Vous êtes sur la page 1sur 13

CALDEIRAS

1- INTRODUO Gerador de Vapor ou Caldeira um trocador de calor que produz vapor a partir da energia trmica obtida com a queima de um combustvel. constitudo, basicamente, por um vaso fechado sob presso, no qual se introduz gua lquida que se transforma em vapor ao receber o calor da combusto. !essalta"se, porm, que caldeira no apenas uma m quina que, a qualquer problema, signifique somente uma parada para manuten#o. $m muitas situa#%es esta parada representa, tambm, a paralisa#o da produ#o. &ependendo do estado de conserva#o do equipamento, devido ' m condi#o de funcionamento, ou tambm falhas na verifica#o de seus sistemas de seguran#a, e de procedimento incorreto na opera#o, a caldeira ou os vasos sob presso podem e(plodir e destruir parcial ou totalmente uma f brica. $ se for constatada a no observ)ncia das normas de seguran#a, o propriet rio ou seu preposto, no caso o inspetor de caldeira, est su*eito a ser responsabilizado civil e criminalmente. + utiliza#o de caldeiras tambm implica em riscos diversos. +lm de e(plodir, podem causar inc,ndios, choques eltricos, into(ica#%es, quedas e queimaduras. + preven#o deve ser considerada em todas as fases- no pro*eto, fabrica#o, instala#o, opera#o, manuten#o e inspe#%es. + e(ploso pode se originar da combina#o de tr,s causas- a diminui#o da resist,ncia do material em decorr,ncia do superaquecimento ou modifica#o estrutural. a diminui#o da espessura advinda da corroso ou da eroso. e o aumento da presso por falha de opera#o e dos equipamentos de seguran#a. /o entanto, uma caldeira bem cuidada pode durar muitas dcadas. 0s critrios de seguran#a, o tratamento adequado da gua e o acompanhamento da vida da caldeira por um engenheiro inspetor de caldeiras e vasos de presso 1 o ideal que este acompanhamento aconte#a desde a fabrica#o da caldeira 2 so procedimentos necess rios tanto para atendimento da legisla#o quanto para conserva#o da integridade da caldeira. 2- TIPOS DE CALDEIRAS 3.4 " Caldeiras flamotubulares 5o aquelas nas quais os fumos 1 gases 2 resultantes da queima de um combustvel circula por dentro dos tubos, fornecendo calor para a gua que est circulando pelo lado de fora dos tubos. /a figura 4 mostrado um dos tipos de caldeiras flamotubulares. 5o caldeiras largamente utilizadas em ind6strias, hotis, hospitais, muito simples de serem instaladas e operadas, com pequena capacidade de produ#o de vapor. 5ua constru#o simples, constituda, basicamente, por um corpo cilndrico com as e(tremidades fechadas por espelhos, nos quais so feitas fura#%es onde so fi(ados os tubos que atravessam todo o corpo cilndrico do vaso. /as e(tremidades do vaso so colocadas tampas que servem para direcionar os gases e nas quais so posicionados o queimador e a sada dos gases para a chamin. 2

3.3 " Caldeiras aquatubulares 5o aquelas nas quais os gases da combusto circulam por fora e a gua por dentro dos tubos, onde transformada em vapor. 5o empregadas nas centrais termoeltricas e ind6strias que consomem grandes quantidades de vapor, * que a ta(a de produ#o de vapor por rea de troca de calor bem maior do que a das caldeiras flamotubulares. 7ara dar ordem de grandeza, as caldeiras flamotubulares modernas podem produzir cerca de 89 :g de vapor ; m3, enquanto que as caldeiras aquatubulares podem produzir 3<9 :g de vapor ; m3. $videntemente, esses n6meros variam de um pro*eto para outro. /a figura 3 mostrado um tipo de caldeira aquatubular e seus componentes principais.

=igura 4 " Caldeira =lamotubular 3

=igura 3 " Caldeira +quatubular

3.3.4 " Componentes principais de caldeiras aquatubulares a2 >ubulo superior


Corpo cilndrico de a#o onde se faz a alimenta#o de gua. &o tubulo superior a gua distribuda para os tubos de descida 1do?ncomer2 e nele chega o vapor saturado gerado nos tubos de subida 1riser2. 7ortanto, neste componente encontramos as fases lquido e vapor de gua saturados.

b2 >ubula#o @nferior
Corpo cilndrico de a#o, geralmente menor que o tubulo superior, que tem a fun#o de distribuir a gua pelos tubos da caldeira e concentrar sAlidos mais pesados, que sero eliminados por drenagem 1e(tra#o de fundo2.

c2 =ornalha
a regio da caldeira pro*etada para a queima do combustvel. 5eu tamanho e forma dependem do combustvel que ser queimado, da capacidade de produ#o da caldeira e do queimador.

d2 7aredes dB gua
0s tubos que interligam os tubul%es superior e inferior e que formam as paredes da fornalha so chamados de parede dB gua. /eles ocorre a transforma#o da gua em vapor, sendo denominados tubos de subida ou tubos geradores de vapor. + troca de calor ocorre por convec#o e radia#o obtidas pela combusto.

e2 =ei(e de convec#o
0s tubos que interligam os tubul%es superior e inferior onde a troca de calor com os gases se d e(clusivamente por convec#o, so chamados de fei(e de convec#o ou tubos de descida da gua.

f2 5uperaquecedor
um trocador de calor colocado no flu(o dos gases antes de dei(ar a caldeira, com o ob*etivo de promover o superaquecimento do vapor, * que este dei(a o tubulo superior no estado saturado. composto por fei(e de tubos e coletores e trabalha em condi#%es trmicas mais severas que os demais tubos da caldeira, visto que neles no temos mais gua lquida para resfriamento dos tubos.

g2 7r"aquecedor de ar
um trocador de calor cu*o ob*etivo elevar a temperatura do ar para a combusto, utilizando o calor sensvel dos gases residuais da caldeira que se dirigem para a chamin. 7odem ser classificados em tubulares ou regenerativos" tubulares- constituido de fei(e de tubos fi(ados em espelhos. 0s gases circulam pelo interior dos tubos e o ar por fora. " regenerativo- neste tipo de trocador de calor, os gases aquecem elementos met licos que, depois, cedem o calor absorvido para aquecer o ar. 0 maior problema operacional dos pr"aquecedores de ar a corroso devido ao ponto de orvalho dos gases de combusto que resultam na forma#o de cido. 7ara prevenir este problema, deve"se garantir temperaturas acima da do ponto de orvalho dos gases e utiliza#o de material resistente ' corroso.

h2 +quecedor da gua de alimenta#o


um trocador de calor que tem a fun#o de aquecer a gua antes de sua entrada na caldeira. 5o classificados em dois tipos"aquecedor de gua com vapor. "aquecedor com calor sensvel dos gases, estes denominados economizadores. 0s aquecedores que utilizam vapor se subdividem em- aquecedores de mistura 1desaeradores2 e aquecedores de superfcie. /os aquecedores de mistura o vapor introduzido diretamente na gua. +lm de aquecer a gua, eliminam os gases 1o(ig,nio, g s carbCnico2 nela dissolvidos por efeito desaerante, nocivos 's partes sob presso da caldeira. 5o chamados de desaeradores.

/os aquecedores de superfcie, a gua introduzida no interior dos tubos de fei(e tubular, recebendo calor do vapor que circula pelo lado e(terno dos tubos. 0 condensado deste vapor retorna ao ciclo. /os economizadores a gua de alimenta#o absorve o calor dos gases de combusto, resultando em economia para o sistema. constitudo de fei(e de tubos unidos nas e(tremidades por coletores. + gua circula dentro dos tubos enquanto que os gases circulam por fora cedendo calor gua. $(igem grandes reas de troca de calor devida ' bai(a temperatura dos gases e bai(o coeficiente de pelcula. Como problemas operacionais, citam"se o risco de forma#o de cido, se for atingido o ponto de orvalho dos gases, e ac6mulo de fuligem.

3.D

" Caldeiras $ltricas

5o conhecidos, basicamente, dois tipos de Caldeiras $ltricas3.D.4 " Caldeiras $ltricas a !esistores $ste tipo construtivo representa a primeira concep#o de caldeiras eltricas. 0s elementos respons veis pela gera#o de calor so fios met licos de dimens%es calculadas para se obter o efeito dese*ado, envoltos por uma camada de material di" eltrico, por sua vez revestido por um tubo met lico. $ste elemento, assim constitudo, denominado resistor, tem seus terminais conectados diretamente ' rede eltrica, aquecendo o fio met lico a ponto de provocar flu(o de calor para as camadas isolantes e para o prAprio tubo e(terno, o qual, imerso na gua, transfere calor para a gera#o de vapor. Ema caldeira eltrica a resistor constituda por um vaso fechado, contendo uma certa quantidade de gua em seu interior na qual esto mergulhados um ou mais resistores. $stes elementos resistores so aplicados, em geral, na parede lateral do vaso, abai(o do nvel da gua, mediante cone(o rosqueada ou flangeada, de modo a permitirem liga#o direta pela parte e(terna com a fonte de energia eltrica 1 figura D 2. 3.D.3 " Caldeiras eltricas de eletrodos +s caldeiras eltricas de eletrodos prescindem dos resistores, aproveitando a gua vaporizando como veculo de condu#o de energia eltrica. + gua atua como condutor da energia eltrica, convertendo"a em calor no seu prAprio meio, funcionando como um eletrAlito de condutividade pr"estabelecida, compatvel com os efeitos que se pretende obter. + gua torna"se tanto mais condutora quanto maior for a concentra#o de sais, visto que quando destilada, atua como isolante trmico. 5ob o aspecto construtivo, a caldeira eltrica de eletrodos submersos compreende um vaso fechado contendo uma certa quantidade de gua salinizada em seu interior, na qual se mergulham eletrodos energizados. $nquanto a gua lquida estiver em contato com os eletrodos polarizados, cada :F de energia eltrica transforma"se em G89 :cal;h, diferenciando"se, apenas, de acordo com o rendimento de cada caldeira.

figura D " caldeira eltrica de resistores

3 - NORMAS &entre as normas pertinentes ' Caldeiras, destacam"se as seguintes+merican 5ocietH of Iechanical $ngineers 1+5I$2 0s cAdigos +5I$ se constituem na principal fonte de refer,ncia normativa sobre caldeiras e vasos de presso do mundo. =oram elaborados em conseqJ,ncia da e(ploso de uma caldeira em Iassachussets, nos $stados Enidos, onde morreram <G pessoas. /! 4D " Caldeiras e Vasos de 7resso $sta norma, do Iinistrio do >rabalho, estabelece as medidas de seguran#a para usu rios de caldeiras. +pAs sua 6ltima reviso, esta norma ampliou as e(ig,ncias da qualidade e efici,ncia das inspe#%es e repassou o controle dos laudos de inspe#o para os sindicatos das categorias predominantes nas empresas. $sta norma encontra"se disponibilizada pela internet no site www.mtb.gov.br/l g! /K! 434LL (antiga NB 55) + norma /K! 434LL, da +ssocia#o Krasileira de /ormas >cnicas 1+K/>2, trata dos procedimentos de como fazer as inspe#%es em caldeiras

/K 33L $sta norma, tambm da +K/>, trata dos cAdigos para pro*eto e constru#o de caldeiras estacion rias. " - RENDIMENTO 0 rendimento de uma caldeira determinado pela rela#o entre a energia recebida pela gua e a energia consumida. +ssim, para caldeiras aquatubulares e flamotubulares ms hs me he mcomb PCI

caldeira =

7ara caldeiras eltricascaldeira =


ms hs me he pot . eletr . consumida

onde, para os dois casosms = vazo mssica do vapor saindo (kg/s) me= vazo mssica de gua entrando ( kg/s) he= entalpia da gua na entrada (KJ/kg) hs= entalpia do vapor na sa da (KJ/kg) mcom!= vazo mssica do com!ust vel (kg/s) "#$ = poder calor %ico in%erior do com!ust vel ( KJ/kg ) "ot& el'trica consumida em K(

# - UTILI$AO DO DIA%RAMA t & ' 0s usu rios de sistemas que utilizam vapor dM gua devem habituar"se a fazer uso do diagrama temperatuta 1t2 versus entropia 1 s2 e do diagrama de Iollier " entalpia 1 h 2 versus entropia 1 s 2 para o vapor d gua, pois ambos so bastante 6teis na compreenso dos processos e determina#o de propriedades termodin)micas. Como e(emplo de utiliza#o, mostramos o processo de gera#o de vapor numa caldeira, sendo conhecidos os seguintes dados-

produ#o de vapor-

D9 ton ; h 8

temperatura da gua na entrada presso da gua na entrada-

499 NC OP Qg;cm3 1manomtrica2R <9 Qg;cm3 1 absoluta 2 R <9 ata O99 NC OL Qg;cm3 R OG Qg;cm3 1 absoluta 2 OG ata

temperatura do vapor na sada presso do vapor na sada-

Com os dados fornecidos podemos tra#ar o processo no diagrama t ( s , como mostrado na p gina seguinte.

=igura O " &iagrama temperatura ( entropia

&o gr fico podemos levantar informa#%es importantes, como quantidade de calor absorvida por quilograma de gua-

h) * h+ = (,-) * +..) /Kcal / kg0 = --) /Kcal / kg0 quantidade de calor total absorvida-

m (h2 h1 ) = 30[ton / h] 1000[ kg / ton] (662)[ Kcal / kg ] =


= +1&2-.&... /Kcal/h0 volume especfico do vapor na sada- v) = .3.- m4/kg vazo volumtrica de vapor na sadam & v) = 4.&... /kg/h0 & ( + / 4-.. ) / h / s 0 & .3.- / m4 / kg 0 = = 23444 /kg / s0 & .3.- / m4/kg 0 = = .35 / m4 /s 0 Velocidade recomendada para o vapor em tubula#%es- 39 Sm;sT di)metro interno mnimo para a tubula#orea interna m nima = .35 /m4/s0 / ). / m/s 0 = = .3.)5 /m)0 di5metro interno m nimo =
4 area. minima

4 0,025[ m2]

R .3+,2 /m0

( - TRA)AL*OS PR+TICOS 8.4 " @/57$UV0 &$ C+W&$@!+5 @nspe#%es em Caldeiras devem ser feita por profissionais habilitados, conforme e(ig,ncias das normas brasileiras ou internacionais. +s e(ig,ncias para tal habilita#o e os procedimentos de inspe#o so detalhados nas normas /! 4D do Iinistrio do >rabalho e /K! 434LL da +ssocia#o Krasileira de /ormas >cnicas" +K/> 1antiga /K << 2. 10

8.4.4 " 0b*etivo $ste trabalho tem por ob*etivo a realiza#o de inspe#o em uma caldeira, proporcionando ao aluno o conhecimento das normas pertinentes e o contato com este equipamento, assimilando aspectos de seguran#a, opera#o e pro*eto. 8.4.3 " 7rocedimento 8.4.3.4 " 0 aluno dever efetuar a leitura das normas /!4D e /K<<, bem como de relatArios de inspe#o de outras caldeiras. $sta atividade se dar , preliminarmente em sala de aula, *unto com o professor e o tcnico, para discusso de detalhes referentes ' caldeiras e 's normas. 8.4.3.3 " 0 aluno dever escolher uma das atividades relacionadas no ane(o 4, para e(ecut "la durante visita a uma caldeira e(istente em seu local de trabalho ou em outro local sugerido pelo professor, dentro ou fora da Eniversidade. 8.4.3.D " Concluda a visita e inspe#o, o aluno dever emitir relatArio de acordo com as normas, em formato que atenda a padroniza#o do curso. 8.3 " 7!0&EUV0 &$ V+70! 8.3.4 " 0b*etivo $ste trabalho tem por ob*etivo proporcionar ao aluno a oportunidade de acompanhar o processo de produ#o de vapor em uma caldeira, visualizar os diversos acessArios empregados em caldeiras e linhas de vapor e a utiliza#o pr tica dos diagramas t ( s e h ( s 1Iollier2. 8.3.3 " 7rocedimento +s atividades sero e(ecutadas *unto ' uma caldeira eltrica e(istente na Eniversidade, empregada para fins e(clusivamente did ticos. +bai(o apresentado o esquema da instala#o3 sada de vapor saturado purgador 4 sada de condensado bomba de alimen 11

caldeira eltrica "ta#o de gua para a caldeira

8.3.3.4 " Etilizando"se de um cronCmetro e de balan#a, me#a a vazo m ssica de vapor gerado 1 massa ; tempo 2 8.3.3.3 8.3.3.D " $fetue a leitura da temperatura da gua no ponto 4 " $fetue a leitura da temperatura e presso no ponto 3

8.3.3.O " +travs de tabelas termodin)micas ou de diagramas determine as entalpias da gua e do vapor nos estados 4 e 3. 0bserve que a entalpia no estado 3 ser calculada a partir do ttuloh) = hl 6 7) & hlv onde7) = mvapor / ( mcondensado 6 mvapor )

8.3.3.<

" @dentifique a pot,ncia eltrica consumida pela caldeira 1ou calcule a partir da medi#o da corrente eltrica e da tenso aplicada 2 " Calcule o rendimento da caldeira.

8.3.3.8

8.3.3.L " Iostre o processo de gera#o de vapo nos diagramas t ( ' e no diagrama de Iollier 1 , ( ' 2. 8.3.D " $mitir relatArio apresentando os resultados obtidos. - - )I)LIO%RA.IA L.4 " Geradores de Vapor Xildo 7era " 3a $di#o $ditora =ama L.3 " +merican 5ocietH of Iechanical $ngineers 1 +5I$ Koiler and 7ressure Vessel Code2 " @nspe#o de Caldeiras. @K7 " !io de Yaneiro " 4PLO 12

L.D

L.O " Geradores de Vapor !aul 7eragallo >orreira " 4 a edi#o $ditora

ANE/O 1 !ela#o de trabalhos sugeridos para utiliza#o das normas sobre inspe#o de Caldeiras1 - Inspeo de uma a!de"#a $!amo%u&u!a#, se'undo a ()13 2 - Inspeo de uma a!de"#a *+ua%u&u!a#, ,e#"-".ando se es%o a%end"das as Condies Gerais pa#/'#a-os 4.1 - Iden%"-".ao e 4.2 - 0#on%u/#"o, da (155. 3 - Inspeo de uma a!de"#a *+ua%u&u!a# , ,e#"-".ando se es%/ a%end"do o 0a#/'#a-o 5 da ()55. 4 - Inspeo de uma a!de"#a e!2%#".a, se'undo a ()13 5 - )ea!"3ao de um 4nsa"o 5"d#os%/%".o, se'undo a (155 6 - )ea!"3ao de um 4nsa"o de *.umu!ao, se'undo a (155 7 - a!"&#ao da 6/!,u!a de 7e'u#ana, se'undo a (155 8 8 Inspeo de a!de"#a *+ua%u&u!a# se'undo a ()13

13

Vous aimerez peut-être aussi