Vous êtes sur la page 1sur 5

24/6/2011

Terapia Ocupacional em Gerontologia

Eliane Golfieri Dias


Terapeuta Ocupacional Espec. em Gerontologia e Reab. dos MMSS Mestre e Doutoranda em Sade Pblica USP egolfieri@yahoo.com.br

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional
O trabalho da Terapia Ocupacional no campo da Gerontologia visa a conquista de uma melhor qualidade de vida, com favorecimento da participao social e enriquecimento do repertrio ocupacional, preservao da autonomia e maximizao da capacidade funcional no idoso.

Objetivos
- Promover a autonomia, mesmo quando o idoso no consiga realizar suas atividades de forma independente. - Manter o idoso o mais ativo e independente possvel em todos os seus contextos de existncia. - Favorecer a continuidade da elaborao de projetos de vida e busca pela satisfao de suas aspiraes.

Objetivos
- - Ampliar participao social - Favorecer a aquisio de novas habilidades - Restaurar, manter e/ou melhorar capacidades funcionais - Prevenir perdas funcionais

O processo de Terapia Ocupacional


D-se por meio da avaliao, interpretao, tratamento e soluo de problemas que interfiram no desempenho funcional ou adaptativo em pessoas cujas ocupaes so prejudicadas por doenas ou traumatismos fsicos, distrbios emocionais, incapacidades congnitas, incapacidades adquiridas, determinantes sociais ou pelo processo de envelhecimento.

24/6/2011

O processo de sade/doena e a Terapia Ocupacional


Sade: Equilbrio entre as necessidades e habilidades individuais em relao s demandas, exigncias ou reconhecimento da comunidade para o desempenho ocupacional.
Reed & Sanderson, 1980

Qualidade de vida e TO
A avaliao do estado de sade est diretamente relacionada qualidade de vida, sendo influenciada pelo sexo, escolaridade, idade, condio econmica e presena de incapacidades.
Rodrigues, 2006

Qualidade de vida e TO
Para a OMS a Q.V. um conceito multidimensional, relacionado com a percepo individual sobre sua posio no contexto cultural e de valores, quanto a objetivos, expectativas, padres e limitaes. Este conceito abrange sade fsica, cognitiva, emocional, independncia, rede social, crenas pessoais e a relao com o contexto ambiental vivido. Orley & Kuyken, 1994

Promoo de Sade e TO
A promoo da sade: sade como produo social, como resultado de relaes de distintas naturezas, ou seja, econmicas, polticas, organizacionais, ideolgicas, culturais e cognitivas. Baseia-se numa concepo de sade que no a restringe ausncia de doena, mas que capaz de atuar sobre seus determinantes, incidindo sobre as condies de vida da populao.
SICOLI E NASCIMENTO 2003

Participao e TO
Participar em ou tornar-se envolvido em uma atividade; o estado de compartilhar com outros; o ato ou estado de receber ou tomar parte em algo
Simpson & Weiner, 2002

Participao e TO
Ambiente
Contexto social Rede de apoio social Acessibilidade

Envolvimento em uma situao de vida


WHO, 2001

Famlia
Status socioeconmico Suporte psicossocial Preferncias Histria de vida familiar

Parte vital da condio e experincia humana. Leva satisfao com a vida e senso de competncia. Essencial para o desenvolvimento psicolgico, emocional e de habilidades.
Becker, 2004

24/6/2011

Participao e TO
Fatores pessoais
habilidades (interpessoais, resoluo de problemas, capacidade de deciso...) gnero idade personalidade

Ocupao

Elo de retorno vida, visando engajar as pessoas nas aes que as auxiliem a construir ou reconstruir suas vidas. A ocupao completa o corpo, a mente e o esprito.

Ocupao
Atividade: Classe de ocupaes humanas que so direcionadas a uma finalidade. (PIERCE, 2001) Ocupao: atividade com significado e propsito especficos na vida de uma pessoa. As ocupaes so centrais para identidade e competncia da pessoa e influenciam a forma de usar o tempo e tomar decises.

Ocupao
Ao longo da histria de vida, o ser humano escolhe voluntariamente ou no, as atividades que deseja e precisa realizar. Usufruir a vida o grande objetivo de todos. Nesse sentido, o ser humano envolve-se numa incessante busca, mantendose vivo e ativo, desenvolvendo suas potencialidades e aprimorando habilidades.

Atividade e ocupao: meio e finalidade das intervenes de Terapia Ocupacional.

Quadros de referncia Biomecnico

Neurodesenvolvimentista

Integrao sensorial Comportamental Cognitivo Psicodinmico

Humanista

Abordagens Biomecnica Atividades da vida diria Compensatria Bobath Facilitao neuroproprioceptiva Rood Estimulao condutiva Integrao sensorial (Ayres) Integrao sensorial (King) Modificao comportamental Cognitivo-perceptiva Cognitivo-comportamental Analtica Trabalho Grupal Comunicao Centrada no cliente Aprendizado centrado no estudante

Desempenho Ocupacional
Constitudo por ocupaes advindas de trs grandes reas de performance ocupacional: auto-cuidado, descanso/lazer e trabalho. O equilbrio entre as trs grandes reas de desempenho ocupacional permite ao ser humano maximizar suas potencialidades e transform-las em habilidades, com autonomia e independncia.

24/6/2011

Desempenho Ocupacional
Campos de atividade
Atividades Instrumentais de vida diria

Atividades Bsicas de vida diria

Atividades Avanadas de vida diria


Atividades mais complexas Produtivas, sociais e de lazer

Autocuidado

Manuteno da vida independente

ATIVIDADES DE VIDA DIRIA


Sade do Idoso - TO Eliane Golfieri

Atividades de vida diria Atividades instrumentais de vida diria Atividades avanadas de vida diria Educao Trabalho Lazer Participao social

Desempenho Ocupacional
Habilidades Motoras Processuais Comunicao/interao

Desempenho Ocupacional
Padres de desempenho Hbitos Rotinas Papis

Desempenho Ocupacional
Contextos Cultural Fsico Social Pessoal Espiritual Temporal Virtual

Desempenho Ocupacional
Demandas da atividade Uso de objetos e suas caractersticas Demandas espaciais Demandas sociais Seqncia e tempo de execuo Aes requeridas Funes corporais Estruturas corporais

24/6/2011

Desempenho Ocupacional
Demandas da atividade Uso de objetos e suas caractersticas Demandas espaciais Demandas sociais Seqncia e tempo de execuo Aes requeridas Funes corporais Estruturas corporais

Desempenho Ocupacional
Fatores do cliente Funes corporais Estruturas corporais

Desempenho Ocupacional
Funes aplicadas nas atividades Funes fsico-funcionais; Funes sensoriais; Funes psico-comportamentais; Funes sociais; Funes cognitivas.

Negociao de Desempenho
O equilbrio entre a capacidade da pessoa e as demandas ambientais pode ser rompido pelos comprometimentos fsicos, cognitivos e afetivos associados doena ou relacionados idade. Uma estratgia teraputica fundamental para aumentar a capacidade diminuda pelo comprometimento reduzir temporria ou definitivamente as demandas ambientais.

Multicausalidade : Contextualizao do Indivduo e ambiente Condies de vulnerabilidade

A anlise da Tarefa
Comparao entre as demandas de cada etapa, incluindo-se as demandas ambientais e a capacidade da pessoa. Quando as demandas da tarefa e do ambiente so maiores do que a capacidade do cliente, a rea especfica para interveno est delineada.
Clark, Czaja & Weber,1990; Czaja, Weber & Nair, 1993

egolfieri@yahoo.com.br

Vous aimerez peut-être aussi