Vous êtes sur la page 1sur 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

LEI N 10.282, DE 04 DE OUTUBRO DE 1994. (atualizada at a Lei n 10.832, de 24 de julho de 1996) Dispe sobre o regime de adiantamento de numerrio e d outras providncias.

Art. 1 - O regime de adiantamento de numerrio, aplicvel Administrao Direta, s Autarquias e s Fundaes, obedecer ao disposto nesta Lei. Art. 2 - O adiantamento consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria, para atender despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de realizao da despesa pblica. Art. 3 - So passveis de realizao, atravs de adiantamento, as despesas: a) urgentes, que no comportem delongas quanto ao pagamento, sob pena de causar prejuzo ao errio ou perturbar o atendimento dos servios pblicos; b) efetuadas em decorrncia de calamidade pblica, quando declarada pelo Chefe do Poder Executivo, nos termos da legislao vigente; c) pequenas, de pronto pagamento; d) com inscrio em cursos, congressos ou outros eventos de mesma natureza, em que o prvio pagamento seja condio para a sua aceitao; e) com transporte de pessoal; f) com combustveis e lubrificantes; g) com servios de presos e internados; h) com servios sazonais, nos casos em que o pagamento, atravs da rede bancria, no for indicado. Pargrafo nico - As solicitaes de adiantamento, com fundamento nas alneas "a" e "h" deste artigo, devero estar acompanhadas de justificativa do Ordenador de Despesa. Art. 4 - Os valores mximos do adiantamento de numerrio, bem como as condies para a sua concesso, sero estabelecidos pelo Poder Executivo. Art. 5 O responsvel pela aplicao do adiantamento far a sua comprovao, no prazo estabelecido pelo Ordenador de Despesa, o qual no poder fix-lo em limite superior a 30 (trinta) dias a partir da data do crdito do numerrio no banco. Art. 5 - O perodo de aplicao do adiantamento no poder exceder a 30 (trinta) dias, contados da data do crdito do numerrio no banco, devendo o servidor responsvel fazer sua comprovao no prazo que for estabelecido pelo Ordenador da Despesa, o qual no poder fixlo em limite superior a 30 (trinta) dias aps encerrado o prazo de aplicao. (Redao dada pela Lei n 10.832/96)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Pargrafo nico - As importncias aplicadas at 31 de dezembro sero comprovadas at o dia 15 (quinze) de janeiro do exerccio subseqente. Art. 6 - O processo de prestao de contas de adiantamento dever ser objeto de parecer emitido pelo servio de contabilidade do rgo ou entidade. Pargrafo nico - O Ordenador de Despesa dar cincia ao Tribunal de Contas do Estado quando discordar do parecer de que trata o "caput" deste artigo. Art. 7 - Os valores correspondentes s despesas sero recolhidos com acrscimo de atualizao monetria, calculada desde a data do efetivo desembolso, de acordo com os ndices aplicveis aos dbitos para com a Fazenda Estadual, e de juros de mora de 1% ao ms ou frao, incidentes sobre os valores atualizados. Art. 7 - Os valores correspondentes s despesas glosadas e aos saldos remanescentes dos adiantamentos de numerrio no gastos e no devolvidos origem no prazo limite do perodo de aplicao referido no artigo 5 sero recolhidos com acrscimo de atualizao monetria, calculada desde a data do efetivo desembolso, de acordo com os ndices aplicveis aos dbitos para com a Fazenda Estadual, e de juros de mora de 1% ao ms ou frao, incidentes sobre os valores atualizados. (Redao dada pela Lei n 10.832/96) Art. 8 - Ao servidor responsvel pelo adiantamento, que deixar de cumprir os prazos de que tratam o art. 5 e seu pargrafo nico, ser imposta a multa de 1% (um por cento) por dia de atraso, incidente sobre o valor do adiantamento, atualizado na forma estabelecida no artigo anterior, desde a data de sua concesso, limitada a um mximo de 30% (trinta por cento). Art. 9 - Cabe ao Ordenador de Despesa, no prazo mximo de 5 (cinco) dias: a) providenciar a remessa da prestao de contas ao rgo encarregado de emitir parecer sobre a mesma; e b) notificar o responsvel para que este recolha o valor correspondente ao seu dbito, bem como aplicar-lhe a multa prevista no art. 8. Art. 10 - Ser considerado em alcance: a) o responsvel que no comprovar a aplicao do adiantamento at 30 (trinta) dias aps vencido o respectivo prazo de prestao de contas; b) o responsvel que, no prazo de 30 (trinta) dias a contar do recebimento da notificao do Ordenador de Despesa, no recolher o valor glosado ou a multa que lhe tiver sido imposta; c) o responsvel que movimentar numerrio para fins outros que no o pagamento das despesas especificadas na requisio do adiantamento; d) o Ordenador de Despesa que no cumprir as disposies do art. 9 desta Lei. Pargrafo nico - O Ordenador de Despesa, enquanto em alcance, ficar impedido de ordenar despesas. Art. 11 - O dbito do servidor considerado em alcance ficar sujeito a atualizao monetria, calculada de acordo com os ndices aplicveis aos dbitos para com a Fazenda Estadual, e a juros de mora de 1% ao ms ou frao, incidentes sobre o valor atualizado.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Art. 12 - O Poder Executivo dever regulamentar o disposto nesta Lei. Art. 13 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 14 - Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente a Lei n 143, de 22 de dezembro de 1947 e a Lei n 4.625, de 02 de dezembro de 1963. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 04 de outubro de 1994. Legislao compilada pelo Gabinete de Consultoria Legislativa.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Vous aimerez peut-être aussi