Vous êtes sur la page 1sur 6

POCA 2013/2014 PO03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

(Regulamento aprovado em Reunio de Direo de 26-06-2013)

REGULAMENTO DA PROVA

Artigo 1 Prmios

1. O Vencedor declarado CAMPEO NACIONAL. 2. Ao Campeo Nacional ser atribudo uma Taa e vinte medalhas.

Artigo 2 Participantes

1. Clubes a. No Campeonato Nacional da 3. Diviso participam os Clubes que se inscreverem regulamentarmente; b. Requisitos de participao nos termos do anexo 10 do Comunicado Oficial poca 2013/2014; Esta matria no se aplica s equipas B (No exigncia de escales de Formao); c. Os Clubes cuja filiao seja efetuada pela 1 vez, esto isentos do estipulado no anexo 10 do Comunicado Oficial N.1 da poca 2013/2014, podendo desportivamente ascender diviso anterior. d. Os Clubes referidos na alnea anterior, na poca seguinte, tero que cumprir com os requisitos para a prova em que participarem. e. As deslocaes s Regies Autnomas dos clubes participantes ficam condicionadas e
POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

so sempre efetuadas de acordo com os critrios definidos em Comunicado Oficial da FAP

2. Normas das Equipas B a. Nunca podero existir duas equipas do mesmo clube na mesma diviso. b. Os clubes participantes nos campeonatos nacionais de seniores masculinos podem inscrever uma equipa B na diviso imediatamente inferior aquela na qual participam por direito desportivo. c. Estas equipas no tem acesso, em caso de promoo de diviso, a participar na diviso superior, no estando, no entanto vedada a possibilidade de participarem nas fases finais dos campeonatos nos quais participam. d. Em caso de a equipa A. descer de diviso, a equipa B ser automaticamente despromovida diviso imediatamente inferior. e. As equipas B apenas podero ser criadas, se o nmero de atletas inscritos na equipa A, j tiver atingido o mnimo de 12. f. Um clube que deseje inscrever uma equipa B, deve apresentar uma listagem com um mnimo de 10 jogadores (lista da equipa B), entre os 18 e os 23 anos (poca 2013-2014, nascidos entre 1996 e 1991, inclusive). De acordo com este regulamento no pode inscrever jogadores maiores de 23 anos (nascidos em 1990 e antes) 1. Estes jogadores podem jogar at ao mximo de 12 jogos na equipa A (campeonatos e ou zonas com 14 clubes ou mais) ou at ao mximo de 10 jogos na equipa A (campeonatos e ou zonas com 13 clubes ou menos), sendo que a partir dessa data ficam vinculados em definitivo equipa A. g. Um clube pode fazer alinhar na sua equipa B um mximo de 3 jogadores nascidos antes de 1991 (maiores de 23 anos), pertencentes equipa A, desde que no ultrapassem a idade mxima de 26 anos. 1. Estes jogadores podem jogar at ao mximo de 5 jogos na equipa B (campeonatos com e ou zonas com 14 clubes ou mais) ou at ao mximo de 4 jogos na equipa B
POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

(campeonatos e ou zonas com 13 clubes ou menos), sendo que a partir dessa data ficam vinculados em definitivo equipa B, no podendo voltar a jogar nessa poca pela equipa A. 2. Podero atuar ainda na equipa B outros atletas oriundos da equipa A, quando se verifiquem ausncias prolongadas (mnimo de 30 dias) por leso. Que seja devidamente comprovada por documento mdico a apresentar na FAP. h. Os jogadores da equipa A podem jogar at ao mximo de 5 jogos na equipa B (campeonatos com e ou zonas com 14 clubes ou mais) ou at ao mximo de 4 jogos na equipa B (campeonatos e ou zonas com 13 clubes ou menos), sendo que a partir dessa data ficam vinculados em definitivo equipa B, no podendo voltar a jogar nessa poca pela equipa A. i. Todos jogadores com idade Jnior podem jogar pela equipa B, sem limitao de jogos e podendo ser utilizados, de novo na equipa de juniores, inclusive no mesmo fim-desemana (6 feira a domingo), desde que respeitem as distncias horrias legais j. Os jogadores constantes da lista da equipa B, entre os 18 e os 23 anos, apenas podem jogar no mesmo fim-de-semana (6 feira a domingo), em duas competies, desde que respeitem as distncias horrias legais. k. Apenas um jogador no originrio de pases da Unio Europeia, ou de pases com os quais o Estado Portugus ou a Unio Europeia Tenham celebrado Tratados Internacionais de Cooperao ou Reciprocidade, pode jogar pela equipa B de um clube. 3. Jogadores a. Podem participar os jogadores de acordo com o anexo 3 do Comunicado Oficial n 1 poca 2013/2014. 4. Treinadores a. De acordo com o estipulado no anexo 7 do Comunicado Oficial n 1 poca 2013/2014.

POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

Artigo 3 Modelo Competitivo Todas as formas de disputa desde Campeonatos Regionais ou inter-regionais. Apuramentos para a 2 Fase, 2. Fase e Fase Final sero disputadas conforme o indicado em Comunicado Oficial da FAP para o Efeito

1.

2. O vencedor ser declarado Campeo Nacional e disputar na poca seguinte a PO02. a. O numero de acessos PO02 de 4 equipas, incluindo o Campeo Nacional.

3. Em caso de igualdade pontual entre 2 ou mais clubes (em qualquer fase da prova), a ordem de classificao, estabelecida de acordo com os critrios consignados no RG da FAP e Associaes. a. Os critrios de desempate descritos no corpo deste artigo, aplicam-se por Fase de Prova (Exemplo: na 2. Fase, apenas contam os encontros disputados nesta fase); Na Final da prova, aplica-se o disposto no Regulamento de Desempates estabelecido pela EHF, para eliminatrias em 2 mos. Artigo 4 Horrio dos Jogos

1. Com exceo de acordo expresso entre os Clubes ou a marcao feita pela Federao, cabe ao Clube visitado marcar os horrios de comeo dos jogos dentro das seguintes opes: a. Nas jornadas duplas os jogos tm obrigatoriamente de ser disputados em dois dias seguidos. b. Apenas pode ser equacionado a alterao do 2 jogo quando devidamente justificado. 2. Os dias e horrios para os Clubes procederem marcao de campos e horas sero comunicados em documento de sorteio. 3. Os jogos referentes ltima jornada de cada Fase realizam-se todos no mesmo dia e mesma hora. a. Podem ser estabelecidos horrios diferenciados para cada zona ou srie. 4. Os Clubes que no indiquem FAP, dentro dos prazos estabelecidos, as horas e locais dos jogos a disputar na condio de visitados, ou o faam no respeitando o que est regulamentado, tero os seus jogos marcados pela FAP.
POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

5. Depois desta marcao, s por acordo entre os Clubes nos termos regulamentares, o jogo poder ser mudado, sujeitando-se o Clube a todas as penalizaes previstas como se a marcao fosse sua, no caso do jogo no se poder realizar.

Artigo 5 Coordenadores de Segurana / Diretores de Campo

1. Os Clubes, nesta prova, devero inscrever, nos jogos realizados na situao de visitados, um Coordenador de Segurana/Diretor de Campo, nos termos consignados no ponto 7 do Titulo 12 do RG da FAP e Associaes 2. Nesta prova os clubes ficam sujeitos s normas de segurana divulgadas em Comunicado Oficial pela FAP.

Artigo 6 Oficiais de Mesa CROM 1. Jogo entre 2 clubes CROM Cada clube dever indicar um Oficial de Mesa habilitado. Caso o clube visitante no o queira fazer, dever at 3 dias antes da data do jogo, dar conhecimento dessa inteno (via fax ou e-mail) ao clube visitado e a entidade responsvel pela prova (Federao/Associao). Nessa situao o clube visitado nomear dois Oficiais de Mesa habilitados. Poder igualmente comunicar essa inteno para toda a prova. Se no jogo se registar a ausncia do oficial do clube visitante, e que se venha a confirmar (relatrio de jogo/conselho disciplina) no ter havido essa comunicao atempada, deixar a partir dessa data de usufruir a possibilidade de nomear Oficial de Mesa em jogos na situao de visitante. a. Nos jogos em que esteja presente um Oficial de Mesa de cada clube, a funo de cronometrista da responsabilidade do clube visitado, sendo a funo de secretrio desempenhado pelo clube visitante. 2. Jogos em que o clube visitado clube CROM e o visitante no CROM ser o clube visitado a nomear os Oficiais de Mesa habilitados. 3. Jogos em que o clube visitado no CROM (independentemente do visitante ser ou no) a

POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

nomeao dos Oficiais ser da responsabilidade da entidade com competncias para a organizao da prova (Federao/Associaes Regionais).

Artigo 7 Homologao de Campos

1. Os campos devero reunir as condies regulamentares e estarem devidamente vistoriados e homologados pela Federao de Andebol de Portugal. 2. O processo de homologao de campos, realizado anualmente, via Sistema de Informao, preenchendo os elementos solicitados e anexando os documentos de prova julgados convenientes para a respetiva homologao (incluindo as fotografias elucidativas de todo o Pavilho).

Artigo 8 Disposies Finais

1. O presente Regulamento Especfico anula todas as disposies que o contradigam na Regulamentao em vigor. 2. A tudo o que no vem especificado neste Regulamento Especfico ou em regulamentaes posteriores, aplica-se o disposto no RG da Federao e Associaes. 3. Todos os casos omissos so resolvidos pela direo da FAP 4. Este regulamento vigora para a poca 2013/2014.

POCA 2013/2014 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PO 03 CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS 3 DIVISO

Vous aimerez peut-être aussi