Vous êtes sur la page 1sur 9

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SO MARTINHO CONCURSUL ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01/2013

CADERNO DE PROVA ESCRITA


CARGO: FISIOTERAPEUTA

N de Inscrio Nome do Candidato


MAIO DE 2013. INSTRUES
* PREENCHA A TABELA ACIMA COM SEU NMERO DE INSCRIO E NOME COMPLETO * A durao da prova ser de 03 horas, compreendidas entre as 09:00 hs e 12:00 hs. I - Para fazer a prova voc usar: a) Este caderno de prova; b) Um carto-resposta. II - Verifique no caderno de prova se constam todas as questes e se h falta ou imperfeies grficas que lhe causem dvidas. Qualquer reclamao s ser aceita durante os 20 minutos iniciais da prova. III - O caderno de prova conter 25 questes de mltipla escolha com at cinco alternativas (a a e), sendo: Questes de n 01 a 05 Lngua Portuguesa Questes de n 06 a 10 - Conhecimentos Gerais Questes de n 11 a 25 - Conhecimentos Especficos IV - As questes devero ser elaboradas no caderno de prova e aps, transferidas ao CARTO RESPOSTA, onde voc dever preencher o espao quadriculado, que representa a resposta da questo, com caneta esferogrfica azul ou preta. V - O CARTO RESPOSTA no poder ser assinado pelo candidato e nem estar rasurado, sob pena de desclassificao do Concurso. O candidato dever preencher no CARTO RESPOSTA seu nmero de inscrio no espao destinado para esta finalidade. VI - Ao terminar a prova, o candidato deve entregar ao fiscal o caderno de prova completo, juntamente com o CARTO RESPOSTA. VII - Durante a prova, no se admite que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue emprstimos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. Utilize o verso do caderno de prova como rascunho. No permitido o uso de calculadoras ou quaisquer outros aparelhos eletrnicos. A fraude, indisciplina, e o desrespeito aos fiscais so faltas que eliminam o candidato. Boa prova!
1

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA

01. Assinale a alternativa em que todas as palavras no apresentam a correta separao silbica: a) b) c) d) e) Psi-co-lo-gia / su-bli-nhar Sub-li-nhar / sub-se-o In-te-rur-ba-no / tran-so-ce--ni-co Felds-pa-to / ad-no-mi-nal I-ne-fi-caz / si-lep-se

02. Alguns verbos costumam provocar dvidas quanto regncia porque seu uso popular se encontra em desacordo com a norma culta. Assinale a alternativa em que a frase apresenta um erro de regncia verbal: a) b) c) d) e) O atirador visou o alvo com cuidado. Lcia gostaria muito de namorar Paulo. O gerente visou o cheque. Ele reside na Avenida Brasil. Prefiro mais o teatro do que o cinema.

03. Assinale a alternativa que completa a frase a seguir: Essas ......................................dentro da sala de aula no..............................a ............................dos nimos. a) b) c) d) e) Dissenses amenisam exaltao Dissenses amenizam exaltao Discenses amenisam exautao Dissenes amenizam exaltao Discenes amenizam exautao

04. Analise as frases abaixo quanto correta concordncia verbal: I- J chegaram a Curitiba o presidente e sua comitiva. II- Tu e ele partireis juntos. III- O comer e o beber necessrio. IV- Qual de ns seremos aprovados? V- Mais de um ciclista perdeu o horrio da competio. Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) So corretas apenas as frases II, III e V. So corretas apenas as frases I, III, e V. So corretas apenas as frases I, II e V. So corretas apenas as frases II, III e IV. So corretas apenas as frases I, II e IV.

05. Na frase Aquela mulher tem um qu misterioso, o processo de formao de palavra grifada chama-se: a) b) c) d) e) Aglutinao. Justaposio. Derivao imprpria. Parassntese. Composio.
3

QUESTES DE CONHECIMENTOS GERAIS

06. Foi noite: o Estado do Rio de Janeiro levou uma punhalada nas ltimas horas da tera-feira 6, quando a Cmara aprovou, por 286 votos a 124, o Projeto de Lei 2565/11, de autoria do Senador Vital do Rgo (PMDB/PB) que muda as regras da distribuio dos royalties de petrleo e, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econmico, acarreta perdas de R$77 bilhes entre 2012 e 2020 para o Rio. Revista Isto . So Paulo: Nov, n. 2244,14 nov. 2012, p.80. Assinale a alternativa correta sobre o significado de royalties: a) b) c) d) o nome do tipo do petrleo. Nome de quem descobriu o petrleo. Acordo entre quem vende e quem compra petrleo. Valores recebidos como compensao por danos ambientais provocados pelas empresas que exploram petrleo. e) Conjunto de informaes sobre explorao petrolfera.

07. (...) diante das imensas colunas de Mrmore do Vaticano, o pouco espao que restava s no era ocupado porque o mundo inteiro no esperava que, da chamin da Capela Sistina, a fumaa branca surgisse ainda naquela quarta-feira 13 de maro (...). Revista Isto . So Paulo: Maro, n. 2261,20 mar.2013, p.46. O texto acima se refere eleio do Papa Francisco, sendo que seu verdadeiro nome : a) b) c) d) e) Jean Louis Tauran. Julio Sosa. Carlos Gardel. Jos Maria Vilela. Jorge Mario Bergoglio.

08. Desde a promulgao da Constituio de 1891, oficializado na Constituio de 1988 e confirmado pelo plebiscito em 1993, no Brasil, o sistema de Governo o: a) b) c) d) e) Republicano. Presidencialismo. Monarquia. Parlamentarismo. Anarquista.

09.A colonizao de So Martinho teve seu incio na segunda metade do sculo XIX. Este nome em homenagem ao santo Padroeiro de vrias comunidades que conservam seus costumes na cultura: a) b) c) d) e) Alem. Polonesa. Italiana. Ucraniana. Aoriana.

10. O estilo predominante no Municpio de So Martinho est na arquitetura das casas. Assinale que tipo de arquitetura ainda est presente neste Municpio: a) b) c) d) e) Palafitas. Tendas. Prdios. Enxaimel. Alvenaria.

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. Uma atleta de handebol, 26 anos, procura atendimento fisioterpico por apresentar dores no joelho esquerdo, que se acentuam ao ficar por longos perodos na posio sentada, ao subir e descer escadas e ao realizar movimento de agachar. Relata sentir crepitaes, as vezes edema discreto e sensao de travamento da articulao. A dor vem a impossibilitando de realizar seu treino adequadamente. O fisioterapeuta em sua avaliao constatou teste de gaveta anterior e posterior negativos, teste de Clarke positivo e o atleta no conseguiu realizar qualquer variao do Hop Test. Assinale a alternativa correspondente ao possvel diagnstico clnico da atleta: a) b) c) d) e) Ruptura de LCA e leso meniscal. Ruptura de LCA e LCP. Avulso do tendo patelar. Sndrome de Disfuno patelofemoral. Subluxao patelar.

12. O uso da ventilao no invasiva com presso positiva (VNI) para o tratamento de pacientes com insuficincia respiratria aguda ou crnica agudizada foi, certamente, um dos maiores avanos da ventilao mecnica nas ltimas duas dcadas. Sobre os aspectos tcnicos da VNI: a) A mscara oronasal , provavelmente, a interface mais confortvel, porm a resistncia das narinas ao fluxo de ar e a presena do vazamento de ar pela boca podem limitar o seu uso em alguns pacientes. b) A mscara do tipo capacete, tambm conhecida como facial, a interface mais utilizada para pacientes com insuficincia respiratria aguda, permitindo maior volume corrente quando comparada com a mscara nasal e, conseqentemente, correo mais rpida das trocas gasosas. c) Os ventiladores especficos para VNI tm como caracterstica principal a presena de um circuito nico, por onde ocorrem tanto a inspirao como a expirao. Um orifcio localizado na poro distal desse circuito obrigatrio para minimizar a reinalao de CO2 durante a inspirao. d) A CPAP capaz de aumentar a ventilao alveolar, motivo pelo qual, na presena de hipercapnia, dada preferncia ao uso da ventilao no invasiva com dois nveis de presso. e) A presso de suporte e PEEP (PS + PEEP ou inspiratory positive airway pressure, tambm conhecido como IPAP, nvel acima da EPAP expiratory positive airway pressure) contra indicada para pacientes com DPOC agudizada.

13. O tnel do carpo est situado na face anterior do punho e formado por uma estrutura osteoligamentar. As paredes posterior e lateral so formadas pelos ossos do carpo, a medial e lateral pelo retinculo dos flexores ou ligamento transverso profundo. Sobre a Sndrome do Tnel do Carpo: a) b) c) d) e) definida como a compresso do nervo mediano a nvel do tnel do carpo. a compresso do nervo mediano e do nervo ulnar a nvel do tnel do carpo. Ocorre devido hipertrofia dos msculos flexores do punho. muito comum em tenistas e golfistas. A fisioterapia s indicada na fase ps operatria.
5

14. De acordo com Cynthia Norkin (1993) a marcha uma atividade complexa que envolve o sistema nervoso central e perifrico e todo sistema musculoesqueltico. Um ciclo de marcha normal pode ser definido como os eventos que ocorrem desde o primeiro toque do p de um dos membros inferiores no solo at o prximo toque do mesmo p mais adiante. Acerca disso, assinale a alternativa correta. a) A fase de apoio corresponde a cerca de 60% do ciclo da marcha normal. Ela subdividida em cinco componentes menores: apoio de calcanhar, aplanamento do p, acomodao intermediria, desprendimento do calcanhar e do hlux, sendo que os dois ltimos formam a fase de impulso. b) A Fase de oscilao subdividida em balano inicial, balano mdio e balano final e se inicia antes que os dedos se desprendam do solo. c) Uma das classificaes de marcha patolgica encontra-se a marcha escarvante que se define por fraqueza ou paralisia dos plantiflexores e hiperextenso de um dos membros inferiores. d) Cadncia o espao compreendido entre o contato inicial de um p e o contato inicial do p contralateral ao solo. e) A imaturidade neurolgica faz com que as crianas, em seu ciclo de marcha, se comporte como se corresse atrs do centro de gravidade do corpo. Conforme a criana cresce, as variaes intra e interpessoais tendem a diminuir. Aps os 7 anos, adquire-se o padro maduro de marcha, mais semelhante ao do adulto.

15. MAC, 42 anos, dentista, procurou atendimento de fisioterapia com sintomatologia dolorosa e rigidez na coluna. Achados radiolgicos mostram sinais de ossificao dos ligamentos espinhais (coluna em formato de bambu), ostefitos marginais em quase toda coluna lombar. Em sua avaliao, o fisioterapeuta constatou imobilidade pogressiva do segmento lombar da coluna, espasmos protetores adjacentes com dor palpao e dor em mobilizao vertebral. Desta forma, assinale a alternativa que corresponda ao possvel diagnstico clnico deste paciente e a conduta inicial adequada para o melhor tratamento: a) Hrnia de disco; e, analgesia e fortalecimento de cadeia posterior. b) Osteoporose; e, hidroterapia e fortalecimento dos eretores da coluna. c) Espondilite anquilosante; e, encaminhar ao reumatologista, analgesia, fortalecimento de cadeia posterior e alongamento de cadeia anterior. d) Sndrome miofascial; e, alongamento, massoterapia e correo postural. e) Alterao postural devido posio de trabalho; e, RPG e mobilizao vertebral.

16. Depois de duas guerras mundiais, houve grande contingente de amputados que necessitava protetizao. Desde ento, a tcnica ortopdica evoluiu muito e desenvolveram-se componentes pr-fabricados e padronizados, possibilitando melhor reabilitao funcional com necessidade de participao efetiva do fisioterapeuta. Analise as afirmativas abaixo: I. Dentre os nveis de amputao, a mais freqente a transtibial, definida como a retirada total ou parcial de um membro nesta regio. II. A dor fantasma um fenmeno que s ocorre na amputao transtibial, devido m cicatrizao do coto. III. O coto denominado membro residual, sendo considerado um novo membro, responsvel pelo controle da prtese durante o ortostatismo e deambulao. IV. comum ocorrer algumas complicaes aps amputao, como deformidade em flexo, irregularidades sseas, excesso de partes moles, cicatrizao inadequada, neuromas dolorosos, complicaes cutneas ou comprometimento vascular. Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) Somente alternativa I est correta. Alternativas I, II e IV esto corretas. Alternativas I, III e IV esto corretas. Todas as alternativas esto corretas. Nenhuma das alternativas est correta.
6

17. A Drenagem Linftica manual uma tcnica utilizada para mobilizao do lquido intersticial, fazendo um aumento da ao do linfagion, que aumenta a motricidade dos vasos linfticos. O sistema linftico por sua vez uma via unidericional de drenagem que tem por finalidade livrar os tecidos de materiais indesejados e excesso de fluidos. Sobre esta tcnica correto afirmar: a) Os capilares linfticos de apresentam com incio imaginrio e formam verdadeiros complexos entre os capilares sanguneos. b) Como nas das veias, que se confluem formando vasos com calibres cada vez maiores, os capilares seguem paralelamente e so chamados de aferentes. Seguem com destino ao linfonodo, em sua poro cortical. Da, saem do hilo, em vasos mais calibrosos e sua direo ser, provavelmente, outro linfonodo. c) A funo mais importante do sistema linftico seja talvez a de assegurar a cada clula a presena de um meio adequado para desenvolver suas atividades, ao que se pode se chamar de homeotermia. d) O sistema neurovegetativo, o sistema imunolgico e o sistema vascular sofrem influncia indireta dessa tcnica. e) Dentre as indicaes clssicas da tcnica podemos citar edemas e linfedemas, paniculopatia edematofibroesclertica, ps cirurgia plstica, insuficincia venosa crnica, obesidade, matodinia.

18. A Eletroterapia apresenta ntima relao com a Fisioterapia sendo um recurso base dos agentes fsicos teraputicos utilizados nessa rea, e atualmente, em outras reas tambm. Agne, J.2013. Sobre este recurso assinale a alternativa incorreta. a) O termo eletroterapia, oriundo da corrente eltrica, que pode ser usada de forma direta e indireta, ou seja, transformando-a em outro tipo de agente fsico teraputico como o ultra som. b) Dentre os principais efeitos podemos citar os efeitos eletroqumicos, os efeitos motores sobre nervos e msculos na busca do fortalecimento muscular e os efeitos sobre as inervaes sensoriais, em especial na busca da analgesia. c) Os parmetros que diferem os estmulos da eletroterapia so principalmente o nmero de repeties (intensidade), sua forma e o tempo que persiste (largura do impulso). d) Estimulao Eltrica Nervosa Transcutnea um termo utilizado para definir um tipo de eletroestimulao transcutnea das fibras nervosas sensveis, motoras e autnomas buscando essas vias para produzir eletroanalgesia. e) Alguns fatores devem ser observados na utilizao da eletroestimulao, sendo a impedncia cutnea o maior obstculo passagem das correntes de baixa e mdia frequncia.

19. A Hidroterapia um dos recursos mais antigos da Fisioterapia, sendo definida como uso externo da gua com propsitos teraputicos. um recursos muito utilizado no processo de reabilitao, e possui algumas vantagens devido as propriedades fsicas e efeitos fisiolgicos propiciados pelo meio aqutico. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ( ( ( ( ) Os efeitos teraputicos da gua esto relacionados somente com alvio da dor e espasmos musculares. ) Ocorre fortalecimento dos msculos enfraquecidos e aumento na sua tolerncia aos exerccios. ) Um efeito fisiolgico est relacionado ao debito urinrio diminudo. ) Encorajamento das atividades funcionais. ) Ganho de fora muscular .

Assinale a alternativa com a sequencia correta: a) b) c) d) e) FVFVV FVVVV FVVVF VVFVV FVFVF

20. A Esclerose Lateral Amiotrfica, como doena crnica, exige ateno e cuidados especiais em funo da falta de medicamentos especficos e de um poder de resoluo definitiva do mdico em reverter s leses impostas pela doena. As medicaes para a Esclerose Lateral Amiotrfica ainda no conseguiram estabilizla de modo satisfatrio e muito menos reverte-la. Sobre essa patologia podemos dizer que: I- uma doena degenerativa, h perda de elementos do sistema nervoso neurnios motores, que controlam a funo motora; essa perda acontece tanto no crebro e como no cerebelo. II- A perda progressiva dos neurnios afeta todos os msculos do corpo provocando perda de fora (paresia) e diminuio (atrofia) dos msculos afetados. III- Os pregressos da fisioterapia motora e respiratria vieram proporcionar e prolongar o perodo em que a qualidade de vida do paciente agradvel e satisfatria. IV- Os exerccios a serem desenvolvidos devem trabalhar alongamento e a fora muscular dos membros superiores e inferiores, mas principalmente o tronco. V- Os exerccios isomtricos predominam numa tentativa de retardar a perda da fora muscular, principal queixa desses pacientes. Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) As afirmativas I, III e IV esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas II, III e IV esto corretas. As afirmativas II, IV e V esto corretas. As afirmativas I, IV e V esto corretas.

21. O Acidente Vascular Enceflico (AVE) uma doena encefalovascular causada por interrupo do suprimento sanguneo no crebro, j responsvel por 10% dos bitos em todo o mundo. Esta pode causar sequelas motoras e sensoriais e prejudicar a independncia funcional, trazendo ao paciente impacto negativo na sua qualidade de vida. Sobre a avaliao e tratamento fisioterpico nesta patologia podemos afirmar: I. Em uma avaliao Fisioterpica podemos encontrar nestes pacientes alteraes de sensibilidade na Estereognosia, que a habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos atravs do tato. Grafestesia, que se trata de um exame neurolgico, a capacidade de perceber a escrita de palavras ou nmeros sobre a pele estando de olhos fechados, onde a falha pode indicar leses do lobo parietal do crebro. Os pacientes muitas vezes apresentam afasia, que se caracteriza por dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que est sendo dito. Programas de fortalecimento e condicionamento fsico tem demonstrado resultados positivos no que diz respeito aos ganhos de fora, marcha, mobilidade e funo. O aumento da frequncia dos exerccios contribui para a aprendizagem motora, alm, de otimizar o ganho de fora e condicionamento fsico com consequente melhora funcional.

II.

III. IV. V.

Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II, IV e V esto corretas. Apenas as afirmativas II, III, IV e V esto corretas. Apenas as afirmativas I, III , IV e V e esto corretas. Apenas as afirmativas II, IV e V esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas.

22. Na avaliao de joelho, em alguns casos o fisioterapeuta pode observar o sinal de tecla quando comprime o bolso suprapatelar com uma mo e com o dedo indicador empurra a patela abruptamente em direo posterior, se houver o recuo da patela, o sinal de tecla positivo. O sinal de tecla determina: a) b) c) d) e) Aderncia e fibrose. Ruptura do tendo patelar. Osteoartrose. Derrame articular. Entorse ligamentar.

23. O manguito Rotador um grupo muscular, cuja sua funo estabilizao do ombro. Est bastante sujeito leses e as rupturas do manguito rotador. Ocorrem geralmente em reas do tendo que havia baixo fornecimento de sangue e foram ainda mais enfraquecidas pela degenerao normal da idade. Formam o manguito rotador: a) b) c) d) e) Redondo maior, supra-espinhal, infra-espinhal e subescapular. Redondo menor, infra-espinhal, supra-espinhal e subescapular. Redondo maior, peitoral maior e trapzio. Bceps, redondo menor, deltide e trapzio. Rombide maior, rombide menor, grande dorsal e serrtil anterior.

24. A populao idosa vem crescendo mundialmente e a preocupao com relao a capacidade funcional vem surgindo como destaque para a estimativa de sade deste segmento etrio. Isso gera maior probabilidade de doenas crnicas e com isso incapacidades em razo do envelhecimento. Analise as seguintes afirmativas: I- O diagnstico baseado somente na avaliao clnica torna-se cada vez mais adequado com a real condio de sade dos idosos. II- Associado ao diagnstico das molstias deve-se ter compreenso quanto aos aspectos funcionais. A avaliao da capacidade funcional essencial para a escolha do melhor tipo de interveno e monitorizao do estado clnico-funcional de um paciente idoso. III- Os nveis de funcionalidade e independncia so os nicos dados relevantes para um diagnstico preciso. IV- A dificuldade ou incapacidade da realizao de AVD (atividades de vida diria) representa risco elevado para perda da independncia funcional. V- O atendimento domiciliar uma alternativa de modalidade de assistncia a sade para o tratamento de idosos com algum grau de dependncia. Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) As afirmativas II, IV e V e esto corretas. As afirmativas I, IV e V esto corretas. As afirmativas II, III e V esto corretas. As afirmativas I, III e V esto corretas. As afirmativas I, III e IV esto corretas.

25. um achado comum entre idosos. Alteraes que comprometem o convvio social como constrangimentos, perda de autoestima, depresso e isolamento frequentemente fazem parte do quadro clnico. Essa patologia implica na integridade anatmica dos centros e vias nervosas, que coordenam a ao da musculatura lisa e estriada do aparelho urinrio e do pavimento plvico. Estas so caractersticas de: a) b) c) d) e) Sepsemia. Incontinncia urinria. Insuficincia renal. Dficit na vida sexual. Infeco do Trato Urinrio.
9

Vous aimerez peut-être aussi