Vous êtes sur la page 1sur 39

FISIOLOGIA Estuda o funcionamento dos organismos vivos

Pode ir desde o estudo das molculas envolvidas num processo particular at ao estudo integrado das funes de vrios orgos.

Funo e integrao
1-1

Como est organizado o corpo?


unidade estrutural : clula

4 tipos de clulas especializadas:

Clulas musculares Neurnios Clulas epiteliais Clulas do tecido conjuntivo

1-2

Como est organizado o corpo?


As clulas organizam-se em tecidos

4 tipos de tecidos:

tecido muscular tecido nervoso tecido epitelial tecido conjuntivo

1-3

Como est organizado o corpo?


Tecidos de vrios tipos formam orgos
e os orgos funcionam em conjunto em

sistemas

1-4

Caractersticas dos vrios tipos de tecidos


Clulas musculares e tecido muscular

msculo esqueltico
O msculo esqueltico tem contraces voluntrias. Encontra-se ligado aos ossos e produz movimento dos membros e tronco. Tambm se encontra ligado pele e responsvel pelas expresses faciais.

msculo cardaco

msculo liso

Todas as clulas musculares so clulas especializadas para gerar FORA mecnica


Os msculos liso e cardaco tm contraces involuntrias. O msculo cardaco s existe no corao. O msculo liso reveste muitos dos tubos do corpo: ex. vasos sanguneos e tracto gastrointestinal.
1-5

Caractersticas dos vrios tipos de tecidos


Neurnios e tecido nervoso

Os neurnios so clulas especializadas para gerar, integrar e conduzir SINAIS ELCTRICOS para outras clulas Os sinais elctricos podem: i) dar origem a outros sinais elctricos noutros neurnios, ii) estimular glndulas endcrinas a secretar hormonas iii) dar origem contraco muscular
1-6

Caractersticas dos vrios tipos de tecidos


Clulas epiteliais e epitlios
Os epitlios encontram-se a cobrir a superfcie do corpo ou orgos individuais. Tambm se encontram a revestir as superfcies internas das estruturas tubulares que existem no corpo.
As clulas epiteliais assentam sobre a lmina basal que uma camada de protena extracelular. Desse lado encontra-se a membrana basolateral (ou serosa) e do outro lado encontra-se a membrana apical (ou mucosa). As propriedades destas membranas so diferentes.

As clulas epiteliais so clulas especializadas para a SECREO ou ABSORO selectiva de ies e molculas orgnicas. Tambm servem como barreiras de proteco.
As clulas podem classificar-se de acordo com a forma que tm: cuboides, colunares, escamosas ou ciliadas. H epitlios constitudos por uma nica camada de clulas ou por vrias camadas de clulas. As clulas esto ligadas por junes selantes que permitem que o epitlio forme uma barreira que separa 2 compartimentos.

1-7

junes celulares
junes selantes tight junctions

1-8

junes celulares
desmossomas

1-9

junes celulares
junes de comunicao Gap junctions

1-10

Caractersticas dos vrios tipos de tecidos


clulas e tecido conjuntivo
As clulas do tecido conjuntivo so clulas especializadas para LIGAR, ANCORAR e SUPORTAR as estruturas do corpo. Formao da matriz extracelular (em torno das clulas).

Tipos de tecido conjuntivo: tecido conjuntivo solto tecido conjuntivo denso (tendes e ligamentos) sangue cartilagem tecido adiposo
Matriz extracelular
composio: protenas fibrosas (colagneo e elastina), glicoprotenas e polissacridos funo: fornece uma estrutura para as clulas se agarrarem e permite a transmisso de informao entre clulas orientando a sua actividade, migrao, crescimento e diferenciao.
1-11

ORGOS e SISTEMAS
Os orgos so formados por dois ou mais tipos de tecido. A maior parte dos orgos esto organizados em unidades funcionais. A unidade funcional comporta-se como o orgo. O sistema composto por um conjunto de orgos que trabalham em conjunto para uma funo global. O conjunto de todos os sistemas permite a sobrevivncia do organismo e a manuteno de um ambiente interno estvel.
1-12

Table 1.1

x x
1-13

(continuao)

1-14

Fludos
H gua com solutos dissolvidos volta das clulas, dentro das clulas e dentro dos vasos sanguneos

fludo extracelular (33%): plasma (3 L) + fludo intersticial (11 L) fludo intracelular (67%): fludo dentro das clulas (28 L)
fludo total 42 L
A composio do plasma e do fludo intersticial parecida (>[protenas] no plasma) mas muito diferente da composio do fludo intracelular.

Compartimentao um princpio geral importante em Fisiologia. A


compartimentao consegue-se atravs da existncia de barreiras que controlam as substncias que se movem entre compartimentos.
1-15

As trocas fazem-se entre as clulas e o fludo intersticial, entre o fludo intersticial e o plasma. O sangue circula e comunica com todos os orgos. Os orgos comunicam com o ambiente exterior.

Troca e comunicao so conceitos chave para entender a HOMEOSTASE


Ambiente interno
Fludo intracelular Fludo intersticial

Ambiente externo

plasma

orgos

1-16

Homeostase
Manuteno de um equilbrio dinmico interno
A homeostase um processo dinmico. Podem ocorrer alteraes das variveis fisiolgicas num perodo de 24 h (ritmo circadiano), mas o sistema mantm-se em estado estacionrio a nvel global. Quando a homeostase mantida falamos em Fisiologia Quando a homeostase se perde falamos em Fisiopatologia.

1-17

Algumas variveis fisiolgicas comuns


presso sangunea temperatura corporal concentrao de oxignio no sangue concentrao de glucose no sangue concentrao de Na+ no sangue pH do sangue So mantidas dentro de limites previsveis independentemente do que se passa no ambiente externo (onde as variaes podem ser grandes!)
1-18

Nvel de glucose no sangue: Exemplo de uma constncia dinmica.


O nvel de glucose varia em perodos de tempo curtos (aps as refeies) mas mantm-se constante durante perodos de tempo longos.

Quando o nvel de glucose aumenta desencadeiam-se mecanismos compensatrios que trazem a concentrao de glucose de volta para o nvel que estava antes da refeio.
1-19

Constncia dinmica
Homeostase no implica que as variveis fisiolgicas esto rigidamente constantes, implica que elas se mantm dentro de limites previsveis e que existem mecanismos que as trazem de volta ao normal quando so perturbadas. A homeostase tem que ser definida para cada varivel independentemente.
Muitas vezes os mecanismos desencadeados para trazer uma varivel de volta ao valor normal perturbam outras variveis. Ex: exerccio vigoroso aumenta T suor perturbao do equilbrio da gua
1-20

Definies
Estado estacionrio: a varivel no se altera no tempo, mas o sistema consome energia para manter a varivel nesse valor Equilbrio: a varivel no se altera no tempo e o sistema no consome nem produz energia, encontra-se no estado de energia mnima (morte). Ponto de ajuste: valor da varivel na situao de estado estacionrio. A estabilidade de uma varivel consegue-se custa de igualar o que entra (input) e o que sai (output) do sistema
1-21

Mecanismos compensatrios
Ex: Resposta do organismo a um decrscimo da temperatura ambiente

1-22

Sistemas de controlo homeosttico


As actividades das clulas, tecidos e orgos tm que ser reguladas e integradas umas com as outras de forma a que qualquer alterao no fludo extracelular inicie uma reaco para corrigir essa alterao.

Feedback loops
positivo (aumenta o efeito raro!) negativo (inibe o efeito maior
parte dos sistemas) Nos mecanismos de feedback negativo a resposta do sistema para contrariar a alterao (mover a varivel no sentido oposto at atingir o ponto de ajuste). Pode ocorrer ao nvel do orgo, ao nvel
celular ou ao nvel metablico.

Ex. de feedback negativo Numa via metablica

1-23

Feedforward
outro mecanismo de controlo homeosttico
Neste mecanismo a alterao da varivel prevista antes de acontecer e so desencadeados os mecanismos para a controlar antes de haver alteraes significativas . Minimiza as flutuaes e reduz o afastamento ao ponto de ajuste. So utilizados sensores externos e internos. provavel que na maior parte dos casos as respostas de feedforward resultem de aprendizagem.
1-24

O valor do ponto de ajuste pode ser alterado


Por razes adaptativas.
Por exemplo a temperatura do corpo aumenta (febre) para combater infeces.

Porque h conflito entre diferentes sistemas regulatrios.


(exemplo da regulao da temperatura em exerccio fsico intenso e manuteno do balano de gua)

1-25

Sistemas de controlo homeosttico Generalizaes


1. 2. 3. A estabilidade da varivel conseguida custa de input = output. Os valores absolutos no importam. No feedback negativo a alterao contrariada. O sistema move a varivel de volta para o valor do ponto de ajuste. Os sistemas de controlo homeosttico no conseguem manter as variveis completamente constantes. Fazem-no dentro de limites mais ou menos apertados. possvel alterar fisiologicamente o ponto de ajuste de algumas variveis. Nem sempre possvel manter as variveis todas dentro de controlo apertado. H uma hierarquia de importncia. Algumas variveis podem ter alteraes significativas para manter outras variveis (mais importantes) no seu valor normal.
1-26

4. 5.

Estratgia para explorar a resposta homeosttica


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Identificao da varivel fisiolgica. (nvel de glucose no sangue) Conhecimento do ponto de ajuste. (70 a 110 mg glucose/dL) Identificao das entradas e sadas. (dieta e metabolismo energtico) Exame do equilbrio entre entradas e sadas (sedentarismo vs exerccio) Identificao dos receptores que monitorizam a varivel. (certas
clulas endcrinas do pncreas "sentem" a [glucose] no sangue)

Identificao do centro de integrao que recebe a informao dos receptores e que envia a resposta para os efectores. Identificao dos efectores e da forma como actuam. (hormona que
aumenta a sntese de glucose no fgado)

Muitos mecanismos homeostticos utilizam comunicao neuronal. (ver exemplo do arco reflexo)
1-27

Reflexos
No sentido restrito, reflexo uma resposta especfica, no premeditada, involuntria a um estmulo particular.
(ex. retirar a mo de um objecto quente)

No entanto h muitos reflexos que so aprendidos ou adquiridos. A via que medeia um reflexo chama-se arco reflexo Componentes do arco reflexo: estmulo
receptor via aferente centro de integrao via eferente efector

1-28

Componentes de um ARCO REFLEXO


via AFERENTE A informao vai do receptor para o centro de integrao, onde o valor da varivel comparado com o ponto de ajuste. Begin via EFERENTE A informao vai do centro de integrao para o efector, que ir produzir uma resposta para trazer a varivel de volta para o ponto de ajuste.

O centro de integrao frequentemente recebe sinais de vrios receptores que podem responder a estmulos diferentes. A informao de sada reflecte o efeito global da totalidade dos estmulos.
1-29

Arco reflexo do processo de termoregulao

1-30

Os principais efectores dos reflexos homeostticos so: msculos glndulas (produzem hormonas)
As glndulas podem actuar simultaneamente como receptor e como centro integrador.
Ex. As clulas do pncreas endcrino que detectam o aumento da glucose no sangue, so tambm as clulas que secretam a hormona insulina que vai fazer baixar a glucose.

1-31

Respostas homeostticas locais


As respostas homeostticas locais so originadas por estmulos, tal como os reflexos. No entanto, toda a sequncia de acontecimentos se restringe regio onde ocorreu o estmulo. Este mecanismo permite que haja zonas do corpo que se podem auto-regular.

1-32

Comunicao celular: mensageiros qumicos

hormonas neurotransmissores substncias parcrinas substncias autcrinas


Sinais endcrinos chegam a clulas alvo distantes aps transporte pelo sangue Sinais parcrinos chegam a clulas vizinhas atravs do fludo intersticial Sinais autcrinos actuam sobre a clula que sintetiza o mensageiro qumico e o liberta

1-33

Sinais qumicos
Hormonas so molculas produzidas por clulas das glndulas endcrinas e secretadas no sangue. Podem actuar em muitas clulas diferentes ao mesmo tempo porque circulam pelo corpo todo. Ligam-se a receptores nas clulas alvo que podem ficar a grande distncia. Neurotransmissores so molculas libertadas pelas extremidades dos axnios. Ligam-se a receptores no alvo que est muito perto e pode ser um outro neurnio, uma clula muscular ou uma clula de uma glndula endcrina.

1-34

Sinais qumicos
Neurnios, clulas endcrinas e outras clulas podem secretar o mesmo mensageiro qumico. Um mensageiro particular pode funcionar como neurotransmissor, como hormona ou como uma substncia parcrina/autocrina. Exemplo: A norepinefrina um neurotransmissor no crebro, mas tambm uma hormona produzida pelas clulas das glndulas supra-renais.

1-35

Outros tipos de comunicao


Junes de comunicao (GAP junctions) O citosol de clulas adjacentes comunica atravs destas junes atravs das quais passam ies, gua e pequenas molculas (no passam protenas nem DNA). As molculas movem-se de uma clula para a outra sem passar pelo fludo extracelular. Comunicao justcrina O mensageiro no libertado e fica ligado membrana da clula em que foi produzido. Quando esta clula encontra outra com um receptor para o mensageiro as clulas ficam ligadas atravs do mensageiro. Mecanismo muito importante no crescimento e diferenciao de tecidos.
1-36

Outros processos relacionados com homeostase


Adaptao caracterstica que favorece a sobrevivncia num ambiente especfico. Os mecanismos de controlo homeosttico so adaptaes biolgicas hereditrias. Aclimatao Refere-se ao melhoramento de um mecanismo de controlo homeosttico j existente, em presena de um determinado tipo de stress. Num indivduo a aclimatao reversvel, mas a adaptao no.
1-37

Ritmos biolgicos
So exemplo de um sistema feedforward que opera sem detectores

Ritmos circadianos
Estado de alerta Sono Temperatura corporal Concentrao de certas hormonas no sangue Excreo de ies na urina

1-38

Equilbrio na homeostase das substncias


1) o balano total de uma substncia no corpo depende das velocidades relativas de ganho e perda dessa substncia. Pode ser positivo, negativo ou estvel. 2) a concentrao da substncia na pool tambm depende das trocas dentro do corpo.

1-39

Vous aimerez peut-être aussi