OUTROS CONTINENTES

Localizao da frica no mundo.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

39

alunosonline.com.br

IMAGENS DA FRICA
skyscrapercity.com http://www.rna.ao/fotos/Luanda_

Luanda, capital de Angola, um pas africano em que se fala o portugus.

Cairo, capital do Egito, uma cidade muito importante para o estudo da Histria. Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

skyscrapercity.com

globomidia.com.br

Johanesburgo, a maior cidade da frica do Sul.

Nairobi, capital do Qunia.

40

A ORIGEM DA VIDA HUMANA


Os povos tm explicaes diversas para o surgimento da vida humana. E tambm para o prprio surgimento do mundo e do universo. Essas narrativas so chamadas de cosmogonias. Leia a narrativa de um povo indgena brasileiro, o Arara, sobre a origem do mundo e dos seres que nele habitam. Para os Arara, quando essa vida que conhecemos ainda no havia comeado, existiam somente o cu e a gua. Separando-os, havia uma pequena casca que recobria o cu e servia de assoalho a seus habitantes. Na casca do cu a vida era plena, pois havia de tudo.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

A boa humanidade, protegida pela divindade Akuanduba, vivia conforme as coisas bsicas da vida: acordar, caar, pescar, comer, beber, dormir. Se algum cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, chamando a ateno de todos para que se comportassem de acordo com a boa ordem. Fora da casca do cu, existiam coisas ruins, seres atrozes e espritos malficos, contra os quais a boa humanidade estava protegida.
Houve um dia, no entanto, que ocorreu uma grande briga da qual participou muita gente. A divindade fez soar a flauta, mas a multido teimosa no quis parar de brigar. Nessa confuso, a casca do cu se rompeu, lanando tudo e todos para longe, para dentro da gua que envolvia a casca.

41

Com a queda, todos perderam e todos os velhos e crianas morreram, restando apenas uns poucos homens e mulheres. Dos sobreviventes, alguns foram levados de volta ao cu por pssaros amaznicos, onde se transformaram em estrelas. Os que ficaram foram abandonados pelos pssaros nos pedaos da casca do cu que caram sobre as guas. Assim, surgiram os Arara que, para se manterem afastados das guas, escolheram ocupar o interior da floresta. At hoje, os Arara, habitantes do vale dos rios Iriri-Xingu, no Estado do Par, assobiam chamando as araras quando as veem voando em bandos por sobre a floresta. Quando pousam no alto das rvores, as araras, por sua vez, observam os ndios e, ao notarem o quanto eles cresceram, desistem de lev-los de volta ao cu. Aqui j foram deixados outras vezes e aqui devero permanecer. Os Arara, que antes viviam como estrelas, esto agora condenados a viver como gente, tendo que perseguir o alimento de cada dia em meio aos perigos que existem sobre o cho.
Adaptado - TEIXEIRA-PINTO, Mrnio. Ieipari - Sacrifcio e Vida Social entre Os ndios Arara. Editora UFPR, 1997. Acessado em http://www.museudoindio.org.br

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

amazoniamisteriosa.com

42

Como os japoneses explicam a criao do mundo?

No comeo dos tempos, o mundo surge a partir de duas foras de luz opostas. Delas, nasceram cinco grandes divindades. Da divindade Amenotokatachi (eternamente deitado no cu) nascem outros deuses, como Izanagi (homem) e Izanami (mulher). Todos habitavam o paraso celestial de Takaamahara. Designados pelos irmos mais velhos a povoar o reino de Izumo (Terra), os deuses Izanagi e Izanami constroem uma ponte celestial e descem Terra. Izanagi agita com sua lana flamejante as guas do oceano e de seus pingos de fogo se formam as ilhas do Japo. Na ilha de Onogoro constroem uma grande torre e, contornandoa, o homem pelo lado esquerdo e a mulher pelo direito, se unem, por toda a vida. Deles, nascero os primeiros habitantes de nosso planeta.
Adaptado - Bushido: A alma de samurai, p. 16. Acessado em www.nipocultura.com.br

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

http://www.nipocultura.com.br/?p=80

43

Glossrio: designados- nomeados, pessoas que tm a responsabilidade de fazer algo.

A EXPLICAO BBLICA

Voc sabe o que a Bblia? O livro sagrado do Cristianismo nos apresenta uma narrativa sobre a origem da vida humana. uma explicao religiosa, que apresenta os seres humanos e todas as outras espcies que habitam o nosso planeta, como uma criao de Deus. A espcie humana, por essa explicao, descende dos primeiros seres humanos criados por Deus, que so Ado e Eva.
wikimedia.org

A Criao de Ado. Pintura feita por Michelangelo Buonarroti, em 1511, por encomenda do Papa Julio II. Encontra-se no teto da Capela Sistina, no Vaticano, sede da Igreja Catlica e faz parte da representao da criao do mundo, pintada pelo artista. Como voc interpretaria essa pintura? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

Visite a Educopdia: http://www.educopedia.com.br

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

brasilescola.com

44

A EXPLICAO DARWINISTA

charlesdarwin.fr

O cientista ingls Charles Darwin (18091882) explicou de modo diferente o surgimento dos seres humanos. Em seu livro A Origem das Espcies, publicado em 1859, ele explica o surgimento dos seres humanos como parte de uma evoluo de outras espcies. Para chegar a essas concluses, Darwin visitou diversas regies do mundo, inclusive o Brasil, onde estudou a fauna (conjunto de animais da regio) e a flora (plantas e rvores do local). , portanto, uma teoria cientfica, resultado de muitos anos de estudos e pesquisas.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

45

Independentemente de qual seja a explicao em que acreditamos, devemos sempre respeitar as opinies e as ideias existentes. Devemos lembrar que a diversidade humana sempre um aspecto positivo: enriquece nossa cultura e amplia o nosso conhecimento. Devemos ter nossas ideias e opinies, mas sempre respeitando as ideias e opinies alheias.

ESPAO CRIAO

Agora, que voc leu narrativas a respeito da criao do mundo, que tal registrar sua opinio sobre o assunto. Justifique a sua opinio, explicando como surgiram as rvores, os animais... Seu Professor, pode ajud-lo, organizando grupos, para que seja um trabalho coletivo. Pesquise e enriquea seu texto com novas informaes.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

46

POVOS COLETORES E POVOS CAADORES


Os grupos humanos do perodo inicial da humanidade garantiam a sua sobrevivncia por meio da coleta de frutos e razes, da pesca e da caa. Por isso, chamamos as comunidades humanas desse perodo, de povos coletores/caadores, isto , que s sobreviviam a partir dos bens fornecidos pela natureza. Havia uma relao de extrema dependncia da natureza, dela retiravam tudo de que necessitavam. Como os recursos obtidos eram escassos, o nmero de homens do grupo era reduzido. Foi nesse perodo que os homens, junto com o desenvolvimento da fala, realizaram importantes invenes, com as primeiras ferramentas e as armas. Existia uma diviso natural do trabalho, por sexo e idade: homens caavam e pescavam, enquanto mulheres, idosos e crianas coletavam frutos.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

peregrinacultural.wordpress.com

47

Estudos recentes sobre a pr-histria dos homens revelam que a domesticao das plantas e animais resultaram de uma progresso gradual. O surgimento da agricultura e da criao de animais assegurava aos grupos humanos uma maior quantidade de recursos para a sua subsistncia. O nmero de membros do grupo cresceu, ao mesmo tempo em que os homens deixaram de ser nmades e tornaram-se sedentrios, fixando-se por um tempo prolongado numa mesma moradia, onde produziam os seus prprios alimentos e onde tinham de aguardar o tempo da colheita. O homem descobriu que a argila, moldada e cozida, ganhava resistncia. Assim, o homem desenvolveu a arte da guardava o excedente, que era o que sobrava, o que era produzido alm do necessrio para o consumo. Outras invenes humanas como a metalurgia, a escrita e a roda - possibilitaram o surgimento das cidades e uma maior diviso social do trabalho.
JARRO Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014
multiarteplus.blogspot.com

cermica: passou a fabricar jarros, potes e panelas onde

Glossrio: metalurgia - refere-se ao trabalho feito a partir da fundio de metais, possibilitada pelo domnio do fogo pelos seres humanos.

48

AS PINTURAS RUPESTRES
Profissionais especializados em pesquisar

vestgios do passado, como os arquelogos, localizaram


vrias pinturas e inscries que nos contam um pouco descobertas foi feita em cavernas, ajudando, entre outras coisas, a revelar ser este o principal espao de moradia desses seres humanos. As pinturas que esses antepassados realizavam nas paredes das cavernas so chamadas de pinturas rupestres. A palavra rupestre quer dizer gravado na
Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014
flickr.com 2/11/11

da vida de nossos antepassados. Boa parte destas

rocha.

Aqui,

no

Brasil,

foram

localizados

stios

PINTURA RUPESTRE, SERRA DA CAPIVARA, PIAU, BRASIL. FOTO: IVAN PADOVANI.

arqueolgicos com pinturas rupestres, principalmente no atual estado do Piau. Tambm foram encontrados artefatos, feitos com pedras e ossos de animais, restos de fogueiras, que indicam o convvio social desses primeiros grupos humanos .

LOCALIZAO DO ESTADO DO PIAU NO MAPA DO BRASIL.

49

brasilescola.com

AS PINTURAS RUPESTRES

PINTURAS RUPESTRES SERRA DA CAPIVARA (PIAU).

Com desenhos e pinturas feitas nas paredes das cavernas, nossos antepassados

registravam cenas do

cotidiano e tambm representaes de crenas e vivncias. Eles deixavam vestgios de suas experincias. Alguns estudiosos dizem ainda que tais pinturas tinham uma finalidade mgica: um animal que fosse pintado, seria mais facilmente vencido e capturado. Mas um fato incontestvel: as pinturas rupestres representam uma das primeiras formas de manifestao artstica e cultural da humanidade.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-arte-rupestre.htm

50

ESPAO PES AO PES UISA

Que tal, agora, fazer uma pesquisa sobre pinturas rupestres no Brasil. No espao abaixo, registre e ilustre seu texto. Vai ser bem interessante! Depois, mostre para os seus colegas, se desejar. Combine tudo com o seu Professor.

UISA

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

51

Caro estudante! Esperamos que voc tenha gostado de seus estudos de histria neste bimestre. No prximo bimestre, voc vai conhecer e estudar outras pocas, outros povos e culturas. A viagem pela histria sempre uma aventura repleta de emoo e novos conhecimentos! Abaixo, seguem indicaes de sites que voc pode consultar, pesquisar e conhecer!

HISTRIA do MUNDO
www.historiadomundo.com.br http://www.brasilescola.com

www.educopedia.com.br

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BA, Hampat.; A TRADIO VIVA. In Ki-zerbo,J. Histria Geral da frica. So Paulo: tica/Unesco,1982. BRAICK, Patricia e MOTA, Myriam. HISTRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILNIO. So Paulo: Moderna, 2010. COSTA, Flvio M. OS GRANDES CONTOS POPULARES DO MUNDO. RJ: Ediouro, 2005. DANIELS,P. e HYSLOP, S.G. ATLAS DA HISTRIA DO MUNDO. SP: 1994. GOODY, Jack. A DOMESTICAO DA MENTE SELVAGEM . Petrpolis: Vozes, 2012.

Histria - 6. Ano 1. BIMESTRE / 2014

www.portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/

52

Vous aimerez peut-être aussi