Vous êtes sur la page 1sur 85

PROCESSOS DE TRANSFORMAO DE PLSTICOS

PRODUO - Extruso
FILMES Extruso Tubular Resfriamento (ar) Extruso Plana Resfriamento ( banho gua, cilindros refrigerados) Co-extruso RECIPIENTES Injeo Sopro Injeo -sopro Injeo-estiragem-sopro Termoformao Compresso

PRODUO
LAMINADOS Via seca Via mida Extruso

METALIZADOS

EXTRUSO
O filme extrusado definido como o material proveniente da extruso de resinas, que apresenta espessura menor que 0.25 mm.

A extrusora o equipamento responsvel pelo amolecimento da resina, atravs de temperatura e presso, que ento forada por uma fenda na outra extremidade.

EXTRUSORA

EXTRUSO PLANA
Maior controle de espessura Maior transparncia Menores cristais Maior produtividade

EXTRUSO TUBULAR
Melhores propriedades mecnicas

Menor transparncia
Maior variao da espessura

Coextruso

Injeo

SOPRO
Processo contnuo de produo de recipientes. A extrusora injeta o parison dentro do prprio molde onde ser soprado a pea final. Aps resfriamento a pea ejetada Pea necessita de acabamento A espessura das paredes mais desuniforme

INJEO-SOPRO
Processo similar ao utilizado na produo dos recipientes de vidros Processo no contnuo Parison formado e transferido ainda aquecido para o molde final

Neste molde soprado para tomar a forma do molde


Aps o resfriamento, o molde se abre e a pea ejetada

INJEO- ESTIRAMENTO-SOPRO
Parison produzido por extruso sopro ou extruso injeo e estocado em temp. ambiente at o uso.
Posteriormente, o Parison reaquecido 90-110 oC no molde final e soprado para ganhar a forma da pea desejada. No ocorre estiramento no fundo ou no gargalo, que j foram moldados durante a produo do Parison. Ocorre orientao transversal e longitudinal responsveis pela melhoria nas caractersticas da embalagem.

Injeo estiramento sopro

PET

TERMOFORMAO
No processo de termoformao, uma chapa ou lmina termoplstica amolecida pelo calor forada contra um molde por meio de presso ou por vcuo adquirindo o seu formato.
Este molde tambm possui controle de temperatura. Existem trs tcnicas principais de termoformao: Reverse draw forming, Drape forming e cavity forming

APLICAO DA TERMOFORMAO NA LINHA DE PRODUO

Moldagem por compresso


nico processo que pode moldar materiais termofixos devido as sua ligaes cruzadas; A resina fundida diretamente no molde;

Presso e calor provocam o amolecimento da resina e a moldagem;


Aps resfriamento a pea ejetada;

Usado para tampas e peas para bandejas que vo diretamente do freezer ao forno;
Plsticos moldados por compresso propriedades eltrica-isolante. possuem excelentes

Laminao

Laminao via seca

Laminao via mida

Laminao via extruso

PROCESSO DE METALIZACAO
Consiste na deposio de metais na superfcie de filmes. Aumenta as caractersticas de barreira a vapor de gua e oxignio do filme metalizado. Papel tem sofrer envernizamento antes da metalizao.

Processo realizado em cmaras sob vcuo.

Metalizao

EFEITO DA METALIZAO NA PERMEABILIDADE

PLSTICOS MAIS USADOS PARA ALIMENTOS


PEBD Polietileno de baixa densidade PEBDL Polietileno de baixa densidade linear PEAD Polietileno de alta densidade PP Polipropileno OPP Polipropileno orientado BOPP Polipropileno biorientado PC Policarbonato PVC Policloreto de vinila PVdC Policloreto de vinilideno PET Polietileno tereftalato PA Poliamida (Nilon) PS Poliestireno EVOH Copolmero de etileno + lcool vinlico

Polmero

Estrutura Qumica

Identificao

Propriedades
Resistncia mecnica, e qum. Transparente, barreira a gases e aromas mas baixa a vapor de gua. Boa estabilidade trmica (-70 a 150C) Resistente (maior que o PEBD), alto custo, disponvel, baixa transparncia, boa barreira a leos. Alta barreira a umidade e a gases. Ampla variao de forma e resistncia (presena de grande variedade e quantidade de aditivos). Alta barreira a umidade e baixa a gases, baixa resistncia qumica. Resistente, baixo custo, alta transparncia, termossoldveis, bom desempenho a baixas temperaturas. tima barreira a umidade e baixa a gases. Permevel a leos e gorduras.

Exemplo
Garrafas de refrigerante, caf, laminados para biscoitos.

Poli(etilenotera ftalato) PET

Polietileno de alta densidade PEAD

Para produtos desidratados, cereais

Poli(cloreto de vinila) PVC

Filme encolhveis e esticveis, emb. Termoformadas, frascos, canos.

Polietileno de baixa densidade PEBD

Saquinho de leite

Polmero

Estrutura Qumica

Identificao

Propriedades
Resistente, rgido, leve, pouco termossoldvel, apresenta maior claridade e brilho. Barreira a vapor de gua, mas no a gases. Barreira a gordura e boa resistncia qumica. PS Cristal-Alta rigidez, transparncia e baixa resistencia ao impacto. PS Espandido (isopor) Elevada resistncia ao impacto e pouca rigidez, baixa condutividade trmica.

Exemplo
Emb. de macarro margarinas, emb. sopradas para gua etc. Prachoque de carro

Polipropileno PP

Poliestireno PS

Janelas para emb. e copos descartveis Copinho de iogurte, isopor.

Demais resinas ou compostos

POLIETILENO

POLIETILENO
Classificado de acordo com a densidade
Polmeros PEBD PEMD PEAD PELBD Densidade (g/cm3) 0,915 - 0,927 0,926 - 0,940 0,940 - 0,965 0,916 - 0,940

CARACTERSTICAS DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD)


Trata-se do termoplstico mais comum e de maior consumo em todo o mundo. Apresenta bom desempenho a baixas temperaturas, baixa permeabilidade as vapor de gua e alta permeabilidade a gases. Excelente resistncia qumica a cidos, bases e solues inorgnicas. permevel a leos e gorduras, inerte, apresenta boa termosoldabilidade e timo desempenho em equipamentos de transformao, converso e acondicionamento. transparente. Usado em sacos de maneira geral, como: gros, acar, sal, produtos de panificao, leite pasteurizado. Em potes e frascos para sorvetes, achocolatados e outros.

CARACTERSTICAS DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE LINEAR (PEBDL)


Quando comparado com o PEBD, o linear apresenta maior resistncia trao, perfurao, rasgamento, impacto. O PEBDL apresenta maior temperatura de amolecimento, maior transparncia e brilho, melhor desempenho mecnico a baixas temperaturas, melhor soldabilidade e hot tack. As aplicaes do PEBDL esto voltadas em sua maioria para filmes esticveis e encolhveis para envolver paletes, sacolas de supermercados, sacolas para produtos pesados e tampas injetadas para produtos com alto teor de gordura.
Uma das utilizaes de maior volume em filmes encolhveis para embalagens tipo multipacks e em misturas (blendas) com PEBD.

CARACTERSTICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE


A maioria das boas caractersticas do PEAD deriva do seu elevado grau de cristalinidade (aproximadamente 90%), que confere menor transparncia ao plstico. O PEAD apresenta melhores propriedades de barreira, maior temperatura de amolecimento, menor resistncia ao impacto e ao rasgamento.

Suas aplicaes em embalagens esto sobretudo direcionadas para alimentos sensveis umidade, ou seja, produtos desidratados, cereais para desjejum, arroz tipo boil-in-bag e outros.

POLIPROPILENO (PP)

SINDIOSTTICO ISOSTTICO

Isottico (95%)

POLIPROPILENO BIORIENTADO (BOPP)

A biorientao ocorre no processo de produo. A biorientao melhora as caractersticas de barreira ao vapor de gua e a gases, o desempenho mecnico, a transparncia e brilho (proporciona tima superfcie para impresso), aumenta a resistncia ao rasgamento no caso de filmes e proporciona filmes perolados.

APLICAES DO POLIPROPILENO (PP)


Laminados de uma maneira geral para doces, biscoitos, massas, snacks, etc. Garrafas sopradas para guas minerais, sucos de frutas e outras bebidas. Embalagens coextrusadas sopradas para molhos de tomate, maionese, mostarda, etc. Embalagens sopradas e biorientadas para diversos segmentos de produtos desidratados. Embalagens termoformadas para gua, margarinas, condimentos, queijos, etc. Embalagens coextrusadas termoformadas para pratos prontos e tampas injetadas.

POLIESTIRENO (PS)

Tipos:
Poliestireno comum Poliestireno alto impacto Poliestireno expandido Poliestireno cristal

POLIESTIRENO

O monmero residual de estireno no polmero ou copolmero pode provocar problemas de alterao de sabor em produtos acondicionados (offflavour).

Poliestireno Cristal

O tipo PS cristal um homopolmero que apresenta

alta rigidez e transparncia e baixa resistncia ao


impacto(quebradio).

Esse tipo mais utilizado como janelas em


embalagens e copos para aviao. (attico)

Poliestireno de Alto Impacto


O PS de alto impacto um copolmero de estireno com o butadieno. Apresenta maior resistncia ao impacto e menor rigidez. opaco, possui alta permeabilidade a gases e ao vapor de gua e baixa resistncia trmica.

As aplicaes do PS de alto impacto so em bandejas

termoformadas para alimentos congelados e biscoitos e em


embalagens termoformadas para gua, iogurte, queijo, manteiga e outros.

Poliestireno Expandido
Na fabricao do PS expandido aplica-se um agente expansor (ter, hexano). Trata-se do conhecido isopor, que apresenta elevada resistncia ao impacto. leve, no poroso, de baixa condutividade trmica, quimicamente inerte, resistente a leos, gorduras, gua e cidos.

As aplicaes do PS expandido so mais significativas em bandejas para carnes frescas e congeladas e para frutas, legumes, verduras, etc. Uma importante utilizao em embalagem para ovos, acolchoamento, isolante trmico e em embalagens descartveis em geral.

POLI(VINILCLORETO)-PVC
Os polmeros obtidos a partir de derivados do eteno ou etileno contendo o radical vinil H2C=CH so chamados de polmeros vinlicos. Suas propriedades dependem da formulao, ou seja, da presena de plastificantes, estabilizantes, modificadores de impacto e outros aditivos.

O PVC plastificado apresenta alto teor de plastificantes, boas propriedades a baixas temperaturas,baixa resistncia qumica e baixa propriedade de barreira.

APLICAES DO PVC
As aplicaes do PVC so em embalagens termoformadas (blisters) para gua, gelia, doces em pasta, etc. Em forma de frascos e garrafas para gua, leo vegetal, maionese, vinagre e outros. Na forma de filmes para envoltrios de balas e doces, janelas de cartuchos.

Outra importante utilizao em filmes encolhveis e esticveis, este ltimo para frutas, carnes,queijos, vegetais e outros.

POLI(VINIL) CLORETO -PVC

POLI(CLORETO DE VINILIDENO) PVdC


O PVdC dito polimero vinilidnico, pois so obtidos, a partir do eteno ou etileno contendo o radical vinilideno ( duas valncias livres no mesmo tomo de carbono) H2C=C: Possui alta barreira a gases,vapores e aromas. Apresenta boa capacidade de termoselagem de retrao quando exposto ao calor.

POLI(CLORETO DE VINILIDENO)PVdC

Cl

APLICAES DO PVdC
utilizado como revestimento em outros filmes plsticos para melhorar a barreira a gases e vapores. Em geral, seu uso como embalagens na forma de copolmeros com o cloreto de vinila em diferentes %, dependendo da aplicao, geralmente 13% de cloreto de vinilideno e 20% de cloreto de vinila Em graus especiais possui timo encolhimento, filme conhecido como SARAN , nesse caso, utilizado em embalagens tipo cry-o-vac. Possui fortes caractersticas de termosoldabilidade. Sua aplicao em filmes coextrusados para queijos, carnes, aves e outros. Em bandejas coextrusadas para uso em pratos prontos.

POLIAMIDAS NYLON
Os polmeros sintticos termoplsticos caracterizados pelo nome de poliamidas so conhecidos como nilons (NYLON) . Pode se obtida por 2 processos:
Polmero resultante da condensao do 1,6-diamino hexano com o cido adpico. Por exemplo, o composto chamado de nilon 6,6 que deriva do nmero de tomos de carbono iguais nos reagentes. Poliamidas preparadas pela condensao de certos tipos de aminocidos. As poliamidas preparadas por este mtodo so designadas com um nico nmero, que deriva do nmero de tomos de carbono do aminocido. Por exemplo, o nilon 6.

NYLON 6,6
+

NYLON 6

APLICAES DO NYLON
Possuem baixa barreira ao vapor de gua, alterando suas propriedades de barreira a gases e a resistncia mecnica. Possuem elevada barreira a gases, resiste a altas temperaturas, superior a 140C, a baixas temperaturas, timas propriedades mecnicas: trao e impacto. Boa resistncia a leos e gorduras, boa resistncia qumica, no solda com calor.

NYLON MXD6

Possui caractersticas particulares de maior barreira ao oxignio que nylon 6, PET e o copolmero de etileno com lcool vinlico (EVOH), menor sensibilidade ao vapor de gua que o EVOH. Antimicrobiano

POLIESTER
Polister o nome usado para descrever um grupo de materiais que se obtem por meio de uma reao de condensao.

Polietelieno tereftalato -PET


Policarbonato

POLIETILENO TEREFTALATO (PET OR PETE) :


cido tereftlico + etileno glicol polietileno tereftalato + metanol (CH3OH)

APLICAES DO PET
Os filmes de PET, possuem boa transparncia, brilho, boa resistncia perfurao, boa rigidez, resistncia qumica e gordura. Apresenta boa barreira a gases e aromas, baixa barreira ao vapor de gua, boa estabilidade trmica (faixa entre 70 a 150C ). Utilizado em boil-in-bag. Pode ser aplicado nos processos de coextruso e revestimentos para melhorar a barreira e a caracterstica de termoselagem. A metalizao do filme de PET melhora significativamente a barreira a gases, vapores e aromas. Aplicado para caf, biscoitos, laminados flexveis esterilizveis, bag-in-box.

APLICAES DO PET
A utilizao mais significativa da resina de PET semicristalina no processo de injeo-estiramento- sopro de garrafas de diferentes volumes para o segmento de bebidas carbonatadas, guas minerais, leos comestveis, molhos, temperos.
Embalagens termoformadas utiliza-se o CPET que o PET cristalizado. A cristalizao do PET cerca de 28 a 30%, proporciona excelente resistnciaa leos e gorduras e resistncia trmica na faixa de 40 a 220C. Suas aplicaes esto voltadas para bandejas e potes para uso em forno de microondas e convencional.

CERVEJA EM GARRAFA PET SUCIA

POLIESTER-FORMAO DO POLICARBONATO

APLICAES DO POLICARBONATO
um plstico inerte, de baixo peso e elevada resistncia mecnica. As aplicaes ocorrem em garrafes para guas minerais e frascos e potes. So de fcil limpeza e durabilidade como embalagem retornvel.

Outras aplicaes so em mamadeiras infantis pela resistncia ao calor e frascos, potes recipientes, pratos e utenslios domsticos, seringas, aplicadores automticos,etc.

COPOLMERO ETILENO VINIL LCOOLEVOH


O EVOH um copolmero originado da reao entre os compostos etileno (H2C=CH2) e lcool vinlico (H2C=CHOH). As caractersticas do EVOH variam de acordo com as quantidades relativas de seus dois componentes. medida que aumenta a % de etileno, ocorre aumento de permeabilidade e a barreira menos afetada pela umidade. uma excelente barreira a gases, aromas e solventes O EVOH possui baixa aderncia a poliolefinas que so apolares. necessitando de adesivos, exceto com as poliamidas.

APLICAES DO EVOH
As aplicaes da resina de EVOH basicamente so em filmes coextrusados para carnes e produtos de carne; em bandejas coextrusadas para pratos prontos e garrafas coextrusadas para diversas aplicaes, tais como: molhos, maionese, sucos de frutas, gelias, bebidas carbonatadas e cervejas. Cerca de 80% da resina de EVOH utilizada em combinao com PE e PP, por ser hidroflico.

COPOLMERO ETILENO VINIL ACETATO

O copolmero de EVA um termoplstico resultante da reao entre os compostos etileno ( -CH=CH-) e acetato de vinila (-OOC-CH3). As propriedades variam em funo da porcentagem de cada composto na estrutura do copolmero.

COPOLMERO ETILENO VINIL ACETATO


Quando a porcentagem de acetato de vinila varia, temos as seguintes situaes: 1. Porcentagem menor ou igual a 5% - Utiliza-se para filmes finos que apresentam maior transparncia e resistncia mecnica moderada; 2. Para porcentagens entre 6 e 12% - Melhora as propriedades de resistncia ao impacto, as propriedades a baixas temperaturas e desempenho como filme esticvel; 3. Porcentagens de 15-18% - Uso em filmes termoselantes para estruturas coextrusadas e blendas (mistura de polmeros). 4. Para porcentagens entre 18-30% - O emprego da resina como adesivos.

APLICAES ETILENO VINIL ACETATO


A aplicao do copolmero de EVA mais importante em filmes termoselantes em estruturas coextrusadas (embalagens vcuo, produtos congelados, bag-in-box); filmes esticveis e adesivos para a formulao de hot melts.
As propriedades de barreira dos copolmeros de EVA so mais pobres quando comparadas com o PEBD. O uso como revestimentos termoselantes crescente, tendo em vista o mercado de embalagens flexveis para alimentos congelados, sorvetes, manteiga e margarina.

IONMEROS

COPOLMERO SURLYN
Copolmeros de etileno e cido metacrlico com sdio e zinco, formando ligaes inicas entre as cadeias, so chamados de ionmeros.

O nome comercial do ionmero mais comum para utilizao em embalagens o SURLYN ( DU PONT).
Apresenta excelentes caractersticas de termoselagem, boas propriedades mecnicas, excelente resistncia qumica, resistncia a leos e gorduras (superior ao PEBD), excelente transparncia e boas caractersticas de adeso a outros termoplsticos.

COPOLMERO SURLYN
Suas aplicaes esto voltadas para filmes termoselantes e em laminados flexveis para embalagens tetrapak, especialmente nos laminados para sucos de laranja.
Uma das propriedades importantes do ionmero a ampla faixa de termoselagem e a maior resistncia da solda, porque apresenta baixa temperatura de selagem. Essa caracterstica importante na embalagem de muitos produtos pesados e volumosos, onde as tenses na rea de selagem so maiores durante o envase.

PLSTICOS EM CONTATO COM OS ALIMENTOS

MIGRAO E SCALPING
MONMEROS - da embalagem p ara o produto monmeros, plastificantes SCALPING- do produto apra a embalagem flavor, substncias aromticas

MIGRAO GLOBAL
Simulante Relao volume simulante/rea Limite mximo migrao global: 50 mg/kg ou 8 mg/dm2

Tolerncia:10%

CLASSIFICAO DE ALIMENTOS
Tipo I: Tipo II: Tipo III: alimentos aquosos no cidos (pH > 5); alimentos aquosos cidos (pH <5); a. alimentos aquosos no cidos contendo leo ou gordura; b. alimentos aquosos cidos contendo leo ou gordura;

Tipo IV: Tipo V :

alimentos oleosos ou gordurosos;

alimentos alcolicos (contedo em lcool superior a 5% (v/v); Tipo VI: alimentos slidos secos ou de ao extrativa pouco significativa.

SIMULANTES
SIMULANTE A SIMULANTE B SIMULANTE C SIMULANTE D gua destilada

soluo de cido actico em gua destilada a 3%(m/v) soluo de etanol em gua destilada a 15% ou na concentrao mais prxima da real de uso azeite de oliva refinado; n-heptano (1)

TIPO DE ALIMENTO X SIMULANTE


ALIMENTO TIPO I SIMULANTE A

TIPO II
TIPO IIIa TIPO IIIb TIPO IV TIPO V

B
A,D B,D D C

TIPO VI

Nenhum, ou ocasionalmente A, B, C ou D, dependendo do tipo de alimento.

TESTES DE MIGRAO
CONDIES DE ENSAIO CONDIES DE Simulante A Simulante B Simulante C Simulante D CONTATO NO USO REAL gua destilada cido actico a 3% Etanol a 15% Heptano** Azeite de Oliva *

A. Conservao (contato prolongado, t > 24h) T < 5 C 5 C < T < 40 C

5 C/10 dias 40 C/10 dias

5 C/10 dias 40 C/10 dias

5 C/10 dias 40 C/10 dias

5 C/30 min 20 C/30 min

5 C/10 dias 40 C/10 dias

B. Contato Momentneo (2h < t < 24h) temperatura ambiente

40 C/24h

40 C/24h

40 C/24h

20 C/15 min

40 C/24h

C. Contato momentneo (t < 2h) temperatura ambiente

40 C/2h

40 C/2h

40 C/2h

20 C/15 min

40 C/2h

D. Elaborao 40 C < T = 80 C 80 C < T = 100 C T > 100 C

80 C/2h 100 C/30 min 120 C/30 min

80 C/2h 100 C/30 min 120 C/30 min

80 C/2h ______ ______

40 C/15 min 50 C/15 min 60 C/15 min

80 C/2h 100 C/30 min 120 C/30 min

PS

Bisphenol A
Formados em garrafas de PC quando so lavadas (detergentes, sanitizantes) e, ou aquecidas;
Perigo: similar ao hormnio estrognio (cncer).

Bisphenol A
a) Mamadeiras contendo suco de ma, temperatura de refrigerao (5 o C)/72 horas : nenhuma deteco ( limite de deteco : 100 ppb) b) Pedaos do policarbonato foram imersos em lcool (10%) , aquecido a 121 0C/30 e refrigerado ( 5OC/72 horas): 0.002 micrograms BPA/cm2 foi observado. Os autores calcularam que seria equiavelente a um nvel de 2 ppb. c) Dentro do limite de deteco d e 2 ppb, nenhuma migrao ou hidrlise foi detectada.
Biles, J.A., T.P. McNeal, T.H. Begley and H.C. Hollifield, 1997, Journal of Agricultural and Food Chemistry, vol. 45, pages 35413544

Situao do Bisfenol A
2011 - Janeiro: A Comisso Europeia publica a Directiva que probe o uso do BPA nos mamadeiras princpio da preocupao (provisrio)

2011 - Maro: A China prope banir o BPA. (provisrio)


2011 - Abril: Publicao de um estudo da Sociedade Alem de Toxicologia. conclui que, de acordo com os dados actualmente disponveis, a exposio ao BPA no representa riscos para a sade humana, incluindo recmnascidos e bebs 2011 - Junho: Piracicaba primeira cidade do Brasil a proibir o bisfenol-A.

Vous aimerez peut-être aussi