Vous êtes sur la page 1sur 54

AirPort Express Manual de Configurao

Contedo
5 7 8 9 10 11 12 Captulo 1: Introduo Acerca do AirPort Express Acerca do software do AirPort O que necessrio para comear Ligar tomada o AirPort Express Luzes de estado do AirPort Express Passos seguintes

13 Captulo 2: Como utilizar o AirPort Express 13 Como utilizar o AirPort Express com o actual servio de ligao Internet em banda larga 15 Como utilizar o AirPort Express com o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem 17 Como utilizar o AirPort Express numa rede sem fios j existente para envio sequencial de msica para a aparelhagem domstica 21 Como utilizar o AirPort Express para partilhar uma impressora USB 22 Como expandir o raio de aco da uma rede j existente AirPort Extreme ou AirPort Express 24 Como utilizar o AirPort Express na rede AirPort Extreme 25 Captulo 3: Como instalar o AirPort Express 27 Como utilizar o Utilitrio AirPort
3

29 29 30 31

Como criar uma nova rede sem fios Como configurar e partilhar o acesso Internet Como estabelecer ligao a uma rede sem fios j existente Como expandir o raio de aco de uma rede AirPort Extreme ou AirPort Express j existente 31 Como especificar opes avanadas

33 Captulo 4: O AirPort Express em viagem 37 Captulo 5: Sugestes e resoluo de problemas 43 Consideraes quanto colocao do AirPort Express 44 Itens que podem provocar interferncia no AirPort 45 45 46 46 46 47 48 49 50 50 Captulo 6: Mais informaes, assistncia e suporte Recursos online Ajuda no ecr Obter assistncia a abrigo da garantia Como encontrar o nmero de srie do AirPort Express Apndice: Especificaes do AirPort Express Conselhos de segurana para o AirPort Express Evite locais hmidos No faa reparaes voc prprio Acerca do manuseamento

51 Regulatory Compliance Information


4 Contedo

Introduo

Parabns por adquirir o AirPort Express. Leia este guia para comear a utiliz-lo.
Pode utilizar o AirPort Express para partilhar a acesso Internet em banda larga com computadores da rede possuidores de placas sem fios, reproduzir msica do iTunes na aparelhagem de casa e muito mais. O AirPort Express fornecido com o AirTunes, uma forma de tocar a msica do iTunes atravs de colunas remotas. Com o AirPort Express, pode: Criar uma rede sem fios em casa e depois ligar Internet e partilhar a ligao com at dez computadores em simultneo. Uma famlia inteira pode estar ligada Internet ao mesmo tempo. Ligar o AirPort Express aparelhagem de casa ou a colunas com aplificao, e utilizar o AirTunes para tocar a msica do iTunes na aparelhagem a partir de um Macintosh (com uma placa AirPort ou AirPort Extreme) ou de um computador com acesso sem fios com sistema Windows XP ou Windows 2000.

Configurar uma ligao sem fios rede Ethernet. Os computadores Macintosh equipados com placas AirPort e AirPort Extreme (ou computadores com Windows XP ou Windows 2000) podem ter acesso a toda a rede sem estarem ligados por um cabo. Expandir o raio de aco da rede, adicionando o AirPort Express a uma rede sem fios j existente de AirPort Extreme ou AirPort Express (chama-se a isto um sistema de distribuio sem fios: WDS, Wireless Distribution System). Ligar uma impressora USB ao AirPort Express. Todos os computadores compatveis da rede AirPort, ligados com ou sem fios, podem imprimir nessa impressora. Criar perfis personalizados, para que seja possvel armazenar especificaes de at cinco locais diferentes. Leve o AirPort Express consigo em viagem, para se ligar rapidamente a redes de banda larga, tais como as dos quartos de hotel.

Captulo 1 Introduo

Acerca do AirPort Express


O AirPort Express tem trs portas, situadas na base: Porta Ethernet (G) para ligar um modem DSL ou de cabo, ou para estabelecer ligao a uma rede Ethernet j existente Mini-jack estreo de udio digital, analgico e ptico (-) para ligar o AirPort Express a uma aparelhagem domstica ou a colunas com aplificao Porta USB (d) para ligao a uma impressora compatvel com o AirPort Express

Luz de estado

Adaptador de ficha CA Porta USB Boto de reinicializao

Porta Ethernet

Porta de sada de linha (Mini-conector de udio digital ptico e analgico)

Junto s portas est um boto de reinicializao, utilizado no processo de resoluo de problemas com o AirPort Express. A luz de estado, na lateral do AirPort Express, indica a situao actual.

Captulo 1 Introduo

Acerca do software do AirPort


O AirPort Express trabalha com o software AirPort, includo no CD do AirPort Express.
Utilitrio AirPort O Utilitrio AirPort ajuda-o na configurao do AirPort Express para criar uma rede sem fios, ligar Internet e partilhar uma impressora USB. ainda possvel ligar o AirPort Express a uma rede sem fios j existente de AirPort Express ou AirPort Extreme, para expandir o raio de aco da rede, atravs de WDS. Utilize o Utilitrio AirPort para configurar de forma rpida e fcil o AirPort Express e a rede sem fios. O Utilitrio AirPort tambm uma ferramenta avanada para configurar e gerir as estaes-base AirPort Extreme e AirPort Express. Utilize o Utilitrio AirPort para ajustar as especificaes de segurana, encaminhamento e da rede, e outras opes avanadas.

O menu de estado do Airport na barra de menus Utilize o menu de estado do AirPort para comutar rapidamente entre redes AirPort redes, monitorizar a qualidade do sinal da rede actual, criar uma rede computador-acomputador e ligar ou desligar o AirPort. O menu de estado est disponvel em computadores com Mac OS X.

Captulo 1 Introduo

O que necessrio para comear


Para configurar o AirPort Express com um Macintosh, tem de ter: Um computador Macintosh com uma placa AirPort ou AirPort Extreme instalada Mac OS X v10.4 ou posterior Para configurar o AirPort Express com um computador com Windows, tem de ter: Um computador com Windows com um processador a 300 MHz ou mais rpido Windows XP Home ou Professional necessrio o iTunes para reproduzir udio a partir do computador, para uma aparelhagem ligada ao AirPort Express. Para se certificar de que tem a verso mais recente do iTunes, visite www.apple.com/itunes. possvel utilizar o AirPort Express com qualquer computador com acesso sem fios que siga as normas IEEE 802.11b ou 802.11g. Para configurar o AirPort Express, o computador tem de cumprir a lista de requisitos supra.

Captulo 1 Introduo

Ligar tomada o AirPort Express


Antes de ligar tomada o AirPort Express, ligue s portas que deseja utilizar os cabos adequados, incluindo o cabo Ethernet ligado ao modem DSL ou de cabo (se pretende ligar-se Internet), o cabo de udio ligado aparelhagem (se for utilizar o AirTunes para reproduzir msica do iTunes) e um cabo USB ligado a uma impressora USB compatvel (se pretende imprimir para uma impressora USB). Depois de ligar os cabos a todos os perifricos que pretende utilizar, ligue o adaptador da ficha de CA, se necessrio. Ligue o AirPort Express tomada de parede. No existe nenhum interruptor para ligar/desligar.
Adaptador de ficha CA

10

Captulo 1 Introduo

Quando liga o AirPort Express parede, a luz de estado pisca com a cor verde e depois fica acesa com uma cor amarela, enquanto arranca. Aps se ter iniciado completamente, a luz de estado fica acesa, mas a verde.

Luzes de estado do AirPort Express


A tabela que se segue expe as sequncias luminosas do AirPort Express e o respectivo significado.
Indicador luminoso Desligado Verde intermitente Estado/descrio O AirPort Express no est ligado tomada. O AirPort Express est a iniciar-se. Nota: se escolher Intermitente perante actividade no menu instantneo das luzes de estado, no painel Estao-base das especificaes do AirPort no Utilitrio AirPort, a luz de estado pode piscar a verde para indicar a actividade normal. O AirPort Express est ligado e a trabalhar devidamente. Se escolher Intermitente perante actividade no menu instantneo das luzes de estado, no painel Estao-base do Utilitrio AirPort, a luz de estado pode piscar a verde para indicar a actividade normal. O AirPort Express no conseguiu estabelecer ligao rede ou Internet. veja A luz de estado do AirPort Express pisca, amarela na pgina 40. O AirPort Express est a concluir a sequncia de arranque. Pode ter ocorrido um problema na inicializao. O AirPort Express vai reiniciar-se e tentar novamente.

Verde fixa

Amarelo intermitente

Amarelo fixo Verde e amarelo intermitentes

Captulo 1 Introduo

11

Passos seguintes
Aps ligar tomada o AirPort Express, utiliza-se o Utilitrio AirPort para o configurar para utilizao da ligao Internet que possui, da aparelhagem, da impressora USB, ou da rede j existente. Consulte Como utilizar o AirPort Express na pgina 13 para obter exemplos de todas as formas pelas quais pode utilizar o AirPort Express, bem como informaes acerca de como configurar a rede sem fios. Depois, consulte Como instalar o AirPort Express na pgina 25 para descobrir mais acerca do processo de configurao.

12

Captulo 1 Introduo

Como utilizar o AirPort Express


Neste captulo encontrar descries das vrias formas possveis de utilizao do AirPort Express.

Este captulo apresenta exemplos do tipo de configurao que pode ter, conforme a utilizao pretendida para o AirPort Express. Contm tambm uma breve explicao do que necessita de fazer para fazer com que a rede AirPort Express fique activa rapidamente.

Como utilizar o AirPort Express com o actual servio de ligao Internet em banda larga
Se configurar o AirPort Express para fornecer acesso rede e Internet, os computadores Macintosh com placas AirPort e AirPort Extreme, e outros computadores com acesso sem fios 802.11b e 802.11g podem aceder rede sem fios AirPort para partilhar ficheiros, jogar jogos e utilizar aplicaes da Internet, tais como browsers da Web e aplicaes de e-mail.

13

Aspecto geral

Modem de cabo ou DSL

G Porta Ethernet

para Internet

Processo de configurao 1 Ligue o modem DSL ou de cabo ao AirPort Express, utilizando a porta Ethernet (G). 2 Utilize o Utilitrio AirPort para criar uma nova rede. (Consulte a pgina 25 para mais informaes.) Os computadores que utilizem o AirPort e os computadores que utilizem outros dispositivos ou placas sem fios ligam-se Internet atravs do AirPort Express. Os computadores com acesso sem fios comunicam entre si atravs do AirPort Express.

14

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

Como utilizar o AirPort Express com o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem
possvel ligar o AirPort Express aparelhagem atravs de um cabo digital de fibra ptica TosLink-mini ou um cabo mini estreo-RCA duplo, ou mini estreo-mini estreo, conforme o tipo de conectores utilizados pela aparelhagem, e utilizar o AirTunes para tocar sem fios a msica do iTunes. Aspecto geral
Porta de entrada ptica de udio digital Portas de entrada de udio esquerda e direita de tipo RC

ou

Computador com iTunes

Porta de sada de linha

Receptor estreo Cabo de fibra ptica digital Toslink para mini ou Cabo mini estreo para RCA

ou

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

15

Processo de configurao 1 Ligue o AirPort Express aparelhagem ou s colunas com aplificao, utilizando um cabo digital de fibra ptica, mini estreo-RCA duplo analgico ou mini estreo-mini estreo (conforme o tipo de conectores utilizados pela aparelhagem) ligado ao minijack da aparelhagem (-). Nota: No possvel utilizar com o AirPort Express colunas USB com amplificao. Utilize colunas com aplificao com um conector estreo em mini-jack. 2 Utilize o Utilitrio AirPort para criar uma nova rede. (Consulte a pgina 25 para mais informaes.) 3 Abra o iTunes no computador e escolha o a aparelhagem ou colunas, no menu instantneo das colunas, no canto inferior direito da janela do iTunes. Os computadores com acesso sem fios dentro do raio de aco do AirPort Express podem enviar sequencialmente sem fios msica, utilizando o iTunes 4.6 ou mais recente. S um computador de cada vez que pode enviar sequencialmente msica para o AirPort Express. No possvel o envio sequencial de msica para mais do que um AirPort Express de cada vez. Nota: No ligue o AirPort Express ficha mono da aparelhagem.

16

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

Como utilizar o AirPort Express numa rede sem fios j existente para envio sequencial de msica para a aparelhagem domstica
tambm possvel ligar o AirPort Express a uma rede sem fios e utilizar o AirTunes para tocar msica na aparelhagem, a partir do iTunes. Ligar o AirPort Express rede j existente permite colocar o AirPort Express noutra sala, dentro do raio de aco da rede. Aspecto geral
AirPort Extreme Estao-base Modem de cabo ou DSL

para Internet Porta de sada de linha Receptor estreo

para porta Ethernet

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

17

Para aceder rede sem fios, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus de um Macintosh. Num computador com Windows, matenha o ponteiro por cima do cone de ligao sem fios, at ver o nome da rede AirPort (SSID). Depois, escolha-a na lista, caso haja vrias redes disponveis. H mais maneiras de ligar o AirPort Express aparelhagem.

Porta de sada de linha Receptor estreo Modem de cabo ou DSL

para Internet

Se o computador tiver instalada uma placa AirPort Extreme ou uma placa sem fios compatvel para Windows, possvel utilizar o AirTunes para tocar msica do iTunes numa aparelhagem ligada ao AirPort Express.

18

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

ainda possvel ligar o AirPort Express Internet e fornecer acesso Internet aos computadores que acedam rede. Ligue o AirPort Express aparelhagem, para que computadores da rede com placas AirPort Extreme e computadores com placas compatveis 802.11b ou 802.11g possam utilizar o iTunes para tocar msica na aparelhagem.

Porta Ethernet

Porta de sada de linha

Modem de cabo ou DSL Receptor estreo para Internet

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

19

Cabo opcional de udio e cabo de alimentao


Pode comprar o kit opcional de ligao do AirPort Express a uma aparelhagem, com cabos Monster, para ligar o AirPort Express aparelhagem ou a colunas com aplificao. O kit inclui conectores analgicos mini estreo-RCA duplo, um cabo digital de fibra ptica TosLink e um cabo de alimentao.

Cabo mini estreo para RCA Cabo de fibra ptica digital Toslink para mini

Cabo de alimentao

Ligue o cabo analgico aparelhagem, se esta usar cabos analgicos normalizados. Ligue o cabo digital de fibra ptica, se a aparelhagem tiver uma porta digital TosLink. Ligue o cabo de alimentao, se estiver a configurar o AirPort Express longe de qualquer tomada de corrente.

20

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

Como utilizar o AirPort Express para partilhar uma impressora USB


Quando liga uma impressora USB ao AirPort Express, todos os computadores da rede sem fios pode imprimir nela. Aspecto geral

Impressora partilhada

d Porta USB

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

21

Processo de configurao 1 Ligue a impressora porta USB do AirPort Express (d) utilizando um cabo USB. 2 Utilize o Utilitrio AirPort para criar uma nova rede (ou aceda a uma j existente). Os computadores com acesso sem fios podem imprimir na impressora utilizando o Mac OS X v10.2.7 ou mais recente, o Windows 2000 ou o Windows XP. Para utilizar a impressora a partir de um computador com Mac OS X: 1 Abra o Utilitrio de Configurao da Impressora (localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes). 2 Seleccione a impressora na lista. Se a impressora no constar da lista, clique em Adicionar , escolha Bonjour no menu instantneo e depois seleccione a impressora na lista. Para utilizar a impressora a partir de um computador com Windows: 1 Instale o Bonjour para Windows, a partir do CD fornecido com o AirPort Express. 2 Siga as instrues no ecr para ligar a impressora.

Como expandir o raio de aco da uma rede j existente AirPort Extreme ou AirPort Express
possvel ligar um AirPort Express adicional para expandir o raio de aco de uma rede j existente AirPort Extreme ou AirPort Express. Adicionando uma estao-base ou um AirPort Express a uma rede j existente cria o que se designa por sistema de distribuio sem fios (WDS, Wireless Distribution System). Se a rede AirPort estiver ligada Internet, os computadores podem ligar-se rede AirPort e partilhar a ligao Internet.
22 Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

Aspecto geral
Sala de convvio Sala de jantar Sala de estar

Modem de cabo AirPort Extreme ou DSL Estao-base

para Internet

Processo de configurao 1 Tem de ter uma rede AirPort ligada Internet, criada por uma estao-base AirPort Extreme ou por um AirPort Express. estao-base chama-se a estao-base principal e ela partilha com o AirPort Express a ligao Internet que possui. 2 Utilize o Utilitrio AirPort para aceder rede e expandir-lhe o raio de aco. (Consulte a pgina 25 para mais informaes.) Ambas as estaes-base partilham ligao Internet com os computadores-cliente sem usar fios (ou utilizando a rede Ethernet, se os computadores-clientes estiverem ligados por uma rede Ethernet).

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

23

Como utilizar o AirPort Express na rede AirPort Extreme


A figura que se segue mostra uma rede sem fios que integra todos os exemplos anteriores.
Sala de convvio Sala de estar

para porta Ethernet para Internet

para porta de para porta USB sada de linha

AirPort Extreme Estao-base

Modem de cabo ou DSL

Processo de configurao Utilize o Utilitrio AirPort para criar uma nova rede e tire partido de todas as funcionalidades do AirPort Express.

24

Captulo 2 Como utilizar o AirPort Express

Como instalar o AirPort Express

Este captulo presta informaes e instrues acerca da utilizao do software AirPort para instalar o AirPort Express.
Utilize os diagramas do captulo anterior como apoio para o ajudar a decidir onde deseja utilizar o AirPort Express e quais as funcionalidades que deseja configurar na rede AirPort. Depois, utilize as instrues deste captulo para configurar facilmente o AirPort Express e instalar a rede AirPort. Com o Utilitrio AirPort, pode: Instalar uma nova rede que os computadores com acesso sem fios podem utilizar para comunicar entre si. Se configurar o AirPort Express como estao-base e o ligar Internet, os computadores com acesso sem fios tambm podem partilhar a ligao Internet. Ligar o AirPort Express a uma rede sem fios j existente e utilizar o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem ou em colunas com aplificao, e ligar uma impressora USB para a partilhar. Ligar o AirPort Express a uma rede AirPort Extreme ou AirPort Express j existente, e expandir o raio de aco da rede sem fios utilizando o AirPort Express como uma bridge sem fios. Isto designa-se por sistema de distribuio sem fios (WDS, Wireless Distribution System).

25

possvel utilizar o AirTunes para tocar msica do iTunes e partilhar uma impressora USB em qualquer tipo de rede que configure, quer seja a instalao de uma rede nova ou o acesso a uma rede j existente. Se tiver mais de um AirPort Express, possvel ligar um aparelhagem da sala de estar e outro s colunas com aplificao do estdio. Utilizando o AirTunes, possvel enviar msica sequencialmente do iTunes para qualquer AirPort Express, conforme o ponto da casa onde se encontra. Escolha o nome do AirPort Express que deseja utilizar, no menu instantneo de colunas do iTunes. Este captulo fornece uma viso geral da utilizao do Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort para configurar uma rede, alm de outras funcionalidades do AirPort Express. Para informaes mais pormenorizadas acerca do funcionamento em redes sem fios, e tambm para mais informaes acerca das funcionalidades avanadas do Utilitrio AirPort, consulte o documento Designing AirPort 802.11n Networks (em ingls), que se encontra em www.apple.com/support/airport. Este documento fornece pormenores acerca dos seguintes tpicos: Como utilizar o Utilitrio AirPort com a estao-base AirPort Extreme 802.11n Como utilizar o Utilitrio AirPort para configurar a estao-base AirPort Express 802.11g Nota: a maior parte das tarefas de configurao e instalao de redes podem ser efectuadas utilizando o Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort. Para especificar as opes avanadas, seleccione Configurao manual no menu Estao-base do Utilitrio AirPort. Consulte Como especificar opes avanadas na pgina 31.

26

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

Como utilizar o Utilitrio AirPort


Para instalar e configurar o AirPort Express, para que utilize o AirPort para funcionamento em rede sem fios e acesso Internet, utilize o Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort. O Utilitrio AirPort instalado no computador quando instala o software do CD do AirPort Express. Num computador Macintosh com Mac OS X v10.4 ou posterior: 1 Abra o Utilitrio AirPort, localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes. 2 Seleccione a sua estao-base e clique em Continuar. 3 Siga as instrues que so apresentadas no ecr para configurar o AirPort Express e a rede sem fios. Num computador com Windows XP (com Service Pack 2): 1 Abra o Utilitrio AirPort, localizado em Iniciar > Todos os programas > AirPort. 2 Seleccione a sua estao-base e clique em Continuar.

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

27

3 Siga as instrues que so apresentadas no ecr para configurar o AirPort Express e a rede sem fios.

O Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort apresenta-lhe uma srie de perguntas acerca do tipo de rede que pretende utilizar e os servios que pretende configurar. O Assistente de Configurao ajuda-o a introduzir as especificaes adequadas para a rede que est a configurar. Se estiver a utilizar o AirPort Express para se ligar Internet, necessita de uma conta de banda larga (modem DSL ou de cabo) num fornecedor de servio Internet; ou de uma ligao Internet atravs de uma rede Ethernet j existente. Se recebeu informaes especficas do fornecedor de servio(tais como um endereo IP esttico ou um ID de cliente DHCP), pode ser necessrio digit-las no Utilitrio AirPort. Tenha estas informaes disponveis antes de configurar o AirPort Express.

28

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

Como criar uma nova rede sem fios


Pode utilizar o Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort para criar uma nova rede sem fios. O Assistente de Configurao indica-lhe os passos necessrios para atribuir um nome rede, proteger a rede com uma palavra-passe e especificar outras opes. Se pretende partilhar uma impressora USB atravs da rede: 1 Ligue a impressora ou disco rgigo porta USB do AirPort Express (d). 2 Abra o Utilitrio AirPort, localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes, num Macintosh, ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP. 3 Siga as instrues no ecr para criar uma nova rede.

Como configurar e partilhar o acesso Internet


Se pretende partilhar a ligao Internet com computadores de acesso sem fios ligados rede, necessita de configurar o AirPort Express para partilhar a ligao Internet. Aps a configurao, os computadores acedem Internet atravs da rede AirPort. A estao-base estabelece a ligao Internet e transmite a informao aos computadores atravs da rede AirPort Antes de utilizar o Utilitrio AirPort para configurar a estao-base, ligue o modem DSL ou de cabo porta Ethernet do AirPort Express (G). Se para se ligar Internet estiver a utilizar uma rede Ethernet j existente, com acesso Internet, pode antes ligar o AirPort Express rede Ethernet. Utilize o Assistente de Configurao do Utilitrio AirPort para digitar as especificaes do fornecedor de servio e configurar a forma pela qual o AirPort Express partilha essas especificaes com outros computadores.

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

29

1 Escolha a rede sem fios que pretende mudar. Num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus. Num computador com Windows XP, mantenha o ponteiro sobre o cone da ligao sem fios at ver o nome da sua rede AirPort (SSID) e seleccione-o na lista, caso haja vrias redes disponveis. O nome predefinido da rede para uma estao-base Apple AirPortNetworkXXXXXX , onde XXXXXX se substitui pelos ltimos seis dgitos do ID AirPort, tambm conhecidos como controlo de acesso ao meio ou endereo MAC (Media Access Control). O ID AirPort est impresso do lado da ficha elctrica do AirPort Express. 2 Abra o Utilitrio AirPort, localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes, num Macintosh, ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP. 3 Seleccione a sua estao-base e clique em Continuar. 4 Siga as instrues que so apresentadas no ecr para configurar e partilhar o acesso Internet do AirPort Express. O Utilitrio AirPort uma forma fcil e rpida de configurar a estao-base e a rede. Se pretender especificar opes adicionais para a rede, como restringir o acesso sua rede ou especificar opes de DHCP avanadas, pode seleccionar Configurao manual no menu Estao-base do Utilitrio AirPort.

Como estabelecer ligao a uma rede sem fios j existente


possvel utilizar o Utilitrio AirPort para aceder a uma rede sem fios j existente. Quando liga o AirPort Express aparelhagem, os computadores da rede sem fios podem utilizar o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem. Se ligar uma impressora USB ao AirPort Express, todos os computadores da rede podem imprimir nela.

30

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

Certifique-se de que liga o cabo de udio aparelhagem e o cabo USB impressora, antes de utilizar o Utilitrio AirPort. 1 Abra o Utilitrio AirPort (na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes, num Macintosh, ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows). 2 Siga as instrues que so apresentadas no ecr para ligar o AirPort Express rede sem fios.

Como expandir o raio de aco de uma rede AirPort Extreme ou AirPort Express j existente
Pode expandir o raio de aco de uma rede sem fios AirPort Extreme ou AirPort Express j existente, configurando-a como WDS. Os computadores com acesso sem fios podem ligar-se rede e partilhar a ligao Internet e ficheiros, e jogar jogos em rede. Se ligar o AirPort Express aparelhagem, os computadores da rede sem fios podem utilizar o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem. Se ligar uma impressora USB ao AirPort Express, todos os computadores da rede podem imprimir nela. m Abra o Utilitrio AirPort e siga as instrues que so apresentadas no ecr para expandir o raio de aco da rede AirPort Extreme ou AirPort Express. Expandir o raio de aco da uma rede utilizando WDS pode reduzir o desempenho geral da rede.

Como especificar opes avanadas


Para especificar opes avanadas, possvel utilizar o Utilitrio AirPort para configurar manualmente o AirPort Express. Pode configurar especificaes avanadas da estaobase, como as opes de segurana avanadas, redes fechadas, tempo de aluguer de DHCP, controlo de acesso, controlos de energia, configurar contas e outras.
Captulo 3 Como instalar o AirPort Express 31

Para especificar opes avanadas: 1 Escolha a rede sem fios que pretende mudar. Num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus. Num computador com Windows XP, mantenha o ponteiro sobre o cone da ligao sem fios at ver o nome da sua rede AirPort (SSID) e seleccione-o na lista, caso haja vrias redes disponveis. O nome predefinido da rede para uma estao-base Apple AirPortNetwork XXXXXX , onde XXXXXX se substitui pelos ltimos seis dgitos do ID AirPort, tambm conhecidos como controlo de acesso ao meio ou endereo MAC (Media Access Control). O ID AirPort est impresso do lado da ficha elctrica do AirPort Express. 2 Abra o Utilitrio AirPort localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes, num Macintosh, e em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP. 3 Se existir mais de uma estao-base na lista, seleccione a estao-base que pretende configurar. Se no vir a estao-base que deseja para configurar, clique em Voltar a procurar para procurar estaes-base disponveis. Depois, seleccione a estao-base que deseja. 4 Escolha Configurao manual no menu Estao-base. Se lhe for solicitada a palavrapasse, digite-a. Para mais informaes e instrues pormenorizadas acerca da utilizao das funcionalidades de configurao manual do Utilitrio AirPort, consulte o documento Designing AirPort Extreme 802.11n Networks (em ingls), que se encontra em www.apple.com/airport. Este documento fornece pormenores acerca dos seguintes tpicos: Como utilizar o Utilitrio AirPort com a estao-base AirPort Extreme 802.11n Como utilizar o Utilitrio AirPort para configurar a estao-base AirPort Express 802.11g

32

Captulo 3 Como instalar o AirPort Express

O AirPort Express em viagem

O AirPort Express pode armazenar especificaes de locais diferentes, para que possa deslocar-se facilmente de um lugar para outro.
O AirPort Express pode armazenar at cinco configuraes, designadas por perfis. Um perfil contm especificaes para o AirPort Express, tais como o nome das colunas iTunes e a palavra-passe; e informaes sobre a rede, tais como p nome da rede e a palavra-passe. Os perfis podem ser teis quando desloca o AirPort Express de um local para outro. Por exemplo, pode ter um perfil para o AirPort Express em casa, onde utiliza o AirTunes para tocar msica do iTunes na aparelhagem e se liga Internet por PPPoE. Pode ter outro perfil para utilizar o AirPort Express num hotel, onde necessrio ligar Internet por DHCP.

33

Utilize o Utilitrio AirPort, situado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes de um Macintosh (e em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP) para criar, editar, alterar o nome de perfis e apag-los.

34

Captulo 4 O AirPort Express em viagem

Para criar um novo perfil: 1 Abra o Utilitrio AirPort, seleccione o AirPort Express na lista e depois then escolha Configurao manual , no menu Estao-base . 2 Digite uma palavra-passe para a estao-base, se for necessrio. 3 Escolha Gerir perfis , no menu Estao-base . 4 Clique em Adicionar para criar um novo perfil. Depois d um nome ao perfil e clique em OK . 5 Especifique as opes, tais como o nome da rede, o nome da coluna remota as palavras-passe e o mtodo de ligao Internet. 6 Quando tiver acabado de especificar as opes, clique em Actualizar . Depois de ter um perfil na lista, o menu instantneo de perfis fica disponvel no fundo da janela do Utilitrio AirPort. Para editar um perfil j existente: 1 Abra o Utilitrio AirPort, seleccione o AirPort Express na lista e depois then escolha Configurao manual , no menu Estao-base . 2 Digite uma palavra-passe, se for necessrio. 3 Escolha o perfil que deseja editar, no menu instantneo de perfis. 4 Edite as opes do perfil. Quando tiver acabado de editar as opes, clique em Actualizar para guardar o perfil e activ-lo no AirPort Express.

Captulo 4 O AirPort Express em viagem

35

Sugestes e resoluo de problemas

Pode resolver rapidamente a maior parte dos problemas com o AirPort Express, seguindo os conselhos deste captulo.
O software do AirPort Express no consegue dectectar o hardware AirPort adequado
Certifique-se de que o computador que est a utilizar tem uma placa AirPort ou AirPort Extreme instalada. Se instalou recentemente a placa, desligue o computador e certifique-se de a placa ficou bem instalada. Certifique-se de que a antena do AirPort est bem ligada placa (deve-se ouvir um clique quando a antena fica bem ligada). Certifique-se de que a outra extremidade da placa est bem introduzida na conexo da ranhura da placa AirPort. Se estiver a utilizar um computador com Windows, certifique-se de que a placa ou carto sem fios est correctamente instalada. Consulte a documentao fornecida com o computador, para verificar a ligao.

37

No possvel tocar msica do iTunes na aparelhagem


Verifique os seguintes pontos: Certifique-se de que o AirPort Express est ligado a uma tomada de corrente, de que se encontra dentro do raio de aco do computador, e de que foram ligados os cabos adequados. Pode ser necessrio aceder rede AirPort Express. Certifique-se de que escolhe o AirPort Express no menu instantneo de colunas do iTunes. Certifique-se de que est a utilizar o iTunes 4.6 ou mais recente.

No possvel ouvir a msica que est a tocar


Se houver msica a tocar (a barra de evoluo no cimo da janela do iTunes desloca-se) mas no se ouvir nada, verifique: Se estiver a tentar tocar msica atravs de colunas ligadas a um AirPort Express, e tiver assinalado a opo Desactivar o controlo de volume do iTunes para colunas remotas no painel udio das preferncias do iTunes, certifique-se de que as colunas remotas esto seleccionadas no menu instantneo do fundo da janela do iTunes, e de que o controlo de volume nas colunas remotas no est regulado para o mnimo.

Esqueceu-se da palavra-passe da rede ou do AirPort Express


Pode limpar a palavra-passe do AirPort Express ou rede Airport, reinicializando o AirPort Express. Siga estas etapas: 1 Utilize a ponta de um clip de papel endireitado para carregar e manter assim o boto de reinicializao, durante um segundo. 2 Seleccione a rede AirPort. Num Macintosh, utilize o menu de estado do AirPort, na barra de menus, para seleccionar a rede criada pelo AirPort Express (o nome da rede no se altera).

38

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

Num computador com Windows 2000 ou Windows XP, mantenha o ponteiro por cima do cone de ligao sem fios, at ver o nome da rede AirPort (SSID). Depois, escolha-a na lista, caso haja vrias redes disponveis. 3 Abra o Utilitrio AirPort (na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes, num Macintosh, e em Iniciar > Todos os programas > AirPort, num computador com Windows XP ou Windows 2000). 4 Seleccione o AirPort Express e clique em Configurar . 5 Na caixa de dilogo que surge, faa as seguintes alteraes: Reinicialize a palavra-passe do AirPort Express. Active a encriptao, para activar a proteco por palavra-passe da rede AirPort. Se activar a encriptao, digite uma nova palavra-passe para a rede AirPort. 6 Clique em OK . O AirPort Express reinicia-se, para carregar as novas especificaes.

O AirPort Express no est a responder


Experimente deslig-lo da tomada de corrente e voltar a lig-lo. Se o AirPort Express deixar completamente de responder, pode ser preciso reinicializlo com as predefinies de fbrica. Tal operao apaga todas as especificaes que tiver efectuado e repe as especificaes originais do AirPort Express.

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

39

A luz de estado do AirPort Express pisca, amarela


O cabo Ethernet pode no estar devidamente ligado, o AirPort Express pode estar fora do raio de aco de uma rede AirPort, ou pode haver algum problema com o fornecedor de servio Internet. Se a ligao Internet foi estabelecida atravs de um modem DSL ou por cabo, o modem pode ter perdido a ligao rede ou Internet. Mesmo que o modem parea estar a funcionar correctamente, desligue o modem da tomada de energia, aguarde uns segundos e torne depois a lig-lo. Certifique-se de que o AirPort Express est ligado directamente ao modem por Ethernet, antes de voltar a ligar a alimentao do modem. Se o AirPort Express estiver configurado como parte de um sistema de distribuio sem fios (WDS), a ligao WDS pode ser interrompida. Nota: Se o AirPort Express estiver configurado como cliente sem fios e a rede a que est a aceder estiver protegida por uma lista de controlo de acesso (ACL), o AirPort Express tem de pertencer ACL para se poder ligar rede. Para obter mais informaes acerca da causa da intermitncia amarela da luz, abra o Utilitrio AirPort, seleccione a estao-base que utiliza e depois escolha Configurao manual no menu Estao-base . Digite a palavra-passe da estao-base, se for necessrio, e depois clique em Estado da estao-base para visualizar informaes acerca da luz intermitente. Para repor no AirPort Express as especificaes de fbrica: m Utilize a ponta de um clip de papel endireitado para carregar e manter assim o boto de reinicializao, durante dez segundos. O AirPort Express reinicializa-se, com as seguintes especificaes:

40

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

O AirPort Express recebe o endereo IP por DHCP. O nome da rede volta a ser Rede Apple XXXXXX (onde X pode ser uma letra ou um nmero). A palavra-passe do AirPort Express volta a ser public. Se utilizou o Utilitrio AirPort para criar perfis para o AirPort Express, estes so preservados quando reinicializa o AirPort Express. Se tiver de repor no AirPort Express as especificaes de fbrica e remover quaisquer perfis que tenha configurado: 1 Desligue da tomada o AirPort Express. 2 Utilize o fim de um clip de papel endireitado para manter pressionado o boto de reinicializar enquanto liga tomada o AirPort Express. Aguarde at que a luz de estado fique intermitente. Depois, reinicialize a estao-base.

A impressora no responde
Se ligou uma impressora porta USB do AirPort Express e os computadores ligados rede AirPort no consigam imprimir, experimente as seguintes abordagens: 1 Verifique se a impressora tem a ficha na tomada e o interruptor ligado. 2 Certifique-se de que os cabos esto bem ligados impressora e porta USB do AirPort Express. 3 Certifique-se de que impressora est seleccionada na lista de impressoras dos computadores-clientes. Para fazer isto num Macintosh com Mac OS X v10.3 ou mais recente: Abra o Utilitrio de Configurao da Impressora, localizado na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes.

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

41

Se a impressora no estiver na lista, clique em Adicionar. Escolha Bonjour no menu instantneo. Seleccione a impressora e clique em Adicionar. Para seleccionar a impressora num computador com Windows XP ou Windows 2000: Abra Impressoras e faxes a partir do menu Iniciar. Seleccione a impressora. Se a impressora no constar da lista, clique em Adicionar impressora e siga as instrues indicadas no ecr. 4 Desligue a impressora, aguarde alguns segundos e volte a lig-la. Para mais informaes acerca de como configurar uma impressora num computador com Windows, consulte Para utilizar a impressora a partir de um computador com Windows , na pgina 23.

Deseja actualizar o software do AirPort


A Apple actualiza periodicamente o software do AirPort. Para actualizar o software da estao-base: 1 Abra o Utilitrio Airport, na pasta Utilitrios da pasta Aplicaes . 2 Escolha Verificar actualizaes , no menu do Utilitrio AirPort. 3 Clique Fazer download para descarregar todas as actualizaes de firmware disponveis; ou em Mostrar detalhes , para seleccionar firmware especfico para a estao-base. 4 Aps descarregado o firmware, clique em Actualizar para o instalar na estao-base. Se estiver a actualizar mais de uma estao-base, clique em Mostrar detalhes para seleccionar as estaes-base que deseja actualizar.

42

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

Consideraes quanto colocao do AirPort Express


As recomendaes que se seguem podem ajud-lo a obter o mximo alcance sem fios com o AirPort Express e a mxima cobertura de rede. Coloque o AirPort Express numa rea aberta, onde no existam muitos obstculos, tais como grande peas de mobilirio ou paredes. Tente coloc-lo afastado de superfcies metlicas. Se colocar o AirPort Express atrs da moblia, mantenha pelo menos uma polegada de espao entre o AirPort Express e o extremo da moblia. Evite colocar o AirPort Express em reas rodeadas por superfcies metlidas em trs ou mais lados. Se colocar o AirPort Express num centro de entretenimento com equipamento estreo, evite cercar completamente o AirPort Express com cabos de udio, vdeo ou em alimentao. Coloque o AirPort Express de forma a que os cabos fiquem todos do mesmo lado. Mantenha tanto espao quanto possvel entre o AirPort Express e os cabos. Se colocar o AirPort Express por trs de alguma aparelhagem, coloque-o perfeitamente esquerda ou direita. Evitar centrar tudo atrs da aparelhagem. Tente colocar o AirPort Express a pelo menos 25 ps de um forno de micro-ondas, telefone sem fios a 2,4 GHz ou outras origens de interferncia.

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

43

Itens que podem provocar interferncia no AirPort


Quanto mais afastada estiver a fonte de interferncia, menor ser a probabilidade de esta provocar problemas. Os itens seguintes podem provocar interferncia com a comunicao do AirPort: Fornos de microondas Emisses de radiofrequncia DSS (Direct Satellite Service) O cabo coaxial original que vem junto com certos tipos de antenas de satlite. Contacte o fabricante do aparelho e obtenha cabos novos. Certos equipamentos elctricos como cabos de electricidade, linhas de comboio elctricas e estaes elctricas Telefones sem fios que trabalham na gama dos 2,4 GHz. Se tiver problemas com o telefone ou com as comunicaes AirPort, altere o canal utilizado pela estao-base ou AirPort Express uses. Estaes-base adjacentes que utilizem os canais prximos. Por exemplo, se uma estao-base A estiver configurada para o canal 1, a estao-base B deve estar especificada com o canal 4 ou mais recente.

44

Captulo 5 Sugestes e resoluo de problemas

Mais informaes, assistncia e suporte

Esto disponveis mais informaes acerca da utilizao do AirPort Express no disco rgido, na Web e na ajuda no ecr. Recursos online
Para obter as informaes mais recentes sobre o AirPort Express, visite www.apple.com/airportexpress. Para registar o AirPort Express (se o no tiver feito quando instalou o software do CD do AirPort Express CD), visite www.apple.com/register. Para obter informaes sobre assistncia tcnica e suporte ao AirPort, consultar vrios fruns com informaes especficas a vrios produtos e prestar comentrios, bem como obter os downloads de software mais recentes da Apple, visite www.apple.com/support/airport. Para obter assistncia tcnica fora dos Estados Unidos da Amrica, visite www.apple.com/support e escolha no menu instantneo o pas onde se encontra.

45

Ajuda no ecr
m Para mais informaes acerca de como utilizar o AirPort, abra o Utilitrio AirPort e escolha Ajuda > Ajuda do Utilitrio Airport .

Obter assistncia a abrigo da garantia


Se o produto parecer danificado ou no funcionar correctamente, por favor, siga as recomendaes deste manual, a ajuda no ecr e os recursos online. Se a unidade continuar a no funcionar, visite www.apple.com/support, para obter instrues acerca de como obter assistncia ao abrigo da garantia.

Como encontrar o nmero de srie do AirPort Express


O nmero de srie est impresso na parte de trs do AirPort Express.

46

Captulo 6 Mais informaes, assistncia e suporte

Especificaes do AirPort Taxa de dados sem fios: At 54 megabits por segundo (Mbps) Raio de aco: At 45 metros para utilizao comum (depende do ambiente) Banda de frequncias: 2,4 gigahertzs (GHz) Potncia de sada de rdio: &SP;15 dBm (nominal) Normas: especificaes 802.11 DSSS a 1 e 2 Mbps, 802.11b e 802.11g Interfaces Conexo RJ-45 para redes locais Ethernet, para placa integrada 10/100Base-T (G) Impresso por USB (d) Mini-jack de 3,5mm ptico, analgico/digital AirPort Extreme Especificaes ambientais Temperatura de funcionamento: 0 C a 35 C Temperatura de armazenamento: 25 C a 60 C Humidade relativa (funcionamento): 20% a 80% de humidade relativa Humidade relativa (armazenamento): 10% a 90% de humidade relativa, sem condensao Altitude de funcionamento: 0 a 3048 m

Apndice
47

Especificaes do AirPort Express

Altitude mxima de armazenamento: 4572 m Dimenses e peso Altura: 94 mm Largura: 75 mm Espessura: 28,5 mm Peso: 188 gramas Endereos de hardware O AirPort tem dois endereos de hardware impressos na lateral da caixa: ID do AirPort: O endereo usado para identificar o AirPort Express numa rede sem fios. ID de Ethernet: Tambm conhecido como Endereo MAC . Pode ser necessrio fornecer este endereo ao ISP para ligar o AirPort Express Internet.

Conselhos de segurana para o AirPort Express


A nica maneira de desligar completamente a alimentao do AirPort Express deslig-lo de uma fonte de alimentao elctrica. Quando ligar ou em desligar o AirPort Express a uma tomada, segure-os sempre pelos lados. Mantenha os dedos afastados das partes metlicas da ficha. O AirPort Express um componente sob tenso elevada e no deve ser aberto por nenhum motivo; nem mesmo quando est desligado da tomada. Se o AirPort Express necessita de assistncia tcnica, consulte Mais informaes, assistncia e suporte na pgina 45.

48

Apndice Especificaes do AirPort Express

Nunca force um conector a encaixar nas portas. Se o conector no encaixar na porta com razovel facilidade, provavelmente no corresponde a essa porta. Certifique-se de que o conector corresponde porta e de que o colocou na posio correcta em relao mesma. Se estiver a utilizar o cabo de alimentao opcional, evite deixar o AirPort Express pendurado pelo cabo de alimentao. Quando se utiliza o AirPort Express, normal que a caixa deste aquea. A caixa do AirPort Express funciona como superfcie de refrigerao, que transfere o calor do interior da unidade para o ar mais frio no exterior.

Evite locais hmidos


AVISO: Para reduzir o perigo de choque ou leses fsicas, no utilize o AirPort Express em locais hmidos ou com gua, nem perto deles. Mantenha o AirPort Express longe de fontes de lquidos, tais como bebidas, lavatrios, banheiras, chuveiros, etc. Proteja o AirPort Express da incidncia directa da luz solar e de chuva ou outros tipos de condensao. Tome cuidado para no entornar comida nem lquidos sobre o AirPort Express. Se tal suceder, desligue da tomada o AirPort Express antes de limpar os lquidos derramados. Quando sucede um derramamento, pode ser necessrio enviar o equipamento para a assistncia tcnica da Apple. veja Mais informaes, assistncia e suporte na pgina 45.

Apndice Especificaes do AirPort Express

49

No faa reparaes voc prprio


AVISO: No tente abrir nem desmontar o AirPort Express. Correr o risco de choque elctrico e de anular a garantia limitada. No existem peas no interior que possam ser reparadas pelo utilizador.

Acerca do manuseamento
O AirPort Express pode ficar danificado por armazenamento ou manuseamento incorrectos. Tome cuidado para no deixar cair o AirPort Express quando o transportar.

50

Apndice Especificaes do AirPort Express

Regulatory Compliance Information


FCC Declaration of Conformity
This device complies with part 15 of the FCC rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) This device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. See instructions if interference to radio or television reception is suspected. Move the computer farther away from the television or radio. Plug the computer into an outlet that is on a different circuit from the television or radio. (That is, make certain the computer and the television or radio are on circuits controlled by different circuit breakers or fuses.) If necessary, consult an Apple Authorized Service Provider or Apple. See the service and support information that came with your Apple product. Or, consult an experienced radio/television technician for additional suggestions. Important: Changes or modifications to this product not authorized by Apple Inc. could void the EMC compliance and negate your authority to operate the product. This product was tested for FCC compliance under conditions that included the use of Apple peripheral devices and Apple shielded cables and connectors between system components. It is important that you use Apple peripheral devices and shielded cables and connectors between system components to reduce the possibility of causing interference to radios, television sets, and other electronic devices. You can obtain Apple peripheral devices and the proper shielded cables and connectors through an Apple-authorized dealer. For non-Apple peripheral devices, contact the manufacturer or dealer for assistance. Responsible party (contact for FCC matters only): Apple Inc., Product Compliance, 1 Infinite Loop M/S 26-A, Cupertino, CA 95014-2084, 408-974-2000.

Radio and Television Interference

This computer equipment generates, uses, and can radiate radio-frequency energy. If it is not installed and used properlythat is, in strict accordance with Apples instructionsit may cause interference with radio and television reception. This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device in accordance with the specifications in Part 15 of FCC rules. These specifications are designed to provide reasonable protection against such interference in a residential installation. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. You can determine whether your computer system is causing interference by turning it off. If the interference stops, it was probably caused by the computer or one of the peripheral devices. If your computer system does cause interference to radio or television reception, try to correct the interference by using one or more of the following measures: Turn the television or radio antenna until the interference stops. Move the computer to one side or the other of the television or radio.

51

This Class B device meets all requirements of the Canadian interference-causing equipment regulations. Cet appareil numrique de la Class B respecte toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

Industry Canada Statement

VCCI Class B Statement

EuropaDeclarao de Conformidade da UE
Conforme s directivas europeias 72/23/EEC, 89/336/ EEC, 1999/5/EC. Para mais informaes, consulte www.apple.com/euro/compliance.

Unio Europeia Informaes de eliminao

Este smbolo representa que, de acordo com as leis e regulamentos locais, o produto deve ser eliminado em separado do lixo domstico. Quando este produto atinge o fim de vida til, leve-o a um ponto de recolha indicado pelas autoridades locais. Alguns pontos de recolha aceitam os produtos gratuitamente. A recolha e processamento em separado do produto no momento da eliminao contribui para conservar os recursos naturais e garante que este reciclado de forma a proteger a sade humana e o ambiente.

52

www.apple.com/airport www.apple.com/support/airport
2007 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, o logtipo da Apple, AirPort, AirPort Extreme, Bonjour, iTunes, Mac, Macintosh e Mac OS so marcas comerciais da Apple Inc., registadas nos EUA e noutros pases. AirPort Express e AirTunes so marcas comerciais da Apple Inc. PO019-0989-A

Vous aimerez peut-être aussi