Vous êtes sur la page 1sur 37

ESTATUTO DA ASSOCIAO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS DO ESTADO DE SO PAULO TTULO I DA CONSTITUIO DA SOCIEDADE CAPTULO NICO CONSTITUIO, SEDE E DURAO

Artigo 1. A Associao dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo, que adota a sigla AFPESP, fundada em 5 de novembro de 1931, reconhecida de utilidade pblica, pela Lei Estadual de So Paulo n. 1.704, de 25 de agosto de 1952, e pelo Decreto do Municpio de So Paulo, n. 9.118, de 7 de novembro de 1970, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede, administrao e foro Rua Doutor Bettencourt Rodrigues, 155, na Capital do Estado de So Paulo. Artigo 2. A AFPESP, entidade representativa da categoria, constitui-se de funcionrios e servidores pblicos civis dos Trs Poderes do Estado de So Paulo, de seus Municpios e respectivas Autarquias, ativos ou aposentados, inscritos no Quadro Associativo. 1. Poder ser estendida a faculdade de admisso no Quadro Associativo, a juzo da Diretoria Executiva, aos servidores abrangidos neste artigo: 1 - sujeitos ao regime da C.L.T.; 2 - civis federais lotados e em exerccio em rgos pblicos ou autarquias no Estado de So Paulo, bem como os aposentados, que tiveram exerccio no mesmo Estado; 3 - das fundaes pblicas estaduais. 2. - O ingresso no Quadro Associativo somente permitido aos servidores pblicos, mencionados neste artigo, que estejam no pleno gozo dos direitos civis e polticos. Artigo 3. - O prazo de durao da AFPESP indeterminado e o ano social coincide com o ano civil. Artigo 4. - A AFPESP exerce suas atividades sem qualquer discriminao de natureza poltica, racial, religiosa ou ideolgica.
1

Artigo 5. - A AFPESP ter como smbolos a bandeira e o emblema, conforme estabelecer o Regimento Geral. Artigo 6.- A AFPESP tem por finalidade promover a unio dos servidores pblicos em geral, a defesa dos direitos e interesses dos seus associados, bem como a assistncia aos mesmos, aos seus dependentes e familiares. Artigo 7. - No cumprimento de seu programa de atividades, a AFPESP, dentro de suas possibilidades financeiras, por intermdio de seus rgos especializados e de conformidade com o que dispuser seus Regulamentos, prope-se a: a - representar os servidores pblicos em geral; b - colaborar e pugnar pela melhoria dos servios da Administrao Pblica; c - estudar, apoiar, empreender ou executar iniciativas de interesse associativo e da categoria, ainda que de carter filantrpico; d - incentivar a cultura intelectual, artstica, fsica e o aprimoramento profissional dos associados, seus dependentes e familiares; e - amparar e prestigiar os associados dentro dos princpios constitucionais vigentes, podendo desde que expressamente autorizada, represent-los judicial ou extrajudicialmente, valendo-se, para tanto, de todos os recursos pertinentes; f - prestar indiretamente, mediante convnios com entidades ou profissionais especializados, assistncia mdica, odontolgica, farmacutica; e, de forma direta ou indireta, mediante convnios, assistncia jurdica, social e econmico-financeira aos associados e seus dependentes; g - proporcionar aos associados e as pessoas a eles vinculadas (artigo 14, a, b e c) reunies sociais, conferncias, cursos, divertimentos, excurses e estada em suas dependncias recreativas e de lazer; h - informar os seus associados de suas realizaes, campanhas e pleitos, atravs de seus rgos oficiais de divulgao; i - criar Fundo Social objetivando atender anseios bsicos da comunidade carente dos associados e seus dependentes. 1. O Fundo Social previsto na alnea i ser regido por regulamento prprio, sendo sua receita e despesa nele especificadas, no podendo acarretar despesas para os cofres associativos.
2

2. Os dispositivos previstos nas alneas d, f e g, a critrio da Diretoria Executiva, podero ser estendidos aos empregados da Associao e seus dependentes, em carter excepcional e a ttulo de liberalidade e s podero ocorrer se no houver preterio dos direitos dos associados. TITULO II DOS ASSOCIADOS CAPITULO I DAS CATEGORIAS DE ASSOCIADOS, SUA ADMISSO E EXCLUSO Artigo 8. - O Quadro Associativo ser composto das seguintes categorias: a Associados Fundadores; b Associados Efetivos; c Associados Contribuintes; d Associados Benemritos; e Associados Honorrios. Artigo 9. - So considerados Associados: a - Fundadores, os que se inscreveram at 31 de dezembro de 1932; b - Efetivos, os enquadrados no artigo 2, caput, subscritores de ttulos de Expanso Social e que satisfizerem outras exigncias que forem fixadas em reunio conjunta dos rgos superiores da Entidade; c - Contribuintes, os enquadrados no pargrafo 1 do artigo 2, subscritores de Ttulos de Expanso Social e que satisfizerem outras exigncias previstas para os Efetivos e tambm os enquadrados no pargrafo 2 deste artigo; d - Benemritos, os que, pertencendo ao Quadro Associativo, a juzo dos rgos superiores da Entidade, em reunio conjunta, tenham prestado relevantes servios classe ou contribudo substancialmente para o aumento do patrimnio da Associao; e - Honorrios, os que, no pertencendo ao Quadro Associativo, a juzo dos rgos superiores da Entidade, em reunio conjunta, tenham prestado relevantes servios Associao ou classe dos servidores pblicos.

1. - Quando do falecimento do associado efetivo o cnjuge sobrevivente, preenchidas as condies do artigo 2 e seus pargrafos, desde que o requeira dentro de 90 (noventa) dias da data do bito, ter a continuidade das contribuies para os cofres da Entidade e conservar a mesma categoria social que possua o falecido, com exceo do previsto nas alneas c e d do artigo 13, prevalecendo, no caso, o disposto no artigo 10 e seus pargrafos. 2. - No caso de o cnjuge sobrevivente no satisfazer as condies do artigo 2., desde que o requeira dentro de 90 (noventa) dias do bito, ter mantido a continuidade das contribuies para os cofres da Entidade, como associado contribuinte. 3. - Os Associados Honorrios no podero fazer parte da Administrao da Associao, tomar parte nas Assemblias Gerais, nem votar e ser votados. 4. Os Associados Honorrios esto isentos de contribuio social. Artigo 10 - A inscrio do associado se concretizar com o pagamento da primeira mensalidade. 1. - A antigidade do associado contar-se- da data inscrio. 2. - O local em que se situa o rgo pagador de seus vencimentos, salrios ou proventos que definir, para efeitos estatutrios e regulamentares, sua condio de associado da Capital ou do Interior. Artigo 11 A excluso do associado dar-se-: a a pedido, por escrito; b por falta de pagamento de 3 (trs) mensalidades consecutivas sem justo motivo, mesmo que esteja em dia com o recolhimento das contribuies referentes ao Ttulo de Expanso Social; c em decorrncia de penalidades; d se Efetivo ou Contribuinte, pelo cancelamento de subscrio de Ttulo de Expanso Social, ou descumprimento de exigncias estatutrias. Artigo 12 Os associados demitidos, exonerados ou dispensados dos Quadros da Administrao Pblica, direta ou indireta, perdero automaticamente a condio de Associados.
4

de sua ltima

1. Quando o associado demitir-se ou exonerar-se do quadro da Administrao Pblica, direta ou indireta, poder permanecer vinculado Associao, desde que a demisso no tenha ocorrido a bem do servio pblico e tenha ele contribudo pelo prazo mnimo de 4 (quatro) anos. 2. A condio prevista no 1., dever ser requerida, pelo interessado no prazo de 90 (noventa) dias do afastamento. CAPTULO II DOS DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS Artigo 13 - O associado, quite com os cofres da Entidade, obedecidas as disposies estatutrias e regulamentares, tem direito: a - desde seu ingresso, juntamente com as pessoas a ele vinculadas (artigo 14, a, b e c) devidamente registradas, de freqentar a Sede Social, as Delegacias Regionais, Escritrios de Representao e as Unidades Recreativas e de Lazer; participar de reunies sociais, culturais e desportivas; utilizar-se de ambulatrio mdico e de assistncia mdica, farmacutica, odontolgica e jurdica, observados regulamentos prprios; b - aps 12 (doze) meses de efetiva permanncia no quadro associativo, a critrio da Diretoria Executiva, de receber auxlio econmico, devidamente justificada a sua necessidade; c - com o mnimo de 48 (quarenta e oito) meses de admisso no Quadro Associativo e sem nenhum impedimento estatutrio, de tomar parte nas Assemblias Gerais e votar nas eleies; d - com o mnimo de 48 (quarenta e oito) meses de admisso no Quadro Associativo e sem nenhum impedimento estatutrio, de se candidatar e ser votado para o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e cargos eletivos da Diretoria Executiva, ressalvadas as excees previstas no artigo 92. 1. - No poder votar e ser votado, nem ocupar cargo da administrao, o associado:

I que estiver preso em razo de flagrante delito ou tenha contra si ordem de priso decretada pela autoridade judiciria; II condenado em processo criminal por sentena transitada em julgado. 2. - Ser inelegvel o associado condenado definitivamente pena privativa de liberdade, at sua extino. 3. - Ter o mandato suspenso ou ser afastado do cargo, o associado que estiver nas condies dos pargrafos anteriores. 4. - O prazo estabelecido na alnea b poder ser reduzido a critrio da Diretoria Executiva. Artigo 14 Vinculam-se ao associado, sob o ponto de vista associativo: a os membros de sua famlia, assim compreendidos: o cnjuge, filhos e enteados menores de 18 (dezoito) anos, e ainda os menores de 18 (dezoito) anos sobre os quais o associado ou seu cnjuge exera a tutela ou ptrio poder por ato judicial; b os seus familiares, assim compreendidos: pai, me, padrasto, madrasta, filhos solteiros com 18 (dezoito) anos incompletos que no exeram atividades remuneradas, equiparando-se a filhos, os menores referidos na alnea anterior; c os filhos solteiros e os a estes equiparados, referidos na alnea a, dependentes, at 25 (vinte e cinco) anos incompletos, que estejam freqentando cursos de nvel universitrio, exigida a comprovao anual dos estabelecimentos de ensino respectivos; d os filhos e os a estes equiparados, referidos na alnea a quando declarados invlidos ou incapazes, maiores de 18 (dezoito) anos, equiparam-se a filhos referidos na alnea b. Pargrafo nico As pessoas mencionadas neste artigo podero beneficiar-se das regalias estabelecidas para os Associados no que for determinado nos regulamentos da Associao. Artigo 15 Os ttulos de Expanso Social a que se refere o presente Estatuto sero emitidos pela Associao dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo, na forma e limites estabelecidos no seu Regulamento.
6

Pargrafo nico Aos subscritores de ttulos referidos neste artigo ser assegurada prioridade na utilizao das Unidades Recreativas e de Lazer na forma estabelecida no Regulamento. Artigo 16 So deveres do associado: a - satisfazer os compromissos assumidos com a Associao; b - promover o registro dos seus dependentes e familiares, retirando as respectivas identidades sociais; c - apresentar sua identidade social atualizada, bem como dos dependentes e familiares e, quando exigido, o comprovante do pagamento das mensalidades para ingresso nas dependncias associativas, gozo dos benefcios sociais e servios assistenciais; d - cumprir e fazer cumprir as disposies do Estatuto e Regulamentos, bem como acatar as deliberaes da Administrao da Associao. Artigo 17 Nenhum associado poder exercer cumulativamente mais de um cargo diretivo da Associao, salvo as substituies temporrias e os casos previstos neste Estatuto. Artigo 18 Qualquer associado poder representar contra atos do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, no prazo de 30 (trinta) dias, mediante petio fundamentada, dirigida ao Presidente do respectivo rgo que a apresentar para julgamento na primeira reunio desse mesmo rgo. Pargrafo nico Da deciso denegatria, caber, desde que fundado em argumentos novos, pedido de reexame dentro de 15 (quinze) dias, dirigido ao Presidente do mesmo rgo, o qual dever submete-lo a julgamento dentro de 60 (sessenta) dias. Artigo 19 O associado poder fazer-se representar, nas Assemblias Gerais, mediante procurao para ato(s) especfico(s), por outro associado, no podendo este ser procurador de mais de um associado. Artigo 20 Os associados no so responsveis, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas pela Associao.

Artigo 21 O associado responde solidria e patrimonialmente pelos atos praticados na Sede Social, nas Unidades Recreativas e de Lazer e demais unidades da Associao, por seus dependentes e pessoas sob sua responsabilidade. CAPITULO III DAS PENALIDADES Artigo 22 O associado que infringir disposies do Estatuto, dos Regulamentos ou das Resolues da Entidade, ficar sujeito, segundo a natureza e gravidade da falta praticada, s seguintes penalidades: a - advertncia escrita; b - suspenso de 30 a 180 dias; c - suspenso de 181 a 730 dias; d - excluso do Quadro Associativo. 1. - A advertncia escrita ser aplicada quele que houver infringido disposies deste Estatuto, dos Regulamentos ou Resolues da Entidade. 2. - A suspenso de 30 a 180 dias ser aplicada por prtica de atos contrrios aos interesses sociais ou reincidncia no caso previsto no 1 . 3. - A suspenso de 181 a 730 dias ser aplicada quele que praticar atos contrrios moral e aos bons costumes, atos lesivos ao patrimnio social ou desacatar qualquer membro da Administrao da Associao; 4. - Ser excludo: a - o que reincidir nos casos previstos nos pargrafos 2. e 3.; b - o condenado em processo criminal, por sentena transitada em julgado, que implique em demisso do servio pblico; c - o que compelir a Associao prtica de atos judiciais a fim de obter a satisfao de dbitos para com ela contrados, salvo caso de boa-f comprovada; d - o que proceder de maneira desonesta ou dolosamente praticar atos contrrios aos interesses ou finalidades sociais; e - o que promover, de qualquer forma, o descrdito da Associao ou de sua Administrao.
8

Artigo 23 Poder ser ordenada pela Diretoria Executiva a suspenso, at 30 dias, do gozo das regalias sociais ao associado indiciado em procedimento prprio de sindicncia, desde que tal medida se torne necessria para averiguaes da falta cometida, podendo o prazo ser prorrogado at 90 (noventa) dias. 1. - Como gozo das regalias sociais previstas neste artigo, entende-se, propriamente estas, assim como a freqncia das dependncias sociais, recreativas e de lazer e demais unidades da Associao, tanto pelo associado, como por seus dependentes e familiares, ficando assegurado, os benefcios do servio de sade. 2. - Computar-se- na pena de suspenso definitivamente imposta, o tempo de suspenso provisria aplicada nos termos deste artigo. Artigo 24 As penalidades a que se refere o artigo 22 sero aplicadas pela Diretoria Executiva, com exceo da pena de excluso, que ser efetivada com aprovao do Conselho Deliberativo, aps parecer da Comisso de Sindicncia designada para esse fim pelo Presidente da Diretoria Executiva, assegurado o direito de amplitude de defesa e de recurso nos termos previstos neste Estatuto. Pargrafo nico O associado suspenso poder beneficiar-se dos servios de sade, a critrio da Diretoria Executiva, ficando vedada a utilizao e gozo de qualquer outro direito ou regalia estatutria e regulamentar. Artigo 25 - Das penalidades previstas no artigo 22, caber recurso, que dever ser apresentado pelo interessado, ao Presidente da Diretoria Executiva, dentro de 5 (cinco) dias teis aps cincia da deciso. 1. - Interposto o recurso, ter ele efeito suspensivo, e ser julgado dentro de 60 (sessenta) dias pelo Conselho Deliberativo. 2. - Das decises que impuserem pena de advertncia, caber apenas pedido de reconsiderao. Artigo 26 O associado ser comunicado pessoalmente da penalidade a ele aplicada.

CAPITULO IV DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Artigo 27 - Chegando ao conhecimento da Diretoria Executiva a prtica de qualquer ato que constitua infrao passvel de punio prevista no artigo 22, o Presidente da Diretoria Executiva determinar a instaurao do respectivo procedimento, que dever ser instrudo com pea indicando a natureza da acusao. Pargrafo nico Desta pea dever constar, sempre que possvel, pormenorizadamente, os dados da infrao cometida, seu autor, rol das testemunhas que presenciaram a ocorrncia, assim como toda e qualquer prova que possa instruir o procedimento. Artigo 28 Instaurado o procedimento ser ele encaminhado Comisso de Sindicncia, especialmente designada pelo Presidente da Diretoria Executiva, como meio sumrio para apurar infraes previstas no artigo 22. Artigo 29 Aps a constituio da Comisso, o indiciado dever ser notificado para oferecer defesa e arrolar testemunhas, at 5 (cinco), no mximo. 1. - Se o autor da infrao no for associado, tambm dever ser notificado o associado que por ele responde solidariamente. 2. - considerada vlida e eficaz a notificao postal, com aviso de recebimento, acompanhada de cpia da pea referida no artigo 27 e dirigida ao endereo do associado, constante dos assentamentos da Secretaria da Associao. 3. - No tendo sido efetivada a notificao postal, prevista no 2, o indiciado ser notificado atravs da imprensa. 4 - O direito de defesa, que ser amplo, dever ser exercitado no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, contados da juntada aos autos do procedimento do aviso de recebimento da notificao postal ou da notificao via imprensa. Artigo 30 Apresentada defesa, sero designados dia e hora para a inquirio das testemunhas, sendo as indicadas na pea referida no artigo 27 ouvidas em primeiro lugar. No apresentada a defesa, ser nomeado um defensor dativo, procedendo-se, ento, da mesma forma constante na primeira parte deste artigo.
10

Artigo 31 - Encerrada a inquirio das testemunhas e concludas as diligncias eventualmente requeridas pela defesa ou ordenadas pela Comisso, ter esta ltima o prazo de 20 (vinte) dias para exarar seu parecer, concluindo seja pelo arquivamento da sindicncia, seja pela imposio da penalidade adequada, caso em que encaminhar os autos do procedimento Diretoria Executiva, nos termos e para os fins do artigo 24. Artigo 32 - No poder fazer parte da Comisso de Sindicncia parente consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, do denunciante ou indiciado. Artigo 33 - Normas complementares que forem necessrias para a atuao da Comisso de Sindicncia sero estabelecidas em Regulamento. TTULO III DA ADMINISTRAO CAPITULO I DOS RGOS DA ASSOCIAO Artigo 34 So rgos da Associao: a b c d Assemblia Geral; Conselho Deliberativo; Conselho Fiscal; Diretoria Executiva.

1. - Os rgos referidos nas alneas b, c e d deste artigo so independentes e harmnicos entre si. 2. - Todos os cargos referentes aos rgos mencionados neste artigo sero exercidos sem remunerao. Artigo 35 O mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal ser de trs anos e o do Conselho Deliberativo de seis, com eleio trienal de vinte e cinco e vinte e seis membros, alternadamente.

11

Artigo 36 No caso de designao de membro do Conselho Deliberativo ou do Conselho Fiscal para exercer atividade junto Diretoria Executiva, ficar ele afastado, na forma estatutria, do exerccio do mandato pelo tempo que durar tal atividade, sendo convocado o respectivo suplente. CAPITULO II DA ASSEMBLIA GERAL Artigo 37 - A Assemblia Geral rgo soberano da Associao, dentro dos limites da Lei e deste Estatuto, competindo a ela privativamente: I destituir os administradores; II alterar o Estatuto. Pargrafo nico. Para as deliberaes a que se referem os incisos I e II deste artigo exigido deliberao da Assemblia especialmente convocada para esse fim, cujo quorum ser o estabelecido neste estatuto. Artigo 38 A Assemblia Geral Ordinria reunir-se- no primeiro quadrimestre de cada ano, convocada pelo Presidente da Diretoria Executiva ou por seu substituto, na forma e prazos previstos por este Estatuto, com a finalidade de examinar e aprovar o Relatrio da Diretoria Executiva, contas e balano do exerccio anterior. Artigo 39 A Assemblia Geral Extraordinria, reunir-se-, sempre que necessrio, para discutir e deliberar sobre assuntos constantes do edital de convocao. Artigo 40 A convocao da Assemblia Geral Extraordinria poder ser requerida: a - pelo Conselho Deliberativo; b - pelo Conselho Fiscal; c - pela Diretoria Executiva; d - pelos Presidentes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal ou da Diretoria Executiva; e - por um grupo mnimo de um quinto dos associados. Artigo 41 Requerida a convocao da Assemblia Geral Extraordinria, nos termos do artigo 40, o Presidente da Diretoria Executiva ter o prazo de 15
12

(quinze) dias, a contar da data do recebimento do pedido, sob pena de ser instaurado o procedimento regimental para sua destituio, para expedir o edital de convocao, convidando a Assemblia a reunir-se dentro de 30 (trinta) dias da publicao do edital. Pargrafo nico No caso de perda do mandato do Presidente da Diretoria Executiva, por fora do disposto neste artigo, seus substitutos legais, sucessivamente, ficam obrigados a fazer a convocao no prazo de 05 (cinco) dias, tambm sob pena de instaurao do procedimento regimental para sua destituio. Artigo 42 A Assemblia Geral Extraordinria convocada nos termos da alnea e do artigo 40, s poder ser instalada com a presena comprovada de, no mnimo, 80% (oitenta por cento) dos membros convocantes. Artigo 43 O edital de convocao das Assemblias Gerais ser afixado na Sede Social, nas Delegacias Regionais e Escritrios de Representao, alm de publicao no Dirio Oficial do Estado e por outras mdias, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, da data marcada para sua realizao, devendo dele constar, exclusivamente, os itens que motivaram a convocao. Artigo 44 As Assemblias Gerais sero instaladas em primeira convocao com a presena de metade mais um dos Associados previstos na alnea c do artigo 13 e, em segunda convocao, meia hora depois, com qualquer nmero desses associados. Artigo 45 As Assemblias Gerais sero instaladas pelo Presidente da Diretoria Executiva ou por seu substituto legal que, aps ler o edital de convocao, assinar o termo de abertura no livro de presena, no qual os associados presentes tambm aporo suas assinaturas, depois de apresentarem a identidade social e o comprovante do pagamento das mensalidades vencidas. 1. - Na ausncia do Presidente da Diretoria Executiva ou de seus substitutos, a Assemblia ser instalada pelo Presidente do Conselho Deliberativo ou por seus substitutos, em seguida pelo Presidente do Conselho Fiscal ou por seus substitutos, e, finalmente, na ausncia desses titulares, pelo associado mais antigo, em pleno gozo de seus direitos sociais.

13

2. - Em caso de prorrogao ou sesso permanente, s podero participar dos debates e usar do direito de voto os associados que assinaram o livro de presena na sesso inicial. Artigo 46 Instalada a Assemblia, os associados elegero seu Presidente, o qual tomar posse do cargo imediatamente, convidando dois associados para secretrios, completando assim a Mesa que dirigir os trabalhos. 1. - Os associados que, eventualmente, estejam prestando servios remunerados Associao, em funes ou cargos no eletivos, ficam impedidos, enquanto perdurar essa situao, de participar das Assemblias Gerais. 2. - Os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, no podero fazer parte da Mesa das Assemblias Gerais. CAPITULO III DO CONSELHO DELIBERATIVO Artigo 47 O Conselho Deliberativo ser composto por duas categorias de Conselheiros: a Membros eleitos, em nmero de 51 (cinqenta e um), pelo voto direto e secreto dos associados, na forma prevista no artigo 97, combinado com o artigo 35, salvo hiptese do Pargrafo nico do artigo 53; b Membros Vitalcios, aqueles que contem, ininterruptamente, com 18 (dezoito) anos de mandatos eletivos ou do exerccio de atividades em coordenao junto Diretoria Executiva, ou que venham a completar 20 (vinte) anos, intercaladamente, no exerccio de cargos de Conselheiros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal ou de membros eleitos da Diretoria Executiva ou que junto a esta exeram atividades de coordenao. 1. - Quando os Conselheiros referidos na alnea a deste artigo passarem condio de Conselheiros Vitalcios, ser convocado suplente pelo restante do mandato, observando-se o que dispem os artigos 51, 52 e 53. 2. - Compete ao Presidente do Conselho Deliberativo declarar, nominalmente, quais os associados que passam a ser Conselheiros Vitalcios, nos termos da alnea b deste artigo.
14

Artigo 48 Os membros da Diretoria Executiva e os do Conselho Fiscal que forem abrangidos pela alnea b do artigo 47, aps tomarem posse como Conselheiros Vitalcios, retornaro ao exerccio de seus cargos anteriores e, desde ento, estaro afastados dos cargos de Conselheiros. Artigo 49 Os Conselheiros Vitalcios gozaro de todos os direitos inerentes aos demais Conselheiros, bem como estaro sujeitos s mesmas normas e deveres, excetuado o previsto no artigo 58. Artigo 50 No caso de perda ou afastamento do exerccio do mandato de Conselheiro eleito, ser convocado, imediatamente, suplente para o exerccio transitrio do cargo ou complementao do mandato. Artigo 51 No caso de inexistncia de suplente da eleio imediatamente anterior ultima realizada, poder ser convocado para vaga ocorrente os suplentes desta, na ordem de votao, para complementao do respectivo mandato, sem prejuzo de posterior convocao, em caso de vaga, para o mandato em cuja eleio foi declarado suplente. Artigo 52 - Quando ocorrer vaga de membro do Conselho Deliberativo, sem que haja suplente a ser convocado, o Presidente da Diretoria Executiva, mediante comunicao do Presidente do Conselho, convocar Assemblia Geral Extraordinria, dentro de 60 (sessenta) dias, para preenchimento da vaga existente. Artigo 53 No caso de renncia ou destituio coletiva do Conselho Deliberativo, o Presidente da Diretoria Executiva convocar eleio dentro de 60 (sessenta) dias, para composio do rgo. Pargrafo nico - Aos vinte e seis candidatos mais votados corresponder o restante do mandato de seis anos, aos vinte e cinco seguintes o restante de trs anos e os demais, sucessivamente, sero considerados suplentes. Artigo 54 A Mesa do Conselho Deliberativo composta de Presidente, Vice-Presidente, 1. e 2. Secretrios, eleitos por seus pares pelo perodo de um ano, e poder ser reeleita na totalidade de seus componentes ou de cada um de per si, para o mesmo cargo, por igual perodo, uma s vez.

15

1. O Presidente ser substitudo, nas suas faltas e impedimentos, pelo Vice-Presidente, este pelo 1. Secretrio e este pelo 2. Secretrio, sucessivamente. Na ausncia dos quatro titulares da Mesa, presidir a sesso o Conselheiro mais antigo no Quadro Associativo, que convocar outros de seus pares para completarem a Mesa. 2. O Conselho Deliberativo ser representado, nos atos sociais e oficiais, pelo seu Presidente. Artigo 55 Compete ao Conselho Deliberativo: a - aprovar ou rejeitar, dentro de 60 (sessenta) dias, a contar do recebimento, os projetos de regulamentos e normas administrativas encaminhados pela Diretoria Executiva, podendo fazer alteraes desde que no acarretem aumento de despesa; sendo atribudo o carter de urgncia proposio, poder ser fixado pela Diretoria Executiva o prazo no inferior a 15 (quinze) dias, para exame da matria; b - votar indicaes e proposies sobre assuntos de interesse da classe e da Associao, bem como dar pareceres em assuntos da mesma natureza que lhe forem encaminhados pela Diretoria Executiva ou pelo Conselho Fiscal. As indicaes e as proposies sero apreciadas pela Diretoria Executiva para encaminhamento adequado e oportuno; c - votar, at o final de dezembro de cada ano, o oramento para o ano seguinte, assim como autorizar verbas especiais ou suplementares, bem como reajustes oramentrios; d - examinar e aprovar, depois do parecer do Conselho Fiscal, o Relatrio da Diretoria Executiva, Contas e Balano do exerccio anterior; e - dar posse aos associados eleitos para a Diretoria Executiva e Conselhos; f - decidir, em Reunio Conjunta com a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, sobre contrato de obras, locao de imveis, servios, emprstimos ou operaes financeiras superiores a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), aquisio ou alienao de bens imveis, hipotecas ou quaisquer nus que venham gravar o patrimnio social e, aumento ou reduo de mensalidade social e Ttulo de Expanso Social, devendo estar presente mais da metade dos membros de cada rgo; g - elaborar o seu Regimento Interno; h - requisitar da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal os esclarecimentos que entender necessrios, que devero ser prestados no prazo de 20 (vinte) dias, bem como solicitar o comparecimento de
16

seus membros, por intermdio do Presidente do rgo, com antecedncia mnima de 10 (dez) dias; i - eleger e destituir os integrantes do Conselho Fiscal e eleger o Presidente, os 1 e 2 Vice-Presidentes, o Diretor Econmico-Financeiro, os 1 e 2 Tesoureiros da Diretoria Executiva; j - aprovar ou rejeitar, na primeira reunio do Conselho, aps o recebimento da indicao, os nomes dos associados para exercerem atividades de coordenao junto Diretoria Executiva, nos termos da alnea j do artigo 66; l - instaurar o procedimento prprio para a destituio dos integrantes do Conselho Fiscal e do Presidente, dos 1 e 2 Vice-Presidentes, do Diretor Econmico-Financeiro, dos 1 e 2 Tesoureiros da Diretoria Executiva. M - organizar seus servios burocrticos, requisitando Diretoria Executiva o quadro de empregados para esse fim. 1. Nos casos previstos nas alneas a e f deste artigo, poder a Diretoria Executiva oferecer novas consideraes sobre as emendas ou alteraes feitas nas proposituras originais, dentro de 15 (quinze) dias da devoluo dos projetos. 2. Na hiptese do pargrafo anterior, ficaro as emendas e alteraes mantidas, se assim o decidir o Conselho Deliberativo, no mnimo por 2/3 (dois teros) dos Conselheiros presentes, em reunio que se realizar dentro de 30 (trinta) dias do novo encaminhamento, prevalecendo em caso contrrio, a redao constante das proposituras originais. 3. Decorridos os prazos fixados nas alneas a e c deste artigo, sem que tenha sido aprovada ou rejeitada a proposta, considerar-se- a mesma automaticamente aprovada. 4. A ausncia da deciso contraria no prazo fixado na alnea j importa a aprovao tcita dos nomes indicados. 5. O procedimento para destituio dos integrantes do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva a que se refere alnea l, depender de requerimento apresentado por escrito e deciso favorvel de pelo menos 2/3 (dois teros) dos membros do Conselho Deliberativo, ouvidas as Comisses competentes em reunio especialmente convocada para tal fim, assegurada, sempre, a plenitude de defesa.
17

6. A destituio de membros eleitos da Diretoria Executiva, com deciso favorvel do Conselho Deliberativo, ser submetida Assemblia Geral Extraordinria, convocada especialmente para tal fim, nos termos do inciso I do artigo 37. Artigo 56 O Conselho Deliberativo reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms, e, extraordinariamente, quando necessrio. 1. As reunies sero abertas em primeira e segunda convocao, respectivamente, com 26 (vinte e seis) e 18 (dezoito) Conselheiros Eleitos no mnimo. 2. O Conselho Deliberativo poder convocar a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal, ou ambos, para reunies conjuntas, presidindo-a o Presidente desse rgo. Artigo 57 Os membros eleitos do Conselho Deliberativo podero obter licena at o mximo de trs meses ou afastamento at seis meses, no caso de doena ou motivo justificado. Pargrafo nico Os pedidos de que trata este artigo podero ser prorrogados a critrio do Conselho, que convocar o respectivo suplente. Artigo 58 Os Conselheiros eleitos que faltarem durante o ano civil a trs reunies consecutivas ou automaticamente o mandato. a cinco alternadas, sem justificao, perdero

CAPTULO IV DA DIRETORIA EXECUTIVA Artigo 59 - A Diretoria Executiva da Associao constitui-se de 06 (seis) membros, a saber: Presidente, 1. Vice-Presidente, 2. Vice-Presidente, Diretor Econmico-Financeiro, 1. Tesoureiro e 2. Tesoureiro. Artigo 60 - O Presidente, os 1. e 2. Vice-Presidentes, o Diretor EconmicoFinanceiro e os 1. e 2. Tesoureiros sero eleitos pelo Conselho Deliberativo, na forma prevista no artigo 99, pargrafos 1 e 2. Artigo 61 - No caso de renncia ou destituio coletiva da Diretoria Executiva, o Presidente do Conselho Deliberativo assumir a administrao da
18

Associao e convocar, no prazo de 15 (quinze) dias, reunio extraordinria do Conselho Deliberativo, a realizar-se dentro de 30 (trinta) dias dessa data, para eleio dos Diretores enumerados no artigo anterior, que exercero o restante do mandato. 1. - Na hiptese de vacncia do cargo de Presidente, assumir a Presidncia o 1. Vice-Presidente, passando o 2. a ser o 1. pelo tempo restante do mandato; idntica norma ser observada no caso de vacncia do cargo de 1. VicePresidente. 2. - No caso de vacncia do cargo de 2. Vice-Presidente, ou concomitantemente, dos 1. e 2. Tesoureiros, o Conselho Deliberativo eleger os membros faltantes pelo tempo complementar dos respectivos mandatos em reunio extraordinria, convocada nos termos deste artigo. 3. - No caso de vacncia do cargo de Diretor Econmico-Financeiro, assumir o cargo o 1. Tesoureiro, passando o 2. para o 1., pelo tempo restante do mandato; idntica norma ser observada para o 1. Tesoureiro. Artigo 62 - A Diretoria Executiva compete: a - cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, Regulamentos e Normas Administrativas, Resolues do Conselho Deliberativo e as decises das Assemblias Gerais; b - decidir sobre a admisso de associados no Quadro Associativo e sua excluso; c - elaborar a proposta oramentria at o fim do ms de outubro, remetendo-a ao Conselho Deliberativo, com prvio parecer do Conselho Fiscal, at o fim do ms de novembro de cada ano; d - propor os reajustamentos oramentrios, abertura de crditos adicionais, suplementares e especiais ao oramento; e - organizar o quadro de empregados da Associao, admitindo-os mediante prova de habilitao, fixando-lhes a remunerao, dispensando-os quando conveniente e aplicando-lhes penalidades previstas em lei ou no Regulamento Interno; f - autorizar as despesas da administrao dentro das dotaes oramentrias; g - autorizar a emisso de Ttulos de Expanso Social, fixando o seu valor; h - baixar Regulamentos e Normas Administrativas, expedindo as respectivas Ordens de Servio e Instrues;
19

i - elaborar seu Regimento Interno; j - designar representante junto s reparties do Estado e Municpios onde no houver Delegacias Regionais ou Escritrios de Representao; l - decidir sobre todos os atos concernentes aos fins e objetivos da Associao; no podendo, porm, renunciar direitos, alienar, hipotecar ou de qualquer forma onerar os bens associativos, contrair emprstimos ou fazer despesas extraoramentrias, mesmo de carter urgente, sem prvia autorizao do Conselho Deliberativo, ouvido o Conselho Fiscal; m - atender aos pedidos de informaes dos demais rgos da Associao; n - decidir, em reunio conjunta com o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, sobre contrato de obras, locao de imveis, servios, emprstimos ou operaes financeiras superiores a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), aquisio ou alienao de bens imveis, hipotecas ou quaisquer nus que venham gravar o patrimnio social e, aumento ou reduo de mensalidade social e ttulo de Expanso Social, devendo estar presente mais da metade dos membros de cada rgo; o - examinar e discutir o Relatrio, as Contas e o Balano Anual, a serem encaminhados aos Conselhos Fiscal e Deliberativo e a Assemblia Geral Ordinria; p - aplicar penalidades previstas neste Estatuto; q - fixar o preo de estada ou dirias das Unidades Recreativas e de Lazer, bem como as contribuies devidas pelos associados para manuteno de piscinas, fontes, parques e outras dependncias ou por servios prestados ou postos sua disposio; r - criar e instalar em regies geo-econmico-administrativas, de acordo com os interesses da Administrao, Delegacias Regionais e Escritrios de Representao. Pargrafo nico - A fixao do valor de estada ou dirias das Unidades Recreativas e de Lazer a que se refere a alnea "q" deste artigo, dever ater-se, unicamente, s despesas correntes, de custeio e manuteno, vedada a incluso de qualquer parcela a ttulo de investimento ou renda de capital. Artigo 63 - A Diretoria Executiva reunir-se- ordinariamente, duas vezes por ms e, extraordinariamente, quando necessrio, decidindo sempre por maioria de votos.

20

1. A Diretoria Executiva poder convocar o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal, ou ambos, para reunio conjunta, presidindo-a o Presidente desse rgo. 2. As reunies sero abertas em primeira e segunda convocao, respectivamente, com 06 (seis) e 4 (quatro) Diretores. Artigo 64 - Os membros da Diretoria Executiva podero obter licena at o mximo de trs ou afastamento at seis meses, no caso de doena ou motivo justificado. Pargrafo nico - Os pedidos de que trata este artigo podero ser prorrogados a critrio da Diretoria, que convocar seu substituto. Artigo 65 - O membro da Diretoria Executiva que, durante o ano civil, faltar a trs reunies consecutivas, ou a cinco alternadas, sem justificao, perder o mandato automaticamente, sendo substitudo na forma estatutria, at que provido o cargo nos termos do artigo 60. Artigo 66 - Ao Presidente compete: a - representar a Associao em juzo ou fora dele; b - convocar eleies e Assemblias Gerais; c - abrir os trabalhos das Assemblias Gerais; d - assinar a correspondncia oficial, singularmente ou com o Diretor competente, principalmente quando se estabelecerem quaisquer obrigaes para a Associao; e - assinar com o Diretor Econmico-Financeiro, cheques, ttulos e documentos que impliquem responsabilidade para a Associao, o movimento de contas bancrias e outras em estabelecimento de crdito; f - verificar com o Diretor Econmico-Financeiro o boletim dirio do movimento de caixa; g - supervisionar a elaborao do Balano e elaborar o Relatrio Anual com a colaborao dos demais Diretores e depois de aprovados pela Diretoria Executiva, submet-los apreciao dos Conselhos Fiscal e Deliberativo; h - assinar, com o Diretor Econmico-Financeiro, balancetes e balanos; i - fazer publicar o Balano Anual at 15 dias antes da realizao da Assemblia Ordinria;
21

j - indicar ao Conselho Deliberativo os nomes dos associados para exercerem atividades de coordenao junto Diretoria Executiva; l - admitir os Chefes de Servios, os Gerentes das Unidades Recreativas e de Lazer, os Delegados Regionais, os Representantes de Escritrios de Representao e o pessoal tcnico e administrativo e designar os representantes referidos na alnea "j" do artigo 62; m - nomear, mediante Portaria, Comisses de Sindicncia e para estudos especiais; n - autorizar as despesas da administrao dentro dos limites das dotaes oramentrias; o - convocar e presidir, com voto de qualidade, as reunies da Diretoria Executiva; p - resolver, "ad referendum" da Diretoria Executiva, qualquer assunto imprevisto, que exija imediata soluo, em benefcio dos interesses sociais; q - expedir Portarias de imposio de penalidades, de assuntos administrativos e Ordens de Servio; r - dirigir a "Folha do Servidor Pblico" - rgo oficial da Entidade, bem como designar seu editor. Pargrafo nico Compete, ainda, ao Presidente, designar um Coordenador para substituir outro, em seus impedimentos e eventuais ausncias. Artigo 67 - Ao 1. Vice-Presidente compete: a - substituir o Presidente em seus impedimentos ou ausncias, assumindo a Presidncia no caso de vacncia; b - auxiliar o Presidente na administrao da Associao, de acordo com o Regulamento Geral; c - executar atribuies delegadas pelo Presidente. Artigo 68 - Ao 2. Vice-Presidente compete: a - substituir o 1. Vice-Presidente nos seus impedimentos e ausncias, assumindo a Presidncia no caso de vacncia ou ausncia do 1. Vice-Presidente; b - executar todas as atribuies que lhe forem cometidas pelo Presidente, auxiliando-o na administrao da Associao, de acordo com o Regulamento Geral. Artigo 69 - Ao Diretor Econmico-Financeiro compete:
22

a - substituir, na falta dos Vice-Presidentes, o Presidente nos seus impedimentos e ausncias eventuais; b - supervisionar e coordenar os trabalhos da Tesouraria; c - assinar com o Presidente, cheques, ttulos e quaisquer outros documentos que impliquem responsabilidade para a Associao, movimentando contas bancrias e outras de natureza financeira; d - ter sob sua responsabilidade a guarda de valores pertencentes Associao; e - verificar com o Presidente o boletim dirio do movimento de caixa; f - assinar com o Presidente os balancetes e os balanos; g - supervisionar a elaborao da proposta oramentria e acompanhar sua execuo; h - autorizar pagamentos; i - visar documentos e balancetes de despesa; j - assinar toda correspondncia relativa receita e despesa. Pargrafo nico - compete-lhe, ainda, delegar as atribuies previstas nas alneas "c" e "i" deste artigo, ao 1. Tesoureiro. Artigo 70 - Ao 1. Tesoureiro compete: a - substituir o Diretor Econmico-Financeiro nos seus impedimentos e ausncias eventuais; b - verificar com o Diretor Econmico-Financeiro, o Boletim Dirio do movimento de caixa; c - depositar, diariamente, em estabelecimentos de crdito o saldo de caixa; d - acompanhar a arrecadao da receita, visando os respectivos documentos; e - apresentar, mensalmente, o balancete do ms anterior; f - prestar, aos demais rgos da Associao, toda cooperao no sentido da mais rpida e eficaz execuo de suas finalidades. Artigo 71 - Ao 2. Tesoureiro compete: a - substituir o 1. Tesoureiro nos seus impedimentos e ausncias eventuais; b - auxiliar o 1. Tesoureiro, quando necessrio, no desempenho de seu cargo; c - proceder, de comum acordo com o Diretor Econmico-Financeiro e com o 1. Tesoureiro, ao pagamento de servios e despesas, bem como as
23

efetuadas com a aquisio de gneros alimentcios e ainda da folha de pagamento. SECO I DAS COORDENADORIAS Artigo 72 Integram a estrutura administrativa, vinculando-se Diretoria Executiva, as coordenarias que seguem: a - Coordenadoria Administrativa; b - Coordenadoria da Secretria Geral; c - Coordenadoria do Patrimnio; d - Coordenadoria de Obras; e - Coordenadoria das Unidades Recreativas e de Lazer; f - Coordenadoria da Educao e Cultura; ghi j Coordenadoria de Turismo; Coordenadoria de Esportes; Coordenadoria Social; Coordenadoria de Associativismo.

Pargrafo nico As competncias das Coordenadorias referidas neste artigo, sero definidas no Regulamento Geral. Artigo 73 Para o exerccio das atividades de Coordenador no haver contra-prestao pecuniria. CAPTULO V DO CONSELHO FISCAL Artigo 74 - O Conselho Fiscal, rgo fiscalizador, constitudo de cinco membros eleitos pelo Conselho Deliberativo, na forma prevista na alnea "i" do artigo 55, combinada com o artigo 35. Artigo 75 - A Mesa do Conselho Fiscal composta de um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretrio, eleitos anualmente pelos seus pares na primeira reunio aps a realizao da Assemblia Geral Ordinria, salvo no caso de incio de mandato, quando dever a eleio ser realizada na primeira Reunio Ordinria desse rgo.
24

Artigo 76 - O Conselho Fiscal reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms e, extraordinariamente, quando necessrio. 1. - As reunies sero realizadas com o comparecimento mnimo de trs Conselheiros. 2. O Conselho Fiscal poder convocar o Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva, ou ambos, para reunio conjunta, presidindo-a o Presidente desse rgo. Artigo 77 - No caso de renncia ou destituio coletiva dos membros do Conselho Fiscal, o Presidente do Conselho Deliberativo convocar uma Reunio Extraordinria para eleio de novos membros do Conselho Fiscal. Pargrafo nico - Quando, no decurso do mandato, ocorrer vaga de membro do Conselho Fiscal, sem que haja suplente para substitu-lo, o Presidente do Conselho Deliberativo, ao receber a comunicao, convocar uma Reunio Extraordinria, para eleger o membro faltante. Artigo 78 - No podero fazer parte do Conselho Fiscal parentes at o 3. grau, em linha reta ou colateral, de qualquer membro da Diretoria Executiva, inclusive Diretores da gesto anterior. Artigo 79 - Compete ao Conselho Fiscal: a - examinar mensalmente os livros, registros e documentos contbeis, apresentando relatrios Diretoria Executiva e cpia ao Conselho Deliberativo; b emitir parecer sobre: 1 )a proposta oramentria, bem como a respeito da execuo do oramento e suas eventuais alteraes; 2 )o relatrio da Diretoria Executiva, contas, balancetes e balano anual. c - decidir em reunio conjunta com o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva sobre contratos de obras, locao de imveis, servios, emprstimos ou operaes financeiras superiores a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), aquisio ou alienao de bens imveis, hipotecas ou quaisquer nus que venham gravar o patrimnio social e, aumento ou reduo de mensalidade social e Ttulos de Expanso Social, devendo estar presente mais da metade dos membros de cada rgo;
25

d - propor Diretoria Executiva e ao Conselho Deliberativo medidas de carter econmico e financeiro; e - solicitar aos rgos da Associao, por intermdio dos respectivos Presidentes, os esclarecimentos que forem necessrios realizao de suas atribuies; f elaborar o seu Regimento. Artigo 80 - Os membros do Conselho Fiscal podero obter licena, at o mximo de trs ou afastamento de at seis meses, no caso de doena ou motivo justificado. Pargrafo nico - Os pedidos de que trata este artigo podero ser prorrogados a critrio do Conselho, que convocar o respectivo suplente. Artigo 81 - Os Conselheiros que faltarem durante o ano civil a trs reunies consecutivas ou cinco alternadas, sem justificao, perdero automaticamente o mandato. CAPTULO VI DAS DELEGACIAS REGIONAIS E ESCRITRIOS DE REPRESENTAO Artigo 82 - As Delegacias Regionais e os Escritrios de Representao sero administrados por Delegados Regionais e Representantes designados pelo Presidente da Diretoria Executiva, cabendo-lhes a indicao do pessoal necessrio para a execuo dos servios desses rgos, aps consulta ao Coordenador da rea. TTULO IV CAPTULO I DO ORAMENTO ANUAL Artigo 83 - A proposta oramentria anual conter a discriminao da receita e da despesa. Artigo 84 - Integraro a proposta oramentria: a - quadros demonstrativos das Receitas; b - quadros demonstrativos das Despesas; c - quadros demonstrativos de Investimentos.
26

Artigo 85 - A proposta oramentria no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente as despesas de pessoal, de material e servios de terceiros. Artigo 86 - S sero admitidas alteraes no Oramento vigente atravs de crditos adicionais suplementares e especiais, aps a aprovao pelos rgos previstos nas letras "b" e "c", do artigo 34, deste Estatuto. CAPITULO II DA RECEITA, DA DESPESA E DO PATRIMNIO Artigo 87 - A receita da Associao, estimada nos oramentos anuais, constitui-se de: abcdefghmensalidade; produto da venda de Ttulos de Expanso Social; outras contribuies de associados; contribuies por servios prestados aos associados; renda de seguros em geral; doaes e legados feitos Associao; renda de imveis prprios, locados pela Associao; rendas eventuais.

Artigo 88 - Constituem despesas da Associao os gastos previamente fixados nos oramentos anuais. Artigo 89 - O patrimnio da Associao constitui-se de bens mveis e imveis adquiridos por compra, permuta ou doao de terceiros, bem como pelo produto de inverses financeiras e/ou investimentos. Artigo 90 - O excesso da receita sobre a despesa, ser empregado no aumento do Patrimnio Social, ou como fonte de recurso na abertura de crditos adicionais, suplementares e especiais, sendo vedada sua distribuio, total ou parcial a qualquer ttulo. Pargrafo nico - Consideram-se recursos para efeito deste artigo, desde que no comprometidos:
27

I - o supervit financeiro apurado anualmente em balano patrimonial do exerccio anterior; II - os provenientes do excesso de arrecadao; III - os resultados de transposies de saldos de dotaes ou de anulao parcial ou total destas; IV- o produto de operaes de crdito autorizadas pelo Conselho Deliberativo. Artigo 91 - Os bens imveis e mveis devero sofrer reavaliaes peridicas em seus valores histricos e respectivas depreciaes anuais, para fins contbeis, observada a legislao que for aplicvel espcie. TTULO V DAS ELEIES CAPTULO I DOS CANDIDATOS Artigo 92 - Somente poder candidatar-se para os cargos eletivos da Associao o associado referido na alnea b do artigo 9. que: a - seja funcionrio ou servidor pblico civil, conforme o caput do artigo 2., em atividade ou aposentado; b - pertena ao Quadro Associativo h mais de 48 (quarenta e oito) meses e esteja em dia com as contribuies sociais; c - esteja em pleno gozo dos direitos sociais assegurados por este Estatuto; d no tenha dbito com a Associao; e - no tenha contrato com a Associao objetivando lucro; f - no tenha vnculo empregatcio com a Associao; g - no pertena Comisso Eleitoral; h - no seja titular de mandato legislativo federal, estadual ou municipal, ou titular das funes de Prefeito, Secretrio de Estado ou Municpio e Ministro de Estado; i - no exera qualquer cargo em outra Associao de classe que congregue funcionrios ou servidores pblicos, mesmo em carter transitrio, exceto nos casos de participao nos rgos de Administrao de Confederaes ou Federaes de Associaes de classe;
28

j - no esteja enquadrado nos pargrafos 1. e 2. do artigo 13 deste Estatuto. Artigo 93 - O Diretor, o Coordenador ou membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal empossados em mandato ou cargos previstos nas alneas h e i do artigo 92, respeitadas as excees estabelecidas na alnea i, no podero continuar no exerccio do cargo ou mandato que lhes foi outorgado na Administrao da Associao, na forma deste Estatuto, enquanto perdurar o exerccio do mandato ou funo previstas nas alneas h e i do art. 92. Artigo 94 - Nenhum candidato pode, no mesmo perodo eleitoral, candidatar-se a mais de um cargo eletivo, seja para o Conselho Deliberativo, para a Diretoria Executiva ou para o Conselho Fiscal. Pargrafo nico - O perodo eleitoral vai desde 90 (noventa) dias antes at 30 (trinta) dias depois da data das eleies gerais para o Conselho Deliberativo. CAPTULO II DAS INSCRIES Artigo 95 - O candidato ao cargo de membro do Conselho Deliberativo dever fazer sua inscrio por meio de requerimento Comisso Eleitoral at 60 (sessenta) dias antes do pleito, devendo, expressamente, declarar, por escrito, que no se inclui nas vedaes previstas no artigo 92. Artigo 96 - Os candidatos aos cargos mencionados nos artigos 99 e 100 devero inscrever-se perante o Conselho Deliberativo at 30 (trinta) dias antes da realizao do pleito, satisfazendo as condies contidas no artigo 92 e observadas as restries do artigo 78 para o Conselho Fiscal. 1. Para os candidatos a cargos da Diretoria Executiva, alm de satisfazerem as condies contidas no caput deste artigo, devero ser servidores pblicos ativos ou aposentados na Administrao Pblica do Estado de So Paulo. 2. Os funcionrios ou servidores pblicos dos municpios do Estado de So Paulo e respectivas autarquias, que detenham a condio de Conselheiro Vitalcio, podero candidatar-se aos cargos previstos no artigo 99.
29

CAPTULO III DAS ELEIES PARA O CONSELHO DELIBERATIVO Artigo 97 - As eleies para o Conselho Deliberativo, de conformidade com o disposto no artigo 47, alnea "a", sero realizadas no ms de dezembro do final do mandato, pelo voto direto e secreto dos associados efetivos, considerando-se eleitos os candidatos que obtiveram maior nmero de votos. 1. - No caso de empate, decidir-se- em favor do candidato que primeiro se inscreveu no quadro associativo, observando-se o que dispe o artigo 10. 2. - Sero considerados suplentes os candidatos mais votados aps os eleitos, decidindo-se os empates em conformidade com o estabelecido no pargrafo primeiro. Artigo 98 - O membro do Conselho Deliberativo que se candidatar para cargo da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal ficar automaticamente licenciado at a apurao da eleio e voltar ao exerccio do mandato imediatamente, se no for eleito. E, se eleito, tambm imediatamente voltar ao exerccio do cargo at a data da sua posse. CAPTULO IV DAS ELEIES PARA A DIRETORIA EXECUTIVA Artigo 99 As eleies para os cargos de Presidente, 1. e 2. VicePresidentes, Diretor Econmico-Financeiro, 1. e 2. Tesoureiros, sero realizadas pelo Conselho Deliberativo, em votao secreta, no ms de novembro do final do mandato, decidindo-se pela maioria dos votos nominais, em sesso pblica. 1 - No caso de empate decidir-se- em favor do candidato que primeiro se inscreveu no quadro associativo, observando-se o que dispe o artigo 10. 2 - Os eleitos para os cargos mencionados no caput deste artigo podero ser reeleitos para um nico mandato subseqente, no permitido o revezamento entre esses cargos.

30

CAPITULO V DAS ELEIES PARA O CONSELHO FISCAL Artigo 100 As eleies para os membros do Conselho Fiscal sero realizadas pelo Conselho Deliberativo, no ms de novembro do final do mandato, em votao secreta, decidindo-se pela maioria dos votos nominais. 1 - No caso de empate decidir-se- em favor do candidato que primeiro se inscreveu no quadro associativo, observando-se o que dispe o artigo 10. 2 - Sero considerados suplentes os candidatos mais votados aps os eleitos, decidindo-se os empates em conformidade com o estabelecido no pargrafo anterior. CAPTULO VI DA PROCLAMAO E DA POSSE Artigo 101 Os candidatos eleitos para o Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal sero proclamados pelas respectivas Comisses Eleitorais. 1. Os candidatos eleitos para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, prestaro compromisso e tomaro posse no dia 12 (doze) de janeiro do ano subseqente. 2. Os candidatos eleitos para o Conselho Deliberativo, prestaro compromisso e tomaro posse no dia 12 (doze) de janeiro do ano subseqente. CAPTULO VII DO PROCEDIMENTO ELEITORAL E DA COMISSO ELEITORAL Artigo 102 Os procedimentos eleitorais, inclusive a posse dos eleitos, sero disciplinados em Regimento Especial, aprovado em reunio conjunta do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, tendo por base projeto elaborado pelo Conselho Deliberativo. Artigo 103 Com a antecedncia mnima de 90 (noventa) dias da eleio, o Presidente da Diretoria Executiva, far publicar no Dirio Oficial do Estado e por outras
31

mdias, o edital de convocao, no qual constaro, obrigatoriamente, o local, dia e horrio da realizao do pleito. Pargrafo nico O edital de convocao, a partir da sua publicao, ser afixado nas dependncias sociais da Capital e do Interior. Artigo 104 O Procedimento Eleitoral ser superintendido por uma Comisso de trs membros, todos associados com direito a voto e referidos na alnea c do artigo 13, escolhidos, cada membro e seu suplente, respectivamente pelo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, no podendo pertencer a qualquer desses rgos. Pargrafo nico A Comisso de que trata este artigo, denominada Comisso Eleitoral, ser constituda, pelo menos, 90 (noventa) dias antes da realizao do pleito, mencionado no artigo 103, e eleger seu Presidente na primeira reunio que realizar. Artigo 105 A Comisso Eleitoral providenciar a confeco de cdula geral com os nomes de todos os candidatos inscritos, na forma deste Estatuto colocando-os em rigorosa ordem alfabtica. 1 - O eleitor dever assinalar na cdula geral os nomes dos candidatos escolhidos, sendo nulos os votos com assinalaes superiores ao nmero de vagas a preencher. 2 - Quando o nmero de candidatos inscritos for inferior ao das vagas a preencher, ser computado na cdula geral um voto para cada inscrito, salvo para os que forem riscados pelo eleitor. Artigo 106 A Comisso Eleitoral organizar tantas Mesas Receptoras e Mesas ou Juntas Apuradoras quantas forem necessrias. Pargrafo nico S podero fazer parte das Mesas Receptoras e das Juntas Apuradoras os associados com direito a voto na forma estatutria. Artigo 107 A Comisso Eleitoral providenciar a remessa aos associados efetivos do Interior e da Grande So Paulo, com direito a voto, de impresso com as
32

instrues referentes s eleies diretas e votao, devendo deles constar a cdula geral para utilizao pelo eleitor. Artigo 108 Os Associados efetivos votaro: a - os da Capital nos locais onde estiverem instaladas as Mesas Receptoras, na forma do edital; b - os do Interior e da Grande So Paulo por uma das duas formas seguintes: I - comparecendo ao local da votao, onde os votos sero tomados em separado pelas Mesas Receptoras Gerais ou pela Mesa organizada para tal fim; II - remetendo seus votos em sobrecartas fechadas, por via postal, contendo carimbo da localidade onde foram postadas e no verso a assinatura do associado, o nmero de sua matrcula e Registro Geral de Identidade (RG). Pargrafo nico A Comisso poder considerar sanada qualquer falha na observncia dos requisitos constantes do item II deste artigo, desde que, por meio dos arquivos sociais, possa identificar perfeitamente o remetente. Artigo 109 Os votos dos Associados Efetivos do Interior e Grande So Paulo, quer tomados em separado na forma do artigo 108, item I, quer remetidos via postal, conforme dispe o item II desse mesmo artigo, somente sero apurados aps a verificao de terem sido satisfeitos pelo votante os requisitos estatutrios exigidos. Artigo 110 Os votos dos Associados efetivos do Interior e da Grande So Paulo, que preferirem a via postal, devem chegar Comisso Eleitoral at o dia determinado para o pleito, data em que a ltima retirada da correspondncia do correio verificar-se- s doze horas, sendo todos encerrados em urnas, at o mximo de quatrocentos para cada urna, considerando-se cada uma delas uma Seo. Pargrafo nico No ser verificada a identidade dos votantes nem computados os votos, com referncia s sobrecartas ou envelopes que cheguem Comisso Eleitoral fora do prazo fixado neste artigo e bem assim os contidos em envelopes no fechados ou com indcios de violao. Artigo 111 Cada candidato poder fiscalizar todo o processo eleitoral, por si ou por procurador, e, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contado da afixao do
33

resultado da urna seccional, qualquer candidato poder dele recorrer para a Comisso Eleitoral. Artigo 112 Para os efeitos da apurao final, a Comisso Eleitoral tomar conhecimento dos recursos interpostos e o seu julgamento ser feito dentro de 5 (cinco) dias, cabendo pedido de reconsiderao dentro de 24 (vinte e quatro) horas, sendo igualmente de 5 (cinco) dias o prazo para a deciso final. Artigo 113 A violao das disposies eleitorais constantes deste Estatuto tornar nula a votao na Seo onde ela ocorrer. Pargrafo nico Proceder-se- a nova eleio na Seo Eleitoral que for anulada quando seu contingente de votantes puder alterar o resultado final do pleito ou influir na colocao dos candidatos. Artigo 114 O resultado final das eleies ser, pela Comisso Eleitoral, afixado na Sede Social, nas Delegacias Regionais e nos Escritrios de Representao, bem como publicado no Dirio Oficial do Estado e por outras mdias, dentro de 5 (cinco) dias contados da proclamao. TTULO VI DAS DISPOSIES GERAIS Artigo 115 A Associao poder filiar-se s Organizaes nacionais e internacionais de Servidores Pblicos legalmente constitudas, ao Foro Sindical do Mercosul e ao Sindicato Patronal (Sindicato das Entidades Representativas de Servidores Pblicos no Estado de So Paulo). Pargrafo nico Para filiao s Organizaes internacionais, a iniciativa ser do Presidente da Diretoria Executiva, com aprovao da Diretoria, ad referendum dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Artigo 116 No podero ser admitidos como empregados da Associao o cnjuge e os parentes dos membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal at o terceiro grau em linha reta ou colateral. Artigo 117 O fornecimento da 2. (segunda) via da identidade social de associado, seus dependentes e familiares, por extravio, depender da publicao a
34

esse respeito, feita em jornal da Capital ou das cidades sedes das Delegacias Regionais e Escritrios de Representao, s expensas do associado, salvo dispensa por motivo justo critrio do Presidente da Diretoria Executiva. Artigo 118 vedado o uso das dependncias da Sede Social, bem como de qualquer de suas Unidades, para eventos que no digam respeito aos interesses da categoria. 1. A utilizao das unidades associativas privativa do associado, seus dependentes e familiares, sendo vedada a cesso gratuita de suas dependncias, salvo quando haja interesse da Associao. 2. - Qualquer cesso, nos termos do pargrafo anterior, depender de prvia autorizao do Conselho Deliberativo, no sendo, em nenhuma hiptese, permitida a dispensa do pagamento das dirias quando se tratar das Unidades Recreativas e de Lazer. Quando se tratar utilizao de qualquer dependncia, que no implique em pagamento de dirias, a cesso poder ocorrer com prvia autorizao da Diretoria Executiva e anuncia do Conselho Deliberativo, mediante pagamento da taxa de uso, cujo valor ser fixado em regulamento prprio. Artigo 119 Os Ttulos de Expanso Social, emitidos pela Diretoria Executiva, tm o carter de contribuio especial para fins especficos, so nominais, de natureza familiar, sendo os direitos, obrigaes e normas gerais pertinentes, estabelecidos em regulamento prprio ou no Regulamento Geral. 1 - Os associados adquirentes de Ttulos de Expanso Social gozaro, na utilizao das Unidades Recreativas e de Lazer, das prioridades atualmente em vigor e outras que forem estabelecidas no Regulamento Geral. 2 - O disposto neste artigo, aplica-se aos adquirentes ou subscritores de Ttulo de Expanso Social, anteriores extino do OC-AFPESP. Artigo 120 Qualquer membro do Conselho Deliberativo, ainda que Conselheiro Vitalcio, ou do Conselho Fiscal que for designado a prestar trabalhos remunerados Associao, por qualquer perodo, ser previamente afastado do seu cargo, nos termos do artigo 36.

35

Artigo 121 Os Regulamentos dos diversos setores de atividades sociais, em perfeita harmonia com este Estatuto, completar-lhe- os dispositivos e ter a mesma fora imperativa e coercitiva sobre os associados de todas as categorias. Artigo 122 Fica mantida a Ordem de Mrito do Servidor Pblico, com o objetivo de premiar e reconhecer o mrito dos Servidores em geral, bem como homenagear personalidades que tenham prestado classe ou s suas entidades servios de alta relevncia. Artigo 123 Fica criado o Ttulo de Presidente de Honra da AFPESP, que ser outorgado, exclusivamente, como homenagem a ex-Presidentes que se distinguiram quando no exerccio da Presidncia da Entidade. Pargrafo nico A proposta da concesso do ttulo a que se refere este artigo, ser feita pelo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva ou Conselho Fiscal, cabendo ao Conselho Deliberativo o exame e deliberao da matria. Se aprovada, a honraria ser outorgada ao homenageado em reunio Solene Conjunta dos rgos superiores da AFPESP, presidindo-a o Presidente do rgo autor da proposta. Artigo 124 O rgo previsto na alnea i do artigo 7, ter estatuto e regulamento prprio, no podendo acarretar nus de quaisquer espcies aos cofres da Associao, inclusive contratao de empregados, locao de imveis e outras despesas decorrentes de suas atividades. Artigo 125 A Associao somente poder ser dissolvida por Assemblia Geral Extraordinria, convocada especialmente para esse fim, que se reunir com a presena mnima de dois teros dos Associados efetivos com direito a voto, na 1 convocao, e com a metade mais um, na segunda convocao, no mnimo, oito dias depois, deliberando-se na mesma Assemblia a destinao do Patrimnio Social sempre em favor de uma sociedade de beneficncia, registrada no Conselho Nacional do Servio Social. Pargrafo nico A 1 convocao ser feita mediante a publicao no Dirio Oficial do Estado e por outras mdias, pelo menos com oito dias de antecedncia da data aprazada. Artigo 126 Este Estatuto poder ser alterado exclusivamente por uma Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada para esse fim,
36

esclarecendo o edital se alterao integral ou quais as disposies a serem modificadas. Artigo 127 Os casos omissos sero resolvidos em reunio conjunta do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, e a resoluo ser sancionada conjuntamente pelos Presidentes desses rgos. Artigo 128 Este Estatuto, em sua nova redao, tambm adaptada ao Cdigo Civil, Lei Federal n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, com as alteraes dadas pela Lei 11.127, de 28 de junho de 2005, nos termos do art. 2031 do mesmo Cdigo, entra em vigor no dia 12 de agosto de 2006, data em que foi realizada a Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada para esse fim e que aprovou as alteraes do Estatuto anterior, nos termos de sua convocao de 12 de julho de 2006, ficando revogadas as disposies em contrrio do referido Estatuto anterior, prenotado sob n. 0306593 em 03/03/2004, registrado e microfilmado sob n 297965, anotado sob n 297208, no 1 Ofcio de Registro de Ttulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica. DISPOSIES TRANSITRIAS Artigo 1. Ficam assegurados a todos os Associados, de quaisquer categorias e origens, os seus direitos adquiridos previstos nos dispositivos estatutrios, ora alterados e modificados. Artigo 2. Dentro do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, ser baixado o Regulamento Geral, previsto no artigo 121.

37

Vous aimerez peut-être aussi