Vous êtes sur la page 1sur 6

ARTIGO ORIGINAL

Perfil da vtima atendida pelo Servio Pr-hospitalar Areo de Pernambuco*


THE PROFILE OF VICTIMS ATTENDED BY THE PERNAMBUCO PREHOSPITAL AIR SERVICE PERFIL DE LA VCTIMA ATENDIDA POR EL SERVICIO PREHOSPITALARIO AREO DE PERNAMBUCO

Emanuella Maria Lopes Nardoto1, Jackeline Maria Tavares Diniz2, Carlos Eduardo Gouva da Cunha3

RESUMO Estudo do tipo descritivo-exploratrio com abordagem quantitativa sobre o perfil da vtima atendida pelo servio pr-hospitalar areo de Pernambuco. As ocorrncias foram avaliadas no perodo de agosto de 2007 a julho de 2008, correspondentes ao primeiro ano de funcionamento do hangar no Recife. Nesse perodo, foram estudados 283 fichas de ocorrncias, com mdia de 23 atendimentos mensais. Dos vos, 66% foram de resgate, com 11 minutos de tempo-resposta. Quanto causa do atendimento, 79% foram por causas externas, na sua maioria de acidentes de trnsito. Prevaleceu o sexo masculino com faixa etria mediana de 34 anos. O resgate dessas vtimas graves deve ser realizado de forma rpida e eficaz, por isso analisou-se a relao da gravidade da vtima com o tempo-resposta. DESCRITORES Servios mdicos de emergncia. Resgate areo. Traumatismo mltiplo.

ABSTRACT This descriptive, exploratory study was performed using a quantitative approach to address the profile of victims attended by the Pernambuco prehospital air service. The events were evaluated from August 2007 to July 2008, corresponding to the first year of the hangar working in Recife. In the studied period, 283 event forms were studied, with an average 23 events per month. Regarding the flights, 66% were rescue flights with an answer-time of 11 minutes. As for the causes, 79% were external, mainly traffic accidents. Most victims were male, with a median age range of 34 years. The rescue of severe cases should be fast and effective, thus this study analyzed the association between the severity of a victim and the answer-time. KEY WORDS Emergency medical services. Air ambulances. Multiple trauma.

RESUMEN Estudio de tipo descriptivo-exploratorio con abordaje cuantitativo sobre el perfil de la vctima atendida por el servicio prehospitalario areo de Pernambuco. Los casos fueron evaluados en el perodo de agosto de 2007 a julio de 2008, correspondientes al primer ao de funcionamiento del hangar en Recife. En ese perodo se estudiaron 283 fichas de atencin, con una media de 23 atenciones mensuales, 66% de los vuelos fueron de rescate, con 11 minutos de tiempo de respuesta, en cuanto a las causas de las atenciones, 79% fueron por causas externas, en su mayora accidentes de trnsito; prevaleci el sexo masculino con faja etaria mediana de 34 aos. El rescate de esas vctimas graves debe ser realizado de forma rpida y eficaz y, por eso, se analiz la relacin de gravedad de la vctima con el tiempo de respuesta. DESCRIPTORES Servicios mdicos de urgencia. Ambulncias areas. Traumatismo mltiple.

* Extrado da monografia Relao do tempo-resposta com a gravidade da vtima de um atendimento pr-hospitalar areo de Pernambuco, Graduao em Enfermagem, Universidade Salgado de Oliveira Campus Recife, 2008. 1 Enfermeira Graduada pela Universidade Salgado de Oliveira Campus Recife. Recife, PE, Brasil. manu_nardoto@hotmail.com 2 Enfermeira. Especialista em Sade da Criana e do Adolescente. Professora de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira Campus Recife. Enfermeira da Central de Transplante de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. jaqueline.diniz@saude.gov.br 3 Mdico. Especialista em Cirurgia Vascular, Transplante Renal e Radiologia Intervencionista. Coordenador de Urgncia e Emergncia do Estado e do Resgate Aeromdico de Pernambuco. Mdico do SAMU Recife. Recife, PE, Brasil. cecunha@saude.pe.gov.br
Perfil da vtima atendida Portugus pelo Servio / Ingls Pr-hospitalar Areo www.scielo.br/reeusp de Pernambuco
Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG

Recebido: 29/09/2009 Aprovado: 25/07/2010

Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

237

INTRODUO O aumento considervel de atendimentos s vtimas de acidentes e violncia tornou-se um problema de sade pblica no Brasil, motivando, outrora, a criao de estratgias que atendessem as necessidades atuais vigentes; neste sentido, o Ministrio da Sade consolidou uma medida empreendedora definida como a Poltica Nacional de Reduo de Morbimortalidade por Acidentes e Violncias com o objetivo estabelecer medidas de promoo e preveno a esses dois eventos. A consolidao desse projeto firmouse com a implantao do Atendimento Pr-hospitalar, APH, que se iniciou no Rio de Janeiro com o intuito de atender vtimas em situaes de urgncia e emergncia antes da sua chegada ao hospital(1). As aes de assistncia pr-hospitalar brasileiras foram baseadas na experincia de outros pases pioneiros. Logo, o Servio de Atendimento Mvel de Urgncia SAMU brasileiro surge mediante parceria com a Frana, sendo este modelo caracterizado pela presena do mdico nas equipes de suporte avanado de vida. Diferenciando-se, assim, do modelo americano que tem suas atividades realizadas por paramdicos(2-3).

so estabelecendo-se como uma escolha vantajosa em alguns casos de emergncia. Muitas vezes torna-se o nico meio de se chegar ao hospital nos grandes centros urbanos(7). Associado ao fator transporte, percebe-se a importncia da atuao de equipes capacitadas para o atendimento pr-hospitalar. Foi na dcada de 80 que se enfatizou essa necessidade de capacitao dos profissionais de sade que atuassem nas emergncias do Brasil. O enfermeiro, membro atuante nessa equipe, teria que unir a fundamentao terica com a prtica do trabalho, habilidade de ensino, equilbrio emocional e capacidade de liderana. H evidncias da necessidade contnua de capacitar e qualificar o enfermeiro que atuam nesse segmento da sade, pois se tem explcito o aumento da incidncia desse tipo de ocorrncia tendo, por exemplo, o trauma como a terceira maior causa de morte no Brasil perdendo apenas para as doenas cardiovasculares e o cncer(8).

A implementao do SUS, atravs do SAMU, trouxe a necessidade de definir-se novos conceitos, acrescentado ao glossrio mdico termos caractersticos ao contexto de atendimento fora dos hospitais. Acompanhande prestar socorro do essa dinmica necessrio esclarecer alO tema resgate areo pouco abordado guns conceitos que podem ser confundidos. rpido configurando-se e divulgado, alm de contar com poucos EsO resgate o conjunto de medidas com o in- no melhor mtodo de tados da federao dispondo desse tipo de tuito de retirar vtimas de locais de risco de transporte de feridos. estrutura. Assim, este estudo teve como obonde as mesmas no consigam sair. J a emerjetivos delinear o perfil da vtima atendida gncia definida como uma situao na qual pelo servio pr-hospitalar areo de Pernamo paciente precisa de atendimento imediato. Nas urgncias, buco, relacionar o tempo-resposta do resgate areo do reo perodo de tempo no pode ser superior a duas horas(4-5). ferido Estado com a gravidade da vtima e identificar as A utilizao de terminologia cientifica correta funda- causas de ocorrncias mais freqentes no primeiro ano, mental, pois o paciente classificado como gravemente feri- entre 2007 e 2008, de atividades do SAMU areo de do tem sua sobrevivncia dependente do tempo. Se esse Pernambuco. Traduzindo a experincia desse Estado nessa indivduo no receber tratamento definitivo em sessenta nova modalidade de atendimento em sade. minutos do ocorrido ter um comprometimento comprovado de sua recuperao. A equipe quando capacitada contribui reconhecendo as situaes de risco ao paciente, elevando as chances de uma melhor recuperao da vtima acidentada com a diminuio da chamada hora de ouro(6). Esse tempo influenciado diretamente pelo tipo de transporte utilizado, pois a sua definio tem relao direta com o tempo transcorrido at a chegada ao local do atendimento. Apenas nas guerras da Coria e Vietn se reconheceu o transporte aeromdico como a melhor forma de prestar socorro rpido configurando-se no melhor mtodo de transporte de feridos. No Brasil, para essa modalidade de resgate, se utiliza com mais freqncia o helicptero tendo como principais caractersticas a velocidade e versatilidade de pouMTODO O tipo de estudo foi descritivo/exploratrio visando obter informaes quanto prevalncia, distribuies e interrelaes de variveis de uma populao. A abordagem quantitativa utilizada envolveu a coleta sistemtica de informaes numricas alm da anlise dessas informaes por procedimentos estatsticos descritivos(10). O estudo foi realizado no hangar da Polcia Rodoviria Federal-PRF que tem parceria com a Prefeitura do Recife, as aes do Suporte Avanado de Vida so viabilizadas atravs da utilizao do helicptero da PRF. O hangar situado no Aeroporto Internacional dos Guararapes e o Servio Aeromdico composto por um comandante, um operaPerfil da vtima atendida pelo Servio Pr-hospitalar Areo de Pernambuco
Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG

O Servio de Suporte Aeromdico de Pernambuco tem importante papel no atendimento pr-hospitalar (APH), que envolve a chegada precoce no local do acidente, contando com uma equipe treinada para avaliar as condies da vtima, realizar procedimentos para a manuteno da vida e decidir qual a melhor unidade Apenas nas guerras hospitalar para o atendimento definitivo(9). da Coria e Vietn se Logo, essas aes trazem benefcios popureconheceu o lao pelo seu tempo-resposta reduzido e transporte aeromdico acesso a reas, muitas vezes, inviabilizadas como a melhor forma por meios de transporte terrestre.

238

Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

dor de equipamentos especiais, um mdico e um enfermeiro, e, em regime de planto, atendem vtimas que necessitem de suporte e remoo rpida para uma unidade de sade hospitalar de referncia. O universo da pesquisa foi composto pelas fichas dos pacientes atendidos pelo Servio Aeromdico do Estado de Pernambuco, bem como aqueles de Estados vizinhos aos quais foi dado suporte pelo referido servio pernambucano. A amostra classificada como no probabilstica de convenincia, tendo como foco as vtimas atendidas pelo transporte aeromdico no seu primeiro ano de funcionamento no Estado, em carter no experimental, totalizando 283 fichas. Foram excludas da pesquisa as fichas de pacientes atendidos fora do perodo entre agosto de 2007 a julho de 2008, compreendido pelo primeiro ano de funcionamento do SAMU areo em Pernambuco. Os dados foram coletados mediante anlise das fichas de ocorrncia do SAMU areo, estruturada em onze itens. Foram descartadas as variveis que apresentavam dficit de preenchimento na perspectiva de minimizar vieses de pesquisa. Portanto, foram analisados os itens das fichas de ocorrncia com maior ou completo preenchimento para definir maior confiabilidade das estatsticas avaliadas. No foi utilizado questionrio. Partindo do princpio de que a pesquisa envolveu seres humanos, essa seguiu a resoluo n 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Sade, com o objetivo de manter-se tica no decorrer da pesquisa, principalmente quanto identificao do paciente. A pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica do Hospital Agamenon Magalhes, vinculado Secretaria Estadual de Sade, mediante protocolo de nmero 104/08. Ao trmino da coleta, os dados foram analisados e expostos sob forma de tabelas e fundamentados com base na literatura cientfica. RESULTADOS E DISCUSSO Foram analisadas 283 fichas de ocorrncias referentes s vtimas atendidas pelo Servio Aeromdico de Pernambuco, no perodo de agosto de 2007 a julho de 2008, que corresponde ao primeiro ano desse servio no Estado. relevante afirmar que todo processo de construo caracterizado por estratgias as quais ainda esto se consolidando. importante esclarecer que todos os pacientes referentes s fichas de ocorrncia so considerados graves, sendo o transporte aeromdico uma unidade de suporte avanado de vida. A vtima grave necessita de tratamento disponvel em um hospital de referncia viabilizando a continuidade do cuidado prestado na rua. medida que se escolhe uma modalidade de transporte, avaliam-se as condies clnicas do enfermo, suas necessidades de suporte avanado com um tempo-resposta reduzido, bem como as caractePerfil da vtima atendida pelo Servio Pr-hospitalar Areo de Pernambuco
Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG

rsticas geogrficas do local onde se encontra o mesmo. A partir disso sero analisados os riscos e benefcios desse tipo de translado, com a finalidade de determinar o uso do servio ou no(11). Vos de resgate so os efetivos, ou seja, a aeronave vai ao local do acidente e transporta a vtima para a unidade hospitalar de referncia, sobrevos so as ocorrncias sem pouso por motivos de trotes ou remoo da vtima antes da chegada da unidade aeromdica e as remoes so interhospitalares prevalecendo vos ao interior do Estado. Relacionado aos tipos de vo, observou-se que 66% (186) foram resgates, 14% (40) sobrevos, 20% (56) remoes e, apenas, uma simulao, esta ltima no influenciou no resultado da pesquisa por se tratar de um nico evento, no sendo especificada no grfico por no atingir uma porcentagem de nmero inteiro. Quanto motivao do SAMU para disponibilizar a aeronave verificou-se que 66% (186) dos vos efetivos foram do tipo resgate, podendo estar relacionado ao alto ndice de acidentes, estando essa associao contemplada com 79% (223) dos atendimentos efetuados em decorrncia de causas externas. Ao analisar os tipos de ocorrncia do Servio Aeromdico de Pernambuco, verificou-se que 79% (223) foram causas externas, 15% (42) causas clnicas, 3% (9) causas no especificadas, 2% (5) causas obsttricas, 1% (2) causas psiquitricas. Houve dois tipos de ocorrncias, sendo elas, 1 entrega de medicao e 1 simulao, portanto ambos no influenciaram na pesquisa, motivo pelo qual no esto presentes no referido grfico. O nmero elevado de causas externas justificado por esta ser a terceira maior causa de morbimortalidade no pas, sendo os acidentes automobilsticos o destaque quanto mortalidade e incapacidades no pas, alm do alto custo socioeconmico por serem, geralmente, vtimas em idade produtiva(12).
Tabela 1 - Sexo dos pacientes atendidos pelo Servio de Atendimento Aeromdico de Pernambuco, ago. 2007 a jul. 2008 - Recife - 2008
SEXO Masculino Feminino No Especificados TOTAL N 167 60 56 283 % 59 21 20 100

Ao se avaliar o gnero das vtimas percebe-se uma prevalncia maior entre o sexo masculino, sobretudo quando relacionado aos atendimentos por trauma(13). Tem-se observado ao longo da evoluo que o sexo masculino tende a ser mais violento por injuno principalmente cultural e biolgica, propiciando o fato dele ser mais vulnervel morte por causas externas, como por exemplo, na conduo de veculos, como maior velocidade, manobras mais arriscadas, uso de lcool, entre outros. Avaliando-se a vtima feminina, verifica-se que a maioria esteve associada ao
Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

239

acidente na posio de passageira, ao contrrio dos homens, que se traumatizaram principalmente como condutores. Esse cenrio nos faz refletir sobre as normas socialmente aceitas, onde o homem assume a conduo do veculo na maioria das situaes(14). Necessitando, outrora, de um olhar especial na formao desses condutores. Para a definio do tempo-resposta, foram analisados apenas classificados como resgate, sendo 66% (186) dos tipos de vo; a maioria das ocorrncias regulam entre 7 e 14 minutos e tiveram como mdia de tempo entre a solicitao de atendimento e a chegada ao local de ocorrncia, 11 minutos. Para que essa unidade mvel de urgncia chegue ao local da ocorrncia, depende da avaliao do sinistro recebido pelo mdico regulador, sendo este responsvel pela racionalizao e distribuio do envio de unidades de APH, controlando a demanda dos pedidos, triando, classificando, detectando, distribuindo, prescrevendo e orientando os indivduos que efetuaram o sinistro(15). Ao se comparar a Regulao Mdica de unidades mveis entre Frana e Brasil, torna-se necessrio evidenciar princpios bsicos na constituio desses servios mveis de atendimento. Na Frana, o sistema de sade permite acesso de qualquer cidado assistncia mdica estruturada com base em estabelecimentos pblicos centrando variados servios de um local ou regio permitindo a procura direta desse pelo paciente ou atravs do SAMU. Tambm conta com apoio financeiro, permitindo sua subsistncia e tornando possvel o pagamento de recursos humanos, aquisio, manuteno e reposio de materiais e equipamentos, para que se possa prestar uma assistncia com qualidade ao paciente. Dispe de uma definio clara de todos os procedimentos mdicos e arsenal disponvel vlida em todo pas, o que demonstra de forma elogivel a coeso desse sistema(16). No Brasil, o sistema de sade se encontra na impossibilidade de atender a demanda existente, concentrando-se nas regies centrais, propiciando toda interveno mdica com tcnicas modernas, porm para apenas uma parcela da populao. H dificuldade quanto s questes culturais, divergindo quanto ao comportamento dado pelo baixo ndice de escolaridade, inviabilizao de recursos financeiros, dentre outros. Outro problema est na formao do profissional de sade quanto especializao inexistente de muitos atuantes na rea de urgncia(16). Ao se avaliar o tempo-resposta somente o tipo de vo Resgate foi calculado, por se tratar de um vo efetivo. As remoes tambm foram excludas, pois em muitos casos eram interestaduais e desviariam o tempo-resposta real do servio aeromdico de Pernambuco. Logo, o tempo-resposta obtido se deu numa mdia de 11 minutos. Este tempo resultante de um conjunto de fatores que o influenciam, como por exemplo, experincia e capacitao profissional da equipe, condies de trfego local, dia da semana e perodo do dia, tipo e nmero de veculos disponveis, localizao destes

veculos, polticas de despacho, dentre outros. Pela regulao americana o tempo-resposta ideal menor ou igual a 8 minutos, ao passo que no Brasil inexiste uma legislao especfica que limite esse tempo(17-18).
Tabela 2 - Relao do tempo-resposta com a gravidade da vtima do Servio de Atendimento Aeromdico de Pernambuco, ago. 2007 a jul. 2008 - Recife - 2008
Escala de Coma de Glasgow 13 | 15 09 | 12 08 | 00 Nmero de ocorrncias 133 10 20 Traumatismo Crnio Enceflico Leve Moderado Grave Temporesposta mdio 25 minutos 10 minutos 17 minutos

A anlise do tempo-resposta muito importante porque a vtima depende da rapidez e eficcia para sobreviver e evitar seqelas(19). A relao do tempo-resposta com a gravidade da vtima foi possvel pelo estudo da Escala de Coma de Glasgow, ECG, que avalia o nvel de conscincia e a gravidade do traumatismo. Foram utilizados nessa tabela os itens tempo-resposta e a ECG, sendo excludos os no preenchidos e os sedados pela impossibilidade de avaliar com afinco o ECG totalizando 120 fichas descartadas. Relativo ao nmero de atendimento mensal, verificouse que houve em ago-2007 8% (22) ocorrncias, 10% (27) em set-2007, 8% (22) em out-2007, 8% (23) em nov-2007, 9% (25) em dez-2007, 7% (21) em jan-2008, 13% (38) em fev2008, 12% (34) em mar-2008, 4% (10) em abr-2008, 10% (28) em mai-2008, 5% (15) em jun-2008 e 6% (18) em jul-2008. Portanto, houve uma mdia de 23 atendimentos por ms. Os atendimentos por ms do transporte aeromdico pernambucano, atingiram uma mdia de 23 ocorrncias, sendo os meses mais incidentes os que comportam as festas carnavalescas, como fevereiro com 13% (38) e maro com 12% (34) solicitaes desse tipo de servio. Os fatores que podem justificar o aumento dos agravos vida nesse perodo podem ser o consumo de bebida alcolica, mistura de diversas pessoas de variados comportamentos, que predispem inmeros eventos, como aumento do nmero de homicdios e agresses no geral, bem como acidentes de trnsito por conduzirem em estado de embriaguez(20). Analisando-se os motivos de acionamento do Servio Aeromdico (Tabela 1), verificou-se que 33% (90) foram motivos no especificados, 27% (75) colises, 11% (31) atropelamentos, 8% (22) capotamentos, 8% (21) quedas de moto, 5% (15) quedas de altura e outros veculos que no motos, 3% (9) PAF, 2% (5) tombamentos de veculos grandes, 1% (3) PAB, 1% (3) mergulhos em guas rasas e 1% (2) choques eltricos, totalizando 276 das ocorrncias. As 7 ocorrncias restantes foram compreendidas por 1 acidente de trabalho, 1 broncoaspirao de corpo estranho, 1 compresso caminho-parede, 1 espancamento, 1 afogamento, 1 queda de laje sobre carro e 1 pedra lanada por

240

Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

Perfil da vtima atendida pelo Servio Pr-hospitalar Areo de Pernambuco


Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG

caminho, no especificadas por no influenciarem no resultado da pesquisa.


Tabela 3 - Motivo do chamado do Servio de Atendimento Aeromdico de Pernambuco, ago. 2007 a jul. 2008 - Recife - 2008
MOTIVO DO CHAMADO No especificados Coliso Atropelamento Capotamento Queda de moto Quedas PAF Tombamento de veculos grandes PAB Mergulho em guas rasas Choque eltrico TOTAL N 90 75 31 22 21 15 9 5 3 3 2 276 % 33,0 27,0 11,0 8,0 8,0 5,0 3,0 2,0 1,0 1,0 1,0 100

as funes so confundidas, principalmente entre a equipe do APH e o Corpo de Bombeiros, este to importante para resgatar vtimas. No entanto, h pouca integrao desses servios que esto no mesmo patamar da Guarda Municipal, Defesa Civil e Policia Militar. O aumento relevante no nmero de ocorrncias torna esse servio bastante importante populao. Atualmente esse segmento da sade enfrenta um problema grave no contexto de articulaes pblicas que viabilizem um atendimento dentro dos padres internacionais. Neste cenrio esto s vtimas de acidentes e violncia, os quais atingem propores epidmicas, sobretudo aquelas traumatizadas, onde a reabilitao desse paciente depende diretamente do sucesso do atendimento(22-23). CONCLUSO O transporte aeromdico um recurso utilizado para dar suporte avanado de vida a vtimas graves que necessitam de um tempo-resposta reduzido, translado rpido e tratamento definitivo nos hospitais de referncia configurando a hora de ouro. H uma necessidade urgente de redefinir e esclarecer as atribuies entre os servios de regaste, bombeiros e SAMU, bem como articular melhor os servios de APH com o setor hospitalar. O resgate aeromdico em Pernambuco se encontra no primeiro ano de funcionamento, onde o tempo-resposta mdio foi de 11 minutos e alcanou as expectativas, visto que muitas ocorrncias procedem de locais distantes da regio metropolitana do Recife, principalmente em rodovias que interligam Pernambuco a outros Estados, bem como com o interior. Os tipos de ocorrncias mais freqentes so os vos de resgate para atender a causas externas, em que as vtimas se envolveram em acidentes de trnsito com idade mdia de 34 anos e prevalecendo o sexo masculino. Demonstrando um papel eficaz e relevante na implementao do sistema nico de sade. Os profissionais do suporte aeromdico pernambucano se encontram em constante treinamento mediante simulaes e cursos tericos e prticos para melhor atender a populao.

A faixa etria est relacionada com o tipo de vnculo que vai ser estabelecido com as normas da comunidade nela inserido, quanto mais jovem mais instvel essa relao, fato que se agrava quando esse indivduo no tem referncias culturais, como a famlia e uma religio, ou mesmo pela falta de perspectiva de vida, fato que incentiva essa desagregao social e o aumento do risco de um desfecho fatal(21). A faixa etria que mais prevaleceu entre os atendidos pelo transporte aeromdico foi a compreendida entre 21 e 30 anos com 21% (60), porm, numa mdia realizada entre 0 e 90 anos, obteve-se uma mediana de 34 anos. Os adultos jovens so os mais vulnerveis a acidentes e violncia, interferindo nos custos pessoais e sociais, pois diminui a fora de trabalho bruto pelo comprometimento da qualidade de vida(9). Contudo, no seguimento APH, o SAMU como um todo, terrestre e areo, enfrenta dificuldades relativas ao conhecimento da populao e dos parceiros de servios de sade quanto aos reais papis individuais a serem desempenhados para que se componha o trabalho em equipe e esse servio flua. freqente o acionamento da unidade mvel para atendimentos de baixa complexidade, onde, na maioria das vezes, REFERNCIAS
1. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Poltica Nacional de Reduo da Morbimortalidade por Acidentes e Violncia. Rev Sade Pblica. 2000;34(4):427-30. 2. Barcellos P. APH conquista espao. Rev Emergncia. 2007;3 (1):6-8. 3. Lopes SL, Fernandes RJ. Uma breve reviso do atendimento mdico pr-hospitalar. Medicina (Ribeiro Preto) [Internet]. 1999 [citado 2008 maio 16];32(4):381-7. Disponvel em: http:/ /www.fmrp.usp.br/revista/1999/vol32n4/uma_breve_revisao_ atendimento_medico_pre_hospitalar.pdff
Perfil da vtima atendida pelo Servio Pr-hospitalar Areo de Pernambuco
Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG

4. Mantovani M. Suporte bsico e avanado de vida no trauma: ligas do trauma. So Paulo: Atheneu; 2005. Conceitos de primeiros socorros e legislao: definies e conceitos; p. 57-68. 5. Goldim JR. Aspectos ticos da assistncia em situaes de emergncia e urgncia [Internet]. Porto Alegre: UFRGS; 2003 [citado 2008 maio 16]. Disponvel em: www.ufrgs.br/bioetica/ emergen.htm 6. Mantovani M. Suporte bsico e avanado de vida no trauma: ligas do trauma. So Paulo: Atheneu; 2005. O local do acidente: introduo; p. 69-73.
Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

241

7. Bau LN. Voando para salvar. Rev Emergncia. 2007;6(1):56-62. 8. Rodovalho RL. Levantando um perfil. Rev Emergncia. 2008;8 (1):37-41. 9. Malvestio MA, Sousa RMC. Acidentes de trnsito: caracterizao das vtimas segundo o Revised Trauma Score medido no perodo pr-hospitalar. Rev Esc Enferm USP. 2002;36(4):394-401. 10. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2004. 11. Mariano Hernndez N, Ramos Olvera CE. Trabajo de revisin: transporte del paciente crtico. Rev Asoc Mex Med Crit Terapia Intensiva [Internet]. 2007 [citado 2008 maio 16];11(4):2004. Disponvel em: www.medigraphic.com/pdfs/medcri/ti2007/ti074h.pdf 12. Calil AM, Pimenta CAM. Relao entre a gravidade do trauma e padres de analgesia utilizados em acidentados de transporte. Rev Esc Enferm USP. 2008;43(2):328-34. 13. Ladeira RM, Barreto SM. Fatores associados ao uso de servio de ateno pr-hospitalar por vitimas de acidente de transito. Cad Sade Pblica. 2008;24(2):287-94. 14. Mello-Jorge MHP. guisa de concluso. Rev Sade Pblica. 1997;31(4 Supl):51-4. 15. Nitschke CAS. Papel, tarefas e fluxo de tarefas do mdico regulador [Internet]. [citado 2008 nov. 7]. Disponvel em: http:/ /www.scribd.com/doc/20441952/Papel-tarefas-e-fluxo-detarefas-do-Medico-Regulador 16. Loizzo F, Menthonnex E, Menthonnex P, Filipack VA. A regulao das sadas das unidades mveis de cuidados intensivos na Frana (SMUR) e no Brasil (UTIM). In: MartinezAlmoyna M, Nitschke CAS, organizadores. Manual de regulao mdica dos servios de atendimento mdico de urgncia: SAMU [Internet]. Florianpolis; c1999 [citado 2008 nov. 7]. Disponvel em: neu.saude.sc.gov.br/arquivos/ manual_de_regulacao_medica_de_urgencia.pdf

17. Goldberg JB. Operations research models for the deployment of emergency services vehicles. EMS Manag J 2004;1(1):20-39. 18. Takeda RA, Widmer JA, Morabito R. Aplicao do modelo hipercubo de filas para avaliar a descentralizao de ambulncias em um sistema urbano de atendimento mdico de urgncia. Pesqui Oper [Internet]. 2004 [citado 2008 nov. 7];24(1):39-71. Disponvel em: www.scielo.br/pdf/pope/ v24n1/20098.pdf 19. Deslandes SF, Souza ER, Minayo MCS, Costa CRBSF, Krempel M, Cavalcanti ML, et al. Caracterizao diagnstica dos servios que atendem vtimas de acidentes e violncias em cinco capitais brasileiras. Cinc Sade Coletiva. 2007;11 Supl:1279-90. 20. Olinda QB. As duas faces do carnaval. Rev Bras Promoo Sade. 2006;19(1):3-4. 21. Rique CDG. A criminalidade no Recife: um problema de amplitude nacional [Internet]. Recife: Bagao; 2005. [citado 2008 nov. 8]. Disponvel em: www.gajop.org.br/publica cadernoum.pdf 22. Nitschke CAS, Martinez-Almoyna M. Atendimento pr-hospitalar (socorro, assistncia, ajuda, auxlio ou atendimento?) e resgate. In: Martinez-Almoyna M, Nitschke CAS, organizadores. Manual de regulao mdica dos servios de atendimento mdico de urgncia: SAMU [Internet]. Florianpolis; c1999 [citado 2008 nov. 7]. Disponvel em: neu.saude.sc.gov.br/arquivos/manual_de_regulacao_medica_de_urgencia.pdf 23. Sousa RMC, Koizumi MS. Recuperao das vtimas de traumatismo crnio-enceflico no perodo de 1 ano aps o trauma. Rev Esc Enferm USP. 1996;30(3):484-500.

242

Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):237-42 www.ee.usp.br/reeusp/

Correspondncia: Perfil Emanuella da vtimaMaria atendida Lopes pelo Nardoto Servio Rua gua Preta, 555 Pr-hospitalar - Janga Paulista Areo de Pernambuco Nardoto EML, Diniz JMT, Cunha CEG CEP 53439-020 - Recife, PE, Brasil

Vous aimerez peut-être aussi