Vous êtes sur la page 1sur 144

VERSINHOS ORTOGRFICOS

Atividades de Treino Ortogrfico, Expresso Oral, Expresso Artstica e Redao, com Auto-avaliao. Desenvolvimento de habilidades. Para as 8 e 9 sries do Ensino Fundamental

LUIZ GONZAGA

ORIENTAO: Versinhos Ortogrficos Atividades: T reino Ortogrfico - Expresso Oral, Expresso Artstica e Redao, com autoavaliao. Desenvolvimento de habilidades. Identificao de palavras alcanadas pela Reforma Ortogrfica

O trabalho que estamos entregando considerao dos professores de 8 e 9 sries do Ensino Fundamental visa a levar aos colegas um material alternativo, para auxili-los sobre muitos aspectos da Lngua Portuguesa: expresso oral, redao orientada, com ficha de auto-avaliao, e treino ortogrfico. Ao mesmo tempo, visamos, atravs das atividades propostas, levar os alunos a incorporar uma srie de habilidades, entre as quais:

interpretar textos; identificar dificuldades ortogrficas e super-las por meio de exerccios; desenvolver a criatividade artstica por meio da concretizao dos poemas em forma de dramatizao;

inter-relacionar pensamentos, idias e conceitos, por meio de redao e autoavaliao, a partir da compreenso dos textos poticos;

ordenar palavras em ordem alfabtica; utilizar-se das linguagens como meio de expresso, comunicao e informao. Identificar palavras que foram alteradas pela Reforma Ortogrfica

Optamos por uma linha de trabalho baseado em textos potico-humorsticos, muito a gosto de crianas e jovens dessas faixas etrias. Os textos so todos originais, e oferecem mltiplas aplicaes.

ATIVIDADE 1 - Expresso Oral, Redao e Auto- av aliao. A - Expresso Oral

De incio, o texto ser utilizado para que os alunos desenv olv am habilidades relativ as expresso oral, sej a pela leitura pura e simples do poema para a classe, sej a pela sua memorizao e posterior declamao. Nessa etapa, o colega professor poder levar os alunos identificar a pronncia correta das palavras, entre outras dificuldades, vinculadas expresso oral e as palavras alteradas pela Reforma Ortogrfica.

Ainda, nessa fase, os alunos discriminaro as palavras-chave, ligadas s dificuldades ortogrficas, e sero levados a aprender a manusear o dicionrio, para descobrir o significado das palavras desconhecidas.

B - Expresso Artstica Nessa fase, o professor desenvolver a habilidade ligada criativ idade artstica dos discentes. Propomos que os alunos tentem expressar, atravs da dramatizao do contedo das historietas dos textos. Representar do gosto de crianas e jovens. Essa atividade no deixa ser, tambm, uma forma vinculada compreenso do texto Aqui, a colaborao do professor de Educao Artstica ser de grande importncia, concretizando-se, facilmente, a integrao entre essa disciplina e a Lngua Portuguesa.

C - Expresso Escrita Nessa terceira fase, ser desenvolvida a seguinte habilidade: inter-relacionar pensamentos, idias e conceitos . Propomos a reproduo do texto, estimulando a redao baseada no poema. Outra atividade redacional poder ser desenvolvida com base nas palavras-chave, cujo tema ser escolhido pelos prprios alunos. Para a redao, colocamos uma orientao bsica a ser seguida pelo aluno. Nessa etapa, por meio da auto-avaliao, os alunos sero levados a identificar alguns erros que so muito comuns nas suas primeiras redaes, s vezes, por falta de ateno. T erminada a atividade de redao, o colega professor poder iniciar um trabalho de auto-avaliao com os discentes, a partir de uma ficha para a qual sugerimos alguns itens. Uma outra atividade de auto-avaliao, tambm, poder ser desenvolvida. O colega escolher, ao acaso, uma das redaes, transcrevendo-a na lousa, com seus erros e acertos: acentuao, pontuao, concordncia, ortografia, etc. Em seguida, poder fazer com que a classe participe da correo, identificando os erros . Algumas noes de gramtica podero ser abordadas nessa fase.

Assim, os alunos desenvolvero a habilidade de visualizar os problemas que envolvem sua redao, caminho para o aperfeioamento da norma culta.

ATIVIDADE 2 - Montagem da Ficha Ortogrfica

Nessa etapa, os alunos comeam a discriminar as palavras-chave que assinalaram no texto, completando as lacunas. Ao mesmo tempo em que eles comeam a trabalhar as dificuldades ortogrficas, trabalham tambm a compreenso do texto.

ATIVIDADE 3 - Ficha Ortogrfica

Nessa etapa, entramos no treino ortogrfico. Os alunos transportaro as palavras da atividade anterior para o quadro. As demais palavras-chave, colocadas no livro do mestre, devero ser ditadas aos alunos, a fim de que eles identifiquem um mnimo de 30 palavras, apresentando a dificuldade em estudo.

ATIVIDADE 4 - Pesquisa no Dicionrio Nessa fase, o aluno dever incorporar a habilidade de pesquisar no dicionrio o significado de palavras desconhecidas, ao mesmo tempo em que as organizar em ordem alfabtica. Ainda nesta fase os alunos sero levados a identificar as palavras do quadro que foram modificadas pela Reforma Ortogrfica.

ATIVIDADE 5 - Fixao das Dificuldades da Ficha Ortogrfica

Nessa etapa, procuramos desenvolver um exerccio em que o aluno trabalhar uma dificuldade especfica, pela complementao das letras. Depois das etapas anteriores, no ser difcil ao aluno fixar a ortografia.

FICHAS ORTOGRFICAS
M (antes de P e B) N (antes das demais consoantes Textos: A tampa do tempo Um pouco de Histria do Brasil Um heri nacional

Dificuldade

Tipo 1

Dificuldade

Tipo 2

Palavras com G ( antes de E e I) Textos: Segurana Pblica Festa Junina

Dificuldade

Tipo 3

Palavras com J Textos: O cordo dos puxa-sacos Urubulino cantor

Dificuldade

Tipo 4

Palavras com RR , NR e LR Texto: Histria sem p nem cabea

Dificuldade

Tipo 5

Palavras com H Texto: Algumas definies

Dificuldade

Tipo 6

Palavras com X, som de Z Texto: Cheiro de corpo

Dificuldade

Tipo 7

Palavras com X, som de CH Textos: Um imperfeito atleta Um marido adorvel

Dificuldade

Tipo 8

Palavras com X, som de S Textos: Famlia feliz Um dentista inexperiente

Dificuldade

Tipo 9 Palavras com X, som de CS Texto: Mestre Segismundo

Dificuldade

Tipo 10

Palavras com S, som de Z Texto: A fogueira das vaidades

Dificuldade

Tipo 11

Palavras oxtonas acentuadas Textos: Livre concorrncia Folclore

Dificuldade

Tipo 12

Palavras paroxtonas acentuadas Texto: A idia do amor

Dificuldade

Tipo 13

Palavras proparoxtonas Textos: Briga de comadres Reforma econmica Aves de arribao

Dificuldade

Tipo 14

Palavras com S, som de S Palavras com SS, som de S Palavras com S, som de Z Textos: A converso dos ndios Os males do Brasil so As aparncias enganam

Dificuldade

Tipo 15

Palavras com SC Texto: As novelas de TV

Dificuldade

Tipo 17

Palavras com CH Texto: O filsofo Repep

Dificuldade

Tipo 18

Palavras com prefixos IM e IN Textos: A decadente rubicea Nossos tempos

Dificuldade

Tipo 19

Palavras com U Texto: A bondade dos outros

Dificuldade

Tipo 20

Palavras com consoantes mudas Texto: Uma histria de loucos

Dificuldade

Tipo 21

Palavras com E Textos: Um cidado til A memria do povo

Dificuldade

Tipo 22

Palavras com QUE e QUI Texto: Sobre os incendirios de matas

Dificuldade Tipo I M (antes de "P" e "B") N (antes das demais consoantes)

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA

A) Expresso oral

Ler os poemas Tampa do tempo , Um pouco de histria do Brasil e Um heri nacional, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades estudada. Trs alunos faro a leitura alternada dos trs poemas. A classe discutir o contedo dos poemas.

Tampa do tempo Abri a tampa do tempo, num campestre arranha-cu, era um lmpido novembro. Mas no mais que de repente, surgiram nuvens e vento; raios, troves, tempestade ameaaram desabar. Fiquei com medo, lamento, fechei a tampa do tempo, para a natureza acalmar.

Um pouco de histria do Brasil Nosso querido Cabral, descobridor do Brasil, era um marujo daqueles. Ao sair de Portugal, nada sabia do mar, de embarcao, nem se fale! E disse: Vamos s ndias atrs das especiarias. Era misso impossvel chegar direto ao destino. Por isso compreensvel que o patusco varonil depois de mil confuses tenha chegado ao Brasil. Enfim viajou s ndias muito aos trancos e barrancos para conquistar Calecut, e voltou de mos vazias mas de quebra no lombinho, a lembrana dessa luta guardou naquele traseiro um pouco de chumbinho produzido pela raiva de um rabe trapaceiro. Um heri nacional Independncia ou morte bradou nosso imperador s margens do Ipiranga. E gritou incomodado por forte dor de barriga Pobre Pedro dos Tamancos depois do solene ato desembarcou do jumento procura de algum mato. Que palavras dos poeminhos sofreram Modificao com a Reforma Ortogrfica?

B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza um dos poemas com suas palavras. A tampa do tempo , Um pouco de histria do Brasil e Um heri nacional. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho! Auto-avaliao da Redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: A turma foi ao clube. As turmas foram ao clube. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprenderemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

10

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. A tampa do tempo tampa tempo campestre lmpido novembro de repente vento tempestade - lamento 1. Era um cu ______________ do ms de ________________ . 2. Naquele ______________ arranha cu, abri a _____________ do _____________ . 3. Fiquei com medo ______________ , o cu escureceu ________________ e um ___________ forte trouxe a ________________ . Um pouco de histria do Brasil embarcao impossvel compreensvel confuses ndias - trancos barrancos lombinho lembrana - chumbinho 1. Pedro lvares Cabral tinha uma misso ___________________ , atravessar os bravios mares em uma frgil ______________________ . 2. Como era um marujo daqueles, foi bem ____________________ passar por mil ______________ atrs do caminho para as _____________ . 3. Assim aos _____________ e ________________ chegou ao seu destino, mas voltou de mos vazias, trazendo como ____________________ um pouco de ____________ no _________________ do traseiro. Um heri nacional Imperador Ipiranga tamancos desembarcou - jumento 1. As margens do ________________ , bradou nosso ______________________ : Independncia ou morte. 2. Mas a causa verdadeira do grito foi a dor de barriga e o pobre Pedro dos ______________ , aps o solene brado, ___________________ do ______________ procura de um mato.
11

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 24. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: companheiro relmpago sempre campo competio importncia. ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Palavras Sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras apreendidas.

12

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:
ta ___pa te___po co___panheiro se___pre i___possvel

ca___po

ca___pestre

l___pido

co___petio

co___preensvel

i___portncia

rel___pago

i___perador

de repe __ te

ve __ to

lame __ to

co __ fuses

__ dias

tama __ cos

tra __ cs

dese __ barcou

le___brana

chu___binho

lo __ binho

e __ barcao

co __ passo

barra __ cos

Ipira __ ga

te __ pestade

nove __ bro

13

Dificuldade - Tipo 2 Palavras com "G" (antes de "E" e "I") ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler os poemas "Segurana Pblica" e "Festa Junina", sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternada dos poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. Segurana Pblica Nestes tempos de misria, ladro para todo o lado o jeito arrumar maneira de afugentar o danado. Para espantar o malandro, deixe no meio da sala um velho bem rabugento, encaveirado e asmtico segurando um girassol, mas no deixe de ser prtico e ligue o ventilador. Assim, se o ladro entrar, vai sentir uma aragem, ouvir velho com asma, assustar-se- com a figura, pensar viver fantasma na casa que quer roubar. A voc deve agir: chame a polcia depressa, mas como ela no vir voc entra de mansinho, quebra o vaso de gernio na cara do meliante, para, em seguida o algemar e lev-lo sempre adiante, at o polcia encontrar no balco da padaria, tomando um belo Cynar*. * Cynar = bebida alcolica
14

Festa Junina O gengibre raiz boa para preparar quento. No sabe o que quento? aquela bebida forte, que se bebe em noites frias, nas festas de So Joo.

Tem gente que bebe tanto, Virgem ! que chega at a ter vertigem e causa constrangimento.

Foi o caso do sarnento do Tilico Perna-Mole, que tomou tremendo porre, nessa famosa festana. Ficou doido da cabea e, bem no meio da dana, tirou batina de padre, levantou saia de madre, beijou na boca a beata, que nunca tinha beijado, nem santinho de comadre. E teve ainda o topete de pular uma quadrilha, vestido s de ceroula, provocando nas devotas um cruz-credo te esconjuro Ah! meu Deus, como foi duro colocar sob controle o Tilico Perna -Mole, que, de quebra no escuro, teve a coragem fatal de urinar no terno novo do delegado local. Que palavras dos poeminhas foram modificadas pela Reforma Ortogrfica?
15

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: Segurana Pblica ou Festa Junina Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio da frase e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da Redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Eles usavam camisa e cala vermelhas. Ele usava camisa amarela. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprenderemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?
16

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. "Segurana Pblica" afugentar rabugento girassol aragem agir gernio - algemar

1) Nestes tempo de corrupo, precisamos arranjar um jeito para _______________ ladres.

2) H uma receita infalvel para espantar malandro: coloque, no meio da sala, um velho asmtico bem _________________ , segurando um _____________ . Ligue o ventilador, cuja ____________ provocar tosse e mais tosse no velho.

3) O ladro se assustar e voc comea a ______ : quebre o vaso de ______________ na cara do meliante e, em seguida, tente ______________ o infeliz.

"Festa Junina"

gengibre gente virgem vertigem constrangimento - coragem

1) Uma raz, boa para quento, o __________________ .

2) Tem ________ que bebe tanto, ___________ ! Que chega a ter _____________ e causa _____________________ . 3) preciso ter ________________ para tomar essa bebida forte.

17

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 11. 21. 2. 12. 22. 3. 13. 23. 4. 14. 24. 5. 15. 25. 6. 16. 26. 7. 17. 27. 8. 18. 28. 9. 19. 29. 10. 20. 30. Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: agncia gil anglico aterragem auge congelar congesto contagem ferragem garagem geringona congestionamento vagem massagem indigesto tigela. ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas pela Reforma Ortogrfica? Palavras Sinnimos Palavras Sinnimos 1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras apreendidas.
18

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS. Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

afu___entar

a___ncia

___il

al___emar

an___lico

ara___em

aterra___em

au___e

a___ir

con___elar

con___esto

conta___em

cora___em

___irassol

ve___etal

verti___em

___ente

___ernio

ferra___em

___en___ibre

gara___em

___eringona

con___estionamento rabu___ento

constran___imento ti__ela

rabu___ice

va___em

massa___em

indi___esto

19

Dificuldade - Tipo 3 Palavras com "J"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso Oral Ler os poemas "O cordo dos puxa-sacos" e "Urubulino cantor", sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternada dos poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. O cordo dos puxa-sacos Conde Jeric Aucena era badalador mor da majestade imperial. Imagine que um dia para lisonjear seu senhor viajou a Jerusalm cata de um jil. Correu sarjetas, pisou ralo, subiu laje e doeu-lhe o calo, conversou com um varejista de hortifrutigranjeiro, que desconhecia at o cheiro da tal da fruta jil, que procurava o coi do Jeric Aucena. Voltou de mos abanando e, como no trouxe jil, foi condenado a comer, pela cruel majestade, pelo menos a metade do capim da manjedoura, ao lado do burro Bonde, que um dia fora Conde e, tambm badalador daquele mesmo senhor.
20

Urubulino cantor

Urubulino da Silva, pretinho que nem carvo, se meteu a berrar gorjeio, no meio da multido de passarada canora.

Eta ave cafajeste ! cantou em canto sonoro, o bom canrio tenor, e prosseguiu o discurso de muito bom orador contra essa ave agourenta:

Suma daqui, bicho feio, suma daqui, lazarento, mude j o seu trajeto, e v depressa, direto, procurar o excremento, que sempre foi alimento dos corvos de sua laia. No se meta a cantor, com seu feio croc-croc !

E veio a vaia a reboque, em cima do Urubulino, que logo se convenceu do seu papel de cretino. Que palavras dos poeminhos foram modificadas com a Reforma Ortorgrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno:
21

reproduza um dos poemas com suas palavras. O cordo dos puxa-saco ou Urubulino cantor Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio da frase e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto - avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda:
SIM NO

1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: A gente vai casa de Luiz. Ns vamos casa de Luiz.

Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

22

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as colunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. "O cordo dos puxa-saco"

Jeric majestade lisonjear viajou laje manjedoura Jerusalm jil sarjetas varejista - hortifrutigranjeiro

1. Conde ___________ Aucena era _______________ imperial.

um grande badalador de sua

2. Para ______________ o rei, foi buscar um bom _______ em _______________, para onde _______________ . 3. E assim correu ______________ , subiu __________ , conversou com ___________ de _______________________________ . 4. Voltou de mos abanando e, como castigo, foi obrigado a comer capim da __________________ .

"Urubulino cantor"

gorjeio cafajeste trajeto

1. Urubulino da silva, pretinho que nem carvo, se meteu a berrar ______________ no meio da multido de passarada. 2. Eta ave agourenta ! Eta ave _____________ , jamais seria cantor ! 3. Mude logo seu _______________ e v servir de lixeiro, com seu feio croc-croc ! disse o canrio.
23

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. Palavras com J
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras e serem ditadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: ajeitar berinjela brejeira canjica cerejeira gorjeta injeo injetvel jeitoso jejum jeito jesuta jibia majestoso ojeriza paj. ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? Palavras com "J" Palavras Sinnimos palavras Sinnimos 1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
24

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:
a___eitar berin___ela bre___eira cafa___este can___ica cere___eira

gor___eio

gor___eta

in___eo

in___etvel

___eitoso

___e___um

___eito

___eric

___erusalm

___esuta

___ibia

___il

la___e

lison___ear

ma___estoso

man___edoura tra___eto

ma___estade

o___eriza

pa___

via ___ em

sar___etas

vare__ista

hortifrutigran___ eiro

25

Dificuldade - Tipo 4 Palavras com "RR", "NR", "LR".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema "Histria sem p nem cabea", sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

Histria sem p nem cabea Houve uma vez um guerreiro, feio, triste, enrugado, que exibia as pelancas, em praias quase pelado, nunca soubera de guerras. Pois no que desabou, de uma formosa carroa, que no tinha corrimo ! Ficou sem honra e sem genro depois de enrolar a filha, no enredo desta histria, que no tem p, nem cabea, e que de enraivecer o mais tranquilo leitor, que se deixou enroscar nestes versos que s servem para fazer com que berre, como se escrevem palavras, com Ele-erre, Ene-erre, Erre, erre...

26

B) Expresso escrita Faa no seu caderno. Reproduza o poema da forma como voc o entendeu. Histria sem p nem cabea Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio das frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto - avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de exclamao e o ponto de interrogao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc o observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Grande parte dos alunos foi escola. Grande parte dos alunos foram escola. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.
"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

27

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA

a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que , de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase.

c) Ler com ateno as frases.

"Histria sem p nem cabea"

guerreiro enrugado guerras carroa corrimo honra genro enrolar enredo enraivecer enroscar - berre

1. Era uma vez um ________________ , muito feio e ____________________ .

2. Exibia suas pelancas pelas praias, quase pelado e nunca soubera de __________ .

3. O ____________ desta histria de ________________ o leitor que se deixou _______________ nestes versos.

4. Essa personagem, uma vez, quase perdeu a ____________ e o ___________ depois de __________ a filha ______________ nesta histria de endoidecer.

5. Imagine que o guerreiro, caiu de uma ______________ que no tinha _____________.

6. Estes versos s servem para fazer com que o leitor _____________ como se escrevem as palavras com Ele-erre, Ere-erre, Erre-erre...
28

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. Palavras com "RR", "NR", "LR".
1. 11. 21. 2. 12. 22. 3. 13. 23. 4. 14. 24. 5. 15. 25. 6. 16. 26. 7. 17. 27. 8. 18. 28. 9. 19. 29. 10. 20. 30. Palavras a serem digitadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: chilrear guelra percorrer churrasco terrqueo irresponsvel correspondncia horrvel enriquecer tenro enrascada honrada enrubescer errado irritado enrijecer arroba irresistvel.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica
Palavras
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Sinnimos
16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras

sinnimos

Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

29

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

chi__ __ ear

gue___ ___a

co___ ___i-mo

perco___ ___er ho___ ___vel ho___ ___a

chu______asco e___ ___ugar e___ ___ascada e___ ___ado

te___ ___queo e___ ___iquecer ho___ ___ada

gue______eiro e___ ___edo

i___ ___esponsvel e___ ___aivescer e___ ___ubescer a___ ___oba

co___ ___espondncia te___ ___o

ge___ ___o

gue___ ___a

ca___ ___oa e___ ___oscar

i___ ___itado

e___ ___ijecer

i___ ___esistvel

e___ ___olar

be __ __ e

30

Dificuldade - Tipo 5 Palavras com "H"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema "Algumas definies" , sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Os alunos faro a leitura de cada parte do poema. A classe discutir o contedo do poema. Algumas definies IDoena de fgado hepatite, no confunda com bronquite. O doente fica amarelo e tem que guardar repouso, ouso dizer por dias ou, s vezes, muitos meses. Para evitar o mal cuide da higiene pessoal. Lave as mos por muitas vezes. Ao tomar uma injeo, use agulha descartvel. Agindo desta maneira se pode manter ao certo o organismo saudvel. II O hfen um tracinho, ligando duas palavras, que no fim uma s. Couve-flor um exemplo. Sozinha, a flor uma flor, a couve, verdura boa, mas se ligarmos com hfen, couve-flor, leguminosa, juntando mais um tomate, Ai ! que salada gostosa.
31

III Holocausto horripilante. Entre os antigos hebreus era castigo terrvel, que condenava o infeliz a morrer queimado inteiro, numa chapa de braseiro. IV No Japo h muito tempo, era costume sagrado japons desesperado praticar haraquiri. Pegava faca das grossas fincava na barrigona. Se no morria na hora, quem ajudava o moo era um amigo querido, que lhe cortava o pescoo. VJuro que no hipocampo que corre no hipdromo. Ele to pequenino e muito pouco hostil. Sabe o que hipocampo? o cavalo-marinho. VI No hipdromo, corre veloz, no sei se falo ou no falo. Pois isso mesmo: o cavalo. VII Um dia fiquei sabendo que meu amigo Pafncio foi preso por vadiagem. Corri tir-lo da cela, pois era homem de bem. O delegado me disse: bandido ! Eu disse que era inocente Pafncio Dcio Sinnimo. Logo se percebeu o engano, tratava-se de um homnimo. Que palavras dos poeminhas foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
32

B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza com suas palavras o poema Algumas definies Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio da frase e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da Redao Voc, vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Usavam camisas e sapatos amarelos. Usava camisa amarela. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprenderemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?
33

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a)Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b)Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c)Ler com ateno as frases. Algumas definies hepatite higiene hfen hebreus holocausto horripilante haraquiri hora hipocampo hipdromo homnimos - hostil

1. Uma doena do fgado a __________________ que exige muito repouso e cuidado com a ________________ pessoal. 2. Um dos sinais grficos o _________ , entre outros usos serve para ligar palavras compostas. 3. Os antigos _____________ tinham um costume ____________________: condenar ao _________________ vrias vtimas. 4. Um costume japons a prtica do ___________________: algum, sentindo-se desesperado, enfia a faca na prpria barriga. 5. Se no morresse na _________ , algum amigo o ajudava, decepando-lhe a cabea. 6. Cavalo-marinho possui um outro nome, ____________________ ele pequenininho e nada __________ . 7. Como a pista do _____________________ estivesse molhada, os cavalos mostravam-se inquietos na hora da comida. 8. As pessoas com nomes iguais ou seja __________________ , sempre esto sujeitas a confuses.

34

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 11. 21. 2. 12. 22. 3. 13. 23. 4. 14. 24. 5. 15. 25. 6. 16. 26. 7. 17. 27. 8. 18. 28. 9. 19. 29. 10. 20. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

35

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS. Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

__araquiri

__fen

__erbvoro

__onorrios

__emorragia

__ade

__ipdromo

__orripilante

__ortifrutiGranjeiro __lice

__idrulica

__ipocampo

__abanera

__ipatro

__epatite

__olocausto

__angar

__eliporto

__omnimo

__omenagear

__omogneo

__omenzarro

__ostil

__bil

__arpago

__arpa

__erege

__emeroteca

__igiene

__ora

36

Dificuldade - Tipo 6 Palavras com "X", som de"Z".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema "Cheiro de corpo", sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

Cheiro de corpo Belarmino Caradura passara pelo exrcito de onde fora enxotado, por exalar mau cheiro bem debaixo do sovaco.

Embora ele fosse amante de qualquer desodorante, esse cheiro no sumia e a cada dia crescia... Os companheiros recrutas de quarto e de companhia exaustos se levantavam, sem dormitar um s naco, por culpa do seu sovaco e por isso no podiam exercitar exerccio exaustivo, obrigatrio, que o sargento exigia. E logo, logo dormiam em hora um pouco insana, por isso era comum pegarem uma bela cana. (cadeia)
37

Durante uma exibio de exaltao bandeira, os recrutas mal dormidos deram passos inexatos, exatamente ao contrrio do que tinham aprendido, e todos foram levados feroz corte marcial por insubordinao. Mas todos se defenderam, explicaram a situao: a causa de todo mal estava no Belarmino, no seu sovaco latrino e se ouviu esse lamento: a conviver com o cujo queremos fuzilamento. Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?

B) Expresso escrita Faa no caderno: Reproduza com suas palavras o poema Cheiro de corpo. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho !

38

Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda :
SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear sua redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: O pessoal chegou cedo. As pessoas chegaram cedo. NO

Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.
Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros. Voc costuma ler ?

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. "Cheiro de corpo"

exrcito exalar exaustos exercitar exerccio exaustivo exigia exibio exaltao inexatos exatamente exp licaram

39

1. Belarmino Caradura fora enxotado do _______________ por ______________ mau cheiro bem debaixo do sovaco.

2. Seus colegas ______________ , sem poderem dormir, por causa do mau cheiro, no conseguiam _______________ o __________________ ________________ que o sargento ______________ .

3. Durante a _______________ de ________________ bandeira estavam muito cansados.

4. Todos davam passos _______________ , _________________ ao contrrio do que haviam aprendido.

5. Para no serem punidos por insubordinao os recrutas _________________ que o culpado era o cheiro de Belarmino.

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "X", som de "Z"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

40

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado das que no conhece Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavra 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Sinnimo 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavra sinnimo

Proposta: Agora a sua vez. Faa um poema com as palavras apreendidas. ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida :

e___agerar

e___ alar

e___uberantes e___austivo

e___altao

e___ame

e___aminar

e___atamente e___ecutar

e___austos

e___ato

e___aminador e___emplo

e___ecuo

e___ecutivo

e___emplar

e___emplificar e___ rcito

e___ercer

e___erccio

e___ austor

e___ercitar

e__ibio

e___istncia

e___ibido

e___istir

___ito

e___plicaram

ine___atos

e___igia

41

Dificuldade - Tipo 7 Palavras com "X", som de "CH"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso Oral Ler os poemas "Um imperfeito atleta" e Um marido adorvel, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. A classe discutir o contedo dos poemas.

Um imperfeito atleta A coxa daquele atleta era grossa, maravilha, mas tinha uma luxao na altura da virilha. Enxergar, ele enxergava o ponto final da pista, mas chegar que eram elas, pois sofria da bexiga. Queria ganhar corrida para comprar o enxoval de sua noiva querida, mas um enxerto no p dificultava a partida. E l ficava o atleta desanimado, afrouxado, com a xcara na mo olhando a competio. Oxal ele pudesse desvencilhar-se do cho ! S lhe restava o xadrez, que no sei se era a priso, ou o complicado jogo de torre, rainha e peo.

42

Um marido adorvel Dona Fil Filomena tinha um marido xarope (bobo) e que s dava vexame. Dinheiro no lhe trazia, pois Lol Violante no trabalhava, vadiava e, por isso, ela o xingava quase que diariamente. De uma coisa ele gostava era sentar no caixote, em frente de sua casa, para chupar mexerica e atirar o bagao no cangote dessa Chica, que ajudava Fil a cham-lo de palhao. O maxixe ele adorava, mas danava com outra dama, a Eufrasina Laluna, que sofria da coluna. Por isso dona Fil vivia com enxaqueca, tais os desgostos que tinha com o Lol Violante. Um dia aborrecida, depois de tomar laxante, se fez de muito xereta e pegou o seu Lol, esparramado na esteira, a beijar a faxineira, a tal de dona Eufrasina, feia tal qual a rixa, com belo nariz de ameixa. Mas seu Lol Violante se desculpou deste jeito: - Olha, Fil Filomena, as aparncias enganam, estou aqui nesta esteira com Eufrasina Laluna, para ver se lhe conserto o nariz e a coluna.
43

B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza um dos poemas com suas palavras: Um imperfeito atleta ou Um marido adorvel Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e em nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Os sapatos e o terno de Joo so pretos. O terno de Joo preto. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

44

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. "Um imperfeito atleta" Coxa luxao enxergar enxergava bexiga enxoval enxerto afrouxado xcara oxal - xadrez 1. Aquele atleta tinha uma ______ grossa, mas em compensao possua uma ____________ na altura da virilha. 2. ____________ ele ______________ o final da pista, mas, coitado, jamais atingia a meta, pois sofria da _______________ . 3. ___________ pudesse ganhar ! Mas se sentia ______________ por causa de tantos males. 4. Assim, desanimado, ficava com a ____________ na mo, jogando apenas ________ . 5. Desejava a vitria, para comprar para a noiva o ________________ , mas um _____________ no p dificultava a corrida.

Um marido adorvel xarope vexame xingava ameixa caixote mexerica maxixe rixa enxaqueca laxante xereta - faxineira 1. Dona Fil Filomena tinha um marido ____________ , que s sabia dar _________. 2. Lol Violante gostava s de chupar ______________, sentado no seu __________ , enquanto sua esposa o ____________ , pois, ela jamais trabalhava. 3. Dona Fil, por causa de seu marido, vivia com _________________ , sofria dos intestinos, tomando sempre ____________ . 4. Um dia, Dona Fil muito ___________ , pegou Lol Violante em flagrante com a _________ Eufrasina, feia tal qual uma ______ e que tinha um nariz de ____________ .
45

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "X", som de "CH"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificaes com a Reforma Ortogrfica? palavras Sinnimos palavras sinnimos 1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras apreendidas.
46

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.
afrou___ar amei___a bai___ela be___iga co___a en___ada

en___ame

en___aqueca

en___erto

en___ergar

en___oval

en___urrada

en __ ugava

gra___a

la___ante

lu___ao

me___erica

o___al

pra___e

reme___er

ve___ame

___ereta

ri___a

___arope

___adrez

fa___ineira

___cara

ma___i___e

cai__ote

__ ingar

47

Dificuldade - Tipo 8 Palavras com "X", som de "S" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler os poemas Famlia feliz e Um dentista inexperiente, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternada dos poemas. A classe discutir o contedo dos poemas.

Famlia feliz

Dizem que muitos filhos so graas que Deus nos d. Nesse caso, seu Bardino era excelente exemplo, filhos tivera em excesso, sua famlia era extensa e ultrapassara umas trinta de tantas bocas famintas. Alguns at exportara para a China e o Japo para ver se aumentava aquela populao. Outros de casa expulsara por insubordinao. Quando fazia excurso, colocava a filharada em cima do caminho e quem visse a expedio da famlia do Bardino dizia que aquilo mais parecia manobra de batalho.
48

Um dia dona Dod, mulher excepcional, esteio desse casal, anunciou ao Bardino uma nova gravidez. Passivo espectador, ficou Bardino outra vez. Quando chegou nono ms, dona Dod era uma bola, enorme e atrapalhada, com os afazeres mltiplos. Mas um dia se queixou, que a hora era chegada. E mais graas receberam, pois desta vez vieram sxtuplos.

Um dentista inexperiente Um dia Zez Brandura precisou extrair um dente, com dentista inexperiente. O dentista examinou a crie em expanso e achou inexplorvel aquela regio da boca, no descobrindo porm, onde estava a infeco. Mas o dentista no deu ao Brandura explicao, e o paciente tremeu ao perceber, quem diria, que esse profissional no usava anestesia. E de forma inexplicvel, o miservel dentista sacou enorme instrumento enfiando-o boca adentro.

49

E o Brandura sentiu um forte e rijo puxo, provocando-lhe uma dor, que chegava aos seus tecidos, fazendo-o perder a cor o equilbrio e os sentidos.

Quando acordou de - repente, o Brandura ficou quente. Em sua arcada de cima no havia qualquer dente.

Com ar de grande doutor, o desalmado dentista exps seu ponto de vista: O jeito foi retirar alguns dentinhos danados, que, mais dia menos dia, ficariam infeccionados. De minha brilhante ao, s ficou uma seqela e de pequena monta, que , nosso caro amigo, estar por um tempo banguela.

50

B) Expresso Escrita Faa em seu caderno: Inspirado nos poemas Famlia feliz e Um dentista inexperiente, desenvolva uma redao engraada. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frase e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda : SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: A turma foi ao cinema. As turmas foram ao cinema. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

51

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Famlia feliz

excelente excesso extensa exportadora - expulsara excurso expedio excepcional sxtuplos

1. Seu Bardino era um _________________ exemplo de pai de famlia. Tinha uma famlia ______________ , pois tivera filhos em ____________________ . 2. Como possua mais de trinta bocas famintas, _________________ filhos para a China e para o Japo e , alguns mais rebeldes, _________________ por insubordinao. 3. Quando fazia ______________ colocava a filharada em cima do caminho e quem visse a _______________ da famlia, pensava que fosse uma manobra de batalho. 4. Um dia, dona Dod, uma esposa _________________ , anunciou uma nova gravidez. Bardino ficou de espectador , aguardando, at que, com a beno divina, nasceram os _____________________ , para sua surpresa. Um dentista inexperiente

extrair inexperiente expanso inexplorvel explicao inexplicvel exps 1. Um dia, Zez Brandura precisou _________________ um dente com um dentista ___________________ . 2. O dentista examinou a crie em ______________ e achou _________________ aquela regio da boca, no descobrindo a infeco. 3. O dentista no deu ____________________ alguma ao pobre Brandura e de um modo ________________ pegou um enorme instrumento, enfiando-o pela boca adentro do paciente. 4. Depois da dor e do desmaio do Brandura, o dentista _________ seu ponto de vista: para evitar algum problema, fora melhor arrancar todos os dentes.
52

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "X", som de "Z
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PEQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificaes com a Reforma Ortogrfica? Palavras Sinnimos palavras sinnimos

1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras apreendidas.
53

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida :
e___ceo e___celncia e___celente e___ps e___cesso e___ceto

e___clamao e___pediente e___presso

e___clusivo

e___curso

e___panso

e___cepcional e___portara

e___pedio

e___pelir

e___perincia e___tensa

e___plicao

e___posio

e___pulsara

e___tino

e___trair

e___traordinrio ___tase

E___tremidade

ine___periente

ine___plicvel

ine___plorvel

s___tuplos

54

Dificuldade - Tipo 9 Palavras com "X", som de "CS" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema Mestre Segismundo, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

Mestre Segismundo

Eh ! Professor complicado era mestre Segismundo. Usava cada palavra que assustava os alunos: em vez de dizer com nexo, venha de l um abrao, dizia: d-me um amplexo.

Nas aulas de portugus, botava o circunflexo, at onde no devia, s vezes as oxtonas tornavam-se paroxtonas.

Era em sexagenrio, dado reflexo, s vezes, comia errado e tinha intoxicao, que o deixava vermelho das orelhas ao dedo.
55

Temia foras malignas, mas elas o temiam mais, em razo das axilas, lavadas nunca jamais e, que afastavam fantasmas alm de todos os mortais. Um dia Segismundo, resolveu andar de txi e ordenou ao taxista que movesse o taxmetro. Depois de muito rodar, descobriu que de dinheiro no tinha nenhum milmetro.

O taxista furioso pegou-o pela garganta e quase o asfixiou, e Segismundo gritou com a voz cheia de horror: Amigo, no faa isso, no ter dinheiro a sina de todo bom professor. Que palavras dos poeminhas foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?

56

B) Expresso escrita Faa no seu caderno: reproduza com suas palavras o poema Mestre Segismundo.

Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda : SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Todos foram passear. A turma foi passear. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.
"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

57

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Mestre Segismundo

nexo amplexo circunflexo oxtona paroxtona sexagenrio reflexo intoxicao axilas txi taxista taxmetro - asfixiou

1. Mestre Segismundo era um professor complicado, em vez de dizer com _______, venha de l um abrao, falava d me um _____________ .

2. Durante as aulas de portugus armava a maior confuso, colocava o ___________ onde no devia e trocava as ________________ pelas

_________________ .

3. Era um

senhor _________________ , dado ________________ , s vezes,

comia errado e tinha _____________________ .

4. Pouco se lavava, por isso suas ______________ at afastavam os fantasmas.

5. Uma vez pegou um _______ e pediu ao ___________________ que rodasse o _________________ .

6. Contudo, na hora de pag-lo, verificou que no possua dinheiro. O taxista ficou furioso e quase o _______________ , mas Segismundo justificou dizendo: Amigo, sina de todo professor no ter dinheiro.
58

ATIVIDADE 3 -FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "X", som de "CS"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? palavras Sinnimos palavras sinnimos

1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras apreendidas.
59

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

ample___o

ane___ar

ane___o

asfi___iar

a___ila

circunfle__o

fi___ador

fi___ar

crucifi___o

into___icao proparo___ tona into___icar

ma___ilar

o___igenada

o___ignio

o___tona

refle___o

sufi___o

se___agen-rio

refle___o

t___i propar__ tona

ta___metro

fi___o

ne___o

ta__ista

comple___o

ane___ado

cone__o

fle__ o

60

Dificuldade - Tipo 10 Palavras com "S", som de "Z"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema A fogueira das vaidades sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

A fogueira das vaidades O cabeleireiro Osias era barbeiro de fato e aprontava suas artes em cabeleiras variadas com a tesoura malvada, que s dava derrapada e formava nas cabeas de suas vaidosas clientes uns mil caminhos de rato, e, se quisessem dar jeito nesse penteado louco, tinham de raspar o coco.

Quando se olhavam no espelho as infelizes freguesas, vinham-lhes muitas vontades: uma delas era, com certeza, a de se atirarem na represa, ou procurarem a paz numa cmara de gs, to horrorosas ficavam. Mas o esperto do Osias
61

acalmava essas vaidosas, dengosas, paralisadas. Buscava no seu depsito umas revistas inglesas, que mostravam muitos punks, e exibia s princesas os espetados cabelos desses espcimes raros.

Ento elas se acalmavam, passavam-lhes suas dores, voltavam-lhes suas cores e entre si comentavam: Como somos provincianas a moda nosso penteado, seu Osias, obrigada ! Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Inspirado(a) no poema A fogueira das vaidades, escreva uma histria sobre a vaidade. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho !

62

Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda : SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Todos estavam quietos. Roberto estava quieto.

NO

Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.
"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

63

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

A fogueira das vaidades

tesoura quisessem freguesas represa vaidosas dengosas paralisadas depsito inglesas princesas

1. O cabeleireiro Osias era um verdadeiro barbeiro e aprontava suas artes, com sua malvada _______________ , em muitas cabeleiras.

2.

Fazia nas cabeas tremendos caminhos de rato e se as pessoas

________________ dar um jeito, s lhes restava raspa-las.

3. Quando se olhavam no espelho, as infelizes ____________________ sentiam vontade de se atirar numa ________________ .

4.

Osias,

muito esperto,

procurava acalmar

essas _______________

_____________ mulheres, que ficavam at mesmo __________________ com sua aparncia.

5. Osias, ento exibia s __________________ revistas _________________ que retirava do seu _____________ , mostrando serem seus penteados os mais modernos do mundo. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA
64

Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "S", som de "Z"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? palavras Sinnimos palavras sinnimos

1. 16. 2. 17. 3. 18. 4. 19. 5. 20. 6. 21. 7. 22. 8. 23. 9. 24. 10. 25. 11. 26. 12. 27. 13. 28. 14. 29. 15. 30. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
65

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida :
ba__lica gro___elha parali___ar fu___vel g___ intru___o

ga___olina

milane___a

duque___a

prince___a

ca___ebre

bri___a

aga___alho

quero___ene

aneste___ia

turque___a

qui __essem

preci___o

te___oura

portugue__a

repre___a

ob___quio

bra___o

dep___ito

confu___o

atra___ado

vaido__as

fregue__as

dengo__as

ingle__as

66

Dificuldade - Tipo 11 Palavras oxtonas acentuadas ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA Ler os poemas Livre concorrncia e Folklore, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. A) Expresso oral Livre concorrncia No armazm do Pafncio, quase no Tatuap, mercadorias venda s aumentavam de preo. Se algum reclamava do abuso, abotoando o palet, rindo, o safado dizia que em todo lugar era uso acompanhar a inflao e, que se no quisessem consumir nenhum vintm, que fossem caar os sapos nas praias de Itanham. Um dia, um certo ingls, forte campeo de jud, do Estado do Cear, abriu casa de comrcio, ao lado do sarar, vendendo mercadoria pela metade do preo. Pafncio ficou danado e reclamou ao Breto que isso era desonesto e desleal concorrncia. s pra pegar clientes, respondeu o nobre ingls, quando bem se acostumarem, a gente aumenta outra vez.
67

Folklore Algum que nunca provou os quitutes da Bahia, que no cometa heresia, a comilo no se meta.

Um francs foi desastrado comera dez vataps, que dose pra orixs dos candombls da Bahia. No pensou nas conseqncias de engolir as pimentas que esse pitu contm.

Sentiu que a boca incendiava e o estmago, tambm, em brasa quase ficava. E como no dia anterior no candombl estivera, desprezando os orixs, pensou que era castigo a queimao que sentia.

E se fora pouco terno com os santos da cidade, pensou que os tais vataps o mandariam ao inferno. Que palavras dos poeminhas foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza com suas palavras os poemas Livre concorrncia e Folklore. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito.
68

* Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir a sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda:
SIM NO

1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra esta legvel? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: A maior parte dos alunos foi festa. A maior parte dos alunos foram festa Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.
"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." voc costuma ler ?

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase.
69

c) Ler com ateno as frases.

Livre concorrncia

armazm Tatuap algum palet vintm Itanham ingls jud Cear sarar

1. Pafncio tinha um _____________ localizado no _____________ . 2. Quando ___________ reclamava do abuso, abotoando o ____________ Pafncio ria e dizia que devia acompanhar a inflao. 3. Pafncio humilhava as pessoas que reclamavam dos preos dizendo que fossem caar sapos nas praias de ________________ , se no tivessem nenhum _____________ . 4. Um ___________ campeo de __________ do Estado do ______________ abriu casa de comrcio ao lado do Pafncio. 5. Pafncio era mulato, ou seja _______________ .

Folklore

algum contm francs vataps orixs candombls - tambm

1. ______________ que nunca provou os quitutes da Bahia a comilo no se meta. As comidas da Bahia ____________ muita pimenta. 2. Um ____________ foi desastrado e comeu dez ______________ que dose pra ______________ dos ________________ da Bahia. A boca e _____________ o estmago do francs ficara em brasa.

70

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras oxtonas acentuadas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO

Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
sinnimos 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
71

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida :

armaz___m

av___

bisav___

candombl__s

Macei___

mangan___s

cabar___

Cear___

chamin___

cip___s

croch___

franc___s

ingl___s

glac___

Itanha___m

jil___

jud___

vint__m

orix___s

palet___

parab___ns

algu___m

rodap___

cont__m

tamb___m

Tatuap___

vatap___

tric___

sarar __

por___m

72

Dificuldade - Tipo 12 Palavras paroxtonas acentuadas

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A)Expresso oral Ler o poema A idia do amor, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

A idia do amor Colorido nix, renascendo das cinzas, sempre fnix, fecundante plen, a atrair dois seres, feito m. Incomparvel, igual vida, felicidades mtuas, bnos, definitivo e redivivo lbum... Assim a idia do amor, que no se sabe se nasce num sorriso, num olhar, ou no simples e humano desejo de sonhar a dois livrando-nos da solido depois. Que palavras do poeminho foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa em seu caderno:
73

Reproduza o poema A idia do amor, ampliando o tema segundo suas prprias idias. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frase e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Dormia quieta a rua e as casas. Dormiam quietas a rua e as casas. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nesta tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA

74

a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema.

b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase.

c) Ler com ateno as frases.

A idia do amor

nix fnix p len m incomp arvel bnos lbum - ideia

1. Colorido _________ renascendo das cinzas sempre ____________ fecundante ___________ a atrair dois seres feito ________ .

2. ______________________ igual vida.

3. Felicidades, mtuas, _____________ definitivo e redivivo _____________ . Esta a _______________ do amor.

75

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras paroxtonas acentuadas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
76

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.

a___car

___gua

___lbuns

b___nos

b___ceps

c___ncer

car___ter

dif___cil

experi___ncia hist___ria

f___cil

f___nix

t___xi

f___rceps

h___fen

horr___vel

id___ia

im___

compar___vel r __ dio

lav___vel

necess___rio

___nix

p___len

poss___vel

saud___vel

s___rie

t___rax

__ til

agrad___vel

77

Dificuldade - Tipo 13 Palavras proparoxtonas ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler os poemas Briga de comadres, Reforma econmica e Aves de arribao, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. Trs alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. Briga de comadres Nas ltimas eleies, no pas de Zilbraniz, ouvi briga de polticos: Um mostrava o currculo, o outro, as muitas ddivas, que fizera ao povo pobre: do metalrgico domstica. O primeiro quis ser prtico e dissera que no mnimo o outro fora ladro, esbanjando em propaganda, o dinheiro da Nao. O outro, sem argumentos, diante da acusao, disse que o um era fraco, indeciso, sem programa... E no final desse drama, o outro disse para o um essa fantstica prola: ora senhor, no me amole, pois no passa de um moleque de um tremendo bunda-mole. Por a se v, compadre, que em briga de comadres so que aparecem verdades...
78

Reforma econmica No pas de Zilbraniz, certo dia um governante, muito ousado, mas pedante, usando de muita qumica, armou um plano econmico, para acabar com a inflao. Com frmula de mgico, no se importou um pouquinho, se o resultado era trgico. Raspou o fundo do tacho das poupanas e haveres de toda a populao, e muitos afirmam e eu no nego, que no se poupou sequer o pobre pires do cego. Os muitos ricos sabidos, com mtodo assaz faceiro, transformaram seus muzados, na forte moeda muzeiro, ressuscitado lampeiro, meio aos trancos e barrancos. Os menos ricos, coitados, ficaram com seus muzados, hibernando por uns tempos. A frmula funcionou, e a inflao despencou. O rico ficou mais rico, a classe mdia chiou(reclamou), o pobre perdeu o emprego, pois era tudo que tinha, mas, quase ao final da linha, o povo se conformou. Esse pas to gozado de pacato povo bom, s tem um grande defeito: quando se v espancado, conserva a linha e o tom.
79

Aves de arribao

Os legtimos representantes do pas de Zilbraniz, florente Nao do Globo, fazem, sem cerimnia, seus eleitores de bobo. Do lies bem pedaggicas de como ganhar o mximo trabalhando sempre o mnimo.

Contrariando as leis da fsica, ao mesmo tempo, conseguem estar em muitos lugares: no bem bom e no Congresso. Leis de que o povo precisa empilhadas sempre esto, e poucas alcanam sucesso se dependem da presena desse grupo mandrio.

Pssaros de arribao voam de um lado a outro... No chegam no dia stimo, e muito menos no dcimo. S pousam no dia azado, que o de receberem o seu lquido ordenado, aumentando-o de madrugada da forma mais descarada.

Que palavras dos poeminhos foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno: Uma redao sobre um tema de livre escolha do aluno sugerido pelos poemas.

80

Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda : SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Eu conheci meninas lindas. Eles conheceram meninas lindas. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

81

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Briga de comadres

ltimas currculo ddivas metalrgico domstica prtica mnimo fantstica - prola

1. No pas de Zilbraniz houve briga de polticos nas ________________ eleies. 2. Nessa briga, um deles mostrava o seu ________________ e o outro, as muitas ___________ que fizera ao pobre povo: do _________________ a

_______________. 3. O primeiro quis ser _____________ e dissera que no _______________ outro fora ladro. 4. No final da briga o primeiro, disse essa ________________ _____________ . Ora senhor, no me amole, pois no passa de um tremendo bunda mole.

Reforma econmica

econmico qumica frmula mgico trgico - mtodo

1. Para fazer um plano _________________ um governante do pas de Zilbraniz usou muita _______________ e a ______________ de _______________ .
82

2. Esse governante no se importou com o resultado _____________ da reforma. 3. Os muitos ricos do pas de Zilbraniz foram sabidos, pois com _____________ assaz faceiro, transformaram logo os seus muzados em muzeiros.

Aves de arribao

legtimos pedaggicas mximo fsica pssaros stimo dcimo lquido

1. Os __________________ representantes do pas de Zilbraniz, florente Nao do Globo, fazem seus eleitores de bobo. 2. Os representantes do pas de Zilbraniz do lies bem ____________________ de como ganhar o ______________ trabalhando sempre o mnimo. 3. Os representantes do pas de Zilbraniz esto ao mesmo tempo em vrios lugares, por isso parecem contrariar as leis da ___________ . 4. Os representantes do pas de Zilbraniz so _______________ de arribao. 5. Apesar de no chegaram no dia ________________ e muito menos no

_____________ pousam no dia de receberem o seu ___________________ ordenado.

83

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras proparoxtonas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Sinnimos 16. 17. 18. 19 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

84

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.
pr___tico d___cimo s___timo fant___stico m___nimo metal___rgico ___rvore

f___sica

qu___mica

art___stica

leg___timo

econ___mico m___ximo

p___rola

Rep___blica

f___rmula

pedag___gicas tr___gico

d___vida

d___divas

m___gico

curr___culo

higi___nico

Dom___stica

___ltimas

l___quido

ventr___loquo

el __stico

p___ssaros

M__todo

85

Dificuldade - Tipo 14 Palavras com "S", som de S Palavras com "SS", som de S Palavras com "S, som de Z ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral

Ler os poemas A converso dos ndios, Os males do Brasil so e As aparncias enganam, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. A converso dos ndios

O missionrio Tartugo queria evangelizar ndio Feliz Cataprego, que no tinha o desejo de se tornar bom cristo. Essa empresa era difcil, Cataprego preferia Tup ao nosso bom Jesus Cristo. Tartugo j estava certo, que pregava no deserto. Mas um dia descobriu Frei Tartugo, evangelista, que Cataprego podia trocar seu forte Tup pelo filho de Maria. Era s no mencionar a tal da monogamia...

86

Os males do Brasil so Mestre Jonjoca da Cruz comeou a pesquisar os problemas do Brasil. Estudou, pensou, refletiu e depois de analisar esta falta de progresso no terreno do social do nosso rico Brasil fez umas frases famosas:

Os problemas do pas, a pobreza das pessoas, tm umas causas antigas e outras, bem atuais, e, sem muita discusso, chega-se, sem mais demora, que uma das principais a falta de Educao.

Embora presso se faa em cima de nossos polticos, esses, muito muito distantes, s fingem que esto ouvindo. No se preocupam e noto que esto dizendo, rindo, muito baixinho, entre - dentes, Educao no d voto.

Que palavras dos poeminhas foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?

87

As aparncias enganam

Vaidosa como um pavo, rebolando pela praa, vinha enorme mulhero, que parecia francesa.

Causava enorme impresso aquela esbelta figura na massa em que atravessava: o trnsito at parava e se espalhavam fiu-fius...

E cada vez mais depresssa, andava a boa francesa com medo de ser seguida pelos gals do pedao, que corriam apressados, ao encalo da bandida.

Mas qual no foi a surpresa, quando se deu um encontro entre a francesa e um passante que rolaram pelo cho.

Na calada esparramada, voou-lhe da cabea a peruca e logo se viu de vez que francesa ela no era, mas um taludo francs.

88

B) Expresso escrita Faa no caderno: Reproduza com suas palavras um dos poemas estudados. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda : SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: As meninas foram escola. A menina foi escola. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?
89

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA

a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

A converso dos ndios missionrio desejo deserto - empresa

1. O _____________________ Tartugo queria evangelizar o ndio Feliz Cataprego, mas, infelizmente, ele no tinha o _______________ de se tornar um bom cristo. 2. Tartugo pregava no ________________ , pois era uma ______________ difcil, fazer o ndio Cataprego preferir Jesus a Tup.

Os males do Brasil so pesquisar Brasil pensou analisar progresso - social frases famosas pessoas causas discusso presso

1. Mestre Jonjoca da Cruz comeou a ____________ os problemas do __________. 2. estudou, refletiu, ___________ . E depois de ________________ a falta de ____________ do nosso pas no terreno ______________ . 3. Com base na sua anlise, escreveu umas ___________ _____________: A

pobreza das _____________ tem causas antigas e outras bem atuais e, sem muita _____________ , chega-se sem demora que uma das principais a falta de Educao.
90

4. Embora se faa ____________ , em cima dos polticos, eles dizem rindo e baixinho Educao no d voto.

As aparncias enganam

francesa vaidosa impresso atravessava massa depressa apressados surpresa passante

1. Um mulhero, parecendo uma __________________ , vinha rebolando pela praa, ___________ como um pavo.

2. Aquela esbelta figura causava enorme __________________ , quando _________________ no meio da ___________ .

3.

Andava muito _______________ , fugindo dos gals que corriam

_______________ .

4. Mas qual no foi a _________________ , quando um ___________________ deu um encontro na francesa e todos viram que a linda mulher no passava de um taludo francs.

91

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "S", som de "S" palavras com "SS", som de "S" palavras com "S", som de "Z"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabticapela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
92

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.

___eguida

___ tio

atra___o

pe ___ ___oas atrave __ __ a va pesqui___ar

fra___es

avi___a

___urpresa

de___enho

pen__ ou

cau___as

de___erto

pre__ __o

mi___ ___ionrio apre __ __ ados __ ocial

discu___ ___o france___a

pa __ __ ante

progre __ __ o

impre___ ___o Vaido __ a

de___ejo

empre___a

ma __ __ a

Bra __ il

famo __ as

anali __ ar

depre __ __ a

93

Dificuldade -Tipo 15 Palavras com "SC" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema As novelas da TV, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura dos poema. A classe discutir o contedo do poema.

As novelas da TV Voc assiste novela ? claro que voc assiste. Mas voc j reparou o que acontece nela ? aquela miscelnea. O amor floresce adoidado entre o rico e a empregada e, sempre, chega o momento, impacientemente esperado da festa de casamento.

Casa de pobre, menina, tem tudo o que se imagina, s vezes, at tem piscina e de acrscimo esse pobre, na maior parte das vezes, tem descendncia nobre.

94

E as velhas da novela s fazem rejuvenescer. Levantam umas corocas e, de-repente, a Marocas se pinta e se maquia, coloca roupa indecente e fica uma adolescente Ascenso de negro, ento, a coisa mais normal, deita-se como ladro e amanhece patro.

E at quem j morreu, uns captulos depois, consegue ressuscitar pela conscincia do mdico carinhoso, ortopdico, que arruma novo esqueleto, para esse Lzaro andar. H outras seiscentas coisas das quais eu no vou falar, mas que me matam de rir. Essas coisas, meu amigo, deixo para voc descobrir. Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no caderno: Reproduza com suas palavras o poema As novelas da TV. Tome partido a favor ou contra as idias do poema. Fundamente sua opinio. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.
95

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto - avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: O pessoal foi ao cinema. As pessoas foram ao cinema.

NO

Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

96

As novelas da TV miscelnea floresce piscina acrscimo descendncia rejuvenescer ascenso adolescente ressuscitar conscincia seiscentos

1. Voc j reparou o que acontece nas novelas? aquela ___________________ .

2. Nas novelas o amor ______________ adoidado entre o rico e a empregada.

3. Nas novelas da TV; a casa de pobre tem de tudo. Tem ________________ e de __________________ esse pobre tem at ____________________ nobre.

4. A velha de novela s faz ____________________ e quando se maquia e pe roupa indecente fica uma ____________________ .

5. Os negros to discriminados, em nossa sociedade, conseguem rpida _______________ social.

6. O mdico de novela faz seu paciente ___________________ porque um profissional com muita __________________ .

7. O autor diz que h outras ___________________ coisas das quais no quer falar e deixa para voc descobrir.

97

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial , procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

98

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida :

acr___cimo

arbore__cer

a___cender

a___censo

flore___ce

na___cer

na___cena

o___cilar

a___censorista fa___cculo

con___cincia pi___cina

cre___cer

di___cernir

di___ciplina

enrube___cer rena___cena adole___cente

acre___centar

rejuvene___cer v___ceras

remini___cncia cre___cimento

ressu___citar convale___cer

mi___celnea de___cendncia

sei___centas

di __cernir

de___cer

99

Dificuldade - Tipo 16 palavras com "Z"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema O vcio do jogo, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema. O vcio do jogo Num certo reino do mundo, chamado de Zilbraniz, vivia um povo feliz que s mostrava destreza, na hora de exercitar a proverbial esperteza, que pensava possuir. Gostava muito de dana, de rir e pouco sofrer, mas no perdia a esperana de um dia, nessa folgana, chegar a enriquecer. Seu esprito pacfico, por todos muito gabado, era mais do que aprazvel, mas tinha uma fraqueza o velho vcio do jogo, bancado com singeleza pelo rei desse Estado, que pouco se preocupava com a desmoralizao daquela raa beleza.
100

Em apostas de todo tipo, desde bichos at de nmeros, perdiam com ligeireza quase todo o seu salrio, e os otrios, nas joganas, no perdoavam, com certeza, nem o leite das crianas, que morriam na magreza. E quando a grana acabava, era aquela algazarra. Alegava o perdulrio, que ganhava muito pouco, que o patro o explorava e corria ao sindicato. Esse no tempo mais breve profetizava no ato: - Faremos mais uma greve. O aumento logo vinha para suavizar o aperto, e as apostas aumentavam. O rei com muita avareza, um pouco dessa riqueza, doava para a assistncia de quem, porque no comia, muito e muito jogava, desde cedo, desde jovem, adoecia e morria na fila da previdncia. Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortorgrfica? B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza com suas palavras o poema O vcio do jogo, e de sua opinio sobre as idias expostas nesse poema. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito.
101

* Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao? 6. Voc usou travesso nos dilogos? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao? 8. Voc observou a ortografia das palavras? 9. Sua letra est legvel? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: A turma gostou do espetculo. As turmas gostaram do espetculo.

NO

Conforme as respostas que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.
102

O vcio do jogo destreza esperteza aprazvel fraqueza singeleza desmoralizao beleza ligeireza certeza - magreza profetizava suavizar avareza riqueza

1. No pas de Zilbraniz, vivia um povo feliz que s mostrava _______________ na hora de exercitar sua ______________ . 2. O povo de Zilbraniz tinha um esprito pacfico, por todos muito gabado, era mais do que _________________ . 3. A ______________ do povo de Zilbraniz era o vcio do jogo bancado com _______________ pelo rei do Estado. 4. O rei desse Estado no se preocupava com a ______________________ daquela raa ______________ . 5. Quase todo o salrio do povo de Zilbraniz _________________ nos jogos de nmeros e de bichos. era perdido com

6. Nessa jogatina os otrios no perdoavam com ______________ nem o leite das crianas que morriam na _________________ . 7. Quando perdiam tudo o que tinham _______________: faremos mais uma greve. corriam ao sindicato que

8. O aumento logo vinha para _______________ o aperto. 9. O rei com muita ______________ destinava um pouco da ________________ obtida com o jogo assistncia de quem, porque no comia, morria na fila da previdncia.

103

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com Z
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial,, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
104

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

bele __ a

certe __ a

apra___vel

bu___ina

ameni___ar

avare___a

rique __ a

catequi___ar

corpan___il

desmorali___ao hori___ontal

delicade__a

rego___ijo

finali___ar

destre___a

a___ulejo

a___eite

cop___io

fraque___a

ligeire___a

profeti___ava

esperte___a

escravi___ar

reve___amento magre___a

singele___a

suavi___ar

uniformi___ar

lambu___ar

legali___ar

105

Dificuldade - Tipo 17 Palavras com "CH" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema O filsofo Repep, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema. O filsofo Repep O porquinho Repep chafurdava no chiqueiro, pensando no seu destino: O que ser que seria, quando estivesse no ponto ?. Seria gorda feijoada, numa festinha chique, quase todo recortado ? S de pensar no assunto isso lhe dava chilique. Melhor seria um feitio para virar logo chourio, ficava bem compactado. Quem sabe porco recheado ? Seria defunto inteiro, encharcado de azeite, mas, de repente, que horror, abria-se o faqueiro, e o pobre do porco assado seria despedaado. Isso eu no queria, no!
106

E eu servido em pedaos, ouvindo o cochichado, daqueles mortos de fome: - Ser que essa carne boa ? - Ser que no tem gostinho um tanto quanto esquisito ? - experimenta um pouquinho, pra ver se no porco toa. Oh ! que grande humilhao ! E se me fizessem salsicha, bonitinha, redondinha, e me esquentassem no tacho pra acabar cachorro-quente na boca de algum demente ? Ah ! eu no bucho dessa gente causava-lhe indigesto ! Dessa eu gostei meu irmo !

E o Repep conclua na sua divagao: Mas que destinos mais tortos temos ns, bichos cativos, s nos apreciam os vivos, quando estamos todos mortos ! Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno: Reproduza com suas palavras o poema O filsofo Repep Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos.
107

* Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu e responda: SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao? 6. Voc usou travesso nos dilogos? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao? 8. Voc observou a ortografia das palavras? 9. Sua letra est legvel? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Ficaram todos magoados. Ficou todo mundo magoado. Conforme as respostas que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu professor ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com o seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. NO

108

O filsofo Repep

chafurdava chiqueiro chique chilique chourio recheado encharcado cochilar salsicha tacho cachorro bucho bichos

1. O porquinho Repep ____________________ no ______________ pensando no seu destino. 2. Primeiro Repep se imaginou uma gorda feijoada numa festinha _____________. S de pensar nisso o porquinho quase tinha um ____________ . 3. Depois Repep se imaginou um ____________________ . 4. Em seguida, Repep se viu um porco _____________ . Repep estaria ______________ de azeite. 5. Se Repep fosse servido em pedaos, ele ouviria o __________________ daqueles mortos de fome. 6. Repep pensou tambm que poderia ser uma ________________ bonitinha e redondinha depois de o esquentarem num __________ e que iria parar no __________ de algum demente em forma de um ___________________ quente. 7. Finalmente, Repep chegou a concluso de que os ____________ cativos s eram apreciados depois de mortos.

109

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. palavras com "CH"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece.
palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas

110

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida:

acol___ ___oado ___ ___ique

cartu___ ___o ___ ___ilique ___ ___u___ ___u guin___ ___o ta __ __o

___ ___al

___ ___amin ___ ___impanz ___ ___umao pon___ ___e

salsi __ __ a

___ ___arco

___ ___imarro ___ ___ul

___ ___iqueiro co___ ___i___ ___ar re___ ___eado __ __ afurdava

___ ___oupana en___ ___arcado relin___ ___ar in___ ___ao

___ ___ourio fle___ ___a

mur___ ___ar bu___ ___o

relin__ __ ar

___ ___ance

111

Dificuldade - Tipo 18 Prefixos com "IM" e "IN" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler os poemas A decadente rubicea e Nossos tempos, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. A classe discutir o contedo dos poemas.

A decadente rubicea O caf, que hoje se toma em casa ou lanchonete, vive cheio de impurezas. palha de milho, cevada e outras cositas ms, que se tornam invisveis na mistura em que se faz e que o torna imperfeito de indeterminado gosto que at nos causa desgosto. Mas de causar inveja o cafezinho tomado h muitos anos atrs. Acontecia o inverso, pois a bebida era pura o comerciante era srio, o que o impossibilitava de colocar sem mistrio o seu produto na praa. A incompreenso das pessoas que fabricam o produto nos dias , que hoje correm,
112

faz com que cada vez mais gente abandone esta bebida, que sempre foi preferida de pobres, ricos e mdios que, procurando o prazer, ao sorver o negro lquido fazem caretas terrveis de quem bebe mau remdio.

Nossos tempos O juiz estava impaciente, queria ser imparcial nas barras do tribunal. Julgava-se um criminoso, que se mostrara impiedoso para com a pobre vtima. O homem fora imprevisto e desfechara dez tiros na cara do cidado, que no quisera entregar uma coitada carteira que no continha tosto. O julgamento foi longo, infeliz, insuportvel pelo calor que fazia nessa corte insupervel. O advogado inquieto, incapaz e inexato, disse que o ru, coitadinho, precisava de carinho. O promotor falou depois, com grande convico, que o ru era um imprestvel e seria inadmissvel a sua absolvio.
113

Mas a justia implacvel concluiu o julgamento nesta sentena impagvel: Que no se faa escarcu, a vtima j morreu, quem sabe se l do cu o ru j no foi perdoado ? Que se deixe o homem livre, o caso est encerrado. B) Expresso escrita Faa no seu caderno: Reproduza com suas palavras o poema A decadente rubicea e faa uma redao na qual voc discutira o sentido do poema Nossos tempos Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que escreveu e responda: SIM 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito?
114

NO

exemplo: Foram todos passear. Todo mundo foi embora. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

A decadente rubicea impurezas invisveis imperfeito indeterminado inveja invejoso impossibilitava - incompreenso

1. O caf, que tomamos atualmente, vive cheio de ____________________ .

2. Essas impurezas se tornam _____________ na mistura que se faz o que torna o caf __________________ e de gosto __________________________ .

3. de causar ______________ o cafezinho tomado h muitos anos atrs. Acontecia o ________________ pois a bebida era pura o que

_________________________ o comerciante de colocar sem mistrio o seu produto na praa.


115

4. A _____________________ daqueles que hoje produzem caf faz com que cada vez menos pessoas o bebam.

Nossos tempos

impaciente imparcial impiedoso imprevisto infeliz insuportvel insupervel inquieto incapaz inexato imprestvel inadmissvel implacvel - impagvel

1. O juiz estava _______________ e queria ser ____________________ nas barras do tribunal.

2. O criminoso se mostrara ________________ para com a pobre vtima. Fora tambm ________________, pois desfechara dez tiros na cara do cidado.

3. O julgamento foi longo ______________ _____________________ nessa corte ________________________ .

4. O advogado _________________ , __________________ e ______________disse que o ru precisava de carinho.

5. O promotor disse que o ru era um __________________ e seria _______________ a sua absolvio.

6.

Mas a justia _______________ concluiu o julgamento com uma sentena

______________.

116

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ir ditar outras at a de nmero 30. palavras com prefixos "IM" e "IN"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29 30. palavras Sinnimos

Proposta: Agora a sua vez . Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
117

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida

___ ___paciente ___ ___perador ___ ___prestvel ___ ___feliz

___ ___parcial ___ ___pagvel ___ ___possibilitava ___ ___formal ___ ___flexvel

___ ___perfeito ___ ___piedoso ___ ___veja

___ ___possvel ___ ___purezas ___ ___satisfeito ___ ___determinado ___ ___grato

___ ___placvel ___ ___potente ___ ___compreenso ___ ___visveis

___ ___preVisto ___ ___par

___ ___exato

___ ___ca-paz

___ ___suportvel ___ ___ supervel

___ ___admissvel

___ ___quieto

___ ___verso

118

Dificuldade - Tipo 19 Palavras com "U" ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema A bondade dos outros, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema. A bondade dos outros Seu Jabuti Cascadura, que passara na tabuada, corria como um tufo pra receber cumprimento e experimentar a culinria da Cutia Terebia.

Correra uma pouca lgua, em mais ou menos um dia, e chegava muito suado pra receber um boa-tarde daquela boa Cutia, que preparara na vspera licor de jabuticaba, pra embebedar Jabuti, e dele fazer um prato com tempero de ju.

E Jabuti Cascadura entupiu-se de licor, mas no perdeu sua linha e muito menos a cor. Cutia esperava aflita, com pirulito na boca,
119

o Jabuti desabar pra coloc-lo na tbua a fim de o temperar.

Mas Cutia distrada engasgou-se com o palito do finado pirulito e caiu de supeto, mortinha naquele cho, sob os olhos j vidrados do Jabuti Cascadura.

Jabuti abriu berreiro e muito sacolejou Cutia pra todo lado. Jabuti, j acalmado, lembrou-se do apetite e raciocinou consigo: - Tantas virtudes da amiga, que me queria to bem, no podem ser desprezadas. Se comer sua carninha, incorporo da madrinha sua bondade sem nome e depois este licor me deixou com uma fome ! Que palavras do poeminho foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?B) Expresso escrita Faa em seu caderno: Reproduza com suas palavras o poema A bondade dos outros Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos.
120

* Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que escreveu e responda: SIM
1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: O rebanho parou na estrada. Os rebanhos pararam na estrada.

NO

Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

121

A bondade dos outros jabuti tabuada cumprimento culinria cutia - lgua suado jabuticaba ju entupiu pirulito tbua supeto - abriu

1. Seu ______________ Cascadura que passara na _______________ corria como um tufo para receber ______________________ e experimentar a

________________ da ____________ Terebia.

2. O Jabuti Cascadura correra uma pouca ____________ e chegava muito _________ para receber boa-tarde daquela boa Cutia e beber um licor de _______________ .

3. O jabuti Cascadura ______________ -se de licor.

4. A Cutia esperava aflita de ___________________ na boca, o Jabuti desabar para fazer dele um prato com tempero de ___________ colocando-o numa ____________.

5. Mas a Cutia distrada engasgou-se com o palito e caiu de __________________

6. Vendo a Cutia no cho, Jabuti __________ berreiro e muito sacolejou Cutia pra todo lado. No fim foi o Jabuti que comeu a Cutia.

122

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ir ditar outras at a de nmero 30. palavras com "U" 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
123

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.

c__linria

b___eiro

Am___leto

b___lioso

cam___ndongo jab___ti

c___mprimento jab___ticaba

c___tia

c___tuco

Ent___piu

f___tebol

j___

j___azeiro

lg___a

l___garejo

m___urana

m___tuca

pir___lito

reb___lio

rg___a

b__ ir

s___peto

tb___a

tab___ada

tab___leiro

tat___rana

p__nido

s__ ado

abri __

124

Dificuldade - Tipo 20 Consoantes mudas ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema Uma histria de loucos, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

Uma histria de loucos

O Tota ficou estranho e s tinha obsesso quase, quase, todo dia. Achava que estava doente, com forte pneumonia, que pegara na obturao, de um dente que lhe doa.

Sonhava com pneumtico e achava magnfico comer salada de cactos e vivia a fazer pacto com o oftalmologista, que tinha os olhos de vidro, e desejava que o Tota lhe doasse uma vista pra correr naquela pista, sem trombar com o helicptero. O Tota at concordava, mas exigia na troca o nupcial leito do dito, mas isso no aceitou
125

o tal oftalmologista, pois disse que em sua cama s cabia sua dama.

Um dia j terer(maluco) levaram-no ao psiquiatra. Seu Froidelino Maltrata, com o certo objetivo de descobrirem seu mal.

Seu Froidelino Maltrata no o achou anormal e receitou exerccios: ginstica abdominal. Deu-lhe um expectorante, juntamente com purgante, e despachou o seu Tota neste seu tom doutoral: - H males, que a gente cura, fazendo com que o paciente, solte a louca bactria, de preferncia por cima, e, se isso no der certo, eu, em seguida, encaixo um delicado laxante, que pra sair por baixo. Que palavras do poeminha foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno: Reproduza com suas palavras Uma histria de loucos Lembretes para uma boa redao: * Pensar no ttulo e observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e em nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos.
126

* Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Todos saram junto. O pessoal saiu junto. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

127

Uma histria de loucos

obsesso pneumonia obturao pneumtico magnfico cactos pacto oftalmologista helicptero nupcial psiquiatra objetivo abdominal expectorante - bactria

1. O Tota ficou estranho e s tinha ____________________ . 2. O Tota achava que estava com __________________ que pegara aps ________________ de um dente. 3. O Tota sonhava com ___________________ e achava ___________________ comer salada de _______________ . 4. O Tota vivia de fazer ______________ com o _______________________ . 5. O oftalmologista queria que o Tota lhe doasse um dos olhos, porque pretendia correr numa pista sem trombar com o _____________________ . 6. O Tota concordava em doar uma vista, mas exigia em troca o leito ____________ do oftalmologista. 7. Quando o Tota ficou completamente louco, levaram-no ao _________________ com o ______________ de descobrirem o seu mal. 8. O Dr. Froidelino Maltrata receitou exerccios: ginstica _________________ e um _____________________ . 9. Dr. Froidelino Maltrata completou a consulta do Tota dizendo preferir que a louca ______________ sasse por cima mas se no conseguisse poderia sair por baixo mesmo.

128

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ir ditar outras at a de nmero 30. consoantes mudas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece.
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

129

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.
a___dicar a___dominal cara___tersticas fri___o a___strato a___mirvel ari___mtica ba___tria

ca___tos

Cri___ta

exce___cional

expe___torante nu___cial

fi___o

helic___tero o___jetivo

a___solutamente o___sesso

ma___netismo

ma___nfico

o___turao

o___talmologista su___terrneo

pa___to

___neumtico

___neumonia

___sicologia

su___marino

___siclogo

__ siquiatra

130

Dificuldade - Tipo 21 Palavras com E que as vezes se pronuncia ou se escreve erradamente com I

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler os poemas Um cidado til e A memria do povo sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada. Dois alunos faro a leitura alternadamente dos poemas. A classe discutir o contedo dos poemas. Um cidado til Era to antigo e velho que o chamavam brincando de antediluviano at, mas no arredava p da cmara de deputados, do pas de Zilbraniz. Fazia anteprojetos, que sequer eram apreciados pelos seus pares danados, seno por aqueles que aumentavam seus salrios a todo momento, nuns bons quinhentos por cento, a estes anteprojetos davam com muito gosto o certo deferimento. Este deputado areo, um dia, recebeu um broche de pedras preciosas e ouro, homenagem at que sria por no fazer outra coisa seno ouvir futebol nas sesses legislativas,
131

ou perseguir um besouro, que insistia em pousar no seu fedorento couro.

Uma vez lhe perguntaram porque no se aposentava ? Descascando mexerica, respondeu o bom-de-bico que nisso j no pensava, pois muito se divertia com as cenas a que assistia no plenrio desse circo e tanto e tanto quer ria seus olhos umedeciam. E acrescentava no ato: - Ademais, no fim do ms, tem pagamento outra vez, com novo aumento talvez. A memria do povo No reino de Zilbraniz, houve, num tempo infeliz. um poltico sem brio, que at dava arrepio, pela amizade vivida com um rei bem pouco pio, malvado e perseguidor de todo opositor. Com seu colaborador, esse fiel Amaruche, o rei mascando chicletes, usando sua tesoura, ou mesmo com a gilete, arrancavam a bexiga de todo contestador, que ficava sem barriga. Um dia o povo j farto
132

desistiu de tolerar esse transe doloroso e quebrou o seu cadeado, hasteando pelas cidades a bandeira da revolta. O rei pediu demisso, mas o povo, sempre enganado, colocou no seu lugar um pasmo e bom bobalho, que trouxe para o pajear antigos amigos do rei, entre os quais o Amaruche, que se transmudara em frei, sem batina de cor bege, e que agora dizia que se preciso fosse em doce se mudaria para ganhar eleio, pois era a democracia que vigorava ento.

E vieram as eleies... Amaruche s perdia, apesar dos muitos votos, que ainda conseguia. Mas ele no desistia, pois botara na cachola que se no chegasse ao topo bastava-lhe uma aldeola. Mas coitado do Amaruche ! O povo no se esquecia de sua falsa marola(mentiras) e outra eleio perdia. Que palavras do poeminho foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno:
133

Reproduza com suas palavras um dos p oemas em estudo, fazendo ao final um pequeno comentrio sobre os polticos de Zilbraniz. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e em nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia . 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: Todo mundo chegou tarde. Todos chegaram tarde. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

134

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Um cidado til

antediluviano anteprojeto sequer seno deferimento areo broche futebol besouro mexerica

1. O deputado da Cmara do pas de Zilbraniz era to velho que o chamavam de __________________________ .

2. Esse deputado fazia ______________________ que ______________ eram apreciados pelos seus pares __________ por aqueles que aumentavam os seus salrios num momento, nuns bons quinhentos por cento.

3. Aos projetos que aumentavam os salrios dos deputados nuns bons quinhentos por cento eles davam o certo ___________________ .

4. Esse deputado ___________ um dia recebeu um _______________ por no fazer outra coisa seno ouvir __________________ e perseguir um

_______________ .

5. Uma vez lhe perguntaram porque no se aposentava ao que respondeu o deputado descascando __________________ que nisso j no pensava.

135

Memria do povo

arrepio perseguidor tesoura bexiga desistiu transe cadeado hasteando - demisso pajear preciso doce desistia - aldeola

1. No pas de Zilbraniz, houve uma vez um poltico sem brio e infeliz que at dava _____________ pela amizade que tinha com um rei malvado e _________________ de todo opositor.

2. Esse rei e Amaruche usando sua ________________ ou mesmo com a gilete arrancavam a ___________________ de todo contestador.

3. Um dia o povo j farto ________________ de tolerar esse ___________ doloroso e quebrou o seu ____________, ou seja, libertou-se, ________________ pelas cidades a bandeira da revolta.

4. O rei pediu _________________ diante da revolta do povo.

5. O novo governante era um pasmo bobalho que trouxe para o ________________ antigos amigos do rei entre os quais o Amaruche.

6. Amaruche dizia que para se eleger chegaria at a se transformar se preciso fosse, num __________ .

7. Amaruche perdia todas as eleies, mas no _______________________ .

8. Amaruche botara na cachola que se no conseguisse um cargo importante, bastava-lhe uma _____________________ .

136

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ir ditar outras at a de nmero 30. palavras com "E"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece.
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.

137

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS. Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.
ar___o ald___ola ant___dilviano ant___projetos d___ferimento

d___spencar

m___x___rica

quas___

s___quer

s___ringa

s___no

d___sistia

cad___ado

arr___pio

d___misso

d__scarado

broch___

um___decer

d__sistiu

pers__guidor

v__ stido

paj___ar

t___soura

tes___

b___xiga

trans___

hast___ado

b___souro

v___scula

fut___bol

138

Dificuldade - Tipo 22 Palavras com "QUE" e "QUI"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL E ESCRITA A) Expresso oral Ler o poema Sobre os incendirios de matas, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. Um aluno far a leitura do poema. A classe discutir o contedo do poema.

Sobre os incendirios de matas O vaqueiro ficou triste, via queimada na serra, e l se iam as matas, pssaros, bichos e rios que se perdiam pra sempre... De cima de seu cavalo, ouvindo o fogo queimar, ento se ps a pensar: Mas que coisa indecente, transformar floresta boa naquele deserto quente.

E no se pega essa gente, que pratica tanto mal, contra si e com certeza contra toda a natureza ? Garanto que o bandido, usando de seu isqueiro, tocou fogo no palheiro.
139

Isso coisa de moleque, de bicho-homem danoso, esse animal perigoso. Destruir tantos quilmetros de vida que nos sustenta ! Ah ! eu queria agarrar esse tal pra castigar. No lhe batia ou prendia, eu o faria lavrar, pra viver e se alimentar dessa terra ressequida, que nada produziria com as mos ou com a mquina. Ento ele aprenderia fraquinho, seguindo estrada que a querida natureza com toda a sua riqueza deve de ser respeitada.

Que palavras do poeminho foram modificadas com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno: Inspirado no poema Sobre os incendirios de mata, faa uma redao sobre os males dos incndios em florestas. Comente ao final de sua redao as idias do vaqueiro. Lembretes para uma boa redao: * Observar a concordncia do verbo com o sujeito.
140

* Pontuar as frases. * Colocar maiscula no incio de frases e em nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho ! Auto-avaliao da redao Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que escreveu e responda: SIM NO 1. Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2. Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3. Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4. Voc usou letra maiscula no incio de frases e em nomes prprios ? 5. Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e ponto de exclamao ? 6. Voc usou travesso nos dilogos ? 7. Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8. Voc observou a ortografia das palavras ? 9. Sua letra est legvel ? 10. Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito? exemplo: O rebanho pastava. Os rebanhos pastavam. Conforme as respostas, que voc deu no questionrio, volte a ler sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque no quadro abaixo as palavras que voc sublinhou no poema. b) Utilizando-se das palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

141

Sobre os incendirios de matas

vaqueiro queimada queimar quente - isqueiro moleque quilmetros queria mquina fraquinho - querida

1. O ___________________ ficou triste, pois via _______________ na serra.

2. De cima de seu cavalo o vaqueiro ouvia o fogo _____________ .

3. O vaqueiro achava indecente, transformar floresta boa naquele deserto ____________ .

4. Pensava o vaqueiro: garanto que o bandido usando de seu _______________ tocou fogo no palheiro. Isso coisa de _______________ de bicho-homem danoso, destruir tantos _______________________ de vida que nos sustenta.

5. Ah ! eu ___________ agarrar esse tal pra castigar.

6. O vaqueiro ainda pensava que essa terra ressequida nada mais produziria com as mos ou com a _____________________ .

7. Como a terra j no produzia, o incendirio ficaria ____________________ e aprenderia que a _________________ natureza deve ser respeitada.

142

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque no quadro abaixo as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(a) professor(a) ir ditar outras at a de nmero 30. palavras com "QUE" e "QUI"
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica pela letra inicial, procurando no dicionrio o significado das que no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas com a Reforma Ortogrfica?
Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. palavras Sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno uma poesia com as palavras apreendidas.
143

ATIVIDADE 5 - FIXAO DAS DIFICULDADES DA FICHA ORTOGRFICA E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida.
___ ___ ___ria ___ ___ ___imada ___ ___ ___rida va __ __ __ iro ___ ___ ___abo

___ ___ ___lo

a___ ___ ___lo

___ ___ ___imar

fra___ ___ ___-nho

___ ___ ___ntal

m___ ___ ___na

___ ___ ___nteto

es___ ___ ___sito

___ ___ ___nte

___ ___ ___ eto

___ ___ ___sto

___ ___ ___stionrio le___ ___ ___

es___ ___ ___rda

___ ___ ___ijo

co___ ___ ___iro

is__ __ __iro

___ ___ ___nto

___ ___ ___lmetros li___ ___ ___dificador

___ ___ ___ixada

___ ___ ___s

___ ___ ___ser

mole___ ___ ___

l___ ___ ___do

144

Vous aimerez peut-être aussi