Vous êtes sur la page 1sur 14

1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo.

Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta.

N de Inscrio Nome

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA ENSINO MDIO O Amor seja Sincero A transparncia um dos mais valiosos pontos de equilbrio e de referncia nos desdobramentos de processos institucionais e no estabelecimento sadio de relaes interpessoais. Nos mbitos internacional e institucional, nos processos de controladoria e na prtica das auditorias, fica claro o quanto ouro a transparncia, que, comprometida, qual seja o nvel, os prejuzos so enormes. Entre os maiores comprometimentos est a conduta pessoal no transparente no manuseio de coisas, no estabelecimento dos relacionamentos e no exerccio de responsabilidades. Trata-se de um comprometimento to grave que no poupa nenhuma das instituies - polticas, governamentais, privadas ou religiosas - de grandes dificuldades, levando-as ao fracasso ou incompetncia no atendimento de seus propsitos, finalidades e misso. Considerando-se a pessoa, sua autoridade, o desenvolvimento de seu potencial de liderana e o bem que pode fazer, tudo proporcional capacidade de ser transparente. No entanto, no to simples. O descartvel da configurao contempornea est temperando o desafio de ser transparente, aportando riscos sempre mais graves para o presente e futuro da sociedade e da humanidade. H sempre um comprometimento da transparncia, seja pela fluidez na personalidade, por comprometimentos na estrutura do prprio carter, por convenincias e, mais grave, por perversidades que nascem do desejo de poder e do apego ao dinheiro. triste observar o que est se tornando configurao cultural pela prtica

2 da mentira. Esta tem sido um forte contraponto, minando a grandeza e a nobreza da transparncia, qualidades estas que se conquistam com um permanente exerccio e por meio de disciplina, que diariamente deve corrigir vcios e relativizaes perigosas quanto palavra pronunciada, aes efetivadas e sinceridade em todos os atos, sem deixar de considerar aqueles de menor monta social e poltica, os domsticos e rotineiros. A preciosidade da transparncia uma construo e uma conquista. No um produto pronto, disponvel em lojas e supermercados. Seu lugar a interioridade, a personalidade, o carter, a capacidade de participar de processos com lisura e dignidade. O apstolo Paulo, dirigindo-se em Carta aos Romanos, conhecedor deste desafio que aflige a humanidade e envenena o seu percurso, recomenda a sinceridade no amor: O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem (Rm 12,9). O amor sincero apreo pela verdade. H um compromisso prioritrio e irrenuncivel que no comprometer a verdade por uma viso interesseira ou adulterada. H um poder, com o uso da palavra, que est ao alcance de todos. O controle mais eficaz a prpria conscincia e o uso adequado da liberdade. comum a adulterao da verdade no uso da palavra, quando se espalha uma leitura distorcida da realidade e se avalia de maneira estreitada uma circunstncia ou uma conduta. Hoje, sempre maior o risco de comprometimentos da verdade e, consequentemente, do amor sincero, em razo da necessidade de assegurar, nas questes maiores ou rotineiras, um voto para si, especialmente quando se trata de cuidar da prpria imagem. Compreendeu-se que a tentativa de manipulao da verdade mais rentvel. Est sendo travada uma luta insana em se tratando da apropriao autoritria e uniforme da palavra. uma clara pretenso de poder que precisa ser permanentemente desmontada sob pena de totalitarismos, manipulaes e prejuzos grandes para a vida da humanidade. A liberdade do uso da palavra tem recebido balizamentos nas legislaes exatamente para que se tenha clareza a respeito dos limites e implicaes do seu uso. Do contrrio, as sociedades continuaro refns dos poderosos, dos ditadores, dos iconoclastas e dos mentirosos. Por isso, toda conscincia amante da verdade chamada dupla tarefa de vigilncia e denncia crtica. Este um compromisso determinante da conscincia crist. Paulo apstolo tambm recorda, escrevendo aos Glatas, que para a liberdade Cristo nos libertou. a liberdade da verdade que liberta e que pe o cristo em alerta diante de qualquer concesso ativa ou passiva mentira. Cada cidado tem uma grande responsabilidade no s pela palavra contrria ao pensamento, mas tambm por todo poder da palavra - que

3 no serve verdade para maior comunho na comunidade e no relacionamento cotidiano. O comprometimento da verdade, em qualquer circunstncia ou grau, afeta o amor sincero que se deve a cada pessoa. Isso prejudica a prpria dignidade, gerando degradao moral e pessoal. No exerccio para a conquista da transparncia ajuda um provrbio rabe: Somos senhores das palavras que no pronunciamos, mas escravos das que nos escapam.
(AZEVEDO, Walmor Oliveira de. O amor seja sincero. Estado de Minas Caderno Opinio, 9 de Outubro de 2009 ).

QUESTO 01 Aps a leitura do texto, pode-se inferir que o ttulo O amor seja sincero: a) resgata apenas reflexes bblicas. b) intertextualiza ensinamentos bblicos e os amplia para os relacionamentos humanos. c) realiza uma pardia com os contextos bblicos. d) reafirma a necessidade do uso da palavra amor na vida profissional. QUESTO 02 A principal funo do texto foi a de: a) b) c) d) apresentar riqueza de detalhes de objetos e pessoas. relatar fatos transcorridos. afirmar e defender sobre um tema. descrever as passagens Bblicas.

QUESTO 03 ... fica claro o quanto ouro a transparncia... A respeito do uso do vocbulo ouro , nesta frase que se encontra no 1 , pode-se deduzir que: a) est relacionado ao uso denotativo. b) se distancia do sentido figurado. c) tem o mesmo sentido na frase citada em o ouro um metal precioso . d) o autor explora a conotao desse vocbulo.

4 QUESTO 04 comum a adulterao da verdade no uso da palavra, quando se espalha uma leitura distorcida da realidade e se avalia de maneira estreitada uma circunstncia ou uma conduta. No fragmento, os termos sublinhados alterariam o sentido do texto se fossem substitudos, respectivamente, por: a) b) c) d) deformao e incompreensvel. falsificao e desvirtuada. corrupo e contrria. contrafao e invirtuosa.

QUESTO 05 A liberdade do uso da palavra tem recebido balizamentos nas legislaes exatamente para que se tenha clareza a respeito dos limites e implicaes do seu uso. O conectivo para que estabelece com a orao anterior uma relao semntica de: a) b) c) d) causalidade. concessividade finalidade. adversidade

QUESTO 06 Classifica-se o texto de Dom Walmor O Amor seja Sincero, como, predominantemente: a) b) c) d) descritivo / narrativo. informativo / descritivo. narrativo / informativo. dissertativo / persuasivo.

5 QUESTO 07 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo: Ler bem ouvir o que ______ palavras nos dizem ( ... ). Sempre falta ______ palavra outra que ______ complemente e que _____ explique.
(PERISS, Gabriel. Ano I Especial Etimologia Janeiro de 2006, p. 11 )

a) b) c) d)

as s as s

a - a. a - a. aa. a a - a.

QUESTO 08 Observe as informaes acerca do emprego dos sinais de pontuao: I. Os travesses, no primeiro pargrafo do texto, foram utilizados para oferecer uma explicao do termo anterior. II. As aspas utilizadas nos pargrafos 3, 5 e 6 foram empregadas em decorrncia das citaes textuais. III. Os parnteses que aparecem no final do 3 justificam-se pela citao anterior. Est CORRETO o que se afirma em: a) b) c) d) apenas I e II. I, II e III. apenas II e III. apenas I e III.

QUESTO 09 A frase que fecha o 3 do texto tem carter: a) b) c) d) informativo e crtico. narrativo e imparcial. descritivo e alienado. persuasivo e intertextual.

6 QUESTO 10 Os verbos que traduzem a essncia da idia contrria do provrbio rabe, no final do ltimo pargrafo do texto, so, respectivamente: a) b) c) d) silenciar / proferir. apreciar /refutar. discutir /omitir. Segurar / libertar.

7 PROVA DE LEGISLAAO MUNICIPAL NVEL MDIO QUESTO 11 No poder ser concedida gratificao ao servidor: a) b) c) d) pelo exerccio de atribuies em reas de difcil acesso. pela designao para integrar rgo de deliberao coletiva. pela elaborao ou execuo de trabalho tcnico ou cientfico. pela execuo de trabalho em condies de risco de vida ou da sade.

QUESTO 12 Nos termos do Estatuto dos Servidores, a gratificao pela prestao de Servio Extraordinrio no poder: a) b) c) d) tomar como base de clculo o vencimento padro. exceder a um quarto da remunerao diria do servidor. remunerar servios de natureza especial. ser superior remunerao da hora normal.

QUESTO 13 Sero considerados de efetivo exerccio os dias em que o servidor estiver afastado do servio em virtude de: a) casamento, at oito dias. b) formatura em nvel mdio e superior, at dois dias. c) luto pelo falecimento de cnjuge, filho, pai, me e irmo, at oito dias. d) licena gestante.

8 QUESTO 14 Quanto apurao do tempo de servio para fins de aquisio de direitos, CORRETO afirmar que: a) a apurao do tempo de servio, para efeito de promoo aposentadoria e disponibilidade ser contada em meses. b) contado em dobro o tempo de servio concorrente ou simultaneamente prestado em dois ou mais cargos. c) o nmero de dias ser convertido em anos, considerados sempre estes como de trezentos e sessenta e cinco dias. d) o nmero de dias superior a cento e oitenta dias sero arredondados para um ano.

QUESTO 15 A demisso do ocupante de cargo pblico se dar pela seguinte razo: a) a pedido do servidor. b) a critrio do prefeito, quando se tratar de ocupante de cargo comissionado. c) quando o servidor for considerado culpado em processo administrativo disciplinar. d) quando o funcionrio no satisfizer as condies do estgio probatrio.

QUESTO 16 No ocorrer a vacncia do cargo pblico por: a) b) c) d) licena. demisso. aposentadoria. nomeao para outro cargo.

9 QUESTO 17 Em relao gratificao por tempo de servio, o Estatuto prev que: a) os funcionrios que vierem a contar mais de 30 anos de servio pblico municipal tero gratificao de 20% adicionada aos vencimentos. b) pagar-se- adicional por tempo de servio razo de 5% (cinco por cento) do vencimento, a cada cinco anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal. c) pagar-se- adicional por tempo de servio razo de 3% (trs por cento) da remunerao, a cada dois anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal. d) pagar-se- o adicional de cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, trinta e trinta e cinco por cento sobre os vencimentos do funcionrio que completar, respectivamente, cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, trinta e trinta e cinco anos de servio.

QUESTO 18 Assinale a alternativa INCORRETA: a) proibido dispensar o funcionrio de registro de ponto e responde por responsabilidade a autoridade que tiver expedido a ordem, sem prejuzo da ao disciplinar que for cabvel. b) proibido abonar faltas ao servio de qualquer funcionrio, implicando responsabilidade da autoridade que tiver expedido a ordem, sem prejuzo da ao disciplinar que for cabvel. c) A antecipao ou prorrogao do perodo de trabalho poder ser determinada pelo chefe da repartio, seo ou servio, nos casos de comprovada necessidade. d) Somente por determinao do chefe imediato podero deixar de funcionar as repartio pblicas ou ser suspensos os seus trabalhos, nos dias teis.

10 QUESTO 19 Assinale a alternativa CORRETA: a) O gozo de frias um direito e ser concedida na data que for mais conveniente para o servidor. b) Somente depois de dois anos de exerccio, o servidor adquirir direito a frias. c) Durante as frias, o servidor ter direito a todas as vantagens como se estivesse em exerccio. d) Caber ao prefeito organizar, no ms de dezembro, a escala de frias para o ano seguinte. QUESTO 20 Em caso de negligncia ser aplicada, verbalmente, a pena de: a) b) c) d) suspenso. advertncia. repreenso. destituio de funo.

11 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS TCNICO DE EDIFICAES

QUESTO 21 A fim de se garantir que, em uma instalao eltrica de baixa tenso, aps a montagem da linha, os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade, os trechos contnuos de tubulao, sem interposio de caixas ou equipamentos, NO devem exceder: a) 15m de comprimento para linhas internas s edificaes comprimento para linhas externas s edificaes. b) 15m de comprimento para linhas internas s edificaes comprimento para linhas externas s edificaes. c) 30m de comprimento para linhas internas s edificaes comprimento para linhas externas s edificaes. d) 30m de comprimento para linhas internas s edificaes comprimento para linhas externas s edificaes. QUESTO 22 A funo dos agregados no concreto armado , EXCETO: a) Contribuir com gros capazes de resistir aos esforos solicitantes. b) Comunicar ao concreto possibilidade de manuseio quando recmmisturado. c) Reduzir as variaes de volume provenientes de causas vrias. d) Reduzir o curso do concreto. QUESTO 23 A perspectiva de um cubo, em que suas faces paralelas ao quadro permanecem em verdadeira grandeza, enquanto as arestas perpendiculares ao quadro se projetam inclinadas, sofrendo uma certa deformao, a perspectiva: a) b) c) d) Cnica. Ortogonal isomtrica. Paralela oblqua. Ortogonal dimtrica. e 30m de e 15m de e 15m de e 30m de

12 QUESTO 24 Ao se elaborar um desenho, a vista escolhida para ser a vista frontal ser aquela que, EXCETO: a) b) c) d) tiver maior nmero de detalhes voltados para o observador representar a posio de uso, fabricao ou montagem. apresentar a menor rea. proporcionar uma vista lateral esquerda mais detalhada e com menor nmero de linhas invisveis.

QUESTO 25 Considere as 2 definies abaixo:

I.

Qualquer ligao fsica atravs de pea, dispositivo ou outro arranjo que conecte duas tubulaes das quais uma conduz gua potvel e a outra gua de qualidade desconhecida ou no potvel.

II. Refluxo de gua usada, proveniente de um reservatrio, aparelho sanitrio ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulao, devido sua presso ser inferior atmosfrica.

Em relao a uma instalao predial de gua fria, pode-se dizer que: a) I e II se equivalem e definem o termo conexo cruzada. b) I define o termo retrossifonagem e II define o termo conexo cruzada. c) I define o termo conexo cruzada e II define o termo retrossifonagem. d) I e II se equivalem e definem o termo retro-sifonagem

13 QUESTO 26 Durante uma obra, a cura do concreto pode ser realizada por vrios processos, excetuando-se: a) Irrigao peridica das superfcies. b) Recobrimento das superfcies com areia mantida seca, para garantir seu sombreamento. c) Emprego de compostos impermeabilizantes de cura. d) Recobrimento das superfcies com papis impermeveis especiais.

QUESTO 27 Em uma instalao eltrica de baixa tenso, o nmero de pontos de tomada deve observar no mnimo os seguintes critrios, EXCETO: a) Em banheiros deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, prximo ao lavatrio. b) Em varandas deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada. c) Em salas e dormitrios deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada para cada 5m, ou frao, de permetro. d) Em cozinhas deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada para cada 5m, ou frao, de permetro.

QUESTO 28 No adensamento do concreto, durante o seu lanamento nas formas de concretagem, a aplicao de um vibrador deve prever o seguinte cuidado: a) O aparecimento de ligeira camada de argamassa na superfcie do concreto corresponde ao trmino do perodo til da vibrao. b) As posies sucessivas devem estar a distncias superiores ao raio de ao do vibrador. c) As camadas de concreto lanadas devem ter altura superior ao comprimento da ponta vibrante dos vibradores de imerso. d) A insero da ponta vibrante no concreto deve ser lenta e sua retirada muito rpida.

14 QUESTO 29 Observe as seguintes definies: caixa onde se renem os efluentes lquidos, cuja disposio exija elevao mecnica. II. caixa destinada a permitir a juno de tubulaes do subsistema de esgoto sanitrio. III. caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalao secundria de esgoto. As caixas acima definidas, segundo a NBR 8160 Sistemas prediais de esgoto sanitrio Projeto e execuo, so respectivamente as caixas: a) b) c) d) Coletora, de passagem e sifonada. De gordura, de inspeo e de passagem. Sifonada, de inspeo e coletora. De gordura, coletora e de inspeo. I.

QUESTO 30 Para uma instalao predial de gua fria, recomenda-se o emprego de registros de fechamento, EXCETO: a) no barrilete, posicionado no trecho que alimenta o prprio barrilete. b) na coluna de distribuio, posicionado a montante do primeiro ramal. c) no ramal, posicionado a montante do primeiro subramal. d) no sub-ramal, posicionado a montante do primeiro ponto de utilizao.

Vous aimerez peut-être aussi