Vous êtes sur la page 1sur 102

1

Liberdade
"No ter liberdade mau, mas muito mais grave no ser livre." Julin Maras

I. Nosso amigo Jbson

Quinta-feira1. Este dia especial no cotidiano de Jbson. Ele no saberia sobreviver na Necrpole (que como ele gosta de chamar a Metrpole em que reside) se no houvesse esta vlvula de escape chamada encontro com os amigos. Sedento que estava por alienar-se um pouco, Jbson chegou Rainha mais cedo do que os camaradas. Alienar-se, para ele, poderia ser tomado como o contrrio da alienao. Seria a tomada de conscincia das coisas, sair da correria, do caos, das obrigaes, da tempestade, dos transportes coletivos, das aulas na faculdade, de si mesmo. Sim, para Jbson, retirar-se do mundo servia a este propsito: olhar para tudo de fora, para ver a estrutura e as relaes entre as coisas. Sentar-se em um boteco ou padaria e tomar uma cervejinha com as pessoas de seu apreo era algo impagvel. Dizem que tudo tem um preo, mas estar com a brodagem no tem., pensava Jbson, quase que inconscientemente. A Rainha era uma padaria como qualquer outra que voc possa imaginar. No se surpreenda com este nome genrico. Alis, uma padaria chamada Rainha no seria quase nada diferente de uma padaria chamada Flor, ou at mesmo de uma padaria chamada pura e simplesmente de Padaria, portanto, quando ler Rainha nesta narrativa insira mentalmente um qualificador como da Parada Inglesa, da Vila Gomes, do Graja, do Ipiranga, da Vila
1

ADVERTNCIA: Esta uma obra de fico. Todos os nomes, pessoas, locais e incidentes so obra da imaginao do autor ou so usados de modo fictcio. Qualquer semelhana com fatos, eventos, locais e pessoas, vivas ou mortas, mera coincidncia.

Guarani, seja qual for o bairro em que voc resida ou frequente. Jbson, por exemplo, deixava transparecer o orgulho do apelido que ele mesmo dera a tal padaria, pois era fcil notar um meio sorriso se insinuando no canto esquerdo de sua boca, e certo brilho no olhar quando fazia o convite Bora tomar uma na Rainha dos Mendingos?. (Me subtraio necessidade de explicar que Jbson tambm se comprazia em falar mendingo no lugar de mendigo. Quanto mais neurose seu interlocutor demonstrasse em razo de perfeccionismos com relao lngua portuguesa - uma tremenda bobagem, segundo Jbson -, mais prazer ele sentia em criar novos espraiamentos, novos metaplasmos e novas e provocantes neologias). Pois assim se deu nesta oportunidade. Jbson ento trabalhava com o ofcio de sua formao. Permanecia com o rabo - como ele mesmo gostava de dizer - pregado na cadeira da hora em que chegava ao escritrio at a hora em que no sentia peso na conscincia para sair. Fico lisonjeado em ter a permisso de uma pessoa to honesta e tica como Jbson para narrar suas aventuras necropolitanas. Vamos logo narrativa, ento! Chega de prolegmenos! Como eu j disse, nesta oportunidade, Jbson chegou Rainha um pouco antes de seus amigos. Isto no era nada incomum, pelo contrrio. Jbson no era muito afeito a chegar em um encontro de amigos (e no caso de desamigos, pior ainda) j em andamento. Para ele, encontrar os amigos era como ir ao estdio ver o time jogar, ou seja, tinha ritual, tinha que sair mais antes para chegar mais antes, como dizia a anedota de uma de suas clebres professoras. De fato, para nosso amigo Jbson, tudo tinha que ter ritual. Como sempre acontecia ao longo dos ltimos trs anos, Jbson percebeu a certa altura que j havia concludo tudo o que poderia ter feito naquele dia de trabalho com qualidade, e isto eliminava todo e qualquer peso na conscincia no que se refere a deixar seu posto. Qualidade para ele era algo essencial. Para ele, no era digno fazer um trabalho mal-feito, mesmo se o patronato ou a chefia o obrigassem a faz-lo. Nesta ltima hiptese, um sentimento muito ruim preenchia o corao de Jbson, e seus colegas de trabalho percebiam sua insatisfao atravs de sua cara fechada. Seu aspecto se tornava semelhante a uma fruta que, ao apodrecer por dentro, se enegrecia por fora. Seu perfume tambm dava lugar a certa catinga que se formava em seus asseados sovacos nestes momentos de escravido ao vivo e a cores. Ele odiava aquilo. Assim sendo, Jbson pegou suas coisas, desligou seu computador, despediu-se dos colegas, do capito-do-mato e foi tomar o nibus.

A Rainha ficava perto de sua casa, que ficava prxima a um belo parque. Cada vez menos belo, graas incompetncia administrativa e ao mau gosto de tantas gestes seguidas de pssimos prefeitos e suas respectivas corjas de secretrios, subsecretrios, subprefeitos... Jbson era um tanto alienado politicamente, no acompanhava as notcias dos grandes meios de comunicao (sorte dele), ento no ficava sabendo de muitas coisas que se propagandeava em relao s obras dos governos, mas ao ver os cortes de rvores, a instalao de iluminaes de cor roxa nos monumentos, chafarizes que lanam para o ar a gua morta e ftida do lago, ele percebia inconscientemente que estavam frequentemente obrando no Parque. Nos arredores, o perfume era o mesmo de um canteiro de obras. Jbson apelidou tal chafariz de Bid Luminoso. Andar de nibus pela Necrpole era um dos esportes radicais prediletos de Jbson. Nos tempos da faculdade, ao se deslocar de sua casa at a Necrpole Universitria, muitas vezes ia pendurado na porta. Seus pais nunca ficaram sabendo disto, e talvez venham a saber somente agora, que este meu grande camarada abriu as portas da memria para me relatar tantas peripcias necropolitanas. Espero que se divirtam. Enfim, Jbson adorava viajar pendurado no Heliopo, do lado de fora do nibus, sentindo aquela brisa gostosa no rosto, exercitando os msculos, desviando-se de placas, ramos de rvores, transeuntes e veculos. Coitado de quem estiver dentro desse nibus!, pensava Jbson. Ele tinha razo. Aquele Heliopo tinha mais pessoas por metro quadrado do que uma mulher grvida de quadrigmeos. Se Jbson ia pendurado, era porque havia gente socada em cada milmetro daquele paraleleppedo alaranjado. Outra grande vantagem de ir pendurado era no precisar gastar seu precioso passe escolar, que seria transformado em duas fichas de fliperama posteriormente, no Bar do Bigode. (Evidentemente, o nome verdadeiro do bar era outro, mas nem mesmo o prprio Bigode deveria se lembrar dele.). Mas o que ele apreciava mesmo era a emoo de subverter o sistema. O nibus que ia do trabalho at sua casa no era to superlotado assim, e muitas vezes, Jbson ia at mesmo sentado. O nibus era seu lugar privilegiado de leitura, pois ali passava muitas horas do dia, e, ali, os livros eram seus melhores amigos. Naquela quinta-feira, Jbson conseguiu ler um captulo de um livro e um de outro. Haja xerox em sua estante, diga-se de passagem. Estudar numa faculdade faz a pessoa ler infinitos recortes de pensamentos, conceitos, teorias, mas no permite que se leia quase nada integralmente, dada a compactao de tantas atividades em to pouco tempo. Isso sempre deixou nosso estudante Jbson perplexo.

Chegando finalmente a seu destino, mesmo aps enfrentar um trnsito hollywoodiano, mas com txis brancos no lugar dos amarelos e vias com no mximo duas faixas em cada mo, nenhum de seus amigos havia chegado. Ao contrrio do que se poderia imaginar, Jbson se alegrou, esboando mais uma vez seu meio-sorriso, a marca registrada de seus pensamentos mais perigosos. Vou aproveitar pra pedir uma gelada e ler mais um artigo antes dos vagabundos chegarem., pensou nosso heri da leitura.

II. Arrombadas, piranhas e vadias

Chamou a sua ateno o fato dele chamar os amigos em pensamento de vagabundos? Seus queridos amigos? As pessoas que suprem sua necessidade de realidade, de amparo emocional, afetivo, intelectual e alienista? Pois bem. Jbson possui uma caracterstica peculiar. Quanto mais ele gosta de uma pessoa, pior ele a trata, no bom sentido. Avesso dos avessos, Jbson chama seus melhores amigos

de puta, vadia, arrombada, vagabunda, piranha, playboy, viado, tucano, peesse debista. Qualquer pessoa em s conscincia poderia se escandalizar ao receber este tipo de tratamento. Quem no o conhecia preenchia-se de preconceitos. J os amigos de Jbson, porm, ao receberem tal tratamento, riem para valer, e retribuem com gentilezas agradecidamente redobradas, com tapes em sua cabea, joelhadas na barriga e murros nas costas, pois amor dado amor multiplicado. Certo dia, Jbson at se colocou a refletir sobre o porqu disso. Ele tinha muitas amigas feministas, que ele amava do corao, e elas sempre lhe diziam que quem xinga de filho da puta, vadia, vagabunda, entre outros, o faz porque machista. Quem xinga de gay, viado, traveco, o faz porque homofbico. Jbson concordava honestamente com tudo aquilo, do fundo da alma. Por que ento ele xingava os amigos assim, quanto mais gostava deles, quanto mais camaradagem havia? Jbson nunca conseguiu responder a si mesmo tais perguntas, sua nica concluso foi que a forma com que se referia aos amigos jamais fora para ofend-los, muito menos para denegrir a mulher e os homossexuais e travestis. J tucano e peessedebista era para sacanear. Mesmo.

Apoiado naquela mesinha de lata decorada com alguma marca de cerveja pintada em vermelho, Jbson lia aquele seu terceiro texto de maneira praticamente ornamental. Quando chegava a algum local, a primeira coisa que fazia era se ambientar. Observava as pessoas, o espao, as rotas de fuga, a localizao do banheiro, as janelas. Sentia o ambiente, situava-se. Algo de animal, instintivo. Quando neste modo de operao, ler alguma coisa era como estourar pipoca com a panela aberta. O desperdcio era tamanho que de minuto em minuto, Jbson percebia que nada do que havia lido passara por sua inteleco, ento ele corria os olhos linhas acima, apenas para perceber que no reconhecia nada do que havia lido no ltimo minuto. Era totalmente ftil tal leitura. O que o movia a fazer isto, ento? Seria uma pattica tentativa de passar uma auto-imagem de intelectual para algum? Isso no cheira a problemas de auto-estima? Inebriado pelo delicioso aroma que emanava do torresmo que aquela jovem linda, elegante e simptica que olhava para ele com aqueles olhos profundamente azuis, abrindo e fechando a boca como se estivesse conversando com ele, Jbson se sentia no Paraso, mesmo sem conseguir ouvir uma s palavra do que ela dizia, e sentia-se flutuando. por isso que eu gosto daqui..., derretia-se em pensamento. De repente, um rudo de freada de carro o traz de volta ao cho. Puuutz... cochilei enquanto lia.... Pouco tempo depois, chega ao boteco seu amigo Rver. - Porra, Rba!! - Porra, Jojoca! Os jovens norte-americanos tm o costume dos toques. Aqueles cumprimentos de gueto que chegam a ser acrobticos, de tantas firulas. Rver e Jbson tiveram muitos toques nesta linha, desde os tempos da molecagem, e principalmente na adolescncia, quando o amigo era a pessoa mais importante do mundo, e um toque personalizado era sinal de forte amizade. J adultos, ou melhor, agora que eram responsveis... quero dizer... agora que haviam sado da casa dos pais... hum, na verdade, no. Vamos dizer que agora que eles estavam trabalhando, a bola da vez era cumprimentar os chegados com esse Porra antes. - Por que demorou tanto, hein, sua vadia? - traduzindo, seria algo como que bom que chegou, amigo!... - Faz tempo que voc chegou, cara? - Faz pelo menos uma hora e meia. - Jbson fez uma cara sria, fingindo haver esperado seis vezes mais tempo do que esperou de fato pela chegada do amigo.

Rver j conhecia Jbson de longa data, eram amigos de infncia. Sabiam tudo um do outro, mas sempre achavam que sabiam mais do que sabiam de fato. Rver, por exemplo, achava que sempre que o Jbson fazia aquela cara sria ridcula, ou estava mentindo, ou estava tentando passar a perna em algum, o que quase o mesmo. Quanto a isso, ele tinha razo. Mentir, Jbson mentia para sair de situaes sem sada, mentia honestamente, pela paz mundial, segundo ele. J passar a perna era algo corriqueiro, bem longe do que se entende como mentira, era somente uma brincadeira. - Uma hora e meia o cacete, teu vagabundo! - Rver gargalhou. - Se a gente combinou s 20:00 e voc chegou s 18:45, porque voc burro pra cacete! - mais gargalhadas. Jbson no havia chegado s 18:45, havia chegado s 19:45. Foram vinte minutos entre enfiar o nariz na Rainha e a chegada de Rver. Trinta e cinco segundos para pedir uma gelada. Seis minutos acordado. Mesmo frustradinho pela brincadeira com o horrio no colar nunca com Rver, Jbson se alegrou com a gargalhada do amigo. Impagvel. No h nada melhor neste mundo do que ver as pessoas queridas felizes!, pensava nosso amistoso amigo. - Senta a ento, imbecil. Demorou pra cacete pra chegar e vai ficar a de p, teu incompetente?! No tem prego na cadeira, no! - quanta agressividade..., pensavam os efmeros transeuntes. - J t bbado de novo, Jojoca? - Rver tambm era da turma da provocao. - Tou. Tou sim. No faz nem vinte minutos que eu pedi essa cerveja e j tou bbado. Se liga, cara! - Jbson mordeu a isca. Ao contrrio de Rver, que quase sempre sacava as provocaes do amigo e contornava as armadilhas, Jbson frequentemente caa nas sacanagens que lhe armavam. - R!! Perdeu a linha! - Rver riu, apontando o dedo para o camarada. - R, r, r... que sem-graa, voc...

III. Os nerdes aloprados

- Descola um copo a p nis, Pit-Bitoca! - gritou Rver, dirigindo-se a Souza, o melhor chapeiro da padoca. Souza era um cearense de riso fcil, pessoa amada por gente de alto a baixo

da pirmide social da regio. Mas se parecia muito com o fiel escudeiro do Pit-Bicha da televiso. O apelido foi instantneo. Assim que o personagem apareceu pela primeira vez naquela televiso de ltima gerao da Rainha, todos olharam para o Souza, e dizem os gozadores que at ele mesmo se olhou no espelho, antes de todos. A gargalhada foi geral naquele dia. Rver, Jbson e Candinha l estavam, em mais uma de suas acaloradas discusses. Mais para a frente, quem sabe eu no conto uma ou duas destas discusses... mas no espere grande coisa, caro leitor2. So apenas pessoas comuns... - Pega a, Rba! - Pit-Bitoca escorregou uma tulipa pelo balco na direo de Rver. Uma belssima tulipa. Com aquela camada fosca de gelinho por fora, perfeita para um chope, mas Rver gostava mesmo era de copo americano. (Sem falar que no estava tomando chope.) - De novo, Bitoca? Esqueceu de novo que eu gosto do outro copo? - Ah, foi mal, pega aqui! - esta era uma das vrias pirraas que Bitoca fazia para quem insistia em cham-lo por este apelido, que ele detestava. Ah se fosse l em Quixad..., pensava ele. Por fora, um sorriso s. Por dentro, a lembrana de um caboclo que ele sangrou por menos que aquilo antes de migrar para o Sul. - C no acha que o Bitoca avacalha com essa parada dos copos, Jojoba? - perguntou Rver, com meia sobrancelha erguida, em sinal de desconfiana. - Bitoca um fanfarro, Rba! Vai dizer que no sabe disso. Se quiser saber o que avacalhao de verdade, eu te conto uma histria... - Desce mais uma gelada a, Bitoca! - gritou Rver. Depois disso, virando-se para Jbson com cara de curioso, autorizou-lhe a contao da histria: Manda a, mano. Jbson matou o resto de cerveja morna daquele copo, que j contava at mesmo com um pernilongo nufrago boiando na superfcie. Fingiu que estava deliciosa. Respirou fundo, se ajeitou na cadeira e olhou ao redor para sentir o tamanho da plateia. Sim, mais um ritual. Foi l em Cambori., ele introduziu. - Camburi? Perto de Ubachuva? - chutou Rver, para fora. - No, animal. Cambori, Santa Catarina! - sempre que Jbson contava causos de Cambori, as pessoas confundiam com Camburi. Jbson se achava um sujeito paciencioso. Como voc pode ver, parece que ele no se conhecia to bem assim.

Adoro quem l os rodaps. Prometo que s haver rodaps relevantes nesta novela, em respeito aos mais afaimados leitores.

- tudo a mesma coisa, conta logo a sua mentira a... - Rver chorou de tanto rir. - Minhas histrias so todas reais, cara... - Jbson, que sempre estava pronto para sacanear os amigos, sempre caa nas sacanagens dos outros, levava tudo a srio e at chegava a se ofender. - Eu tou zuando, cara! Conta logo a histria a, meu! - disse Rver, enxugando uma lgrima. - Eu sabia que voc tava zuando. - replicou Jbson, de forma pattica. A quem ele queria enganar? - Sei, sei. - Bom, o lance foi o seguinte... estvamos eu, o Orelha, o Subaco, o Magro e o Xoxota l em Cambori, nas frias do segundo ano da faculdade. - finalmente ele comeou a histria... - Ih... l vem voc com esses seus amigos aloprados a... e o Rocambole, o Narina, o Pinguim, estavam l tambm? - E voc sempre vem com essa palhaada... deve ter inveja dos apelidos dos meus amigos verdadeiros. - Jbson rebateu a provocao com outra. - Beleza. Catinue, catinue... - Rver no perdia um episdio dos Trapalhes na dcada de oitenta. - Ento a gente tinha acabado de chegar na cidade, um calor desgraado, e morrendo de fome. Antes mesmo de achar a espelunca que a gente tinha alugado pela internerde, fomos direto para a avenida da praia procurar um boteco barato pra tomar umas geladas e alimentar nossas carcaas. - C t me tirando. No foram nem no hotel pra descarregar as malas? - Que hotel, rap? T tirando a favela? - Jbson morreu de rir, se sentiu o malandro. - Voc no falou que cs tinham alugando um pico pela internerde? - perguntou Rver, aspando a internerde com as duas mos, em tom de deboche. - Sim, cara, mas quem falou que era um hotel?! A gente alugou o pico mais barato que achou. Pra falar a real, quando descemos do nibus, a gente no fazia a menor ideia de onde ficava o pico, ento achamos melhor sentar num boteco logo de cara, assim dava pra relaxar, tomar umas geladas - tava calor pra cacete! -, comer um bagulho, ver a paisagem, etc. - Hummm, captei, captei... catinue!

- Bom, se liga s no que aconteceu, que comdia. Fomos caminhando pela avenida ali, lotada de boteco e restaurante, muitos deles chapados de gente, outros com cara de boteco de boy, outros... - J sei, vocs foram no mais de boy! - Rver cortou a histria pra dar uma das sacaneadas que Jbson mais odiava, que era ser chamado de playboy ou burgus. Como Jbson gostava muito de contar suas histrias, engoliu esse sapo e seguiu, como se nada estivesse acontecendo. Rver ficou at surpreso. Deve ser boa essa histria!, ele pensou. - outros mais fuleiros, e tal. Como tinha muitos, e no queramos ficar entrando em todos, escolhemos semi-aleatoriamente. O Xoxota reparou que um dos botecos se chamava Valmor, e apontou com o dedo para a placa luminosa do bar. Olhamos pra l e rachamos o bico: Bar do Valmor. - E que graa tem isso? - Sei l, cara, sei que na hora todo mundo achou engraado e decidimos comer l. - Fala srio, cara, vocs so zuados mesmo, um bando de nerdes zuados. No escapa um! - Voc tem toda razo, cara. Ns somos um bando de nerdes zuados. - respondeu Jbson, com uma entonao suficientemente clara de que aquele ns era o ns inclusivo, ou seja, que Rver tambm estava no saco dos nerdes aloprados.

IV. Candinha

Sim, desta vez estamos testemunhando uma troca de ideias sincera e desarmada por parte de nosso viajante Jbson e seu paciente interlocutor. O coletivo tem seus mistrios. Voc nunca percebeu que s vezes rimos coletivamente de algo que se estivssemos ss ou em menor nmero, jamais riramos? No que no tenha graa, ou que seja apenas um riso social. Isto acontece de fato. So mistrios da coletividade. Rver riu e Jbson prosseguiu com a fascinante histria... - Ento entramos no bagulho. O negcio era meio sujo, parecia estar tudo impregnado de leo, meio nojento. - Sei. Voc achou o bar nojento? - perguntou Rver, apontando o dedo para Jbson.

10

- Eu no, os caras. Eu achei muito louco. Se falo que nojento, pela referncia mdia de aceitao de podracaria. - Ah, bom. Seu podre! Ambos riram como se no houvesse amanh. Quando caram em si, viram Candinha plantada diante deles, com cara de ser que estou invisvel?. - Oi, n? - disse ela, de braos cruzados e batendo um dos ps freneticamente no piso cheio de restos de comida e guardanapos da Rainha. Jbson quase caiu da cadeira quando a viu. Rver caiu. Trs minutos e quarenta segundos depois de muita risada, finalmente Jbson parou para dar um beijo e um abrao em sua amiga. Naquela noite, ela estava com um rabo de cavalo e havia feito algo mais no cabelo, ele no sabia dizer se ela o havia cortado ou tingido, mas algo estava diferente. Jbson lutou contra si mesmo com todas as foras para no admitir que a amiga estava bonita. - Nossa, Candinha! Como voc est... est... humm... diferente! - exclamou o gaguejante Jbson, com um de seus sorrisos de canto de boca se insinuando diretamente para dentro dos olhos da imaginao de Candinha. Candinha respondeu ao sorriso canhoto com um outro sorriso, no para Jbson, mas para sua boca, que lhe prendera os olhos. Candinha no era uma mulher fatal, no era uma moa que quando passa na rua os homens falam ia ou tssss. Era uma moa como outra qualquer. O problema de Candinha eram seus olhos. No eram feios e nem bonitos, eram castanhos, eram comuns. Quase todas as mulheres dispunham de um par igual quele. No tinham nada de mais em si. O problema era o poder felino de fixao que eles possuam. Ela era capaz de travar os olhos no alvo de seu interesse, tal como os olhos de um felino. Tal como um felino abraa sua presa com as garras e lhe morde o cangote, os olhos de Candinha tinham esse poder. E foram estes mesmos olhos que travaram no sorriso de canto de Jbson naquela frao de segundo e lhe morderam os beios com fora. Jbson chegou a sentir um calor, sem saber por qu, ao reparar naquele olhar fixo. Naquelas pupilas dilatadas, um par de buracos negros. Ele tinha medo daquilo. No s ele.

V. Efeitos da poluio

11

- Adorei a franjinha, Candinha. Ficou linda. - Rver notou na hora qual era a novidade na face da amiga. Seguidor que era do manual do escoteiro mirim sobre as mulheres, nosso eterno postulante a Don Juan no deixaria passar uma oportunidade como esta, mesmo no tendo segundas intenes com o rapariga. O senso comum lhe dizia que o certo era sempre elogiar a mulher quando ela surgisse com alguma novidade esttica. Rver estava sempre alerta para aproveitar brechas como esta e praticar suas tcnicas de abordagem. Mesmo que esta brecha surgisse logo aps uma sonora queda, graas lataria daquelas pssimas cadeiras. Ao contrrio de Jbson, Rver possua um jogo de cintura digno da rainha da bateria da Vai-Vai. Ao ouvir este cortejo, Candinha mal se deu conta que o sujeito acabara de se estatelar no cho imundo da padoca, tal a habilidade interpessoal do rapaz. Jbson, pelo contrrio, s de perder o equilbrio, j ficou corado, alm de perder tambm o rebolado. Ao ser alvejado pelos olhos de Candinha, o coitado quase se enfiou embaixo da mesa. - Muito obrigada, Rvis. Voc foi o nico homem que reparou que eu resolvi usar franja pela primeira vez na vida justamente hoje. - Candinha se referiu a ele como homem pela primeira vez na vida naquele exato momento. Isto, Rver no percebeu, mas Jbson sim. E sentiu uma espcie de mal-estar. - Souzinha, desce mais uma a por minha conta. - comemorou Candinha. Por aqueles dias, os sentimentos de Jbson andavam meio nublados. Provavelmente era um fruto podre do estresse necropolitano. Ele sentia as coisas mais fisicamente. Mal conseguia discernir o significado daqueles sentimentos. Conhecendo-o, no tenho dvida que aquele desconforto era nada mais, nada menos do que inveja, um dos grandes defeitos de nosso confuso Jbson. Confuso, cego, surdo e mudo. Sentimentalmente falando. Efeitos da poluio. - E ento, amiguinha, o que voc conta de novidades, fora esse tapa na peruca? perguntou Jbson, com uma pitada de agressividade lhe escapando pela lngua. - Ah, Jotinha... at tenho umas novidadezinhas... nem sei se conto, pra falar a verdade, porque acho que no iria interessar a vocs. Pra falar a verdade, o que eu quero neste momento saber do que que estavam rindo tanto agora h pouco, a ponto de demorarem uma dcada at notarem a minha presena... - Xiii, Jojoca! Parece que a Candinha t carente de novo! Cuidado com as suas brincadeiras sem noo, hein...

12

- Calaboca... sem noo a sua raba... - quando Jbson colocava a sua raba no meio da conversa, era sempre por dois motivos mutuamente excludentes. Ou um, ou outro. Ou ele estava brincando amistosamente, como sempre, demonstrando sua afetuosidade de maneira peculiar; ou estava com raiva. Desta vez, claramente, ele havia ficado irritadinho com a controlada de seu amigo. Jbson detestava quando Rver comeava a querer aparecer ou se afirmar, utilizando-o como cavalo. - Eu tou falando srio, meninos... - Candinha tornou sua viso comum a respeito de Rver e Jbson: meninos. - do que que estavam rindo tanto? - A gente tava falando mal de voc, Cndida! - Jbson reduplicou a acidez, efeito involuntariamente contrrio ao supostamente desejado por Rver. - Agora que voc chegou a gente vai ter que mudar de assunto! - um sorriso desafiador apareceu subitamente em seu rosto.

VI. Melzinho

- Sei... contem a piada, por favor... - Candinha no cairia jamais nesta besteira de Jbson. Sempre que ele fazia este tipo de discurso infantilide, ela expressava seu alto grau de entretenimento e surpresa atravs de um suspiro e uma revirada de olhos. A nica coisa que lhe causava algum incmodo era o fato de ser chamada de Cndida. Isso lhe rememorava fatos tristes de sua infncia e adolescncia. Quem sabe ela no comenta uma ou duas passagens dessas com seus amigos? Vai depender da sensibilidade deste par de trogloditas. - No piada. - disse Rver. - Jojca tava contando mais uma das suas histrias de Camburi junto com o Rocambole, o Po Pullman e os Seven Boys. - desta vez, at o prprio Jbson riu. - Ah, Jotinha... comea a histria de novo, vai? Eu gosto tanto das suas histrias... Candinha no tinha nada de boba. Aquele pedido musicado por entonaes e passionalizaes formavam quase uma cano. E tinham o poder hipntico do canto de uma sereia. Ao menos sobre Jbson, nosso incauto navegante. Ele sempre cedia. - T bom, Candinha, beleza. Vou continuar a histria... - Jbson disse isso, levantou o olhar na direo do rosto da amiga e imediatamente reconheceu um sorriso de vitria sob a nova franja. - ...mas no vou comear de novo. Vou continuar de onde tinha parado. - dito isto, sentiu-

13

se poderoso, com as rdeas da situao em suas mos, uma rara sensao. - Ah, vai, Jotinha... por favor... - No. - Nossa, como voc chato! Seu grosso! - Candinha levou menos de dois minutos para perder a linha. E no que Rver havia acertado na mosca? A garota estava realmente carente, insegura, precisando de um agrado, um afago. Por que ser?, pensou Rver, o astuto. J Jbson pensou mais ou menos assim: Grosso a sua raba., mas permaneceu calado. Rver decidiu, por bem, colocar um fim naquele conflito ridculo, desnecessrio e, principalmente, que o exclua. - Vou contar pra voc at onde ele contou, j que ele resolveu passar um melzinho na bunda3. O Jbson viajou para a Camburi com um bando de amigos. Amigos toscos, claro. - E nem te chamou, Rebinha? Baita amigo esse Jbson... - Ele foi com os amigos da faculdade... - respondeu Rver, sem conseguir concluir a tempo se ela estava criticando Jbson ou dando uma de sonsa para dizer que ele tambm era tosco. Digamos que Rver jamais olharia para si como um tosco, e que em seu dicionrio, este adjetivo servia apenas para qualificar outrem. Assim sendo, Rver optou pela primeira hiptese, que era a mais confortvel para seu pequeno ego. Jbson riu por dentro, ao imaginar que Rver pudesse estar lidando com a remota hiptese de que Candinha pudesse ter sugerido que ele tambm era um tosco. - Cambori, Candinha... - Jbson sentia uma necessidade psictica de corrigir. - Ah, t... e a? - A eles chegaram na cidade, desceram do nibus e foram tomar pinga no primeiro bar que acharam pela frente, um tal de Valmor, e acharam tudo muito engraado. - Tpico irem tomar pinga, mas qual foi a graa? disso que vocs estavam rindo tanto? - Pra falar a verdade, eu nem lembro mais do que que a gente tava rindo tanto, mas tenho certeza que era de algo muito engraado. - respondeu Jbson, sinceramente. - A graa do Valmor eu no sei explicar, foi um lance engraado, o Jurandir viu a placa escrito Valmor e todo mundo deu risada, sei l por qu. - Jurandir? - perguntou Rver, confuso. - No tinha sido um camarada com um daqueles apelidos bizarros? E desde quando Jurandir apelido?
3

Est falando srio que veio olhar isso no rodap? Use a imaginao! =)

14

- Jurandir, cara. O apelido do cara Jurandir. - Jbson tentou cortar a linha da pipa de Rver. - Nem a pau! - Rver riu alto. - Jurandir o cacete! Era alguma coisa zuada, tipo Chavasca... daqui a pouco eu lembro. - Rver mordeu o beio e rugas se formaram em sua testa. A experincia diz ele que geralmente levava de 3 a 5 minutos, no mximo, para se lembrar qualquer coisa quando entrava neste modo de operao cerebral. Ao contrrio do que ocorria com a principal de suas faculdades cerebrais, sua memria era boa. - Chavasca? Por que o apelido do cara Chavasca? O que isso? - pressionou Candinha, com a cara cheia de interrogaes. Saia justa. Rubor. Suor. Que bosta..., pensou Jbson.

VII. Roberval sensual

- Xoxota, Rver. XO-XO-TA. - Jbson no conseguiu suportar aquele negcio do Rver trocar os nomes das coisas. - Isso! Xoxota! Estava na ponta da minha lngua! - Rver no gostou de seu processo de busca mental ter sido atravessado. Desejou vingar-se. - Agora voc vai ter que explicar esse apelido. Fiquei curioso. Jbson procurou abrigo nos olhos de Candinha, mas encontrou uma sobrancelha mais erguida do que a outra, e lbios espremidos. Com um movimento seco de sua cabea, que jogou a franjinha para o ar, como quem chacoalha uma toalha antes de pendur-la no varal para secar, Candinha deu a entender que ele deveria proceder explicao. Sem ter para onde fugir... - Meu, como vocs so chatos... no tem nada de mais este apelido. O Roberval tinha a lngua presa, s isso... da acabou pegando esse apelido... - Que Roberval, Jota? No era o Jurandir? - inquiriu Candinha. - Voc est muito esquisito hoje... - Pode crer, Candinha! Voc falou Jurandir antes, que negcio esse de Roberto, rap? T me tirando?

15

"s vezes vocs me cansam...", pensou Jbson, que achava que o raciocnio dos amigos era defasado demais em relao ao prprio. O que ele no levava em conta era o fato da quantidade de informaes novas que ele trazia a cada vez que abria a boca. - Jurandir outro apelido. Vou contar a histria antes de vocs me encherem o saco. O Roberval era um cara meio exibido. Tipo o Rver, Candinha. - Quem exibido?! - Rver se exaltou. - Voc exibido PACAS! - Candinha confirmou o bvio. - Agora cala a boca que eu quero ouvir essa histria. - e piscou para Jbson. Um meio sorriso se formou na face ruborizada de nosso encurralado colega, que por mgica se animou novamente. - O Roberval, alm de ser aparecido, achava que tinha uma bunda atraente. A gente achava que ele tinha uma bunda grande. Chamava ele de Cadeirudo, Popozudo, Tanajura. Agora tentem imaginar um sujeito que j tem uma traseira "avantajada", e que anda se rebolando, por crer que a mulherada ia pagar um pau... Os amigos abriram um sorriso, desarmaram-se. Jbson continuou. - Ele falava que tinha visto em revistas femininas da irm que a mulherada gostava mesmo era da bunda dos caras, e a irm mais velha incentivava ele. - Que sacana! Bela irm essa, hein? - Candinha tambm tinha irmo mais novo e sabia muito bem o prazer que era fazer este tipo de manipulao. - Caraca, hein, Joba, seus amigos so todos zuados mesmo... Rver nunca perdia a oportunidade de dizer isso. Jbson, por sua vez, ficava contente ao perceber (atravs deste tipo de comentrios) que seu grande amigo sentia falta dele, que estava com saudades, com cime, etc. Jbson sentia o mesmo, mas era um pouco menos capaz de exprimir tais sentimentos. Candinha, por sua vez, lia a situao toda pelas entrelinhas, e se alegrava duplamente, sempre que reconhecia naqueles dois quadrpedes o mesmo fraterno amor de sempre. - verdade, Rba, os meus amigos so todos zuados. Voc est coberto de razo. Voltando ao seu clone, -

16

- Meu clone o cacete, seu viado! - ah, o amor fraterno. Os trs riram juntos e o clima se amenizou. Jbson no se sentia mais forado a dar depoimento, e passou a narrar os acontecimentos ao seu velho estilo. - Ainda queremos saber do Xoxota, Jotinha... - Candinha havia recuperado a candura. - Ento, da o apelido que pegou mais forte desses todos foi Tanajura. Da neguinho sempre que via o Tanajura passando na rua, cantava aquela musiquinha pra sacanear: "Tana... Tanajura... Jura... que me ama..." - Ih, virou pagodeiro agora, Jojoca? - No, Rba, eu no sou um cara limitado igual a muitos que tem por a, que so metaleiro, pagodeiro, ou at mesmo funkeiro, e isso vira um fanatismo. Nis ecrtico. - Ecrtico o seu rabo! - Jbson fazendo escola... - Humilhou, em Rba? E depois? - provocou Candinha. - Depois? Depois de Tanajura, acabou virando Jura e depois Jurandir, por causa da sacanagem. - Sacanagem dar um apelido de Xoxota pro cara. O que tem a ver Jurandir com Xoxota, Jba? - perguntou Rver. - No tem nada a ver. O cara tinha a lngua presa. Um dia a gente tava na rua, sei l fazendo o qu, e o Jurandir me chamou. Na poca todo mundo me chamava de Jota, assim como a Candinha faz at hoje. - por milagre, Candinha e Rver no mais o interromperam. - Da o Jurandir virou para mim e me chamou: - Xota! - Isso no lngua presa, imbecil. - disse Rver. - o que ento? - desafiou Jbson. - Sei l o que , mas no lngua presa, outra coisa... - verdade, Jotinha, eu esperava mais de voc, decepcionou. - disse Candinha. - Pouco importa. O lance que na hora eu s brinquei com ele, zuando o jeito dele de falar, e falei "Fala a, Xota". Da os caras racharam o bico e o cara ganhou um novo apelido: Xota. De Xota pra Xoxota foi naturalmente. - Nossa, Jota, que graa tem essa histria? - criticou Candinha. - E no tem nada a ver com xoxota... - Rver ficou verdadeiramente decepcionado. - Eu falei que no tinha graa nenhuma, vocs que me foraram contar essa histria... - Mas quando eu cheguei vocs tavam rindo tanto...

17

- Pode crer, termina a histria do Valmor a, cara! - Rver se lembrou do nome certo do bar. Incrvel. Ganhou muitos pontos com Jbson. - Desce mais uma a, Souzinha! - gritou Jbson. - pra j!

VIII. Pastl de camaro

No sei se voc chegou mesma concluso que eu cheguei quando Jbson me contou esta histria, mas da minha parte, fiquei surpreso quando Jbson pediu mais uma gelada, ou seja, esticou a noite na padoca mais algum tempo, no por acaso, mas para finalmente contar sua histria. Ele deu toda a pinta de que usaria novamente de uma de suas vinganas padro. Uma daquelas infantis-egocntricas. Achei que ele se negaria a contar a histria para todo o sempre, para apenas aqueles dois habitantes do universo, punindo-lhes pelos crimes hediondos da interrupo e do assalto de turnos. Embora como executor das sentenas tivesse misericrdia demais e memria de menos, para punir ele no tinha misericrdia, nem precisava de memria. Para a sorte de parentes, amigos e inimigos, e para o azar do vingativo Jbson, as punies que ele lhes infligia geralmente mais lhe afetavam que aos rus de seus julgamentos. - Ento, Candinha, agora voc j sabe mais ou menos onde a gente estava, ento vou retomar de onde eu parei. Magro, que era um grande comedor, logo avistou uma placa escrita em dialeto, mais ou menos assim... - Jbson desenha no ar com as mos, com a maestria de um mmico alcoolizado, como se os amigos fossem conseguir enxergar a imagem que ele tinha na mente. A tal placa, segundo a descrio:

- TEMOS PASTL PIZA - 2 REAL CAMARO - 4 REAL PAUMINTO - 3 REAL QUEIJO - 2 REAL

18

CARNE - 2 REAL BAURU - 2 REAL

FIADO FOC

Aps muitas risadas, e certo preconceito desapercebido e no intencional contra a homossexualidade e a variao lingustica, mecanismo sine qua non da evoluo de toda e qualquer linguagem natural, Jbson prosseguiu com a histria, com dobrinhas voltando a habitar o canto esquerdo de sua boca. Interessante observar que, para Jbson, interrupes para risadas, gargalhadas e repeties de suas palavras por meio de bocas sorridentes no estavam previstas em seu cdigo penal como crimes contra a contao de histrias. - Da todo mundo se animou pra comer PASTL. Eu mesmo pedi dois PASTL, um de PAUMINTO e um de PIZA. Magro pediu trs: carne, bauru e queijo. Todo mundo pediu pastel. - Violento esse Magro, hein? - admirou-se Candinha. - E magro de ruim, n? - disse Rver, desacreditando. - Magro s apelido, Rba. Quer saber o porqu? - Jbson deu um sorriso irnico. - Aposto que gordo! - arriscou Candinha. - Na mosca, Candinha. Por isso que eu gosto de voc, porque voc no fala coisa com coisa! - elogiou nosso gauche Jbson. Como sempre, ele pressupunha que todo e qualquer ser humano ao seu redor, de sua convivncia, possua a mesma bagagem cultural e dispunha da mesma erudio que ele... o qu? Voc est me dizendo que assim como Candinha, tambm no entendeu a frase como elogio? Acontece nas melhores famlias. Compreendo perfeitamente, e manterei o foco na narrativa corrente, pois so infinitos e aparentemente insolveis os problemas educacionais deste pas. Por conta disso, creio que provavelmente, assim como Candinha, voc tambm no assistiu a verso dublada em portugus do filme Rio. Por mim, tudo bem, mas tenho certeza que nosso filsofo Jbson se decepcionaria com voc. Candinha, por sua vez, ficou to desconcertada que ficou sem saber o que dizer. - Nossa, como voc tosco, Jba! - Rver levou as mos cabea e se debruou rindo sobre a mesa. - Se supera a cada dia na arte de meter os ps pelas mos. - acrescentou, chacoalhando a cabea para um lado em movimentos rpidos e eu diria que um tanto nervosos.

19

Como sempre, o primeiro pensamento que surgiu na mente de Jbson foi o previsvel Vou meter o p na sua raba!, mas como ele estava super bem humorado, graas aos amigos estarem ouvindo sua histria atentamente, resolveu deixar de lado os maus costumes. Temporariamente, claro. E tambm o comedimento. Piscou para Candinha como se ela tivesse compreendido a mensagem que cifrou indecifravelmente, e ficou cerca de oito segundos esperando a ocorrncia de uma espremidinha naqueles felinos olhos, que eram o signo da resposta afetiva positiva por parte da amiga. Infelizmente, aquele par de avels no havia sequer notado a piscadela, pois olhavam atravs de Jbson, como quem est mergulhado em profundo pensamento. O agora translcido Jbson achou que seria bom continuar a histria. Pela paz mundial..., pensou. Aps pigarrear foradamente, ele prosseguiu: - Mas isso mesmo, ele era to gordo que a gente chamava ele de Magro. Bom, resolvemos pedir tambm umas tubanas, para gelar a goela, j que o calor estava de matar. At a tudo normal, o problema que mesmo havendo mesas no local, e uma garonete, a mesma permanecia alheia a tudo, encostada em uma parede, praticamente fingindo que nada estava acontecendo ali. - Restaurante podre tudo assim... - resmungou Rver, que no compartilhava tanto assim dos costumes gastronmicos do amigo. - J vi que a garonete devia ser pssima. - Pssima, nada, muito pelo contrrio, ela era excelente, a melhor que j vi! - empolgouse, Jbson. - Ento, o Subco, que era mais atirado, mais, digamos assim, extrovertido, comeou a fazer uns psss, psiu, ei, ei, ou!, coisas do tipo. A menina olhou para ele com uma cara de desprezo de CI-NE-MA, e se virou para o outro lado! - no tenho palavras para expressar o prazer que arrebata Jbson quando ele fala sobre tal excelentssima garonete. - mesmo, Jota? Cara de desprezo de qual atriz? De qual filme? - Candinha tentou derrubar o amigo. - Uma cara muito parecida com essa sua a, Candinha! Impressionante! J pensou em ser atriz? - brincou Jbson, o inoportuno. - No. - respondeu Candinha, monossilbica.

20

IX. Garonete do ano

- Bom, o Orelha, que at agora s estava ouvindo, resolveu tratar a moa como um cavalheiro. - sim, Jbson castigava seus mais fiis ouvintes com piadas infames. Depois reclamava que quase todos o deixavam falando sozinho. Candinha, por exemplo, estava por um triz... - Ele a chamou com toda a educao do mundo, cheio de faiz favores, senhoritas e outras cavalheirices. Dessa vez, ela olhou com a mesma cara de desprezo, mas desgrudou o avental plastificado da parede onde estava encostada como uma ostra, e veio lentamente, como uma lesma, at a nossa mesa. No longo caminho, de cerca de 5 metros, ela fez questo de dirigir o olhar para todos os lados, menos para ns. Quando finalmente chegou perto, olhou feio para o Orba e mandou um QU?. - Eu levantava e ia embora na mesma hora. - disse Candinha, indignada. - A gente ficou, claro. Eu adorei aquela cara de m da menina. Imaginem s, uma mocinha que aparentava uns dezesseis anos apenas, com um par de perninhas de saracura, um avental que parecia mais de mecnico do que de garonete, desprezando cinco potenciais clientes de uma vez s! Totalmente contra o sistema! - Jbson riu sozinho. - Que bosta, hein, Jojoca... s vocs mesmo. Eu iria procurar um McDonalds na hora... - Isso porque voc um burgus de merda comedor de lixo... - retrucou Jbson. - Eu, n? - Vai logo, Jota, termina logo essa sua histria, que j t ficando comprida demais. Sem falar que daqui a pouco eu tenho que ir embora. - Candinha no havia falado em momento algum que tinha horrio para ir embora. Mas no pense voc que por ela dizer neste momento que tem que ir embora daqui a pouco, ela est tentando punir nosso ornitlogo de boteco. Se estiver pensando assim, est duplamente igual ao Jbson. Enquanto Candinha apenas se tocou que precisava deixar o local em breve, e nada mais do que isso, Jbson, por sua vez, no poro mais profundo de seu labirntico caracol emocional, j voltara a ser uma criana de cinco anos de idade que chora porque seu pai se escondeu atrs de uma rvore, desaparecendo da existncia para todo o sempre. E esse negcio de inventar compromisso inexistente e ir embora aps qualquer desentendimento estava mais para Jbson do que para Candinha. Candinha no deixava este tipo de bobagem interferir em seus relacionamentos. Digamos que ela era um pouco mais

21

madura do que o amigo. - Beleza, vou acelerar ento, j que voc precisa ir embora. - Finalmente!, ambos os amigos pensaram simultaneamente. Jbson ento matou a cerveja do copo, notou que algo havia ficado grudado em seu lbio superior e limpou a boca com o dorso da mo direita. Nenhum dos trs percebeu que o corpo sem vida de um pernilongo suicida agora descansava em paz na destra de Jbson. - Da a gente comeou a fazer os pedidos, - retomou Jbson. - e ela somente respondia H, H, H. Parecia at mdico da triagem de hospital particular. No queria saber de conversa, no queria saber de nada, mas tambm no anotava os pedidos. Deve ter boa memria, essa saracura.... Depois de todo mundo fazer os pedidos, que no final das contas era cerca de dez PASTL, mais trs tubanas grandes, - e neste momento, Jbson resistiu tentao de fazer a piada do litrao, por fora maior -, ela simplesmente virou as costas e sumiu para dentro da cozinha. Uns dois ou trs minutos depois, ela voltou com as tubanas. Todas fechadas. Ela mal deixou na mesa, j virou as costas. O Magro deu risada e falou voc no vai abrir p nis, no, mocinha?, da ela olhou pra trs e fuzilou o cara com um olhar terrvel, depois seguiu andando. O cara ficou meio sem graa e a gente ficou calado, sem entender nada. Pouco depois, ela voltou com um abridor, e abriu as garrafas na mesa. Tudo sem pressa nenhuma, claro, e sem olhar para a nossa cara. Acho que demorou cerca de meia hora pra chegar os PASTL, e a gente j tinha matado toda a tubana. A gente j tava derrubado de cansao, calor e impacincia, mas todo mundo ficou animado quando aquela bandeja veio fumando da cozinha. A menina literalmente largou a bandeja na mesa e j foi virando as costas sem dizer nada, mas antes dela sumir de novo na cozinha, eu mesmo falei ei, ei, como a gente vai saber os sabores dos pastis?, ela nem olhou pra trs, e respondeu que s morder, u.... Eu ri. Todos rimos. A gente j tava achando tudo aquilo muito engraado, se sentindo j meio que em uma pegadinha daquelas bem fuleiras do Srgio Mallandro mesmo. Parecia que a qualquer momento ia saltar algum fantasiado de gorila de trs daquele balco engordurado. Com a fome que a gente tava, ningum nem quis saber de mais nada, cada um pegou um pastel e saiu comendo. Ningum pegou o pastel que tinha escolhido, mas at a, ningum se importou, porque estavam todos maravilhosos, deliciosos. A pimenta que tinha num frasquinho sem rtulo tambm estava deliciosa. Por mais incrvel que possa parecer, quando o Subco chegou no recheio, descobriu que o pastel dele era de camaro. Orba tambm, Jurandir tambm. Ningum

22

tinha pedido camaro. - Como assim, cara? - exclamou Rver, indignado. - Assim mesmo. Chamamos a garonete na hora. Trs minutos depois, ela vem naquela pressa de sempre, e pergunta j de cara feia: QU?. Informei mocinha que dos cinco pastis que experimentamos, trs eram de camaro, e ningum tinha pedido de camaro. Cs conseguem imaginar qual foi a resposta dela? - Jbson fez suspense. - Com certeza no foi me desculpe... - disse Candinha. - O que ela disse? - Rver ficou curioso. - Ela falou que vocs pediram camaro SIM!, que mais parecia uma ordem do que qualquer coisa. Argumentei que no, que a gente era s estudante e que nunca pedia os bagulhos mais caros, e ela respondeu que no tinha nada a ver com isso, e que se a gente errou nos pedidos, ia ter que comer e pagar. - Afe! - Candinha revirou os olhos. - E a, o que vocs fizeram? - A gente olhou uns pros outros, meio que se entendendo sem falar nada. Eu s falei um Beleza, ento. pra ela, e a gente voltou pra mesa e detonou todos os pastis, rachando de rir. Eu acho que a partir daquele momento todos ns j tnhamos decidido pelo inconsciente coletivo que aquele boteco seria o nosso quartel general em Cambori. - os olhos de Jbson brilharam, e quem o conhece bem como eu, percebe que ele se emociona e chega a ficar com os olhos marejados ao relatar tal constatao. Nosso sentimental amigo prosseguiu... - Depois de matar os deliciosos pastis, fizemos a conta na ponta do lpis, levando em conta os SETE pastis de camaro, - Jbson interrompe a histria por alguns segundos, lutando contra um riso quase incontrolvel. - rachamos a conta e deu mais ou menos uns oito mengueles pra cada um. At que no saiu to caro, porque o pastel era muito bom. Principalmente o de camaro. Super bem recheado, uns camares grados - Foco! - disse Candinha, tomando as rdeas de nosso amigo gourmet.

23

- Foi mal. - Jbson virou para o lado e fez uma chuvinha4. Foi praticamente instintivo. - Como voc PORCO, cara!! Vai se ferrar!! - vociferou Rver, se afastando do amigo e figindo que iria enfiar-lhe a mo na cara de verdade. Candinha no notou e por isso no entendeu o que aconteceu. - Foi mal, cara, foi automtico! - Jbson tentou se retratar... - Automtico a cabea do meu pau! - Rver perdeu a linha... - Que isso, Rver?! - Candinha ficou indignada. - Perdo, Candinha... esse cara bizarro... fez uma chuvinha aqui do meu lado, quase pegou em mim! - QUASE pegou em voc? Larga mo de ser fresco, Rver! T suando de saber que o Jbson faz isso e vai dar chilique agora? - Candinha se sentiu ofendida com a falta de decoro de Rver. Ao contrrio do bizarro Jbson, que sempre fazia chuvinhas, e Candinha sabia que muitas vezes era involuntrio mesmo, Rver no era de usar este palavreado to desrespeitoso com ela. Ficou pior para ele. - T bom, Candinha, t bom... foi mal... no sei o que deu em mim... T olhando o que, Jba? Termina a sua histria a! - Jbson tambm estranhou o chilique de Rver. Rver estava mudando, desde que passou a trabalhar naquela empresa nova e comeou a andar com aqueles playboys, segundo Jbson. Na verdade, esta foi a primeira vez que Jbson viu o sempre respeitador amigo falar assim na presena de uma mulher.

X. Amo vocs

Jbson tomou flego e prosseguiu:

Chuvinha era o apelido carinhoso de Jbson para uma salivao violentamente ejetada com a boca aberta, em forma de jato. No ar, o jato se expandia em infinitas gotculas, que caam gentilmente como sereno sobre uma rea de cerca de meio metro quadrado. Sempre que Jbson se recordava de um sabor saborosamente saboroso, ele mandava uma chuvinha instintivamente. Herana da escola. Na escola ele se escolou nesta arte, junto aos colegas. Enquanto o Chico Buarque fazia concurso de pipoca, o pequeno Jbson e seus amigos faziam campeonatos de chuvinha. Coisa de moleque.

24

- Bom, na hora de pagar, cada um chegou com a sua nota de 10, 20 e at 50 reais pra pagar sua parte. Ningum tinha quebrados no bolso. Todo mundo passou no banco e sacou dinheiro no caixa eletrnico antes de viajar. Caixa eletrnico no d trocado. A mocinha simplesmente respondeu que no ia dar troco. Vejam bem, ela no disse que no tinha troco, mas que no ia dar troco. Orelha riu na hora e falou como assim?. A menina nem olhou pra ele. Enquanto todo mundo tentava segurar o riso, o Subco - que j estava derretido - perguntou o nome a ela. Mrcia. foi a resposta. Subco foi alm, e quis saber mais: Quantos anos voc tem?, ao que ela respondeu com outra pergunta: Quantos anos voc acha que eu tenho?. Subco quis dar uma de xavequeiro e achou que se dissesse que achava que ela tinha dezesseis, ela iria se ofender, afinal, o comportamento no era de adolescente. Vinte., respondeu Subco, com seu sorriso galanteador de terceira. Mrcia ficou irada! Falou assim: Voc t dizendo que eu tenho cara de velha? Eu s tenho quinze anos, vou fazer dezesseis daqui a trs meses!, da Orelha, orelhudo que era, no se conteve e meteu o bedelho: Parece que tem 60.. Candinha abriu um sorriso e falou: - Tem gente que no sabe ficar quieta. - e estava se referindo garonete, e no ao amigo tosco do Jbson. Rver esboou um sorriso. - E a, o que ela fez? Deu um tapa na cara dele? Quase isso. Foi para os fundos do botco, xingando a gente

de vagabundo, moleque, entre outros, em alto e bom tom, e vinha voltando com uma vassoura, que eu acho que era pra varrer a gente dali. Para a nossa sorte, e principalmente para a sorte do Orba, um velho alto e gordo veio atrs dela, arrancou a vassoura da mo dela, gritou assustadoramente pra ela ir pros fundos. A coitada correu corredor adentro, meio que tropeando nas pernas, e chorando de soluar. Em seguida, o velho veio acertar as contas com a gente, com a vassoura na mo. O Magro ficou com tanto medo que mesmo sendo mo-de-vaca, resolveu pagar a conta sozinho com a nota de cinquenta dele, e falou que depois a gente divide 5. A cara do Magro foi impagvel! A gente assumiu que aquele devia ser o tal do Valmor, e pelo amor paterno demonstrado pela Mrcia, conclumos que ela era filha dele, ento passamos a nos referir a ela - sem ela saber, lgico! - como Valmrcia! - Aposto que a histria no termina a, n, Jotinha? - adivinhou Candinha. - A de hoje, sim. Tem que economizar as histrias... - Jbson dissimulou. A verdade que no fundo, bem l no fundo, ele quis ser gentil com Candinha. Mas no explicitamente.
5

Ele no recebeu um tosto se volta. Belos amigos, hein, Magro?

25

Enquanto isso, Rver se levantou, sem dizer nada a ningum. Foi at o balco e cumprimentou o Pit-Bitoca: - Souzinha, voc um excelente profissional. Parabns. - Oxe! Eu digo obrigado, seu menino! - agradeceu Bitoca, meio desconfiado pelo elogio to repentino por parte de um Rver que ultimamente no vinha falando muito mais que Salve, Souzinha, Boa noite, Souzinha e assemelhados. - Vo querer mais alguma coisa? - No, rapaz, pode passar a rgua p nis. Candinha tem horrio hoje. - Candinha t faceira hoje, seu menino... cortou o cabelo, foi? - Bitoca tambm reparou na moa. - T de franjinha. - Verdade, nem tinha reparado... achei que tinha tingido o cabelo... Aps Souzinha fechar a conta, Rver foi direto at o caixa e pagou tudo sozinho. Foi a primeira vez em anos e anos de botecagem que isso aconteceu. Normalmente rachavam a conta. Quando algum estava sem dinheiro, revezavam entre si quem pagava um pouco a mais ou um pouco a menos. Nunca houve discusso de dinheiro entre eles. Mas tambm nunca houve algum que sasse pagando tudo desta maneira. Quando Rver voltou para a mesa, foi para se despedir. - Pessoal, tou indo nessa. Amanh eu tenho que estar cedinho na empresa. Tou chegando um pouco mais cedo todos os dias pra impressionar a chefia. - Que pelegagem essa, Rver? C nunca foi assim, por que isso agora? - questionou Jbson. - Pode crer, Rvis, que bicho te mordeu? - Candinha engrossou o coro. - Sei l... acho que eu cansei de ser moleque... chega uma hora que cansa... - com essa reticncia toda, Rver deu um beijo na testa branquela de Candinha, um pescotapa no agora encafifado Jbson e se mandou. - Fui! - Bora nis tambm, Jotinha? - Bora... - Que cara essa? - questionou Candinha. - O Rver t muito estranho... isso t me deixado muito preocupado. O cara no era assim. T ficando cada vez mais distante... que negcio esse de pagar a conta sozinho e sair correndo? E a brodagem, onde que fica? E o lance da gente compartilhar as coisas, dividir

26

tudo? Ser que agora que ele t trabalhando naquela multinacional ele t se achando superior? T olhando pra gente de cima pra baixo? Que fita... pegou mal... - Entendi, Jota. Tambm notei que ele t meio diferento. Mas vamos ver at onde isso vai. De repente s at ele se adaptar na empresa. Vamos dar essa liberdade a ele. A gente nunca foi controlador, no agora que ele t super empolgado com esse trampo que a gente vai jogar esse balde de gua fria nele, n? - Pode ser, Candinha, pode ser... Ao terminar de falar estas palavras super animadas, Jbson deu um abrao apertado em Candinha. Depois um beijo estalado em sua bochecha. Candinha deu um belisco de brincadeira na bochecha do amigo, como sempre fazia, e disse o mesmo amo vocs! de sempre, mesmo havendo apenas uma nica pessoa diante dela. Jbson sentiu uma espcie de insegurana naquela despedida. Era como se aquele encontro estivesse marcado inapelavelmente como um divisor de guas. Como se cada um dos trs fosse seguir seu caminho para direes que no mais se cruzariam, muito em breve. Uma espcie de intuio. J Candinha, ao menos na superfcie de seu discurso, no pareceu compartilhar do mesmo clima de Jbson. Jbson acabou ficando to paranico com a nova postura de Rver, que at mesmo se esqueceu de perguntar a Candinha qual era a novidade que ela tinha para contar. Jbson se sentiu egocntrico. De novo. De uns tempos para c ele vinha notando o quanto procurava chamar para si as atenes, o quanto sentia necessidade de ser visto e ouvido, mesmo sendo um cara avesso auto-promoo. Ele reconhecia que acabava tentando trazer as atenes para si de maneiras heterodoxas, ao contrrio de Rver, que sempre fora exibido e aparecido, para usar termos do dicionrio do prprio Jbson. Por trs daquela aparncia de doido, de moleque, de palhao, havia uma pessoa em processo de auto-descoberta. A caminho de seu ponto de nibus, localizado na direo oposta do caminho para o metr que Candinha percorria neste mesmo momento, Jbson colocou para tocar uma de suas prediletas em seu tocador de mp3 de quinta categoria: Life Sentence, dos Dead Kennedys. Ele deixou a msica se repetir umas dez vezes em sua mente, injetadas diretamente na cachola atravs de fones de ouvido, e quando notou, j estava prximo sua casa. Puxou o varal daquele nibus vazio de pouco antes da meia-noite, e saltou para a calada quando o nibus abriu a porta. A luz da sala estava acesa. Ele reconheceu o vulto de seu pai diante do brilho azul da televiso.

27

Jbson gira a chave na fechadura, roda a maaneta, e ao abrir a porta, ouve a voz grossa do pai: Chegou mais cedo hoje, Jca? O que houve?. Sempre que ele chegava tarde em casa durante a semana, seu pai o recebia com este tipo de ironia. Olhando de fora, no parecia ser nem um pouco agressivo ou contundente. Parecia ser a mais normal das bricadeiras. No limite da somatria do nmero de vezes que Jbson havia ouvido esta frase, com os dias tendendo ao infinito, a frase acabava carregando algo de momentos ruins antigos e novos. Circunstncias que alteravam para Jbson as cores destas mesmas palavras perfeitamente repetidas por seu pai. Lembranas de chegadas em casa aps noites desagradveis que agora no vem ao caso. Quem sabe em outro momento no fao algum relato a este respeito. O caso que Jbson estava ainda pilhado com as novidades de Rver. No sabe ainda que eu no tenho aula de quinta-feira noite? T parecendo o Pit-Bitoca!, ele respondeu ao pai, soando um tanto grosseiro. Como que ?, seu pai engrossou a voz, pronunciando as slabas mais alongadamente. Jbson reconheceu o mau cheiro do mal-entendido se espalhando pela casa, e mudou de assunto: Ah, nada, pai! Esquece! O que voc t fazendo acordado at essa hora?. Vem c que eu vou te contar, filho.. Jbson se preparou psicologicamente para uma longa noite.

XI. O serto vai virar mar

- Deixa s eu chegar em casa primeiro, - disse Jbson, referindo-se a seu ritual cotidiano de largar a mochila num canto, tirar a camisa e jogar no cesto de roupa suja, depois os tnis e as meias e largar em algum canto, dentre outras atividades prprias do seu chegar em casa. - daqui a pouco eu volto aqui. - Se no executasse alguma das atividades previstas em seu script habitual quase inconsciente, o rapaz acabava por ficar incomodado, sem nem mesmo saber o porqu. Foi custa de muita auto-observao sociocomportamental, ou seja, em funo de sua relao com o pai, que ele descobriu que o ritual de chegar em casa era fator higinico de seu bem-estar. At que ele no era to bobo.

28

- Vai l, filho. Tem comida fria no fogo. Feijoada de feijo branco, hoje. Jbson no ficou surpreso. Fazia pelo menos uns 10 dias que seu pai mantinha vivo o panelo da feijoada. A novidade era o tal feijo branco, mas Jbson sabia que quando levantasse a tampa da panela, veria ao menos trs naipes de feijo ali dentro: carioquinha, preto e branco. Ele j sabia tambm que teria duas opes para se servir: ou acender o fogo e esquentar a panelada mais uma vez, ou ento cortar com uma colher aquele manjar de banha de porco e com-lo com garfo e faca. No foram raras as vezes em que optou pela segunda. O pai de Jbson tinha algumas manias, assim como o filho. Uma delas era repetir por vrios dias determinada receita. Geralmente, apenas uma panela ou forma era utilizada por dias e dias seguidos. Economia era a palavra de ordem. No de obra-prima ou de dinheiro, mas de esforo. Para que sujar mais do que uma panela?, esta resposta em forma de pergunta retrica era uma lei escrita em pedra. Outra mania, esta completamente absurda, segundo o prprio Jbson, era a sabatina que seu pai lhe fazia em todas as refeies: Gostou?, S vai comer um prato?, Percebeu a diferena no sabor, de ontem para hoje?, Est bom de sal?, Por que pegou to pouco? etc. Para complicar ainda mais a dura existncia de Jbson, por no possuir cromossomos clonados de seu pai, ou seja, por haver impureza gentica proveniente tambm de sua me, as papilas gustativas de Jbson no eram cpia fiel das do pai. Isso causava certa fadiga. O fato de Jbson detestar a mentira piorava muito as coisas. Muitas vezes, enquanto fazia coc, sentado na surrada privada de sua casa, Jbson se pegava pensando se no seria melhor falsear suas impresses quando sabatinado pelo pai, mas a concluso era sempre que no. Por sorte, a comida de seu pai no era das piores, a menos quando ele errava a mo no sal ou no leo. Aps traar seu circuito ritualstico, sem se esquecer de nenhum dos passos, Jbson foi at a cozinha, aqueceu o panelo da feijoada, pegou o prato largado na pia que seu pai provavelmente usou para comer cerca de cinco horas antes, serviu-se fartamente, castigou a gororoba com pimenta, pegou uma colher que encontrou igualmente sobre a pia e parecia estar limpa, e foi para a sala. Jbson nunca havia percebido, mas compartilhava do esprito do pai do Para que sujar mais do que uma panela?. Um aprendizado extrado da observao e de sua militncia pessoal contra a fadiga. Ao se sentar no sof e se acomodar com o prato na mo esquerda e a colher na direita, logo pediu que o pai lhe adiantasse o assunto.

29

- O negcio o seguinte, filho... - pausa retrica. Que grande orador no era aquele homem? - ao contrrio de voc, que est sempre de papo para o ar, sempre que no estou fazendo alguma coisa, eu estou pensando em alguma coisa. Estas introdues eram capazes de assassinar as mais sinceras ganas que Jbson tinha de dar ateno ao pai. Quase todas. Jbson amava verdadeiramente o pai, e reservava-lhe certa pacincia que economizava com os amigos e colegas de trabalho e faculdade. Coisa que at Deus duvida. - Voc tem toda a razo, pai. Eu sou um vagabundo mesmo. Com certeza voc deve ter pensado em algo muito inteligente que quer me contar... - ironizar parecia ser uma forma que Jbson encontrava para tentar rir das piores situaes. Rindo interiormente, tinha mais leveza para relevar irritaes acessrias e evitar a fadiga. Se Jbson fosse o Robocop, sua diretiva um no seria servir a populao, mas sim evitar a fadiga. - Exatamente, filho. O negcio o seguinte... tive uma ideia que vai solucionar o problema da seca no serto. - De novo? - Como assim, de novo? - U, voc j no tinha solucionado a seca no serto umas duas semanas atrs? - No filho, no diga bobagem. Aquilo era uma ideia apenas para transformar borracha e plstico em adubo, para solucionar a fome. A seca outro problema. - Ahhh, pode crer. Qual a bola da vez, ento? O pai de Jbson era um grande inventor. Inventava mil e uma solues para tudo. Por fora do destino, at hoje nenhuma de suas invenes havia encontrado algum empresrio homem o suficiente - segundo o grande inventor - para bancar a produo dos inventos. - Desta vez, eu tive uma ideia fantstica. Bolei uma mquina que vai bombear gua do mar e transformar em chuva. - mesmo? E como isso? - perguntou Jbson, descrente. - assim, ter uma barcaa enorme atracada a certa distncia do litoral nordestino, que vai bombear imensas quantidades de gua. Ali mesmo, ter uma unidade de tratamento de gua, para fazer a dessalinizao industrial.

30

Quando Jbson ouvia palavras grandiosas como barcaa, imensas e industrial, j sentia um familiar desgosto. A boa e velha mania de grandeza de seu pai. Tudo para ele tinha que ser imenso, industrial, superlativo... - Vamos ficar BILIONRIOS!

XII. Inocncia infantil

Jbson riu para valer. Lembrou-se de quando era criana e quando seu pai se via sozinho com ele, com a me trabalhando ou fora de casa, pedia para o filho rezar para ele ganhar na Loteca ou na Quina. Numa frao de segundos, Jbson se lembrou de um quarteto que escrevera em uma aula de Comunicao e Expresso da terceira srie, quando deveria ter seus nove anos:

Tem gente que acredita em sorte E aposta em loterias Se tivesse mesmo sorte No chegaria a esse nvel

31

Uma coisa que ele no queria de forma alguma era ficar rico. Criticado pela totalidade das pessoas de seu convvio, inclusive pelas mais sensatas, Jbson no tinha a menor inteno de se destacar financeiramente. A simples ideia de ter tudo na mo, do trabalho perder o pouco de sentido que ainda restava para ele, a possibilidade de ser vtima da inveja e da violncia, a provvel transformao de amigos em puxa-sacos (na verdade um desagradvel desmascaramento), o isolamento social que tal nova condio lhe traria, tudo isso era apenas parte dos motivos pelos quais Jbson abominava a ideia de enriquecer. Jbson rezava para Deus nunca premiar o pai. Sempre rio quando ele me conta estas histrias, por mais que j as conhea. A incrvel polarizao entre pai e filho. Ser que isto acontecia em todas as famlias? Certa vez, o pequeno Jbson, aps sofrer cerca de cinco minutos ininterruptos de assdio por parte do pai, para que pedisse a Deus que fosse sorteado na Quina, falou com sinceridade que no queria que o pai ficasse rico, que rezaria para ele no ganhar. A resposta que ouviu foi que ele era um filho ingrato, que enquanto o pai fazia de tudo para lhe sustentar e lhe garantir sade, educao e regalias, o filho se voltava contra ele. Nesta poca, sempre que o pai lhe pedia sugestes de nmeros, o espirituoso menino preenchia as cartelas com nmeros tais como 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 7 , 01 - 10 - 11 - 12 - 21 - 22 - 31, que em sua intuio pueril, serviriam como indicativo ao pai de que ele no queria ser instrumentalizado daquela forma. Seu pai, por sua vez, se encolerizava lhe punia fisicamente, e insistia em entrar acidentalmente na lotrica ao menos uma vez por semana quando estava passeado com o filho. Ele pedia para o filho pedir a Deus por julgar que se Deus existia, e era como ele achava que era, deveria dar mais ouvidos a uma criana inocente como o Jobinho do que a um velho safado como ele. Mas Jbson sempre foi muito ingrato. At mesmo quando sugeria nmeros aparentemente intencionalmente selecionados, Jbson os selecionava aleatoriamente, apenas para ludibriar o pai e evitar novos belisces sobre os hematomas dos belisces anteriores. Aquilo doa muito. Retornando de uma viagem de vinte anos ao passado, Jbson deu asas para seu pai voar. - Legal, hein? Finalmente vai comprar um carro zero? - Um carro zero? No fale bobagem, moleque! Vou comprar uma fazenda com no mnimo mil cabeas de gado... Jbson gostava muito de ver o pai empolgado. Gostava tanto que resolveu emprestar sua inteligncia para tentar ajud-lo a concretizar sua grande ideia. Ideia que ele ainda no havia explicado direito...

32

- Sei. Mas e o lance da barcaa, como que esse gigantesco volume de gua vai se transformar em chuva? - Isso fcil! Avies de pequeno e mdio porte pulverizaro esta gua no cu do serto. - Humm... quantos avies? - Jbson questionou sinceramente, no intuito de melhorar o projeto. - Isso no importa agora, s um detalhe. O que importa que nunca ningum pensou em usar a gua do mar pra isso. - disse seu pai, com grande autoridade no assunto. - mesmo? Voc pesquisou isso? Como sabe que ningum nunca pensou nisso? - U, se algum j tivesse pensado nisso antes, com certeza eu j teria visto no History Channel ou no National Geographic! - o pai entregou suas fontes. - E se muitos j tiverem tentado, e o negcio nunca foi pra frente justamente por conta de um grande empecilho? No seria interessante tentar focar sua contribuio justamente na superao deste empecilho? - Que empecilho? No tem empecilho nenhum! Voc no gostou da minha ideia? - Eu no entendi ainda alguns detalhes, ento no tenho nem como dizer honestamente se gostei ou no da ideia! - No entendeu ou no quer entender, s para botar defeito? - Ah, fala srio... - esse tipo de coisa magoava Jbson. - No precisa chorar tambm, Jbson! Fala a ento, quais detalhes voc ainda no entendeu, doutor! - a nfase que o pai deu na palavra detalhes obviamente era para fazer pouco caso. Mesmo assim, Jbson respondeu, ainda sem perder o rebolado. - Como essa gua toda seria bombeada para os avies? Essa barcaa seria grande o suficiente para funcionar como porta-avies? Ou a gua seria transportada para o aeroporto mais prximo atravs de outras embarcaes? Nada disso me pareceu vivel, pai. Voc pensou nessas coisas? - Nossa, filho, como voc ingrato. Eu apresento a voc a oportunidade de se tornar gerente de uma nova empresa e no precisar mais trabalhar, e tudo o que voc faz colocar defeitos na minha ideia revolucionria? - Mas eu no estou colocando defeito em nada, pai, eu tou tentando prever problemas. Faz parte da fase de projeto contornar os problemas, prever estas coisas, procurar as melhores solues. Voc pensou nessas coisas ou no?

33

- Isso coisa pequena, filho. O mais importante que ningum pensou ainda em usar a gua do mar pra resolver a seca do serto. Pare de colocar defeitos. Gostou ou no da ideia? - Bom, no tenho como gostar ainda, pai. Lamento. - T bom, Jbson, j entendi que voc no quer que eu fique rico e por isso vai ficar colocando defeito. Eu j encaminhei a ideia para patentear. Vou ter que ficar bilionrio sozinho... - Beleza, pai. Combinado. - a maioria das pessoas, se no todas, muitas vezes no conseguiam acreditar na sinceridade de Jbson, achando que ele era apenas cnico, mas estavam enganados. - Mudando de assunto, voc colocou sal demais outra vez nessa feijoada... quase no d pra comer. - Jbson era honesto at demais, por mais paradoxal que seja esta ideia. - Voc faz a comida amanh ento, moleque. J cansei de ouvir voc colocar defeito em tudo o que eu fao. Depois disso, Jbson levou o meio prato de feijoada pra cozinha e o despejou no lixo.

XIII. Adaptao

Jbson voltou direto para seu quarto, dando um boa noite de passagem para seu pai, que nem sequer respondeu, e seguiu assistindo algum documentrio enlatado da tev a cabo que Jbson nem sequer se preocupou em saber do que se tratava. J em seu quarto, Jbson se deitou na cama velha, e ficou olhando para o teto, sem pensar em nada. No era aquele no pensar em nada do xtase contemplativo monstico, alcanado a duras penas. Era um bloqueio mental, causado pela estafa, pela tenso, pela poluio. Pela Necrpole. Ele detestava quando aquilo acontecia, e no era raro. Havia muito o que pensar, mas sua mente parecia imobilizada. Este fenmeno ocorria geralmente quando ele chegava em casa, exausto aps tantos compromissos, cobranas e trnsito catico. Quando seu pai no estava em casa, ou seja, estava no boteco da esquina com seus amigos, Jbson se sentava no sof, ligava a televiso em qualquer canal e ficava olhando para ela. s vezes algo lhe interessava, como filmes ou jogos de futebol, ento ele ficava horas sentado olhando para a TV. Na maioria das vezes, ele apenas olhava para a TV, sem nem mesmo assimilar conscientemente as informaes queimadas em sua retina. Perder horas de vida desta maneira era abominvel para Jbson, que sempre era muito ativo, principalmente quando no estava fazendo nada. Aps a paralisia

34

mental, geralmente ele caa no sono, o que deveria ser um sinal de que o corpo j havia desligado sua mente, para conseguir descansar um pouco. Naquele dia, Jbson acabou dormindo do jeito que chegou em casa, com tnis, cala jeans, lente de contato nos olhos, suado e fedido. E com a lmpada acesa. Acabou acordando muito mais cedo do que o costume, que era acordar... tarde. Seu costume era acordar atrasado. Seus colegas diziam que ele tinha o lombo grosso, de tanto levar comidas de rabo. Mal Jbson entrava no escritrio para trabalhar, seus colegas mais chegados j olhavam sorridentes para ele e sussurravam: Lombo grooosso!. Jbson ria e seu dia de trabalho comeava. Naquela manh, porm, como havia acordado cedo, podre e dolorido, a primeira coisa que fez foi tomar um banho. Jbson adorava acordar cedo, e sempre dizia isso, embora todos duvidassem, pois o consideravam um vagabundo, s porque chegava atrasado pelo menos trs vezes por semana no trabalho e na faculdade. Em defesa de nosso herico necropolitano, podemos nos questionar sobre quantos vagabundos trabalham oito horas por dia nas gals de um escritrio, e noite ainda encaram mais duas aula por dia na faculdade, sem contar as dezenas de kilmetros percorridos entre sua casa, seu trabalho, sua faculdade e finalmente sua casa. No de se estranhar que se atrase. No de se surpreender que tenha mini-colapsos mentais cotidianamente. Por essas e por outras que a quinta-feira da alienao lhe era importante, sagrada. Os amigos, ncoras que o mantinham desperto em meio sonolncia e a loucura desta vida de restries e punies. Aps um longo e relaxante banho, Jbson se sentiu revigorado. Vestiu uma roupa que gostava muito, tomou um caf com leite frio e foi trabalhar. Naquele dia ele percebeu o quanto seu pai era madrugador. Ele j havia sado de casa e o caf que havia feito j estava frio no bom e velho bule de metal. Mas Jbson no tinha problemas quanto a isso. Problema seria haver acar no caf. Ao sair de casa, Jbson sentiu a luz solar lhe tocar a face. Sua reao foi parar instantaneamente de andar, e agradecer a Deus por t-lo acordado cedo naquele dia. Acordar cedo s sextas-feiras s poderia ser obra divina. Agradeceu tambm por mais um dia de vida que tinha pela frente, mesmo aps falhar em tantas coisas no ltimo dia. Aqueles raios de sol que ele sentia delicadamente em seu rosto, em sua pele, o faziam se lembrar das belezas da vida. As agruras ficavam todas para trs. Tudo ficava pequeno diante de tamanha sensualidade. Quando se lembrou que estava a caminho do trabalho, Jbson notou que o trnsito estava pior do que o

35

de costume. Decidiu ir a p. Aquele dia no era para se desperdiar, era uma ddiva. Jbson foi seguindo tranquilamente o mesmo trajeto do nibus. Mesmo caminhando sem pressa, ultrapassava os nibus superlotados e os carros vazios. Por que tanto trnsito, meu Deus?, se questionava, ao sentir o cheiro da tenso dos prisioneiros sendo transportados para as gals. Jbson se recarregava de alegria e paz ao caminhar sob aquelas rvores de casca enegrecida. Ele gostava de toc-las, sentir as diferentes texturas que cada uma delas tinha, que eram sua identidade, tal como as impresses digitais humanas. As pontas de seus dedos foram se transubstanciando. No tinham mais impresses digitais, no tinham mais pele. Agora tinham apenas cascas. Cobertas de fuligem. Seus dedos agora estavam como as rvores, como suas queridas rvores. Ao longo do caminho, Jbson pde finalmente tocar e interagir com todas aquelas testemunhas de sua existncia necropolitana. Aquelas radicais testemunhas do caos. Ao se sentir mais vivo do que nunca, em contato com o mundo natural, Jbson se emocionou profundamente, e balbuciou apenas com os lbios, sem emitir som algum: verdade... nada existe, tudo coexiste, junto e ao mesmo tempo, o homem e as coisas. Certa vez, ele havia lido sobre a coexistncia, e achado muito interessante, muito pleno de sentido. Ao sentir sua vida ser recriada literalmente na pele, a letra do filsofo tambm se recriou em sua mente. Em contato com a natureza e na simultaneidade que este ato implica, Jbson viveu a simples e profunda experincia de estar vivo. Pela primeira vez, de forma auto-consciente. Jbson adorava observar os pssaros, e naquela manh, pde fazer isto mais detidamente, sem ser arrastado pelo rio de metal e asfalto. Seu deslocamento estava agora sob seu prprio domnio. Jbson experimentou a autonomia novamente. Naquelas tipuanas, unhas-de-vaca, quaresmeiras, ips roxos, amarelos e brancos, manacs e eucaliptos, observou diversos pssaros, e sentiu-se observado. Brincou de gato com um joo-de-barro, ficando imvel como uma esttua quando o pssaro o observava, e movendo-se quando o pssaro se distraa. Conseguiu, assim, se aproximar razoavelmente do bichinho. Quando, por fim, se sentiu ameaado, o pssaro deu uma corrida de uns cinco metros para longe de Jbson. Este tipo de andar era o que mais lhe agradava nos pssaros. Aquele andar em saltos ele achava um tanto besta. Estes pssaro que caminham p ante p, como o joo-de-barro e os pombos, so muito mais elegantes, alm de parecerem mais inteligentes., ele me disse uma vez, quando comamos um lanche na escola e observvamos os passarinhos que comiam a ceva servida por algum dos funcionrios. Naquele

36

momento em que via o joo correr, Jbson se deu conta de que assim como h tambm pssaros com ps adaptados apenas para se empoleirar em galhos finos, h pessoas na Necrpole que possuem os ps adaptados apenas para se empoleirar em carros finos. Convergncia evolutiva, como diriam os bilogos. S sobrevivem os indivduos melhor adaptados., pensou Jbson.

XIV. O olho do observador

Havia dias em que Jbson se sentia misteriosamente mais poeta, mais criativo, mais pensador. Aquela manh poderia ser tomada como um bom exemplo disso. Naquela manh, Jbson era o prprio poro drummondiano em processo. Nos momentos em que ele estava mais extremamente cerceado pelas circunstncias, mais estrangulado por prazos e com menos perspectiva de fuga, era a que por razo que ele mesmo desconhecia, ou seja, por mistrio, sua alma crescia, seu ser se alargava, se emancipava. Quando deveria escrever relatrios para ontem, trocava mensagens com amigos sobre assuntos completamente aleatrios, quando teoricamente mais deveria cuidar de si, procurava apoiar os amigos que ele sentia que precisavam de ajuda. Seu ltimo chefe odiava esta sua faceta. Observando aquelas rvores todas confinadas, brotando do concreto das caladas de modo anlogo flor feia no menos drummondiana, que brota do asfalto, Jbson se compadeceu. Em seu habitat natural, aquelas rvores estariam em pleno contato com todo o tipo de vida, quer fossem animais ou outras plantas. Em contato com a prpria chuva, pensou Jbson. Como ser que se sente uma rvore frondosa como este enorme angico, ao ver a gua toda da chuva escorrer para longe, pelas caladas, pela guia, pelo asfalto?, este pensamento o afetou profundamente. Ele se imaginou cativo em uma rea de um metro quadrado, de mos amarradas, morto de sede e com uma torneira derramando gua em seu corpo, que escorria para longe de sua boca. Que vida terrvel deve ser a destas rvores. Que martrio.. Depois ele seguiu viajando na maionese, como seu amigo Rver lhe carimbaria, e relacionou as rvores do quadrado aos homens da Necrpole. No teria o prprio Jbson uma vida miservel como a daquela rvore? Sempre que elas tentavam crescer, eram podadas. De forma brutal e sanguinolenta. Assim como no havia plano de carreira no escritrio em que trabalhava

37

cotidianamente, com chuva ou sem chuva, com o rabo plantado em uma cadeira cercada por baias, como ele mesmo sempre dizia ao reclamar do isolamento. Segundo o prprio Rver, leitor e adepto dos manuais de boas prticas administrativas, quanto menos o cara tiver distraes, - como gente para conversar, por exemplo - melhor. Outro dia mesmo, enquanto jantava, Jbson havia visto um trecho de um documentrio que seu pai assistia, falando que os cientistas - sempre eles - descobriram que as rvores se comunicam quimicamente, por via area. Uma rvore queimada liberava molculas na rea ferida que tinham como funo serem colhidas pelo ar e depositadas sobre outras rvores prximas, que ao receberem e reconhecerem tais molculas, disparavam um processo que culminava com alteraes fisiolgicas, visando limitar os danos causados por fogo. A concluso de Jbson foi que nada seria pior, portanto, para as rvores, do que mant-las distantes umas das outras. O mesmo deveria valer para os homens, que segundo nosso amigo Jbson, no possuam nenhuma forma de comunicao to sofisticada quanto as rvores, mas de forma deficiente e problemtica, tambm eram capazes de se ajudar, se estivessem ao alcance uns dos outros. Ao chegar no escritrio cerca de uma hora mais cedo, Jbson percebeu que nenhum de seus detratores, os tais corneteiros da paquidermia lombar, havia chegado. Em sua cabea, todos aqueles que lhe enchiam o saco por conta dos atrasos deveriam ser os paladinos do alvorecer. Jbson descobriu que no era um trabalhador to diferente dos demais como se sentia aps anos de repetidas crticas e brincadeiras. Ele ficou impressionado ao notar de que forma fora conduzido, induzido, manipulado a olhar para si mesmo como um vagabundo. Naquele momento, interior e imperceptivelmente, Jbson tornou-se menos vagabundo e mais Jbson. Por outro lado, ele no conseguia deixar de pensar na linha de raciocnio que vinha traando em dilogo com as rvores e homens da Necrpole. Quanto mais Jbson analisava suas condies de trabalho, mais descobria adversidades que aquele ambiente hostil lhe proporcionava. Muitas vezes na direo de evitar a melhoria de seu desempenho, assim como seu crescimento dentro da prpria empresa. Muitas vezes atravs de colegas de trabalho e superiores. Essas coisas o faziam se sentir um peixe fora da gua, um pinguim em uma praia tropical, um eucalipto australiano em um metro quadrado cercado por dez kilmetros de concreto no corao morto da Necrpole. Naquele dia, Jbson praticamente no conseguiu trabalhar. No por ser vagabundo, no por no ter o que fazer - o que era frequente ali, graas incompetncia gerencial -, mas por ter sido arrebatado por uma atividade mental perturbadora. Ningum notou diferena alguma em

38

Jbson, a no ser por alguns comentrios como nossa, como ele t srio hoje!, t se achando s porque chegou cedo!, ser que resolveu se tornar um bom profissional?, etc6. Jbson saiu da empresa como entrou: bem mais cedo do que o de costume. Quando questionado pelo chefe sobre o porqu de sair to cedo, Jbson respondeu tranquilamente que era por ter chegado mais cedo. Seu chefe no acreditou naquilo, e engrossou a voz, dizendolhe que ele j estava sendo observado e que qualquer pisada na bola poderia ser fatal. Jbson ficou preocupadssimo, e em um momento filosfico apical, abriu as janelas da alma 7 para ele, onde qualquer pessoa leria um Grande bosta!. O chefe, que era analfabeto no que tange interpessoalidade, leu medo no olhar de Jbson, e sentiu como se seu pnis gerencial houvesse aumentado em alguns centmetros, com tamanha demonstrao de poder. O fantstico e amedrontador poder de observar. Jbson fez um sinal de positivo com a mo, sem dizer nada. Virou as costas e foi embora. Ele tinha aula noite naquele dia, e nem era noite ainda. Aquilo queria dizer que ele estava livre para fazer o que bem entendesse. Jbson sentiu pela segunda vez o sabor da liberdade, em menos de 24 horas. E sem fumar nenhum cigarro Free. O nibus que o levou do trabalho para a faculdade no parecia ser o mesmo que o levava todos os dias. O nibus normal, corriqueiro, era um mundaru de gente socada que no tinha nunca lugar para sentar. No antes de chegar na Necrpole Universitria e os mortos comearem a descer para suas respectivas unidades. Jbson sentiu-se livre pela terceira vez, quando entrou no nibus, rodou a catraca e se sentou onde quis. Uma experincia surreal. Extempornea. Jbson se sentiu culpado por se sentar. Sentiu que no merecia aquilo. Seu papel era ir em p, com a mochila entre as pernas e os braos e as costas doendo por ficarem tanto tempo na mesma posio, sem poder se mover. Ser que a rvores tambm se sentem assim?, ele pensou. Jbson viu que poderia descer sossegadamente no ponto do restaurante universitrio pela primeira vez e se deu ao prazer. Comer. Seria isto que ele faria. Pela primeira vez em quatro anos de faculdade noturna, Jbson jantaria antes da meia-noite em um dia comum, ordinrio. Ele no havia se dado conta at ento, de que ficava cerca de doze horas sem comer algo de sustncia. Que vida de merda... deve ser por isso que tenho tanta gastrite e azia..., concluiu nosso amigo Jbson, cujos alimentos prediletos eram torresmo e X-Bacon, nesta ordem.
6

Para os curiosos, as respostas jobsonianas foram: srio de cu rola, cheguei cedo na sua raba e profissional a cabea do meu pau, respostas essas que colheram risos verdadeiros e falsos. 7 Os olhos...

39

Na fila para comprar o tquete que lhe permitia passar pela catraca do restaurante da universidade pblica onde estudava, Jbson observou as pessoas que ali estavam. As roupas e os papos entregavam facilmente de que faculdade eram cada um dos grupinhos de estudantes que ali estavam. Jbson achava o mximo que gente to diferente e com interesses to distantes pudessem ser companheiras. No sentido de comer o po juntas. Aquele restaurante era um local de mistura por excelncia, dentro de uma universidade que fora projetada para separar. Jbson amava aquele local. Ele sempre dizia que aquilo ali era o maior erro que o cretino que isolou cada uma das faculdades em locais distantes dentro da Necrpole Universitria poderia ter cometido. Dizia isso por crer que o ato de se alimentar no mesmo local e do mesmo alimento aproximava as pessoas. Qual no foi o choque quando Jbson notou, ao adentrar o sagrado templo da miscigenao cultural, que o mesmo havia sido profanado pelo reitor binico 8. Jbson o amaldioou sete vezes quando viu baias separando as pessoas dentro do restaurante. Filha da puta!, Jbson xingou em voz alta.

XV. Panptico

Um sujeito que estava bem mais frente na fila reconheceu sua voz. - Fala a, piranha! No cagaram nessa merda? - Cagaram demais! Bando de incompetentes. Isso aqui t parecendo uma granja! respondeu Jbson. - Vou colar a. Jbson cortou muitos metros de fila, para juntar-se a seu colega chins de turma, Wellinton Sai Chang. - Fala, professor Jbson!

Reitoria Binica era o cargo mais alto da Universidade da Necrpole. O reitor binico era escolhido a cada tantos anos por um voto desproporcional, onde os votos de docentes valiam mais, de alunos valiam menos, e de funcionrios nada valiam, pois haviam sido todos terceirizados, obra do ltimo reitor binico. O reitor binico de ento era mais binico do que todos os anteriores, pois pela primeira vez em toda a longa histria da Universidade da Necrpole, um candidato a reitor que no passara pelo crivo da pseudo-democracia elitista universitria fora escolhido a dedo pelo ento governador, atitude tida por todos os seres vivos da Necrpole como autoritria e ditatorial. Os mortos nada disseram, como sempre.

40

- Salve, Sangu! - esse apenas para denotar a entonao do cumprimento. O apelido do estudante sino-brasileiro que Jbson utilizou como vocativo desta vez era apenas Sangue, mesmo. - D pra acreditar nessa fila, cara?! E nem tem carne hoje! - Qu??? Zoio de novo?! No fala isso, cara, por favor... - Infelizmente, cara... - Ah, beleza, tudo bem... isso no nada perto de terem colocado essas baias de merda! - N? - Na prxima reforma vo colocar uns negcios tipo aqueles de gado, que separam um animal do outro, tipo um confinamento, e ainda vo prender a cabea de cada um, pra no olhar pro lado. Bando de filha da puta... O debate entre Jbson e Wellinton sobre qual seria a prxima genial inveno da reitoria binica perdurou por mais tantos minutos de fila. Logo de cara, Jbson havia percebido que apenas meio restaurante estava aberto. A metade esquerda do espao estava fechada e com as luzes apagadas. Aps cerca de quinze minutos na enorme fila, Jbson percebeu que esta medida de fechar metade do restaurante para o jantar porque tem menos gente de noite, era mais uma das cretinices proveniente das mentes por traz do deterioramento no to paulatino que vinha ocorrendo naquela universidade. Se houvesse pouco movimento, no haveria esta imensa fila. Quando a centopeia humana finalmente penetrou no antro do restaurante, para o horror de Jbson, nosso faminto amigo descobriu que apenas um dos trs conjuntos de distribuio de alimento estava operando. Para que colocar gente para servir comida? No vem ningum mesmo..., Jbson pensou em voz alta. Devo concordar com a sua revolta, pois o descaso absurdo. A malhao de judas s foi interrompida quando Wellinton localizou a ltima edio do jornal pelego. - Vixe, professor! Se liga nisso aqui! - disse Wellinton, mostrando a capa do jornal para Jbson. - C tem as moral de ler isso, cara?! Esse jornal pelego a s serve pra reitoria binica maquiar as falcatruas! - Cara, olha a notcia da CAPA! - Wellinton apontou para a foto, que era uma espcie de torre, similiar s torres de vigilncia de presdios de segurana mxima, e depois para a manchete: NOVO SISTEMA DE VIGILNCIA.

41

- QUE PORRA ESSA?! - Jbson ficou de queixo cado. Bom, com a cara torta de desgosto, Jbson ergueu mais uma vez a surrada bandeja para que fosse abenoada por aquela deliciosa refeio. A tortura se desfez um pouco quando Jbson mais uma vez se recordou de uma fala antolgica de uma douta amiga: A comida do bandco tem salito9. Muitas outras lembranas vieram sua mente, de tantas oportunidades em que ele havia se alimentado ali, de tantos eventos, protestos, pessoas, alimentos, mas especialmente um relato que ele encontrou num velho dirio que surrupiara de seu pai. Ao sentarem-se em uma das mesas cercadas por baias, Jbson quis saber a opinio do colega sobre a ltima do binico: - E a, Sangue, o que voc achou dessa parada a? - disse Jbson, apontando com o queixo para o jornaleco. - Achei uma bosta. Os caras dizem que pra vigiar os bandidos, mas t na cara que pra reprimir os estudantes. - E por que um lixo escroto desses seria uma forma de represso? - questionou Jbson. - Olha s, cara, uma vez eu li um texto do Foucault falando num tal de panptico, que era utilizado nas prises, pra fazer o encarcerado se sentir observado, e teoricamente essa parada fazia o cara se comportar melhor dentro da cana, justamente por se sentir observado, vigiado. - Ento quer dizer que s de observar, ngo acha que vai reprimir os movimentos de oposio patifaria? - Pois , cara, parece que s de ter um chapa no alto da torre, que podia at estar discosta10, j que ningum conseguia enxergar direito, a malucada se sentia observada e evitava fazer coisa ruim. - detalhou Wellinton. Jbson gargalhou. - Que foi, cara? - Welinton ficou surpreso. - Nada! Lembrei de uma merda que ouvi hoje no trabalho! - disse isso e ainda riu mais um pouco.

XVI. Maribel
9

Ela queria dizer salitre. Esta sua amiga era to boa matriz de frases memorveis, que certa vez declarou ser uma mina de prolas. 10 O chins era f do Seu Boneco, personagem-mendigo da extinta Escolinha do Professor Raimundo.

42

Aps o jantar, ambos foram para a faculdade. Wellinton precisava imprimir um trabalho para entregar, e Jbson se viu s novamente. Ainda era cedo. Acho que vou aproveitar pra ler mais uns fragmentos at dar a hora da aula, pensou Jbson. Ento ele se sentou no cho, prximo entrada do prdio da faculdade e retomou a leitura dos Fragmentos de um Discurso Amoroso. Franco defensor da universidade como espao dedicado ao livre-pensamento por excelncia, Jbson acabou me confessando certa vez que invejava Barthes mesma medida que o lia. Desde as palestras no Collge de France, at o modo aparentemente descompromissado de falar sobre tantos assuntos, em especial sobre o amor. A bola da vez era a seguinte figura:

MONSTRUOSO. O sujeito percebe repentinamente que encerra o objeto amado numa rede de tiranias: sente que passa de digno de pena a monstruoso.

Jbson ficou pasmo. Meu Deus, ser que algum dia chegarei a este nvel?, pensou. No era segredo o fato dele ser ciumento, mas at ento, ele era apenas digno de pena, jamais havia chegado a ser monstruoso. Mesmo assim, aquelas palavras martelavam em sua alma e ecoavam em seu corao, com o peso daqueles sinos de ferro enormes das igrejas antigas. Aps ler e reler aquelas terrveis palavras, Jbson seguiu a leitura do primeiro ponto:

1. No Fedro de Plato, os discursos do sofista Lsias e do primeiro Scrates (antes que este faa sua palindia) repousam ambos neste princpio: que o amante insuportvel (devido ao peso) para o amado. Segue o catlogo dos traos inoportunos: o amante no pode suportar que algum lhe seja superior ou igual aos olhos de seu amado, e trabalha para o rebaixamento de todo rival; mantm o amado apartado de uma multiplicidade de relaes; empenha-se, por mil astcias indelicadas, em mant-lo na ignorncia, de modo que o amado conhea apenas o que lhe vem do amante; deseja secretamente a perda daquilo que o amante tem de mais caro: pai, me, parentes, amigos: no quer para o amado nem lar nem filhos; sua assiduidade diria cansativa; no aceita ser deixado nem de dia nem de noite; mesmo velho (o que em si mesmo inoportuno), age como um tirano policial e submete constantemente o amado a espionagens malignamente suspeitosas,

43

enquanto ele prprio no se probe em absoluto de ser mais tarde infiel ou ingrato. Pense o que for, o corao do amante repleto de maus sentimentos: seu amor no generoso.

Quando Jbson concluiu a leitura daquele ponto, sentiu que no era mais o mesmo. No se sentia culpado, no se sentia monstruoso, mas havia algo naquele texto que talvez estivesse dizendo algo a ele. Uma palavra daquele trecho parecia haver saltado sem pedir permisso para dentro de sua mente: insuportvel. Jbson no reconheceu naquele momento o que estava se passando com ele. Sentiu uma espcie de peso, de asfixia, sensaes estas que iam totalmente contra os doces momentos de liberdade e transgresso que ele experimentava naquele dia. Ele cogitou estar deprimido. Talvez houvesse algo mal resolvido em sua alma. Insuportvel. Eu tenho certeza de que isto uma outra figura dos Fragmentos, vou reler depois..., ele pensou. Um dos grandes lucros de se ler um livro projetado para ser desordenado, no sentido de aleatrio, era o sabor de novidade constante. Um relembrar constante, constantes retomadas de pensamentos, releituras renovadas. Ele gostava disso. O livro se parecia com a sua mente, e com a sua memria. A tal "palindia", por exemplo, ele me disse, rindo, haver se lembrado aleatoriamente apenas meses depois de que queria consultar o significado daquilo no dicionrio. Esqueceu por centenas de dias. Jbson ia tentando se enxergar no espelho de sua alma enquanto a luz do dia ia desaparecendo rapidamente. A imagem daquele rapaz sentado no cho olhando para um livro aberto ao anoitecer chamava a ateno de quem entrava e saa do prdio. Inclusive daqueles que se impregnavam envoltos em uma nuvem pestilenta de tabaco queimado. Eis que nosso encucado amigo tem seu solilquio interrompido por um toque gelado em seu brao. Meio assustado, meio atordoado pela descompresso, Jbson abre os olhos dos olhos e uma silhueta humana vai-se formando. Uma silhueta feminina, curvilnea, memorvel. - Freda? - ele balbuciou, apertando os olhos para tentar enxergar melhor. - Ol, querido! - Jbson se reanimou automaticamente. Era ela mesma: Freda. (Frederica apenas para os pais.) Prontamente, Jbson fechou o livro e foi abraado carinhosamente pela amiga. Jbson adorava aquele abrao. Abrao quente, cheiroso, acolhedor, massageante. Massageante no sentido de relaxante, caro leitor. Nada melhor do que um abrao daqueles para Jbson ser aliviado daquele sentimento terrvel que fora-lhe presenteado pela amorosa leitura barthesiana.

44

- O que isso que voc t lendo, Jbson? - Freda, Freda, sempre curiosa... - Ah, um livrinho aqui que eu gosto muito. O cara faz uma anlise de certas figuras do discurso amoroso... - respondeu nosso jovem Werther necropolitano. Quando Jbson usava diminutivos como este livrinho, isto era algo. Certa vez fiz a mesma pergunta a ele, e o safado me respondeu que era um livro do caralho. - Humm, que interessante! Acho super legal homens que lem esse tipo de coisa. Normalmente homem no l nada relacionado a relacionamento, afe... - disse Freda com toda a honestidade, do fundo do corao preconceituoso. - Ah, valeu... mas me diga, o que voc faz por aqui? - perguntou nosso tmido amigo, tentando mudar de assunto, com os olhos ainda tentando separar a silhueta da amiga da escurido do anoitecer. - Eu vim pra um curso de extenso que est tendo aqui. - Puxa, e nem avisa os amigos? - provocou Jbson, ligeiramente. - Foi a sua namorada quem me falou desse curso, Jbson! Vamos fazer uma pausa neste momento, caro leitor. preciso esmiuar detalhadamente o sentimento que acredito ter passado pela alma de nosso amigo, em contraste com o relato que o mesmo me deu de tal situao. O que ele me disse ter sentido quando ouviu aquele enftico sua namorada, com nfase duplicada no possessivo sua, foi o seguinte: Naquela hora eu nem me lembrava que tinha namorada! Levei um susto! Parecia estar dormindo e ter sido acordado de repente! Bizarro!. No sei se voc tambm sente a mesma sensao que creio que Jbson sentiu no momento, de ficar sabendo assim, de repente, com o bonde andando, que o errante e aparentemente solitrio Jbson no era solitrio, mas eu creio que foi esta a sensao que ele teve naquele momento. Aps aquele dia surreal, deliciosamente farto de alienao, a noite veio lhe trazer o real, a desiluso. O que Jbson no sabe at hoje, o porqu de Freda haver enfatizado o possessivo daquela maneira. Para ele, talvez ela tivesse se sentido xavecada, como se ele estivesse avanando o sinal, coisa que segundo ele, no ocorreu, pois ele tinha a conscincia mais do que tranquila quanto a isso. Tudo isso faz parte do imaginrio do criativo Jbson. Mas no o culpe. Freda me contou em segredo, dias depois, que a namorada de Jbson a havia pressionado, havia lhe dado uma saiajusta, um chega pra l. Ciumenta. Maria Belmira, a namorada de Jbson, era ciumenta. Freda me confidenciou que poucos dias antes daquele fortuito encontro, Maribel a havia esperado na

45

sada do trabalho, para dizer-lhe com poucas palavras e intensa objetividade, que ela estava proibida de cumprimentar o meu Jobsinho com aqueles abraos cheios de esfrega-esfrega, e justificar a tal proibio da seguinte maneira: porque eu sei muito bem quando esto querendo roubar o meu macho. A bem da verdade, Freda no tinha nada contra Maribel. Nem a favor. Porm, a partir daquele recado recebido na porta de seu local de trabalho, a altos brados, nossa simptica Fredinha passou a evitar a todo custo cruzar novamente o caminho de Maribel. No por medo, ou por estar fazendo algo errado, nem to pouco por estar tentando roubar o macho de algum, mas porque ela sabia muito bem quando algum havia perdido o juzo, pois na minha famlia tem gente assim, j cansei de ver. O quadro que ela me pintou de Maribel saindo de trs do arbusto prpura do jardim em frente ao teatro foi assustador: Ela saiu de trs das azaleias direto em cima de mim. Bloqueou o meu caminho. Olhou reto nos meus olhos, e os olhos dela tavam arregalados, parecia que iam pular pra fora das rbitas pra me estapear. O olhar mais violento que j vi. A veia dela parecia que ia estourar no pescoo, antes mesmo dela comear a falar.... Olha, nem quando a gente encenou a pea Motoboy, sobre o Manaco do Parque, o Tolima, que era o nosso Manaco, conseguiu introjectar tanto dio... e o cara bom, meu! O Tolima fodo... nossa, eu fico pensando se um dia eu vou conseguir encarnar uma personagem dessa maneira... Bom, ela nem me cumprimentou e j saiu gritando comigo. O sangue parecia estar grosso, coagulado na veia dela. Senti at uma vertigem, parecia que ela ia ter um piripaque ali na minha frente... Depois de falar aquelas poucas palavras, ela simplesmente virou as costas e saiu andando. Eu fiquei pasma, sem direo. Foi como se tivesse sido atropelada, como se tivesse acordado de madrugada caindo da cama de cima de uma beliche, de cabea no cho gelado... Hein? Como ela me viu sair do prdio por trs daquele arbusto? Eu no sei, mas ela me viu e foi pra cima de mim, parecia um bicho, um monstro, sei l. Louca, coitado do Jbson. S ele no v.... Dizem mesmo que o amor cego, mas os amigos no so. Nenhum de ns, principalmente os amigos homens, amos muito com a cara da Maribel. Ela nunca havia atacado a gente daquela maneira, provavelmente porque quando cumprimentvamos o Jobsinho dela, era com tapas na cara, murros, bicas e xingamentos. Nada disso a escandalizava. Mas o que eu acho mesmo que o amor no cego. Cego o apaixonado, o iludido e o encarcerado, que fica isolado do mundo. E a que est o motivo principal desta minha abrupta interrupo digressiva. Jbson parecia estar cego em relao a Belmira. Dizia sempre que gostava dela, sempre que

46

perguntado a respeito, e isso acontecia repetidamente. Muitos no acreditavam que tal coisa seria possvel. Os que acreditavam, entravam em sua maioria no coro do o amor cego. Eu no. O amante pode at ficar com a vista nublada, nos auges da paixo, mas o amor no cego, o amor algo abstrato que se d na relao entre amantes, amor no tem que ver nada, no faz o menor sentido dizer que cego. Por isso mesmo, essa prpria discusso toda no faz o menor sentido. Voltemos, portanto, ao nosso pombinho Jbson, que acaba de levar um choque de alta tenso...

XVII. Prestando ateno na aula

- mesmo, cara? - exclamou Jbson, dando a entender claramente que no se lembrava de Belmira ter mencionado o curso para Freda. J na memria da amiga, Jbson estava de mos dadas com Belmira na ocasio. Nossa, essa minha memria uma vadia mesmo..., ele pensou. - Ento isso, cara. Deixa eu subir, que a aula j vai comear! Beijo! - despediu-se Freda, afastando-se enquanto falava. Jbson olhou para o livro e o guardou na mochila. Forou a mente para tentar se lembrar o impossvel: em que sala ele teria aula naquele dia. Mesmo tendo aulas semanalmente nas mesmas salas, lembrar-se quais eram constitua um grande desafio. Ele simplesmente desistia de tentar se recordar, e se encaminhava a esmo pelos corredores, para localizar algum colega de sala, com o intuito de segui-lo at a sala correta. Eis que ele encontra um de seus colegas, que est sentado em um dos bancos do corredor, com a testa toda enrugada e uma cara terrvel de concentrao, enquanto passa os olhos em um xerox. - Fala a, Boneco!

47

Boneco ergue os olhos, e mal reconhecendo a figura de Jbson, j retorna leitura, antes mesmo de cumpriment-lo: - Opa... tudo beleza? - ele diz, com uma voz moribunda. - O que pega, Boneco? Tem prova hoje e eu no tou sabendo? - a simplicidade com que Jbson faz costumeiramente a mesma pergunta poderia at dar margem para uma interpretao de ironia, mas a verdade que ele jamais anotava evento algum, desde provas at entregas de trabalho. Muitos consideravam esta atitude um tanto safada, de gente folgada. Jbson, por sua vez, no gostava de ocupar a mente com essas coisas pequenas, ento preferia no saber das datas, deixando as preocupaes sempre para a vspera. Para as provas, ou ele se dava bem, ou se dava mal, principalmente quando havia faltado em aulas, j que no estudava em casa. Para os trabalhos, ele preferia ir fazendo nas brechas da rotina, ento quando chegava a data de entrega, j estava tudo mais ou menos esquematizado, como ele gostava de falar. - Que man prova, rap! T me tirando? Essa matria no tem prova! - Boneco estava tenso. Por que ser?, pensou Jbson. - Ihhh, o cara... t nervosinho? Relaxa a... pra um pouco de ler esses bagulho a pra troc uma ideia com os irmo... - Jbson automaticamente chaveou seu discurso para uma linguagem mais informal, talvez instintivamente tentando dar algum acolhimento ao colega desesperado. - Agora no d, cara... eu tou tentando decorar os pontos-chave da apresentao que vou fazer hoje. A sala hoje aquela que tem multimdia. - Ahhh... entendeu, entendeu! Voc do grupo que vai apresentar hoje! Foi mal mesmo, cara! Tou descendo l! Boa sorte a pruc! Jbson percebeu que estava importunando o pobre Boneco, uma das vtimas do dia. Ele prprio detestava dar seminrios ou palestras, por no se sentir vontade falando diante de uma plateia de mais de trs pessoas. Em grupo, terrvel; sozinho, um martrio. Compadecido, Jbson retirou-se e, uma vez que obtivera a informao quente, foi em direo tal sala multimdia. Para seu espanto, a palestra dos colegas j havia comeado. Luzes apagadas, retroprojetor ligado, Jbson se meteu como um rato pelos vos entre cadeiras, pernas, cabeas e mochilas, at se esconder no canto mais escuro da sala. Ele gostava muito daquelas cadeiras acolchoadas da sala multimdia. Confortveis. Aquela luz apagada era um convite, e o blablabl dos colegas, o guia que o conduziu para os domnios de Morfeu.

48

Havendo levantado cedo aquele dia, Jbson no recusou, nem aceitou o convite. Foi simplesmente arrebatado. Dormiu como um anjinho torto. Despertou duas vezes. A primeira vez, um alarme falso: acordou com um rudo alto, no susto, mas ao notar que era seu prprio ronco, voltou a dormir. A segunda vez foi definitiva: com o acender das luzes e a abertura dos palestrantes s perguntas, o sono acabou levando todo o descanso para bem longe, abandonandolhe em uma situao deveras hostil. Ao olhar para os palestrantes, notou que um deles possua um par de pizzas de cebola debaixo dos subacos: Boneco. Normalmente, Jbson, sempre interessado em tudo, teria uma dzia de interrogaes sobre cabea aps assistir apresentao dos colegas, mas como esteve um pouco, digamos, distrado naqueles ltimos sessenta minutos, no havia o que perguntar. Pelo que o conheo, tenho certeza que na verdade uma pergunta ele estaria se segurando para no fazer, que seria algo relacionado s pizzas do Boneco. Compadecido que estava, porm, com o sofrimento do colega, Jbson apenas ficou rindo sozinho, pensando em diversas piadas. - Jbson? - chamou a professora, de repente. - EU! - respondeu o absorto estudante, quase caindo da cadeira de susto.

XVIII. Competio desleal

- Voc poderia abrir a discusso, Jbson? - solicitou a professora. - Eu? Por que eu, professora? A professora simplesmente no respondeu a pergunta, e ficou olhando para a cara dele. Jbson procurou acolhimento nos olhos dos colegas mais chegados, mas no encontrou. Um olhava para o cho, dois riam dele, outras duas imitavam a posio ridcula na qual ele havia dormido, e finalmente, ali na frente da sala, seu amigo Boneco - o nico que estabelecia uma conexo visual alm da professora - olhava para ele com cara de pergunta logo qualquer coisa que a gente saiba responder!. - ... eu... gostaria de saber quais foram as maiores dificuldades... em relao ao trabalho... para se encontrar as informaes? - Jbson conseguiu parir uma pergunta que nada tinha a ver diretamente com o trabalho apresentado em si, mas sim com o processo de pesquisa dos colegas. Um breve sorriso se formou no rosto do Boneco, e assim se iniciou a discusso.

49

No final da aula, Boneco veio conversar com Jbson, e chamou-lhe para tomar uma gelada, a fim de relaxar. Aquele negcio de palestra havia exigido muito dele. - E a, Jba? Bora tomar uma gelada? - Vixe, cara... sexta-feira no dia de gelada pra mim... - Por que no, cara? Bora tomar uma com nis... tou precisando trocar uma ideia contigo... - Putz, cara... meu dia de botco a quinta-feira, e olhe l! De sexta normalmente eu tenho que ir pra casa logo depois da aula... - Por que isso, cara? Vai dizer que a Marifel apertou mais a coleira? - os bons amigos de Jbson chamavam sua namorada de Marifel. - Cara, me diga uma coisa... por que vocs chamam a Maribel de Marifel? - Ih, cara... o amor cego mesmo, hein? Voc sabe o que fel? - Lgico... - Ento no tenho que explicar nada... - Bom, cara, ento ficamos assim... - Porra, cara! Liga l pra ela e fala que hoje tem um camarada precisando trocar uma ideia contigo! - Eu no tenho como ligar... - Como no? No tem celular, teu vagabundo? - Boneco j estava quase desistindo de trocar a tal ideia com o amigo... - Tenho, mas... no d pra ligar l... acordaria os pais dela, da treta... - Ento t bom, cara... falou.... - Falou, mano... - nessas horas que a gente v quem quem. - Foi mal, cara... eu queria muito trocar essa ideia contigo... Os dois se despediram, como pura finalizao de uma discusso, como se cada um fosse para um lado, mas no final, ambos foram pegar nibus no mesmo ponto, na frente da faculdade. A situao foi bem desagradvel. Jbson realmente gostaria muito de apoiar o camarada fosse qual fosse a necessidade, mas sua conscincia no lhe permitia chegar tarde em casa s sextasfeiras. Por sorte, o nibus de Jbson chegou rapidamente.

50

Na viagem at sua casa, nosso amigo tentou se recordar de tudo o que vivera naquele longo dia. Ficou com a impresso do dia ter sido expandido, por conta de ter levantado to cedo. Ah, se eu conseguisse ou mesmo pudesse fazer isso todos os dias..., ele meio sonhava, meio se lamentava. Chegando em casa, ouviu o telefone tocando enquanto girava a chave na porta. Ao entrar em casa, j foi possudo pelo estresse: - Cacete, pai, tem que deixar a chave fincada na porta todos os dias? - vociferou Jbson. Quando havia uma chave fincada do lado de dentro da porta, ficava quase impossvel abrir por fora. - T bom, filho, t bom... - respondeu o pai, sem tirar os olhos da televiso. Jbson voou para o telefone, assustando seu gato vira-lata, que deu uma piruleta no ar e caiu com o pelo todo eriado. - Alou? - Por que demorou tanto pra atender? - uma voz feminina spera. - Oi, Maribel... tudo bem com voc? - Tudo TIMO. Essa a terceira vez que eu ligo pra voc hoje! Onde voc estava?! - Calma, Maribelzinha, eu tava na faculdade, um amigo meu tava precisando trocar uma ideia... - E voc no me fala nada? - Mas eu nem fiquei pra falar com ele... eu falei pra ele que tinha que ir embora e vim embora... - Sei. Ficou meia hora conversando com ele. Me deixou aqui um tempo te esperando. Voc FODA!

XIX. Bolsa de valores

Jbson ficou muito triste com o mal-entendido. Isso acontecia sempre. Ele sempre ficava muito triste. - Calma, amorzinho, se eu fiquei cinco minutos depois da aula conversando com o Boneco foi justamente pra tentar fazer ele entender que no dava pra eu ficar mais tarde hoje...

51

- Sei. Voc sabe que desde que a gente comeou a namorar eu nunca mais sa de balada de sexta-feira porque voc tem aula e no quer que eu fique saindo sozinha. E no adianta nem dizer que por voc tudo bem, como voc sempre diz, porque eu perdi todos os meus amigos desde que a gente comeou a namorar, por sua causa... - No fica assim, Maribelzinha... no assim, no... mas vamos mudar de assunto... o que voc fez de bom hoje? - Antes me fala como foi ontem noite l com os seus amigos. - Ah, foi normal. S foi o Rver e a Candinha dessa vez, e a gente ficou lembrando de umas coisas engraadas e dando risada. - , n? Com eles voc d risada, comigo s pisada de bola. E essa Candinha a, ainda no desencalhou? - Sei l se... pera, como assim, desencalhou? - Nada, no. - E voc, me conta uma coisa boa... tou to cansado... uuaaaahhh... - Jbson deu um baita bocejo. - Pra mim voc t sempre com sono, n? Afe... Bom, deixa eu te contar, - aqui a voz de Maribel parece dar um salto de muito tensa para super hiper alto astral. - eu vi hoje uma bolsa lindrrima l na Galeria! A bolsa que eu imaginei um dia e que sempre quis ter, mas nunca tinha visto pra vender! Jbson de repente se espanta. Ainda atordoado pela saraivada de cobranas feitas pela namorada, tentava compreender se o que fez quanto ao amigo havia mesmo sido to ruim em relao ao combinado que ele e a namorada tinham de se falar pelo telefone toda sexta-feira noite s 23:30. Ele ainda estava se sentindo rachado no meio, como se metade dele, talvez a alma, tivesse ido trocar uma ideia com o Boneco, e a outra metade, oca, desalmada, houvesse voltado correndo para casa para conversar com a namorada. Hoje, especialmente, Jbson tinha coisas interessantes para conversar, mas nem mesmo se lembrou de tantas experincias bacanas que teve. No havia espao para compartilhar aquelas coisas pelo telefone. Jbson, de fato, detestava telefones. Uma vez me disse que no tinha celular por causa disso, por ser um saco conversar pelo telefone, s briga, s mal-entendido, s de ouvir o telefone tocar eu j me estresso. - C t a, Jobsinho? - Belmira se sentiu s no telefone.

52

- Sim, claro... - respondeu Jbson. - C t ouvindo o que eu tou falando? - Claro, amorzinho... c tava falando de uma bolsa... - Ento!! Eu achei a bolsa dos meus sonhos!! - Que bom. E o que mais? - Como assim, e o que mais? - O que mais de bom voc fez hoje? - Nossa, como voc tosco, Jbson! Eu tou te falando da bolsa da minha vida! - Ah... entendi... c ficou com vontade de comprar a bolsa... - Sim, amorzinho... mas como eu j gastei aquele dinheiro que meus pais me deram, e voc j me deu aquele casaco lindo de presente de aniversrio de namoro desse ms - ai como eu te amo! -, eu queria saber se no dava pra voc adiantar o presente de aniversrio de namoro do ms que vem! Sim, Jbson dava um presente de aniversrio de namoro todo ms, para comemorar o dia em que comearam a namorar. Eu sempre achei bizarro. Eu e a torcida do Flamengo. - Mas, Maribelzinha, eu te dei o casaco na semana passada! - Mas a bolsa da minha vida, amorzinhuuuu... - E quanto custa essa bolsa, s pra saber...? - Duzentos e cinquenta. - Quanto?! - Duzentos e cinquenta. vista. Se for a prazo fica mais caro. - C s pode estar brincando comigo, Maribel... - Eu tou falando serssimo! - - Jobsinho? - - Alou? - Maria Belmira... - Ai credo, que susto! - Nem fodendo que eu vou dar essa bolsa pra voc! - Por que voc t falando assim comigo? No gosta mais de mim?

53

- Gosto. Devo gostar muito, muito mesmo. - Ento me d a bolsa, por favor... - Quem sabe no seu aniversrio... - Mas o meu aniversrio daqui a um, dois, trs... seis, SETE MESES!! At l alguma vagabunda j vai ter comprado a minha bolsa! - No posso fazer nada! - disse Jbson, sorrindo com o canto esquerdo da boca. - O que foi, Jobsinho? Foi alguma coisa que seus amigos te falaram de mim? tudo mentira... eu sei que tem gente a que no vai com a minha cara, mas eu te amo, eu te adoro, a minha vida no nada sem voc! - U, eu nem mesmo falei que no vou te dar o bagulho! S falei pra voc esperar um pouco. - Desde quando voc resolveu ficar egosta assim? Voc sempre me deu um presentinho de aniversrio de namoro todo ms, por que isso agora? - Bom, eu pensei com os meus botes e percebi que esses presentinhos to pesando muito no meu oramento. - Ah t. Pra sustentar aquele velho l voc tem dinheiro. Um baita dum encostado, um largado. Pra ele voc tem dinheiro, n? - Se voc estiver falando do meu pai, mea as palavras. Velho a sua raba. - Jbson nunca havia falado to srio com Maribel antes. Maribel se estremeceu do outro lado da linha. - T bom, Jbson, me desculpe. Retiro o que falei sobre o seu pai. Eu me exaltei. - e Maribel nunca havia pedido desculpas antes... - Boa noite. - - Eu disse boa noite. - - Maribel? Jbson Um choro ouve um som conhecido do ele outro ficaria lado um da linha. tempo

soluante.

Normalmente,

chamando Maribel, Maribelzinha, Amorzinho, Fofura, etc. Mas naquela noite no. Naquela noite ele simplesmente desligou o telefone. Desligou o telefone e foi tomar um banho. E que banho bom. Ele estava mesmo se sentindo muito sujo. Cinco minutos aps ele desligar

54

o telefone, Jbson ouviu o mesmo tocar, e o pai atender. Pouco tempo depois, l estava seu pai batendo na porta do banheiro: - Jbson! - Qu? - a sua esposa! - No tenho esposa! - Ela t chorando no telefone. - Fala que eu tou tomando banho! - J falei. - Fala que eu ligo depois do banho. - Sai logo da ento, que eu no quero ficar atendendo telefone. - o pai de Jbson era o lder da torcida organizada contra a Maribel. - Que mulher desagradvel! Ao sair do banho, antes de se enxugar, Jbson foi at o telefone e o arrancou da parede. Ao lado do telefone, o relgio acusava quase uma da manh. Droga! Vou chegar atrasado de novo no trabalho amanh!.

XX. A queda da entropia

No, eu no estou enganado. Amanh sbado mesmo. Infelizmente, Jbson, nosso pobre trabalhador, ter que fazer hora extra no remunerada. Mais uma vez. Eu no sei o que mais me impressiona nesta rea em que o pobre trabalha, se a incompetncia dos gerentes, que nunca so capazes de planejar cronogramas realsticos, cuja consequncia sempre arde no lombo dos escravos nas gals, ou se a submisso absurda que os escravos ofertam aos mesmos gerentes incompetentes, vestindo a camisa de empresas que lhes arrancam o couro, deixando sua vida pessoal em prol dos projetos, crendo que no so escravos, mas sim colaboradores. Quantas vezes no vi Jbson perder fins-de-semana, noites, feriados, festas, baladas, viagens, sade, namoradas e at mesmo amigos por conta desta escravido ad hoc qual ele mesmo dava suporte sem enxergar que era algo insuportvel. Seria amor ao trabalho? Ou Sndrome de Estocolmo? Bom, graas a Deus que no trabalho nesta mesma rea.

55

Voltando ao aqui e agora de nosso dorminhoco, seu sono nesta manh ensolarada merecia uma foto. Lenol no cho, Jbson deitado com o umbigo apontando para o znite, e Escorpio, seu querido felino, deitado em seu peito, com as patas dianteiras segurando o queixo do dono. Jbson no despertou nem mesmo com o sol j alto ardendo em seu rosto. Muito menos com o toque mais do que irritante de seu despertador, j que ele se deitou to apressadamente para evitar o atraso no dia seguinte, que esqueceu de armar aquela sirene anti-area programvel. Jbson acorda quando Escorpio decide se espreguiar e comea a arranh-lo. Mesmo acordando assustado, Jbson no maltrata o bichano, pelo contrrio, ele o pega no colo e o afaga carinhosamente. Escorpio, para Jbson, era a figura prototpica do amor. Jbson se levantou animado naquela manh. Obviamente, no porque teria que trabalhar foradamente por conta dos malditos prazos surreais, mas porque trabalharia naquele mesmo escritrio, porm na ausncia das fofoqueiras, dos chefes, dos pelegos. O trabalho sempre rendia mais e era sempre mais prazeiroso em tais circunstncias. Quase paradoxal. Animado que estava, Jbson decidiu ressuscitar em seu tocador de mp3 uma msica dos Tits que ele gostava muito quando criana: Estado Violncia. Ele s se lembrou dela quando resolveu revisitar as msicas que ouvia no carro quando seu pai o levava para a escola na infncia. Essa msica parece ser um grito de liberdade, de quem no suporta mais as paredes de uma priso invisvel. To invisvel quanto o vigia no alto do panptico. No me surpreendi quando Jbson me falou que gostava muito quando criana, porque a criana no deixa de ser um prisioneiro, geralmente seguidor de um regime disciplinar rgido e arbitrrio, com punies fsicas e psicolgicas para os desobedientes. Ou seja, para todos. A criana deixa de ser criana quando se torna obediente, ou seja, adulto. Hoje, olhando para trs, reconheo neste movimento de Jbson de retorno infncia, talvez uma certa tentativa de encontrar a si mesmo, ao Jbson original, aquele que era desobediente. Jbson desce do nibus s onze e meia da manh, e vai batucando no peito a bateria da mesma msica que ouviu repetidas vezes ao longo do rpido trajeto. Eu deveria trabalhar s de sbado!. Aps entrar no prdio, ligar o computador, tomar um cafezinho e ler os e-mails acumulados, Jbson vai almoar. Sbado era dia de feira na rua da frente. Trs pastis seriam a conta, mas ele ainda pediu um quarto de brinde. Ao receber a negativa, mais para saciar a fome do que para criar polmica e nojo nos frequentadores daquela barraca que cobrava trs

56

reais por um nico pastel mal recheado, Jbson enfiou a mo no cesto de lixo e comeou a comer os restos de pastis jogados fora. Ele ficou impressionado pela variedade de sabores que encontrou e pelos tamanhos multivariados do desperdcio. Para Jbson, desperdcio era o maior pecado da humanidade. Para ele e para Lorde Kelvin, como ele fazia questo de ressaltar, todo desperdcio aumentava a entropia universal, mas nenhum de seus amigos, inclusive este que vos escreve jamais compreendeu do que que ele estava falando. No sei de onde ele tira essas nerdices todas. Na volta do almoo, Jbson toma mais um cafezinho, para afastar o sono aps o farto alimento. Aps zerar os e-mails no lidos da hora do almoo, ele j estava apto a pegar o touro pelo chifre, apto a apagar o incndio. Quem l este relato talvez pense mais uma vez que Jbson est vagabundando, mas o contrrio. Ele estava eliminando toda a distrao possvel para se concentrar no objetivo herico, motivao para esta jornada sabtica. Quando ele finalmente iniciou todo o ambiente, estalou os dedos, fez alongamento e foi comear a encarar o problema, percebeu que um dos servidores estava fora do ar. Eu no fao a menor ideia do que seja o tal do servidor, mas parece ser algo complicado. Jbson disse que sem este tal, no possvel sequer trabalhar. Por infortnio, o pessoal do suporte da parte de servidor da empresa no trabalhava de sbado. Jbson teve que fazer uma ligao para o celular de um dos funcionrios, que respondeu com muita m vontade que estaria chegando l daqui a pouco. Jbson compreendia perfeitamente a situao. Ele detestaria estar em casa em dia de sbado e ser convocado de repente para trabalhar. Restou-lhe esperar. Enquanto esperava, Jbson procurou os amigos online para bater um papo, mas no encontrou ningum. Abriu o navegador de internet em vo, apenas para descobrir que estava desconectado do mundo exterior. Lembrou-se que sempre tinha um livro guardado na mochila para tais eventualidades, e para seu espanto, lembrou-se tambm que queria conferir a figura insuportvel dos Fragmentos, porm, lembrou-se logo em seguida que como era sbado, ele no havia trazido mochila. Olhou ao redor para ver se tinha algum para bater um papo, mas no havia ningum com quem ele pudesse estabelecer uma interlocuo agradvel. Restou-lhe distrair-se consigo mesmo. Dentre tantos passatempos possveis para aqueles duros momentos de claustro, de solitria, Jbson escolheu um que era certamente auto-flagelao. Toda vez que o vi arrancando plos do nariz e plantando na mesa do boteco ou da escola ou do orelho, etc, tive aflio.

57

Naquela tarde ensolarada de sbado, que Jbson nem mesmo sabia se estava ensolarada ou no, j que o escritrio era subterrneo, ele passou um tempo arrancando plos do nariz e plantandoos na mesa. Ele era fascinado pelo bulbinho que havia na raiz dos plos, por quo aderentes eles eram a superfcies lisas. Cada um deles parecia uma plantinha, uma palmeirinha plantada sobre o tampo da mesa, e ele plantou dezenas delas. Algumas extraes eram fceis, j outras, era quase como arrancar guanxuma da terra seca: vertiam lgrimas. Ficou fascinado ao ver que um dos plos era ruivo, e outro era branco, quanta diversidade! Ele acabou arrancando todos os plos possveis, todos que seus hbeis dedos conseguiram extrair das bastas narinas. Fico imaginando a cara de quem limpou aquela mesa na segunda-feira de manh... J entediado por conta do fim das mudas, e em momento de cio forado, Jbson no conseguiu escapar de seus fantasmas. Ele admitiu que se sentia, sim, um palerma, fazendo fazendinha em pleno sbado. Olhou para outras pessoas que ali estavam como prisioneiros moribundos, e teve os olhos atrados sobre um rapaz que se parecia muito com ele, s que mais velho, o Reinaldo. Muitos ali at o chamavam de Reinaldinho por conta da semelhana. Jbson se deu conta que o sujeito estava ali na mesma posio e com a mesma cara de desnimo que permanecia ao longo de todos os dias da semana. Parecia ser parte da moblia. Decididamente, Jbson no poderia aceitar seguir aquele caminho. Nem sol batia ali. Quantas vezes ele se entristeceu ao invs de se alegrar no final do expediente, ao descobrir que estava chovendo, ou que j havia anoitecido, ou, pior do que tudo, que o dia estava lindo de morrer e ele havia gasto sua existncia dentro daquele abrigo anti-areo. E aquele ar condicionado ento? Todo dia era inverno ali dentro. E ali no era um dos piores ambientes de trabalho em que fora escravo, no senhor. Certa vez, trabalhou em uma agncia de publicidade que servia at mesmo cerveja aos escravos, dando-lhes todo o tipo de iluso de que eram colaboradores e no reles empregados, que eram pessoas de sucesso, que tinham liberdade para serem criativos. Tudo balela. No, ao menos ali no abrigo anti-areo, a explorao era honesta, transparente. No havia dvidas de que o ambiente era inspito, hostil. Ningum dizia o contrrio. Durante esta terrvel reflexo, Jbson acabou cochilando. Quando finalmente acordou, j era mais de trs da tarde. Jbson nem mesmo conferiu se o pessoal dos servidores havia dado as caras, simplesmente desligou o computador e tomou o caminho da roa. A cabea de Jbson fervia em questionamentos, e seu corao batia com mais energia do que antes. Eu no quero isso pra minha vida inteira. No quero ficar igual ao

58

Reinaldo!.

XXI. Fazendo as pazes

Chegando em casa, Jbson viu que seu pai no estava, pegou um copo de meio litro de caf com leite frio, um pacote de bolachas de maizena que estava pela metade fazia uns quatro dias em cima da mesa da sala, sentou-se no sof e ligou a televiso. Jbson sorriu sozinho ao descobrir que estava passando o jogo do seu time, relaxou as costas e esfriou a cabea em relao queles problemas todos relacionados ao trabalho. Agora ele iria esquentar a cabea com aquilo que era a coisa mais importante dentre aquelas que no tem importncia nenhuma, como diz um sujeito famoso da mdia esportiva necropolitana. Sozinho em casa, aquele foi um tempo catrtico, em que Jbson pde se esgoelar de tanto xingar seu time, o time adversrio, o treinador de seu time, a torcida de seu time, o rbitro, os assistentes, o narrador, o comentarista, e at as inocentes propagandas. Jobson xingou especialmente os trs gols do time adversrio, todos eles ocorridos por falhas no sistema defensivo de seu time do corao, com a importante ajuda de seu goleiro, Rogrio Cone. Jbson odiava aquele goleiro, que era frangueiro at no poder mais, uma verdadeira lenda fabricada pela mdia esportiva. Ns, torcedores adversrios, jamais fazamos outra coisa que no fosse exalt-lo e elogi-lo, para o sanguneo estmago futebolstico do Jbson arder em lceras. Foi assistindo aqueles trs a zero em casa que Jbson decidiu que iria parar de acompanhar o futebol profissional por uns tempos, afinal, aqueles jogadores eram um bando de mercenrios, segundo ele. Mas no foi apenas isso. Jbson decidiu que de algum jeito, trataria de voltar a jogar futebol. Tal deciso partiu do desgosto de ficar torcendo para que outros fizessem o que ele mesmo gostaria de estar fazendo, que era chutar uma pelota. Aqueles caras no jogavam com o corao na ponta da bota como ele. A reflexo consequente foi que ele estava podre. Jbson olhou para si, sentado diante da televiso, com uma proeminente massa abdominal sobrando para fora da camiseta, a ponto de eclipsar seu cinto. Eu no sei dizer exatamente o que estava havendo com este meu amigo, mas ele estava mudando. Segundo ele, ao se lembrar dos tempos de moleque, quando jogvamos bola vinte e quatro horas por dia, ele sentiu dio de si mesmo, por um dia ter parado de jogar. Foi naquela mesma tarde sedentria e preguiosa, regada

59

a gordura e carboidrato, que Jbson decidiu que no seria mais sedentrio. A caminhada da sextafeira fora revigorante demais para ser um evento extraordinrio. Jbson ligou o computador, pesquisou os preos de dezenas de bicicletas, e coincidncia ou no, comprou uma de duzentos e cinquenta. Duzentos e quarenta e nove e noventa, para ser mais exato. J que para ser exato, devo acrescentar que Jbson ganhou ainda um monitor de tela plana de brinde na compra da bicicleta. Jbson ficou super satisfeito por comprar pela internet, afinal, graas a esta modernidade tecnolgica, ele no precisaria sair por a batendo perna atrs das melhores ofertas, atividade deveras cansativa, e mais dia, menos dia, a bicicleta seria entregue para ele em casa. A noite daquele sbado estava especial. Jbson tomou um banho e foi se encontrar com Maribel no restaurante preferido do casal, que era um rodzio de comida japonesa. Aquele restaurante poderia constar facilmente no livro do Andr Barcinski entitulado Guia da Culinria Ogra. Sem dvida, eram ogros que tocavam o estabelecimento, pelo estilo da abordagem ao cliente. Jbson no ligava nem um pouco por ser maltratado por garonetes, o que era diametralmente oposto sensibilidade da namorada. Entretanto, tenho a mais absoluta certeza de que o gerente da casa arrastava um bonde pela Maribel, pois a nica vez em que vi servirem pores especiais para apenas uma mesa, foi para a mesa de Jbson e Marifel, e o gerente a serviu pessoalmente e chamou aquilo de cortesia da casa. Jbson nunca me levou a srio, mas sempre tive a pulga atrs da orelha com relao Marifel... bem, mantenhamos o foco na narrativa da vez. Graas escravido consentida daquele sbado, Maribel se permitiu chegar ligeiramente atrasada ao encontro com seu Jobsinho, mas no por acaso. Vejamos a reao do rapaz quando a v: - IA! - Boa noite pra voc tambm, Jobsinho! - disse Maribel, toda melindrosa, perfumada e cabelereirada. - Nossa! Boa noite! - Jbson ficou todo derretido ao se reencontrar com a exuberante namorada. Eu nem me lembrava que tinha uma namorada assim..., me confessou depois. - No vai puxar uma cadeira para mim sentar? - Ah, mim sentar em qualquer uma! Esta ltima troca de palavras renderia um tratado sobre o porqu das brigas de casal. Deixo a cargo do heri que vem perseverando at aqui na leitura desta tediosa narrativa, que

60

reflita por um nico minuto sobre esta singela troca de gentilezas. S sei que Maribel retirou a mscara e surgiu Marifel, a namorada braba de Jbson. J menos solar do que segundos antes, Maribel se sentou em silncio. Bufando, sim, mas silenciosamente. Jbson percebeu que fez uma brincadeira torta no mais inoportuno dos momentos, e resolveu amaciar a ona. - Maribelzinha, eu gostaria de aproveitar essa noite pra gente conversar direitinho sobre certas coisas que eu no tenho pacincia, nem sade, pra conversar pelo telefone. - disse ele, mansinho, mansinho. S faltou ronronar e roar o rabo no rosto da dona, como fazem os felinos mais miserveis, instantes depois de derrubarem um bibel de porcelana no cho apenas para vlo espatifando-se. - Tudo bem, Jbson. Por mim tudo bem. Depois da gente conversar sobre estas suas coisas, eu vim pensando em outra coisa muito importante que a gente precisava conversar. disse Maribel, sria. Jbson foi pego de surpresa pela sobriedade da namorada. E pela seriedade. O que ser que ela tinha para conversar? Ser que ela estava farta de correr atrs de mim?, cogitava Jbson, se sentindo culpado. Ser que eu sou um namorado to ruim para fazer ela chegar a este ponto? Ser que sou um monstro?. - O gato comeu a sua lngua, Jbson? - Maribel no estava com pacincia para aquelas viajadas de Jbson. Infelizmente para o casal, Jbson estava mais viajando do que nunca por aqueles dias... - No, no, Maribel... eu s estava pensando... - Eu percebi, Jobsinho... mas que tal voc adiantar o assunto? - Nossa, quanta gentileza, Maribel. - Jbson se animou. - O negcio o seguinte. Eu andei fazendo umas contas, e vi que somando o aluguel, a faxineira, o supermercado, a internet, a luz, o telefone, o passe escolar... - J entendi, Jbson, encurte a histria seno eu durmo. - Bom, somando todos os meus gastos mensais fixos, no est dando mesmo para continuar com os presentes mensais de aniversrio de namoro. - Tudo bem, Jbson, me desculpe por ontem noite. Aquilo foi mais TPM do que qualquer coisa, eu no estava bem. Hoje eu estou um pouquinho melhor. - Puxa, Maribelzinha... que triste... por que no me falou nada ontem?

61

- Eu tentei vrias vezes, mas voc no atendeu o telefone, LEMBRA? - estas levantadas de voz de surpresa sempre desmontavam o Jbson, sempre o pegavam de surpresa. - Me desculpe... eu tava com muito sono e fui dormir... - Jbson e suas meiasinverdades pela paz mundial. - mas me diga... Maribelzinha. Qual o assunto to importante que voc quer conversar hoje? - Estou preocupada com o nosso futuro. - disse Maribel, com um olhar melanclico. - Por qu? O que t te preocupando tanto? - Eu acho que chegou a hora da gente procurar um apartamento pra ns. - Como que ?!

XXII. Acapulco Drive-in

- Amanh a gente vai sair pra procurar apartamento para comprar. - E por que isso to de repente? - questionou Jbson, surpreso. - Ah, Jobsinho, eu j cansei desses nossos desencontros, de ter que ficar esperando voc chegar em casa pra gente conversar pelo telefone durante a semana, por ter que ficar correndo atrs de voc nos fins-de-semana, j que voc sempre tem compromisso com aqueles seus amigos... acho que est na hora da gente resolver a nossa vida. - respondeu Maribel, com ares de quem j havia pensado no assunto por bastante tempo. Jbson, por sua vez, no havia pensado um minuto sequer naquela possibilidade, nos ltimos muitos meses. - Bom, Maribelzinha, tudo o que voc falou faz muito sentido. Vamos ver alguma coisa amanh, sim. Sem compromisso, claro. - Voc pega o carro com o seu pai pra gente conseguir ir ver mais apartamentos em menos tempo? - Apartamentos? Por que apartamento? A gente nem conversou sobre isso ainda... - Eu tenho medo de morar em casa... acho muito inseguro. Sem falar que muito mais caro. - Mas voc no morou em casa a sua vida inteira? - Sim, morei, mas no escolhi isso. Moro com os meus pais. No dia em que eu for escolher onde morar, vou preferir um apartamento.

62

- Bom, beleza ento... vou l fazer o meu prato, bora? - disse Jbson, j se levantando. - Beleza. - respondeu a econmica Maribel. Jbson avanou sobre as bandejas de sushi e sashimi. Ele verdadeiramente adorava comida japonesa. Ele dizia sempre que poderia passar a vida inteira comendo s aquilo, que jamais enjoaria. S aquilo uma expresso capciosa, pois a cada descida s mesas daquele rodzio self-service, montes e montes de arroz, peixe e outros frutos do mar se avolumavam no prato de Jbson, que tinha vocao gastronmica para ser lutador de sum. Ele comia aquela comida japonesa moda brasileira, diga-se de passagem. Shoyu, wasabi e gengibre eram 50% de tudo o que ele comia. Jamais consegui compreender como que aquele cara conseguia comer tanto gengibre e wasabi de uma s vez... Comer bem (no sentido de comer fartamente), era uma das grandes alegrias de Jbson. Ele costumava dizer, com respeito a isso, que para um homem ser feliz, bastam apenas trs coisas: comer, dormir e ir ao banheiro. Os desavisados sempre lhe davam sorrisinhos de cumplicidade sacana, quando o inocente Jbson enunciava tal lei universal descoberta por si mesmo, mas no recebiam resposta positiva, pois o comer referido Jbson naquela frase restringia-se a comer alimentos, e no ao sexo. Bem comido que estava, aps deglutir no mnimo dois kilos de alimento, Jbson ficou automaticamente eufrico. (Talvez o saqu e a cerveja tenham algum papel nisto tambm, mas segundo Jbson, bastava comer bem para ficar feliz.) Na hora de pagar a conta, o gerente agradeceu sete vezes por mais aquela visita dos ilustres patres, e beijando a mo de Maribel, disse-lhe que a patroa estava deslumbrante, e que se quisesse chupar um picol, ela podia ficar vontade, que era por conta da casa. Jbson se animou e pegou um para si tambm. - Como esta noite poderia ficar melhor do que isso? Rodzio de comida japonesa e um picol grtis! - exclamou Jbson. - Ai, ai... s voc mesmo... - Maribel finalmente desamarrou a cara e deixou escapar um sorriso espontneo. Jbson no resistia ao sorriso espontneo de Maribel... talvez por ser belo, talvez por ser raro... - Que tal uma tela? - prope Jbson, repentinamente, com o misterioso sorriso de canto se apresentando novamente. - Hein?! Tela? Que diabo isso? - adeus, sorriso espontneo...

63

- Ver um filme, ir ao cinema... vai dizer que no conhece Arrigo Barnab! Acapulco Drive-in? - Arrigo quem? - para a sorte dele, Marifel no conhecia. - Vamos ver um filminho, vai? Juntinhos, s ns dois, nos bancos de trs do cinema... - Ah... Mas j t tarde, Jobsinho... - Maribel entra no jogo e d aquela falsa negativa... para ver o que mais entra na jogada. - A noite uma criana... - Jbson chega a dar uma escorregada na cedilha... - Mas amanh a gente tem que acordar cedo pra ir ver os apartamentos, hein... - Relaxa... a gente vai no cinema, v um filme bem gostoso, juntinhos, depois voc dorme l em casa, e de manh a gente vai direto ver os apartamentos... - Ai, Jobsinho... por isso que eu te amo! - Maribel lasca um beijo na boca japonesa de Jbson, cheirando a peixe cru e cheia de fiapos de gengibre e gros de arroz nos vos dos dentes.

XXIII. Programa de ndio

No domingo de manh cedinho, Maribel acordou Jbson, com muita dificuldade. Quando o rapaz finalmente se colocou de p, j passava das dez da manh, e Maribel j estava pronta para sair. Com ligeira presso da namorada lhe acelerando o processo, Jbson rapidamente conseguiu fazer seu ritual matinal, e s 11:30 l estava ele pedindo o carro emprestado ao pai, que no momento assistia a Frmula Truck na televiso. - Pai, tem como me emprestar o carro? - Pra qu? - Pra eu dar uma volta com a Maribel. - E precisa de carro pra isso? Por que vocs no vo ao parque? - A gente precisa do carro, pai. Tem como emprestar? - Por que precisa do carro? - A gente vai ver uns apartamentos. - Como que ?!

64

- isso mesmo, a gente j est a bastante tempo juntos, e esse lance de todos os dias ficar longe j est dando no saco e tal... sabe como ... - Filho, voc gosta mesmo dessa menina? - Por que que ele tinha que fazer esse tipo de pergunta?, pensou Jbson. - Tou esperando a resposta. - tornou o pai. - ...Gosto pai emprestocarroa! - respondeu Jbson, atropeladamente, sentindo o olhar de Marifel queimar sua nuca. - No v fazer nada precipitado, Jbson. Mulher s quer saber de dinheiro, hein... O pai de Jbson no fazia cerimnia em tais declaraes machistas, proclamadas diante da moa que estava prestes a coabitar com seu filho. Segundo ele, no era machismo. Ele sempre nos orientava, dizendo que havia gasto dinheiro demais com mulheres ao longo da vida. Quando o dinheiro minguou, as mulheres dos tempos prdigos foram se esquecendo de mim rapidamente. Jbson um dia me disse sempre achou que os amigos tambm se esqueceram de seu pai. Aps tais lgubres palavras, o pai entregou a chave do fusco para Jbson, que agradeceu e saiu em seguida com a namorada para olhar os benditos apartamentos. - Onde voc quer ver apartamento, Maribel? - excelente pergunta. - Pra mim no importa onde. Importa que o apartamento seja razoavelmente grande e no muito caro. - Certo. Me parece bacana. E onde que tem esses apartamentos a? - Provavelmente, s na periferia. - A periferia enorme. - Vamos ali na Vila Pururuca, que tem diversos prdios sendo construdos, porque vai ter uma estao de metr nova em 2035, segundo o governo do estado. - 2035? Voc acredita mesmo que eles vo mesmo construir um metr na Vila Pururuca to cedo? - Pouco importa. O simples boato j fez surgir um monte de empreendimentos por l. Sei... a palavra empreendimento no agradava os ouvidos de

Jbson. Investimento, tambm no. Jbson j saiu de casa torcendo para nenhum dos malditos corretores de imveis falarem nenhuma dessas palavras, as quais poderiam nublar sua mente. -

65

Vamos l ento. Jbson ligou o tocador de CDs do fusco, onde ele j sabia que haveria um daqueles discos sensacionais da discoteca do pai. No deu outra, era um disco do Lupicnio Rodrigues. De casa at a Vila Pururuca, cerca de meia hora de carro no domingo, foi o suficiente para ouvir prolas da dor de cotovelo como Nervos de Ao, Vingana, etc. Em qualquer outra oportunidade, Maribel enfiaria a mo ela mesma no som do carro e trocaria para a primeira rdio FM de balada que conseguisse sintonizar, mas naquele dia, mesmo incomodada com o teor das canes, ela preferiu suportar aquilo, estrategicamente. Como eu sei que ela pensou isso? Curioso, voc, no? Mas tudo bem, no h problema em lhe contar: um dia eu a encontrei em um boteco e ela me desabafou estes detalhes depois de uns drinques. Bom, chegando Vila Pururuca, Jbson rapidamente estacionou o carro no primeiro prdio em construo da avenida principal do bairro. Como as obras j estavam adiantadas, eles puderam visitar o apartamento decorado. Logo de cara, Jbson j se sentiu contrariado, quando o corretor o mediu de alto a baixo. Jbson trajava uma camiseta regata, uma bermuda jeans e um par de chinelos de dedo bem judiados. O apartamento era muito bom, amplo, com trs dormitrios. - Que legal, Maribel! D pra ter pelo menos uns trs filhos, morando aqui! - Jbson se empolgou ligeiramente. - Eu no vou ter filho nenhum, Jbson. Mas o apartamento bom mesmo. Gostei. - Vamos ver quanto essa bagaa, ento. - Jbson murchou. Quando foram at o corretor para consultarem o valor do imvel e as formas de pagamento, o rapaz comeou a falar que o apartamento era muito bem iluminado, que era prximo ao metr, que era um excelente empreendimento, um timo investimento, e tantas outras falas que caam como bombas atmicas dentro da cabea de Jbson... - Mas quanto o apartamento, cara? - perguntou Jbson, impaciente. - Ele ter duas piscinas quando estiver pronto, uma para crianas e uma de vinte metros. J pensou vocs dois relaxando em um dia de domingo como este dentro destas piscinas? - o sujeito lhes apresentou uma viso artstica de como seriam as piscinas, que fizeram os olhos de Maribel brilharem. Mas no os do namorado. - Voc vai dizer quanto o bagulho ou no? - Jbson perdeu completamente a pacincia...

66

- No se preocupe com os valores, senhor, o condomnio deste empreendimento o menor do bairro, voc no vai achar outro igual. - Beleza, valeu ento. - Jbson fechou a cara e virou-se para Maribel: Bora. A caminho do segundo empreendimento, Maribel tentou acalmar o namorado. - Jobsinho, o cara s est fazendo o trabalho dele, que vender os apartamentos, falar todas as qualidades e tal... - Errado. O trabalho dele enganar e ludibriar. O trabalho dele ser uma propaganda humana, igual quelas propagandas de carro da televiso, que tem letras midas que nem mesmo gravando no videocassete e pausando d pra ler. - Videocassete? Que coisa mais antiquada, Jobsinho! No vai falar essas coisas l dentro que assim voc me envergonha... Jbson e Maribel entram no terreno do segundo prdio, ainda na planta. - Bom dia, viemos ver a planta dos apartamentos e saber o valor. - disse Jbson, com objetividade e frieza de darem inveja ao Sr. Spock. - Bom dia, senhor e senhora? - Eu sou a Maria Belmira, e este bonito o Jbson, meu marido. Muito prazer. - O prazer todo meu. Meu nome Srgio, e estou sua disposio. Aceitam um cafezinho, um suco, um sanduche? - Eu aceito tudo, onde tem? - Est tudo bem ali, Senhor Josimar. - disse o corretor, com uma naturalidade no sorriso de fazer inveja a todos do Museu Madamme Tussauds, apontando para uma mesa onde havia uma cafeteira eltrica de ltima gerao, jarras enormes de suco e meia dzia de sanduches de metro, tudo fartamente decorado com flores lindssimas. Quando Maribel ouviu o corretor chamar Jbson de senhor e de Josimar, tenho certeza de que se fosse honesta, falaria para o Jbson que seria melhor irem embora dali. Como no o fez, Jbson, nosso amigo cuca-fresca, passou a hostilizar o pobre e bem-intencionado corretor de imveis. - Muito obrigado, Senhor Alfredo. Algum dos sanduches ali faz bem para os ouvidos? Parece que ando tendo problemas de audio ultimamente. - Bom, Senhor Josimar, eu no sou especialista em nutrio, sinto muito, mas se o Senhor quiser, posso estar chamando algum que possa estar ajudando o Senhor melhor do que eu.

67

- Como? - Eu disse que vou estar chamando algum. - Ah, eu agradeo, Senhor Alfredo, mas na verdade eu s gostaria mesmo de saber a metragrem do apartamento e o valor. - dito isto, Jbson foi at a mesa florida e pegou meio metro de sanduche. Tentando no contrariar o potencial cliente, o corretor prosseguiu: - Veja bem, Senhor, o apartamento tem dois dormitrios grandes, e um quartinho de empregada, que caso o senhor queira, Senhor Josimar, podemos transformar em outro quarto, substituindo a posio da porta. - Seu Fernando, eu acho que no entendi muito bem. Qual a metragem mesmo? - Veja bem, Senhor Josimar, tem muitos apartamentos por a que dizem que so maiores do que este apenas por possurem uma metragem maior, mas o espao interior do nosso empreendimento, graas cozinha americana, muito superior. Nosso apartamento amplo. - Quantos metros quadrados? - Jbson forou as fricativas surdas de tal forma que abominveis pedaos de po, mortadela, salame, queijo, maionese, tomate, alface e sabe Deus o que mais que havia naquele sanduche foram projetados para a superfcie da elegante mesinha. Percebendo o rumo da prosa, o corretor engoliu a mscara e mostrou a verdadeira face. - Quarenta e cinco, Seu Josimar. Quarenta e cinco metros quadrados. - Bora, Maribel. Aps baterem muita perna pelos empreendimentos, investimentos e grandes oportunidades imobilirias da Vila Pururuca, Jbson e Maribel comearam a se desentender. Ora porque Maribel havia perdido a pacincia em relao m-vontade de Jbson, ora porque Jbson criticava demais praticamente tudo o que os corretores falavam. verdade que pelo menos metade das crticas eram mais do que razoveis, mas Maribel sentia que daquele jeito eles no assinariam contrato algum naquele dia. Assim sendo, Maribel props que almoassem algo bem gostoso, como um rodzio de churrasco, para tirar a barriga da misria, e Jbson concordou na hora.

XXIV. Caixa de dio

No restaurante, o tema da conversa no poderia ser outro... - Me diga, Jobsinho... qual foi o ap que voc mais gostou?

68

- Ap? - desdenhou Jbson, sem pacincia nenhuma, pois havia deixado toda ela com a legio dos trezentos corretores de imveis da Vila Pururuca. - No gostei de nenhum. - Credo, Jbson! Como voc exigente! Por que no gostou de nenhum? - Tudo caro. Alguns apartamentos verdadeiramente espaosos e caros, outros que a propaganda dizia que eram enormes, mas na verdade eram mais ou menos, tambm caros; e a pior parte, que so os muitos empreendimentos pequenos e caros. - Como voc mo-de-vaca, Jbson! A gente t escolhendo um lugar pra morar juntos! o momento pra gente gastar um pouquinho a mais se for necessrio. - J pensou em ser corretora de imveis? - Eu tou falando srio, meu amoreco! - disse Maribel, fazendo um charminho. - Eu tambm tou falando srio, Maribel. Com o dinheiro que a gente tem guardado, mal d pra dar entrada em qualquer apartamento desses que a gente viu. Quando muito, a gente conseguiria naquele que era to mau negcio que o cara at desistiu de tentar ludibriar a gente... - Ai, nossa, Jbson! Eu me segurei naquele lugar! Como voc grosso!! - S lamento. C queria que eu fizesse o qu? O cara tava tentando me enganar! Queria que eu desse um cheque em branco na mo dele? - Ai, Jbson, como voc pobre! No pobre, mas tem esprito de pobre, uma mesquinharia, fica se apegando a coisas pequenas! A gente t olhando um apartamento que vai ser nosso, s nosso, pra gente morar, e voc fica com essa choradeira, falando que tudo t caro! - E t mesmo... - Voc que t ganhando mal, deveria trocar de emprego, pegar um que ganhasse mais. Alis, por que voc no abandona aquela porcaria de faculdade que faz noite e no presta pra nada e no arruma uns frilas pra fazer em casa, hein? Afe... seria bem mais til que aquilo, uma baita perda de tempo. Por isso que a gente no se casa nunca... Naquele momento, Jbson estava almoando em um rodzio de carne com a namorada, porque havia ido ver apartamentos sem compromisso na Vila Pururuca, com o carro emprestado do pai, que ele viria a encher o tanque antes de devolver, mesmo no tendo consumido nem mesmo um quarto de gasolina. O restaurante era familiar, acolhedor, simptico e barato. As carnes estavam maravilhosas. Ao menos at os intestinos da mente do generoso Jbson digerirem a carne de pescoo que os ouvidos haviam acabado de engolir. Repentinamente, Jbson sentiu calor. De dentro para fora. A comida perdeu o sabor. O

69

vermelho, o verde e o amarelo vibrantes dos pimentes que cobriam o prato de salada de Jbson, de repente perderam a cor. Esmaeceram. A mo direita de Jbson, hbil com o garfo, no estava mais sendo pilotada por sua mente. Era apenas uma pea de carne mal passada, espetada em um punhado de ossos. Uma pea que comeou a tremer imperceptivelmente quando seu sangue comeou a pururucar por dentro, da forma como acontecia com o Jbson quando ele ficava furioso. De repente, Jbson achou que aquele restaurante estava caro demais e cogitou pagar somente a parte dele, mas como ele havia abraado de bom grado a sugesto de almoarem por ali, no seria correto fazer isso. Mas algo precisava ser feito. - C t me ouvindo, Jbson? - Maribel abominava quando por uma frao de segundos, o olhar do namorado (que ela e a torcida do Flamengo consideravam avoado e distrado) lhe atravessava o corpo, como se fosse transparente. - Jbson! Detesto quando voc olha atravs de mim desse jeito! Eu sou transparente por acaso? Transparncia. Que conceito interessante. Jbson poderia ser considerado por ns um tanto avoado e distrado, no que tange relao interpessoal, interlocuo, mas tal fenmeno ocorria exatamente quando ele entrava em tempestade cerebral, o que significa que quando os olhos dos olhos de Jbson se fechavam, ou ento, tomando emprestadas as palavras de Marifel, quando eles atravessavam o corpo das pessoas, era exatamente nesta hora que ele estava menos avoado e menos distrado internamente. Era o momento introspectivo de Jbson. Ele estava tendo insights mltiplos. Naquele momento decisivo, Jbson se lembrou de uma poesia. (O que, alis, seria de Jbson sem a poesia em sua vida?) Um poema do Ferreira Gullar tomou sua mente de assalto:

OMISSO

No estranho que um poeta poltico d as costas a tudo e se fixe em trs ou quatro frutas que apodrecem num prato em cima da geladeira

70

numa cozinha da Rua Duvivier?

E isso quando vinte famlias so expulsas de casa na Tijuca, os estaleiros entram em greve em Niteri e no Atlntico Sul comea a guerra das Malvinas

No estranho? por que ento mergulho nessa minicatstrofe domstica de frutas que morrem e que nem minhas parentas so? por que me abismo no sinistro claro dessas formas outrora coloridas

e que nos abandonam agora inapelavelmente deixando a nossa cidade como suas praias e cinemas deixando a casa onde frequentemente toca o telefone? para virar lama.

II

compreensvel que tua pele se ligue pele dessas frutas que apodrecem pois ali h uma intensificao do espao, das foras

71

que trabalham dentro da polpa (enferrujando na casca a cor em ndoas negras) e ligam uma tarde a outra tarde e a outra ainda onde bananas apodreceram subvertendo a ordem da histria humana, tardes de hoje e de ontem que so outras cada uma em mim e a mesma talvez no processo noturno da morte nas frutas e que te ligam a ti atravs das dcadas como um trem que rompe a noite furiosamente dentro e em parte alguma

compreensvel que ds as costas guerra das Malvinas luta de classes e te precipites nesse abismo de mel que o claro do acar nos cega e diverte ser espectador da morte, que tambm a nossa, e que nos atrai com sua boca de lama sua vagina de nada por onde escorregamos docemente no sono e bom morrer no teatro vendo morrer

72

pras ardendo na sua prpria fria e urinando e afundando em si mesmas a converter-se em mijo, a pra, a banana ou o que seja e assistes hecatombe no prato sob uma nuvem de mosquitos

e no ouves o clamor da vida aqui fora na rua na fbrica na favela do Borel no ouves o tiro que matou Palito e no ouves, poeta, o alarido da multido que pede emprego (so dois milhes sem trabalho h meses sem ter como dar de comer famlia e cuja histria assunto arredio ao poema).

a morte que te chama? tua prpria histria reduzida ao inventrio de escombros no avesso do dia e no mais a esperana de uma vida melhor? que se passa, poeta? adiaste o futuro?

73

- Sim. T transparente. Pela primeira vez. - a voz soturna de Jbson, simultaneamente com um novo olhar que lhe surgiu repentinamente na face, surpreenderam e estremeceram Maribel, quando ele respondeu concretamente sua pergunta mais do que retrica. Maribel tentou com todas as foras dizer alguma coisa, mas a atmosfera, o clima que surgiu de repente e abraou aquela mesa nmero dezenove do restaurante a emudeceu. Jbson se lembrou que aquela vila que agora pururuca de empreendimentos imobilirios, ocupava o espao em que fervilhava uma favela, a Favela da Pururuca, que fora destruda por um incndio (acidentalmente, de acordo com a grande mdia, em conchavo com a prefeitura da Necrpole). Jbson se lembra da sensao que teve quando leu no jornal que muitas crianas morreram carbonizadas porque dormiam no horrio em que o incndio se avolumou, enquanto seus pais trabalhavam em partes distantes da cidade. Aqueles que tinham um emprego, claro. Muitos construindo prdios, sendo explorados por empreiteiras escravagistas. Quando leu aquilo, Jbson ficou nauseado e vomitou. Algo se quebrou dentro dele, e uma nova nusea lhe percorreu as entranhas quando imaginou que poderia passar o resto de sua vida morando com aquela mulher em um empreendimento construdo sobre os escombros de uma favela, mas desta vez ele no vomitou. Ele permaneceu impassvel. Aquele sentimento lhe era alimento. Ele engoliu aquilo pela boca da alma. Ele se nutriu daquilo. - Arrumar outro emprego o caralho. - disse Jbson, para quem quisesse ouvir. Os lbios de Maribel se moveram espasmodicamente, como se ela fosse falar algo, mas nada saiu de sua boca. Os olhos de Maribel ficaram marejados, e um beicinho igual ao de criana mimada contrariada se formou. Jbson se levantou e foi pagar a conta. Maribel, pela primeira vez cabisbaixa naquele dia que ela havia calculado ser um sonho de consumo, o acompanhou silenciosamente, como uma alma penada. Jbson a levou at a estao de metr mais prxima. Estacionando o carro, foi quando ele disse a primeira palavra aps o sonoro caralho no restaurante: - Pronto. - Como assim, Jobsinho? - sussurrou Maribel, com um rastro escuro de maquiagem escorrida no canto dos olhos. - Agradea. Te dei uma carona at o necr. Voc mora perto do necr. Em vinte minutos voc t em casa.

74

- Voc no vai me levar em casa? - No. Mas te trouxe at o necr, no vai me agradecer? - Jobsinho, c vai me fazer pagar uma passagem de metr? No te custa nada me deixar em casa... - J te ocorreu que o meu pai t o dia inteiro sem o carro dele? J te ocorreu que gasolina no d em rvore? - Mas eu no tenho bilhete nico nem dinheiro, Jobsinho... - Se vira! - Eu disse que eu no tenho dinheiro, porra!! - Maribel vociferou. - Arrume um emprego. - Voc no pode fazer isso comigo! No pode!! - Maribel gritou ao descer do carro. Jbson, que nem mesmo havia desligado o motor do fusco, se esticou para puxar a porta do passageiro e bat-la com fora. Enquanto colocava o cinto de segurana de volta e esperava o fluxo de carros diminuir para sair com o carro, ouvia Maribel gritar coisas como Eu vou no seu trabalho acabar com a sua vida! Vou falar pra todo mundo que voc vagabundo!, Vou mandar um carro de som na tua rua pra todo mundo saber o que voc t fazendo comigo!!, Eu me mato, Jbson! Se voc terminar comigo, eu me matooo!, No vai emboraaa..... Pelo retrovisor, mesmo j a uns 200 metros, Jbson conseguia ver Maribel arrancando os cabelos e se esgoelando. Sozinho em casa, Jbson permaneceu matutando sobre as palavras de Maria Belmira, a quem ele j no se referiria nunca mais por Maribel. Nem mesmo em pensamento, me disse. Jbson mergulhou em seu momento e analisou seu sentimento mais profundo, e discerniu que no era dio nem desprezo o que sobressaa. Ambos estavam l, mas sim, um sentimento novo, de liberdade era o mais pungente. Um sentimento de leveza, como se tivesse tirado um planeta das costas, mas pungente. Por qu a dor?, era a pergunta que o movia. Se ele tivesse me procurado naquele domingo, provavelmente no teria me encontrado, porque eu estava no interior, visitando parentes, mas se me encontrasse, eu lhe diria que essa dor da liberdade e da leveza devia ser obviamente por ele e Marifel estarem juntos a tanto tempo, e por ele se doar tanto a ela, eles eram quase uma coisa s. Era a genuna dor do rompimento, na minha opinio. Jbson, porm, percebeu que aquelas palavras violentas de Marifel ao descer do carro haviamlhe afetado. Alguma dor provinha da possibilidade dela realmente se matar, e ele se sentir

75

culpado pelo resto da vida por no ter sido um bom namorado, um bom companheiro, um cara mais generoso e menos sovina com as tais coisas pequenas. Quando vieram o cansao, o sono e a dominguite - que aquela doena que se instala no final do domingo, quando o caboclo se lembra que o dia seguinte segunda-feira Jbson no conseguia relaxar, muito menos dormir. Seguindo a sabedoria passada de gerao em gerao em sua famlia, Jbson foi at a cozinha e tomou uns gors de seu pai. Aos poucos ele foi ficando mais relaxado, embora no conseguisse ainda deixar de se lembrar de Marifel e dos timos momentos que passaram juntos e que ele havia destrudo, jogado tudo fora, eu sou um filha duma puta mesmo, eu no mereo nada, eu acabei com o nosso relacionamento... a gente tinha tudo pra dar certo.... Sim, mesmo odiando o tal do telefone, Jbson ligou para mim naquela noite, e estava breaco. Amigo que sou, suportei ouvir ora calado, ora com ah, pode crer, voc tem toda a razo, fale mais sobre isso, etc, enfim, suportei o meu camarada Jbson. No no sentido de suportar quando a pessoa diz argh, eu no suporto mais, mas suportei no sentido de apoiei, dei fora, acolhi. Pobre Jbson. Eu acho que a conscincia de tantos anos dedicados com todas as foras a um relacionamento que acabou daquela forma era mesmo o que mais lhe doa.

XXV. Segunda-feira braba

A segunda-feira despertou mais braba do que de costume para Jbson, que estava de ressaca. Sua cabea parecia pesar muito mais do que o normal, como se seus pensamentos tivessem se materializado ali dentro. Quando se levantou da cama, sentiu o planeta rodar ao redor de si. Apoiando-se na parede, claudicou at o banheiro, calando apenas um p de seu chinelo havaiano, pois no teve coragem para se abaixar e pegar o outro embaixo da cama. Enquanto percorria o interminvel caminho, seu nico desejo era escovar os dentes. No, na verdade no era bem isso. Ele queria mesmo era lavar aquele bueiro que havia se tornado sua boca. Ele sentia como se aquele caldinho pastoso e espumante que escorre de frutas, carne e outros alimentos podres estivesse escorrendo para dentro e para fora de sua boca e garganta, conforme tentava carregar o prprio corpo para o banheiro. No final das contas, ele no o alcanou a tempo, vomitando ali mesmo, no corredor, de frente para o banheiro. De frente para o

76

espelho do banheiro. Jbson vomitou gritando. Por sorte, no havia ningum em casa, nem nas casas vizinhas, pois j eram nove da manh e o povo j havia ido para as gals. Caso houvesse gente por perto, certamente ficariam aflitos, achando que algum (ou algum animal de mdio porte) estava agonizando. Jbson no se lembrava disso quela altura, mas aps tomar um porre com as bebidas do pai, ele foi cozinha e matou uma panelada de carne de panela que seu mesmo pai havia feito. Jbson no costumava mastigar muito os alimentos antes de ingeri-los, quando em estado brio. Seus olhos lacrimejavam enquanto seu organismo expulsava uma mistura ftida e putrescente, fedor este que ao agredir as sensveis narinas de Jbson, lhe reduplicavam a nusea e levavam seu organismo tentar expulsar aqueles pedaos enormes de carne que pareciam que iriam romper seu peito com mais fora ainda, aumentando a cada mpeto vomitivo. Cerca de vinte minutos de purgatrio depois, Jbson finalmente conseguiu transcender o ciclo, e levantou o olhar e a cabea o suficiente para olhar no espelho e tentar se reconhecer. O que ele viu foi a viso do inferno, um arremedo de homem, todo vomitado, com os olhos esbugalhados, com dezenas de artrias capilares perfurando o tecido branco de seus olhos para tentar levar oxignio. Aps mais uma noite virada com as lentes de contato nos olhos, aquele pobre par de rgos no conseguia mais trocar gases com a ptrida atmosfera da Necrpole, pois no havia mais permeabilidade naquilo que j estava se parecendo mais um disco de plstico ressecado do que uma lente de contato gelatinosa. Com a coragem renovada aps exorcizar a legio de demnios que possuam seu interior, Jbson arrancou aqueles plsticos dos olhos, e notou que alm de vermelhos e repletos de remelas endurecidas como cascas de feridas, seus olhos agora ardiam e lacrimejavam muito. Lacrimejavam por dentro e por fora de seu rosto, o que significa que comeou a escorrer-lhe muita coriza pelas desbastadas narinas. De forma alguma lhe seria possvel tornar a colocar lentes naquele par de cancros abertos que haviam-se tornado seus olhos. Notando que havia voltado a raciocinar normalmente, aps muita reflexo, concluiu que deveria tomar um banho, mas no sem antes limpar o vomitrio que empesteava o corredor de sua casa. Jbson foi ao quintal, onde pegou um balde e um pano de cho. Pouco tempo depois, retornou ao quintal para buscar uma p e uma vassoura, com os quais conseguiu recolher quase 85% de tudo o que estava espalhado por ali. Na verdade, ele acreditou ter recolhido tudo, porque no notou que havia respingos nas paredes, e at mesmo pedaos de carne de variados tamanhos. As moscas e outros animais necrfagos domsticos - como Escorpio, seu querido gato - no

77

eram mopes to mopes quanto ele, e se fartaram de alimento. Aps se alimentarem bastante, as moscas depositaram centenas de ovos naqueles pedaos de animal morto espalhados verticalmente pelo corredor, e mais ainda dentro do balde que Jbson esqueceu aberto no quintal. Seu pai limparia as paredes rapidamente, logo aps retornar de seu passeio matinal, com um misto de nojo e preocupao. Onde foi que eu errei?, o velho me perguntou na primeira oportunidade. Aps a revigorante faxina, Jbson foi tomar seu merecido banho, sentindo-se um sujeito responsvel. Tal sentimento o levou a recordar-se de que era plena segunda-feira e ele nem mesmo estava se lembrando de ir trabalhar. Ao lembrar-se, acelerou o ritmo e ps-se na rua o mais cedo possvel. O mais cedo significa no antes dos ritos matinais, como dira ele, mantenedores da sade mental. Tomar caf-com-leite era um dos rituais sacrossantos, e naquela manh, mesmo aps a macabra experincia exogstrica, Jbson fez questo de tomar sua diria caneca de caf-com-leite. Tomou com dificuldade, com vagar, mas tomou. Enquanto tomava aquele leite, para tentar - sem muito sucesso - no se lembrar da viso infernal e, principalmente, do sabor que lhe havia impregnado a boca, Jbson se ps a conversar com Escorpio. Sim, ele fazia isso. Ora com palavras verbais, orais, ora telepaticamente. Cansei de ver ele fazer ambas as coisas. Literalmente. Naquela manh, o papo com Escorpio era sobre o dia anterior. Jbson perguntava para Escorpio o que ele havia achado de suas atitudes, perguntas que o felino respondia sempre. Segundo nosso amigo telepata, as respostas de Escorpio eram dadas gestualmente, com abrir ou fechar de olhos, com espreguiadas, com arranhes na moblia, com bocejos, lambidas, rolamentos, ronronados e miados. O pobre felino tornou-se Grilo Falante naquela feita, e, de acordo com Jbson, reprovou o exagero na bebida, mas aprovou a coragem e a sensatez de dar um basta naquela situao. Jbson comentou que quando questionou se acaso no teria sido muito precipitado e pouco gentil ao deix-la no Necr, Escorpio se levantou e saiu da cozinha caminhando sem olhar para trs. Para Jbson, Escorpio representou gestualmente que Marifel tinha pernas para andar, o que foi interpretado como um consentimento, uma aprovao atitude. Eu, no lugar do gato, aps terminar de comer os pedaos de carne espalhados pelas paredes do corredor, menor meno de que Jbson comeasse com esse papo de telepatia e perguntas imbecis sobre se foi grosseiro, se foi precipitado, ou o escambau, tambm teria virado as costas e sado andando dali. Com a retirada estratgica de seu interlocutor, Jbson finalmente

78

foi trabalhar.

XXVI. Isto no pode continuar

Mais uma vez, nosso heri chegou atrasado no servio, desta vez, s dez e meia da manh. Mesmo assim, ele no estava com peso na conscincia. Pelo contrrio, ele se sentia cumpridor do dever ao comparecer para trabalhar apenas quando em condies de jogo. De que adiantava eu chegar na hora naquele estado que eu tava?, ele me perguntou naquela manh pelo correio eletrnico. Ele no estava de todo errado. Talvez fosse interessante ele refletir sobre a irresponsabilidade que foi encher a cara no domingo noite... mas quem sou eu para dar pitaco na vida dele? No final das contas, foi bom para ele deixar bem marcado aquele rompimento, aquele momento triste. Poucos dias depois, Escorpio viria a falecer tambm, o que deixaria Jbson verdadeiramente enlutado. No lhe sairia nunca da cabea que foi por comer aquilo que ele havia vomitado que o pobre gato teria morrido. Da minha parte, acho que o que matou o gato foi o que lhe vomitaram nos ouvidos... Ao longo daquela curta manh de trabalho, Jbson no conseguiu trabalhar. Se seu corpo j estava em condies, sua mente ainda no. Em sua cabea, ainda repercutiam frases como trocar de emprego, ganhar mais e voc no pode fazer isso comigo. Principalmente esta ltima. Quem ela pra me dizer o que eu posso e o que eu no posso fazer?, Eu tava dando uma carona pra ela no carro do velho, e ela ainda queria me dar ordens sobre como fazer isso?!, foram coisas que ele me escreveu naquela manh. A ficha ainda estava caindo. Chegada a vspera da hora do almoo, a melhor parte do dia para Jbson, quando seu corpo j se enchia da alegria de viver, comeou aquela espcie de prego de sempre: - Bora no Bigode? - No, cara! Hoje segunda, vamo l no Cevadas Bar! L tem comida japonesa! - E que tal a gente pegar uma chuleta ali no Frge? D muito maissustncia! Segundona, sacum... Ao menos trs ou quatro pessoas defendiam suas prprias sugestes como as melhores, enquanto outras concordavam ou discordavam, e ainda outras nada faziam alm de tumultuar e jogar as pessoas umas contra as outras somente para ver o circo pegar fogo. Jbson, porm, disse

79

no estar com apetite. Foi como se o mundo tivesse parado de girar, como se o tempo tivesse parado. Alguns dilatados segundos depois, a turma explode em gargalhada, crendo ser aquilo uma piada de Jbson. Nosso pensativo trabalhador, porm, com o rosto a menos de um palmo do monitor do computador, deficiente visual sem as muletas oculares, no estava rindo. Aos poucos os colegas de servio foram deixando o recinto, mas no sem dizer coisas como Deixa esse viadinho a, passou um melzinho na bunda hoje!, Pode crer! Aposto que vai pegar um rodzio escondido com a namorada hoje!, O cara foda, chega tarde e ainda vai no rodzio..., Vagabundo!, Lombo grosso!, etc. As mesmas brincadeiras de sempre, tudo o que ele adorava ouvir da boca dos amigos. Mas naquele momento, tudo soava punitivo, como se fossem crticas reais. Nada passava batido. Tudo o fazia se questionar. Entediado que estava com aquela situao, de no conseguir trabalhar por no conseguir se concentrar, e tambm no conseguir se concentrar em resolver seus pensamentos, por no ficar vontade, Jbson fez o que fazia de melhor. Jbson foi ao banheiro do servio. Aproveitou que todos haviam ido almoar, sacou os Fragmentos da mochila e entronizou-se. Ironia das ironias, Jbson se recordou que havia ficado curioso sobre a imagem Insuportvel, e correu o livro em busca do fragmento. A ordenao alfabtica o ajudou, e em trs abridas, Jbson j pde iniciar a leitura:

INSUPORTVEL. O sentimento de um acmulo dos sofrimentos amorosos explode no grito: isto no pode continuar.

Ali, no banheiro imundo daquela empresa em que os clientes nem mesmo pareciam humanos, afinal, em nenhum outro lugar do mundo humano que Jbson conhecia as pessoas evacuavam sobre a tampa fechada das latrinas, foi onde ele se encontrou. Foi ali que seus pensamentos comearam a se resolver.

1. No final do romance, com uma frase que precipitar o suicdio de Werther, Carlota (que tambm est com problemas) acaba por constatar que isso no pode continuar assim. Esta frase, o prprio Werther poderia t-la dito, e bem cedo, pois prprio da situao amorosa logo tornar-se intolervel, apenas passado o deslumbramento do encontro. Um demnio nega o tempo, o amadurecimento, a dialtica e diz a cada instante: isso no pode durar! - Contudo, isso dura, se no para sempre, ao menos por

80

muito tempo. A pacincia amorosa tem pois, como ponto de partida, sua prpria denegao: no procede nem de uma espera, nem de um domnio, nem de um ardil, nem de uma coragem; uma desventura que se desgasta na proporo de seu agravamento; uma srie de recorrncias, a repetio (cmica) do gesto pelo qual notifico a mim mesmo que decidi - corajosamente! - pr fim repetio; a pacincia de uma impacincia. (Sentimento razovel: tudo se ajeita - mas nada dura. Sentimento amoroso: nada se ajeita, e contudo dura.)

Ao retornar do banheiro, Jbson escreveu-me: Esse Barthes um gnio!. Respondi que infelizmente, voc no to genial quanto ele, s para sacanear. Aquela leitura levou Jbson a concluir que seu trabalho era insuportvel, pois a cada dia ele tinha que repetir para si mesmo que era bom estar ali, que era normal que as pessoas o julgassem pela aparncia, mesmo as que lhe conheciam melhor, que era natural as pessoas com cargo de chefia serem incompetentes, pois muitas delas perseguiam o cargo de chefia, e no tinham a menor vocao para gerenciar projetos ou pessoas. Jbson j havia concludo que no queria aquilo para a vida inteira, mas desta vez, tivera a viso clara de que aquela atividade lhe destrua, de alguma forma, lhe desumanizava. Jbson decidiu naquele momento que voltaria a jogar futebol no dia seguinte. Decidiu e agiu. Pegou o telefone, ligou para seu camarada Paolo Jnior, e o convocou para chegarem mais cedo na faculdade para jogar futebol. - Porra, Jba! - Porra, Jnior! - O que manda? - Bora chegar mais cedo na faculdade amanh pra bater uma bola? - Mais cedo que hora, Jbson? - Tem que estar l s seis da tarde! - Cacete, cara! Seis da tarde? Eu at chego, porque saio s quatro e meia do trabalho, mas e voc? - Eu vou dar um jeito de sair s cinco. - disse Jbson, resoluto. - Cinco? - Paolo Jr. desatou a rir do outro lado da linha. - Vai trabalhar das onze s cinco agora?! - mais risadas...

81

- No. Vou chegar no trabalho s oito da manh. Quero ver quem que vai me encher o saco quando eu sair s cinco. Ah! E no fao mais hora extra, tambm. Hora extra de hoje em diante o caralho! - Na quadra ou no campo? - No campo, com chuteira, caneleira e o escambau. Tem uma turma que joga todo dia nesse horrio, a gente vai l pra se mancomunar! - Ento fechou, mano! Seis da tarde no gramado nis! - nis!

XXVII. A Mo Invisvel

No dia seguinte, para o espanto da turminha da fofoca, Jbson chegou ao escritrio para trabalhar s oito da manh em ponto. No havia quem o detratasse diretamente, pois seus colegas mais prximos no espao fsico do escritrio ainda no haviam chegado. O chefe tambm no havia chegado. Animado mais uma vez que estava, e agora de lentes nos olhos, Jbson trabalhou concentrado desde cedo. No se importou em saber as novidades das trezentas lojas virtuais que lhe enviavam diariamente promoes imperdveis s hoje, nem mesmo parou para ler seus blogues prediletos, muito menos para conversar com os amigos atravs dos programas de troca de mensagem, afinal, nenhum deles estava online. O dia transcorreu normalmente, com os camaradas mais chegados questionando o dia anterior, alertando que o chefe estava de olho, que as fofoqueiras no paravam de falar coisas ruins sobre ele, etc. Na hora do almoo, Jbson contou aos amigos que passou mal no dia anterior por causa da presso que sentiu ao terminar com Maria Belmira, e que para relaxar acabou se excedendo na bebida. Os amigos verdadeiros tiraram um sarro, e isso o animou. Jbson trabalhou olhando para o relgio naquela tarde de tera-feira. Quando ele olhou para aquele canto inferior direito da tela do computador e viu quatro nmeros dispostos assim: 16:03, seu corao se encheu de alegria, e Jbson ficou extasiado. Falta menos de uma hora!, pensou. E neste ritmo, seguiu seu trabalho.

82

s cinco em ponto, Jbson encerrou as atividades, desligou o computador, se despediu dos colegas e se encaminhou para a porta. No caminho, a mesa do chefe, com o prprio ali sentado, guardando posio estratgica. - Falou, Roberto, at amanh. - disse Jbson, sem parar de caminhar. - Onde voc pensa que vai a essa hora? - respondeu grosseiramente o chefe. - Vou bater uma bola. C joga? - Jbson, eu j estou perdendo a pacincia com voc. Os caras l de cima j pediram a sua cabea mais de uma vez, e eu o defendi. Assim fica difcil defender voc. Ser que ele de fato d satisfao s fofoqueiras, ento?, pensou Jbson. Seriam elas os caras l de cima?. - E o que eu fiz de errado dessa vez? - Como assim, o que fez de errado? Chega s onze e meia e vai saindo s cinco, como se nada estivesse acontecendo? Como se fosse estagirio! Voc no trabalha meio perodo no, cara! - disse Roberto, bufando, parecendo uma panela de presso prestes a explodir. - U! E quem falou que eu cheguei s onze e meia? - disse Jbson, despretensiosamente. Da parte de Jbson, era apenas uma pergunta retrica, asseverando que no havia chegado s onze e meia. Para Roberto, o gro-chefe do mini-setor, aquilo era uma afronta, ele se sentiu acuado, como se Jbson soubesse do que seus olheiros lhe contavam. Ele gaguejou. - Eu, eu no vi voc chegar, Jbson. - Mas eu vi voc chegar. Voc chegou perto das onze. - Eu estava em uma reunio importante com a diretoria, Jbson. Por isso cheguei somente s onze. Jbson ficou emputecido com a mesquinharia daquele sujeitinho. Mais uma vez. - Olha, Roberto, pouco me importa onde voc estava. No tou nem a! Por mim, voc podia estar reunido com o diabo! Eu cheguei s oito e estou saindo s cinco, algum problema? - Nenhum problema, mas eu estou avisan... - Jbson o interrompeu bruscamente. - T avisando o qu? T avisando o caralho! Est querendo me dar uma bronca no dia em que cheguei cedo? Antes de todo mundo? No dia em que estive mais concentrado no trabalho? No dia em que rendi mais? T de brincadeira? O que voc quer com isso? Quer provar o qu com isso? -

83

- Aquele abrao. (Todo o escritrio havia parado para assistir aquele pico momento. Um silncio de tenso e expectativa perdurou at que Roberto se levantou de sua base avenada e foi fumar um cigarro na rua.) Ao colocar os ps na rua, Jbson notou que ainda era dia. Um lindo dia. Para Jbson, a co-ocorrncia de fatos misteriosos como conseguir chegar cedo no trabalho, conseguir defenderse da opresso do chefe e sair s cinco da tarde, e finalmente, ao sair das gals, verificar que est um dia lindssimo, propcio prtica esportiva em campo aberto, s poderia ser um milagre. A mo invisvel de Deus mexendo seus pauzinhos para a felicidade do pobre Jbson. Ele tinha muita f na tal mo invisvel, que segundo ele, era exatamente o contrrio da mo invisivel que perseguia Strindberg. Quando me disse isso, respondi um Pode cr... e fiz cara de quem entendeu, mas no fao a menor ideia de quem seja esse tal de Strindberg. Quando planejou se encontrar com seu parceiro Jnior naquele gramado da faculdade, Jbson achou que levaria no mnimo uma hora de nibus do trabalho at l. Para sua surpresa, acabou chegando em apenas meia hora, e l estava seu amigo lhe esperando. - PORRA, Jba! - PORRA, Jnior!! - ns! - Arrente arrente! - E a, mano, h quanto tempo, hein? O que me conta? - Vixe, mano... senta que l vem a histria... Jbson mais uma vez desfrutou de uma situao promovida pela Mo Invisvel, e pde finalmente conversar com um amigo sensato sobre os ltimos acontecimentos de sua vida. Ele pde conversar sob um intenso cinzazul celeste, com pssaros voando para l e para c, de uma pitangueira para uma amoreira, da amoreira para o cho, periquitos nas palmeiras, joes-debarro, rolinhas, pardais e sabis disputando bitucas de cigarro pelo cho, e quero-queros querendo muito no gramado verdejante do campo. O simples estar ali j acalmava o esprito de Jbson, o simples cheiro da terra, a singela algazarra das cigarras e o menor e mais tmido canto dos pssaros j retiravam de si todas as preocupaes recentes. Em xtase, Jbson observou atentamente um tico-tico tentar desmanchar um pedao de po que era grande demais para engolir. O passarinho se abaixava para pegar o pedacinho de

84

po, depois o chacoalhava, lanando-o para a frente. Em seguida, dava trs ou quatro pulinhos para a frente, recolhia o pozinho e o chacoalhava novamente, e assim por diante. Parecia uma criana pequena brincando de amarelinha. Absorto novamente pela contemplao da natureza, uma lgrima apontou em cada um de seus olhos quando Jbson se recordou de uma poesia de Wordsworth:

MEU CORAO PULA11

Meu corao pula quando contemplo Um arco-ris no cu; Assim foi quando minha vida comeou; Assim agora que sou um homem; Assim seja quando eu envelhecer, Ou me deixem morrer A criana pai do homem; E eu seria capaz de desejar que meus dias fossem Ligados uns aos outros pela piedade natural.
11

MY HEART LEAPS UP

My heart leaps up when I behold A rainbow in the sky: So was it when my life began; So it is now I am a man; So be it when I shall grow old, Or let me die! The Child is father of the Man; And I could wish my days to be Bound each to each by natural piety.

85

E ento, depois de um longo tempo interior, mas no to longo tempo fsico, Jbson se voltou para seu amigo Paolo Jnior e disse: - Olha s aquele tico-tico, cara... o jeito que ele anda dando pulinhos a coisa mais linda do mundo. - Mas no voc quem sempre diz que os passarinhos que andam dando passinhos, um p depois do outro, que so os mais elegantes? - Ah, cara, esquece isso... acho que esse negcio de elegante era coisa do meu pai, mesmo. Pra mim, de hoje em diante, os passarinhos que andam dando pulinhos no perdem nada pros que andam dando passinhos.

XXVIII. Radiante como a rosa radioativa

Naquele fim de tarde, Jbson se reencontrou com uma parcela de sua identidade que estava completamente apagada, que era o boleiro. Ele adorava jogar futebol. Aquilo lhe dava vontade de viver. Jbson correu como no fazia h tempos. Ele e o amigo ficaram extremamente satisfeitos em poderem se encontrar, trocar umas ideias, e ainda bater uma bola. Era como a flor feia drummondiana nascendo em meio rotina necropolitana. Evidentemente, Jbson chegou atrasado aula daquele dia, que, por sinal, era uma de suas preferidas. Por outro lado, era um novo aluno. Um Jbson muito mais Jbson. Aquele aluno tmido, que se escondia por trs dos colegas quando algo era questionado pelos professores, passou a se mostrar mais, passou a exteriorizar-se um pouco mais. Jbson chegou radiante em casa aps aquela aula. Seu pai mal reconheceu o filho, quando o viu pegando toalha e roupas limpas e indo direto para o chuveiro. Jbson tomou um banho, jogou as roupas imundas no cesto, tomou um caf-com-leite, escovou os dentes, tirou as lentes, deu boa noite pro pai, deitou e dormiu. Em seu sonho, ele estava na faculdade, novamente naquela mesma aula, logo aps o futebol, e l estavam Rver e Candinha. Jbson se espantou, mas ficou muito feliz. Algo parecia estranho, mas ele no parou para se preocupar. Foi at eles e confessou que j estava com saudade deles e de toda a turma da quinta-feira, e quando notou o

86

ambiente ao redor, agora estavam todos na Rainha dos Mendingos. Ali tambm estavam seu pai, Escorpio e Paolo Jnior. Jbson fez questo de pedir uma cerveja na sua conta para seu velho e uma baguete de ontem pra rachar com o Jnior, que tambm era curtidor da Rainha. Alis, da que veio o apelido de Rainha dos Mendingos. A baguete normalmente custava cinco reais, e tinha sete sabores: berinjela, queijo e presunto, calabresa com catupiry, escarola com queijo, peito de peru, tomate seco com rcula e quatro queijos. Certa vez, Jbson descobriu que eles guardavam as baguetes do dia anterior, e vendiam as amanhecidas por apenas um e cinquenta. Era a festa de Jbson, Paolo e seus amigos: a festa dos mendingos. Voltando ao sonho de Jbson, seu pai reclamou do filho comprar coisas de ontem, e comeou a atirar pedaos enormes daquela baguete de berinjela amanhecida para o Escorpio, que jamais rejeitava alimento, rplica do dono. Souzinha havia sido promovido para gerente, e disse que no servia mais cerveja, Jbson que pegasse ele mesmo a garrafa na geladeira. Jbson sentiu um vazio naquele momento, e foi at a nossa mesa, que no era nossa de verdade, mas de quinta-feira o pessoal deixava separada para ns. Chegando nossa mesa, l estvamos eu, Rver e Candinha. Jbson passou por mim e pelo Rba e foi direto dar um abrao em Candinha, que aps dar um abrao caloroso, disse que precisava ir embora, e foi andando para fora da Rainha. Jbson tentou alcan-la, mas por mais que tentasse correr, no saa do lugar. Suas pernas estavam moles e no o obedeciam. Jbson me contou que despertou naquele momento, aflito, e se lembrou que Candinha havia dito que queria contar algo na semana passada, mas acabou no contando, e pelo visto, aquilo havia ficado em sua cabea, mas assim que ele se deitou novamente, tudo voltou para o labirinto do minotauro que era sua memria. Antes de se deitar novamente, porm, ele se levantou. Foi at a cozinha beber um copo de gua. Ao passar pela sala, notou que havia uma caixa grande encostada na parede. A bicicleta j havia chegado. Jbson foi tocar a caixa para conferir se era apenas um sonho ou um milagre. Era um milagre. Aps beber um copo de gua e um de caf-com-leite, Jbson se ps a montar a bicicleta. Enquanto ela no estivesse inteira e pedalvel, ele no voltaria para o quarto. No dia seguinte, Jbson acordou cedo o suficiente para traar uma rota com o mnimo de subidas possvel at o trabalho, e foi pedalando. Que sensao fantstica de liberdade. Ser que assim que os pssaros sentem?, ele exclamou quando relatou o sentimento de ultrapassar filas de nibus parados no corredor, e passar por entre kilmetros de carros parados. Nem tudo foi

87

alegria, porm. Ao longo do caminho, Jbson se deparou com a morte.

XXIX A Necrpole

No, amigos, no. Jbson no morreu atropelado! Como ele me relataria estes fatos se tivesse morrido? Jbson se deparou com a morte cotidiana da Necrpole. Jbson passou com a bicicleta sobre uma pomba morta que parecia j ter sido atropelada pelo menos um milho de vezes. Aquilo significou muito para Jbson. Era um sinal da Necrpole, uma piscadela, um canhestro alerta. Ser que vou morrer andando de bicicleta?, pensou. Poucos metros adiante, uma bicicleta transformada em monumento em um canteiro da avenida representava uma vida que fora transportada de nibus para o alm. De dentro do nibus, quando ele via aquilo, julgava ter sido um acidente terrvel, evitvel, lamentvel. Sentado naquele selim nada macio e com as mos molhadas de suor segurando o diabo da bicicleta pelos chifres, o julgamento era outro. Infelizmente, no foram apenas a pomba morta j misturada ao asfalto e a bicicleta morta que lhe comunicaram a morte naquela pedalada. Aps a pomba, a morte passou a lhe perseguir por todos os lados para onde olhava. Jbson viu pessoas cujo aspecto lembrava por demais aquela pomba de asfalto. Gente judiada, dormindo, morta ou em coma - ele no sabia dizer -, sob cobertores da cor do asfalto, gente da cor do asfalto, margem do asfalto, pelas caladas. Ainda sem saber que a vida da me se fora, a criana deitada ao seu lado permanecia com o seio materno na boca. No era a primeira vez que Jbson notava e se compadecia, mas desta vez, a viso anterior da pomba lhe havia trazido um olhar mortio sobre aquelas pessoas. Era como se a Necrpole j os estivesse devorando, assimilando, tal como a pomba, tal como a bicicleta dos pedais engessados. Pneus passavam voando por cima da pomba, calados saltavam por cima dos homens e mulheres deitados descalos na calada. Um qu de arrependimento triscou a alma de Jbson, mas rapidamente outra viso e outra sensao o dominaram. Jbson pedalava sob as frondosas tipuanas de uma avenida, que haviam florescido pouco tempo atrs. Durante a florada elas forravam o asfalto da avenida e o concreto das caladas de amarelo, uma viso de tirar o flego. Naquele dia em que Jbson pedalava por ali, centenas de milhares de sementes cobriam o solo e entupiam os bueiros. Os esgotos pareciam vomitar a

88

massa de sementes. Nenhuma encontrava a terra frtil. Ao passar por ali, a bicicleta trepidava sobre aqueles caroos que era o que sobrava das sementes aladas da tipuana. Que destino cruel o destas rvores..., pensou Jbson, nosso amigo botnico. Espcie aliengena, trazida da Austrlia e amplamente utilizada para arborizao das vias pblicas da Necrpole, talvez por seu crescimento veloz, tal qual seus conterrneos Eucaliptos. Aquela espcie era vtima predileta daquele cupim que quando lana sua verso alada para se multiplicar e parasitar novas rvores, chamado de aleluia. Quantas tipuanas no tem sua alma devorada diuturnamente por estes parasitas cupiniquins pelas ruas da Necrpole? Quantas no so destratadas pelos necropolitanos quando no suportam mais o prprio peso e se deitam na calada, s vezes sobre um carro ou dois estacionados intencionalmente sob sua sombra? rvore maldita, rvore podre. Jbson, no. Mesmo sendo contrrio ao plantio de rvores aliengenas, sempre achou fantstico a natureza destruir o artificial. A madeira da rvore destruir a lmina de metal do carro. Ele sempre gostou de ver aquelas sementes carem rodopiando do alto das rvores, e viajarem pelo espao, desde criana. Mas ali, no. Ali elas viajavam para o para-brisa dos carros e nibus, para arder na aridez do impermevel solo necropolitano e serem pisoteadas e atropeladas at a morte. Por um instante, Jbson olhou para o alto buscando a beleza ldica das sementes voadoras e viu as copas das tipuanas cortadas ao meio, anti-moicanos com cabos de eletricidade, internet ou sabe-se l o que mais passando por dentro de si. sua direita, uma pilha enorme de tocos e ramos que ontem mesmo ainda eram uma daquelas tipuanas, sangravam sua seiva espessa pela calada. Por trs do esquartejamento, um outdoor: Em breve, novo empreendimento: Condomnio Eco Park, com vista privilegiada para o verdejante bosque do Parque Municipal. Jbson olhava para aqueles pedaos de tronco ensanguentados e imaginava troncos humanos cortados com serra eltrica. No lugar das camadas concntricas expostas pela lmina do trabalhador annimo semi-escravizado, Jbson via cortes de fgados, intestinos, pncreas, pulmes, coxas, crnios, teros. teros portando bebs. Troncos serrados de mulheres grvidas, tronquinhos de fetos concntricos aos das mes. Tronquinhos de fetos serrados coagulando seu sangue inocente pela calada, antes mesmo de ver a luz do dia pela primeira vez. Jbson se deu conta de que os fetos das rvores eram aquelas sementes aladas que nem mesmo chegavam a encontrar seu tero, que a terra. Fetos de tipuana que voavam para morrer de diversas formas diferentes, muitos deles secando at a morte ali mesmo, diante do tronco esquartejado de sua me. Me esta ainda viva, verdejante como o Parque Municipal, mas derramando sua nutritiva seiva pelo cho. Nos ramos

89

separados do tronco, ainda pendiam sementes verdes, tenras, vivas. O cadver esquartejado da tipuana ainda lutava para nutrir muitos fetos. Fetos estes que provavelmente ainda no tinham conscincia do destino que havia sido traado para sua me onde ainda estavam pendurados e sugando alimento, mas para ela, ou o que sobrou dela, isso no importava. costume popular dar machadadas no tronco das mangueiras, pois a rvore acaba ficando mais carregada de frutas. a luta pela sobrevivncia, o homem explorando o mecanismo de defesa da vida para seu prprio lucro sob a bandeira da sobrevivncia. Ser que aquela tipuana previu que seria derrubada, e por isso pariu um volume to colossal de sementes?, pensou Jbson. Ao pensar nisso, viu aqueles fetos todos macerados, mutilados, sem braos, nem pernas, rasgados e dilacerados. Fetos sendo pisoteados pela massa necropolitana, fetos vivos e mortos, mortos e agonizantes, sendo atropelados naquele exato momento por sua novssima bicicleta. Uma massa de asinhas, tronquinhos, cabecinhas de fetos agonizantes e mortos que mesmo vomitados por algumas bocas da Necrpole, seriam engolidas pelas infinitas outras, e alm de no vingarem, vingariam-se ao serem lanadas ao Rio da gua Plena, sem tratamento algum, onde apodreceriam e intoxicariam os parcos peixes que ali ainda sobreviviam pela falta de misericrdia do destino. Mesmo que tivesse sido um movimento premeditado daquela tipuana, uma exploso de vidas em potencial, tudo teria sido em vo. Cercado de carros e nibus, naquele momento, Jbson foi obrigado a parar a magrela. Sem poder prosseguir, notou que um menino brincava prximo ramagem amontoada. Em vo tambm foi todo o esforo dos pssaros que construram pacientemente o ninho que guardava e aquecia seu nico filhote, que ainda com vida, mesmo cado na calada, era cutucado por aquela criana, que lhe estimulava com um fino graveto. O menino queria ver aquela criaturinha se mexer, queria espetculo. Tudo o que o filhote conseguiu fazer foi escancarar o bico ainda enorme e desproporcional para seu corpinho ainda sem penas: dali saiu um gemido rouco, feio, desafinado. O filhotinho julgou instintivamente que seus pais estariam lhe trazendo um verme, uma formiga ou qualquer outro alimento que o ajudasse a sobreviver. O garoto no teve dvidas, meteu-lhe o graveto para dentro do bico, at que finalmente o filhote parou de se mexer, para grande frustrao do menino. Mas a frustrao no durou muito. Seu pai, que havia estacado ali para ver pessoalmente o local onde o novo arranhacu seria construdo, logo chamou o menino para lhe pagar um sorvete. Preocupado que estava em garantir uma morada ecolgica para seu filho, o homem no observou com o qu seu mido estava brincando, e acabou pisando e esmagando seu brinquedo.

90

Ao notar que havia pisado em algo que havia grudado em seu calado italiano, exclamou MERDA! e esfregou a sola de couro daquele sapato ali mesmo, nos ramos da tipuana, crente que havia pisado em fezes. Ainda bem que tem esse mato aqui! Vamos l, filho, vou te pagar um banana-split. Jbson ento decidiu se isolar acusticamente da Necrpole. Sacou seu tocador de mp3 e decidiu ouvir A Menina de Hiroshima na voz doce de sua querida Nara Leo at no poder mais, pois aquela voz lhe tinha um efeito apaziguador, e ento aquele cemitrio deu seu ltimo sinal verde, e Jbson pedalou decididamente para finalmente alcanar as gals do escritrio.

XXX Necrofagia

Chegando no velho edifcio, que ficava no alto de um morro, Jbson amarrou a bicicleta no corrimo daquela escada, onde costumava ver outras magrelas amarradas. Na recepo do edifcio, perguntou onde ficavam os vestirios dos funcionrios. O porteiro o mediu de alto a baixo, e lhe perguntou se ele era funcionrio. Jbson fez que sim com a cabea, e falou o departamento onde trabalhava. Finalmente reconhecido como funcionrio administrativo, foi ainda interrogado sobre o porqu de ir aos vestirios. Respondeu que era para tomar um banho. Jbson ficou um tanto surpreso pelo estranhamento e pela sabatina do porteiro, mas aps ser orientado, subiu, ento, mais dez lances de escadas, sentindo-se um campeo. Os vestirios ficavam no terrao do prdio. Ali do alto, Jbson podia contemplar toda a montanhosa regio do bairro de Codornas, onde trabalhava. Por que ningum nunca me disse que havia esta vista to linda da Necrpole?, resmungou alto. Cerca de dois kilmetros adiante, era possvel ver o estdio do Sport Club Coqueiros, onde era possvel inclusive visualizar o gramado alvi-verde. Jbson sorriu de canto de boca ao se lembrar da posio que aquele clube ocupava na tabela do campeonato nacional. Jbson foi rodeando aquele terrao, olhando para todas as direes possveis. Aquele cu cinzazul da Necrpole estava lindo naquele dia. Agora que ele era ciclista, surgiu uma nova preocupao: Ser que aquilo ali so nuvens de chuva ou apenas poluio? Se for s poluio, beleza!.

91

Completo o circuito turstico, Jbson foi ao tal vestirio. As instalaes eram precrias. Todos os armrios estavam com os trincos arrombados, e no havia portas nos boxes. Apenas um dos trs chuveiros parecia aquecer a gua de verdade. O cheiro era ruim, parecia que o ar no circulava muito bem por ali. Quando Jbson tirou finalmente a recheada mochila do lombo para comear a se despir, foi abordado por algum. - Ei, moo! - Pois no? - Aqui banheiro de funcionrio. - disse o rapaz, de baixa estatura, pele parda e sotaque certamente nordestino. - Tou ligado. - O senhor aluno? - Funcionrio. - Funcionrio daonde, seu moo? Jbson sentiu-se interrogado pela segunda vez em menos de trinta minutos. Por que diabos no achavam que ele era funcionrio? Pacientemente, ele explicou em qual setor trabalhava. - Mas quem usa aqui somos s ns da limpeza! - disse o rapaz, com um ar de quem sente que seu espao est sendo invadido. - Bom, se no tiver erro, vou passar a usar todo dia, pode ser? Eu tambm sou funcionrio... no banheiro de funcionrio, isso aqui? - Tudo bem, seu moo. Pode usar ento. - Valeu, chapa! Meu nome Jbson! - Falou, seu moo. - dito isto, o rapaz se retirou. Jbson tomou um delicioso banho, sentindo-se trabalhador. Sentindo-se um verdadeiro funcionrio daquela empresa. Na verdade, o que Jbson me relatou pela internet naquela manh, foi que ao que parecia, aquele banheiro ftido e praticamente abandonado pela administrao era apenas para os trabalhadores braais. Jbson sentiu na pele que havia grande diferena no tratamento dado pela empresa entre quem fazia um trabalho braal e quem ficava horas e horas sentado no escritrio sem fazer nada de til aguardando os chefes passarem algum servio intelectual para ser feito. Os funcionrios administrativos, como eram Jbson e seus comparsas, possuam um banheiro exclusivo. Jbson nunca chegou a utiliz-lo, por considerar

92

um absurdo. Ele sempre preferiu banheiros pblicos. Quando soube que havia aquele naipe de instalaes para os trabalhadores braais, odiou trabalhar naquele local. Era hipocrisia demais para ele. Jbson chegou no escritrio cerca de meia-hora atrasado. Ningum falou nada. Se seu chefe estivesse ali, tambm no falaria nada, aps o que ouvira no dia anterior, mas estava mais uma vez reunido com seus superiores. Aquela manh foi muito tranquila, apesar dos pesares. Jbson estava razoavelmente feliz, motivado e concentrado no trabalho. Mal notou o tempo passar, percebendo sua existncia apenas quando o prego se iniciou: - Bora no Bigode, putada? - Hoje tem feira, hein! Quem vai de pastel? - Pastel o cacete! Vamo com uma picanha! No final das contas, decidiram ir comer todos no restaurante da empresa, o famoso bandejo. Restaurante pblico, em meio praa de alimentao onde os clientes da empresa se alimentavam. Funcionrios tinham desconto de cinquenta porcento, vantagem das mais vantajosas, para nosso econmico Jbson. Infelizmente, para ele e os demais colegas, algum resolveu colocar algo mais animado do que os informes internos mudos e legendados que sempre passavam nas dez televises do recinto. Jbson, que tinha o lombo grosso e o estmago forte, chegou a ficar quase enojado com a nova programao. Suas colegas abandonaram as bandejas na mesa e foram pedir o dinheiro de volta. Outros colegas riam com as barbaridades. Outros apenas observavam aquilo, perplexos. Quanto suspense, no? Pois bem, naquele dia, resolveram veicular uma pea de teatro realizada pelos clientes da rea de artes dramticas da empresa. Jbson disse que no conseguiu imaginar quem teria tido a ideia de veicular tal produto cultural naquele local e naquele horrio. Tratava-se de pessoas nuas, com mscaras de porcos, alimentando-se. O alimento era em parte uma espcie de mingau que se parecia muito com vmito, que os atores enfiavam na boca e depois vomitavam uns nos outros. Havia tambm galinhas mortas, ainda com sangue, que eles mordiam e rasgavam a carne com as mos e os dentes, espirrando sangue para todos os lados. Jbson achou tudo muito interessante, embora asqueroso. Ele refletiu sobre o quanto era parecido com aqueles porcos nojentos, e concluiu que ele e todos os demais no passavam, mesmo, de um bando de necrfagos.

93

XXXI. A verdade

Aps o almoo, sem o retorno do chefe o papo ferveu naquele escritrio, a respeito daquela nojeira exibida durante o almoo. Os colegas de Jbson sentiram-se unanimemente ultrajados. Cogitaram encaminhar um abaixo-assinado ouvidoria, solicitando a cabea de quem autorizou aquele tipo de coisa. Queriam detonar quem teve aquela atitude anti-democrtica, autoritria de passar uma coisa vomitiva durante o almoo de honestos trabalhadores. - Mas, caras... - Jbson abriu o bico para contra-argumentar. - e aquelas notcias mudas que passavam o tempo todo, por que que ningum nunca disse que era anti-democrtico ou autoritrio? - Porque aquilo nunca incomodou ningum, Jbson. - disse seu colega Meneguel. - Interessante, - respondeu Jbson. - ento quer dizer que anti-democrtico e autoritrio s aquilo que incomoda? Quilos e quillos de propaganda silenciosa enfiadas goela abaixo do caboclo no nada? - Ahh, quer dizer que agora o Jojca do Lombo Grosso vai querer falar que aquela propagandinha institucional ali pior do que a podreira que to passando? - Olha s, cara... sinceramente, eu acho que aquilo l tipo uma metfora do que se passava antes. Um bando de caras vomitando comida estragadada na boca dos outros. Cada um com a sua mscara. - No viaja, cara! - o colega ri de Jbson. - Tou falando srio, cara... voc pode achar isso totalmente idiota, e capaz que seja mesmo, mas pensa bem, a gente engole toda a merda que eles colocam ali nas tvs todo o tempo enquanto almoamos aqui. Mesmo sendo mudo, a gente acaba lendo as propagandas... - At a, beleza, mas o que isso tem de autoritarismo, cara, voc t bbado? - Cara, chegando l no escritrio, eu te mostro algo que li outro dia num livro... - Pode esquecer, cara... no vou ler livro nenhum, voc sabe como eu sou ruim pra ler. Eu durmo. - Eu tambm durmo, cara. Quem que trabalha nas gals e no dorme depois? Eu vou passar s um teco do livro, relaxa... - T bom ento.

94

Assim que Jbson sentou a bunda na cadeira daquele escritrio, esticou o brao e sacou o livro que vinha lendo, do tal Julin Maras. Eu ainda fico pasmo com as leituras aleatrias do Jbson, at hoje. Esse a, segundo ele, acabou pegando pra ler aps assistir uma palestra na faculdade, em que um cara falou sobre algo que o tal filsofo pensava, da ele foi l e comprou o livro. No passa de um consumista, esse Jbson. Toda uma banca de revoltado, de mendingo, mas no final das contas, comprou ou no comprou o livro no impulso? claro que comprou. Ao invs de emprestar o livro ao colega, Jbson preferiu digitar o trecho e enviar por e-mail. (depois ele enviou a mesma coisa para mim, dizendo que na quinta-feira ia querer conversar sobre isso...). O negcio era mais ou menos assim: H trs formas de comunicao pblica: a retrica, a propaganda e a administrao. A primeira, nascida na Grcia, que teve pocas gloriosas, a arte de comover os homens sem profan-los, a partir da verdade, nutrida por ela, potencializada pela beleza da palavra. A propaganda, sinistra manifestao de alguns tempos, e muito especialmente do nosso, a tcnica de manipular os homens, sem dvida profanando-os, mediante a demagogia e a mentira, para conseguir alguns fins que envolvem uma degradao que pode ser duradoura. Quando no se tem o talento da boa retrica e no se quer cair na abjeo da propaganda, pode-se recorrer administrao, isto , notificao apagada, inerte, frequentemente flcida, de contedos aceitveis e verdadeiros. Escrevi verdadeiros entre aspas porque no estou certo de que o sejam. Verdade - em grego, altheia - desvelamento, franqueza, manifestao, iluminao. Consiste em que o real aparea, fulgure, brilhe. Se isso no acontece, algo no ser falso mas no resplandecer em sua verdade.

Ele me encaminhou a resposta do colega tambm.

Verdade a cabea o meu pau. HAHHAHAHAHAHA!

Jbson se deu ao trabalho de responder a tal mensagem, com toda a pacincia:

Acho que voc tem razo. A verdade a cabea do seu pau, mesmo.

95

Cara! Pra mim, estamos vivendo a Era da Propaganda! Daqui a pouco, no vai mais existir verdade alguma. A verdade, hoje, como a pomba atropelada que eu vi na rua. Acho que j passaram por cima dela um milho de vezes. At eu passei por cima daquele resto de pombo com a minha bicicleta. S restam traos do que foi o pombo ali, pistas, indcios. A verdade que temos hoje isso. Uma parte nfima e residual do que era para ser, assim como a cabea do seu pau. A avenida onde a verdade atropelada a mdia vendida, os veculos que a atropelam e a transformam violentamente e a escondem debaixo de suas mquinas so as presses de quem faz o mundo girar, ou seja, os prprios capitalistas, que so os donos da mdia. Aposto que quem veiculou aquela porcada vomitando fez isso revelia da instituio, e j deve estar pagando o preo por isso.

XXXII. Rude despertar

Quando chegou em casa, aps a aula daquele dia, Jbson ainda teve foras para tomar mais um banho, e capotou em sua cama. Capotou cedo, acordou cedo. - Que horas so, pai? - Sete e dez. - ia! Acordei cedo, antes do despertador! - Grande coisa. Voc j me viu colocar despertador alguma vez? - Verdade, pai. Voc fodo. Por isso que eu gosto de voc. Jbson acordou renovado naquela manh. Mais uma vez. Ir de bicicleta para o servio era ainda melhor do que ir a p. Jbson se sentia mais relaxado, mais livre. Mal podia acreditar quando chegou ao trabalho pontualmente s oito horas, mesmo tendo dormido por mais de oito horas na noite anterior, um fato pico. Desde aquele dia mgico em que foi jogar bola com seu camarada, Jbson estava ficando a cada dia mais motivado no trabalho, mesmo em meio a tantas hostilidades. Ele estava motivado internamente. Naquela manh de quinta-feira, Jbson estava mais criativo tambm, e solucionou alguns problemas que estavam brecando a evoluo de seu trabalho. Aquilo foi o xtase profissional para ele. Entre aspas porque ele abomina o termo. Da minha parte, nem mesmo cheguei a

96

comentar com ele, mas creio nunca hav-lo visto to empolgado enquanto narrava as proezas realizadas pela internet. Mas foi apenas at a hora em que o tal chefe apareceu. s onze horas. - Bom dia, pessoal. - Bom dia, Roberto. - respondeu em coro aquele escritrio que parecia at a turminha da Professora Helena da novela Carrossel. - Jbson, por favor, voc poderia vir comigo? - Fazer? - Preciso conversar com voc. Vamos ali na salinha. - T bom... Jbson retirou os fones de ouvido, fiis companheiros das jornadas de trabalho, se levantou, olhou ao redor para medir a temperatura, e viu mais ou menos o seguinte cenrio: metade dos companheiros de trabalho nem se quer notaram a sorrateira abordagem, metade estava com cara de putz, acho que dessa vez no passa e uma terceira metade desviava o olhar, de maneira muito suspeita, segundo nosso amigo Jbson. Vejamos o dilogo ocorrido entre quatro paredes e ao menos meia dzia de pares de orelhas por trs delas. - Fala, chefe. O que pega? - Jbson estava to vontade naquele dia de trabalho, que j dispensou at mesmo as formalidades. - Voc sabe... que eu... gosto muito de voc, no , Jbson? - disse Roberto, mais hesitante do que o costume. - Ah ? - Sim, sempre gostei muito de voc... como pessoa. - Que papo esse, Roberto? T parecendo gente que quer confessar traio sem perder a amizade! - Jbson riu alto. A resposta do chefe foi um quase sorriso. Uma boca trmula. Jbson achou aquilo muito estranho. Notou tambm que o chefe estava suando mais do que o normal. Mais do que o normal at mesmo para quando lhe dava as famosas comidas de rabo. - Fala, chefe, no se acanhe... - Vou tentar ir direto ao ponto... eu tenho percebido que voc anda meio desmotivado... - Desmotivado, eu?! Como assim? Desde que eu comecei a trabalhar aqui, acho que nunca estive to motivado! - tem chegado atrasado todos os dias, e sado mais cedo, sem me dar satisfaes...

97

- Quem te falou essas mentiras? Eu tenho chegado cedo praticamente todos os dias! E s sa cedo quando cheguei cedo. De onde voc tirou isso tudo? - e no tem atingido suas metas... est atrasado em todas as atividades... - Quem que t atrasado? Que porra essa? Vai dizer que no recebeu todos os relatrios que tenho enviado diariamente antes de sair do escritrio! - Relatrios....? - Roberto ficou espantado. - Sim, cara. Voc t me tirando?! Voc fora a gente escrever relatrio sobre o andamento de todas as atividades, por menores que sejam. Eu tenho enviado os relatrios diariamente! Voc no vai me dizer que eu tou gastando uma fatia do meu horrio de trabalho pra escrever um bagulho que voc no l, n? - Sabe como ... so tantos e-mails que eu recebo... acaba passando alguns... - Vai tomar no meu do seu cu, Roberto. Tantos e-mails o caralho! Que merda essa? C acha que tem algum otrio aqui? Voc no leu porque no quis, porque foi vagabundo! Roberto se estremece. - Esto dizendo tambm que voc passa muito tempo na internet... acessando coisas alheias ao trabalho... perde muito tempo batendo papo... vendo e-mails pessoais... - Ah!! Quer dizer que esse tipo de relatrio voc tem tempo pra ler ento? C acha que isso gerenciar uma equipe, cara? C acha que isso trabalho de homem? Homem no sentido de gente! - Jbson faz as aspas no ar com os dedos. - Voc um incompetente, mesmo. - Veja bem, Jbson... nada disso importa... o recado que eu tinha que passar para voc hoje que eu j fui avisado pelo pessoal l de cima... - Pessoal l de cima! Pessoal l de cima!? Pra com essa merda, cara! Voc no tem vergonha de ser um puta marionete do caralho? - o pessoal l de cima avisou que no ir mais tolerar... - Eu que no tolero mais essa palhaada! Fala pros caras l de cima enfiarem esse trampo no rabo deles. Voc muito incompetente, cara. Eles j perceberam isso, ou ainda no? - Eu lamento muito, se essa a sua deciso. - Roberto sorriu, discretamente. - Sim, cara. A minha deciso essa mesmo. Decidi parar com essa histria por aqui. J chega de desgaste. Onde que eu assino? - Ah, sim... verdade... o mercado de trabalho muito fechado, a gente pode se encontrar em outra empresa l fora, no futuro, devemos evitar nos desgastar.

98

Quando Jbson me contou essa treta entre ele e o chefe, ele fez questo de esclarecer que enquanto ele falava que iria cair fora daquela espelunca para ele no se desgastar mais sem necessidade, para ele evitar a fadiga, a lcera, a calvcie e a presso alta, seu chefe entendeu que Jbson havia recuado e queria terminar a conversa, para evitar se desgastar com seu querido chefe. Rimos demais juntos na noite daquela mesma quinta-feira, quando ele contou tudo isso para ns na Rainha.

XXXIII Liberdade?

Entre agradecer ao chefe por t-lo contratado e confiado nele por todos aqueles longos anos em que Jbson trabalhou ali, ao sair da famigerada salinha do arrocho e Jbson subir na bicicleta j com o pedido de demisso assinado e entregue, no foram mais de quinze minutos. Poucas horas mais tarde eu lhe diria pessoalmente o quanto ele foi burro, estpido, impulsivo e idiota ao pedir demisso, que ele havia feito exatamente o contrrio do que deveria, que seria continuar trabalhando l, empurrando o trabalho com a barriga, forando a barra at a desgraa da empresa o mandar embora. Fazendo isso, o imbecil no sairia de l como saiu, ou seja, sem poder sacar o FGTS e sem receber seguro-desemprego. Muito burro. Ah, se fosse eu no lugar dele... Bom, Jbson saiu de l com sua bicicleta para nunca mais voltar, segundo ele, e foi dar umas voltas. Encostou em um boteco onde tomou um caf-com-leite, pedalou mais um pouco e depois tomou uma gua de cco. Parecia um passarinho que havia fugido da gaiola, mas no do apartamento. Quando ele se cansou de pedalar a esmo, ligou para ns, seus chegados, convocando uma quinta-feira na Rainha por conta dele. - Enquanto ia pedalando pela Necrpole, eu fiquei pensando sobre o quanto da minha vida tinha mudado naqueles ltimos dias, desde a quinta passada. - mesmo, Jobinho? Ser que mudou tanto assim mesmo? - questionou Candinha. - Ser que mudou o suficiente? - Vixe, Cndida! C nem imagina! - eu disse.

99

- Continua a, Jbson. - disse Rver, conferindo a beleza perfeio de suas prprias costeletas em um espelinho. - Aposto que finalmente descobriu que mulher e fez uma cirurgia de troca de sexo. - Quase isso, Rba. - Jbson retomou sua histria. - Por exemplo, eu terminei com a Maria Belmira. - Aeeee!!! - Finalmente!! - Afe, Joba! Voc demorou muito! - Pois , confesso que no fiquei to triste como imaginava que ficaria ao terminar com ela. estranho, meio que um vazio, meio que um no saber o que fazer... - Tipo igual a um cachorrinho de madame que fugiu da dona? - perguntou Candinha. Eu e os caras seguramos o riso, porque nem o Jbson e nem a Candinha estavam rindo. Havia certa tenso entre eles ali. Foi quando suspeitei que Jbson no me falava sobre tudo da vida dele, mesmo sendo verborrgico. Eu nunca havia pensado nisso, mas s vezes enchia o saco ler tudo o que ele escrevia, mas no final das contas, acho que normal isso. s vezes me enche o saco ler at as porcarias que eu mesmo escrevo... - Pode ser, Candinha, eu no excluo mais nenhuma possibilidade a priori. - disse Jbson com uma desconhecida placidez. - Talvez eu esteja mesmo completamente perdido, e por conta de atitudes que eu mesmo tomei nos ltimos dias. - Mas no so s as suas atitudes e decises que alteram a sua vida. Antes de algum desgraado domesticar os ces, eles eram todos selvagens. Essa prpria histria de poodle, que foi a imagem que me veio mente quando a Candinha falou aquilo, j fruto da manipulao gentica, de cruzamentos artificiais realizados pelo prprio homem. - Caraco, hein, Jnior! Essa sua reflexo foi sensacional. - o Jnior ficava sempre na dele, mas era um cara muito inteligente. Quando abria a boca pra falar vinham coisas realmente interessantes. - Pode crer, Jbson, - eu disse. - ns mesmos que tamos aqui entre amigos, estamos manipulando uns aos outros sem parar, sem nem perceber. Vai saber qual das merdas que a gente fala tomando essas brejas influi mais ou menos na vida de cada um de ns... - Cs to filsofos mesmo hoje, hein... - Rver estava se sentindo meio excludo da conversa.

100

- T bom, pessoal, peguei pesado. - Candinha tentou se redimir. - O que mais mudou, Jbson... alm de dar ouvido aos amigos pela primeira vez na vida. - Olha, Candinha, c deve estar de chico hoje, sei l, mas outras coisas mudaram tambm. Hoje mesmo eu pedi demisso do trampo... - Ah, tua piranha! Arrumou outro emprego e nem falou pros amigos? - Rver se animou. - Vai ganhar quanto mais? O dobro? O triplo? Um brinde ao Jbson!! disso que eu tou falando! Voc o cara! - mesmo, Jbson? C t de trampo novo? Por isso que comeou a sair mais cedo daquele outro trampo? - No, Jnior! Voc no botou mesmo uma f que eu levantei cedo naquele dia, n? Jbson riu. - No tem outro emprego! No tem emprego nenhum! - C t louco da cabea, cara? - Candinha ralhou com ele. - C acha que emprego t dando em rvore? - FALA SRIO, Jbson! - Rver se decepcionou profundamente com o amigo. - No possvel... onde foi que eu errei? Eu percebi claramente que Rver estava imitando o pai de Jbson, quando falou aquela frase. Provavelmente s eu percebi. A menos que mais algum tenha trombado com o vio durante aquela semana alm de ns dois. - isso mesmo. Por isso que eu tou pagando hoje aqui. Pra comemorar. - Comemorar o que, cara? A sua burrice ou a sua irresponsabilidade? - Comemorar o amor que tenho por vocs, que vale muito mais do que qualquer emprego ou salrio. Aquela frase do Jbson bateu fundo na gente. Foi naquela hora que decidi que deixaria esta histria por escrito. Aquele Jbson das histrias de Camburi no era o mesmo Jbson que tnhamos entre ns. Esse aqui era o nosso bom e velho Jbson. - Um brinde, ento! - propus. Aps o brinde, Jbson narrou com detalhes o que contei resumidamente sobre esta ltima semana. Embora eu provavelmente tenha deixado muitas coisas de lado, tambm pude acrescentar detalhes que eu observei de fora sobre a vida dele. Mas fidelidade no a palavra chave aqui.

101

Aquela noite foi realmente inesquecvel. Fazia tempo que no tnhamos um qurum to grande, e fazia tempo tambm que no ficvamos at to tarde ali enchendo o saco do Souzinha. At ele chegou a sentar com a gente pra ouvir as histrias do Jbson. Mas uma hora as pessoas precisam ir embora, e assim aconteceu naquela noite, at que ficamos apenas eu, Jbson e Candinha naquela mesa. - Candinha, me diga uma coisa. - disse Jbson. - Fale, amor. - Uma coisa ficou me martelando desde a semana passada, mas foi tanta correria essa semana, como voc pde ver, que eu acabei no te perguntando o que que voc tinha que contar pra gente. - No acredito que voc ficou martelando nisso... por que no me falou nada? - Porque no deu, Candinha... eu tava muito ocupado resolvendo essas paradas todas... me resolvendo... - Pois ... percebi. - Candinha baixou o tom. - Fala, Candinha. - tentei reanim-la. - Agora eu tambm fiquei curioso. - Duvido que vocs se lembrem de um cara que eu falei que conheci pela internet, que mora nos Estados Unidos. - Eu lembro. - disse Jbson, seco. - O que tem ele? - Ento, ele me convidou pra passar um ano l na casa dele, na gringa. Eu ensino ele a falar portugus, que ele vai precisar pros trampos dele, e fico morando l enquanto fao um curso imersivo de ingls, que a universidade da cidade dele est oferecendo para estrangeiros. algo que eu vinha me programando h anos pra fazer e agora vai rolar. - Como assim, vai rolar? - perguntou Jbson, desconcertado. - Vai rolar. J comprei as passagens, j tou acelerando a burocracia atravs da minha faculdade... j tou na contagem regressiva. Aquilo estancou a alegria do pobre Jbson. Quando estvamos nos despedindo da Candinha, que, como sempre, ia para a direo oposta de Jbson, ao abra-la, Jbson encostou seu rosto ao dela e falou em seu ouvido. Depois disso, eles trocaram um olhar daqueles. O olhar de Candinha no era brincadeira, no. Eu no sei o que ele falou pra ela, nem perguntei no carro quando o levei at a casa dele, e nem perguntarei, porque se o Jbson no falou, coisa dele e s dele. A nica coisa que tive coragem de dizer pra ele foi que ele no precisava se preocupar,

102

porque ela no vai morrer, mais cedo ou mais tarde ela ia voltar. - Morrer...! No vai morrer... - Que foi, cara? - perguntei. - Sabe, cara, eu acho que nunca pensei tanto nessa merda de liberdade como nos ltimos dias. A minha concluso que esse negcio de liberdade uma parada que algum filho da puta inventou s pra tirar de ns. Eu tou num processo de me livrar de tudo o que me prende nessa merda de Necrpole, mas tem certas coisas que eu j saquei que nunca vou me libertar. Uma delas o corpo. Um bagulho perecvel, todo empesteado, apodrecendo mais e mais a cada instante que toma contato com o sol e a poluio sonora, visual, atmosfrica e eletromagntica da Necrpole, e mesmo que no fosse assim, geneticamente, talvez eu j tenha um destino traado, que o cncer, afinal, quem no morreu de cncer na famlia, ou morreu de acidente ou ainda est vivo. - Que exagero, cara, larga mo de ser dramtico... pessimista... e a outra coisa, o que ? - A outra foi esse ltimo olhar da Candinha. Eu acho que nem depois de morto eu vou me libertar desse olhar.

Vous aimerez peut-être aussi