Vous êtes sur la page 1sur 209

Felipe Voigt

VTNC!
Eram 69 poemas vagabundos....

Edio do autor 2012

V891v

Voigt, Felipe, 2012VTNC! Eram 69 poemas vagabundos... / Felipe Voigt. Limeira: VTNC, 2012 211 p. ; 11x21 cm. ISBN

1. Poesias. 2. Romance. I. Ttulo. VTNC / EU CDU 000:000

Para Lenita... por me fazer respirar

PREFCIO
Nem lembro direito como conheci Felipe Voigt. Certamente em conversas infinitas pela internet. So anos. O fato que a proximidade das opinies e a admirao mtua alm da paixo de ambos pelo rock - fez com que este cidado me convidasse para ser seu padrinho de casamento. Fui para a cerimonia em Limeira com o terno na cor determinada pela noiva, mas de sapatos vermelhos. Fiquei bebum, conheci sua famlia e cantei alguma coisa no palco durante a festa, pra desespero das tias presentes. O casrio, feliz ou infelizmente, acabou. Mas restaram a amizade, o respeito e a admirao pelo jornalista que no tem medo de expor suas convices poltico-comportamentais em seus blogs. Ou mesmo pelo escritor tarado que entrevista beldades e evidencia seu lado politicamente incorreto em seu Covil do Ogro. Felipe Voigt um lutador incansvel, um romntico inveterado. Mas no romntico no sentido brega ou sentimental. Ele romntico por que ousa sonhar. E barroco quando no se cansa de reclamar da prpria sorte, da eventual solido. Felipe Voigt usa seus poemas pra estabelecer um dilogo pessoal com o universo, se indignar com determinados acontecimentos, analisar outros, enfim, elucubrar sobre a vida. Dele e de seus semelhantes. Dentro deste contexto, nestas pginas voc o ver pedindo penico a um amor que se foi. Ver o jornalista ser subjugado pela impreciso das metforas que s fazem pintar quadros emotivos, balces de bar, situaes urbanas. Ele permite que seus sentimentos estabeleam a balbrdia. Ele deixa. At gosta!

Ele bebe: Meu usque acabou Minha gua secou Meu filme terminou E a ressaca me aguarda Porra: por que no fui dormir? Ele filosofa: Dos tolos sou o mais sbio dentre os sbios, o mais idiota Ele quer um happy end: Abra teu sorriso Faz falta teu olhar satisfeito Durma bem agora Deixa que o resto eu ajeito Felipe Voigt no se conforma com as dores do mundo e muito menos com as suas. Mas ele no se cala. Ele no baixa a guarda, sequer a cabea. Ele segue discutindo com o asfalto, as paredes, com Deus e o diabo. Seus poemas muitas vezes prescindem de mtrica e rimas. Ele vai dizendo, dizendo e vai. Ele uiva mas no desiste. Subindo a rua se vai o Lobo Tente acompanh-lo, se puder... a viagem se avizinha sedutora!

Paulo de Carvalho vocalista das Velhas Virgens

Em alguma hora, isso comeou assim...

Saudade de respirar algum


Quantos sentimentos reincidentes podemos carregar? E por quanto tempo mais iro se manifestar ao menor sinal de lembrana? Algumas pessoas funcionam como um sopro de brisa fresca que traz de volta aquele vero que esquenta o peito resfriado pelo frio invernal da solido. H quem chame de vero, h quem chame de paixo. Tanto faz. Outras so como o tapa da ventania que abre a primavera da alma e faz respirar ares florais de um sorriso tmido que desabrocha como uma rosa recm-tocada por um tmido par de mos, revelando assim olhos que brilham como a mais bela relva verde da manh. como se cada raio de luz lanado por esse olhar verde como a relva verde e por esse sorriso rosa como a rosa pudesse emitir sons que natureza alguma seria capaz de copiar. Mas h aquelas que so outono e deixam um rastro de gelo por onde pisam e passam, levando consigo as folhas cadas do que restou da dignidade.

11

Uma simples fagulha de presena j basta para incendiar toda uma mente perturbada por ramos secos de uma relao no-presencial. Por isso sigo botando fogo e apagando chamas no meu celeiro sentimental. Pois no importa em que praa esteja ou em qual estao estiver, basta um sorriso rosa como a rosa e olhos verdes como a relva verde para derreter a mscara de gelo que o inverno me fez ter.

12

Hoje noite, chorei


Hoje noite, chorei. Pensei que o tempo tivesse me levado esse dom. Mas as lgrimas voltaram com a mesma facilidade com que se foram um dia. Chorei por estar cansado; chorei por estar esgotado. Chorei um pranto silencioso, daqueles que travam a garganta e engessam a alma. Hoje noite, chorei. Por constatar aquilo que outrora j foi constado cedo ou tarde, algum ir te virar as costas e deix-lo como opo. Chorei por lembrar; chorei por saber. Chorei olhando para a lua, tal como um lobo uivando suas lgrimas ao relento. Hoje noite, chorei. Por ter a conscincia de que ningum ir tolerar meu jeito por muito tempo. Mesmo os que dizem o contrrio, cedo ou tarde sucumbiro, como todos os outros. Chorei por ter perdido a crena no prximo. Chorei a certeza de que palavras servem apenas como palavras. Hoje noite, chorei. Sabendo que o toque no existe e que a compresso utpica.

13

Mesmo quando tudo o que precisamos de uma confortvel mentira. Chorei por desconhecer a f. Chorei a angstia de ter de viver sob estigmas auto-impostos. Hoje noite, chorei. Gritando no vazio interno e recebendo um eco como resposta. O eco me dizia algo, mas eu no o ouvia. Chorei cada porta batida, cada mensagem devolvida, cada splica ignorada. Chorei quando no deveria chorar, mas chorei. Hoje noite, chorei. Mas espero no chorar mais. Mas sei que mais lgrimas viro um dia. E chorarei pelos mesmos motivos pelas mesmas razes.

14

Um bote chamado casamento


Imagine-se num barco em alto mar. Voc, marujo de primeira viagem, conta com apenas uma pessoa na tripulao. Que tambm inexperiente no velejar. Vocs enfrentam tempestades em algumas noites. Apreciam lindos horizontes em vrias manhs. Contemplam estrelas e a lua em outras noites. Passam por tardes nubladas e cinzentas em outros dias. Muitos mentiram pra vocs e disseram que a viagem seria tranquila e sem grandes tormentas. Outros foram realistas e at ousaram dizer que o barco foi feito para afundar aps um tempo em mares desconhecidos. Mesmo assim, voc e seu tripulante insistiram em levantar a ncora e seguir em direo ao vento. E depois de um tempo, ainda esto se acostumando com os percalos enfrentados diariamente. H dias em que voc dorme na proa e ele na popa. Em outros, ambos dividem a cabine do capito.

15

H pocas em que seu tripulante assume o timo e voc se sente um reles lacaio. Em outros, voc deixa aflorar seu lado Barba Negra e se sente um verdadeiro corsrio. H ainda aqueles dias em que voc sente saudade da terra firme e promete s estrelas que ir aportar no primeiro porto seguro que encontrar. Mas, inexplicavelmente, seguem a viagem. Por qual o motivo? Qual a inteno em se lanar nessa odissia controversa arriscada instigante? Muitos alegam que o destino final faz valer a pena enfrentar a onda mais forte e o vento mais ingrato. Eu no tenho essa iluso. No sei qual o destino do meu pequeno barco. Sinto que se soubssemos onde a viagem acaba talvez nem tivssemos levantado ncora. Mas, o que posso afirmar com certeza que todos ns embarcamos pelo mesmo motivo:

16

o simples prazer de velejar acompanhado. Explorar o desconhecido, travar batalhas contra voc mesmo e ser questionado em sua ndole seu carter e seus conceitos. Enfrentar voc mesmo. E conviver com a dvida de que se isso bom ou ruim. Pode ser que afunde. Pode ser que encontre um arquiplago divino. Outros tripulantes podem se juntar na embarcao durante o velejo. Ou voc pode ainda saltar, com um colete salva-vidas atrelado a ela caso queira voltar. Mas voc sabe que no fundo, tudo o que importa navegar. (Para Ana Paula, minha ex-esposa)

17

Sem pipocas nem lanterninhas


J perdi a conta de quantas cicatrizes feri novamente nos ltimos meses. A incompreenso do que se sente to dolorida quanto a dor latente. H noites em que as lgrimas rolam com facilidade absurda. Coisas que s quem tem o blues no peito sabe o que . H noites em que um trailer da sua vida passa diante dos olhos e voc se v sentado sozinho assistindo indefeso j sabendo o enredo. Nesse filme, revemos personagens repetindo sempre o mesmo: te fazendo se sentir protagonista para depois te tratarem como opo renuncivel. Ser o ltimo em p, vendo o filme da sua vida subir os crditos, saber que ningum ouvir suas splicas em meio s luzes apagadas. Voc clama por socorro ao mesmo tempo em que a tela se apaga restando apenas escadarias vazias para sentar-se espera da prxima sesso. um clamor silencioso, que ningum consegue ouvir. E eu j clamei tanto.

18

Angustiante ver sua sesso vazia quando tudo o que precisava era de apenas mais uma poltrona preenchida voluntariamente. At h quem se interesse pelo seu pster no corredor, mas ningum quer pagar o preo de entrar e sentar-se ao seu lado. um preo alto demais. E quando voc v que todo o elenco te virou as costas por medo de serem arrastados juntos para sua fossa que voc pensa: eis um filme que no gostaria de ter protagonizado. Pode subir os crditos novamente. Hora de enxugar as lgrimas e recolher os mesmos cacos de sempre.

19

Um copo vazio sujo de batom


J te procurei em cada bar dessa cidade. E em cada sombra eu via seu corpo projetado. Em cada copo, seu rosto me sorria. E eu me embriagava. J te procurei em cada rua dessa cidade. Em cada semforo. Em cada rvore. Em cada poste. Mas estava embriagado demais pra encontr-la. Quanto mais eu te procurava, mais me embriagava. E quanto mais me embriagava, menos te encontrava. Sou um sonhador? Ou voc apenas um sonho? J pensei ter te visto em bordis, em esquinas. Mas nenhum rosto era familiar. Nenhum gosto era o mesmo. Por isso me embriagava. E quando j cansado e embriagado, me entregava a outros braos, a outros corpos, a outros becos escuros. Mas nenhum deles era o seu.

20

Cheirando a sexo barato, eu me sentava sarjeta. Jogado e renegado, eu lhe escrevia versos que voc jamais iria ler. E me embriagava. Na sarjeta, embriagado, cheirando a sexo barato, cansado, miservel. E ainda assim, procurando. Quem sabe em outro bar. Outra esquina. Quem sabe em outro copo. Em outros versos vazios. Quem sabe? De tanto vagar em busca, encontro os primeiros raios do dia, cortando os olhos e ardendo a pele. Refugiado, encontro novamente sua ausncia. A noite volta e com ela sua presena. Eu quero te encontrar, mas estou sendo arremessado para outro canto. E isso faz-me embriagar.

21

Agora j outro balco. Mas as sombras so sempre as mesmas. E nelas, seu corpo projetado. Nos copos, seu rosto me chamando. Voc poderia ter sido qualquer uma pra mim. Poderia. E eu fui apenas mais um qualquer um pra voc. , eu fui. J faz tanto tempo que nem lembro quanto tempo faz. Nem em qual esquina foi. Nem qual era seu nome. S me lembro do blues que voc deixou. E agora assim: mais uma garrafa vazia, mais um verso anotado, mais um bar fechado, mais uma esquina sozinha. E eu, embriagado.

22

Eu vou quebrar o espelho


De que adianta se fazer presente, se a ausncia de outro que o outro mais sente? De que adianta ficar atento, se nos braos de outro que o outro busca alento? De que adianta minha preocupao, se nos olhos do outro que o outro presta ateno? De que adianta querer ouvir, se a voz de outro que o outro anseia sentir? De que adianta o beijo reclamar, se nos lbios de outro que o outro quer se acabar? De que adianta minha proposta, se na atitude do outro que o outro espera resposta? De que adianta eu sonhar, se o sonho do outro que o outro deseja se tornar?

23

Desabilitado para amar


Deixei meu corao pra voc cuidar Voc no soube o que fazer E agora quero meu corao de volta E agora voc no quer mais devolver Por isso estou doando um corao batido Que meu, mas no se encontra comigo Se voc tivesse um pouco de piedade Entenderia e devolveria Voc sabe ser cruel com quem te ama Sabe como deixar uma alma vazia Por isso estou doando um corao batido Que meu, mas no se encontra comigo Escrevo um blues que ningum cantar Nem ir chorar ao ouvir Um blues que s faz a minha dor aumentar Um blues que s faz minha lgrima cair Por isso estou doando um corao batido Que meu, mas no se encontra comigo Sei que um dia voc sentir falta de mim Rogar pelo meu perdo Mas cansei da saudade misturada com revolta Me cansei das suas migalhas de ateno Por isso estou doando um corao batido Que meu, mas no se encontra comigo

24

Um blues vagabundo I
Um corao ressentido no sabe diferenciar A ausncia sentida de uma presena no ar Corao ressentido no sabe diferenciar No espere que eu arrombe as portas de seu corao Se insiste em me manter preso aos seus medos no porto No arrombarei as portas de seu corao Vede meus olhos, amordace minha boca Tome meu flego, entreva minhas pernas depois Me perdoe por ser humano e no me culpe Se a cada flego que tomo, voc me leva dois! Sei que tudo o que preciso de apenas uma brecha Nesse peito fechado, esquecido aoitado por uma flecha Tudo o que preciso de apenas uma brecha As palavras me foram tolhidas, agora o silncio falar por mim No me tome em seus braos, nossa histria chegou ao fim Palavras tolhidas, o silncio falar por mim Vede meus olhos, amordace minha boca Tome meu flego, entreva minhas pernas depois Me perdoe por ser humano e no me culpe Se a cada flego que tomo, voc me leva dois! Tire-me do meu centro questione meus conceitos Todos os meus atos todos os meus sentimentos Ah, meu centro, meus conceitos No h ressentimento que resista a um abrao silencioso Nem amargura enraizada sobrevive ao sorriso impiedoso Ressentimento no resiste ao abrao silencioso

25

Um blues vagabundo II
Eu sei que h de ser em vo Quando ferido, me refugio na sombra Eu sei que h de ser em vo Culpo a dor por me mostrar aquilo que me assombra No me tire da minha solido Da tua companhia me resta agora apenas a saudade No me tire da minha solido Minha companheira agora somente a dor que me invade E se hoje sou dor, afaste-se No me deixe sozinho, apenas se afaste Meu peito vai se curar quando a lua se for; Mas se partir novamente to logo o sol se pr! Se dos meus olhos uma lgrima cair, Ser apenar por um tempo, a dor est me deixando E quando meu pranto cessar No ser mais seu nome que estarei sussurrando E se hoje sou dor, afaste-se No me deixe sozinho, apenas se afaste Meu peito vai se curar quando a lua se for; Mas se partir novamente to logo o sol se pr!

26

Esqueci as chaves em casa


Tem uma porta que frequentemente tem sido fechada na minha cara. Abre-se a fresta mas ao chegar perto, batem-na. A porta de um cmodo que j encontrei aberto. Que j me sentei ao fundo. Que j me deitei ao centro. Mas que fui empurrado pra fora. O que me sobra o vestgio de uma fechadura e o ranger de uma brecha abrir toda vez que tento me afastar corredor adentro. De mim. S no sei o que mais angustiante: teu medo de me deixar entrar ou meu medo de arrombar. Mas no h outra forma: ou arrombo ou estanco. Mas qual o real medo? De me deixar entrar? Ou de saber que estou prestes a sair? As brechas ditam o tom. E quando cansado, me recosto fresta de sua ateno velada, silenciosamente vazando pela fechadura. Na esperana de sentir o virar da chave.

27

Ode doena
Escrevo poemas, prosas, contos que ningum ler. Se escrever esquecer, Fernando Pessoa, com sua licena, ento, mas hoje sofrerei de amnsia. Um milho de vidas ignorei ao escrever e ignorarei outro milho enquanto viver. Se o poeta um fingidor, fingirei quantas vezes preciso for. Nossos corpos quebram nossas fronteiras, mas continentes emocionais nos afastam fisicamente, constantemente. Por que voc mente? Ainda me impressiono com o poder que depositei em suas mos, a ponto de uma linha ferir mais que uma lauda e um suspiro minar ainda mais o ar represo. Antes tivssemos problemas to banais, comuns ao olhar alheio, mas nosso amor nada, nada, nada convencional. Preciso te esquecer, pois estou morrendo. E morrerei. Tenho de vida menos do que j vivi e no posso perder tempo sobrevivendo, esperando enganando chorando.

28

Tenho sede e pessoas so minhas leituras em braile. Fico fora de mim com sua procura mas ainda prefiro minha renuncia. Ser intenso difcil e to difcil dizer no Ah, esse dilaceramento do passado batendo a minha porta, mas voando pela janela. Diz que sente a falta, mas no far falta o que sente. Perdi a conta de quantas vezes te disse nunca mais e quantas vezes mais voltei atrs. Brincarei de viver um amor por vez e voc perder sua vez, um dia. De mentiras e neuroses me enchi mas s uma delcia e eu tenho que parar. s meu ode a doena e preciso me jogar para me livrar dessa doena. Me joguei em busca de uma nova corda ainda ausente de ns e agora estou em queda livre com duas cordas, uma infectada, outra saudvel. Terei o pescoo envolto por uma delas. Uma corda de salvao, mas ainda sendo armada Outra corda insegura, ciumenta, mentirosa Que no sente apenas inventa e inverte.

29

Entrarei em ebulio quando a saudade ascender. Mas da corda mais deliciosa, com um cheiro maravilhoso, onde dormimos encaixados, deliramos e somos depravados que sinto mais falta. Em matria de amor, no h frmulas eficazes, apenas paliativos aplicveis. Vou me livrar. Deixar de amar. Puta doena filha da puta. (para Lcia Verssimo)

30

Miserveis
No consigo escrever quando estou bem. Clichs positivistas sempre me soam como iluso auto-imposta no af de se ver livre dos fantasmas que povoam nossos corredores emocionais. Descobri cedo demais que no nasci pra perseguir a felicidade. frustrante demais. Preciso da dor, da misria, da injustia, da melancolia. Preciso estar iludido para escrever. da essncia humana ser miservel. Por isso sofrimento nos parece mais real do que alegria estpida e desenfreada. Isso acaba. Dor no. Precisamos que nossas costas estejam sob o peso do mundo, que nossos ombros doam ante o flagelo e nossos joelhos dobrem, cansados. S aprendemos a viver quando nos sentimos injustiados por algo ou por algum. Precisamos da desistncia do outro, da abdicao alheia, precisamos ver o afastamento e sentir a falta. A felicidade no existe. E no existe porque ela nos desarma. Nos deixa expostos. Nos rebaixa e nos subestima.

31

A dor, no: ela real, nos deixa alerta, nos faz levantar a guarda, nos preserva e nos recolhe. Todo miservel superestima sua mazela porque sua mazela o superestima. uma troca lenta e agoniante.

A alegria e a pseudo-felicidade podem trazer boas companhias, mas apenas a misria traz as mais leais e reais. Amigos de misria: uni-vos!

32

Nascidos disto
Nascidos disto, desta inconstante vontade de se conter o que se sente na vscera de alma glida crescidos nisto, nesta angustiante dvida sobre o que se deve ser o que se foi e o que se Nascidos disto, neste choro contido pelo orgulho recm rasgado tal lmina virgem na pele violada crescidos nisto, nesta priso fechada pelas lgrimas salgadas temperadas pela desiluso Nascidos disto, nesta sufocante busca pela compreenso da dor que precede o soluo amargo crescidos nisto, neste imenso vazio repulsivo que faz a voz se esvaecer sem que se queira Morridos disto, agora vtimas da pretensa fuga cega do algoz faminto e do vil efeito inebriante

33

Definhados nisto, no escuro do silncio da prxima gota cada do ltimo olho aberto Nascidos disto crescidos nisto morridos disto

34

muita presso na cabea


Derrubado no sof. Foi assim que me deixou quando adentrou aquela porta novamente sem convite, novamente sem pedido novamente. Por que insiste em voltar pra mim, caralho? J no deixei claro que sua existncia apenas me far me consumir em dor? Sua simples presena me ceder o cho, onde agora estou. Mas no o cho filosfico, daqueles que falamos para soar bonito. Falo do cho literal, do glido piso, do empoeirado tapete, do molhado banheiro. Cho. onde estou. No cho. Agarrado ao sof, torcendo almofadas, remoendo dores que consomem o fsico que tiram a razo das palavras que fazem esquecer o pensar que arregalam os olhos que disparam a respirao. Dores que simplesmente doem, porra! De onde estou, o teto se mostra to distante e o simples ato de levantar se torna impossvel. Rolo para o outro lado, em busca de alvio mas alvio no est no acordo da nossa relao.

35

Ento me ceifa logo. Estou rendido, ento me ceifa. Entreguei os pontos, como dizem, ento acabe logo com isso. Me ceifa ao lu. Cefalia. Ainda prefiro um chute nos bagos.

36

Tem um idiota te convidando


Se eu pudesse te dar um dica, essa dica seria: limite o acesso de babacas a voc. No deixe que qualquer idiota superestimado chegue a voc. Voc no precisa de algum com ego auto-inflado te transformando em estatsticas de conquistas e em nmeros de auto-afirmao. Limite sempre o acesso de babacas a voc. Sua sade mental e emocional agradecero. Se voc permite que qualquer idiota tenha acesso a voc, no reclame de julgamentos e constataes.

37

Nunca haver uma ltima dana


Quantas vezes voc pensou e pensou, nos ltimos meses, desde o ano passado, quando sua realidade mudou em questo de dias: - Ser que isso vai dar certo? E em quantas noites conturbadas onde o sono tardava a chegar, angustiando, voc perguntou em voz baixa ao travesseiro: - Ser que conseguirei? Quantas vezes voc encarou o espelho aps lavar o suor do rosto, buscando respostas, e a nica coisa em que conseguia pensar era: - Por favor, me ajude! E quantas vezes voc abriu e fechou a mesma porta e no encontrou mais aquele rosto que tudo lhe ensinou, e perguntou ao vento, quase desistindo: - E agora, o que fao? Pois deu tudo certo. Voc conseguiu. Voc teve sua ajuda. Voc soube o que fazer. Pois as melhores lies que temos No aprendemos num salo de dana. Aprendemos nos intervalos das aulas. Nos exemplos. Nas posturas. No passado. Ser uma professora que ensina coreografias todos podemos ser. Isso fcil. O difcil ter algum que ensine a danar a msica que a vida nos impe.

38

Voc teve a melhor parceira de dana que poderia escolher. Agora sua vez. Continue danando. Por voc. Por ela. Por todos ns. (para minha irm Mait)

39

Pensei que tivesse sumido


Acho que isso nunca vai passar. No importa quantos dias passem, quantas risadas sujas surjam naturalmente nem quanta diverso tenha por algumas horas. Existe uma dor germinando dentro uma dor que no se sabe de onde veio. Muitos falam que dor de um momento mas eu sei que dor de uma vida. um despertar acordado como se o ar tomasse outro jeito, outra cor outro calor outro cheiro. o levantar do sof com uma estranha presso na barriga ou uma conhecida presso na cabea ou o desconforto de acordar suado ofegante impulsionando um choro que nunca bem-vindo. o unhar de dedos cravados em almofadas retorcidas ora entre as pernas ora embaixo da cabea ora atiradas ao cho. Almofadas que enxugam o suor correndo o pescoo. J escrevi que uma dor dividida uma dor compreendida e que a compreenso o primeiro passo para a superao.

40

Nem eu compreendo a minha dor logo no haver diviso e nem haver compreenso e nem haver superao. Fadado a sobreviver a uma dor incompreendida. As pessoas deveriam ser proibidas de se aproximarem umas das outras. Evitaria suores marcados em almofadas retorcidas.

41

Nojo de vocs
Entrincheirados em seus pilares morais sujos pelos pecados que apontam quebrados pelas pedras desferidas que batem e voltam nas suas prprias testas. Cansado de suas convenes familiares onde sempre o alheio pauta vigente onde sempre tragdias acontecem aos outros onde sempre o viado o pecado onde sempre a puta a pecadora onde sempre o corno o coitado do bar onde sempre a infiel a vizinha. Convencionou-se nesse seio petrificado que a puta sempre ser a vizinha de trs que a biscate sempre ser a filha do Joo que o viado sempre ser o irmo da Maria que o infiel sempre ser o bbado do boteco. Vocs me enojam semanalmente. Apagam o passado miservel e projetam um futuro estruturado em bens materiais pois perderam os bens sociais com o tempo que perderam falando daqueles que perderam os bens morais. Tudo, claro, em suas ignorantes opinies. Sentam-se em seus bancos recm-envernizados, comem suas comidas recm-temperadas, esquecem-se de suas mazelas recm-imaculadas, e olham-se uns para os outros recm-enganados.

42

No se olham, apenas se vem. No se tocam, apenas se encostam. Transformam medo em respeito ao esconderem o advento de infiis, prostitudas e homossexuais no seu reduto convencionado. Viados so os outros. Putas so as outras. Infiis so os demais. Escondam suas foices morais pois chegou o obsceno marginal que os observa de longe e l Notas de um velho safado e ouve Velhas Virgens e que ir trabalhar no sangue jovem desta conveno para que jorrem o coagulado velho e olhem com o mesmo nojo que o obsceno marginal olha. Eles olharo. E os viados seremos ns. E as putas seremos ns. E os infiis sero vocs por no fazerem parte da nossa nova conveno. E sentiro nojo de ns. Quid pro quo.

43

Todo mundo deveria


Me pediram em poucas palavras para que escrevesse sobre o que me faz bem. Que meus textos andam densos demais e seria bom ver densidade em algo bom. Mas s vezes aquilo que faz bem pode no ser algo bom. Muitas vezes s faz bem justamente por no ser bom. Uma mo encaminhada, dirigida, guiada durante um beijo algo que me faz bem. Encaminhada a conhecer a rigidez de um seio excitado descendo pela barriga para invadir a cala que guarda uma calcinha molhada, sentida com a ponta dos dedos que invadem convidados a sentir a pulsao da buceta algo que me faz bem. Toda mulher deveria guiar as mos de seu homem, de sua mulher. Guiar a conhecer o seio excitado a calcinha molhada a pulsao na ponta dos dedos. Pode ser por cima da roupa no tem problema. Mas se for por baixo que molhe os dedos em sua lngua antes.

44

Dedos entrelaados no cabelo agarrando a cabea, mos que controlam a presso barrando o avano da boca que abocanha o sexo, pernas travando essa mesma cabea ensurdecendo os ouvidos e interrompendo a luz que ilumina os plos na penumbra algo que me faz bem tambm. Cerveja servida num corpo suado melado abusado molhando o lenol torto na cama acompanhada de um tapa na cara ordenando que nenhuma gota seja desperdiada algo que me faz bem. Jogar algum contra a parede ou atir-la na cama, tanto faz tirar a calcinha de lado e penetrar sem esperar aprovao tambm. Porra, as pessoas deveriam foder mais usando roupas. Nucas, ombros, costas e pescoos, gelados pelo suor evaporado, convidando dentes a morderem e unhas a unharem e lnguas a lamberem e bocas a beijarem e bocas e lnguas a sugarem e chuparem me fazem bem.

45

Gritos de filho da puta ou urros de caralho, me fode tambm. Todo mundo deveria xingar um ao outro durante a foda. O silncio que antecede o gozo. O silncio que sucede o gozo. Mas s vezes aquilo que faz bem pode no ser algo bom. Muitas vezes s faz bem justamente por no ser bom.

46

E agora toda nua, sua pele toda sua


H seres opcionais e seres substituveis e o tempo se encarrega de mostrar em qual lado voc est. Ser intenso no tem graa pois intensidade assusta e afasta. Mas o que fazer, se s assim que sei ser? Sou das trevas, no preciso da luz mas ainda assim algumas pessoas Iluminadas funcionam como uma sombra refrescante e reconfortante em meio ao caos produzido pelo suicido que se jogar neste deserto escaldante chamado relaes interpessoais. So essas sombras que anulam por ora o efeito do Sol sob a pele, sob os olhos, machucando e ferindo e potencializado por aqueles que s se importam com seus prprios rabos pagos pela idiotice da imagem a ser preservada e das companhias monetrias efmeras e te transformam em seres substitudos. Aceitemos: tem sempre algum que simplesmente no consegue fazer sombra para outro algum. Mas esses conhecero as trevas e sentiro falta de um guia que conhea as trevas como eu conheo.

47

Encontrar um osis aquecido bom mas se sentir seguro quando esse mesmo osis escurecer melhor ainda. E nem todos sabem enxergar sob a luz da Lua como eu sei. E quando a noite chegar e a luz do quarto se apagar e na penumbra do corao precisar enxergar saber que substituiu um aliado uivante. Quando deixar de existir no deixarei prole alguma. Meus textos sero meus filhos e meus netos sero o esquecimento E ainda assim poucas pessoas tero bebido comigo debaixo das sombras que trouxeram para me aliviar. Em troca no dei bens, no dei prestgio nem porra alguma de status tampouco terei dado submisso emocional pois tudo o que terei oferecido a lealdade para quem foi leal comigo.

48

Terei, sim, defendido das injustias protegido dos preconceitos e ensinado a pretenso que viver s margem da iluso nas raias da realidade.

49

Um microfone vermelho regvel


As luzes se apagaram os aplausos cessaram o camarim esvaziou-se e ela jaz no banco do nibus, Jazz no banco de nibus. E tudo o que ela pensa : - Porra, preciso de uma massagem. Nos ps. Pois a massagem no ego j no faz diferena. A privacidade Invadida o afastamento desrespeitado e no fim tudo o que ela precisa de uma porra de uma massagem nos ps. Agora. Envolvida e acolhida por milhares. Mas no abraada. Ainda que enrubescida pelo que ouve e pelo que l. Mas no confortada.

50

Enquanto todos buscam em sua voz o amparo para suas dores no abrao do silncio que ela se conforta e se renova. Desafios, desafios. Desafio. Dez a fio. E nenhum remanescente. Processos de auto-reciclagem demoram mais do que esperamos. Esperemos, pois. Se apaixonar uma prtica de auto-bullying. (para Maria Rita)

51

Nunca mais tocada novamente


O quarto j no estava mais to escuro como das outras vezes. O estrondo da porta se abrindo j no era to mais alto como das outras vezes. Aquela respirao ofegante no seria mais to perturbante como das outras vezes. E foram muitas outras vezes. A escurido foi iluminada por aquilo que segurava em suas mos que reluzia tal qual uma lanterna cortante. O estrondo se calou ante o silncio de sua alma e o grito de seus olhos enfurecidos. E a respirao... Deixou de perturbar quando simplesmente deixou de existir naquele que deveria zelar por sua cria. Perdeu a conta de quantas vezes teve suas roupas rasgadas e sua inocncia extirpada.

52

Rumo escola, sempre era: Como algum como ele pode fazer algo assim com algum como eu? Sempre era. No seria mais. No como antes. No novamente. Agora havia algo em suas mos iluminando o filho da puta, aquele cujo smen a gerou anos antes e que no iria mais gerar smen algum. O grito agora foi dele e no dela. O sangue no lenol tambm. Os anos de vergonha e culpa auto-impostas estavam apenas comeando. Mas naquela noite ela voltou a sorrir ingenuamente. O homem mau voltou para debaixo da cama e apenas seu fantasma voltar a subir nela. Durma agora, doce criana. Estar tudo bem amanh. Mesmo que o amanh tarde a chegar.

53

Coisas que a gente faz por uma gozada


A fodia com a mo quando a mo escapou. O ritmo era forte e a intensidade tambm. O som era nervoso: urros nem um pouco abafados. De to forte que estava a foda com a mo, a mo escapou e uma lasca de sua buceta rosada, pequena e molhada a unha arrancou. E sangrou. No lenol, no travesseiro, e na unha. Agora ela sente um ardor cada vez que se senta para mijar. E cada vez que arde ela ri. E sorri.

54

A cara de um a coroa do outro


Moedas geradas ao mesmo tempo com o mesmo valor cada uma com faces iguais e faces to diferentes. Ainda no quantificaram o valor cunhado nesse par. Nem nunca podero mensurar. So moedas reluzentes mas no so de ouro. No so de cobre nem so de bronze. Existe algo nessas duas moedas que voc no sabe explicar. E voc nunca acreditou que apenas duas moedas poderiam encher o cofre do seu corao. A nica coisa que se sabe que foi honrada com a misso de polir cada uma delas para que a luz continue reluzindo. Se cobri-las demais tornar-se-o opacas, foscas. Se no cobri-las a sujeira do ambiente ir deterior-las.

55

s vezes acha que est polindo em demasia. Outras vezes sente que deixou se sujarem em excesso. So tantos lados dessas mesmas moedas; so tantos fatos, tantas promessas. Ele te consome com sua companhia e te leva pra dentro de sua fortaleza. Ela te absolve com sua independncia e mesmo assim te convida pra brincar. Desconfiado, ele observa. O mundo. Destemida, ela encara. Todo mundo. Por serem fundidas do mesmo material poderiam at ser vistas como uma nica pea rara: ele a coroa e ela a cara. E quando a tristeza abater o seu ser lembre-se de que no h polimento de almas sem o salgado gosto das lgrimas. E se sentir a presso escurecer seu corao tome uma das moedas em suas mos. Cada uma saber como reluzir os tortuosos caminhos que ser me e agradecero sorrindo.

56

E tudo far sentido. Tudo ter valido a pena. (Para Juliana e seus gmeos)

57

Escravizados por aquilo que nos diferencia


Era um velho homem amargo e em grande parte de sua vida ele foi assim. No se lembra quando foi que a vida o transformou nisso. Desde ento, tem sido uma constante batalha. Ele sabia que no poderia vencer, mas seguiu lutando. Contra ele. Ele j era um velho homem cansado. E agora esse velho homem, amargo e cansado, se v prostrado em frente a uma lpide. Sua lpide. Tentava imaginar o que nela escreveria. Passou-lhe pela cabea as noites em que gritou com medo de que ningum estivesse escutando. Escutavam, mas no ouviam. Dizem que temos uma boca, dois olhos e dois ouvidos para ouvirmos mais, vermos mais, falarmos menos. Mas ele tinha duas mos. Por isso escrevia mais do que falava. Mas andava bloqueado para escrever. A lpide em sua frente em branco e em branco ela permanecia.

58

Talvez o cansao o bloqueou. Andava cansado. Fisicamente cansado. Moralmente estafado. Emocionalmente devastado. O peso do mundo nas costas muito melhor quando sentido apenas filosoficamente e literariamente. Quando cai pro fisicamente, perde a graa. Qual valor de uma nica lgrima?, ponderava ele, ao sentir a chuva que comeava a cerc-lo. Imaginou que os deuses tambm estivessem chorando. Quanto peso as lgrimas conseguem levar cada vez que caem dos olhos que insistem em ver a realidade exposta tal como vsceras navalhadas? Ali estava ele, prestes a ter paz. E bloqueado. E cansado. E amargo. Acreditou que o cansao pudesse ser da busca por um pouco de paz. Mas buscar paz utpico demais. Buscar a paz preparar-se para uma guerra constante. Seja a busca pela paz seja a busca pela felicidade.

59

Felicidade como mijar em banheiro pblico: se voc quer usar, apenas tenha cuidado para no respingar essa porra no vizinho. E ele tinha as pernas respingadas de lama causada pela chuva que encharcava a terra que o cobriria em breve. L estava ele, um velho amargo e cansado e bloqueado e molhado. E sozinho. Ningum compareceria estria de sua lpide e logo pensou em deix-la assim, vazia. Fique sem procurar as pessoas por um tempo e se assustar com a quantidade de falta que voc no faz a elas, sussurrou enquanto olhava para seu reflexo distorcido na poa de gua acumulada pela chuva em cima de sua morada eterna.

60

Tomou um carvo mido de um braseiro ao lado, apagado pelas lgrima, ajoelhou-se com dificuldade e empunhou aquele toco preto molhado como quem entrega numa bandeja a alma queimada por chamas acesas por outros. E ali ele a entregou. Levantou-se num ltimo flego e disse, ao passar por mim, que o assistia de longe: So tempos enviados para testar voc. Se h algo errado com o que v, tome todas as dores para si. Auto-piedade no boa companhia. Misria, sim. Prepara-se para morrer cheio de arrependimentos e vazio de certezas. Acostuma-te ao fato de que nunca ir ver aquilo que voc poderia ter sido. O que sentia no sentir mais. O que sabia no saber mais. Eu j no me importo mais. Limpou a pigarro da garganta, deu-me seu chapu e se afastou. Fui at sua lpide, mas no pude ler o que ele havia escrito. A chuva lavou o carvo.

61

Comecei a pensar no que escreveria na minha. Ajoelhado, botei o chapu e sussurrei poa que me refletia: Esse velho maldito sou eu. E o filho da puta ria ao me observar de longe.

62

Vcios malditos
J separei tanta rima, j quebrei tanta linha, desmontei tantos pargrafos e no consigo escrever o poema do dia. Folheio peridicos, zapeio canais. O amor no tem sexo, diz a atriz em revista. Desejo homens e mulheres, diz o cantor em entrevista. O futuro da humanidade a bissexualidade e eu perdi esse bonde. Desligo a tela, jogo as folhas no sof. Abro a porta de casa, deso a escada. Fecho a porta do carro, subo alguma estrada. Avisto de longe uma grande letra tal qual um totem formando um corao. Lembro de uma fome que h tempos me consome e enquanto ligo a seta, me pergunto: por que no? Ao virar, o farol ilumina uma atendente morena gostosa, toda sorridente. Seios fartos, estatura baixa, no peito, um crach de gerente e na cabea traz uma faixa, daquelas que faz a gente vender a alma ou matar paulada em troca de uma boa trepada. Me sada com um boa noite com a caneta na mo sem me indicar qualquer opo.

63

Digo que preciso de alguma companhia que me queira sem tentar me mudar. Que no sinta vergonha do que falo nem me obrigue a parar de me embriagar. De acompanhamento peo algum que no faa estardalhao com meu palavreado ou com meu visual. Que se foda que eu fale palavro pra caralho ou que aparente ser um homem-de-neandertal. Para sobremesa, apenas uma coisa: sexo sem frescuras, sem receio sem defeitos apontados, sem qualquer tipo de freio. E que seja servida com cobertura de coisa proibida. Mas a atendente debrua-se sobre o carro, espremendo os seios entre seus braos e diz, mascando seu chiclete sem qualquer pudor: Esse produto est em falta. Deseja outra coisa, senhor? Pelo retrovisor, a vejo se afastando de mim. Aumento o som e enquanto o carro se move. Balbucio que no voltarei mais nesse drive-in. Bem que me alertaram sobre essa porra de fast-love.

64

Licena potica tem limite


Conheo mulheres que j nasceram gostosas. So gostosas de tal maneira que no h academia que as deixem mais formosas. E olha que formosa era um termo usado por nossos avs para designar uma mulher, oras, gostosa! Esse gostosa que digo no algo depreciativo. Pois quando olhamos para algo e gostamos do que vemos aquilo se torna algo gostoso sem ser taxativo. Pode ser advogada, economista publicitria ou atriz. Que seja cantora, jornalista, empresria ou meretriz. Pode ser me, pode ser noiva, pode ser avulsa, pode ser esposa. Desde que seja mulher ter o ttulo de gostosa. Conheci certa vez uma morena que se encaixava em tudo o que queria para mim Era boa no apenas de ver mas tambm de acesso a ela ter.

65

Com toda sua incoerncia entre o que dito e o que feito. Com todas suas inconstncias entre a aproximao causada pelo vazio da solido imposta e a reclusa disfarada de repulsa causada pelo saco-cheio de tudo. E de todos. Ao menor sinal do elogio seja fsico ou existencial l vinha ela dizer que enganava bem e que eu era suspeito. Mesmo que no comeo eu tenha tido aquelas coxas eu morderia a contento, o nico crime que cometi foi desej-la com respeito. E por tudo isso e por outros tantos paradoxos que a faz uma mulher gostosa. De se ver e de se manter. De se ouvir e de se querer. No se faa de rogada nem, portanto, se deprecie Ao ouvir o meu "gostosa" apenas agradea e aprecie.

66

Cano para um bbado qualquer


O espelho do meu quarto pendurado virou um fardo desde que toda essa saudade se tornou mais uma fraude disfarada de voc. Ajoelhado quase suplico mas essa fraude que reflito se tornou o meu escudo e suando hoje refuto essa vontade de voc. Mas se hoje canto ao vento todo esse sofrimento porque me embriago pra tentar te esquecer. Enquanto choro, vou me educando Enxugo o rosto, cesso o pranto pois o passado inacabado agora est carbonizado pelas cinzas de voc. E me enganando, sobrevivo me sentindo absolvido pois o pecado ainda resiste no presente que insiste em ter a cara de voc. Mas se hoje canto ao vento todo esse sofrimento porque me embriago pra tentar te esquecer.

67

E quando olho para o futuro me torno cego, surdo e mudo pois s assim agentarei as lgrimas que derramarei espera de voc. Mesmo cado, ainda peo que no veja o seu reflexo no espelho estilhaado pois ver desfigurado todo o resto de voc. Mas se hoje canto ao vento todo esse sofrimento porque me embriago pra tentar te esquecer.

68

No sairemos da chuva, me!


Tenho dois sobrinhos com cinco anos cada. Um o Anta e o outro o Besta. Comeou assim, do nada chamando ateno quando faziam alguma coisa errada. Vocs so umas antas ou Mas so duas bestas, mesmo. Certa vez o Anta viajou com os pais e voltou feliz, dizendo: Sabia que eu vi um monte de anta l em Belm? Um dia chamei o Besta de anta. No deveria ter chamado de anta o Besta. Mas eu sou uma anta ou sou uma besta, tio? Qual voc quer ser? Qual mais feio? A anta. Ento eu sou o besta, mesmo. Enquanto o besta me perguntava aquele outro Anta brigava de espada com a chuva que caia.

69

Afinal, voc sabe fazer algo alm de danar?


Passamos horas bebendo na vida no bar. Em terra firme, assim como em alto mar. Depois de algumas doses, chegamos mesma maldita concluso: vivemos ferrados, sim, mas quem se importa? Sabemos que estamos na merda e que no h muito o que fazer. A opinio alheia j est formada, fodam-se todos vocs! Mais uma rodada. Depois das lamrias, a filosofia. Homens funcionam melhor quando o tanque est cheio e a bexiga vazia. De nada adianta ser estudado, ser trabalhador pagar as contas e se barbear se no tivermos uma buceta a nos acompanhar. Isso filosofia. De bar. Afinal, para que viver se no para pensar nelas? A conta est ficando pesada. A lngua tambm. As caipirinhas chegaram. No as interioranas, mas as bebidas, mesmo.

70

Lembramos do dinheiro, lembramos das putas. Como bom pagar uma puta, s pra comer o buraquinho. No fundo, elas gostam. No fundo. Tem umas gostosas no balco. Qual est disponvel? E qual disponibiliza? Pra no errar, pague uma pra moreninha de jeans baixo que acabou de chegar. O amigo miservel est sbrio. Ou por vontade dele ou por vontade dos outros. Mas o vadio est sbrio. Por que, diabos, algum sem beber est num bar at o amanhecer? Pra ver se descola um par. De pernas. Pra se enroscar. Entre copos quebrados e amores desfeitos, a moreninha de jeans baixo manda um torpedo e derruba cerveja nos peitos. Levanta-te e foda-a, homem! Mas no meio do caminho, h uma ex. H uma ex no meio do caminho, pois. Aquela vadia ainda capaz de deixar o pau duro e o corao mole.

71

Senta-te e lamenta-te, miservel! A raiva toma conta do corpo, o trago se torna pouco. Chame mais uma dose. Ou doze. J no h mais moreninha de jeans baixo. As contas foram pagas, mas ainda h cerveja nas garrafas. Restou um puto, largado e usado por uma fmea. Sobrou uma puta velha no balco. Voc tudo o que eu quero nessa noite. Um rabo-de-saia pra acabar no banco de trs. De qualquer jeito, hoje eu vou comer um cu. Por que putas adoram dar o rabo, porra?

72

Essa avenida j caminhei, mas nessa rua jamais pisarei


Caminhava pela rua da feira nas primeiras horas da tarde. Mas feira no havia ali. Feira agora s na prxima quarta-feira. O sol ardia e levantava do asfalto uma onda de calor formando ondas mascarando imagens no horizonte. Tudo o que via era disforme. Triste subida essa que faz descer gotas de suor com gosto de lgrima suada. Suor o choro da pele castigada. Cada passo um aoite. Enquanto eu subia, ela descia desfilando a aurora das primeiras horas de sua juventude ainda tmida que reluzia seu corpo de mulher em seu rosto de menina. Essa mesma calada que dividimos agora dividi com outras pessoas no passado O calor era diferente, assim como as imagens disformes. Caminhava como quem mostrava-se ao mundo pela primeira vez. O rosto escondido por parte do cabelo, delicadamente tocado pelo vento, que logo era retirado por uma das mos revelando um olhar assustado pela avenida que se erguia em sua frente ao dobrar a esquina.

73

O vento delicado para ela tornava-se tempestuoso para mim. Minhas lentes escuras violentamente chicoteadas pelos cabelos que trago at os ombros. Pequenas fraes de segundos me fizeram notar sua beleza de menina quase mulher. Para onde ia no sei dizer. De onde veio tambm no. Apenas me lembrou da dura quebra de ingenuidade e inocncia que esses dias fartam em trazer. No estvamos mais sozinhos na rua. Havia agora um carro sendo conduzido por um homem arqueado, de cabelos alvos e pele riscada e furada pelo tempo. A velocidade foi reduzida seu rosto ganhou semblante cido a boca sorria revelando dentes podres e babados. Ela vinha em minha direo, os olhos dele iam no caminho dela. Aquela sucata humana conduzida por uma sucata industrial revelou um estrondoso som de beijo estalado, jogado pelo vidro num ritmo nojento e contnuo. Cruzamos a mesma linha ao mesmo tempo Ela, eu e ele. Ele, eu e ela. E aquela boca babada e estridente jogando beijos indigentes.

74

Beijos que ricochetearam em mim e nunca chegariam aos ouvidos daquela pequena flor que ainda sorria tmida, desflorando para o mundo, tirando os cabelos do rosto ao passar pelo homem barbudo e cabeludo e tatuado que a bloqueou da viso do velho de cabelos alvos e rosto todo babado. Ela seguiu andando e movendo o cabelo do rosto enquanto seu olhar fitava o horizonte erguido. Mas seus olhos buscavam pela lateral do olho o andar daquele homem rstico e de visual agressivo a passar ao seu lado. Num piscar eram olhos de menina No outro, olhos de mulher. Seguiu sorrindo pela avenida larga que acabara de ingressar. Do outro lado, o velho seguia na sucata e limpava a baba do canto da boca e descia rindo a rua estreita e asquerosa que um dia h de terminar.

75

Majestade a puta que te pariu


Buscaste o sdito e tudo pereceu. H quem viva em busca de sditos obedientes; h quem viva em busca de aliados leais. Tentei ser o aliado e tudo se perdeu. Sditos tens aos milhares, banhados pelas dezenas de mscaras que usas para satisfazer tuas runas emocionais e os usa em curtos perodos na entressafra de teus sentimentos. E nessa busca pelo preenchimento de suas artrias vazias e veias amarguradas o aliado chamaste de ingrato e o descartou e o sdito agradeceste e o acomodou. Pedestais foram feitos apenas para suportarem o peso efmero de velas apticas que queimam enquanto chamas e padecem enquanto velas. E mesmo nesse poema, fao algo que nunca fiz: me refiro a algum em segunda pessoa pois a forma mais fcil que encontrei de ficar mais perto de ti. Voltarei para a terceira pessoa; foi voc quem optou por ter algum a separando de mim.

76

Os dedos que correm com os olhos


Existem livros que interagem intensamente com quem o l e suas folhas ficam com o perfume natural daquele que o abraa ao deitar-se sob a luz da solido de seu quarto. No se desfaz ao folhe-lo, nem some ao repass-lo. Mesmo que viaje em caixas frias e seja manuseado por mos vazias. Quando quiser algum presentear com uma obra escrita por algum que soube aquilo que sente retratar, consuma-a antes. Abrace-a mentalmente, envolva-a emocionalmente, extraia dela toda essncia flagrante e as pginas tero roubado tambm um pouco de sua essncia fragrante. Sorte de quem souber sentir aquilo que foi borrifado em letras.

77

Se ele subisse, ela desceria


Tem horas que fico sentado divagando olhando atravs dessa janela repousada em minhas pernas, observando o que cada um faz em sua prpria janela usada como tela eletrnica com cenrios e trincheiras e mscaras e personagens e ultrajes. H um cara deitado no sof abraado a um pedao de papel com o rosto de algum impresso e uma garrafa de vinho no cho. Um cachorro lambe sua mo molhada por lgrimas e suor. Homem se apaixona mesmo quando o pau endurece e o corao amolece. Na janela de baixo, uma pequena coisa linda dona de um rabo incrvel revelado atravs de um curto vestido. madrugada e acabou de chegar. Enquanto no banheiro limpa a porra que escorre entre suas pernas mordveis liga para algum e conta algo empolgada mas preocupada. Ele gozou, mas gostou? Foder no primeiro encontro sempre deixa uma mulher assim. Vou apresentar o vagabundo de cima para a coisinha gostosa de baixo. Ela deve ser perfumada. Tem cara de ser.

78

Acho que foi assim que ele acabou nesse estado: cheirando alguma coisinha. O cheiro da pele suada exala um teso de trincar o caralho latejante. Ambos esto no seu primeiro quarto de idade. Aos 25, tudo quebra. Especialmente sua imagem. Chegaram ao dia em que lavaram o rosto na pia do banheiro e encararam o espelho e no viram a pessoa que achavam que veriam e no gostaram do que viram e se desesperaram ao enxugar aquela estranha face. Ela se enganou e foi trepar. Ele se martirizou e foi chorar. E agora, porra? O que fao?, pensou ele ao subir no sof; pensou ela ao descer a calcinha. Um ganhou uma depresso. O outro ganhou um orgasmo. Ficar acordado de pijama s podia dar merda.

79

Sinta o secar das lgrimas que estavam prestes a cair


Deitada nua e os ps cansados repousam sobre travesseiros antes usados para confortar duas cabeas. O calor aplacado por um ar-condicionado ligado ao mximo. S assim poder cobrir seu corpo nu com um lenol antes usado em dois corpos nus. Gosto do friozinho. Assim ela dorme encolhida. A degenerao do amor acontece nos segundos que precedem a dvida.

80

No fuja da dor: no h fuga disponvel


Mgoas que aprenderam a nadar. Aprenderam a beber, tambm. No h como afog-las mais. Sentir saudade deveria ser um dom e no uma maldio que te pega pelas bolas e te joga no caos. Cicatrizes no so feridas curadas; apenas so feridas fechadas que escondem a marca dos dentes cravados na alma ao arrancar outro pedao do corao. Sempre esquecido, sempre descartado, sempre usado apenas quando precisam ouvir verdades que ningum teria coragem de contar. Falta acostumar melhor. Ningum mandou ter um srdido prazer em aproximar-se de mulheres quebradas s pra consert-las e sair todo despedaado ao final, afinal. Quando tudo termina, elas saem restauradas e reconstrudas, deixando apenas cacos recolhidos ao lixo do banheiro.

81

Eu no uso relgio no pulso


No saio de casa h trs dias. No tive nem coragem de olhar pela janela atrs do sof nos ltimos trs dias. No tomo banho h trs dias. No me lembro de ter escovado meus dentes e minha lngua nesses trs dias. No troco de roupa h trs dias. No bebo uma garrafa de gua de cerveja ou de vinho faz trs dias. No durmo bem h trs dias. No escrevo nenhum poema quando fico refugiado assim por trs dias. No me masturbo h trs dias. No sei se meu pau ficou duro alguma hora nessas horas desses trs dias. No tenho pena de mim h trs dias. No sinto sequer nojo de ser esse miservel que sou durante trs dias. No sou lembrado por algum h dias. Esperarei pela segunda-feira. Mas amanh sbado. Fodeu.

82

No culpe a madrugada pelas besteiras que comete nela


Aconselharam-me a fugir. Mas para onde, se no h fuga para fora de mim? Meu problema no dormir; o despertar que incomoda, o voltar para a realidade que tanto me faz protelar a entrega ao sono. Amanh terei de dizer estou bem. Mas ningum est bem s nove da manh. J tive de repetir essa porra de frase tantas vezes que o que era uma iluso virou promessa. Me iludi achando: se eu estiver bem todos estaro. E agora me cobram que eu esteja bem como se tivesse prometido. Ao inferno eles! Mas voc teve sorte de me encontrar. Eu ainda no me encontrei assim.

83

Ainda sou aquele que usa porta-copo como marca-pgina de livros de bolso de Bukowski, o vadio que disse: o amor como a neblina da manh que se dissipa com a aurora da realidade. O velho est meio certo e eu estou meio errado. Amor o coletivo de sentimentos. Mas precisavam de um termo. Um termo que pudesse ser dito mesmo que maldito. Ningum foderia ningum se dissesse a algum: Eu tenho um monte de sentimentos por ti. Precisam ouvir aquela coisa. Eu te amo. Estou bem. tudo a mesma maldio mal dita. Quem quer amar que alugue um amor. Na esquina, na capela, no cartrio, no importa: no poder pagar.

84

No conseguir. Onde quer que alugue ter sempre de repetir: Estou bem. Eu te amo. Um finge que acredita no que fala e o outro no que ouve. E nenhum dos dois sabe ao certo o que houve.

85

Derrubaram uma garrafa l em cima


Na janela atrs de mim esse barulho descompassado apenas me faz lembrar que o cu s vezes pode cair trazendo consigo gotas do passado. Toda vez que chove os fragmentos daquilo que sinto se tornam palavras voando na mente dispersa. E com poucas gotas de vinho e muitas gotas de cerveja, derrubo uma a uma em linhas e mais linhas de poemas que servem como conversa. O cu sempre cai, tome como um sinal. Nunca sabemos o que encontraremos nas poas. um dilogo cansativo esse embate entre as gotas caindo na janela e as gotas subindo pra cabea. e as palavras derrubadas em folhas digitais. E assim quase sinto vontade de ser normal.

86

Precisamos cair atirando


Temos tanto medo de no fazer sentido algum nossa existncia e nossas questes existenciais que nos apegamos a qualquer coisa que soe real e que tenha uma brecha de iluso para que possamos continuar respirando e esperando. Tudo o que buscamos um pouco de inspirao para tudo ter um sentido, uma resposta, uma certeza que traga alvio para as dvidas. Essa inspirao est num livro, numa msica, num filme, num poema ou num horscopo. Apenas est onde queremos que esteja. Pode ser que o autor tenha escrito pra voc ou o cantor tenha cantado pra voc ou o astrlogo tenha previsto pra voc. Queremos nos auto-induzir. por isso que acreditamos em futuros previstos em borra de caf ou em meia dzia de linhas escritas num jornal, na pgina de entretenimento.

87

Queremos nos auto-induzir na crena de que h uma resposta para nossas mazelas. E a assimilao de textos nos conduz a isso. Seja um texto escrito em papel, cantado em voz, poetizado em versos ou profetizado nas estrelas. Pode ser iluso acreditar em horscopo, assim como acreditar em um poema ou em uma cano. Tudo depende do grau de realidade aplicado sobre o texto absorvido. Alvio uma dvida respondida. Descanso uma resposta ainda sem dvida.

88

Devo estar ficando velho


No gosto de aniversariar. Aniversrio sempre uma porra injusta pra caralho. Passa-se vinte e quatro horas a espera de uma ligao de algum que certamente no lembrar que esse dia marca sua estreia no mundo e que te colocou com carta fora do baralho. injusto com quem liga, com quem esquece, com quem lembra, com quem na espera padece. Cresci sabendo que no dia em que nasci morreu Elis. Sempre me pareceu uma injusta troca: com ela e sem mim, o mundo poderia ser um pouco mais feliz. Passaria esse dia bebendo com um amigo. Numa mesa de bar numa tarde chuvosa virando cerveja e ganhando usque. Escrevendo poemas em guardanapos de papel para a loira de vestido que revela belas pernas belos ombros belas costas belo tronco.

89

Mas o dia comearei e terminarei escrevendo e chorando e me revoltando e me lamentando. No por ser aniversrio mas por ser apenas um dia como outro, que segue, pois, andando. Comeou o primeiro dia do ltimo ano dos meus vinte anos. Grande porra essa porra. Aniversrio um festival de injustias. Mas me resta agradecer. Aos que restaram, aos que sobreviveram aos que sucumbiram e aos que ainda viro a aparecer. Nesta vida cercada de regras humanas os poucos que resistiram so as excees que preciso para continuar tendo motivos para odiar o resto dos que sobraram. Se ser poeta ser fingidor, fingirei que preciso de vocs e vocs fingiro que acreditam em mim.

90

Guardarei agora quinze minutos de choro incontrolvel e espero que no venham me encher o saco. A cada parabns esquecido ser um gole descido. A cada felicidades ouvido ser uma lgrima do rosto escorrido. Minhas rimas acabaram, assim como meu vinho.

91

Me deu cinco minutos de frescura


Entra ano sai ano comea de novo pra recomear novamente. E o que sobra dessa dana dos meses so as pessoas que passam por voc. De amigos no tenho uma legio Mas os poucos que tenho so fodas. No so numerosos, mal enchem uma mo, mas fazem um barulho digno de uma multido. Me batem, me cobram me xingam, tiram sarro e me fazem ver mesmo aquilo que no quero rever. Seja num telefona de madrugada embriagado, seja num presente entregue escondido, seja numa mensagem enviada reforando, seja num pedido de socorro soluando, ou seja apenas num agradecimento espontneo.

92

So esses quatro ou cinco que notam minhas mentiras camufladas de verdades. So eles que agradecem cada vez que os mando tomar no cu. So piores do que eu. E por isso so os melhores. Ainda acreditam em mim. Eu no sei o que ainda fazem aqui. Mas confesso que gosto de t-los por perto. Mesmo que por a. Pronto, j passou.

93

Esquecido no banco de trs, reside um batom


Ainda me lembro da primeira ltima vez que a vi. Foram algumas ltimas vezes. Na calada, encostado no carro olhando aqueles cabelos morenos subirem as escadas e virarem o corredor cortando o contato visual. Levou consigo o que sobrou do meu orgulho, da minha razo. Restou apenas seu cheiro na costa da minha mo. Aquele cheiro de pele, de suor feminino, de corpo usado, de corao petrificado, de alma abusada, de olhos perdidos ornados por olheiras causadas por noites em claro. Alugava seu amor por hora. No era justo o contrato. A justia est nos olhos de quem v e na pele de quem no a sente.

94

Fora alugada tantas vezes, tantas outras vezes, que se esqueceu de como era bom estar em braos gratuitos. Mas eram juros altos e sempre pagou com lgrimas. No nessa noite, no com esse homem, deve ter pensado. Adormecera no carro, deitada em meu colo, entregue por dez ou vinte minutos silenciosos. At a rua pareceu parar. Essa morena na segunda metade da casa dos 30, j teve tantos nomes tantos preos tantos homens. J foi Jlia e Luciana, j foi Raquel, Karina e at respondeu quando chamada por venenosa Eva ou cheirosa Lanna. Sempre foi diva, ser sempre nica e seu nome rima com uva.

95

Uvas foram feitas para serem apertadas at se extrair seu suco para depois entorpecer o maluco que o beber. Hoje restar apenas a ressaca do vinho de mais de 30 anos de safra e pisoteio e na costa da mo sentirei por anos aquele nico cheiro.

96

Quem faz o servio sujo?


Tem duas semanas que uso uma bengala para andar. Ainda sinto dores ao me apoiar no p direito que cala um tnis respingado por manchas vermelhas se tornando marrons. Em cada pisada, escuto o som do engasgar daquela boca, agora desdentada, afogada com o prprio vmito de sangue. Tambm me lembro do estalo do quebrar daqueles dedos que jamais voltaro a outras roupas rasgar, a outros cabelos puxar, a outros pescoos enforcar. Quem mandou ela usar um vestido curto numa rua escura?, balbuciou antes do primeiro chute. Foi esse chute que deslocou seu maxilar. Foi pra aprender a no falar merda. Ningum suspeitaria dele, no auge dos seus cabelos brancos, do seu caminhar arrastado e sua prosa mansa e sua lngua calma.

97

Nem mesmo ela suspeitou ao v-lo se aproximar. Apenas sentiu aquela mo golpeando sua cabea contra o muro chapiscado naquela rua paralela naquele fim de tarde recm-comeado. Trs horas depois foi encontrada abandonada nua e ensangentada num terreno frio e abandonado. Mais trs outras horas para reconstruir aquilo que ele possuiu. Reconstrues fsicas so mais fceis do que reconstrues morais, emocionais e mentais. Trs dias depois, naquele mesmo terreno abandonado, outro corpo fora encontrado, com os dedos quebrados e com a mandbula dilacerada. Muitos sentiram pena ao ver aquele senhor de cabelo grisalho que andava se arrastando pelas ruas do bairro. Que barbaridade, ningum mais respeita os mais velhos nesse mundo, lamentou a vizinha daquele velho imundo.

98

Bom, preciso ir, minha filha receber alta hoje e saiu de perto do terreno. mesmo um mundo cruel, minha senhora.

99

Dessas duas rvores sobraram mudas e dessas mudas, frutos floresceram


Queria escrever mais mas no sei mais o que mais escrever. Nem sei, alis, se deveria, no h nada novo para o papel absorver. Meus melhores textos foram criados no banheiro durante o banho. Ainda no criaram papel prova dgua e a toalha funciona como um blsamo amnsico. Hoje tarde, sentado entre rvores, de Manuel Bandeira li Cartas de meu av. Lembrei-me de minha av e de seu p de acerola com gosto nada amargo plantado h trs dcadas no quintal de sua casa na Vila Camargo. Quando moleque, me jogava por entre seus galhos e me sentava no telhado com as mos cheias daquela fruta vermelha de sabor adocicado. Nunca fui de subir em rvores mas naquele p eu sabia onde por o meu p.

100

Enchia as mos e a boca com cinco ou dez de cada vez e a cada mastigada era um suco extrado e nada era mais gostoso do que aquele complicado lquido. E do alto daquelas telhas nada mais eu contemplava alm da cidade ao fundo como um papel de parede e uma ltima fruta pendurada ainda me despertando sede no galho mais distante perto daquela telha quebrada. Mas hoje o quintal mudou: foice quele p de acerola, foi-se tambm minha av.

101

Masturbao verbal I
Quantas coisas voc faz e pensa sozinho? Quantos projetos e frustraes voc guarda sozinho? J percebeu que a maior parte de sua vida voc est sozinho? No aquela solido onde o sujeito vive s margens social e apenas sobrevive. Falo sobre as horas em que acontecem a ideia, a concluso, o arrependimento, quando tudo parece ressentimento. um momento em que encarar o espelho se torna uma tarefa rdua, porm necessria. foda ver essa face nua. Sozinho apreciei, de certa forma, os momentos vividos na coletividade; a vida dois passa a fazer mais sentido; a estupidez humana foi fomentada e tive muita ideologia desfeita ou iniciada. Chorar, perverter-se, relembrar o passado, discutir sua relao com o mundo, questionar Deus, questionar a si, questionar o ser humano, escrever, definir, beber, pensar. Mas sempre h aquele cujo a conduta no respeita essa individualidade. De certo foi parido por alguma puta.

102

Idiotas carentes, projetando carncias buscando e cobrando ateno com medo do prprio medo da desiluso. Acham besteira ou ignoram o espao alheio. Tomam atitudes precipitadas, desnecessrias, ignorantes, fteis, mesquinhas e radicais. A recluso social deveria ser um decreto. preciso reflexo sobre dogmas, conceitos e diretrizes a serem tomadas. Os pr-conceitos precisam de anlise antes de emitir qualquer parecer. Faz parte do processo de amadurecimento pessoal, profissional, intelectual e embasamento ideolgico, cultural e social. sua vitria pessoal, sua derrota social, seu prazer oprimido, seu gozo contido. Convivam com a solido e no encham mais o meu saco.

103

Como vem-te, putaria


Esse virar das horas me entedia, me cansa, me irrita, honestamente. Cotidiano uma injeo de anestesia. C estou debruado sobre a pia lavando meu rosto novamente. Como antes, a gua ainda fria. A vida uma legtima e digna vadia de falcia ntima e eloqente que quase sempre nunca me sacia. Ela me chupa, me fode e ao fim, enfia suas presas no meu membro latente. Castrado pela vida, logo eu, quem diria. Ainda sinto aquela silenciosa gritaria em meu respirar cansado e decadente. Berros que a dor de viver me propicia. Mesmo quando entregue boemia. O lcool s mais um confidente daquelas horas que at a alma atrofia. Viver sem isso uma irresistvel utopia que para muitos se torna bem atraente Felizes os que sonham morrer sem agonia. Mas sonhos se dissipam na ventania criada pela realidade inconsistente. como ser fiel em meio a uma orgia. Enquanto sobrevivo desarmonia e respiro quase que impotente, destilo o resto de minha ironia.

104

Sigo escrevendo toda essa porcaria mesmo achando tudo to prepotente. Uma fraca e descabida pseudofilosofia. E se em ti essa coisa tambm no esfria seja bem-vindo, camarada indigente: s mais um membro do clube da melancolia.

105

Masturbao verbal II
Escrever a quimioterapia da alma, que expulsa atravs de letras o tumor emocional que cresce no meio da garganta. na garganta que se d o embate entre a razo que o crebro manda e a emoo que o corao bate. A cabea manda a razo descer e o peito manda a emoo subir. Se encontram no meio e do um n. Na garganta. Quando estiver cansado, escreva. Quando estiver descansado, tambm. Se a tristeza te passar a mo na bunda, escreva. Se a felicidade te esporrar na cara, tambm. Seja uma mensagem a um amigo, um poema a um amor perdido, uma poesia a uma paixo encontrada, um conto sobre a infncia, uma crnica sobre o presente, um artigo sobre o amanh. Escreva mentalmente, escreva literalmente, escreva literariamente, mas escreva, cacete. O papel no absorve; o papel absolve. Mesmo que ningum leia, mesmo que voc no releia. No escreva pelos outros, tampouco escreva por voc.

106

No faa por precisar, faa por querer. Faa para apagar mas no faa para reter. Passe a lngua nas letras enfie o dedo entre as linhas faa do pargrafo suas tetas. E quando for gozar, vire essa porra pro ttulo.

107

Mulher de safra nica


H quem tenha dito certa vez, sabiamente: ao ver um homem manuseando saca-rolhas, descobre-se como ele sexualmente. Deve ser por isso que gosto de beber no gargalo, segurando a ltima gota com a ponta da lngua, focado no lquido e esperando o doce estalo. Com uma mo acolho o vidro junto ao peito, com a outra, com cuidado, desnudo o lacre revelando um preservado orifcio estreito. Segurando encaixo, colocando devagar, puxo com jeito, sem grande performance, contendo o lquido a despejar. Sem pedir, meto a mo por baixo da taa, que enquanto se molha, geme em silncio, quase que pedindo: venha, se satisfaa. Olhando essa garrafa, mantendo-a deitada, aprecio seu aroma e despejo com cuidado, segurando o corpo suado, ante a longa golada. Enquanto bebo sua uva, dispenso o saca-rolha e, com a barba molhada, me deito nessa adega, imaginando que, por ora, eu fui a tua escolha.

108

Sou uma esponja emocional


Certas situaes se revelam com uma clareza que eu no gostaria de ver. H de se aceitar que algumas naturezas so simplesmente incompreendidas e outras so apenas incompreensveis. Em uma madrugada a vida te trouxe de volta minha depois de anos sozinha desde a sua primeira ida. Voltou acompanhada, casada com a dor da solido e a revolta ante a submisso de uma desgastada relao. Foi quando como num espelho, teus medos e carncias vi como sendo meus e minhas solues fizeram-se tuas. E agora tua vida segue. No sei se estou vazio ou me sinto esvaziado. Apenas sei que algo falta. Vazio. Como uma garrafa. Tombada depois de ingerida. Mas at mesmo aquele que sempre foi porto precisa se aportar.

109

Necessidade, porm, que nunca se obtm. Se desistir de algum e esse algum nem notar sua desistncia , isso j um motivo para desistir. E fatalmente aqueles que se emergem exceo, como regra repousaro.

110

Verbaliza teu sujeito


Repousa tua cabea, no meu ombro alivia teu peito. Derrama tua lgrima, me conta o que tens feito. Permita teu sentir, esse cansao existe por direito. Confia no que digo, apesar de me achar suspeito. Enxuga teu rosto, no se entregue, h um jeito. Retoma teu flego, o ar que envolta foi refeito. Ignora as ameaas, idiota quem te acusa o defeito. Devolva teu sofrer, destrua esse ser perfeito. Afasta toda invaso, at mesmo em teu prprio leito. Repudia as ofensas, tua essncia merece respeito.

111

Repensa tua vida, teu passado j foi rarefeito. Imponha tua vontade, o futuro no mais estreito. Assuma teus erros, de tudo se tira um proveito. Olha para frente, est vivendo um novo conceito. Abra teu sorriso, faz falta teu olhar satisfeito. Durma bem agora, deixa que o resto eu ajeito.

112

Sonetos embriagados
I Esta garrafa que de novo abro Aplacar uma sede estranha Comeou na minha entranha E onde termina no me lembro. Quanto mais eu uso o crebro Menos a razo me acompanha Talvez seja mais uma faanha De um amor que no celebro. Tantas adagas me perfuraram Tantas adegas me derrubaram Desisti e cansei de acreditar. Sempre soube ter sido em vo Dar tais poderes a um mero corao S preciso de outra vida, outro bar. II No h beleza quando me deito no escuro Nem quando no silncio igual me silencio Mesmo cansado e esgotado te procuro E o velho frio parceiro agora eu renuncio. Mas a mente me trai, assumo: sou inseguro E faltando-me o ar, em dvidas sentencio Nos braos de outro, em prantos, te figuro Nem mesmo tu saberias a dor que anuncio. Culpo tua ausncia, onde tudo me confunde E meu passado inda presente nas penumbras foda impedir que essa tormenta me inunde. Que no te preocupe toda essa minha agonia No sou gaiato nessa dor que hoje vislumbras Estarei vivo, de ressaca, to logo nasa o dia.

113

III Quando a noite chega ao fim, com ela a dor se finda Vem a sede e a vontade dos teus olhos, coisa linda Hoje s e sempre fostes o melhor beijo que provei No teu gozo, na tua pele, como nunca me encontrei. Perdoa-me a crueldade, acostumando-me estou ainda Ao lampejo desta nova sensao que a vida me brinda Sabes mais que todo mundo quanta dor j sufoquei Mereces mais que todo mundo o conceito que matei. S tenho medo de sentir de novo todo frio que senti Naquele cho no quero voltar, por isso agi como agi Sabes que me livra, com teu amor, da dor que aprisiona. to somente mais um dia de algum que se apaixona Faz da cerveja uma espada; do vinho, seu cianeto Se j sentistes tais dores tambm para ti este soneto.

114

Meu teto emocional est furado


Saudade... goteira que no se seca calor que no aquece vontade que no se esquece. O gotejar intermitente s faz lembrar na gente o desejo do beijo quente do corpo que no se sente. um dormir acordado, um respirar sufocado um cair sem ser jogado um gritar sussurrado um flego roubado um suspiro aspirado. E j que essa vida no presta o gim e o vinho o que me resta pra tentar esquecer... da saudade, no de voc.

115

Soneto do galho seco


Pessoas so rvores sem orvalho carecidas de um constante irrigar: secando o zelo padecem no entalho adubadas em afeto voltam a florear Essa vida vivida de galho em galho alardeando adorar esse vil balanar termina entre secos ramos de carvalho Perdendo o colo, no tem onde aninhar H de se curtir o galho e o balano sem esquecer mesmo em descanso das velhas dores a enraizar o cho Sucumbir tuas folhas ventania e manter no quintal da tua agonia essa natureza morta chamada corao

116

Escrevo bbado e chorando


Tem tanto tempo que esse choro represo que de tanto que escorre j nem sinto seu gosto de soro S sei que parar no consigo Tambm nem sei se quero ou se preciso Porque ando cansado de mim Cansado de ser assim E dessa dor sem fim Mas quando me auto-saboto E ajo como sempre agi Que preciso que me ignore E me resgate de mim E no aceite meu no Nem concorde com meu sim Apenas desdenhe E no consinta Mesmo que eu pea Para sentir o que sinto No sinta: minta! Me ignore Me esnobe Mas me socorra E me salve de mim No quero voltar pra l tudo muito frio Tudo muito vazio E j estive l Por tempo demais

117

Mesmo que te faa chorar Que te faa vomitar E querer ir embora No me deixe aqui Preciso de um antdoto E voc meu veneno Que funciona contra mim Seque meu chorar Por favor E me tire um sorriso Sim?

118

De tera a sbado
Eu no quero no querer dormir Dormir no o problema o que di o acordar, o despertar Acordar voltar pro estado que fez querer no dormir anteriormente. Nessas horas, a poesia te abandona a agonia te acompanha a melancolia te aguarda e a filosofia te falta e o lcool j no machuca mais. No sei quando nem onde aconteceu mas algo em ns se perdeu e um dos dois no percebeu e em ambos o sentimento pereceu Sem rudo de corao partindo nem rasgo de orgulho rasgado Apenas a vida se esvaindo pelo ralo. boca negou o beijo pele negou o toque Outrora tenros amantes, agora se foram desconhecidos onde a presumida civilidade esconde interesses definidos: no apenas a morte anunciada mas tambm novos corpos reunidos.

119

Relao respirando por aparelhos Respirava mas no vivia Olhava mas no se via E chorava ainda que sorria Deixando a sala vazia Com cara de UTI fria. Desligamos da tomada E agora h um luto a gerir Outros cotidianos a seguir E velhas manias a desapegar Enfim, no h mais o que falar

120

O lobo
Descendo a rua, se v um lobo Renegado alcatia, ele uiva avisando, com frio e ferido: miraram no peito mas erraram o alvo e est a sangrar e dolorido Renegado ao amor, ele uiva pedindo socorro e abrigo: mesmo sujo e fedido, ele quer um canto amigo para deitar e lamber o plo Renegado o mundo, ele uiva implorando sombra parceira: no temam as presas expostas s pressas, no machucam e nem matam a fome Renegando a existncia, vaga h tempos sozinho e mesmo mal-encarado no olhar v-se ternura No h beleza no sofrer Isso tudo no viver apenas morrer Subindo a rua, se vai o lobo

121

Eu s queria morrer um pouco


A pior dor no te faz correr ao branco papel na nsia de vomitar palavras folha para esquecer o que se sente A pior chaga aquela que te furta a fala e emudece as mos e castiga os ossos a ponto de faltar o discernimento entre o real e o surreal e o irreal As mos suam gelo enquanto a pele exaure o fogo da febre A boca procura e a lngua padece daquilo que os olhos jogam fora sem avareza, sem piedade Sinto o peito que galopa manco E o sangue rasteja um corpo vazio tudo to estranho mesmo sendo to familiar Tudo igual apesar de estar to diferente Sei que se escrevo agora porque a dor ainda mais aguda ainda me aguarda amanh e assim me calarei sem esquecer

122

Ningum me ler No que me transformei? No era pra ter sido assim No era pra eu ter virado isso No era No assim No mesmo No desse jeito

123

S mais um gole
Houve um tempo no muito distante onde meu maior desejo seria ter pernas passeando ao meu lado se esfregando em meu dorso sufocando meu rosto me fazendo gemer. Mas a nostalgia de hoje ver o calendrio virar e ressentir datas atuais virando futuras datas esquecidas nos anais. H de passar... So palavras desconexas de uma mente perturbada por um rompimento esperado e uma dor aguardada. A distncia quase imposta funciona tanto quanto uma aula de ingls num outono portugus. Tanto quanto um gelo num copo vazio. Meu usque acabou minha gua secou meu filme terminou e a ressaca me aguarda. Porra: por que no fui dormir?

124

Vou me repetir mais uma vez


No tenho mritos por fazer o que fao, s a responsabilidade em me fazer til aos miserveis que insistem em viver sem se atrelar aos modos e costumes alheios Apenas acendo uma vela perto do interruptor Voc precisa da coragem para ir e ascender sua vida Todo mundo precisa ignorar a prpria vida para continuar a viver. Ignorando a minha ajudo-te a ignorar a sua S queria os olhos fechar e abri-los em uma nova realidade com novas dores a incomodar e velhas lgrimas a chorar Se me so por vezes repetitivo por falta de solues que ainda no encontrei Nem mesmo algum blsamo paliativo Para sanar as dores que choro e chorarei Talvez eu saia pela rua em busca de problemas Talvez eu fique em casa enfrentando os problemas guardados nas gavetas. Ou talvez eu devesse apenas morrer esta noite para no mais sofrer Nem mais voltar ao passado sendo to cruel comigo

125

Preciso matar um pouco de mim para continuar a sobreviver em meio a essa dor que veio e no faz a menor questo de ir embora Olho para o copo cheio para a garrafa vazia para a sala fria para o reflexo feio e sequer tenho coragem de projetar uma miragem que me faa mais ignorante e que me deixe ser menos eu No rdio um Bad Company Melhor virar o resto de dignidade faz-la descer a extremidade e matar o que restou de sanidade Se algum voc precisa confrontar ou alguma boca almeja beijar ou apenas algum abrao encontrar faa enquanto h vida, enquanto h fora pois quando a folha virar, apenas o lamento estar a te esperar do outro lado da sala do outro lado da vida Que os poetas lhe sirvam para isso

126

Contagem regressiva
E agora, a est voc se machucando se amaldioando por nada e por tudo. Mesmo sem motivos para tanto ainda assim voc vai fundo. Sei que se sente o ltimo e o nico dos fodidos. Ningum sente essa sua dor nem chora como hoje chorou. Ningum sabe o que ser como voc . E assim ser o resto dos seus dias na semana que no termina no ms que no se acaba no ano que s se arrasta na vida que insiste em continuar. Chore de soluar sem parar De no peito ar se ausentar De doer na espinha o lamentar E de a morte preferir se ausentar. Coloque sua melhor msica Veja seu ltimo preterido filme Beba seu remanescente gole Respire o mais profundo ar. Uma hora isso h de acabar.

127

Fui tomado novamente


Depois de tanto esperar e esperar De tanto esquecer e muito lembrar O corpo grita o cansao estranho A dor a alma no silenciou Um martrio inconveniente que te encontra sem hora marcada Transforma seu dia em poeira E faz o ar em volta rarear Preciso lembrar-me de como poemar de como fazer a poesia a pele transpirar e suspirar o brado que ora eu entranho por esperar o alvio que nunca chegou como se os versos me mordessem a nuca esmurrassem as costas pisassem os bagos buscando a liberdade atravs de qualquer cavidade A aura depressiva me acompanha at eu me sentar e escrever e escrever e continuar escrevendo at os dedos dobrarem os pulsos incharem e os olhos cederem a compensar a longa pausa

128

Mas a aura do poema insiste em me derrubar. Esse monstro chamado inspirao que se esconde na iluso da realidade e fica a me espreitar Repenso gestos e beijos reencontro momentos e desejos e tudo parece, enfim, forma tomar At que o piscar dos olhos dissipa novamente a poesia no ar Parece uma vbora a investir golpes contra o que restou do meu consciente debulhado Essa fera de bote estalado revirando hoje o que sou sem largar o que serei porvir Sinto falta, confesso Afinal, por que no sentiria? Desta confuso que deixar a poesia coexistir e me usar at me sentir das putas a mais vadia Mas se para cada todo verso meu devesse uma nova lgrima rolar o squito cansaria o reinado da esperana sem futuro j que essa saudade apenas minha alma de pau duro

129

Qual o efeito colateral da vida?


Conceitos... Sombras que ficam no seu p o dia todo e mudam com a luz recebida. Quanto mais escuro, mais disformes ficam; quanto mais claro, mais definidos se mostram. Mas h sempre algum que chega botando luz de forma to intensa e avassaladora que voc simplesmente perde sua sombra, esquece seus conceitos. Enquanto os olhos no se acostumam, voc fica sem reao, no sabe o que pensar, tem medo de se mover e no tem onde se apegar. E te cega tanto que s consegue enxergar com clareza depois que essa luz se afasta e traz de volta a penumbra prvia do lar. Quando os olhos voltam a ver o ambiente, percebem que precisam da luz, mas de uma forma mais contida, mais controlada, mais iluminadora, menos ofuscante. Assim so as relaes interpessoais. Lutamos por anos contra a luz, lutamos por anos tentando iluminar algum. E s possvel essa troca quando h um distanciamento saudvel para ambos.

130

Um conceito no pode ter a pretenso de mudar um conceito no outro, uma luz no pode querer sobressair outra. Seno faltar sombra para o descanso dos olhos. O que possvel rever tais luminrias, revisitar alguns conceitos, adaptar novas distncias. H como ter o conceito de ser parceiro de outra pessoa sem que o peso de uma relao estrague os laos estabelecidos. Uma relao apenas ir impor condies que faro com que a luz se apague, que os interesses difusos sejam questionados, que os mundos diferentes queiram se colidir. Tire esse peso, esse fardo, e ter duas pessoas que conseguiro conviver com a luz e a penumbra do outro. Um dia s pode ser apreciado como miragem se uma sombra cobrir o Sol por certos perodos, para que os olhos se desfranzam e relaxem. Uma noite de breu s ser acolhedora se tiver uma vela em algum canto mostrando o lugar seguro feito manjedoura. O Sol a vela da Lua. A Lua empresta do Sol sua luz numa distncia suficiente para que ela apenas brilhe e no se queime, mas que tambm no h apague.

131

No so casados nem h pretenso de serem. Convivem cientes de suas posies: so amigos e no amantes, so parceiros e no cmplices, so opostos e no diferentes. Mesmo com todo o cu entre eles. Onde est a bula do viver?

132

Elas no tm manual mas eu gosto


Confesso que anos passei e que outros passarei tentando entender as mulheres, esses seres detentores de bucetas (com todo respeito, menina). No tem sido fcil, meu caro, mas quem disse que seria? Ela no quer apenas compreenso Quer ser admirada e respeitada amada e fodida e beijada e chupada ainda que nem ela mesma saiba o que pensar e sentir e fazer ou como gozar e como gemer. me e irm e amiga e filha forte e cruel e devassa e indiferente doce e fascinante e sensual e instigante amvel e nica e complicada e simples independente e necessitada chata pra caralho e necessria. Vi que no podemos nos apegar primeira impresso pois sempre daro um jeito de te causar vrias outras primeiras impresses. Leva-se anos para conhecer todas as facetas de uma mulher. Ainda assim, sempre tem uma de reserva. Toda mulher traz dentro de si outras cinco, seis, sete mulheres

133

E assustado, te digo: nem sempre uma vai com a cara da outra. Certamente no sero todas que iro com a sua cara, amigo. Aquela que te procura hoje no ser a mesma que amanh te ignorar, tampouco ser aquela insacivel que buscar sedenta seus braos na outra noite. Muito menos ser aquela que usar teus mesmos braos como um consolo para o dia difcil com o corpo cansado e olhar dcil. Por mais dura, fria e insensvel que tente e precise aparentar h sempre uma brecha a encontrar atrs de tanta fuga imprevisvel. As que se usam desse expediente so aquelas que mais sofreram nas mos de outros homens outras mulheres outros amigos outros familiares. Fecharam-se para o mundo na esperana de que a privao de outro sentimento imundo a jogasse de volta para o cho. Mas o que querem que algum no desista nas primeiras tentativas. Precisam que esse algum merea conhecer seus segredos suas mgoas suas fragilidades.

134

Aprender a ouvir o silncio feminino das tarefas mais rduas e cansativas que um homem pode ter, menino. Nem por isso deixa de ser doce e alucinante a sensao de ver o silncio quebrado pelo som de seu nome ecoado naquele momento em que ela mais precisa e voc foi o ser clamado. As oscilaes fazem parte: ora querem tudo, ora querem nada. Hoje te amam e amanh te ignoram pra depois te amarem novamente. Uma simples manh acordada com o cabelo ruim pode ser fundamental na maneira como uma mulher ir te tratar. A culpa no sua: do cabelo infernal. Quando uma mulher te pergunta algo ela j sabe a resposta. Pergunta para te testar e saber se ainda consegue te prever como imagina prever. E voc pronto pra se foder. Quase toda mulher se questiona ao menor sinal de no estar agradando. Seja na opinio emitida, seja na roupa vestida, ou na msica danada, seja no namoro engatado, ou no batom passado. Descobri que o respeito a elas se faz no s com palavras educadas se faz com pequenos gestos dirios.

135

Mesmo que voc no perceba, fazem diferena, caralho. Respeitar o silncio entender as inconstncias aceitar os desaforos zelar pelo bem-estar respirar antes de falar pensar antes de agir engolir os sapos digerir as ausncias. Tudo obrigatrio ao manter-se prximo de uma mulher. Precisa que tenhamos o discernimento para saber quando agirmos como homem quando agirmos como amigo quando agirmos como companheiro. Precisar que sejamos os trs e que a desejemos visceralmente noite, que a compreendamos tarde e que estejamos ao lado pela manh. A premissa do sexo frgil foi alardeada e criada justamente por uma mulher. Nos fez crer numa falha certeza de sermos superiores onde nessa soberba supremacia, expomos nosso carter e nossas mazelas. E quando pensamos estar por cima que vem uma mulher e te d uma rasteira. Ela esteve te observando e o atacou em seu pior ponto fraco. Quando cados, passamos a admir-las mais honestamente, tiramos nossa pseudo-mscara para assumirmos nosso papel de coadjuvante.

136

E finalmente descobri por mais que sejamos fodas sempre seremos uma pea em seus jogos. Elas iro brincar com voc, pisar em voc, trucidar sua mente, dilacerar seu peito, debulhar sua alma. Apenas porque elas podem. Sabemos disso e entramos em campo. No para ganhar, mas para participar do jogo.

137

Mais um que tombou


H dores que simplesmente no se dissipam ainda assim, pessoas raras e nicas conseguem fazer disso uma coisa bonita apesar de dolorida Ningum sabe o que leva algum a buscar alento em coisas que te faam ignorar a prpria vida Bbados e drogados por a incompreendidos e julgados por serem "covardes" por tentarem fugir um pouco da sua dor Mas no esto fugindo: apenas do um tempo para aliviar o peso de viver com esse estranho conceito de mundo que nasceram para ter So almas de poetas, so mentes que no enxergam cores na vida e mesmo assim vivem para colorir o mundo de alguma maneira S quem tem essa dor, esse blues dentro de si, sabe como acordar todo dia tentando morrer um pouco sem se matar

138

Versos rebuscados ao acordar


Viola, mulher violo Viola, venha c violar Sentado te vejo passando Deitado eu te sinto passar O vento assovia l fora A noite comea a acabar Se enrola, a coberta te chama Domingo, dia de vadiar Acorda, caf t na mesa cedo, o sol comea a queimar T bem, trago ele na cama bom algo pra se esquentar Me deixa, estou s te olhando s linda, mesmo ao acordar O vento ainda afaga as folhas A cama o sol segue a abraar Viola, mulher violo Viola, venha c violar Sentado te vejo passando Deitado eu te sinto passar

139

Malditos alados
Seja sempre o anjo de algum mas no trate com desdm esse assunto angelical. No falo daquele anjo idiota bobo e bonzinho, isso lorota que nos contam no natal. Seja aquele que mete o p na porta Que na cara bate, depois conforta Devolvendo, assim, o mundo real. Se afunde na lama e escurido que o alheio traz no corao sem medo de isso lhe ser fatal. Resgate a essncia hoje esquecida que muitos h muito julgaram perdida de uma forma quase consensual. Confronte aquele que agora se definha Desafie-o a lutar tal bicho em rinha Fazendo-o sair do terreno surreal.

140

Destrave as portas do calabouo que faz da vida eterno arcabouo de um manicmio emocional onde ele padece quase em desgnio transformado em louco pelo escrnio dessa gentarada dita normal. Ceda o ombro, ampare a lgrima mas cobre a dissoluo da lstima que sempre lhe foi habitual. Cortaram-lhe as asas, no o pescoo Andars, assim, pra fora deste poo Seja por bem, seja por mal. E quando voltar a enfim respirar e voltar a sentir e voltar a sonhar ajude-o a se livrar do lamaal. A alma se lavar em riso e choro por pr fim ao trgico namoro com o paradoxo paradigmal. Todo mundo tem um anjo Seja voc o maldito alado de algum to esquecido to fodido quanto voc.

141

Palavras no so necessrias
O silncio de teu olhar e o calar de teu beijo me dizem muito daquilo que insistes em negar a falar Te ver em nossa rua novamente teu cheiro em mim o horrio, o tempo, o clima teus olhos, tua boca, teu sorriso tuas lgrimas, tua reticncia, tua ironia teu silncio... como se o tempo no tivesse passado Como se nada tivesse acontecido e voc continuasse minha e eu permanecesse teu Ali somos apenas ns sem o mundo ao redor Voc me fala e eu te vejo Eu te escuto e voc me v Assim seguimos, sem ensejo Pensando em ti enquanto me l Voc me pega, voc me abraa Voc me beija e depois me afasta Sussurre duas vezes que me ama Responderei no silncio de meu olhar Me convide para te ver por meia hora Pense em mim somente quando respirar E ao sair, busque meu beijo Antes de levantar, irei te beijar

142

Estao nova
A gente nasce e ganha um nome e um dia pra chamar de nosso e todo ano um dia voc dorme e no outro acorda mais idoso reclamando o tempo passado relembrando a vida seguida E sempre ao acordar nesse dia a vida te d uma receita nova: uma cano ainda sem melodia Ganhar acordes afinados perder tons atravessados confundir as rimas certas cantar refres desalinhados No tenha medo de na dose errar mas se policie para no mais desafinar e se livre dos que no sabem cantar a cano que escreveu pra voc Dance a valsa da leveza sinta o samba da alegria durma o blues da tristeza acorde o rock que alivia Um ano novo hoje se inicia e tem o resto de todos os outros para encontrar a batida propcia ao novo horizonte que amanhece Enquanto isso, cante e dance e grite a loucura do seu viver encontre o instrumento certo mantenha bons compositores e aliados ferrenhos por perto que te ajudem a escrever quando consumida em dores

143

Nada mais te silencia apenas curta a melodia deste poema que fiz pra voc (Para Lenita, por seu aniversrio)

144

Conversa minha comigo


Busca-se o ar mas ele no entra Di como se me afogasse como se o peito serrado fosse como se a vida ali parasse Di como nunca mais havia dodo A lgrima nos olhos no cessa E o soro delas a boca amarga tona vem a repulsa de outro Aquele que te afasta em silncio Levanta-te em dvidas Repousa-te em certezas E nada aplaca o infernal zunir dos ofegantes suspiros Splicas so emitidas ao teto que se fecha aos lados que se aproximam ao cho que se ausenta Tudo enfim se omite Ser esse o limite? Ergo-me em compreenso mas mesmo eu preciso de segurana ou me consumirei em perguntas que no me deixaro dormir Dos tolos, sou o mais sbio Dentre os sbios, o mais idiota

145

s o melhor e o mais tolo, de fato Por isso mesmo passars sozinho o intermitente virar dos minutos que desguam em horas agonizantes Nem mesmo os densos suportaro o peso da tua convivncia s to denso que teu peso deixar o outro leve ao se ver livre E eu sei disso A palavra que trazia conforto agora recebida como golpe De to certo, erras na dose e o que era um doce remdio agora se transforma no mais amargo dos venenos Sou a pior melhor companhia que voc no precisa ter agora Apenas meia garrafa te resta E uma noite inteira se levanta Passars por isso sbrio Bem-vindo de volta Teu lugar de sempre o aguarda Pois di como nunca mais havia dodo

146

No sei mais distinguir


Por que toda escolha resulta em uma renncia? No me foram dadas escolhas Essa dor que no termina apenas acaba comigo Minhas estruturas abaladas por um golpe inesperado. Estava o peito exposto e cheguei a acreditar que ainda pudesse No pude Por que? No h mais o verde da relva verde, nem o rosa do boto de rosa Apenas as nuvens que trouxeram o cinza do inverno de volta e as lagrimas que chovem neste cho de terra batida, onde abatido me repouso e no vou mais me levantar Restou essa pretensa vontade de se perpetuar na vida de algum

147

Preciso de poesia, mas h muito perdi a minha


Cansada, a noite segue Quase madrugada, eu chego De camisola, voc me espera Tambm cansada, voc me beija Quando entro, voc me segue Quando sento, voc se deita Devolvo o beijo, voc suspira Pergunto teu dia, voc repete Do nada, uma briga acontece Reclama-me a falta do abrao Relembra-me de todo cansao De lidar com o peso do meu ser No preciso disso agora, voc diz E que se eu continuar a agir assim Isso tudo afastar voc de mim meu passado de novo presente Se me levanto e vou-me embora Voc se levanta, me segue porta Acende um cigarro, senta e chora E eu no consigo te deixar assim Nunca quis ser to denso contigo Onde voc est hoje eu j estive Dessa dor conheo as condies Onde est agora tambm estou Me desculpo, engulo meu choro Volto de novo ao seu encontro Peo para voltarmos ao quarto Reconheo o peso do seu fardo

148

Tudo o que te falo no por mal O que te fao no por crueldade S no agento mais te ver sofrer Outra vez, de novo, novamente Mas se me levanto e vou-me embora Voc se levanta, me segue porta Acende um cigarro, senta e chora E eu no consigo te deixar assim

149

No posso estar errado sobre voc


Ouvi tanto voc dizer voc no existe que deixei de existir Mas eu sinto tanto sua falta tanta que preciso berrar para o mundo na esperana de que chegue at voc mesmo que em um leve suspirar H erros, no h errados todos tem culpa mas j no h mais culpados No h como te odiar Aprendi a te amar e me odeio por isso Voc exige que eu te odeie mas o mal que me fez no supera o bem que senti o carinho que me deu o amor que eu vi e eu aprendi a ver Passei uma vida sem f nem mesmo em mim acreditei por muitos anos

150

Mas algo mudou e uma f nasceu em mim Me fez voltar a acreditar em mim como homem como pessoa como amante como amigo como companheiro de vida Essa f se chama esperana Uma esperana pequenita e essa esperana se chama Lenita Essa esperana que sinto algo vil pequeno demais pra ser mostrado ou falado Uma esperana minscula cuja qual todos refutaro e tentaro me dissuadir Me tacharo de idiota de me rebaixar a nveis rasteiros demais at mesmo pra mim Mas eu finalmente acredito em algo: Eu acredito em voc Todos precisam de f em algo F num santo ou em um Deus ou mesmo em dias melhores Eu tenho f em uma rasa injusta e vil esperana Me tirar essa minscula fagulha me fadar a uma vida sem vida

151

Mesmo sendo sem base alguma a no ser o que sinto e senti, vivi e vi Mesmo que a prpria esperana me olhe nos olhos e me diga que estou errado Ainda que a boca fale, os olhos no mentem jamais E eu aprendi a l-los Que essa esperana seja cruel, desumana, que me d todos os motivos para odi-la e amaldio-la ao vento Eu ainda terei f Que dure um dia, uma semana ou uma vida toda Mas ainda a terei comigo E ningum nem mesmo a prpria esperana, poder tir-la de mim Nem mesmo os piores dos cenrios podero me tirar esse gro de esperana que mal cabe na mo, mas que ser o suficiente para manter o peito batendo e a alma respirando uma f que me far olhar para o cu e v-lo da mesma forma que sempre o vi mas que agora falta algo No no cu, mas aqui embaixo, aqui do lado E sei que esse mesmo cu ser contemplado da mesma forma No serei o nico a erguer os olhos e revisitar tantos outros cus compartilhados Com a mesma esperana de um dia voltar a v-lo com a magia que transmitia

152

No por no existirem mais estrelas mas por faltar a luz que incendiava ao lado que aquecia dentro que falava no silncio e escutava no encaixe perfeito Que transbordava pelos olhos mesmo quando fechados Mesmo quando a boca silenciava eu aprendi a ouvir e continuo ouvindo mesmo tudo sendo silenciado ao meu redor agora Que eu seja o maior dos tolos O mais imbecil dos idiotas Que eu viva a cantar a mesma cano at a vida me cansar mais do que j me cansa e cansou Mas por um momento, um lampejo de tempo, eu tive a esperana que precisava para continuar a viver E esperar Esperar pra ser amado da mesma forma pra ser visto da mesma maneira pra ser sentido em todos os sentidos pra ser olhado e desejado para que meu lobo volte a ter a sua lua pra, enfim, poder voltar a sorrir e respirar Me negar sentir essa esperana me sentenciar a uma vida sobrevivida sem gosto sem som sem calor sem nada

153

Tudo est perdido, mas eu j no me importo mais Que eu faa das minhas lembranas minha prpria igreja Que os gritos de saudade abafados sejam minhas oraes Que minhas velas sejam minha no-desistncia mantidas acesas Que o gosto do beijo seja minha hstia E que a morte seja meu amm Mas agora tudo o que quero morrer at voc voltar Me expulse da sua vida Diga que foi mentira o que vivi Ainda a coisa mais linda que eu pude apreciar que eu tive o prazer de conviver e sentir Voc me deu tudo quando o mundo me ofertava nada Quando no havia mais esperana voc se transformou nela S no me pea para te odiar no tem esse direito Simplesmente no sei no te amar

154

Medo de mim; saudade de voc


Outubro mal comeou e com ele voc no restar Uma nova velha vida seguir e em mim apenas o sonho deixar Nunca tive tanto medo de mim Medo de no suportar o que me imps Mas ainda assim me pede que agente Pois confia em mim mais do que eu mesmo confio O que voc v de mim hoje no sou eu Sou apenas o fantasma que sobrou de mim Minhas mos formigam Meu rosto amortece Minhas mos travam Minha face desfalece Vagando como uma sombra pela escurido dos sentimentos como um vulto sem direo Sou meu prprio vulto Buscando me reconhecer A dor que me queima por dentro a mesma dor que me apaga por fora E meu vulto percorre a cidade passeia pelas lembranas que no se dissipam uma msica, um vinho uma foda, um caminho Tudo me faz lembrar voc

155

Hoje no durmo, apenas me deito Em cinco minutos, um tapa me despertar Acordo desesperado andando para lugar algum para depois voltar a deitar e sentir o ar se acabar Por muito menos j durou muito mais e sei que isso no vai passar

Me disse que fui seu melhor e eu sei que foste minha maior Se tornou dona do meu teso e hoje, mesmo com o pau na mo, mo penso em outra mulher a no ser voc Em a gente se amando trepando e se chupando suando e se pegando gozando e se abraando se beijando e recomeando bebendo e vivendo como se o amanh no importasse O mais foda que voc sabe que tudo o que passou engolirei e ainda assim te receberei mesmo que sejam mgoas vindas desse monstro que hoje te tem

156

No saberei te virar as costas Meu abrao te confortar Meu peito te receber E minha voz te acalentar E mesmo que no cho da minha sala eu me rasgue e fique sem fala ainda assim voc ter o direito a tudo o que te ofereo sem pedir nada em troca Sempre existiu apenas voc e nada do que fizer mudar isso, coisa linda Me ligue agora a qualquer hora daqui dois meses ou dois anos ou duas vidas Mas me procure e ainda serei o mesmo que sempre fui e sempre serei Porque voc valeu a pena Ainda vale E sempre valer

157

Que...
...o medo no tenha ...a vergonha inexista ...a desculpa permita ...a volta acontea ...teu amor me retome ...a leveza mantenha ...o conforto assista ...a ofensa se omita ...o calor reaquea ...tua boca me traga ...a mgoa abstenha ...a vontade persista ...a voz tua se emita ...a luta se emudea ...teus olhos te desmintam

158

Amor que vale a pena


Depois de ti, a paixo se tornou efmera Como ousas me tirar assim da vida tua? Com que direito se retiras agora da vida minha? Como me pedes para odi-la depois de me ensinar a te amar? Hoje vago desfigurado Quando paro, no me reconheo No me quer mais ao teu lado Mesmo assim, eu te perteno A nica coisa que preciso que me deixe existir junto Pois existes em mim mas no sei se ainda existo em ti Pinte e corte seus cabelos Disfarce seus medos com ironia Sorria ao dizer algo cruel Se defina falsa e monstruosa Mas conheo-te abaixo deste vu que por ora veste como um escudo Diz que assim ser mais fcil e que precisa a vida seguir sem mim mas teu sorriso ao me ouvir e o apelido pelo qual me chama revelam verdades ocultas escondidas em sua alma que tanto conheo

159

Somos dois desfigurados Gargalhando de ns mesmos Apenas no tema meu mpeto de lutar por ti, pequena Basta o som da tua voz pra me tirar do inferno algoz em que me encontro h semanas mas uma dvida me acomete: se a chama apagou por que insistes em vir revirar o carvo? s incapaz de dizer que me ama Tampouco nega existir o sentimento Mas sorris aliviada ao ouvir da minha boca Que todo teu ser meu amor a vida toda J olhaste fundo nos olhos meus e os olhos teus me disseram coisas que sua boca insiste em renegar em mentiras irnicas e inseguras Ainda assim foges do meu olhar pois os teus nunca havero de mentir para mim Que eu viva iludido a te esperar mas me deste um amor que vale a pena a espera Que aquela cano cante para ele Mas somente eu saberei te ouvir Que ele te tenha em tua cama Mas somente eu soube te possuir Agora eu sei e voc sabe que eu sei Voc sabe e eu sei que voc sabe

160

A espera
E agora voc a, deitado e cansado, pensando na vida que no se finda, est esperando o que ainda? Voc fecha os olhos e chora, esperando a dor ir embora... est esperando o que ainda? Acordar amanh mentindo a si mesmo, fugindo de voc a esmo... est esperando o que ainda? Fechar os olhos ento, escutando a prpria respirao... e por ora nada mais esperar!

161

Saudade um cu nublado
Um dia, madrugada fria noite inacabada, negro cu triste uma Lua conhecida chegou iluminando feito dia aquela solitria vida minha Lentamente afastou as estrelas Subitamente tornou-se rainha De todas as nossas madrugadas Que tive, tenho e teria Quando o dia nascia ela se recolhia na figura de uma mulher que me abraava enquanto o sol me clareava e quanto mais exposto mais ela me acobertava A Lua reflete a luz do Sol mas essa minha Lua reflete junto seu calor Hoje fui banhado novamente por esse luar Afastou o frio da solido Aqueceu a face cansada Iluminou o cair da lgrima Refletiu o alvio do sorriso Me mostrou tambm sentir minha falta Nossa dana segue ritmos diferentes compasso desencontrado: ela me banha l de cima eu a sado aqui de baixo

162

Sem estrelas cadentes somente almas carentes A distncia entre ns no entre cu e Terra a distncia entre dois peitos que no se traa em uma reta Quando ela no desce, fervido em ebulio ascendo e permaneo ao seu lado esquerdo feito um mero ponto vermelho Quando chegar, quero que me cubra pois ainda sou sua estrela rubra cuidando sozinha do nosso cu Lua menina, Lua pequena Me diga, pequena Lua: posso te chamar de Helena?

163

Ao lado de um bar
Embale-me no jogo dos teus cabelos Neste teu olhar cerrado e malicioso Em tua boca que sedenta a minha procura Mesmo que meu beijo primeiro tenha negado Teus suspiros ecoam como ventos sibilantes Teu perfume agora sinto colado em mim Tua fala me diz no, mas tua pele me diz sim Que os parcos minutos virem dias de espera Continuo a ansiar por teus lbios receosos Mesmo que ainda sejam pequenas quimeras reminiscentes de uma quinta-feira Sei que minha intensidade assusta e afasta Ainda mais agora em que me encontro quebrado Perdoe este brio garoto que luta para no ser um fardo Da porta do teu carro, a Lua o cu desnegrou e neste posto ela ilumina uma outra estrela pequenina

164

Reacendendo nosso prprio inferno


Muita gente grande Gente maior do que a gente Viveu esse nosso mesmo dilema E tambm no soube o que fazer Msicas foram escritas Quadros foram pintados Poesias foram lambidas Vrios tragos tomados Em busca de fugas desertas S encontraram dvidas certas As mesmas que nos banham agora O que sinto independe De qualquer ao sua para existir Mas o que existe aqui acende Algo em ti que tanto deseja reprimir Por isso a gente no entende Como devemos hoje agir O que temos sempre transcende Nossa capacidade de sempre fugir Me diz, ento: como? Como olhar pra tua boca e no te beijar? Como ver a tua pele e no te tocar? Como ter a tua ausncia e no me presenciar? Como encarar teus olhos e no me apaixonar? Me diz... Como?

165

Confesse que sou eu, no aceitarei que no sou


A no-correspondncia de um amor transforma homens em meninos perdidos pedindo clemncia em etlicas dosagens at serem abatidos Em busca desta absorvncia que marca feito tatuagens todos acabam absolvidos pois toda essa urgncia remete nossas origens de quando adolescidos Tua imposta abstinncia deixa-nos mais e mais selvagens feito pssaros recm-aduzidos ao cu da nossa urgncia por conversas e bobagens que cantamos advidos Mas a triste condolncia deste quarto escuro que tens no mantm adormecidos os fachos da impertinncia da esperana de jovens seres que amam desiludidos O amor uma petulncia Uma brincadeira de rotulagens Mentindo, somos desmentidos Tentando negar a existncia De msicas e mensagens Que nos seguram convergidos o orgasmo do ltimo primeiro beijo nosso

166

Desculpa-me por ser assim


Hoje voc acorda meio triste mas precisa trabalhar O foco muda a cada minuto nada te faz sair da sensao que te acometeu assim, do nada Anda assim, precisa se focar Disfara um sorriso Se coloca uma mscara que maquia o rosto e a alma Nunca fcil olhar para dentro de ns Mas devemos Mesmo quando achamos que no precisamos No queremos Mas devemos Porque tua cara berra alm E meus ouvidos escutam bem O cansao de ontem A fadiga de hoje A indefinio de amanh Tudo grita no silncio do abrao que calado recarrega Mas no alivia o fardo E me pego pecando novamente ao tentar te aliviar de teu cansao O problema de enxergar alm no aguentar respeitar as mscaras que outros se impem e que as vezes precisam delas e no querem ser vistos

167

Mas eu vejo E isso pesa Muito No quero mais machucar ningum Mas a tentativa de no machuc-las apenas machuca-as de alguma forma Ningum deveria me olhar to de perto No agento mais machucar ningum Por que sou to... assim? To... eu? To... o mesmo? Por que sinto... diferente? Por que vejo... alm? Isso deve pesar... e cansar S me perdoe se por hoje te feri

168

60 dias
Tanta coisa pra contar Tanta coisa por fazer Quase nada a restar Quase tudo a esquecer S por hoje me permitirei sorrir sem medo de ser um idiota ridculo Foda-se! Esquecerei as dores do passado as incertezas do amanh as palavras rudes ouvidas os gestos bruscos promovidos Hoje sorrirei pois a saudade que de mim sente a mesma fera que me consome me destroa e me aoita Sei que hoje no foi fcil Amanh ser quase impossvel Mas o hoje e o amanh viraro o ontem quando enfim nos tornamos visveis e tangveis As lgrimas no sero amargas E no nos furtaro o ar At um amor na esquina aluguei Por duas horas, duas encarnaes Ao preo de uma alma Ao preo de uma vida E em cada corpo que busquei Um pouco de voc procurei

169

Pra saciar a minha sede E conseguir sobreviver Mas s encontrei fragmentos Pequenas doses do que fomos Pequenos goles no mataro a sede que sinto de voc Parei de buscar outros corpos Buscarei apenas o seu colo Somente sua voz e todo seu olhar em mim Abdiquei de todas as mulheres incertas para abraar a certeza que voc Todas juntas no faro nem sombra na saudade que sinto de voc At a bebida eu abandonei Se hoje bebo, no me embriago Pois sbrio me encontrarei quando voc me reencontrar Pare de fingir que no gosta Deixe a culpa se dissipar Eu no quero e nem preciso De outro algum em seu lugar No te farei passar por isso pela dor de me ver em outros braos pois hoje no tenho em mim espao para outra pessoa amar Me abrir para outra apenas a faria se machucar Pra que?

170

Eu te vejo e eu te enxergo Eu te ouo e eu te entendo Eu te chamo e eu te quero Eu no existia Mas voc me fez existir Ento est tudo bem Eu ficarei bem

171

Mais um dia
O ano comeou como uma promessa se transformou em uma certeza e termina com uma dvida Isso me fez querer gritar Vontade de berrar Mas s posso gritar com as mos Eu apenas grito atravs delas No cabe em mim o que sinto As mos ajudam a drenar Berros e urros so o barulho possvel Lgrimas so o silncio palpvel Mas somente as mos aliviam Grito pela dor da falta pela euforia da agonia pela incerteza da dvida pela cincia da certeza por simplesmente no caber mais em mim Mesmo que atravs de algum no o fao por ningum grito por mim Por mim Os ouvidos doem na dana dos dedos Me silencie ao me ouvir Segure minhas mos por mais um dia Saudade das mos tuas

172

Pedao de pano
sobre este pedao de pano que sinto teu cheiro agora e o banho com minhas lgrimas de saudade, de desejo, de vontade Sobre este pedao de pano relembro dias e horas e momentos uma dana, uma risada, um carinho uma transa, uma briga, um vazio Este pedao de pano me incendeia em lembranas Neste pedao de pano me agarro para respirar Ele me faz querer te beijar, te possuir te amar, ser teu t-la minha em mim Neste pedao de pano projeto voc sua risada, seu sorriso seus olhos, seu olhar seu corpo, seu sexo sua alma, minha vida Sob este pedao de pano me deito, me deixo somente choro apenas respiro e em voc coexisto Teu presente mais simples j ofertado

173

Meu presente mais valioso j recebido Este pedao bege de pano usado com um rosto estampado tudo o que tenho de voc agora No tenho como agradecer

174

Realidade nem sempre trgica


Abri uma pgina branca e passai a manch-la com palavras sem inteno de ser lgico ou racional sem pretenso de ser bonito ou genial Apenas para manchar seu branco virginal O desabafo s vezes deixa o silncio mais ensurdecedor ainda J no sei aonde mais ir ou ao que recorrer Bares e braos se fecham bocas se calam beijos se cessam amores se esvaem H sempre algum mas nunca ningum Nunca um algum aquele algum que ningum sabe apesar de saberem Eu no sei mais Sei que sei de algo algo que sinto mas sinto que no compreendo O amor no traz plenitude no devolve a harmonia Amor no traz paz nem traz distrao Amor machuca confunde arde e consome

175

Amor no se ausenta no se cala no permite a distncia Errado quem pensa que amor deixar ir Amor requer presena mesmo que apenas do lado de dentro e no ao lado Deixar ir ser covarde aprisionar acovardar-se Amar permite a ausncia mas no a inexistncia Amar tolera a concesso mas no a omisso Triste daqueles que optam por amar entre aspas Amar segurar o peso atravs de arames escaldantes e farpados que envoltos nas mos apenas fazem doer e sangrar Mas o peso vale a pena ser suportado Agarra-se com as mos mas segura-se com a alma A pele mal sangra, mas a aura se ensangenta E a lgrima apenas ilumina o caminho do sorriso por no ter desistido quando o mundo todo j teria sucumbido

176

Os momentos de solido sero aplacados se suportados Apenas se cale... Calar-se no deixar de sentir, nem apenas ressentir Apenas se cale Zele pelo velar vigie o sentimento Porque as piores saudades no so aquelas que duram horas e dias e depois acabam As piores so as que te consomem longos minutos de intensa memria ao longo da vida Aquela saudade que te faz agir sem pensar A verdadeira saudade no racionaliza Onde h ponderao onde h excesso de discernimento no h saudade plena Sua plenitude depende da inconseqncia do medo, do exagero, da urgncia Seja um supermercado revisitado uma rua repassada um ambiente reconhecido uma lembrana remexida Ali voc recorre aos beijos aos toques, s trocas, s risadas, s incertezas e s promessas no-cumpridas pelo tempo que deixou de existir O tempo inexiste a inteno e a vontade no

177

A saudade reside nos detalhes que apenas quem a sente capaz de notar Se tornam livres ao menor sinal de um cheiro que resgata noites interminveis de cumplicidade Se incendeiam sem se queimarem ao menor refro de certa msica ouvida durante o trajeto casa-trabalho A saudade se disfara para ser aceita sem repdio A trajam de preocupao de culpa, de crueldade, de indiferena, de carinho, de amizade Tentar matar uma saudade o mesmo que a torn-la um sentimento imortal Quanto mais a renega mais ela se torna cruel Voc pode mentir pra si por alguns dias, meses, anos mas nunca conseguir mentir para ela pois ela te conhece Ela voc Negar-se sentir essa saudade como deixar de respirar para negar a existncia do ar Funciona por alguns momentos curtos

178

Logo o sufoco aperta e voc se pega respirando novamente, outra vez E se odiando por isso de novo Hoje eu sei que no sou poeta Tornei-me um pra escrever e sonhar aquilo que sentia Perpetuar o que sinto E eternizar o que sentirei Mas voc... voc um poema nasceu uma poesia pronta Apenas respire e deixe algum respirar tambm

179

Mais um dia
O ano comeou como uma promessa se transformou em uma certeza e termina com uma dvida Isso me fez querer gritar Vontade de berrar Mas s posso gritar com as mos Eu apenas grito atravs delas No cabe em mim o que sinto As mos ajudam a drenar Berros e urros so o barulho possvel Lgrimas so o silncio palpvel Mas somente as mos aliviam Grito pela dor da falta pela euforia da agonia pela incerteza da dvida pela cincia da certeza por simplesmente no caber mais em mim Mesmo que atravs de algum no o fao por ningum grito por mim Por mim Os ouvidos doem na dana dos dedos Me silencie ao me ouvir Segure minhas mos por mais um dia Saudade das mos tuas

180

Chove pra caralho


O problema quando chove Quando chove aqui fora desgua de dentro de ti Chove tanto que o adormecer acontece to logo o corpo amolece pelo cansao do desaguar Teu desgue no fraqueza Pois s desgua quem muito represa Teu cansao da reincidncia onde tudo acontece de novo velhos hbitos em novas vidas velhas cartas em um novo baralho Aquela mesma coisa A mesma coisa de sempre Caralho, caralho, caralho Despea-se hoje deste ano que ainda no se findou Fatalmente ele nunca se findar, enfim Adeus agora, velho ano... Tinhas tudo para ser nico e inesquecvel Tornou-te mais um na fila dos padres descartveis apenas Mas por hoje desague represe menos, deixe chover

181

Teu sorriso abrir clareiras de luz, de alegria, de viver Um alvio em meio s nuvens que por ora conduz Isto no tua vida apenas o pus Elimina-o E ao chover aqui fora esta tormenta que cai de ti lembre-se de respirar pois tuas lgrimas sero o amanhecido orvalho deste teu novo despertar Chore, sorria e repita Caralho, caralho, caralho!

182

Amanh aniversario
Deveria me ser dado o direito de conseguir manipular o tempo conduzi-lo sob minhas rdeas pelo menos amanh Pudesse eu conduzir esse tempo dissiparia eu todas suas dvidas terias tu minhas poucas certezas pelo menos amanh Quisera eu ofertar alm do receber Te dar de presente mais do meu eu receber-te de aniversrio toda pelo menos amanh Sinto que chega minha metade minha primeira metade do viver quisera eu te ter no incio deste fim pelo menos amanh Que por um dia sejam meus os olhares, tua ateno, o beijo as mos, teu calor, o desejo Pelo menos amanh Ah, se eu puder enganar o tempo fazer dele o mesmo tolo-eu Faria do meu ontem um eterno hoje ao menos to somente amanh

183

Dentro de mim
Havia me esquecido que o gosto das lagrimas tuas tem um sabor diferente quando cadas dos olhos meus Onde voc est agora eu j estive Onde hoje estou voc logo estar J andei por a triste e perdido evitando pessoas, dos olhares fugindo Me olhavam e eu sentia a frieza Me tocavam e eu nada mais sentia No me pertencia esse mundo Esse mundo no era meu Cada esquina virada Cada vida atravessada Em cada praa que passei Todo universo que ultrapassei A esse mundo eu no pertenci J tive um corpo ao meu lado ao alcance de apenas um brao mas no o quis por no ser quisto eu via apesar de no ser visto Aquele mundo tambm no era meu At que senti do choro de outro algum o amargo que tanto um dia conheci A esse mundo eu pertenci Ao te reconhecer, te segui Para no me perder, fiquei Ao te confortar, me abri Ao final de tudo, te amei

184

E mesmo que no possa te olhar bom saber que ainda posso te tocar Aquele mundo no mais nosso O nosso est aqui a espreitar Eu j estou aqui, pequena No tarde a chegar

185

Soneto do querer mais


Suga-me a lngua como se sugasse-me o viver Teu sexo tem sabor, um gosto que enlouquece O perfume da tua pele em mim me faz ferver Penetro-te teu corpo e tudo mais se esquece Na promessa tardia de que hoje me possuiria Caador sucumbe caa e nela assim se rende Nesta tua pele minha boca os dentes cravaria Tua saliva, meus lbios, o olhar que resplende Provar-te plena e nua do amor desfrutar A mais pura seiva, o mais ardente beijar Pequenos arrepios neste eterno queimor Dentro de ti, fora de si, sinto o transmutar Do sexo na mais sublime forma de amar Desta arte toda nossa, beiramos o primor

186

Franca resistncia
Dos meus dias de penria no foi este o meu ltimo Das minhas noites de lamria refutando um velho vcio ntimo Da falta que alimenta a fria corroendo meu sentir nfimo Enquanto este corpo cansado se tornar um pesado adversrio Tal sensao que tanto me atrai torna-me fraco ao no saber resistir Enquanto voc estiver do outro lado Tal qual a primeira gota que cai Tal como a pretensa folha se vai E sozinhas quererem o cho cobrir S queria estar um pouco menos solitrio

187

Todo entregue a voc


No banco do teu carro, um dia voc me olhava sem perceber que eu j estava entregue Todo entregue a voc Um sorriso, uma timidez Uma gracinha para disfarar E no silncio que se seguia depois Era s voc me tomar Paro o motor, te toco o rosto Por toda vida ou por uma hora No seu tempo, na minha casa Apenas fique, no v embora Te deixo sozinha apenas um instante Quando desci, passei na sua frente E consegui pegar o teu sorriso Se escondendo atrs daquele vidro Nunca te vi assim to inocente Segurei tua mo e voc saiu Por baixo do cabelo voc sorriu Queria te abraar e te beijar E ao me olhar, voc me permitiu Nesse momento voc fez o mundo desaparecer Tive vontade at de chorar Teu beijo me fez querer viver Paro o motor, te toco o rosto Por toda vida ou por uma hora No seu tempo, na minha casa Apenas fique, no v embora

188

Acho que chorei e voc percebeu Me abraou forte e me entendeu Daqueles braos eu nunca cairia Adormeci at o raiar do dia Mas de repente eu fui acordado Olhei em volta e no te encontrei Ser que fui eu a perturbar teu sonho Ou a realidade em que me entreguei? Agora os olhos eu no fecho mais No sei se quero te encontrar assim Preciso tanto te encontrar de novo Ser que voc quer o mesmo de mim? Paro o motor, te toco o rosto Por toda vida ou por uma hora No seu tempo, na minha casa Apenas fique, no v embora

189

Voc, Mariana
Quando Jobim profetizou que de maro as guas o vero fechariam no errou o tom na promessa de vida que em outro maro se iniciaria Pois se de todas as artes a msica a que mais devota embriagando o corpo na vitria respaldando o peito na derrota h de se buscar refgio em teu canto nesta nova aurora que a vida te traz Que neste belo sorriso que ostentas tal qual colar das mais polidas prolas se desfaa nosso amargo suplcio atroz se rejuvenesa a crena na inocncia e na esperana que provm de tua voz Algo de estonteante em teu cntico Seduz e acolhe como um abrao Em tua beleza ganhamos a cortesia de todos os sentidos virarem poesia Em Balzac cunhou-se o termo da mulher de trinta balzaquiana E nesta fase, do amor materno desfrutas teu mais novo nirvana Pois ganhou da vida uma ddiva de ser me de to rara porcelana Na nossa referncia de simpatia no dia de hoje est em ti, Mariana (Para Mariana Belm, por seu aniversrio)

190

Cordel sbrio
H quem viva de tristeza Se afogando na bebida Eu tambm j fui um brio Culpa de uma dor doda Tinha os olhos mais verdes Que eu j vi na minha vida Eu no sei de onde veio Essa coisa que domina Todos os meus sentimentos Feito rua sem esquina Comeou naquele beijo E no sei nem onde termina Ela uma poesia H poema em seu olhar Seu corpo um soneto Que me furta o respirar E neste cordel pretenso Me coloco a suspirar Por ela eu me joguei Na danada da boemia E por ela eu consegui Deixar de lado essa mania E com ela hoje consigo Beber em boa companhia E por isso que te digo Nem tudo na vida passa Tem mgoa que nunca some E tentativa que fracassa Mas se teu amor vale a pena Bota logo a mo na massa

191

Pois no h valor que pague O colo de quem se ama A paixo reascendendo Reunidos numa cama E ter deitada em teu peito A mais nobre bela dama Eu sei que no sou poeta Me tornei um pra escrever Tudo aquilo que sentia E nunca soube entender At hoje eu no entendo Quem pode me socorrer?

192

Esse ser mulher


No te oferto flores hoje pois mereces um jardim feito apenas para ti Um jardim para chamar de teu Um local para voltar-te a florir Nesta inconstncia de teu ser h de se admirar tal ousadia Se desprender da tua terra e ser uma flor que caminha Que da tua vida hoje o dia um resumo seja Onde na estufa do respeito h sempre de ser cultivada De carinho ser regada E de ternura fertilizada Que tuas folhas rasguem livres o ar que te envolta Que tua raiz cresa solta sem se podar por ningum Que de tuas ptalas admirveis possam sempre um orvalho cair Que sejam poucos os de tristeza e muitos oriundos do teu sorrir Que este sorriso seja a semente a germinar dentre os que contemplam o teu mais belo desabrochar

193

E no te preocupes com teus espinhos Eles machucam apenas aquele vil que insiste em com fora te segurar Estas tuas pontas no ferem as mos daquele que te tocas com o mero objetivo de emprestar este teu perfume que tanto exalas

194

A ressaca do viver
Lembra-te de ns dois, pequena Esqueamos das desnecessidades Nada do que foi dito necessrio Inda di mas esta dor se finda Tanta coisa a viver deste lado Ao teu lado, coisa linda Hoje precisamos nada dizer Est tudo exposto e delicado Isto machuca e nos faz sofrer Deixe a lgrima de tristeza Ela uma hora h de secar Tente desculpar-me a indelicadeza Estou sufocando-te com meu amar Acompanhado da tua falta Me embriaguei ontem A ti brindei calado Risco calculado A cada gole descido Tive vontade de te ver de ti, pois, a minha sede Deixe que o que temos nos guie Essa nossa coisa toda nossa Pois dela brotam os acertos Onde agora me redimo e Inconsciente transformo Saudade num acrstico

195

Quanta falta tua voz e tua pele me faz


Meu amor hoje sumiu Me deixou em agonia Desde quarta no a vejo Desde quinta no a ouo Desde sempre o teu beijo Que me resgata deste poo No sei quando novamente irs me ler e me corresponder mas sinto falta das tuas letras neste caderno que juntos tecemos nossos emaranhados sentimentos Pois dos breves momentos em que vivemos nosso viver encravastes tua face neste rochedo que me protege deste meu pesado prprio ser Tua face meu altar Ah, tua face resplandecida tal qual manh bem dormida onde perdido me entrego Pois s bandida ao extremo por me roubar o parco ar tenro que insiste em me faltar toda vez que te sinto em mim entrar E desta face me atinges com sorrisos e olhares e longos tocares Eu morreria por momentos assim

196

Mas por hoje no te vi Te olhei mas no te senti O meu toque afastou Os meus lbios quase no quis No abrao permitiu um toque Mas teus braos no me envolveram Como a palha teme o fogo Sentes medo do meu desespero Mas sabes que nunca hei de queimar-te: virarei cinzas primeiro J me pediste para carregar-te mas por hoje afasta-te pois no suportas mais E num rompante temeroso Afirmas que no somos um E concordo discordando De fato, no somos um Mas somos trs Eu, tu e nosso amor Nessa comunho de almas Que nos transforma numa trade Amor este que padece na carncia da distncia dos corpos e das vozes mas que mantm em fome nossas almas vorazes S preciso isso te dizer: que sinto muito tua falta

197

Tanta falta sinto agora deste meu eu que guardei dentro de ti que o teu eu em mim que me faz uma dolorosa companhia solitria E nesta loucura de equao No somos mais um Nem no somos mais trs Viramos cinco nesta embriaguez: Eu, teu eu em mim e nosso amor Trs que sentimos a ausncia De vocs dois: de ti e do meu eu em ti Vs por que precisas voltar? Nesta chacina chamada saudade Corpos demais estou a contar

198

Lua que me invade


Quando hoje em meu carro entrei No pensei nada, apenas o liguei Agarrei o volante, a praa contornei E no rdio uma cano escutei E me pus a pensar neste poema Maria Rita cantava plenamente Sobre algum que no vale a pena E uma lgrima em meu rosto Sozinha desceu sublime e serena Encontrou-se com meu sorriso carente Um choro contido mas comovente Chorei por sentir aquilo que na cano a cantora tanto se fartava de falta Um algum que valesse a pena E pensei, assim, em ti, pequena Ao entrar em meu apartamento, sorri Ao mesmo tempo em que tua falta senti Joguei meus pertences pelo corredor Embaixo do chuveiro banhei o meu suor Enquanto a gua descia em mim e no cho rolava quase que sem fim este poema escrevi de olhos fechados mas devo ter esquecido mais da metade Ao me enxugar, tentei parar de chorar No era choro ruim, mas me fazia soluar De lado cogitei estas pobres rimas deixar Mas ao adentrar meu quarto apagado Aquele pano que me secou no cho ficou jogado Meu corpo nu se arrepiou e fiquei ali parado Olhando a invaso de um ser do outro lado Que sem parcimnia minha janela ultrapassava E em toda minha cama assim se deitava No pediu licena, apenas me olhava

199

Ao v-la assim, em minha cama deitada Lembrei-me da ltima vez que assim as vi Voc em minha cama e a Lua iluminada Certamente minhas splicas ela ouviu Se lembrou da ultima vez que a contemplamos Era uma quarta, feito esta quarta agora Que no cho nos sentamos e apenas a olhamos Enquanto seu cigarro era queimado e possudo Esta mesma Lua nos contemplava e aplaudia O silncio deste amor que nos possua E talvez sinta tanta falta quanto ns Sente a mesma falta que agora sinto Ainda apoiado pelo impacto da cena Em nada mais consegui pensar A no ser em ti, pequena Esta Lua que invade minha janela E se deita em minha cama E se faz to real e bela Quanto voc j se fez Enquanto choro e sorrio penso em minha pretenso de transformar esta poesia que vejo em versos sem rumos e frios que no traduziriam o que agora sinto neste meu pequeno e isolado recinto e me lembro daquela triste cano que no meu rdio Maria Rita cantava e em meu caminho me acompanhava mal sabia eu que no era apenas ela Este luar nossa saudade e nossa vontade que sentimos, a Lua e eu, de voc

200

Na parede me apoio e ao cho me sento Isto tudo foi agora todo o meu alento Esta Lua em minha cama deitada Foi fugaz, foi perfeita e foi esperta Ainda bem que deixei minha janela aberta No quero me levantar Nem quero na cama me deitar Tenho medo desta cena quebrar Esta Lua deitada em minha cama voc E tudo o que quero agora continuar A sentir o que assim te amar Por isso que choro e sorrio Pois voc vale a pena Vale toda rima deste poema E de todos os demais que hei de escrever No h como te esquecer

201

Faz bem pedir


Pudesse eu algo te pedir pediria quase nada pois me deste quase tudo O suficiente para me fazer sorrir Mesmo assim, me pedes para que te escrevas alguns dos pedidos meus Deve ser porque gostas de ouvir-me verbalizar-te Pois bem Pediria que me abraasse to logo em casa eu chegasse Que meu lbios beijasse e meu corpo apertasse enquanto me olhasse com teus verdes olhos de lince Pediria para me olhar bem e perceber finalmente o bem que me faz ao teu lado estar e que isso te causasse o mesmo bem Peo que aceites minha poesia No apenas as escritas e ditas mas todas aquelas faladas em um olhar enlagrimado em um olhar satisfeito em um olhar saudoso em um olhar to risonho em todo nosso olhar to nosso

202

Queira mais dessa poesia da vida Queira mais de mim, mais de ns Peo que me d a chance real de viver uma histria contigo Transformar-me em teu abrigo Ser tua trincheira emocional Que no tenhas medo de serdes Injusta injustia alguma comigo cometeria hei de te manter em tudo permitida Que fales e me peas absurdos Que me contes teus mais tristes assuntos Que me faas chorar com teus soluos Que toda minha fora consumas E se recarregue enquanto te carrego Limparei tuas lgrimas uma a uma S assim poderemos tambm compartilhar Da satisfao, um sorriso Do alvio, um suspiro No ombro, um conforto Na dor, uma fuga No prazer, um gemido Da vida, um convvio Que no tenhas medo de serdes egosta pois no egosmo aceitar tudo o que estou a te ofertar Pegue, aceite, teu Pare de negar No h egosmo mais permissivo do que querer ter apenas para si um amor que ajudou a criar

203

Pediria e ainda peo que outro toque recuse que com ningum te deite que com migalhas no te contente que no permitas que algum te abuse Que teu passado eminente to presente em teu presente quisesse no t-lo mais E que no se demore a vida a seguir conosco juntos, enfim Pois das lstimas que ainda viro esta ser delas a pior a sofrer: saber que temos tanto a viver e que o tempo pode fazer tudo por entre nossos dedos escorrer Estamos com tudo em nossas mos Pediria que me pedisse para te esperar Pois assim j estou mas to bom te ouvir me pedindo para ficar Se me queres livre peo que me queiras s para ti pois s estarei liberto quando me prenderes para sempre dentro de ti

204

Guardio de pginas
Quando em meio ao caos do dia um simples pedao de papel manchado por grafite recm apontada responsvel por um sorriso e um suspiro e aquece seu peito assim que sei que no estamos errados Mesmo que no saibas tens o dom de aprisionar sentimentos e sensaes em breves linhas escritas lpis sem medo do tempo virar borracha Aprisionados sob e sobre linhas tais sentimentos e sensaes s sero libertos quando tuas mos a folhe-los e escrev-los e t-los Pois traduzes nos lbios a mgica de nossos beijos Nesses beijos matamos nossa sede de coexistir

205

Soneto fofo
No se pode falar caralho Nem se deve lamber buceta No se pode vomitar o soalho Nem se deve bater punheta Vergonha e medo aliam-se moral Mesmo que o desejo a alma percorra A religio engessa o progresso real To forte quanto um jato de porra poca foda de idiotas falidos Onde cada ideia vira uma luta No fodem, apesar de fodidos Se este poema achou fraco e vil Mande lembranas quela puta Aquela velha puta que te pariu

206

E em algum lugar, isso ainda no terminou...

207

POSFCIO
Escrevo poemas mas no sou poeta, pois o poeta tem o dom de refutar o prprio dom. Tenho medo e nojo daqueles que se auto-intitulam poetas. Tomam para si algo que nunca foi deles. A poesia no do poeta: o poeta quem pertence poesia. O poeta aquele que tem respostas para dvidas que nem sabemos que teremos. Ele encontra no ar o som que no corta o silncio, sente na pele o frio que o vero no traz, ama aquilo que nem mesmo o prprio aquilo capaz de amar. A poesia no te traz respostas, nem te enche de dvidas: ela apenas aprecivel, mastigvel, voc a engole, a consome, consumido, consumado. A poesia se faz em um pequeno sorriso que poema nenhum capaz de imitar. o olhar que soneto algum tem o poder de igualar. E mesmo assim o poeta segue nesta heresia de tentar traduzir a poesia. Ele a transforma em poemas, em msicas, em retratos, em esculturas. Mas como transformar em algo palpvel aquilo que tem o poder de transformar aquele que se permite o pecado do sentir? Apenas esses pecadores so capazes de enxergar a poesia onde ela no existe materialmente. A poesia no a traduo do que se sente: poesia justamente o sentir. H quem passe uma vida poetizando sem saber que poeta por direito adquirido. H quem veja a poesia sem saber que a mesma assim se denomina. No olhar uma criana e ver apenas uma criana: saber identificar toda a jovialidade naquele sorriso de ingenuidade e se banhar dessa ingenuidade como quem limpa o corpo da sujeira da maturidade. A criana o primeiro poeta do mundo, onde cada brincadeira se transforma em um poema. No beijar uma boca e apenas sentir desejo: usar essa boca como porta para entrar em um sentimento nico que traz sensaes nunca sentidas e ali se alojar feito um mendigo carente em busca de um peito-abrigo. No buscar um abrao como quem espera que tais braos que furtem do mundo que te cerca: fazer desse encaixe algo

208

que transcende a barreira do tempo e do espao, se tornando um mundo parte acessvel em um simples aroma, em uma leve brisa da saudade. A poesia o lirismo do ser enquanto respira. O poeta o ser que perde o ar ao tentar respirar. Triste daqueles que tacham de loucura, viagem, perda de tempo ou ingenuidade o ato de poetizar pequenos momentos do seu cotidiano. A esses esto guardados apenas o leve sabor de lamber a vida. Mas o poeta no quer apenas lamber: ele engole, sente rasgar a garganta com cada gole, cada pedao que mastiga do seu viver. A poesia que suja os dedos e o faz lamb-los; a poesia que escorre a boca ao embriagar-se com seu lquido-lrico. H dois anos a poesia me transcendeu. Me fez cometer a heresia de tentar traduzi-la. Sentir eu h muito j a sentia. Apenas no conhecia seu nome. Muito prazer, pois.

209

Agradecimentos Tatiana Izquierdo e Stella Florence pela colaborao e pacincia; Paulo de Carvalho, Bukowski e Vincius de Moraes pela inspirao; e aos bares que me venderam fiado e ajudaram na transpirao. 210

SOBRE O LIVRO

Eram 69 poemas vagabundos a prova de que a obra pode e deve! - sempre superar o autor. Previsto para serem apenas, como o nome diz, 69 poemas, acabou criando fora e transbordou as pginas e alma daquele que os escreveu. Ao longo de 102 textos, publicados na ordem em que foram escritos (exceto o primeiro e o ltimo), ver toda minha pretensa tentativa de traduzir o que sinto e senti em noites afogadas em lgrimas derramadas sozinhas em meu sof. Algumas boas, muitas ruins... Os sentimentos foram e so reais, por isso a desnecessidade de dat-los. Eram 69... foram 102... e sero muito mais. At quando eu conseguir respirar mesmo me faltando o ar.

211

212

Vous aimerez peut-être aussi