Vous êtes sur la page 1sur 2

Na viso eurocntrica a Modernidade surge na Europa como consequncia de fenmenos intra-europeus (Revoluo Francesa, Renascimento Italiano etc.).

A histria mundial surge com a expanso portuguesa no sc. XV O mito da modernidade servia como desculpa para o colonialismo Novo padro mundial de conhecimento (eurocntrico) Sistema-mundo capitalista comea na Amrica: mudana do mundo como tal Assim, comea um evolucionismo e dualismo entre o moderno e atrasado, comea-se a hierarquizar as sociedades. Os europeus se acham criadores e protagonistas. Histria Universal onde a sociedade europeia supe rior aos outros povos do mundo. Tudo no-europeu atrasado. Para Lnin, o marxismo era a verdade que levaria o mundo em direo ao progresso o que ia contra o marxismo era errado e contra o prprio progresso. A vanguarda do proletariado da sociedade capitalista conhece a verdade Homem branco, europeu nico capaz de criar um conhecimento vlido. A partir isso possvel levar o processo civilizatrio aos atrasados. Legitima-se a colonizao russa pelo modelo de sociedade industrial, da mesma forma como as potncias coloniais no resto do mundo esto cumprindo com a carga do homem branco, levando a civilizao ao homem primitivo. As nicas formas de transformao social esto nas relaes de produo capitalista Ao fazer abstrao da natureza, dos recursos, do espao, e dos territrios, o desenvolvimento histrico da sociedade moderna e do capitalismo aparece como um processo interno da sociedade europeia, que expande-se para regies atrasadas. Nesta construo eurocntrica, desaparece do campo de viso o colonialismo como dimenso constitutiva destas experincias histricas. Desaparece assim do campo de visibilidade a presencia do mundo perifrico e seus recursos na constituio do capitalismo, com o qual se reafirma a ideia de Europa como nico sujeito histrico. A reintroduo do espao permite ver o capitalismo como processo global, mais que como um processo autogerado na Europa, e permite incorporar o campo de viso s modernidades subalternas. Isto est estritamente associado aos usos da categoria de totalidade na tradio marxista. Um conceito de totalidade com freqncia

extraordinariamente estruturado, homogeneizante e sinttico (derivado da

totalidade hegeliana, posta sobre seus ps), levou em muitas posturas marxistas a um esencialismo dogmatizante que outorgou um privilgio a priori a determinados assuntos (a produo) e a determinados sujeitos sociais (burguesia e proletariado) sobre outros temas, outras preocupaes, outros sujeitos sociais. Isto contribui tanto invisibilidade de sujeitos e experincias de vida (por exemplo, as populaes indgenas da Amrica Latina), como invisibilidade de temas e problemas como os assuntos de gnero, sexualidade, ambiente, lngua, imaginrio, cultura, considerados como derivados dos temas e assuntos centrais, o que em algumas vertentes marxistas, como as anlises de orientao maosta, foi caracterizado como a contradio principal.

Vous aimerez peut-être aussi