Vous êtes sur la page 1sur 3

Paulo Freire concebe educao como reflexo sobre a realidade existencial.

Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrncias da situao. Aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Ele parte da viso de um mundo em aberto, isto , a ser transformado em diversas direes pela ao dos homens. Paulo Freire atribui importncia ao momento pedaggico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construo de um mundo refletido com o povo. Para Paulo Freire o dilogo o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o dilogo processar-se- a conscientizao porque: a. horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; b. parte da linguagem comum que exprime o pensamento que sempre um pensar a partir de uma realidade concreta. A linguagem comum captada no prprio meio onde vai ser executada a sua ao pedaggica; c. funda-se no amor que busca a sntese das reflexes e das aes de elite versus povo e no a conquista, a dominao de um pelo outro; d. exige humildade, colocando-se elite em igualdade com o povo para aprender e ensinar, porque percebe que todos os sujeitos do dilogo sabem e ignoram sempre, sem nunca chegar ao ponto do saber absoluto, como jamais se encontram na absoluta ignorncia; e. traduz a f na historicidade de todos os homens como construtores do mundo; f. implica na esperana de que nesse encontro pedaggico sejam vislumbrados meios de tornar o amanh melhor para todos e, g. supe pacincia de amadurecer com o povo, de modo que a reflexo e a ao sejam realmente snteses elaboradas com o povo.

==========

O mtodo socrtico, baseado no dialogo, se d em duas etapas: a ironia e a maiutica. Na primeira, Scrates tinha a pretenso de evidenciar as contradies presentes nos discursos de seus discpulos, repletos de contedos vagos e vazios. Scrates fazia uso da ironia para bombardear nos discpulos o orgulho e a arrogncia do saber. O objetivo de Scrates no era de destruir a filosofia anterior a ele, mas trazer aos seus discpulos uma conscincia prpria, ou seja, uma busca de suas prprias respostas e imprecises sobre determinados assuntos filosficos. Depois de se libertar do orgulho e de toda pretenso, os discpulos eram capazes de construir suas prprias idias, e conseqentemente, rever onde se errara, corrigindoas. Essa segunda etapa Scrates chamava de maiutica, arte de parto ou de trazer luz. Scrates traz para a filosofia um exemplo baseado na sua experincia familiar, pois sua me era parteira. Assim como a me trazia crianas ao mundo, Scrates ajudava seus discpulos a extrair o conhecimento.

A dialtica platnica tem como objetivo, o dialogo com a vida. A dialtica a esfera da vida. A educao platnica implica na aprendizagem do homem atravs de perguntas sobre a vida, na vida e com a vida. Assim a vida tambm nos traz perguntas, o homem no apenas pergunta sobre a vida mais tambm encontra respostas nela prpria. Nesta perspectiva, aparece a pergunta pelos sentidos. Desta forma no somos ns que perguntamos pelos sentidos da vida, mas a prpria vida que nos indaga a respeito da qualidade como ns vivemos. A educao do homem em Plato marcada por duas trades: uma composta de mente, vontade e corao e uma trade trgica marcada pelo sofrimento, culpa e morte, essas duas trades floresce no homem um caminho a ser tomado em busca do conhecimento. O ser humano na crueza de seu ser, se percebe como um eu que no est pronto. Vive sua vida em um reino de possibilidades de um eterno vir a ser.

Vous aimerez peut-être aussi