Vous êtes sur la page 1sur 5

FICHA DE AVALIAO SUMATIVA DE PORTUGUS 6 ANO L, com ateno o texto e regista as tuas respostas na folha de teste.

TEXTO I O Gabarola

DEZ 201

Como sabes as Olimpadas foram inventadas h muitos sculos pelos Gregos. Realizavam-se de quatro em quatro anos, tal como nos nossos dias, e sempre na mesma cidade, Olmpia da qual, alis, tiraram o nome. No entanto as Olimpadas eram apenas uma das muitas ocasies em que se competia. De facto, os atletas antigos tinham uma profunda paixo pelo exerccio fsico e gostavam de participar nas mais diversas modalidades, como a luta, o lanamento do disco ou o lanamento do dardo. Naturalmente, naquela poca distante, tal como hoje, havia grandes atletas, campees easelhas. Ora esta a histria de um atleta sem importncia que se gabava de ser muito bom. J ningum se lembrava da sua ltima vitria, mas quem o ouvisse pensaria que era forte como um touro, veloz como um raio e gil como um macaco. Pena era que houvesse sempre uma desgraa a atrapalh-lo Eu ia frente quando Empdocles me empurrou J lhe tinha imobilizado as espduas no cho, quele patife, mas no ltimo momento tropecei No momento do lanamento, deixei escorregar o disco porque as minhas mos estavam suadas Enfim: garganta tinha ele muita, resultados que nem v-los. Os seus vizinhos fugiam dele como da peste, tudo por causa das suas gabarolices, e, por isso, todos ficaram aliviados quando anunciou: Decidi partir de viagem para competir noutros lugares. Aqui, como podem compreender, j no h forma para o meu p preciso de adversrios altura, de um pblico mais vasto. A cidade ficou tranquila durante um ano. Mas, como no h bem que sempre dure, um dia (de m memria) o nosso atleta regressou. Mal pousou a bagagem em casa, logo correu para o estdio. Chegado ali, desatou logo a contar as proezas cometidas, um pouco por todo o lado. Depois de muito ter elogiado as competies em que participara, bem como os concorrentes com quem competira, comeou a dizer disparates, cada um maior que o anterior, at que afirmou: Olhem que h dois meses, em Rodes, no dia da festa de Posdon, saltei mais alto do que Filpedes, o campeo das ltimas Olimpadas! Neste ponto, a assistncia, que j mal se conseguia conter, explodiu: Vai contar essa a outro! Como queres que acreditemos nisso? Mas ele, mantendo um ar srio, replicou: Compreendo que seja difcil acreditarem, mas tenho testemunhas. No estdio de Rodes estiveram presentes trinta mil espectadores e, se algum de vs duvidar, no dia em que viajar por aqueles lados, facilmente poder confirmar o que vos digo. Fez-se um silncio. Perante tanta segurana, ningum soube o que responder. At que um homem esperto o olhou nos olhos e o desafiou: Testemunhas? Para que precisamos ns de testemunhas? S tens de imaginar que ests em Rodes e repetir o teu salto aqui e agora! Esta fbula ensina-nos que, se uma coisa pode ser demonstrada por factos, intil fazer crer o contrrio.
Esopo, As Mais Belas Fbulas de Esopo, trad. de Carlos J. Marques de Jesus, Civilizao Ed., 1995

Responde ao que te pedido, segundo as orientaes que te so dadas.

1. O texto que leste uma ___________________, escrita por _______________. A obra foi traduzida por ______________________________, para a __________________________, em ___________ . 2. Recorda as principais caractersticas de uma fbula e completa o texto seguinte: A fbula tem duas caractersticas principais: as personagens so animais, plantas ou objetos que falam e agem como __________.A esta atribuio de capacidades humanas a outros seres ou coisas chama-se ____________________. A fbula contm sempre uma lio de __________.

3. A ao da histria desenrola-se: (transcreve a resposta correta) Na atualidade, num lugar indeterminado. H muito tempo, na Grcia. H muitos sculos, em Olmpia. 4. Quem ouvisse o gabarola pensaria que ele era forte como um touro, veloz como um raio e gil como um macaco. Qual o recurso expressivo presente nas expresses sublinhadas?

5. Indica o sentido que cada uma das expresses seguintes tem no texto. garganta tinha ele muita (l.17) gabava-se muito no parava de falar falava sem saber o que dizia

j no h forma para o meu p (l.21) J no h sapatos que lhe sirvam. J no h atletas para o seu nvel. J no se fabrica aquele tipo de forma para o seu p.

6. Explica por que razo os seus vizinhos, um certo dia, se sentiram aliviados?

7.

Na linha 23 referido um provrbio: No h bem que sempre dure. Explica, por palavras tuas, o significado do provrbio neste contexto.

8.

(...) um dia (de m memria) o nosso atleta regressou." (li. 23-24). Explica o sentido da expresso entre parnteses.

9. O texto termina com a seguinte moralidade: Pode-se convencer os outros desde que se saiba argumentar. intil tentar convencer algum sem argumentos vlidos. No vale a pena argumentar quando se pode provar o que se diz.

PROF.

TEXTO II Jogos Olmpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpada, mais comumente Rio 2016, sero um evento multidesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. A escolha foi feita durante a 121 Sesso do Comit Olmpico Internacional, que aconteceu em Copenhaga, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paralmpicos de Vero de 2016 sero sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comit. Ser a primeira vez que os Jogos Olmpicos sero sediados na Amrica do Sul. O evento ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, e as Paraolimpadas sero entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento ser no Estdio do Maracan. Sero disputadas 28 modalidades, duas a mais em relao aos Jogos Olmpicos de Vero de 2012. O Comit Executivo do COI sugeriu as incluses do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121 Sesso. O programa dos Jogos ainda poder ser expandido, aps o sucesso de novas modalidades includas nos primeiros Jogos Olmpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016 acedido em 16-11-2013

10. Assinala com X as afirmaes verdadeiras (V) e as falsas (F), de acordo com o sentido do texto.
V a) b) c) d) e) f) g) h) Os Jogos Olmpicos de 2016 vo realizar-se na capital do Estado do Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante112 Sesso do Comit Olmpico Internacional. Essa escolha realizou-se na cidade de Copenhaga. Os Jogos Paralmpicos de Vero de 2016 sero sediados na cidade do Rio de Janeiro. O evento ocorrer entre os dias 5 e 21 de julho de 2016. O local de abertura e encerramento ser no Estdio do Maracan. Sero disputadas 26 modalidades. Rugby sevens e o golfe so as duas novas modalidades. F

11. Num pequeno texto publicitrio, indica qual a modalidade dos Jogos Olmpicos de que mais gostas e porque tem tanto sucesso.

PARTE III 1. No terceiro, quarto e quinto pargrafos do texto O gabarola (linhas -----), as aspas assinalam: o princpio e o fim das citaes. pensamentos da personagem. as falas da personagem num dilogo.

2. Escreve duas frases em que uses uma palavra homfona de cada um dos vocbulos destacados na frase seguinte: - Ora esta a histria de um atleta sem importncia que se gabava de ser muito bom. PROF.

3. Copia e completa o quadro com palavras da mesma famlia.

Nomes paixo

Verbos

Adjetivos

tranquilizar elogioso

4. Classifica, quanto ao processo de formao, as palavras sublinhadas nesta frase: O gabarola fartava-se de contar e recontar histrias mentirosas.

5. Faz a anlise morfolgica da frase: Os antigos atletas tinham paixo pelo exerccio fsico. todos ficaram aliviados a. Sublinha o adjetivo na frase acima e reescreve-a colocando o adjetivo no grau superlativo absoluto analtico.

6.

7. L a seguinte frase: os atletas tinham paixo pelo exerccio fsico Faz a sua anlise sinttica. 8. Identifica, nas frases a. e b., palavras das classes indicadas. Transcreve essas palavras para a folha de teste. a) O gabarola era um atleta fraco, mas dizia que era muito bom. - um nome; um verbo; um adjectivo. b) Os seus vizinhos estavam fartos da vaidade do homem e das mil histrias que ele inventava. - um nome comum no contvel ; um quantificador; dois determinantes. 9. Um homem desafiou o gabarola a demonstrar que conseguia saltar mais alto do que o anterior campeo. L o dilogo imaginrio entre os dois:

Imagina que ests em Rodes e repete agora o salto desafiou-o um homem esperto agora no me d jeito saltar porque me di um p desculpou-se o gabarola ento o homem perguntou como que te di um p se ainda agora estavas a correr

Como verificaste, o texto acima no tem qualquer sinal de pontuao. Reescreve o dilogo, acrescentando a pontuao em falta e assinalando devidamente os pargrafos.

PROF.

PARTE IV Imagina que s desportista e que no teu clube h atletas que vo estar presentes nos Jogos Olmpicos. Vo ser abertas inscries para quem os quiser acompanhar e tu queres convencer os teus pais a deixarem-te assistir a este grande acontecimento desportivo mundial. Resolves ento deixar-lhes uma carta em cima da cama com o teu pedido. Redige essa carta, referindo os objetivos da viagem; onde vo ficar alojados; quem te vai acompanhar; datas de partida e chegada; dois bons motivos para os teus pais te deixarem ir.

Respeita a estrutura de uma carta e escreve entre 170 e 240 palavras.

BOM TRABALHO !

PROF.

Vous aimerez peut-être aussi