Vous êtes sur la page 1sur 13

Acima da mdia DIVERSIDADE NOS ANIMAIS

1- Forma do corpo

Existem uma variedade muito grande de formas, podem ter ou no ter membros, podem ser grandes ou pequenos, redondos ou alongados. Fuseiforme Em forma de fuso. Caracterstica dos peixes e das aves. Achatada Estreita e larga. Caracterstica de alguns insectos e peixes. Cilndrica Em forma de cilindro. Forma comum dos rpteis. H uma caracterstica que condiciona a sua forma, que o facto de terem esqueleto ou no. Sabes que cerca de 95% dos animais no tem esqueleto? Estes chamam-se invertebrados. Os que tm esqueleto chamam-se vertebrados.

Acima da mdia H outros animais que no tm nenhuma destas formas:

2- Simetria

O corpo do animal pode apresentar simetria bilateral, radial ou no possuir simetria (assimtrico). Simetria bilateral- o lado esquerdo igual ao lado direito. Simetria radial- tem vrias simetrias que passam pelo centro. Assimetria- no tem simetria.

3- Revestimento do corpo O tipo de revestimento do corpo est diretamente relacionado com o ambiente onde vive o animal. O revestimento regula a sua relao com o meio. Isto , adequada ao meio. Os principais revestimentos dos animais so: Pele Cutcula Quitina Substncia Calcria

Acima da mdia A pele composta por duas camadas: A derme Camada interior da pele A epiderme Camada exterior da pele.

Os animais vertebrados apresentam os seguintes tipos de pele: Com Pelos Os pelos so caractersticos dos mamferos. Ajudam a manter a temperatura do corpo. Por vezes servem de camuflagem. muito importante para se esconderem dos predadores. Nua Os animais anfbios apresentam a pele com lquido gelatinoso. Mantm a pele sempre hmida. Desempenham um papel importante na respirao. Com Penas As penas protegem as aves da perda de calor. So isoladoras e impermeveis. Com escamas Protegem das agresses e da perda de gua. Facilitam a deslocao na gua (peixes) ou no solo (rpteis)

Acima da mdia A maior parte dos animais invertebrados tm uma proteo externa a que se d o nome de exosqueleto ou esqueleto externo. Esta proteo serve para dar rigidez ao corpo. Lembra-te que no tm esqueleto interno! Este exosqueleto pode ser formado por quitina, como na mosca, ou terem uma carapaa formada por substncias calcrias que ainda lhes oferece maior rigidez, como na lagosta. Este exosqueleto no acompanha o crescimento dos animais, por isso tm que mudar de carapaa medida que vo crescendo.

4- Como se deslocam os animais

J sabemos que a Natureza d aos animais uma enorme capacidade de se adaptarem ao meio onde vivem, habitat. J estudmos a forma do corpo, e o tipo de revestimento. J pensaste se um urso polar no tivesse aquele pelo todo, o frio que ele teria. Agora imagina um urso polar com o pelo preto. Teria muito mais dificuldade em caar, porque facilmente era descoberto pelas suas presas, que rapidamente fugiriam. Esta capacidade que os animais tm de se deslocar chama-se, locomoo. Est associada ao esqueleto interno ou externo do animal, aos msculos e s articulaes dos ossos. O msculo contrai-se, ficando mais curto, e distende, ficando mais alongado. esta aco de contraco de distenso do msculo que permite os animais moveremse. Nos animais vertebrados, (com esqueleto interno), o movimento resulta da aco conjunta dos msculos e dos ossos. Os msculos esto ligados aos ossos pelos tendes e os ossos esto ligados uns aos outros, por articulaes.

Acima da mdia

5- Tipos de deslocao no solo:

6- Como se deslocam os animais no ar

Os animais que se conseguem deslocar atravs do voo so: As aves Os insectos Os morcegos Para conseguirem voar, a Natureza proporcionou-lhes algumas caractersticas especiais:

Acima da mdia

7- Como se deslocam os animais na gua

A locomoo aqutica a locomoo na gua. Neste meio, existe uma enorme variedade de animais que iremos dividi-los em 3 grupos:

Acima da mdia

8- Como se alimentam os animais

Os animais consomem um conjunto de alimentos muito variado. No entanto, semelhante em todos os animais da mesma espcie. Ao conjunto de alimentos variado que uma espcie consome, chama-se regime alimentar. O regime alimentar mais uma caracterstica que pode ser usada para agrupar espcies de animais. Podemos dividir os animais segundo os seus hbitos alimentares, da seguinte forma:

Acima da mdia

Dentio dos mamferos

O regime alimentar est directamente relacionado com o tipo de dentio dos animais.

Os mamferos tm trs tipos de dentes: Incisivos Prendem e cortam os alimentos Caninos Rasgam os alimentos Molares Trituram os alimentos

Diz-se que a dentio completa quando apresentam os trs tipos de dentes. Quando falta um dos trs tipos de dentes, a dentio incompleta.

Acima da mdia

Regime alimentar das aves

Por observao do bico das aves e pelo formato das patas, podemos concluir acerca do seu regime alimentar.

Acima da mdia

Forma das patas das aves

10

Acima da mdia

Como se reproduzem os animais Reproduo a capacidade de uma espcie dar origem a seres vivos semelhantes, de forma a garantir a sua continuidade como espcie.

Existem duas formas de reproduo: Reproduo sexuada Obriga a interveno de dois animais, um macho e uma fmea. Reproduo assexuada Realiza-se com a interveno de um nico ser vivo. Este tipo de reproduo tpico de alguns invertebrados. Ex: estrela-do-mar.

Na reproduo sexuada, o novo ser desenvolve-se a partir de um ovo. Este ovo pode desenvolver se no interior ou no exterior do ventre materno.

Reproduo vivpara. O ovo desenvolve-se no interior do ventre materno. O alimento fornecido pelo corpo da me, atravs do sangue. Ex: mamferos Reproduo ovpara O ovo desenvolve-se no exterior do corpo materno. A cria alimenta-se de substncias contidas no prprio ovo.

Existem duas formas do embrio se desenvolver:

11

Acima da mdia Directa A cria quando nasce tem um aspecto semelhante ao adulto, como nos mamferos. Indirecta A cria sofre um conjunto de transformaes at ficar com o mesmo aspecto do adulto, Metamorfose. Os insectos passam por vrias fases, ovo, larva, ninfa e finalmente insecto adulto. A metamorfose pode ser completa se passar por todas as fases, ouincompleta se no passar por todas as transformaes. Variao dos factores do meio sua influncia no comportamento dos animais. Os factores do meio que influenciam o comportamento dos animais so: Luz Influencia o perodo de actividade dos animais. H animais diurnos e animais nocturnos (Mocho, morcego).

Mimetismo - Alguns animais tm a capacidade de mudar de cor, como o camaleo ou a lebre americana.

Formao de vitamina D na pele. Muito importante na preveno de doenas no caso do Homem.

Temperatura

Nas regies mais frias os animais apresentam uma pelagem mais abundante e espessa.

Os animais formam uma camada de gordura sob a pele que serve de reserva de alimento e de isolamento trmico, durante o inverno. Hibernao Alguns animais como o esquilo e o urso reduzem ao mnimo a sua actividade, mantendo-se num estado de dormncia durante os perodos de temperaturas adversas, alimentando-se de reservas que o organismo acumulou. Estivao Estado de imobilidade semelhante hibernao, s que em perodos de elevadas temperaturas. Ex: caracol, crocodilo. Migraes Viagens peridicas para regies com condies climatricas mais favorveis .Ex: Andorinhas, baleias, cegonhas.

Humidade 12

Acima da mdia

Reservas de gordura Os camelos obtm gua a partir das reservas de gordura que armazenam nas bossas. Aproveitamento da gua dos alimentos H animais que no necessitam de beber gua porque conseguem retirar a gua que necessitam, dos alimentos que ingerem. Diminuio da produo de urina Processo que diminui a perda de gua do organismo. Revestimentos impermeveis Reduz a perda de gua do organismo

13

Vous aimerez peut-être aussi