Vous êtes sur la page 1sur 20

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

1.0 Apresentao:
No dia 14 de maio do corrente ano, realizei vistoria tcnica no Condomnio Caieirinha (CNPJ/MF n 39.165.832/0001-01), localizado na Rodovia BR-101, Km 111, Itanema, 2 Distrito de Angra dos Reis, RJ, em companhia do Sr. Eduardo Salomo Filho, Sndico do referido Condomnio. A vistoria constou de um translado de barco por toda a rea marinha confrontante ao Condomnio para que eu pudesse ter noo da rea ocupada pelas edificaes correspondentes as residncias ora existentes, anotando em uma caderneta de campo os possveis conflitos e fotografando as reas visitadas. As anotaes e as fotografias serviro elaborao deste Laudo de Vistoria Tcnica. Foi verificado que nenhuma residncia ali existente, possui condies de vir a manter uma passarela ou servido de passagem que atenda a populao externa (no residente) ao Condomnio, por motivos que sero discutidos mais adiante neste Laudo de Vistoria Tcnica, sendo que a constituio fisiogrfica da rea corrobora como um dos principais fatores de impedimento. O Condomnio Caieirinha localiza-se no Morro da Padaria, vizinho ao manguezal do Arir, em uma rea de difcil acesso, que se faz nica e exclusivamente por intermdio de uma via de mo dupla interna ao Condomnio, construda h muitos anos atrs, para atender ao empreendimento em questo e cuja data de aprovao do projeto na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis de 07 de outubro de 1977, data esta, anterior a Constituio Federal, ao Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei n 7.661/88) e a qualquer legislao municipal e estadual em vigncia. Esta via interliga as duas extremidades do Condomnio, desde o lote 01 at o lote 53 e posiciona-se em relao ao mar, prximo a cota altimtrica de 30 metros, podendo sofrer variaes em termos altimtricos em relao ao mar, durante o seu percurso. A outra via de acesso o mar.

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

2.0 Documentos apresentados pelo Condomnio:


Para a elaborao deste Laudo de Vistoria Tcnica me foram repassados os seguintes documentos: 1. Planta de aprovao do empreendimento datada de 12 de outubro de 1977, constante do processo/PMAR 3813 de 07/10/77; 2. Intimao n 235/IEF, datada de 18 de maro de 2009; 3. Auto de Constatao n 2934/IEF, datado de 18 de maro de 2009; e 4. Ofcio n 001/08 - GAB ASR/SR/DPF/SR/RJ, de 21 de janeiro de 2008. Outros documentos que sero utilizados na elaborao deste Laudo de Vistoria Tcnica, foram obtidos no meu acervo pessoal, ou foram capturados na Internet ou foram informalmente requisitados Gerncia de Planejamento Territorial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.

3.0 Descrio da Situao Ambiental da rea:


A rea em questo corresponde a um pequeno anfiteatro geomorfolgico frontal e limtrofe ao mar na localidade de Itanema, correspondente a vertente NW-SE de uma pennsula na rea continental, que tem nas suas extremidades a Ponta da Caieirinha e a Ponta do Gaspar, no Saco do Arir, conforme desenho esquemtico a seguir retirado da carta SF 23-Z-A-V-3, escala 1:50.000 do IBGE, datada de 1973, atravs de recorte da imagem com utilizao do programa Corel Photo-Paint.
O recorte da imagem de satlite datada do ano de 2007, tambm mostrada a seguir, apresenta a situao geogrfica local com mais detalhes. uma imagem recente que mostra o Morro da Padaria e o Condomnio Caieirinha, tendo de um lado o manguezal do Arir e do outro, o Condomnio Praia do Engenho. Nela tambm podemos observar o que existe de rea preservada e de rea degradada na localidade, necessitando de interveno.

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Manguezal do Arir

reas degradadas

Condomnio Praia do Engenho

Saco do Arir

Condomnio Caieirinha

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Entre o Condomnio Praia do Engenho e o Condomnio Caieirinha existe uma separao formada por um muro na rea de alodial. As praias, no entanto, so consecutivas no litoral, sendo que em alguns pontos ainda encontramos costes rochosos do tipo "costeirinha", termo geogrfico utilizado localmente para denominar os costes rochosos fragmentados, formados por pequenos seixos de rocha decorrente da decomposio mineralgica, ou mesmo costes inteiros de pequena dimenso. No litoral do Condomnio Caieirinha, alm das residncias de bom padro arquitetnico, encontramos algumas residncias de populao caiara com sua cultura artesanal, mantida na localidade em harmonia scio-cultural. As fotografias apresentadas a seguir, mostram a situao atual.

Costeirinha

Muro divisrio

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Costo Rochoso

Comunidade Caiara

A vegetao da rea, com exceo do manguezal do Arir que bem preservado, formada por Mata Atlntica modificada, necessitando de intervenes de recuperao ambiental que justifiquem o ttulo de Angra dos Reis na mdia nacional como "paraso ecolgico". Nas encostas podemos encontrar com facilidade, formaes vegetais de porte herbceo/arbustivo, formadas a partir de samambaias de pasto e sap, vegetao esta, caracterstica de solos cidos e degradados. So reas que merecem ser recuperadas ambientalmente, a fim de que possam recompor a paisagem e o ecossistema florestal, garantindo-se o que est previsto na legislao ambiental federal (Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e Novo Cdigo Florestal).

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Em outros locais prximos a entrada do Condomnio Caieirinha, at bem pouco tempo atrs, era comum de se encontrar lixo espalhado por entre a vegetao de manguezal e prximo a margem do canal que margeia a estrada do Condomnio, deixado muito provavelmente por populao carente, que buscava no manguezal do Arir, local para coletar mariscos, beneficiando-os na prpria rea a partir do uso de fogo. O mtodo utilizado por esses habitantes para a fervura dos mariscos, compromete a sade de quem os consome, pois a falta de higiene no manuseio dos mariscos, associada aos utenslios utilizados (lates de leo de cozinha, galvanizados), pode provocar srios riscos sade humana. Neste local, a partir da sedimentao de materiais quartizosos de origem flviomarinha, ocorre a formao de lngua arenosa utilizada como praia pela populao.

4.0

Histrico da Ocupao Municipal e Discusso da Legislao

Incidente:
O empreendimento foi aprovado no ano de 1977. Na poca ainda no existia o Plano Diretor Municipal (Lei n 162/91) e a Lei Municipal que regulava o uso do solo era o Plano de Desenvolvimento Econmico-Social do Municpio de Angra dos Reis. Neste plano, o zoneamento municipal era estabelecido por 2 (duas) categorias de uso: APPL-1 e APPL-2. A APPL-1 correspondia s reas localizadas no continente e a APPL-2, as reas localizadas nas ilhas. Este Plano de Desenvolvimento Econmico-Social foi elaborado nos moldes do plano de desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro da dcada de 70 com critrios estabelecidos no Projeto TURIS e tinha como meta o desenvolvimento turstico do Municpio de Angra dos Reis. Ele foi utilizado pelo Poder Pblico Municipal durante as dcadas de 70 e 80 e teve o seu fim quando o Plano Diretor Municipal (Lei n 162/91) passou a ser implantado no ano de 1992. Por conta do Projeto TURIS, projeto de aproveitamento turstico do litoral entre Rio de Janeiro e Santos (Resoluo CNTur n 413 de 13 de fevereiro de 1973 com base no Dec. 71.791/73), a regio sul-fluminense foi classificada como Classe A, sendo considerada Zona Prioritria de Interesse Turstico (GUANZIROLI, 1983). A Zona

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Prioritria de Interesse Turstico, envolvia "a faixa litornea compreendida entre o mar e uma linha imaginria, medida horizontalmente, para a parte da terra, at 1 (hum) Km aps o eixo da rodovia BR-101, no trecho situado entre as localidades de Mangaratiba (RJ) e Bertioga (SP)" (artigo 1 da Resoluo CNTur n 413/73). Estrategicamente, foram excludos a Ilha de Guaba (RJ), as praias de Itaorna e Jacuecanga (RJ) e os permetros urbanos das sedes municipais daquela rea. A poltica regional adotada nas dcadas de 70 e 80 com base nos critrios estabelecidos no Projeto TURIS "fez proliferar condomnios fechados e grandes reas de loteamento em grande parte do territrio municipal, principalmente nas reas litorneas". O Projeto TURIS surgiu de uma interpretao legal feita pela EMBRATUR (GUANZIROLI, 1983), que, interessada no desenvolvimento turstico da regio sulfluminense e norte-paulista, redimensionou o decreto de criao de rea Prioritria para Reforma Agrria (INCRA, Decreto 70.986/73), alterando a destinao de grande parte da rea do Municpio de Angra dos Reis. Em GUANZIROLI (1983), encontramos anlise dos instrumentos legais, comprovando o interesse do Estado no desenvolvimento turstico regional. Numa anlise feita por GUANZIROLI (1983) in CARVALHO FILHO, P. (2001), encontramos informaes a respeito do Projeto TURIS, que tratam da utilizao das praias no planejamento do desenvolvimento turstico regional, a partir da construo de condomnios durante as dcadas de 70 e 80, que se baseavam na qualidade das praias e do local, com relao diretamente proporcional ao nvel de rendimentos da clientela turstica atendida. "Uma fraca densidade de ocupao correspondia a clientela de nvel elevado e vice-versa". Assim, o Projeto TURIS, no caso especfico do litoral Rio-Santos, dividiu as praias em 3 categorias: praias de qualidade A, B e C, respectivamente, onde a categoria A, considerava como de elevado gabarito, condicionando ocupao pouco densidade; a categoria B considerava como de aproveitamento em escala mais ampla e amplitude mais diversificada de clientela e a categoria C, destinou instalao do turismo econmico. O Projeto Turis, props para a regio, a adoo do turismo "sol e praia",

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

tendo como ponto de referncia o estudo da "densificao ocupacional das localidades consideradas de interesse turstico, sempre dentro dos padres ditados pela Natureza e pela Realidade Nacional" e o fato de ser a PRAIA o mais importante elemento catalisador das duas molas mestras: as FRIAS e a conseqente demanda de LAZER". O Projeto Turis tambm incorporou a Poltica Nacional de Saneamento adotada pelo Governo Federal na dcada de 50, que propunha o saneamento geral da parte plana dos territrios litorneos e a correo dos cursos fluviais para contornar os riscos de inundao e de poluio das praias. Os conceitos adotados naquele projeto, mesmo que no tenham sido implantados na sua totalidade, mantiveram-se por muitos anos influindo nos planos e programas propostos para o desenvolvimento da regio, servindo como suporte a delineao dos projetos de engenharia aprovados no Municpio de Angra dos Reis, at o final dos anos 80. Durante muitos anos, grande parte da rea territorial do Municpio de Angra dos Reis manteve-se regida pelas diretrizes do Projeto Turis (Decreto n 71.791/73), enquanto as outras excludas, as reas urbanas e as j descritas anteriormente como rea rural, conforme o estabelecido no Decreto n 70.986/72. S a partir dos anos 90, que em funo de uma nova estratgia poltica de arrecadao municipal e ordenamento territorial, o governo do Municpio de Angra dos Reis instituiu o Plano Diretor Municipal (Lei n 162/91) repartindo o seu solo em zonas de ocupao e preservao. Em Turismo e Sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro

(http://books.google.com.br) encontramos texto que relata a histria do municpio em perodo antecedente aos anos 90. Neste, devido a sua importncia poltica, podemos destacar a transformao de Angra dos Reis em rea de Segurana Nacional, em julho de 1969, atravs do Decreto-Lei n 672. A rea onde se localiza o Condomnio Caieirinha no urbana, no sendo atendida por qualquer tipo de servio oferecido pelo Poder Pblico Municipal.

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Localiza-se prxima a glebas de terras rurais no Municpio de Angra dos Reis, que embora limtrofes ao mar, pertenciam a alguma fazenda em declnio econmico das redondezas. Mais precisamente, a Fazenda Itanema, que hoje ou encontra-se invadida, ou foi repartida em glebas e vendida. Na poca da aprovao do empreendimento na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (1977), a legislao que regia a implantao de projetos de parcelamentos do solo e desmembramentos era o Decreto n 59.428, de 27 de outubro de 1966, que regulamentou o Estatuto da Terra (Decreto n 4504/64). Conta Wagner Rodolfo Faria Nogueira, em seu artigo publicado na Revista Eletrnica Jus Navigandi (maio de 2003) sobre Parcelamento do Solo, que nos imveis rurais da poca, que viriam sofrer parcelamento, aplicava-se o que estava previsto no item 3 da Instruo INCRA 17-B, que tratava do parcelamento para fins urbanos, de imvel rural localizado fora da zona urbana ou de expanso urbana. No caso em questo, o item 3.3, b, era o que se aplicava ao local, onde por intermdio do processo/PMAR n 3813/77 as empresas KLB EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAES LTDA. e MARINO Empreendimentos Imobilirios Ltda. obtiveram autorizao do municpio para implantar o empreendimento. Na planta do projeto, aprovada em 12 de outubro de 1977, vemos que o empreendimento formado por apenas uma via que interliga os vrios lotes existentes e que pela deficincia na oferta de servios pblicos, em 28 de julho de 1993, poucos meses aps o incio da validao e aplicao da Lei n 162/91, os proprietrios viram-se obrigados a criar o Regime de Condomnio, como forma de sobreviver s dificuldades impostas pela distncia do centro municipal e ausncia de atendimento das suas necessidades, pelo Poder Pblico local. Era regra do governo municipal que se instalava, a preferncia em atender primeiramente a populao municipal, oferecendo servios pblicos que pudessem melhorar a qualidade de vida destes, em detrimento de um desenvolvimento econmico homogneo, que atendesse a todos os muncipes, inclusive aos turistas. O governo que se instalava, ainda no tinha grandes fontes de arrecadao e o desenvolvimento do turismo de 2

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

residncia, foi adotado como estratgia poltica de crescimento econmico, somente a partir do ano de 1994, com a criao da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico e Turismo. A Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, trata sobre o parcelamento do solo urbano e diz no 2 do artigo 1, que "considera-se desmembramento a subdiviso de glebas em lotes destinados edificao, com aproveitamento do sistema virio existente, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros pblicos, nem no prolongamento, modificao ou ampliao dos j existentes". Este tipo de parcelamento do solo conhecido como Condomnio. O cadastrado no CNPJ/MF sob n 39.165.832/0001-01 consta de 28 de julho de 1993 e em sendo um condomnio, no h como desmembrar parte de sua rea ou mesmo criar uma servido de passagem por meio das edificaes existentes, para que a populao em geral possa se utilizar da rea nele contida, a no ser se o municpio estabelecer poltica de desapropriao de passagem, como veremos a seguir, j que o projeto aprovado na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis no previu esta situao. A Prefeitura aprovou o projeto sem servido. Paulo Affonso Leme Machado (Direito Ambiental Brasileiro, pg. 714) ao discutir sobre o acesso as praias no conceito do que est previsto no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei n 7.661/88, art. 10), discorre sobre dois tipos de acesso: s praias e ao mar. Diz: "Interessa anotar que esse acesso pode ter origem na terra e no mar, como tambm, atravs do ar. De nada adiantaria que se enfatizasse o carter de bem pblico de uso comum do povo das praias e do mar, se, depois, no houvesse possibilidade de fruio ou uso desse bem pelo impedimento da chegada das pessoas a esses bens. Discutimos duas hipteses: longa rea de terrenos limtrofes com a praia propriedade de particulares, que neles construram residncias e essa ocupao foi feita sem que houvessem sido reservadas passagens da estrada servindo os terrenos e a praia. A outra hiptese de uma determinada ilha estar na posse de um particular. Na primeira hiptese, importa saber se h servido de passagem e, caso inexista,

10

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

preciso se torna implementar uma poltica municipal, estadual ou federal de desapropriao de passagens, para que o acesso praia e ao mar seja efetivado. Na segunda hiptese, mesmo que a ilha no seja pblica, as praias que a contornam, assim como o mar so inegavelmente pblicos e de uso comum do povo e, portanto, assegurado est o direito de aceder a esses bens para qualquer do povo". O Ofcio n 001/08 - GAB/ASR/DPF/SR/RJ datado de 21 de janeiro de 2008, constante do PA/MPF e Desp. 0076/08 - GAB/DPF/ARS/RJ, trata pois, de comunicao ao interessado, de que "pelo presente, informo a Vossa Senhoria que a(s) praia(s) contgua(s) a esse condomnio deve(m), necessariamente, contar com livre acesso, sendo vedado, sob qualquer forma, o impedimento ao uso dos caminhos existentes queles que desejem dirigir-se ao local. Saliento que as praias so bens de uso comum do povo e seu acesso deve ser garantido, no s por mar, mas tambm e principalmente por terra, e de forma que contemple a todos os cidados, inclusive queles que tm dificuldade de locomoo, como idosos, gestantes, crianas, portadores de necessidades especiais e/ou limitaes fsicas. Informo finalmente que a insistncia em dificultar ou impedir o livre acesso levar o responsvel pela ordem ilegal a responder criminalmente, nos termos da legislao". Se o projeto foi aprovado na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, em tempos anteriores a Lei n 7.661/88, em poca que prevalecia o planejamento urbanstico-turstico em detrimento do ambiental, como garantir o direito de propriedade e o uso do bem ambiental, seno pela conjugao de fatores que possam entremear a legislao, garantindo o direito privado do bem adquirido (frao ideal condominial) e o uso do bem natural pela populao? A servido administrativa seria para atender a passagem de pessoas at a praia e o mar e vice-versa; nada mais, alm do que isto. Assim sendo, no haveria outro lugar na localidade que pudesse atender a esse objetivo, permitindo que a populao viesse a ter o seu direito garantido, sem que fosse preciso o Condomnio abrir mo do seu direito adquirido? Para tanto, sugiro algumas medidas eficazes. Em primeiro lugar, h de se ter entendimento de que nem toda a populao dos arredores se utiliza das praias e do

11

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

mar. So poucos os que as procuram para banharem-se ou mesmo se utilizarem do mar como sustento. Basta verificar no local, se a populao do entorno procura pelas praias. Os hbitos culturais das comunidades do entorno, esto relacionados ao mangue e no manguezal do Arir, onde observamos a presena de catadores de mariscos, catadores de caranguejo e pescadores artesanais, bem como no manguezal da praia do Recife, localidade existente um pouco mais frente, prximo a Ilha do Jorge. Em segundo lugar, ou se aplica o que Paulo Affonso estabeleceu na sua anlise ou o Poder Pblico estar incorrendo em desrespeito legal, pois o direito propriedade est garantido constitucionalmente, desde que esta no promova conflito com a legislao. Assim, para se garantir que no haver inconstitucionalidade no ato, primaz, que se estabelea um acordo entre as partes, onde o acesso ao mar e a praia, esteja garantido aos banhistas, sem que se permita, que a propriedade privada seja invadida ou degradada. Analisando a rea em questo, podemos notar que a presena do Condomnio Caieirinha no impede a passagem da populao praia, nem tampouco viola a legislao, haja vista que o municpio, Ente responsvel pela soluo do problema, no se utilizou dos artifcios constitucionais garantidos na lei para auxiliar a populao. O que se observa, uma intransigncia do Poder Pblico na soluo de um problema, gerado h muitos anos atrs, quando o Condomnio fora implantado, a partir de projeto aprovado na Prefeitura e sequer existiam leis que impedissem ou dificultassem a sua implantao. Por outro lado, se observarmos a fotografia area do ano de 1991, encomendada pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, para auxiliar no reconhecimento do seu territrio e no planejamento do uso do seu solo, podemos verificar, que a ocupao da rea j estava em processo de implantao quando a Lei n 162/91 passou a vigorar e se nem todas as edificaes hoje existentes, estavam implantadas, caberia ao Poder Pblico Municipal ordenar a ocupao da rea, atravs

12

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

do seu Poder de Polcia Administrativa, coisa que no foi feita na poca, pois somente a partir do ano de 1998, o Poder Pblico Municipal criou poltica de controle as edificaes j instaladas, notificando os proprietrios pelas edificaes erigidas, na costa municipal. O Decreto n 20.172/94 que estabeleceu o Plano Diretor da rea de Proteo Ambiental de Tamoios (APA Tamoios), criada atravs do Decreto n 9.452, de 05 de dezembro de 1986, s passou a vigorar em 1 de julho de 1994. O Decreto n 9.452 de 05 de dezembro de 1986, previu formas de utilizao com base no art. 15 da Lei n 6.766/79 e de punio, com base no art. 14, 1 da Lei n 6.938/81, porm submeteu o zoneamento da APA a um planejamento futuro ao dizer: "Art. 3 - O zoneamento e sua delimitao, bem como as instrues para o uso e a preservao dos recursos contidos na APA de Tamoios sero estabelecidos na forma do art. 15 da Lei Federal n 6.766, de 19/12/79". O artigo 15 da Lei n 6.766/79 diz: "Os Estados estabelecero, por

13

decreto, as normas a que devero submeter-se os projetos de loteamento e desmembramento nas reas previstas no art. 13, observadas as disposies desta Lei. Pargrafo nico. Na regulamentao das normas previstas neste artigo, o Estado procurar atender s exigncias urbansticas do planejamento municipal". O artigo 13 da Lei n 6.766/79 diz: "Art. 13 - Aos Estados caber disciplinar a aprovao pelos Municpios de loteamentos e desmembramentos nas seguintes condies:
Caput com redao dada pela Lei n 9.785, de 29.01.1999, DOU de 01.02.1999, em vigor desde sua publicao.

I - quando localizados em reas de interesse especial, tais como as de proteo aos mananciais ou ao patrimnio cultural, histrico, paisagstico e arqueolgico, assim definidas por legislao estadual ou federal. A APA de Tamoios foi considerada rea de Interesse Especial atravs da Lei n 1.130, de 12 de fevereiro de 1987.

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

O Decreto n 9.760/87 estabelece no seu art. 4, as reas de Interesse Especial do Estado em cada um dos municpios do Estado do Rio de Janeiro. O seu inciso I, refere-se ao Municpio de Angra dos Reis, protegendo as reas de interesse turstico referentes Faixa de Orla e Ilhas Martimas delimitadas conforme indicao da prancha no Anexo 3 do Decreto e alnea d - reas protegidas por legislao especfica correspondente ao item 5 - rea de Proteo Ambiental de Tamoios. H de se notar, no entanto, que estas regras so tambm posteriores a aprovao do empreendimento em tela e que as residncias nele construdas, todas possuem licenciamento ambiental do Estado e administrativo do Municpio para se implantar, no ocorrendo portanto, nada que fira a legislao em comento. Por outro lado quem est impedindo ou dificultando o uso pblico das praias, o Condomnio? Como garantir que esta informao seja verdadeira, se o empreendimento foi aprovado h muitos anos atrs, como j mostrado anteriormente, sem que na poca fosse necessria a abertura de servido que permitisse a passagem de pessoas praia e ao mar? Como garantir o direito de ir e vir, se a localidade onde se insere o Condomnio Caieirinha desprovida de qualquer infraestrutura pblica, inclusive de Segurana, fator preponderante no desenvolvimento socioambiental do municpio? Assim, vejo como de bom tom, que seja estabelecido um acesso ao mar, garantido por uma servido de passagem, que mantenha infraestrutura adequada s pessoas que dela se utilizem, em local a ser previamente combinado entre o particular e o Poder Pblico, garantindo o acesso a praia e ao mar, conforme estabelecido na Lei n 7.661/88, mantendo-se a garantia de continuidade da rea condominial, haja vista que embora a interpretao oferecida pela Delegacia de Polcia Federal de Angra dos Reis, seja vlida, a definio das palavras buscadas no dicionrio da Lngua Portuguesa (Minidicionrio SACCONI da Lngua Portuguesa - Atual Editora LTDA, 1998), informanos que direo e sentido so duas palavras sinnimas que indicam "rumo" e que nada mais garantem, do que o direito de "ir e vir" ao mar e do mar e, praia, estabelecido na Constituio da Repblica Federativa do Brasil e na Lei Infra-Constitucional.

14

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Por outro lado devemos salientar os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na CF, que no seu art. 5 estabelece: "Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes", dentre os quais destaco: XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru." O recorte fotogrfico a seguir mostra a rea onde localiza-se o Condomnio Caieirinha.

15

Mostra tambm a existncia de edificaes que na poca existiam, caracterizando uma ocupao humana e estabelecendo a relao de uso do solo a partir da implantao do empreendimento. Se ampliarmos o recorte fotogrfico apresentado acima, poderemos ver com mais clareza que j existiam, na rea, diversas construes, o que nos d a entender que o Poder Pblico Municipal no se ausentou do seu poder de Polcia Administrativa

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

licenciando a implantao das edificaes, haja vista que a fotografia area, pertence ao acervo municipal.

16

Quanto a questo ambiental embora no tenha sido enfatizada no Ofcio n 001/08 - GAB/ARS/SR/DPF/SR/RJ, nem no Auto de Constatao n 2934/IEF ou na Intimao n 235/IEF, como o Condomnio Caieirinha poder implementar seu projeto de criao de uma RPPN (Reserva Particular de Proteo Ambiental), se no puder manter controle do acesso de pessoas na rea que pretende preservar? Este projeto, embora apresentado tardiamente ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente), poder garantir uma continuidade ecossistmica em nvel de Corredor Ecolgico, reintegrando parte do territrio outrora ocupado por Mata Atlntica, atravs de projeto de reflorestamento, com requalificao de reas, devendo auxiliar o rgo ambiental estadual na preservao de ecossistemas importantes na regio sulfluminense, haja vista que, o Morro da Padaria corresponde a um enclave geomorfolgico remanescente tercirio, recoberto por Mata Atlntica, em uma rea

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

vizinha a outra, outrora preenchida por manguezal, que a partir da construo da BR101, sofreu forte impacto ambiental com descaracterizao ecossistmica.

17

5.0 Concluso:
As questes analisadas neste documento mostram que para a aplicabilidade da Legislao Ambiental, diversas outras questes devem ser analisadas em conjunto sob a tica do entendimento, a fim de que o Analista Ambiental no incorra em desmedida considerao da lei, sem a devida observncia dos preceitos legais. Notificar um empreendimento na fase de sua implantao, quando ainda sequer foram obtidas as licenas ambientais necessrias a sua regularizao frente o Poder Pblico, no a mesma coisa que lidar com um empreendimento j consolidado, implantado em poca que a Legislao Ambiental sequer existia, ou mesmo quando as polticas locais de crescimento urbano, propunham interesses outros em conjugao com interesses do Governo Estadual. A prevalncia da legislao segue o instituto da lei constituda, impondo regras a serem cumpridas em detrimento das vontades prprias, expressas por citaes legais, sem o devido conhecimento de causa. O Condomnio Caieirinha ainda que constitudo no incio da dcada de 90, possui garantida a sua legitimidade institucional, pois no servido por nenhum Servio Pblico. Caso fosse, estes seriam os indicadores dos excessos contra o meio ambiente, praticados pelos seus proprietrios. Uma vez que condomnio, a instituio de servido de passagem somente se dar se houver indenizao e enquanto isso no ocorrer, no h qualquer obrigatoriedade que faa os seus proprietrios cederem passagem de transeuntes usurios da praia, a no ser que seja estabelecido um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental que os obrigue. Por uma questo de bom censo, h de se convir que se possa haver uma mudana de repertrio no discurso dos dois entes envolvidos na questo, o

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

Condomnio Caieirinha e rgo estadual de meio ambiente, onde tanto o Condomnio, quanto o INEA, devero, atravs de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental estabelecer nova prtica conciliadora, satisfazendo a todos. O estabelecimento dessa nova prtica de relacionamento poder trazer todos bons frutos, onde, atravs da aplicao de uma nova estratgia conservacionista, a criao de uma categoria de conservao da natureza nos moldes do desenvolvimento sustentvel, permitir que tanto o particular quanto a sociedade, se beneficiem dos rendimentos que a preservao ambiental pode oferecer.

18

6.0 Proposies de Medidas:


1. Que seja estabelecido um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental entre o Poder Pblico Estadual e o Condomnio Caieirinha, a fim de que se estabeleam responsabilidades a serem cumpridas por ambas as partes. 2. Que neste Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, o Condomnio Caieirinha elabore e implante projeto de melhoria do acesso ao mar, satisfazendo a legislao, se utilizando do local antes usado pela populao. 3. Que o Condomnio Caieirinha apresente projeto de criao de uma RPPN no Morro da Padaria. 4. Que o INEA cumpra com suas obrigaes na garantia da criao, implantao e manuteno, da RPPN do Morro da Padaria. Angra dos Reis, 20 de maio de 2009.

Paulo Carvalho Filho Bilogo - matr. CRB 00449-02 D

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

7.0 Bibliografia Citada:


ANGRA DOS REIS (Prefeitura) Informao Geral. CD Rom, Secretaria Municipal de Planejamento. Angra dos Reis, 2000. BRASIL Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao dos textos, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. Srie Legislao Brasileira. 4 Ed. So Paulo. Editora Saraiva, 1990. CARVALHO FILHO, P As Unidades de Conservao da Natureza e o Desenvolvimento Sustentvel Municipal: O caso de Angra dos Reis. Departamento de Geoqumica, Dissertao (mestrado em Geocincias Geoqumica. Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2001. GUANZIROLI, C. H. Contribuio Reflexo sobre o Processo de Produo de um Espao Regional: O Caso de Angra dos Reis. Rio de Janeiro, 1983. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano). Departamento de

19

Planejamento Urbano. Universidade Federal do Rio de Janeiro. MACHADO, Paulo Affonso Leme Direito Ambiental Brasileiro. 7 Ed., 2 tiragem. Malheiros Editores, 1999.

PAULO CARVALHO FILHO Especialista em Planejamento Ambiental Mestrado em Geocincias

20

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi