Vous êtes sur la page 1sur 21

1

ngela Maria da Silva Souto Vilma de Sousa

Na minha opinio: o discurso argumentativo


Nvel: Ensino Mdio Sries: 2 e 3 Eixo temtico I: Compreenso e produo de textos Tema I: Gneros Competncia: Compreender e produzir textos, orais ou escritos, de diferentes gneros estruturados com discurso argumentativo Subtemas: Operaes de contextualizao, tematizao, enunciao e textualizao do discurso argumentativo Tpicos de contedo da proposta curricular:
1. Contexto de produo, circulao e recepo dos discursos 2. Referenciao bibliogrfica 3. Organizao temtica 4. Seleo lexical e efeitos de sentido 5. Signos no verbais 6. Vozes do discurso

12. Textualizao do discurso argumentativo

SEEMG

2009

Mundo narrado e mundo comentado Em sentido amplo, a linguagem sempre argumentativa: usamos a palavra para influenciar pessoas e modificar contextos. Histrias, tirinhas, anncios, textos didticos, teses acadmicas e mesmo notcias estas ltimas supostamente construdas como relatos objetivos trazem implcitos pontos de vista ideolgicos sobre os temas. Em cada gnero de texto, porm, predomina um tipo de discurso, que se situa ou na esfera do mundo narrado ou na do mundo comentado. Enquanto nas descries, narraes e relatos, o discurso cria mundos figurativos semelhantes ao mundo extralingstico (com personagens ou pessoas e acontecimentos que se situam no tempo e no espao), nas exposies e argumentaes, o discurso cria mundos abstratos, constitudos por comentrios que se organizam com base no pensamento lgico. A diferena entre a exposio e a argumentao se deve ao fato de que esta ltima, mais que apresentar idias, busca comprovar um ponto de vista sobre um tema polmico. Em outras palavras: faz uso da linguagem para, em sentido estrito, argumentar, convencer o interlocutor. Argumentar uma habilidade que se pode desenvolver. Neste mdulo, voc vai tomar contato com o discurso argumentativo, analisando textos de gneros que costumam utilizar-se parcial ou integralmente desse tipo de discurso. Esperamos que, com esse estudo, voc aprenda a identificar situaes comunicativas e gneros em que o discurso argumentativo empregado; distinguir o discurso argumentativo de outros tipos de discurso; distinguir a argumentao de outras formas de convencer frequentemente usadas em nossa sociedade; reconhecer o objetivo comunicativo e a organizao do discurso argumentativo em textos apresentados; reconhecer interlocutores e vozes sociais de textos argumentativos, suas formas de representao e os efeitos de sentido dessas representaes; reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, a seleo lexical como estratgia de produo de sentido e focalizao temtica, na compreenso e na produo de textos argumentativos; interpretar textos argumentativos, fazendo inferncias a partir de seus conhecimentos de mundo, de textos e de linguagem; integrar informao verbal e no verbal na compreenso e na produo de textos argumentativos; reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratgias de textualizao do discurso argumentativo, na compreenso e na produo de textos.

Atividade 1

Leia os fragmentos de textos (ttulos, subttulos, pargrafo inicial) a seguir e responda s questes propostas.
Texto 1

Semana /
SEGURANA

por Bruna Cavalcanti

O triste mapa da violncia no Brasil


Foram divulgados na tera-feira 30 os dados do Mapa da Violncia 2010 Anatomia dos Homicdios no Brasil. Os nmeros fazem parte de uma triste realidade brasileira: de 1997 a 2007, o Pas registrou 512.216 assassinatos. Outra informao alarmante: o risco de um jovem negro ser vtima de homicdio no Brasil 130% maior do que o de um jovem branco. O estudo tambm alerta para a interiorizao da violncia. No interior dos estados, as taxas cresceram de 13,5 homicdios (a cada 100 mil habitantes) em 1997 para 18,5 em 2007. Em entrevista ISTO, Jlio Jacobo, autor do estudo, explica: Houve uma melhora da eficincia policial nas capitais. Mas o interior cresceu com o fluxo migratrio das grandes cidades. Se no forem colocadas barreiras, a tendncia natural de crescimento da violncia.
ISTO. So Paulo, Trs, ano 34, n. 208, 7 abr. 2010. p. 26 (Fragmento)

Texto 2

Definies culturais de anatomia e fisiologia


Para os membros de todas as sociedades, o corpo humano mais do que um simples organismo fsico oscilando entre a sade e a doena. tambm foco de um conjunto de crenas sobre seu significado social e psicolgico, sua estrutura e funcionamento. A expresso imagem do corpo usada para descrever todas as formas com que o indivduo conceitua e experincia o prprio corpo, consciente ou inconscientemente.
HELMAN, Cecil G. Cultura, sade e doena. Traduo de Eliane Mussmich. 2 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. p.30. (Fragmento)

Texto 3

De novo, sobre a cura da homossexualidade


Contardo Calligaris Na semana passada, critiquei o projeto de lei que criaria, no Estado do Rio de Janeiro, um programa de auxlio s pessoas que optarem pela mudana de sua orientao sexual da homossexualidade para a heterossexualidade. O "auxlio" consistiria em alocar fundos pblicos a organizaes e profissionais que proponham curas da homossexualidade.
CALLIGARIS, Contardo. De novo, sobre a cura da homossexualidade. Folha de S. Paulo, So Paulo, 14 out. 2004.

1.

Mais do que simplesmente divulgar os resultados de uma pesquisa sobre a violncia no Brasil, o texto 1 tem o objetivo de denunciar a) os fatores de risco para a incidncia da violncia: a raa/cor e a segurana no territrio. b) a falta de aparato policial para garantir a segurana pblica nas grandes capitais brasileiras. c) os problemas sociais provocados pelo movimento migratrio das grandes cidades para o interior. d) a desateno do poder pblico ao crescente aumento do nmero de homicdios no Brasil.

2.

O texto 1 uma nota jornalstica, gnero de texto que costuma combinar enunciados de relato (mundo narrado) e de comentrio (mundo comentado). Qual ou quais das passagens do texto contm comentrios avaliativos do locutor sobre os fatos relatados? I. II. III. IV. Foram divulgados na tera-feira 30 os dados do Mapa da Violncia 2010... Os nmeros fazem parte de uma triste realidade brasileira... ... de 1997 a 2007, o Pas registrou 512.216 assassinatos. Outra informao alarmante...

a) Apenas I e III. b) Apenas II e IV. c) Apenas I. d) Apenas III e IV. 3. 4. Que tipo de discurso predomina no texto 2? Justifique sua resposta com caractersticas do texto. Todas as caractersticas das alternativas contribuem para o efeito de objetividade. Qual delas comum aos textos 1 e 2? a) A enunciao em terceira pessoa. b) A apresentao de dados estatsticos. c) A citao do discurso de outro locutor. d) O uso da passiva sem explicitao de agente. 5. Qual das caractersticas permite inferir que o texto 3 argumentativo? a) O posicionamento claro do locutor sobre o projeto de lei para a cura da homossexualidade. b) O emprego de verbos no futuro do pretrito do indicativo para indicar fatos hipotticos. c) A referncia a acontecimentos e temas do mundo real, presentes no universo extralingustico. d) A referncia a outro texto ou interlocuo anteriormente produzida pelo prprio autor. 6. 7. Que ponto de vista o locutor do texto 3, uma representao do autor, vai defender em relao tema do texto? Justifique sua resposta com elementos do texto. Reescrevemos o texto 1. Compare a nova verso com a original e comente as diferenas no efeito de sentido.
SEGURANA

O mapa da violncia no Brasil


Foram divulgados na tera-feira 30 os dados do Mapa da Violncia 2010 Anatomia dos Homicdios no Brasil. De 1997 a 2007, o Pas registrou 512.216 assassinatos. Outra informao: o risco de um jovem negro ser vtima de homicdio no Brasil 130% maior do que o de um jovem branco. O estudo tambm aponta para a interiorizao da violncia. No interior dos estados, as taxas cresceram de 13,5 homicdios (a cada 100 mil habitantes) em 1997 para 18,5 em 2007.

Respostas e comentrios
1. 2. 3.

a b No texto 2, predomina o discurso expositivo. As seguintes caractersticas, presentes no texto, so pistas de que se trata de uma exposio: a presena da palavra definies no ttulo e a intencionalidade de esclarecer idias de forma objetiva; o uso da terceira pessoa, que coloca em destaque o tema do texto nem o locutor representado por formas de primeira pessoa, nem o alocutrio representado por formas de segunda; o emprego dos verbos no presente do indicativo para expressar verdades gerais, atemporais; a ausncia de palavras e expresses indicativas de avaliaes subjetivas. a a O locutor-autor do texto 3 contrrio ao projeto de lei que criaria fundos pblicos para auxiliar a cura da homossexualidade. Esse ponto de vista est claramente marcado pela forma verbal critiquei e pela referncia a uma crtica semelhante, publicada pelo autor na semana anterior. As palavras e passagens eliminadas (o adjetivo triste do ttulo e as passagens Os nmeros fazem parte de uma triste realidade brasileira e Outra informao alarmante) fizeram desaparecer a avaliao do locutor da nota sobre as concluses da pesquisa. O texto perdeu o carter de alerta e denncia e passou a ser apenas o relato objetivo dos resultados da pesquisa. A eliminao da fala final em discurso direto, alm de deixar sem explicao a causa do aumento da violncia no interior dos estados, fez o texto perder em credibilidade por no explicitar a fonte dos dados (entrevista) e o ponto de vista do especialista responsvel pelo estudo (o autor Jlio Jacobo).

4. 5. 6.

7.

Organizao do discurso argumentativo O discurso argumentativo tem como objetivo convencer o interlocutor (ouvinte ou leitor) de um ponto de vista acerca de uma questo polmica. Argumentar tornar algo verossmil, a partir da lgica interna do prprio discurso. Da a necessidade de construir, na linguagem e pela linguagem, o efeito de verdade, que depende da organizao do discurso e do uso de provas e estratgias eficazes para convencer o interlocutor. Muito cultivada pelos gregos, que dela se valiam para participar da vida pblica, a arte de argumentar foi codificada em uma disciplina denominada Retrica. Foi Aristteles quem primeiro analisou minuciosamente os mecanismos discursivos que faziam as declaraes ganharem o valor de verdade no discurso. Um dos mecanismos reconhecidos desde a Antigidade grega como apropriados ao discurso argumentativo sua estruturao em quatro fases seqenciais e integradas: a introduo do tema: fase inicial em que se indica o assunto e se assegura o interesse do ouvinte ou leitor; a proposio da tese: etapa em que se assume uma posio frente questo ou tema e se afirma sua importncia; a argumentao ou prova: etapa em que se apresentam as provas que sustentam o ponto de vista defendido e se invalidam as provas que sustentariam pontos de vista distintos ou contrrios; o eplogo ou concluso: etapa final em que, alm de fazer uma recapitulao do que foi dito, busca-se garantir a adeso do interlocutor ao ponto de vista defendido.

Enunciados tipicamente argumentativos so estruturados com verbos no presente do indicativo e, mesmo quando construdos na terceira pessoa, trazem marcas da avaliao do locutor acerca do que est sendo dito. Os recursos lingsticos que entram na

organizao do texto servem ao propsito de comentar o mundo e revelam o comprometimento ideolgico do locutor com determinado ponto de vista. Diferentes gneros de textos do domnio jornalstico (cartas de leitor, artigos de opinio, editoriais), jurdico, poltico, filosfico, religioso, didtico, acadmico (debate, seminrio, tese, por exemplo) fazem uso do discurso argumentativo. Atividade 2 Leia o texto argumentativo a seguir e responda s questes propostas.

Maioridade penal e hipocrisia


Nossa alma "generosa" dorme melhor com a idia de que a priso reeducativa

Contardo Calligaris

Um adolescente de 16 anos fazia parte da quadrilha que arrastou o corpo de Joo Hlio, 6 anos, pelas ruas do Rio. A cada vez que um menor comete um crime repugnante (homicdio, estupro, latrocnio), volta o debate sobre a maioridade penal. Em geral, o essencial dito e repetido. E no acontece nada. Aos poucos, o horror do crime esquecido. No por preguia, por hipocrisia. Preferimos deixar para l, at a prxima, covardemente, porque custamos a contrariar alguns lugares-comuns de nossa maneira de pensar. 1) A priso uma instituio hipcrita desde sua inveno moderna. Ela protege o cidado, evitando que os lobos circulem pelas ruas, e pune o criminoso, constrangendo seu corpo. Mas nossa alma "generosa" dorme melhor com a idia de que a priso um empreendimento reeducativo, no qual a sociedade emenda suas ovelhas desgarradas. A verso nacional dessa hipocrisia diz que a reeducao falha porque nosso sistema carcerrio brutal e inadequado. Essa caracterizao exata, mas qualquer pesquisa, pelo mundo afora, reconhece que mesmo o melhor sistema carcerrio s consegue "recuperar" (eventualmente) os criminosos responsveis por crimes no-hediondos. Quanto aos outros, a priso serve para punir o ru e proteger a sociedade. Essa constatao frustra as ambies do poder moderno, que (como mostrou Michel Foucault em "Vigiar e Punir") aposta na capacidade de educar e reeducar os espritos. A idia de apenas segregar os criminosos nos repugna porque diz que somos incapazes de convert-los. Detalhe: Foucault denunciou (com razo) a instituio carcerria, mas, na hora de propor alternativas (conferncia de Montreal, em 1975), sua contribuio era balbuciante. 2) Em geral, para evitarmos admitir que a priso serve para punir e proteger a sociedade (e no para educar), muda-se o foco da ateno: "Esquea a priso, pense nas causas". Preferimos, em suma, a m conscincia pela desigualdade social m conscincia por punir e segregar os criminosos. Ora, a misria pode ser a causa de crimes leves contra o patrimnio, mas o psicopata, que estupra e mata para roubar, no fruto da dureza de sua vida. Por exemplo, no ltimo nmero da "Revista de Psiquiatria Clnica" (v.33, 2006), uma pesquisa de Schmitt, Pinto, Gomes, Quevedo e Stein mostra que "adolescentes infratores graves (autores de homicdio, estupro e latrocnio) possuem personalidade psicoptica e risco aumentado de reincidncia criminal, mas no apresentam maior prevalncia de histria de abuso na infncia do que outros adolescentes infratores". 3) A m conscincia por punir e segregar especialmente ativa quando se trata de menores criminosos, pois, com crianas e adolescentes, temos uma ambio ortopdica desmedida: queremos acreditar que podemos educ-los e reeduc-los, sempre e rapidamente, viu? No fim de 2003, outra quadrilha, liderada por um adolescente, massacrou dois jovens, Liana e Felipe, que passavam o fim de semana numa barraca, no Embu-Guau. Depois desse crime, na mesma "Revista de Psiquiatria Clnica" (v.31, 2004), Jorge Wohney Ferreira Amaro publicou uma crtica fundamentada e radical do Estatuto da Criana e do Adolescente. Resumindo suas concluses: ou o menor consciente de seu ato, e, portanto, imputvel como um adulto; ou seu desenvolvimento incompleto, e, nesse caso, nada garante que ele se complete num mximo de trs anos; ou, ento, o jovem sofre de um Transtorno da

Personalidade Anti-Social (psicopatia), cuja cura (quando acontece) exige raramente menos de uma dcada de esforos. Em suma, a maioridade penal poderia ser reduzida para 16 ou 14 anos, mas no isso que realmente importa. A hipocrisia est no artigo 121 do Estatuto da Criana e do Adolescente, segundo o qual, para um menor, "em nenhuma hiptese, o perodo mximo de internao exceder a trs anos". Ora, a decncia, o bom senso e a coerncia pedem que uma comisso, um juiz especializado ou mesmo um jri popular decidam, antes de mais nada, se o menor acusado deve ser julgado como adulto ou no. Caso ele seja reconhecido como menor ou como portador de um transtorno da personalidade, o jovem s deveria ser devolvido sociedade uma vez "completado" seu desenvolvimento ou sua cura que isso leve trs anos, ou dez, ou 50. So Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007
Disponvel em http://www.blogdoalon.com/ftp/callig.pdf. Acesso em 5 abr. 2010.

1.

Como costuma acontecer nos textos argumentativos, a tese defendida pelo locutor representa seu ponto de vista frente a uma questo polmica. Qual a questo polmica ou tema discutido pelo locutor?

2.

O texto uma matria assinada, originalmente publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. O locutor representa a voz do autor, que deseja convencer seus leitores de determinado ponto de vista. Assinale a alternativa que MELHOR interpreta esse ponto de vista. a) A lei deveria ser mudada, e a maioridade penal rebaixada para que os menores infratores possam ser julgados como adultos. b) A hipocrisia e a iluso de poder nos impedem de dar tratamento adequado aos menores responsveis por crimes hediondos. c) A deficincia do sistema carcerrio, que se limita a segregar os criminosos, responsvel pela crescente criminalidade. d) O Estatuto da Criana e do Adolescente, lei que regula o tratamento aos menores infratores, deve ser abolido.

3.

Indicamos, nas alternativas, os pargrafos do texto que correspondem s etapas de uma seqncia argumentativa. Releia cada uma das partes e sumarize sua idia central em, no mximo, trs frases. a) Primeiro pargrafo: introduo do tema b) Segundo pargrafo: proposio da tese c) Do terceiro ao dcimo pargrafos: argumentao ou prova d) Dois ltimos pargrafos: concluso

4.

O locutor introduz o tema ou tpico discursivo relatando um fato que comoveu a opinio pblica e fazendo um comentrio sobre esse fato. a) Justifique o uso do pretrito perfeito na primeira frase do texto e o do presente do indicativo na segunda. b) Identifique outra passagem do texto em que o pretrito perfeito foi usado pelo mesmo motivo.

5.

Todas as alternativas relacionam-se com o que o autor chama de lugares-comuns ou hipocrisias, EXCETO a) a dificuldade em admitir que a priso no recupera, mas apenas pune e segrega. b) a tendncia a considerar todos os crimes como conseqncia da misria. c) a existncia de leis inadequadas, que protegem as crianas e adolescentes responsveis por crimes hediondos. d) o mal-estar e o sentimento de frustrao provocado pela punio e segregao de crianas e adolescentes.

6.

A principal estratgia de argumentao usada pelo autor do texto a) a referncia a autores e estudos cientficos. b) a persuaso baseada no apelo emocional. c) a reafirmao de lugares-comuns. d) o relato de crimes chocantes.

7.

No subttulo do texto, a palavra generosa aparece entre aspas. Por qu?

Respostas e comentrios
1. 2. 3.

A questo polmica discutida no texto a responsabilidade penal dos menores de 18 anos. b a) Introduo (proposta ou tema) O envolvimento de um adolescente no assassinato de um menino de 6 anos reacendeu mais uma vez o debate sobre a maioridade penal. b) Tese (ou proposio) A hipocrisia e a dificuldade de contrariar lugares-comuns impedem-nos de refletir e agir de forma autntica frente ao problema da responsabilidade penal de pessoas responsveis por crimes hediondos. c) Argumentao (ou prova) Ao contrrio do que o discurso moderno procura afirmar, a priso no reeduca os criminosos, mas os segrega para proteger o cidado. Para no admitir o carter punitivo da priso, preferimos desviar nossa ateno para a misria como suposta causa de todos os crimes, inclusive os hediondos. A conscincia da ineficcia da priso e o sentimento de culpa por punir crianas e adolescentes que praticaram crimes nos impedem de considerar a necessidade de priv-las de liberdade o tempo necessrio para que completem seu desenvolvimento ou se curem de transtornos graves de personalidade. d) Concluso O que importa no reduzir a maioridade penal, mas modificar o artigo do ECA que probe a recluso de menores por mais de trs anos. a) O pretrito perfeito do indicativo foi usado na primeira frase porque ela corresponde ao relato de um fato concludo no passado, isto , em momento anterior ao da enunciao do texto. O pretrito perfeito o tempo caracterstico do discurso narrado. J a segunda frase corresponde a um fato apresentado pelo locutor como freqentativo, isto , como algo que acontecia no passado e continua acontecendo no presente. Observe que o adjunto adverbial que inicia a frase (A cada vez que um menor comete um crime repugnante) indica o intervalo de tempo em se d a repetio do fato. A frase expressa um comentrio do locutor sobre o fato. b) No 9 pargrafo, o locutor usa o pretrito perfeito para relatar outro crime hediondo ocorrido em poca anterior da enunciao (No fim de 2003, outra quadrilha...) e citar um estudo publicado logo aps esse crime (Depois desse crime, na mesma "Revista de Psiquiatria Clnica" (vol. 31, 2004), Jorge Wohney Ferreira Amaro publicou...) c a O uso de aspas marca que a palavra generosa no expressa o ponto de vista de enunciao assumido pelo locutor, mas o de outro discurso, que ele considera hipcrita. A palavra tem, portanto, um efeito irnico e pode ser interpretada como equivalente a hipcrita.

4.

5. 6. 7.

Argumentao autoritria e argumentao democrtica Desde a Antigidade, considera-se que os discursos argumentativos diferem quanto natureza das estratgias usadas para convencer o interlocutor da validade do que dito. H formas mais diretivas e autoritrias, e formas mais abertas e democrticas de argumentar. Nas primeiras, os enunciados, construdos como expresso de uma verdade absoluta, fazem-se passar por toda a verdade, e as provas so mais emocionais e ideolgicas, que racionais. Nas segundas, os enunciados so construdos como uma das verdades possveis, e as provas apresentadas se baseiam em raciocnios lgicos. O silogismo est na base da argumentao democrtica; a retrica, que apela no apenas para a lgica, mas tambm para a emoo, est na base da argumentao autoritrio-persuasiva. O primeiro caracterstico, por exemplo, de teses e monografias acadmicas e o que se espera dos candidatos nas redaes dissertativas do vestibular. O segundo tpico do discurso religioso, de propaganda poltica e do discurso publicitrio. O silogismo consiste num tipo de raciocnio dedutivo em que, partindo-se de duas premissas, uma universal e verdadeira, e outra particular e tambm verdadeira, chega-se a uma concluso, necessariamente verdadeira. No texto que voc acabou de ler, estabelece-se o seguinte silogismo: Todo crime hediondo sintoma de psicopatias ou sociopatias graves. O locutor lana mo dos resultados de pesquisas realizadas por especialistas para provar a validade dessa premissa maior, ou seja, genrica, universal. X cometeu um crime hediondo. Trata-se de uma premissa menor, isto , particular, comprovada por fatos de conhecimento pblico; no caso, o assassinato de uma criana, perpetrado por assaltantes, um dos quais tinha menos de 18 anos. X psicopata ou sociopata. A concluso, tambm particular, tomada como decorrncia lgica das premissas; x, no caso, corresponde ao assassino.

O raciocnio retrico vale-se da reafirmao de esteretipos pressupostos como verdadeiros pelo senso comum, da repetio, da criao de inimigos mais ou menos verossmeis e da manipulao emocional do interlocutor por meio de ameaas de sano ou de promessas de recompensa. Atividade 3 O texto a seguir, tambm publicado em fevereiro de 2007, trata da mesma questo que o anterior, mas argumenta a favor de um ponto de vista diferente. Leia-o e responda s questes propostas.

Contra o rebaixamento da maioridade penal


Renato Nucci Junior

A morte brutal do pequeno Joo Hlio de 6 anos, arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro por vrios quilmetros preso ao cinto de segurana do carro de sua me, roubado por um grupo de assaltantes adolescentes, forneceu nova munio para que vrios setores da direita brasileira, se aproveitando da comoo criada pelo caso, reabra o debate sobre a necessidade da reduo da maioridade penal. Para tanto, tais setores afirmam a necessidade de se alterar a Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, mais conhecida como o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Defendem que o ECA estaria servindo para proteger criminosos mirins que se aproveitariam de uma suposta suavidade e abrandamento nas penas aplicadas a adolescentes infratores, para cometer crimes graves e violentos. [...]

10

A nosso ver, a sada apresentada pela direita brasileira e pelos grandes meios de comunicao, a da reduo da maioridade penal, alm de no resolver o problema, segue um padro muito comum na conduta da classe dominante brasileira, quando o tema a resoluo de problemas que envolvem a segurana pblica: uma viso punitiva que se resume em aumentar a dureza das penas aplicadas como forma de inibir novos crimes. [...] Incapaz de garantir os principais objetivos do Estatuto, que so os de garantir "todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar [s crianas e adolescentes] o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade" (art. 3), opta-se pelo caminho mais fcil e de maior apelo popular: o de alterar seu art. 104, que considera "penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s medidas previstas nesta Lei", propondo sua reduo para 16 anos e, de acordo com alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional, para at 13 anos.1 um fato inquestionvel que o problema da segurana pblica grave em nosso pas. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de assassinato do mundo. De 1980 at 2000, cerca de 600 mil pessoas foram mortas no pas, o que desmente a idia de que somos um povo ordeiro e pacfico. Mais de 62% dessas mortes aconteceram na dcada de 90, o que coincide com a implantao do projeto neoliberal, cujas conseqncias so por demais sabidas: aumento nas taxas de desemprego, maior informalizao e precarizao do trabalho, achatamento salarial, reduo nos investimentos em educao, privatizao dos servios pblicos com a perda de seu carter universalizante e desmontagem das redes formais de seguridade e de previdncia social. Para a juventude proletria, os impactos do neoliberalismo foram devastadores. Segundo pesquisa do professor Mrcio Pochmann, da Unicamp, o perfil dos desempregados revela uma tendncia para a sua concentrao nos setores mais vulnerveis da populao, atingindo especialmente a populao jovem, que encontra srias dificuldades para se inserir no mercado de trabalho e construir uma trajetria laboral consistente e duradoura.2 Se considerarmos que 76% dos jovens internados tm entre 16 e 18 anos, idade em que comeam a entrar no mercado de trabalho, podemos concluir que a restrio de acesso a um emprego reduziu as perspectivas da juventude pobre a uma vida minimamente digna, tendo como conseqncia um aumento de seus atos infracionais. desestruturao no mercado de trabalho [...] vieram se somar outros [...], como a cultura consumista e individualista vendida pelo projeto neoliberal, que prega a idia de que o importante se dar bem na vida, no importa de que maneira. Ela se incrementa com uma poltica de segurana pblica cujo enfoque o de defender a propriedade e no a vida, e que v a imensa massa de trabalhadores das periferias das cidades brasileiras como inimigos em potencial do Estado e da classe dominante, principalmente a juventude pobre e negra, vtima constante da violncia policial. [...] Um argumento esgrimido pelos defensores da reduo da maioridade penal a elevao do nmero de crimes violentos e hediondos, como assassinatos, cometidos por crianas e adolescentes. Dados referentes aos adolescentes que cumprem medida de internao demonstram, no entanto, que esses crimes representam 19% do total de atos infracionais, taxa que se manteve estvel no perodo de 1996 e 2002.3 Em sua maioria, cerca de 49%, esses atos so de natureza patrimonial, ou seja, trata-se de pequenos furtos e roubos cometidos sem ameaa vida ou integridade fsica das vtimas. Quanto ao trfico de drogas eles apresentaram, constatou-se, um aumento de 4% em 1996 para 9% em 2002.4 [...] O aumento de 325% no nmero de adolescentes em privao de liberdade, ainda segundo os dados do SINASE de 1996 para 2002, indica que a resposta do Estado capitalista brasileiro e de seu aparelho jurdico-repressor no corresponde a um aumento no nmero de crimes violentos [...]. O atos infracionais cometidos por menores de dezoito anos protegidos pelo ECA se refletem, por um lado, a barbrie social a que o Brasil est submetido, por outro, mostram

1 O Senador Magno Malta (PR-ES), do mesmo partido do vice-presidente da Repblica Jos Alencar, apresentou um Projeto de Emenda Constitucional, PEC 90/2003, que reduz a maioridade penal para 13 anos em casos de crimes hediondos. 2 POCHMANN, Mrcio, Desemprego Estrutural no Brasil e a Anomalia da Fuga de Crebros, Direitos Humanos no Brasil em 2006, Relatrio da Rede Social de Justia e Direitos Humanos, So Paulo, 2006. 3 Um exemplo ntido do tratamento meramente punitivo dado ao problema da violncia, pode ser visto no Senado Federal, agindo no calor da morte do menino Joo Hlio. Em 13 de fevereiro foi aprovado por unanimidade um projeto que probe o contingenciamento de recursos do oramento referente a programas de segurana pblica. O contingenciamento de verbas nada mais do que um expediente largamente usado pelo executivo federal, que consiste no corte de verbas do oramento, ou na reteno de gastos j aprovados pelo Congresso, para atender a necessidade dos supervits primrios. O projeto aprovado no Senado no tratou sobre o permanente contingenciamento de verbas do oramento para a sade, educao, saneamento bsico e gerao de empregos. 4 Os referidos dados foram obtidos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente, 2006. A URL www.planalto.gov.br/sedh/ .

11

que a sociedade no est a ser ameaada por jovens delinqentes que se aproveitam das "regalias" oferecidas pelo ECA para cometer crimes violentos e permanecer impunes. Pensamos que os ataques desferidos pela direita brasileira ao ECA, com ajuda da grande imprensa que cria um clima de pavor generalizado na sociedade, se inserem em uma poltica de destruio de todas as conquistas democrticas alcanadas pelo povo brasileiro a partir da Carta Constitucional de 1988. [...] Refletem a mudana no papel do Estado capitalista que, com o advento do neoliberalismo, passa a ser mnimo quando se trata de garantir os direitos trabalhistas e sociais, bem como regular a economia em favor dos interesses da maioria da populao, e passa a ser mximo na defesa dos interesses do capital. [...] Por todos os motivos expostos, cabe s foras polticas e sociais comprometidas com um processo de transformao real da sociedade brasileira defender intransigentemente todas as conquistas que auxiliam na defesa de setores sociais fragilizados por um capitalismo dependente e altamente concentrador da renda [...] e pelas polticas neoliberais que tiram do Estado qualquer responsabilidade social. Esse o caso do ECA. E por isso que devemos ser contra a reduo da maioridade penal. A juventude brasileira, em sua maioria composta de jovens proletrios, no merece ser punida, mas ter uma vida digna.
*Renato Nucci Junior militante do movimento popular e sindical de Campinas, estado de So Paulo (Brasil), e dirigente estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Disponvel em http://resistir.info/brasil/maioridade_penal.html (Fragmento) Acesso em 2 abr. 2007.

1. 2.

Observa-se, no texto, a encenao de um embate ideolgico. Quais so as duas ideologias apresentadas como opostas? A diferena bsica entre o discurso argumentativo-democrtico e o persuasivo que, neste ltimo, no se busca um convencimento com base apenas em provas racionais, mas tambm em apelos emocionais. As seguintes estratgias comprovam que o locutor do texto explora a persuaso emocional, EXCETO a) o uso de palavras que aproximam a polmica da guerra, da disputa belicosa: munio, inimigos, esgrimir. b) a defesa veemente da idia de que os adolescentes infratores so vtimas do sistema econmico-poltico. c) a desqualificao radical do neoliberalismo identificado como inimigo do povo e da democracia. d) a explorao de alegorias e da ironia para expressar indiretamente suas convices poltico-partidrias.

3.

Defendem que o ECA estaria servindo para proteger criminosos mirins que se aproveitariam de uma suposta suavidade e abrandamento nas penas aplicadas a adolescentes infratores, para cometer crimes graves e violentos.

Na passagem acima, extrada da introduo do texto, o uso do futuro do pretrito marca que o locutor a) v como hipotticos os pontos de vista expressos pelos enunciados. b) v as declaraes como certas, mas sob condies. c) considera as declaraes fatos incontestveis. d) concorda com a modificao do ECA.

12

4.

Em todas as alternativas, o comprometimento do locutor com o que diz marcado pelo uso da primeira pessoa do plural, EXCETO a) A nosso ver, a sada apresentada pela direita brasileira e pelos grandes meios de
comunicao, a da reduo da maioridade penal, alm de no resolver o problema, segue um padro muito comum na conduta da classe dominante brasileira frente aos problemas de segurana pblica.

b) Se considerarmos que 76% dos jovens internados tm entre 16 e 18 anos, idade em

que comeam a entrar no mercado de trabalho, podemos concluir que a restrio de acesso a um emprego reduziu as perspectivas da juventude pobre a uma vida minimamente digna... grande imprensa que cria um clima de pavor generalizado na sociedade, se inserem em uma poltica de destruio de todas as conquistas democrticas...

c) Pensamos que os ataques desferidos pela direita brasileira ao ECA, com ajuda da

d) Por todos os motivos expostos, cabe s foras polticas e sociais comprometidas com

um processo de transformao real da sociedade brasileira defender intransigentemente todas as conquistas que auxiliam na defesa de setores sociais fragilizados por um capitalismo dependente e altamente concentrador da renda [...] e pelas polticas neoliberais que tiram do Estado qualquer responsabilidade social.

5.

Para derrubar o argumento de que os crimes hediondos cometidos por adolescentes tm aumentado, o locutor usa a seguinte estratgia: a) apresenta dados estatsticos oficiais do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE. b) afirma que o nmero de adolescentes privados de liberdade tem crescido proporcionalmente aos crimes que exigiriam tal medida. c) acusa seus opositores de adotar medidas repressivas e punitivas, contrrias ao que determina o Estatuto da Criana e do Adolescente. d) considera a posio de seus adversrios como parte de um compl que procura destruir as conquistas democrticas, entre elas o ECA.

6.

Considerando que a etapa de concluso do texto argumentativo a ltima oportunidade de ganhar a adeso do interlocutor, comente a frase final do texto:
A juventude brasileira, em sua maioria composta de jovens proletrios, no merece ser punida, mas ter uma vida digna.

7.

Para voc, qual dos textos, este ou o anterior, faz uso de uma argumentao mais ideolgica e persuasiva? Justifique sua resposta.

Respostas e comentrios
1.

As duas ideologias apresentadas como opostas so o neoliberalismo, identificado como ideologia de direita e da classe dominante, e a democracia social, interessada em defender os interesses das classes mais desfavorecidas e vulnerveis. d a d a O locutor faz um apelo emocional ao discurso humanitrio de justia social e de proteo aos jovens. O verbo merecer marca a declarao como da ordem do dever moral, do juzo tico. Observe-se que o locutor faz uso do argumento denunciado pelo autor do texto anterior como hipcrita, porque decorrente do sentimento de culpa frente s desigualdades sociais.

2. 3. 4. 5. 6.

13

7.

O segundo texto mais autoritrio e persuasivo que o primeiro porque reitera um mesmo argumento e se constri com base em generalizaes e oposies radicais, como, por exemplo, a idia de que todos os que discutem qualquer mudana no ECA so capitalistas de direita, favorveis ao neoliberalismo e contrrios s conquistas democrticas.

Atividade 4 O texto desta atividade fala sobre silogismo. Leia-o e responda s questes propostas.
Vrias situaes que presenciei ao longo desses anos me fizeram refletir bastante sobre o melhor modo de analisar a racionalidade de uma cultura diferente da nossa no meu caso, de algumas naes indgenas brasileiras. [...] Minha primeira investida na busca da racionalidade waimiri-atroari foi com os silogismos. Iniciei explicando "como o branco pensa" (para eles os no-ndios so denominados brancos, independente da raa), mostrando alguns silogismos clssicos e outros do cotidiano deles, como por exemplo: "Todo ndio waimiri-atroari caa com arco e flecha, Marcelo um waimiriatroari, logo Marcelo caa com arco e flecha". Isto era mais que natural para eles, pois Marcelo um professor waimiri-atroari e todos sabiam que ele caava com arco e flecha. Quando solicitei que construssem silogismos, obtive frases do tipo: "Todo waimiri-atroari pesca pirarucu, Pedrinho caa, logo Davi casado". Todas as afirmaes so verdadeiras, mas no seguem um caminho lgico para o silogismo. Acredito que o que significou para eles um silogismo eram verdades que conhecem. Foram incapazes de construir silogismos descontextualizados de suas realidades.
FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Racionalidade dos ndios brasileiros. Scientific American. So Paulo, n. 11, p.90-93, 8 ago. 2005.

1.

(PUC-RIO Adaptao) Explique o que um silogismo e por que os enunciados produzidos pelos ndios waimiri-atroari no foram considerados silogismos pelo locutor. O fato de os ndios waimiri-atroari no terem conseguido construir raciocnios silogsticos prova que esse tipo de argumentao a) no uma propriedade universal do pensamento humano. b) uma construo histrica, ligada cultura indgena. c) os waimiti-atroari so intelectualmente inferiores aos brancos. d) baseia-se na observao do concreto e do particular.

2.

3.

(PUC-RIO) Reescreva o perodo "Todas as afirmaes so verdadeiras, mas no seguem um caminho lgico para o silogismo", usando um conectivo de subordinao que indique concesso.

Respostas e comentrios
1.

O silogismo raciocnio do tipo dedutivo em que, partindo-se de duas premissas, uma universal e verdadeira, e outra particular e tambm verdadeira, chega-se a uma concluso, considerada necessariamente verdadeira. Os enunciados produzidos pelos waimiri-atroari no se organizam como duas premissas encadeadas e uma concluso necessria, mas em declaraes de fatos baseados em suas vivncias e observaes cotidianas. Observe-se que, no silogismo, o sujeito da premissa maior, a primeira, deve manter-se como predicado na segunda, a menor. Por exemplo: Todo waimiri-atroari pesca pirarucu. Pedrinho waimiri-atroari. Logo, Pedrinho pesca pirarucu. a Embora (ainda que, mesmo que) todas as afirmaes sejam verdadeiras, no seguem um caminho lgico para o silogismo.

2. 3.

14

Atividade 5 Leia o texto publicitrio ao lado e responda s questes propostas. 1. O anncio raciocnio: opera com o seguinte

Todo mundo quer segurana para si e sua famlia. Os pneus Michelin oferecem segurana. Logo, voc deve preferir os pneus Michelin. a) Por que o locutor pode tomar como verdadeira a primeira premissa? b) No anncio, que estratgia usada pelo locutor para provar a segurana dos pneus? 2. O anncio explora a imagem de uma famlia e a polissemia da palavra famlia. a) Caracterize a famlia representada e o efeito dessa representao no leitor.
POCA. So Paulo, Globo, n.392, p.89, 21 nov. 2005.

b) Que sentidos da palavra famlia esto superpostos no texto? 3. De que forma o slogan da marca A melhor maneira de ir mais longe combina as idias de segurana e desempenho?
Respostas e comentrios
1.

a) A idia de que todo mundo quer segurana para si e a famlia , em nossa sociedade, uma generalizao que faz parte do senso comum, do conhecimento compartilhado. O locutor a toma como pressuposto incontestvel porque sabe que o leitor vai facilmente aderir a esse ponto de vista. b) O locutor menciona o uso dos pneus da marca anunciada em situaes de risco, que exigem equipamentos com alto nvel de qualidade e segurana, como as viagens espaciais e as corridas de carro. a) A famlia representada a considerada ideal pelo discurso predominante: infere-se que os pais so bem sucedidos financeiramente porque se vestem bem, de forma moderna, tm poder aquisitivo para comprar um carro. Trata-se de uma famlia tpica da classe mdia urbana contempornea: pequena, biparental, o filho faz coisas tpicas de meninos, e a menina se comporta conforme os esteretipos previstos para o gnero feminino. b) Na expresso tamanho famlia, a palavra famlia equivale a grande; mais abaixo, na expresso Voc e sua famlia..., a palavra faz referncia a grupo de pessoas ligadas por laos de parentesco, em especial pai, me e filhos. A expresso ir mais longe est associada a alcanar objetivos, ter sucesso; portanto, a desempenho. J a expresso a melhor maneira sugere segurana, confiabilidade.

2.

3.

Atividade 6 As questes desta atividade referem-se ao texto a seguir.

15

Ele, Ela
Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers o presidente da Universidade Harvard sugeriu que diferenas inatas na estrutura do crebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escassez de mulheres na cincia. As declaraes reacenderam um debate que se desenrola h um sculo, desde que os cientistas que mediam a dimenso do crebro de ambos os sexos comearam a sustentar a idia, baseados em sua principal concluso a de que o crebro feminino tende a ser menor , de que as mulheres so intelectualmente inferiores aos homens. At hoje ningum conseguiu nenhuma evidncia de que as diferenas anatmicas tornem as mulheres incapazes de obter distino acadmica em matemtica, fsica ou engenharia. E o crebro de homens e mulheres comprovou ser muito semelhante em vrios aspectos. Por outro lado, ao longo da ltima dcada, pesquisadores que estudam questes diversas, do processamento da linguagem navegao, passando pela gravao de memrias emocionais, tambm revelaram uma srie impressionante de variaes estruturais, qumicas e funcionais entre crebro de homem e de mulher. At no muito tempo atrs, os neurocientistas acreditavam que as diferenas no crebro de sexos diferentes se limitavam s regies responsveis pelo comportamento de acasalamento. Essa viso foi posta de lado por uma onda de descobertas que ressaltam a influncia do gnero em vrias reas da cognio e do comportamento, incluindo memria, emoo, viso, audio, processamento de rostos e resposta do crebro aos hormnios do stress. Esse avano se acelerou nos ltimos dez anos com o uso de tcnicas de imageamento sofisticadas e noinvasivas, como a tomografia por emisso de psitrons (PET) e a ressonncia magntica funcional (RMf), com as quais possvel observar o crebro em ao. As divergncias no so apenas idiossincrasias curiosas para explicar por que os homens gostam mais dos Trs Patetas do que as mulheres. Elas suscitam a possibilidade de precisarmos desenvolver tratamentos especficos de acordo com o sexo para problemas como depresso, vcio, esquizofrenia e transtorno do stress ps-traumtico. Estudiosos da estrutura e do funcionamento do crebro devem levar em considerao o sexo de seus objetos de pesquisa ao analisar dados e incluir tanto homens quanto mulheres em estudos futuros, para evitar resultados enganosos.
Adaptado de Scientific American Brasil, ed. 37, jun. 2005.

1.

(UFPR ) O texto se organiza em quatro pargrafos que apresentam os seguintes subtpicos discursivos: a) (1) viso dos cientistas machistas; (2) semelhanas entre os crebros masculino e feminino; (3) novas descobertas; (4) idiossincrasias curiosas. b) (1) diferenas no tamanho dos crebros e suas implicaes; (2) a no inferioridade intelectual das mulheres; (3) descobertas surpreendentes; (4) doenas mentais do homem e da mulher. c) (1) por que h poucas mulheres pesquisadoras; (2) diferenas comprovadas entre os crebros masculino e feminino; (3) progressos recentes; (4) diferenas culturais entre os sexos. d) (1) a hiptese da inferioridade intelectual feminina; (2) semelhanas e diferenas entre os crebros do homem e da mulher; (3) novas tecnologias e novas descobertas; (4) possveis aplicaes das novas descobertas. e) (1) a opinio de Summers; (2) as mulheres pesquisadoras; (3) novas tcnicas e suas revelaes; (4) novos estudos sobre o comportamento feminino.

2.

(UFPR) Os quadrinhos a seguir tm o mesmo tema do texto "Ele, Ela":

16

FOLHA DE S. PAULO. So Paulo, p. F8, 17 set. 2005.

Tomando como base esses quadrinhos e o texto "Ele, Ela", considere as seguintes afirmativas: I. Os quadrinhos corroboram a afirmao de que diferenas anatmicas tornam as mulheres incapazes de ser bem-sucedidas nas cincias exatas. II. A manifestao espontnea de preconceito expressa pelos meninos nos quadrinhos assemelha-se opinio de Lawrence Summers, fundada em dados de anatomia. III. A expresso "desta vez" na fala da professora refora a opinio do presidente da Universidade Harvard. IV. Para o autor dos quadrinhos, como para Lawrence Summers, o bom desempenho das mulheres em matemtica raro: o nome da personagem e o suspense criado pela professora so indcios dessa opinio. Assinale a) se apenas I e II so verdadeiras. b) se apenas I e III so verdadeiras. c) se apenas II e III so verdadeiras. d) se apenas II, III e IV so verdadeiras. e) se apenas I, II e IV so verdadeiras. 3. (UFPR) Segundo o autor, as diferenas comprovadas entre o crebro masculino e o feminino: a) explicam a predominncia masculina entre os profissionais que se dedicam pesquisa cientfica. b) representam uma curiosidade cientfica sem aplicao prtica. c) acabam com o debate que dura h sculos, pois pesquisas j comprovaram que essas diferenas so apenas culturais. d) reforam a hiptese de que as mulheres so intelectualmente inferiores aos homens.

17

e) fornecem subsdios importantes para o desenvolvimento de tratamentos mdicos diferenciados.


Respostas e comentrios
1. 2. 3.

d d e

Atividade 7 As questes desta atividade referem-se ao seguinte texto:


O que empurrou as caravelas de Portugal em busca de novos mundos para o mundo? Necessidades de subsistncia ou o sonho moderno de se fazer valer? A oposio assim colocada evoca imediatamente o comeo da Fenomenologia do esprito, de Hegel que de fato a melhor interpretao antropolgica da subjetividade moderna no instante de seu triunfo. A humanidade (entenda-se: a modernidade) na descrio de Hegel comea quando acaba o reino da necessidade, ou seja, quando o desejo no encontra mais sua satisfao nos objetos procurados e finalmente consumidos mas se projeta e se prolonga indefinidamente na procura de reconhecimento. No h melhor descrio do fim da sociedade tradicional: o lugar social de cada um passa a ser decidido pelo reconhecimento que ele obtm dos outros, e os objetos de desejo passam a valer como meios para conseguir um lugar ao sol. De repente, nenhum deles pode apagar um desejo que transcende qualquer necessidade.
Adaptado de Contardo Calligaris.

1.

(USP) O texto afirma que a) emergncia do homem moderno ocorre no momento em que o desejo de reconhecimento passa a prevalecer sobre a necessidade de subsistncia. b) a humanidade, segundo Hegel, atingiu a modernidade quando todas as suas necessidades bsicas foram satisfeitas. c) a obra Fenomenologia do esprito tem como tema central a polmica em torno das causas histricas que determinaram as expedies martimas dos portugueses. d) a supresso das necessidades bsicas de sobrevivncia determina o lugar social de cada indivduo no mundo moderno e lhe garante o reconhecimento dos outros. e) a necessidade s satisfeita de modo pleno quando o homem consegue finalmente obter os modernos objetos de consumo.

2.

(USP) Deduz-se CORRETAMENTE do texto que a) a vinda dos portugueses ao Brasil deveu-se mais s Necessidades de subsistncia do que ao sonho moderno de se fazer valer (linhas 3 e 4). b) a expresso novos mundos para o mundo (linha 2) restringe sua referncia obsesso dos portugueses de ampliar os limites geogrficos de Portugal. c) o segmento no instante de seu triunfo (linha 8) aponta para a vitria dos portugueses na conquista pretendida. d) possvel considerar como incio da histria moderna o perodo em que as caravelas de Portugal (linha 1) aqui aportaram. e) os parnteses (linhas 9-10) tm a funo de intercalar uma correo a respeito do uso da palavra humanidade.

18

3.

(USP) Assinale a alternativa CORRETA acerca do modo de composio do texto. a) A ausncia de hiptese formulada explicitamente acentua o teor descritivo das digresses que se desenvolvem ao longo do relato; por isso mesmo, o texto deixa de ser considerado argumentativo. b) Com o intuito de esclarecer que sua dvida apresentada na introduo no exclusivamente pessoal, o autor passa a discorrer sobre exemplo citado por renomado pesquisador. c) A progresso textual evidencia esta tradicional diviso tripartite: apresentao da hiptese seguem-se argumentos comprobatrios e, na concluso, confirma-se a idia introdutria. d) Partindo de uma questo polmica, o autor vai, progressivamente, indiciando uma resposta cuja base est no argumento de autoridade utilizado. e) A ausncia de elemento de coeso entre a pergunta inicial de efeito apenas retrico e o desenvolvimento do texto implica fragmentao do discurso argumentativo.

4. (USP) A oposio assim colocada evoca imediatamente o comeo da Fenomenologia do


esprito, de Hegel.

Assinale a alternativa que apresenta outra forma precisa e correta de se redigir o perodo destacado. a) De incio, o contraste colocado constitui justamente a introduo da obra de Hegel, intitulada Fenomenologia do esprito. b) Apresentada dessa forma, a polmica logo nos lembra as consideraes iniciais da obra de Hegel, Fenomenologia do esprito. c) Colocando-se assim, dessa forma contraditria, o comeo da obra Fenomenologia do esprito, de Hegel, a anttese de imediato associada. d) A obra Fenomenologia do esprito de Hegel, to logo se inicia, responde justamente aos contrastes tpicos dessa oposio. e) O antagonismo em que se coloca a questo , em princpio, induzido na parte introdutria da Fenomenologia do esprito, de Hegel. 5. (USP) Assinale a alternativa que apresenta parfrase adequada da expresso em destaque. a) Necessidades de subsistncia (linha 2): carncias relativas condio de sobrevivncia. b) se fazer valer (linha 2): reivindicar direitos constitucionais. c) subjetividade moderna (linha 4): modo de ser exclusivo das pessoas da atualidade. d) reino da necessidade (linha 6): lugar inspito, sem condies de sobrevida. e) sociedade tradicional (linhas 9): sociedade estruturada na organizao familiar. 6. (USP) Assinale a alternativa CORRETA. a) Em que de fato (linha 3-4), o pronome destacado pode se referir, ambiguamente, tanto a o comeo da obra de Hegel quanto totalidade da obra.

19

b) A forma negativa em quando o desejo no encontra mais (linha 6) equivale a o desejo encontra menos. c) Na voz ativa, a forma verbal do segmento o lugar social de cada um passa a ser decidido pelo reconhecimento (linhas 9) seria decide. d) Se substitussemos ele por eles, no trecho que ele obtm dos outros (linhas 10), a grafia da forma verbal seria a mesma. e) Se a forma verbal transcende, no trecho um desejo que transcende qualquer necessidade (linhas 11-12), fosse deslocada para o final do perodo, o sentido permaneceria o mesmo.
Respostas e comentrios
1. 2. 3. 4. 5. 6. a e d b a a

Produo de texto Alguns textos analisados neste captulo abordam o problema da violncia juvenil. Preparese para produzir um texto argumentativo sobre o tema, refletindo sobre as questes propostas a seguir. Procure formular respostas pessoais para as questes e identificar provas que possam sustentar seu ponto de vista. Refletindo... 1. Adolescentes so capazes de responder por seus atos? 2. Na sua comunidade h muitos adolescentes ou jovens envolvidos com o crime? Tratase de uma comunidade de risco? Por qu? 3. A participao de jovens em crimes relevante? Qual o percentual de participao de jovens em crimes na sua comunidade, cidade, estado ou pas? Em que tipos de crime, eles esto mais freqentemente envolvidos? 4. Preveno: qual o papel da famlia? E da escola? Famlia e escola podem evitar que o jovem se envolva com o crime? 5. Prender menores pode diminuir os ndices de violncia? Reduzir a idade da maioridade penal reduziria o nmero de crimes cometidos por jovens? 6. O que fazer com os jovens infratores? 7. Qual deve ser a idade da maioridade penal? Quando os jovens devem comear a responder criminalmente por seus atos? Agora, redija uma dissertao argumentativa com cerca de 30 linhas, expressando seu posicionamento pessoal acerca do tema abordado nas perguntas desta atividade, Considere que seu texto ser divulgado via intranet para toda a comunidade escolar. D um ttulo a sua dissertao.

20

Metacognio Voc foi escolhido para explicar e ilustrar com exemplos a seguinte afirmativa:
Em sentido amplo, todo texto argumentativo, uma vez que a linguagem uma forma de atuar sobre o outro; em sentido estrito, so argumentativos os textos que, construdos base em silogismos, expressam o ponto de vista de um locutor-autor sobre um tema polmico.

Utilize os fragmentos de textos a seguir para ilustrar suas explicaes. Texto 1: ttulo, subttulo e pargrafo inicial de uma reportagem de revista semanal informativa.

O SONO DE UM DISCURSO
Durante a fala de Dilma sobre o PAC 2, os ministros e at o presidente do sinais de que o tom da candidata cansativo.
Otvio Costa, Srgio Pardelias Fotos: Roberto Castro/ AG. ISTO

O palco estava armado. Todos os holofotes iluminavam a festa de lanamento do PAC 2, segunda verso do principal programa de infraestrutura do governo Lula. A platia, composta por 30 ministros, 16 governadores, prefeitos e sindicalistas, acotovelou-se num dos centros de convenes mais sofisticados de Braslia para assistir ao ltimo grande evento de Dilma Rousseff como ministra da Casa Civil. Na viso dos convidados, era uma tima oportunidade para Dilma dar a partida em sua pr-campanha presidncia com um discurso mais emocionante. Mas sua fala de 50 minutos no empolgou. Ela, mais uma vez, fez uma apresentao tcnica e cheia de nmeros. Alguns integrantes do primeiro escalo do governo caram em sono profundo e at o presidente Lula acusou o enfado.
ISTO. So Paulo, Trs, n. 208, ano 34, p.40, 7 abr. 2010. (Fragmento)

Texto 2

Entrevista ACIO NEVES


MRIO SABINO E FBIO PORTELA

Tenho orgulho de ser poltico


O tucano Acio Neves confirma que concorrer ao Senado, aponta as maiores fragilidades do discurso petista e diz que vital recuperar a dignidade da atividade poltica.
[...] Os eleitores entendem o conceito de choque de gesto? Quase todo mundo percebe quando a poltica est sendo exercida como uma atividade nobre, sem mesquinharias, com transparncia e produzindo resultados prticos positivos. A poltica, em si, a mais digna das atividades que um cidado possa exercer. Os gregos diziam que a poltica a amizade entre vizinhos. Quando traduzimos para hoje, estamos falando de estados, municpios e da capacidade de construir, a partir de alianas, o bem comum. Vou lutar por reformas que possam tornar a poltica de novo atraente para as pessoas de bem, que faam dessa atividade, hoje vista como suspeita, um trabalho empenhado na elevao dos padres materiais, sociais e culturais da maioria. assim que vamos empurrar os piores para fora do espao poltico. No existe vcuo em poltica. Se os bons no ocuparem espao, os ruins o faro.
VEJA. So Paulo, Abril, ed. 2159, ano 43, n. 14, p. 17-20, 7 abr. 2010. (Fragmento)

21

Respostas e comentrios Resposta pessoal. Observe que o primeiro texto argumentativo em sentido amplo: seu objetivo comunicativo bsico no defender um ponto de vista sobre uma questo polmica, mas divulgar informaes sobre um evento de interesse social. Percebe-se, porm, que o modo de focalizar e avaliar o discurso da ministra tem o propsito de criar uma imagem negativa da futura candidata presidncia. Assim, embora se trate de uma reportagem jornalstica, o locutor-autor do texto no faz apenas um relato objetivo do acontecimento. Entre os recursos usados pelo locutor para marcar sua intencionalidade argumentativa destaca-se a escolha do ttulo (O sono de um discurso) e o uso do operador argumentativo at, que funciona como prova final de que nem o maior aliado de Dilma teria conseguido se interessar por seu discurso. O segundo texto, fragmento de uma entrevista, como prprio do gnero, argumentativo em sentido estrito, j que expressa o ponto de vista pessoal do entrevistado: de forma direta, quando este responde pergunta do reprter usando a primeira pessoa; de forma indireta, quando o reprter relata, em discurso indireto no subttulo, as principais opinies do entrevistado. Embora o entrevistado tenha propriamente respondido pergunta do reprter, ele expressa seu ponto de vista pessoal sobre o que deve ser a poltica e apresenta justificativas lgicas para esse ponto de vista.

Vous aimerez peut-être aussi