Vous êtes sur la page 1sur 5

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens - Viage...

Pgina 1 de 5

CONSTRUO E REFORMA

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens


Fbio Calvetti Do UOL, em So Paulo 08/11/2013 08h00

Em viagens internacionais, cada vez mais comum levar ao menos o celular e o notebook. Tudo vai bem at chegar a hora de recarregar esses aparelhos. Voc olha para a tomada e faz cara de interrogao enquanto segura o plugue. Boa parte do bom humor da viagem vai embora a. Culpa dos padres de plugues de tomadas em cada pas. "A primeira patente de tomada foi a americana e alguns pases seguiram o modelo norte-americano. A Europa desenvolveu seu sistema eltrico mais ou menos na mesma poca e adotaram um modelo diferente. A foi se diversificando e cada um adotando o seu padro", explica Paulo Roberto dos Santos, professor de engenharia eltrica da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC). Como cada nao possui suas prprias normas eltricas, comum descobrir s no meio da viagem que preciso adquirir um adaptador para conseguir ligar seu aparelho em uma tomada. Por isso, vale ficar atento. "O melhor comprar o adaptador no Brasil e lev-lo para o pas onde vai viajar para no chegar ao destino e precisar ficar procurando, decifrando o idioma", diz Paulo Roberto. Perigo: alta (ou baixa) voltagem No apenas a salada de padres o nico problema que o turista enfrenta em uma viagem. importante tambm ficar atento faixa de volts. "A Austrlia e a Nova Zelndia trabalham com 240 volts. No Japo so 100 volts. Um DVD player brasileiro numa tomada de 240 volts pode tocar mais rpido. Ele corre at o risco de queimar", diz Paulo. Por isso, sempre confira o nmero de volts da tomada antes de inserir o plugue. Felizmente, a indstria tem produzido aparelhos capazes de funcionar com diferentes voltagens. "Os aparelhos mais sensveis j vem de fbrica com fonte prpria: notebook, netbook, carregadores de celular. Eles conseguem funcionar com uma diferena grande de volts", explica o engenheiro. Para saber se seu produto pode ser usado em outro pas, olhe a prpria fonte do aparelho, ali est inscrito a faixa de volts que ele capaz de funcionar. Para voc no errar e nem precisar sair de madrugada pelas ruas de outro pas procurando adaptador, o UOL Viagem apresenta quais so os plugues dos principais pases do mundo.

Tomada tipo A (esquerda) e tipo B (direita)

http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-... 08/11/2013

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens - Viage...

Pgina 2 de 5

Amrica do Norte, Central e Japo (Tipo A e B) Famoso tambm no Brasil antes da mudana do padro de tomada, este plugue composto por dois pinos achatados e paralelos. Nos Estados Unidos, um dos pinos costuma ser mais largo do que o outro (isso pode dificultar a conexo de um produto eltrico americano a uma tomada japonesa, por exemplo). Em alguns casos, o plugue contm tambm uma entrada para fio terra: um pino redondo logo abaixo das duas abas.

Europa Exceto Reino Unido (Tipo C, E, F, J, L) Este plugue, o tipo C, era o mais comum no Brasil antes da alterao do padro. Voc provavelmente ainda se lembra dele. Possui dois pinos arredondados e paralelos. o plugue mais comum em todo o mundo. Variaes: Alguns pases fizeram adaptaes neste plugue para torn-lo mais seguro. Felizmente, essas modificaes permitem a ligao de aparelhos eltricos que possuem a

Tomada tipo C

tomada tipo C em seus plugues. No entanto, em alguns casos, os pinos podem at entrar, mas o formato do plugue pode ser diferente, dificultando sua colocao. Por isso, a dica procurar um adaptador.

Alemanha, ustria, Bulgria, Crocia, Espanha, Estnia, Finlndia, Grcia, Holanda, Hungria, Islndia, Portugal, Noruega, Rssia, Sucia Nesta verso de tomada, definida como tipo F, duas de suas extremidades so clipes usados como fio terra.

Tomada tipo F

Blgica, Frana, Polnia, Repblica Checa e Eslovquia Um plugue redondo, com dois pinos arredondados e paralelos com um pequeno orifcio no alto. Esta verso, a tipo E, evita choques e aumenta o uso do fio terra.

http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-... 08/11/2013

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens - Viage...

Pgina 3 de 5

Tomada tipo E

Itlia No pas da bota e em outros, a tomada a tipo L, com trs pinos paralelos e de igual tamanho. Aqui preciso prestar ateno na diferena de amperes. Existem dois modelos: um para 10A e outro para 16A. O primeiro o mais comum e funciona normalmente com tomadas tipo C. J o plugue para 16A possui mais espao entre os pinos e eles so mais largos. No deve ser usado com tomadas tipo C. Vale ficar atento para no causar nenhum acidente.
Tomada tipo L

Sua O pas criou um padro parecido com o brasileiro, no entanto, eles no so compatveis. O plugue tipo J possui trs pinos redondos, dois paralelos e um outro, central.

Tomada tipo J

Reino Unido (Tipo G) (Bahrein, Cingapura, Emirados rabes, Esccia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malsia, Uganda) Considerada a tomada mais segura do mundo, o padro britnico identificado pelos trs retngulos que formam o desenho de um tringulo. Seus plugues possuem um fusvel. Ao adquirir um adaptador, importante informar-se sobre o nmero de ampres para seu aparelho funcionar corretamente.

Tomada tipo G

sia Meridional (Tipo D) (ndia, Sri Lanka, Nepal, Nambia, Paquisto, Qatar) Usado antes dos anos 1960 no Reino Unido, esta tomada ainda padro na ndia, Paquisto e outros pases da regio. Ela possui trs pinos largos e redondos, formando o desenho de um tringulo.

http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-... 08/11/2013

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens - Viage...

Pgina 4 de 5

Israel (Tipo H) Utilizada somente em Israel, esta tomada possui trs pinos largos e redondos formando um "V". Apesar de seu desenho peculiar, ele aceita plugues do tipo C (padro europeu).

Tomada tipo D

Argentina e Oceania (Tipo I) (Austrlia, Argentina, Fiji Nova Zelndia, Papua Nova Guin) Esta tomada possui trs pinos achatados. Dois na diagonal e outro na posio vertical, na parte inferior.

Tomada tipo H

frica do Sul (Tipo M) Possui trs pinos largos e redondos, formando o desenho de um tringulo. bem similar ao plugue usado na sia Meridional, porm, esse tem pinos mais largos. A tomada tipo M tambm usada na Suazilndia e em Lesoto.

Tomada tipo I

Brasil (Tipo N) Em vigor desde 2010, as tomadas tipo N so utilizadas apenas no Brasil. So trs pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio e ligeiramente abaixo. Este tipo de tomada no permite o uso de plugues com pinos achatados (tipo A e B). No entanto, possvel usar tomadas tipo C mais novas (lanadas depois de

Tomada tipo M

2008).

http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-... 08/11/2013

Conhea os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens - Viage...

Pgina 5 de 5

Tomada tipo N
1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-... 08/11/2013

Vous aimerez peut-être aussi