Vous êtes sur la page 1sur 4

Infeco pelo T.

cruzi
Triagem sorolgica de doadores de sangue em unidades hemoterpicas Que tipo de amostra deve ser utilizada?
O soro ou plasma so as amostras mais indicadas para deteco de anticorpos anti-T. cruzi. As amostras no podem estar turvas, lipmicas ou hemolisados. Em qualquer desses casos elas devem ser descartadas e novas amostras devem ser solicitadas.

Ateno
A experincia de alguns pesquisadores tem demonstrado que quando se utiliza plasma nos testes sorolgicos, ele deve ser centrifugado para separar e retirar fibrina. A testagem do plasma contendo fibrina pode levar a resultados tanto falso-positivos quanto falso-negativos.

Como registrar a entrada das amostras para a triagem sorolgica de doadores de sangue?
As informaes contidas nos rtulos e etiquetas devem ser legveis, impressas ou escritas mo com tinta indelvel, atxica e prova d'gua. obrigatrio o controle de rotulagem de cada unidade por duas pessoas diferentes. Deve, obrigatoriamente, ser utilizado a tecnologia de cdigos de barras. Os laboratrios de triagem sorolgica devem trabalhar com tubos primrios, colhidos diretamentedo doador de sangue, at a fase de pipetagem da amostra nas placas ou tubos das estantes para realizao das reaes (RDC n 153 /ANVISA/2004).

Em quantas alquotas devem ser distribudas as amostras, antes dos testes, para a triagem sorolgica de doadores de sangue?
Antes da testagem, as amostras de soro ou plasma devem, obrigatoriamente, ser distribudas em, no mnimo, duas alquotas: Uma para os testes de rotina; e Outra para a contraprova. Recomenda-se que a alquota de contraprova tenha um volume de aproximadamente 1 mL. A alquota da contraprova deve ficar armazenada em temperatura igual ou inferior a -20C durante pelo menos 6 meses aps a doao. A distribuio em um nmero maior de alquotas e o volume das mesmas fica a critrio de cada servio.

Como acondicionar e conservar as alquotas, antes de fazer os testes para a triagem sorolgica de doadores de sangue?
Caso a triagem sorolgica no possa ser executada no momento do seu recebimento os tubos primrios, os mesmos podem ser conservados em geladeira, entre 4 C +/- 2 C por 48 horas.

Distribua em frascos prprios para congelamento a alquota da contraprova e demais alquotas a serem congeladas; Acondicione esses frascos em caixas de papelo ou plstico rgido, identificadas com informaes que facilitem a localizao dessas alquotas.

Como feita a triagem sorolgica de doadores de sangue para doena de Chagas?


Veja o fluxograma recomendado para realizao dessa triagem.

Ateno
Nas unidades hemoterpicas, a triagem sorolgica de doadores de sangue obrigatria e visa proteo do receptor e no o diagnstico da doena de chagas.

Mais informaes sobre triagem sorolgica em unidades hemoterpicas, consulte a RDC n153/ANVISA/2004).

Para compreenso deste fluxograma, importante observar que: O teste a ser utilizado deve ser imunoenzimtico (ELISA) seguindo recomendaes da Organizao Mundial da Sade (OMS) no ano de 2000, que tambm recomenda o controle de qualidade externo para permitir que apenas os servios de hemoterapia possam utilizar um teste nico. Esta recomendao foi adotada pelo Ministrio da Sade, por meio da RESOLUO-RDC N 153, DE 14 DE JUNHO DE 2004. Na Testagem: A amostra reagente tem seu resultado definitivo como amostra reagente para infeco pelo T. cruzi: A amostra no reagente tem seu resultado definido com a amostra amostra no reagente para infeco pelo T. cruzi; A amostra indeterminada com resultados na regio cinza* definida pelo fabricante; Amostras reagentes ou indeterminadas devem ser retestadas com o mesmo conjunto diagnstico, agora em duplicata; Na retestagem: A amostra reagente nas duas duplicatas tem seu resultado definido como amostra reagente para a infeco pelo T. cruzi; A amostra no reagente em ambas as dulpicatas tem seu resultado definido como amostra negativa para a infeco pelo T. cruzi; A amostra indeterminada (duplicatas com resultados na regio cinza) ou com resultados discordantes (uma duplicata positiva e outra negativa) definida como amostra indeterminada para a infeco pelo T. cruzi; A definio do resultado de cada amostra, testada de acordo com este fluxograma, deve obedecer aos critrios apresentados no quadro a seguir: Critrios para definio do resultado final da triagem sorolgica de doadores de sangue para a doena de Chagas

(-) (+) (+)(+) (-) (-) (+ -) (+)(+) (+ - ) (+ -) (+ ) ( -) (+ - ) (+) (-) (+)

(-) no reagente

(+) reagente

+ (-) (regio cinza)

Ateno
A liberao dos hemocomponentes s pode ser feita quando todos os testes sorolgicos obrigatrios apresentarem resultados negativos, conforme normas vigentes do Ministrio da Sade.

Quais os procedimentos com os doadores que apresentarem resultados reagentes ou indeterminados?


Os doadores com resultados reagentes ou indeterminados para a infeco pelo T. cruzi devem ser encaminhados aos servios de referncia, para diagnstico. As unidades hemoterpicas devem notificar os casos reagentes para infeco pelo T. cruzi junto vigilncia epidemiolgica local.

Vous aimerez peut-être aussi